Sei sulla pagina 1di 3

Preposio - Exerccios 01. (PUC-SP) Use o sinal de crase, se necessrio: a) No vai a festas nem a reunies.

b) Chegamos a Universidade as oito horas. 02. (FUVEST) No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai caa do soldado desertor que realizou assalto a trem com confederados. (O Estado de S. Paulo, 15/09/95) O uso da preposio com permite diferentes interpretaes da frase acima. a) Reescreva-a de duas maneiras diversas, de modo que haja um sentido diferente em cada uma. b) Indique, para cada uma das reaes, a noo expressa da preposio com. 03. (UFPA) No trecho: (O Rio) no se industrializou, deixou explodir a questo social, fermentada por mais de dois milhes de favelados, e inchou, exausto, uma mquina administrativa que no funciona... , a preposio a (que est contrada com o artigo a) traduz uma relao de: a) fim b) causa c) concesso d) limite e) modo 04. (INATEL) Assinale a alternativa em que a norma culta no aceita a contrao da preposio de: a) Aos prantos, despedi-me dela. b) Est na hora da criana dormir. c) Falava das colegas em pblico. d) Retirei os livros das prateleiras para limp-los. e) O local da chacina estava interditado. 05. Assinale a alternativa em que a preposio destacada estabelea o mesmo tipo de relao que na frase matriz: Criaram-se a po e gua. a) Desejo todo o bem a voc. b) A julgar por esses dados, tudo est perdido. c) Feriram-me a pauladas. d) Andou a colher alguns frutos do mar. e) Ao entardecer, estarei a. 06. (CESGRANRIO) Assinale a opo em que a preposio com traduz uma relao de instrumento: a) "Teria sorte nos outros lugares, com gente estranha." b) "Com o meu av cada vez mais perto de mim, o Santa Rosa seria um inferno." c) "No fumava, e nenhum livro com fora de me prender." d) "Trancava-me no quarto fugindo do aperreio, matando-as com jornais."

e) "Andavam por cima do papel estendido com outras j pregadas no breu." 07. (FAU - SANTOS) "O policial recebeu o ladro a bala. Foi necessrio apenas um disparo; o assaltante recebeu a bala na cabea e morreu na hora." No texto, os vocbulos em destaque so respectivamente: a) preposio e artigo b) preposio e preposio c) artigo e artigo d) artigo e preposio e) artigo e pronome indefinido 08. (UNIMEP) "Depois a me recolhe as velas, torna a guard-las na bolsa.", os vocbulos em destaque so, respectivamente: a) pronome pessoal oblquo, preposio, artigo b) artigo, preposio, pronome pessoal oblquo c) artigo, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblquo d) artigo, preposio, pronome demonstrativo e) preposio, pronome demonstrativo, pronome pessoal oblquo. 09. (FAC. RUI BARBOSA) Assinale a alternativa em que ocorre combinao de uma preposio com um pronome demonstrativo: a) Estou na mesma situao. b) Neste momento, encerramos nossas transmisses. c) Daqui no saio. d) Ando s pela vida. e) Acordei num lugar estranho. 10. (FECAP) Classifique a palavra como nas construes seguintes, numerando, convenientemente, os parnteses. A seguir, assinale a alternativa correta: 1) 2) 3) 4) 5) ( ( ( ( ( Preposio Conjuno Subordinativa Causal Conjuno Subordinativa Conformativa Conjuno Coordenativa Aditiva Advrbio Interrogativo de Modo ) ) ) ) ) Perguntamos como chegaste aqui. Percorrera as salas como eu mandara. Tinha-o como amigo. Como estivesse muito frio, fiquei em casa. Tanto ele como o irmo so meus amigos.

a) 2 - 4 - 5 - 3 - 1 b) 4 -5 - 3 - 1 - 2 c) 5 - 3 - 1 - 2 - 4 d) 3 - 1 - 2 - 4 - 5 e) 1 - 2 - 4 - 5 - 3 Gabarito:

01 - a) --------b) Chegamos a Universidade s oito horas. 02 - a) 1. No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai caa do soldado desertor que realizou assalto a trem que levava confederados. 2. No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai caa do soldado desertor, que, com confederados, realizou assalto a trem. b) Na frase 1, com indica a relao continente-contedo, (trem-soldados), como em copo com gua. Na frase 2, com indica em companhia de. Em 1, com introduz um adjunto adnominal (de trem); em 2, introduz um adjunto adverbial de companhia. 03 E 04 B 05 C 06 - C 07 A 08 B 09 B 10 C

Potrebbero piacerti anche