Sei sulla pagina 1di 24

Simulado 184 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno 2 semanas!!!! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

Em um momento em que os Estados-nao se dobram diante das foras do mercado, os 4 dirigentes polticos sonham com estabilidade. Ora, as formas de governo utilizadas pelos imprios fascinam por sua resistncia aos sobressaltos da histria, sua plasticidade e sua capacidade de unir populaes diferentes. 7 Por que nos interessar pela noo de imprio? No vivemos hoje em um mundo de 10 Estados-nao? So eles, por exemplo, que tm seus assentos na ONU, com suas bandeiras, seus selos postais e suas instituies. No entanto, o estudo dos imprios, antigos ou recentes, 13 permite acessar as razes do mundo contemporneo e aprofundar nossa compreenso das modalidades de organizao do poder poltico, ontem, hoje e por que no? amanh. 16 O conceito de Estado-nao baseia-se em uma fico, a da homogeneidade: um povo, um territrio, um governo. Os imprios nascem da extenso do poder atravs do espao e se 19 assentam na diversidade: eles governam de maneiras diferentes povos diferentes, sob uma dupla tenso. Por um lado, a vontade dos lderes polticos de estender seu controle territorial, em 22 um contexto em que os povos vivem realidades socioculturais variadas, alimenta o expansionismo. Por outro, o fato de o imprio absorver povos diferentes faz que alguns de seus 25 componentes desejem destacar-se do conjunto. Isso explica por que os imprios perduram, racham, reconfiguram-se e caem. Pensar o imprio no significa ressuscit-lo dos mundos passados. Trata-se de considerar 28 a multiplicidade de formas de exerccio do poder sobre um dado espao. Se pudermos 31 considerar a histria como algo diferente da inexorvel transio da forma imprio para a forma Estado-nao, talvez possamos apreender o futuro de um ponto de vista mais vasto. E considerar 34 outras formas de soberania que respondam melhor a um mundo caracterizado ao mesmo tempo pela desigualdade e pela diversidade.
Jane Burbank e Frederick Cooper. De Roma a Constantinopla, pensar o imprio para entender o mundo. In: Le Monde Diplomatique. Brasil, 2011, ano 5, n. 53, p. 24-5 (com adaptaes).

Com relao s ideias do texto, julgue os itens que se seguem. 1 De acordo com o texto, a relao que caracteriza o Estado-nao, baseada em povo, territrio e governo, fundamenta-se em pressupostos ilusrios acerca da realidade das naes. Correto De acordo com o texto. 2 Infere-se do texto que tanto a solidez quanto a fragilidade de imprios devem-se sua administrao do poder sobre grupos socioculturalmente diferentes Correto Esta ideia expressa em especial na linha 22. 3 Deduz-se do contraste que se estabelece, no texto, entre Estado-nao e imprio que este constitui a opo de organizao poltica mais adequada para a superao da instabilidade desencadeada pelos problemas econmicos da contemporaneidade. Errado Extrapolao que no se sustenta na leitura do texto.

Em cada um dos itens a seguir, so apresentadas propostas de reescrita do trecho No entanto, o estudo dos imprios, antigos ou recentes, permite acessar as razes do mundo contemporneo e aprofundar nossa compreenso das modalidades de organizao do poder poltico ( L. 10-13). Julgue-os com relao correo gramatical. 4 Porm, estudando-se os imprios, antigos ou recentes, permite-se que seja acessado as razes do mundo contemporneo, e aprofundado, pela nossa compreenso, os modos como est organizado o poder poltico. Errado Erro de concordncia entre seja acessado e razes. 5 Entretanto, com o estudo dos imprios de pocas antigas ou modernas , podemos adentrar as razes do mundo contemporneo e compreender, com profundidade, como se organiza o poder poltico. Correto Tudo correto nesse caso. 6 O estudo dos imprios, porm, sejam eles antigos, sejam recentes, permite chegarmos s razes do mundo atual e tornarmos mais profunda nossa compreenso das formas de organizao do poder poltico. Correto Tambm adequado. 7 Contudo, estudar os imprios, antigos ou recentes, proporciona-nos o acesso s razes do mundo contemporneo e leva-nos aprofundar a compreenso dos modos conforme aos quais organiza-se o poder poltico. Errado Erro de regncia em conforme aos quais. Com relao s estruturas lingusticas e pontuao do texto, julgue os itens a seguir. 8 Na linha 33, caso se insira, antes de caracterizado, o segmento que , ser necessrio, para a manuteno da correo gramatical e do sentido do perodo, o emprego de vrgula aps mundo. Errado Dever se manter sem vrgula, ou o sentido ser alterado. 9 Na linha 2, pode-se substituir diante das por perante as, sem prejuzo para a correo gramatical ou para o sentido original do texto. Correto De fato, tudo continua correto. 10 A vrgula aps Ora (L. 3) pode ser suprimida sem prejuzo para a correo gramatical e para o sentido original do texto. Errado H erro gramatical, pois em expresses como essa obrigatrio a vrgula.

Cada um dos prximos itens apresenta um trecho de redao de correspondncia oficial, que deve ser julgado certo se atender aos requisitos de impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade, ou errado, em caso contrrio. 11 Informamos que no perodo compreendido entre 10 a 15 de novembro prximo, estaremos realizando a Semana da Comunicao Interna, a qual vem se consolidando como evento de integrao e socializao de funcionrios, que vm relatando ano a ano melhorias significativas quanto ao relacionamento com seus pares e com o aumento de satisfao no ambiente de trabalho. Errado Texto prolixo. 12 Em se tratando de matria relativa a direito de veiculao de programas televisivos, insto contra a manifestao popular que o pleito seja decidido por plebiscito. Errado A linguagem empregada no est adequada. 13 importante salientar pra valer que o projeto de lei do Plano Nacional de Educao (PNE) tramita no Congresso Nacional e dever ser aprovado at o fim do ano. O plano estabelece as diretrizes e metas para a educao brasileira nos prximos dez anos. Entre as diretrizes do PNE est a erradicao do analfabetismo, a melhoria da qualidade do ensino, a valorizao dos profissionais da educao e o estabelecimento de metas de aplicao de recursos pblicos em educao proporcionalmente ao crescimento do produto interno bruto brasileiro. Errado Pra valer em documentos oficias, nunca... 14 At que enfim os dados do Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) de 2010, por escola, sero divulgados em 15 dias. Essa divulgao permitir a avaliao normal, do mesmo jeito dos anos anteriores, ou acrescida dos dados de proporo por escola. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), informar a relao, por escola, de alunos que fizeram o exame. Dessa forma, as famlias podero avaliar o desempenho real das escolas de seus filhos. Errado Sem impessoalidade. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 A instalao de antivrus garante a qualidade da segurana no computador. Errado O antivrus uma das medidas que podem ser teis para melhorar a segurana do seu equipamento, desde que esteja atualizado. 16 A opo Definir acesso e padres do programa, que pode ser acessada a partir do menu Iniciar do Windows, permite que sejam especificados programas-padro a serem utilizados para realizar atividades como navegao na Internet e envio de mensagens de email, entre outras. Correto Exata descrio.

17 A intranet disponibiliza servios semelhantes aos da Internet dentro de uma rede local, mas no permite que esses servios sejam acessados de outros locais. Errado A intranet permite que os servios sejam acessados de outros locais. 18 No Impress, possvel criar uma nova apresentao de slides e salv-la no formato padro nativo de arquivos para esse aplicativo. Correto Impress um aplicativo da sute BrOffice.org, multi-plataforma, ou seja, pode ser executado em plataformas como: Windows, Linux e Mac OS X, destinado a produzir apresentaes de slides, que podem ser salvas no formato padro nativo de arquivos para esse aplicativo 19 Todos os arquivos salvos em computador com sistema operacional Linux apresentam a extenso .lnx. Errado O Linux no precisa de extenses de arquivos, e reconhece as extenses do Windows. 20 No Mozilla Thunderbird 15, por meio do recurso Arquivar em Pastas Particulares, no modo de visualizao, possvel gerenciar de forma privativa os contatos, para os quais possvel especificar, entre outros atributos, nome, endereo e telefone. Errado No existe o recurso "Arquivar em Pastas Particulares" no Mozilla Thunderbird. Assim, em decorrncia disso, o resto da afirmao tambm est incorreta. A respeito do fluxo do comrcio mundial, julgue os itens. 21 O maior fluxo de negcios mundial ocorre da sia para a Amrica do Norte. Correto Exato. 22 Estados Unidos, China e Alemanha so os maiores participantes do comrcio mundial. Correto Nesta sequncia inclusive. 23 O Brasil o pas da Amrica do Sul com maior porcentagem de participao no comrcio mundial Correto Ainda assim, so apenas 1,6%. 24 Na Amrica do Sul a maior parte do comrcio ocorre entre os pases da prpria regio. Errado A maior parte com pases de fora. 25 O PIB per capita brasileiro menor do que o chins. Errado A grande populao da China faz com que isso seja falso.

Utilizando raciocnio lgico, resolva os prximos itens. 26 Leonardo disse a Fernanda: Eu jogo futebol ou voc no joga golfe. Fernanda retrucou: isso no verdade. Sabendo que Fernanda falou a verdade, correto concluir que Leonardo no joga futebol e Fernanda joga golfe. Correto Para que a proposio do tipo A v B seja F necessrio que ambas partes sejam F, que o que o item est dizendo. 27 Considerando que se pretenda formar nmeros de 3 algarismos distintos com os algarismos 2, 3, 5, 7, 8 e 9; a quantidade de nmeros mpares de 3 algarismos que podem ser formados superior a 90. Errado Os 3 algarismos devem ser distintos e temos 6 algarismos disponveis. J que o nmero deve ser mpar, ento o ltimo algarismo obrigatoriamente deve ser mpar. Desta forma, h 4 possibilidades para o ltimo algarismo (o ltimo algarismo s pode ser 3,5,7 ou 9). Depois que escolhermos o ltimo algarismo, sobram 5 possibilidades para o segundo algarismo e 4 possibilidades para o terceiro algarismo. Desta maneira, a quantidade de nmeros mpares de 3 algarismos distintos formados com os algarismos 2,3,5,7,8 e 9 igual a 4.5.4 = 80 maneiras. 28 A proposio p -> q ~q -> ~p uma tautologia. Correto Dizer que uma tautologia, nesse caso, equivale a dizer que cada lado da bi-condicional so proposies equivalentes. Neste caso, temos a equivalncia contrapositiva. 29 Com as letras da palavra COMPOSITORES, podem ser formadas mais de 500 palavras diferentes, de 3 letras distintas. Correto As letras so C, O, M, P, S, I, T, R, E. Temos, portanto, 9 letras. Para formar as palavras de 3 letras distintas, h 9 possibilidades para a primeira letra, 8 possibilidades para a segunda letra e 7 possibilidades para a terceira letra. Tem-se 9.8.7 = 504 palavras diferentes.

30 Dois polgonos regulares, X e Y, possuem, respectivamente, (n+1) lados e n lados. Sabe-se que o ngulo interno do polgono X excede o ngulo interno do polgono Y em 5 (cinco graus). Desse modo, o nmero de lados dos polgonos X e Y so, respectivamente, iguais a 8 e 9. Correto Quando um polgono regular, todos os seus ngulos tm a mesma medida. Portanto, a medida de cada ngulo interno de um polgono convexo de n lados igual a: Ai = 180(n-2)/n O enunciado diz que o ngulo interno do polgono A excede o ngulo interno do polgono B em 5: Aia = Aib + 5 180(na-2)/na = 180(nb-2)/nb + 5 180(n + 1 2)/(n + 1) = 180 (n 2)/n + 5 (180n 180)/(n+1) = (185n 360)/n (185n 360) (n+1) = (180n 180) n 2 5n + 5n 360 = 0 2 n + n 72 = 0 n=8 Como o polgono X tem n + 1 lados, ento ele possui 9 lados. O polgono Y tem n lados, ento ele possui 8 lados. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 A descentralizao administrativa o fenmeno no qual o Estado atua por meio de entes que lhe so juridicamente distintos. Correto Na descentralizao ocorre o fenmeno de criao de outras pessoas, distintas do ente criador, que estaro atuando por ele, por isso, administrao pblica indireta. 32 Licitao entre interessados prvia e devidamente cadastrados ou interessados que atendam a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao, enquadra-se na modalidade de convite. Errado Trata-se de tomada de preos. 33 O tribunal de contas, ao julgar a legalidade da concesso de aposentadoria, exerce o controle externo que lhe foi atribudo pela Constituio, estando, em tal momento, condicionado pelo princpio do contraditrio. Errado Na hiptese de apreciao de legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria no se assegura contraditrio e ampla defesa, pois no h anulao ou revogao de ato administrativo, na medida em que o ato de aposentadoria complexo e s se aperfeioa com a homologao pelo TCU.

34 O edital do concurso pblico o instrumento idneo para o estabelecimento do limite mnimo de idade para a inscrio no concurso. Errado O Supremo Tribunal Federal tem firme entendimento no sentido de que estabelecer limite de idade para inscrio em concurso pblico depende de expressa previso legal, conforme a smula 14. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 A tutela jurdica do direito de reunio se efetiva pelo habeas corpus, vez que o bem jurdico a ser tutelado a liberdade de locomoo. Errado A tutela do direito de reunio feita pelo Mandado de Segurana e no pelo Habeas Corpus, uma vez que no a liberdade de locomoo que est em jogo, mas sim o seu direito de reunio. 36 A Constituio Federal no contempla, em nenhuma hiptese, a eleio indireta para presidente da Repblica. Errado Em regra, as eleies presidenciais so sempre diretas, ou seja, o Presidente da Repblica e o Vice-Presidente da Repblica so eleitos diretamente pelo povo (o povo vota exatamente na pessoa que ele quer que ocupe os cargos). No entanto, excepcionalmente, caso haja vacncia dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica nos dois ltimos anos do mandato, haver eleio indireta em 30 dias pelo Congresso Nacional. 37 O substituto e sucessor natural do presidente da Repblica o vice-presidente, e, na falta desse, sero sucessivamente chamados para ocupar, temporariamente, a Presidncia da Repblica, os presidentes da Cmara dos Deputados, do Senado Federal e do STF. Correto Perfeita a questo. Quem substitui o Presidente nos casos de impedimento ou o sucede nos casos de vacncia o Vice-Presidente da Repblica. Na falta dos dois, sero sucessivamente chamados para ocupar, temporariamente, a Presidncia da Repblica: 1. Presidente da Cmara dos Deputados 2. Presidente do Senado Federal 3. Presidente do STF 38 Segundo a CF, as normas constitucionais que prescrevem direitos e garantias fundamentais tm eficcia contida e dependem de regulamentao. Errado As normas que consagram os direitos e garantias fundamentais tm, em regra, aplicao imediata (CF, art. 5, 1), e no dependem de regulamentao para a produo de seus efeitos essenciais.

No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Com relao disciplina das descriminantes putativas, isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima, mas essa iseno de pena no ocorre se o erro derivar de culpa e o fato for punvel como crime culposo. Correto A questo recorre literalidade do 1 do art. 20 do CP, que aborda o instituto das descriminantes putativas, na qual o agente supe estar acobertado por uma das excludentes de ilicitude, quando na verdade, no est. 40 O ressarcimento do dano posterior sentena irrecorrvel, em se tratando de peculato culposo, reduz de metade a pena imposta. Correto Questo que exige o conhecimento da possibilidade de extino da punibilidade / diminuio de pena no peculato culposo. 41 Marcelo, Rubens e Flvia planejaram praticar um crime de roubo. Marcelo forneceu a arma e Rubens ficou responsvel por transportar em seu veculo os corrus ao local do crime e dar-lhes fuga. A Flvia coube a tarefa de atrair e conduzir a vtima ao local ermo onde foi praticado o crime. Nessa situao hipottica, conforme entendimento do STJ, Rubens foi coautor funcional ou parcial do crime, no sendo a sua participao de menos importncia. Correto Rubens, bem como Marcelo e Flvia, compartilhavam de um objetivo comum, agindo em unidade de desgnios. entendimento do STJ que todos os envolvidos respondero pela causa de aumento de pena, ainda que um s dos agentes alcance a consumao do delito. Traz o art. 157, 2, II, que a pena aumenta de um tero at metade se h o concurso de duas ou mais pessoas. 42 Segundo a legislao penal, no h diferena entre crime, delito e contraveno penal, que so expresses sinnimas. Errado O legislador ptrio adotou o sistema bipartido, onde crime, em sentido amplo (ou infrao penal), tanto crime, em sentido estrito, como contraveno penal. No podemos nos esquecer tambm que a expresso delito utilizada como sinnimo de infrao penal, ou seja, como gnero e, eventualmente, como crime em sentido estrito.

Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 De acordo com o CPP, caber o sequestro dos bens imveis, adquiridos pelo indiciado com os proventos da infrao, ainda que j tenham sido transferidos a terceiro, bastando, para isso, a existncia de indcios veementes da provenincia ilcita dos bens. Poder o sequestro ser decretado pelo juiz, de ofcio, a requerimento do MP ou do ofendido, ou mediante representao da autoridade policial, em qualquer fase do processo ou mesmo antes de oferecida a denncia ou queixa. Correto O sequestro uma medida assecuratria, de natureza cautelar, e que visa a ressarcir a vtima dos prejuzos causados pelo cometimento do delito. Ele recai sobre bens determinados de origem ilcita, pouco importando se o bem mvel ou imvel, e ainda que j tenham sido transferidos a terceiros. Para a decretao do sequestro basta a existncia de indcios veementes da provenincia ilcita dos bens (arts. 125 e 126, CPP). Finalmente, segundo o art. 127 do CPP: o juiz, de ofcio, a requerimento do Ministrio Pblico ou do ofendido, ou mediante representao da autoridade policial, poder ordenar o sequestro, em qualquer fase do processo ou ainda antes de oferecida a denncia ou queixa. 44 A simples aluso gravidade abstrata do delito ou referncia a dispositivos legais no valida a ordem de priso preventiva, porque o juzo de que determinada pessoa encarna verdadeiro risco coletividade s de ser feito com base no quadro ftico da causa e, nele, fundamentado o respectivo decreto prisional. Correto A priso preventiva deve ser fundamentada em razes de FATO, ou seja, em circunstncias fticas que revelem a necessidade da priso, sendo certo que os Tribunais ptrios no admitem a fundamentao da preventiva apenas com base na gravidade do delito. 45 Considere a seguinte situao hipottica. Roberto, funcionrio pblico, desviou, em proveito prprio, a importncia de R$ 50.000,00 de que tinha a posse em razo do cargo que exercia. No mesmo dia, arrependido, Roberto compareceu espontaneamente perante a autoridade policial e comunicou a ocorrncia e a autoria da infrao penal. Nessa situao, em face da quase-flagrncia, caber autoridade policial efetuar a priso em flagrante de Roberto. Errado A apresentao espontnea impede a decretao da priso em flagrante. 46 Aos menores de 18 (dezoito) anos quando testemunhas, no se defere o compromisso legal. Errado A lei fala em menores de quatorze anos e no 18. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 A listagem dos empregados das empresas de segurana privada e de transporte de valores dever ser atualizada semestralmente junto ao SINARM. Correto Esta obrigatoriedade foi estabelecida h pouco tempo.

48 A nova Lei de Txicos, Lei n. 11.343/2006, no veda a converso da pena imposta ao condenado por trfico ilcito de entorpecentes em pena restritiva de direitos. Errado Perceba que a questo faz referncia direta Lei 11.343/06 e, por isso mesmo erra ao afirmar que no h na Lei a vedao a converso da pena imposta ao condenado por trfico ilcito de entorpecentes em pena restritiva de direitos. 49 Considere a seguinte situao hipottica. Um comerciante com baixssimo grau de escolaridade aproveitou-se de uma rea de cerrado pertencente a um parque nacional, prxima ao seu estabelecimento, e passou a depositar ali produtos qumicos com validade vencida, provocando a morte da vegetao circundante ao local de rejeitos, alm da contaminao do solo, incorrendo, assim, em crime ambiental por causar dano unidade de conservao. Nessa situao, o fato de o comerciante ter pouca instruo em nada influenciar na dosimetria da pena a que ele for condenado. Errado A afirmao de que o referido comerciante tem baixssimo grau de instruo j nos servir como base para resposta, pois essa sua condio, voc j sabe, ser uma circunstncia atenuante da pena para qual for condenado, influenciando obviamente na sua dosimetria. 50 No se conceder visto ao estrangeiro condenado ou processado em outro pas por crime doloso, ainda que no seja passvel de extradio, na forma da legislao brasileira. Errado VEDADA a concesso de visto ao estrangeiro condenado ou processado em outro pas por crime doloso se esse crime for passvel de extradio segundo a lei brasileira. Do contrrio, ou seja, no sendo esse crime doloso passvel de extradio na lei brasileira, o visto poder ser concedido a esse estrangeiro. A questo erra ao afirmar que ainda que no seja passvel de extradio, o visto no ser concedido na forma da legislao brasileira.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

A respeito dos conceitos da Fsico-Qumica, julgue os itens. 51 As elevadas presses utilizadas no processo Haber favorecem a formao da amnia, tanto considerando os aspectos cinticos quanto aqueles ligados ao equilbrio qumico. Correto Aspectos cinticos: o aumento da presso favorece a ocorrncia de maior choques efetivos entre as molculas e consequentemente sua reao. Aspectos ligados ao equilbrio: o somatrio dos coeficientes dos reagentes 2 e dos produtos 1. Aumentando a presso o sistema busca igualar as presses deslocando o equilbrio para o lado de menor nmero de mols. 52 A entalpia de reao corresponde ao calor extrado das vizinhanas durante uma reao que se processa a volume constante. Errado Se a reao exotrmica o calor fornecido para as vizinhanas e no extrado.

53 Para que uma transformao, a presso e temperatura constantes, seja espontnea, a variao da energia livre de Gibbs deve ser negativa. Correto G<0 indica que a reao espontnea. A energia livre de Gibbs um potencial termodinmico que mede o trabalho til que se obtm num sistema isotrmico e isobrico. 54 De acordo com a teoria cintica dos gases, a energia cintica translacional E c de um mol de molculas de NO(g) pode ser calculada pela expresso , em que k representa a constante de Boltzmann e T, a temperatura absoluta do gs. Errado Este o valor para uma molcula. Para um mol o valor

55 De acordo com a Lei de Graham, a velocidade de difuso do NO(g) supera em mais de duas vezes a velocidade de difuso do NO2 (g). Errado A lei de Graham estabelece que as velocidades de efuso dos gases so inversamente proporcionais s razes quadradas de suas respectivas densidades. Difuso o processo pela qual as molculas gasosas movem-se atravs das paredes porosas ou em um outro meio. A velocidade de difuso proporcional velocidade molecular mdia. Efuso a passagem de um gs atravs de uma abertura de um orifcio. A velocidade de efuso de uma gs inversamente proporcional raiz quadrada de sua densidade ou de sua massa molar. V(NO)=1,17V(NO2).

Em relao s variveis de estado presentes no processo de fermentao de aucares, citado no texto, avalie os itens. 56 Como, durante a fermentao, no h realizao de trabalho a variao de energia interna calculada apenas a partir do calor envolvido no processo. Errado H realizao de trabalho no processo. 57 A entropia do sistema ir diminuir, pois so formadas no processo molculas mais simples e em nmero maior que as que existiam inicialmente. Errado A entropia aumenta, pois a desordem aumenta. 58 A variao da entalpia-padro do sistema depende apenas das entalpias-padro do etanol e do acar, pois, por ser um gs, a entalpia-padro do dixido de carbono igual a zero. Errado A entalpia-padro de gases no zero.

59 Por ser um processo espontneo, o potencial qumico do sistema aps a fermentao inferior ao potencial inicial. Correto A diminuio do potencial qumico um critrio de espontaneidade. 60 A queima do etanol um processo exotrmico. Correto Certamente, j que libera energia.

A tabela acima mostra propriedades de alguns solventes. A respeito disso, julgue os itens. 61 O H2S mais polar do que a gua. Errado Podemos ver que ele apresenta menor momento de dipolo. 62 As foras intermoleculares so maiores no etanol lquido do que no N2O4 lquido. Correto Sim, pois o ponto de ebulio maior. 63 Todos os solventes mostrados so lquidos na temperatura ambiente. Errado O H2S uma evidente prova de que no.

64 O NH3 apresenta maior efeito nivelador do que a gua. Errado A amnia tem menor efeito nivelador, sendo usada para distinguir a acidez e basicidade que na gua no so distinguveis. 65 Os valores de constante dieltrica indicam o quanto cido o solvente. Errado No tem nada a ver com isso. A respeito dos conceitos de ligaes qumicas e estrutura molecular, julgue os itens. 66 A carga formal a carga que um tomo teria se todos os pares de eltrons fossem compartilhados por igual (tomos com mesma eletronegatividade), isto , se todas as ligaes fossem polares. Errado Seria como se elas fossem ligaes apolares. 67 Para atribuir cargas formais, metade dos eltrons ligantes atribuda a cada tomo em uma ligao. Correto Exatamente isto. 68 A estrutura de Lewis mais estvel aquela que tem a carga formal mais negativa nos tomos menos eletronegativos. Errado Ela a tem nos tomos mais eletronegativos. 69 Nas determinaes de carga formal, ambos os eltrons de uma ligao so designados para o tomo mais eletronegativo dos tomos que fazem parte de uma ligao. Errado Este o conceito de carga formal. 70 A soma dos nmeros de oxidao de todos os tomos pertencentes frmula de um composto neutro igual a zero. Correto Sim, pois eles no possuem cargas. A respeito dos conceitos de catlise, acidez e basicidade, julgue os itens. 71 A catlise de reaes orgnicas pode ser feita tanto com cidos como com bases. Correto Certamente. Existem diversos exemplos dos dois tipos. 72 O cido actico se dissocia em gua ou em amnia, porm a dissociao em amnia completa e em gua parcial. Correto Sim, pois ele um cido fraco e reage com a amnia.

73 Quanto maior a estabilizao da base conjugada mais forte ser o cido. Correto Este um dos fatores a ser considerado na anlise. 74 Mais estruturas de ressonncia, ou maior contribuio de ressonncia, na base conjugada leva a formao do cido mais fraco. Errado Leva a um cido mais forte. 75 Quanto maior o carter s do orbital contendo a carga negativa na base conjugada mais forte o cido. Correto Certa relao. A respeito dos conceitos de reaes orgnicas, avalie os itens. 76 As reaes de eliminao so processos, em geral, inversos aos descritos para as reaes de adio e, constituem mtodos de obteno de alcanos usualmente. Errado Alcenos e alcinos que so obtidos por estas reaes. 77 A desidratao dos alcois segue a regra de Zaitsef usualmente, isto , elimina-se a hidroxila e o hidrognio do carbono menos hidrogenado. Errado No assim a regra. At porque o H e o OH saem de carbonos diferentes. 78 Na ozonlise, os alcenos reagem rapidamente com o oznio (O 3) formando um composto intermedirio chamado ozondeo. Correto Este o mecanismo. 79 O comportamento dos alcois primrios, secundrios e tercirios, com os oxidantes, so semelhantes. Os lcoois primrios, ao sofrerem, oxidao, transformam-se em aldedos e estes, se deixados em contato com oxidante, so oxidados a cidos carboxlicos. Correto Tudo certo. 80 A hidrlise do ozondeo em presena de zinco rompe o ozondeo, produzindo sempre dois novos fragmentos que contm ligaes duplas carbono oxignio. Errado Nem sempre. Depende do substrato.

Observe os compostos abaixo. Composto A: Composto B:


O C

COOH

Composto C:
O C

OMe

Composto D:
O C

NH2

Composto E: A respeito destes compostos, avalie os itens. 81 O composto A apresenta o menor ponto de ebulio entre os listados. Correto Ele o que apresenta as interaes mais fracas de todos. 82 O composto B o mais cido dos cinco. Correto Este o mais cido, por conta do hidrognio da carboxila. 83 O composto C pode ser produzido a partir do composto C com reao com o metanol. Correto Assim a esterificao produz este ster. 84 O composto D o mais bsico entre os cinco. Errado A cetona mais bsica. 85 O composto E um lcool. Errado uma cetona. 86 Existem 5 carbonos hibridizados em sp na listagem acima. Correto Existem 4 carbonos. 87 A reao do composto B com PCl5 leva a um cloreto de cido. Correto Este o resultado de uma substituio nucleoflica. 88 O composto C reage com DIBAL em hexano produzindo uma cetona. Errado Produz aldedo.
2

89 O composto E reage com terc-butxido de potssio produzindo um lcool. Errado Neste caso gera-se um ter. 90 O composto A reage com HCl produzindo cloreto de cido. Errado De forma alguma... A respeito da espectrometria de absoro atmica com chama (FAAS), julgue os itens. 91 Sua faixa tpica de trabalho mg/L. Correto onde ela utilizada usualmente. 92 O tempo de residncia dos tomos na chama alto nesta tcnica, sendo uma de suas vantagens. Errado O tempo curto. 93 Uma de suas desvantagens a baixa eficincia do processo de introduo de amostra. Correto Este problema de fato existe. 94 A chama com xido nitroso geralmente alcana temperaturas mais altas do que aquela com ar, em mistura com acetileno. Correto Por isso preferida. 95 Existem gradientes de temperatura e de composio qumica na chama. Correto Esta outra desvantagem. A respeito dos conceitos da cromatografia, julgue os itens. 96 As vlvulas de injeo convencionais, tanto as manuais quanto as automticas, no so projetadas e nem so rgidas o suficiente para operar em presses extremas. Para proteger a entrada da coluna das flutuaes resultantes do emprego das altas presses, o processo de injeo deve ser feito em um curto intervalo de tempo e com um fluxo relativamente livre de pulso. Dessa forma, a injeo da amostra realizada de forma automtica e o amostrador possui controle de temperatura de 4-40 C. Correto Certo conceito.

97 O volume de injeo de amostra deve ser reduzido para evitar o espalhamento da amostra e, consequentemente, o alargamento do pico cromatogrfico. Para isto, os equipamentos de CLUE possuem uma faixa de volume de injeo de apenas 0,1-50 L. Correto Tambm correto. 98 A cromatografia lquida de ultra eficincia, por ser uma tcnica bastante recente, ainda est em processo de avaliao por pesquisadores da rea e tambm pelos usurios da cromatografia lquida em diversos tipos de anlises, visando estabelecer as vantagens que esta nova modalidade oferece em relao cromatografia lquida de alta eficincia. Correto Esta tcnica importante e em ascenso. 99 As principais vantagens das fases com polmeros sobre as quimicamente ligadas so o maior recobrimento dos stios ativos do suporte e a possibilidade de maior seletividade da fase estacionria pela escolha do polmero apropriado. Correto Certo. 100 Em cromatografia gasosa de alta resoluo, onde so usadas colunas capilares, no incomum que os picos tenham perfil gaussiano. Correto Exato. Com respeito aos conceitos da Qumica Analtica ainda, julgue os itens. 101 A faixa dinmica de um mtodo analtico se estende da menor concentrao nas quais as medidas quantitativas so realizadas, o chamado limite de quantificao, at a concentrao na qual as concentraes se afastam da linearidade, o chamado limite de linearidade. Correto Excelente definio. 102 Os espectros de absoro para molculas poliatmicas so mais complexos do que os espectros atmicos. Correto Sim, pois h mais formas de excitao. 103 Lmpadas de H2 e de D2 so usadas na regio do UV. Correto Estas lmpadas so comuns nessa regio. 104 Bolmetros so usados como detectores na regio do UV-Vis. Errado No so usados nessa regio.

105 Um equipamento com fotomultiplicadora tem a vantagem de ser facilmente manipulvel e adequado a medidas de campo. Errado No, pois fotomultiplicadoras no devem ser expostas luz. Nos prximos itens, marque como correto quando o fator citado for importante no grau de adsoro das substncias na CCD. 106 Temperatura. Correto Certamente importante. 107 rea da superfcie da placa. Correto Tambm importante. 108 Fora das interaes moleculares. Correto Importantssimo. 109 Presso. Correto Tambm conta. 110 Viscosidade da fase mvel. Correto Outro fator relevante.

Com respeito Portaria 344, avalie os itens que esto corretamente identificando as figuras.

111 Notificao de Receita Especial. Errado um BSPO.

112 Balano de aquisies. Correto exatamente isto.

113 BMPO. Correto Certa identificao.

114 Notificao de Receitas para anorexgenos. Correto Exato.

115 Termo de consentimento para uso de retinides. Correto Certo conceito. Ainda a respeito da Legislao Sanitria, julgue os itens. 116 A Notificao de Receita um documento padronizado destinado notificao da prescrio de medicamentos. Correto Exatamente. 117 Retinides de uso sistmico e imunossupressores so comercializados com notificao de receita amarela. Errado So com cor branca.

118 A notificao de receita er retida pela farmcia ou drogaria, que preencher os campos do comprador e dispensador no ato da dispensao e a receita que a acompanha ser devolvida ao paciente devidamente carimbada, para comprovao do aviamento ou dispensao. Correto Isto mesmo. 119 De acordo com art 35 6 da Portaria SVS/MS n 344/98, a Notificao de Receita no ser exigida para pacientes internados nos estabelecimentos hospitalares, mdico ou mdico veterinrio, oficiais ou particulares. Correto De fato. 120 A notificao de receita dever conter, devidamente impressa no rodap de cada folha do talonrio , a identificao da grfica (nome, endereo e C.N.P.J./ C.G.C), a numerao inicial e final da notificao concedida ao profissional ou instituio e o nmero da autorizao para confeco de talonrios emitida pela Vigilncia Sanitria local. Correto Isto est de acordo com a Portaria 344.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Potrebbero piacerti anche