Sei sulla pagina 1di 2

Arco DME

As descidas em Arco DME so descidas por instrumentos que so realizadas usando um VOR como referncia. Um Arco DME significa voar em curva, numa trajetria de arco ao redor do VOR, mantendo uma distncia - DME - constante. Normalmente as descidas em Arco DME so realizadas a 10NM do VOR de referncia. Descida em Arco DME Escolha um ponto de entrada na rbita (existem vrias), ou utilize aquela determinada pelo Controle. Voe em direo ao VOR na proa da entrada escolhida. A 12NM do VOR inicie a curva para incio do arco, at a agulha do NAV2 ficar no travs da aeronave. Neste ponto verifique a distncia DME do VOR. Se ela for maior do que 10NM, voc deve fechar um pouco a curva, se for menor, voc deve abrir a curva, para ajustar a distncia. Guie-se sempre pela agulha do NAV2. Se ela estiver exatamente no seu travs e a distncia indicada de 10NM, voc est exatamente sobre o arco previsto. Se a DME indicada for menor do que 10, por exemplo, 9, 8, abra a curva um pouco, at que a agulha do NAV2 esteja +/- 10 atrs do travs e at que a DME volte para 10NM. Ento diminua um pouco a inclinao da curva, at que a agulha volte para o travs da aeronave. Se a DME for maior, faa o contrrio, feche um pouco a curva, at que a agulha fique frente do travs da aeronave. Faa estes ajustes muito suavemente. Alis, o segredo de um Arco DME bem executado a suavidade. O vo em curva para a aeronave se manter sobre o arco, prev curvas de baixssima inclinao, normalmente menores do que 5 de inclinao. Lembre-se, porm que a inclinao varia em funo da velocidade. Prossiga voando sobre o arco at a posio de sada. As cartas indicam a radial do VOR em que voc deve abandonar o arco e iniciar a curva para a reta final. Neste ponto, inicie a curva em direo pista, e inicie a descida, utilizando a razo de descida indicada na carta, at ter a pista no visual. Caso voc no encontre condies visuais at MDA, inicie o procedimento de Aproximao Perdida MA. Exemplo de Arco DME Neste exemplo vamos fazer a Descida Delta 2 de Pirassununga, utilizando a entrada Descalvado rumo 124. Clique no link se quiser ver a carta. Os principais pontos da descida esto marcados em vermelho na figura abaixo: 1 - Entrada 2 - Incio do Arco 3 - Ponto de Sada 4 - Aproximao Final. O VOR de referncia PSN. Coloque a freqncia 113.30 no NAV2.

HSI da aeronave

PROCEDIMENTO Inicie voando na radial 124 para o VOR Pirassununga, mantendo 5000 ps. Ao atingir DME 12, veja em azul no canto inferior esquerdo do HSI, inicie a curva direita para ingressar no arco.

GPS da aeronave

Quando a agulha do NAV2 se aproximar do seu travs, desfaa a curva direita e inicie uma curva suave para a esquerda, iniciando o vo sobre o arco.

Verifique a distncia DME que voc est do VOR. Neste caso, 10,2 NM, voc est um pouco mais longe do que o previsto, feche um pouco a curva, mantendo a agulha 10 acima do travs (veja ao lado), at corrigir a distncia.

Aqui a correo necessria inversa, voc est muito perto, abra a curva at a agulha ficar um pouco atrs do travs (veja ao lado), at que a distncia volte para 10 NM.

Neste caso o Ponto de Sada do arco na radial 204 de PSN - veja na carta. Quando a agulha atingir 204 veja lado direito da agulha inicie curva esquerda para a proa 012 para iniciar a Aproximao Final. Comece a descida, utilizando a razo estabelecida na carta.

Mantenha a proa 012 at avistar a pista. Caso voc tenha descido at MDA e no tenha condies de prosseguir visual, inicie MA.

Veja a trajetria voada nas imagens do GPS do lado direito.

Http://ulissesweb.tripod.com

Potrebbero piacerti anche