Sei sulla pagina 1di 7

As principais teorias da educao infantil

Aretusa Santolino Almeida Nicolini Professora Nathalie Schneider Centro Universitrio Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Pedagogia/Licenciatura (Ped.0365) Prtica do Mdulo V 22/03/13

RESUMO Conhecer as prticas que fundamentam a educao infantil fundamental para profissionais dessa rea. a partir dessas teorias que fundamentam a prtica na educao infantil que poderemos saber como dar ao nosso aluno uma educao realmente com algum sentido para a sua formao intelectual, fsico e social. No entanto, algumas teorias como a do construtivismo, tendo como seu maior representante Piaget, busca explorar os conhecimentos e os questionamentos por meio de desafios. As pesquisadoras em educao, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky se especializaram suas teorias em alfabetizao. Elas focaram suas investigaes no conhecimento da escrita e na rotina que leva a criana a pensar sobre o sistema em situaes reais de comunicao nessa mesma linha de pensamento, como lem as crianas que no sabem ler e como escrevem as crianas que no sabem escrever. J a teoria Montessoriana e a pedagogia de Freinet, defendem a formao integrada da criana. Palavras-chave: Teorias, Educao, Criana

OS TERICOS QUE FUNDAMENTAM A PRTICA PEDAGOGICA DA EDUCAO INFANTIL

Pg.: 2 Nas teorias que fundamentam a educao infantil necessrio que se tenha o conhecimento de alguns conceitos para direcionar o nosso trabalho e garantir que estamos na direo certa. Iniciando por compreender nossos principais tericos, conseguimos a partir de suas descobertas proporcionar aos alunos da educao infantil uma educao eficaz e certeza de que seus desenvolvimentos cognitivo, fsico e social sero respeitados de acordo com as etapas de seu desenvolvimento. Determinadas escolas de educao infantil, se apresentam adeptas de um mtodo ou teoria no desenvolvimento das atividades e ambiente educacional, mas necessrio saber distinguir a diferena entre mtodo e teoria. Entre algumas teorias da aprendizagem, ou seja, temos as que aprofundaram o conhecimento nas hipteses e modelos de como o ser humano aprende, e mtodos pedaggicos, isto , mostrando que existem vrias etapas no desenvolvimento humano, e assim, norteando a forma de proceder em cada etapa. No Brasil na educao destacam-se como grandes pesquisadores desse desenvolvimento os seguintes estudiosos estrangeiros: Maria Montessori, Celestin Freinet, Henri Wallon, Jean Piaget. Mas no podemos esquecer de citar as recentes descobertas do norte-americano Howard Gardner (Inteligncias Mltiplas) que comearam a ser difundidas amplamente. Ele um crtico implacvel dos testes de QI e de aptido escolar, considerado um dos principais pedagogos do final do sculo passado, esteve no Brasil em 1997 para uma srie de palestras. Nova escola, janeiro e fevereiro, 2001, p.23 A escola deve valorizar as diferentes habilidades dos alunos e no apenas a lgica matemtica e a lingstica, como mais comum.. De acordo com Gardner, sete so as nossas inteligncias. Devemos destacar a importante da contribuio dos primeiros pensadores da educao infantil como, por exemplo: Joo Ams Comnio (1592-1657) sc. XVII. Para Comnio (1985, p. 415):
[...] todos os ramos principais que uma rvore vir a ter, ela f-los despontar do seu tronco, longo nos primeiros anos, de tal maneira que, depois apenas necessrio que eles cresam e se desenvolvam. Do mesmo modo, todas as coisas, que queremos instruir um homem para utilidade de toda a vida, devero ser-lhes plantadas logo nesta primeira escola.

O pensador Comnio salientou para importncia do plano da escola de educao infantil e seus resultados na vida do cidado.

Pg.: 3 Jean-Jacques Rousseau (1712-1772), o pensador chamou ateno para que a [...] educao do homem comea com o seu nascimento: antes de falar, antes de compreender, ele j se instrui (ROUSSEAU, 1990, P.37). O mesmo tinha preocupao com a infncia e acreditava que mesma era marcada pela as condies de risco, naquela poca as crianas ficavam expostas a grandes vulnerabilidades sua sobrevivncia. Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) sc. XVIII, o educador acreditava que pedagogia tinha como principio bsico oferecer infncia a aquisio dos primeiros fundamentos do saber, de forma mais natural e intuitiva. Friedrich Frebel (1782-1852) sc. XIX, destacou a autoatividade como recurso mais possvel para definio de um processo educacional, sendo assim criou material pedaggico muito precioso que consistiam em trabalhos manuais direcionados aos exerccios sensrio-motores. Jonh Dewey (1859-1952) j no sculo XX, para Dewey a educao no tem definio fora de um mbito social democrtico, em que as crianas tenham chances de atividades conjuntas em que elas sejam donas de suas habilidades. Desta forma, fica evidente que sem a referncia dessas teorias na rea da educao infantil, talvez hoje no tivssemos chegado a conhecer, nem tivssemos nossa disposio tantos estudos que norteassem o trabalho na educao infantil. As suas implicaes na educao infantil enfatizam a relevncia do investimento neste nvel de ensino, para promover o desenvolvimento integral da criana, destacado e enfatizando a necessidade da sistematizao e organizao do trabalho pedaggico, atravs das atividades ldicas, com nfase nos jogos e brincadeiras, para que possa garantir o cumprimento dos objetivos da educao infantil contribuindo assim, para a formao do cidado crtico e reflexivo. Apesar da Constituio de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases, considerarem a Educao Infantil, como a primeira etapa da educao Bsica, ampliando e garantindo na lei, aos profissionais, a formao inicial adequada e de qualidade, na prtica, isto no se consolida, trazendo tona a discusso e reflexo da formao inicial e continuada do profissional de educao infantil, por considerarmos que seu papel est amplamente relacionado superao do cuidar e educar, por isso, na sua atuao, deve ser de um profissional crtico e reflexivo da sua prpria prtica pedaggica.

Pg.: 4 1. CONCEITOS TERICOS Na linha da educao infantil h vrios conceitos tericos, mas alguns dos que realmente embasam o trabalho na educao infantil no Brasil so citados abaixo. A educadora Maria Montessori, apreciada como uma das mais marcantes representantes das modificaes radicais que se do na educao escolar em relao concepo de ensino e aprendizagem. A mesma aprofundou seus estudos na concepo biolgica de crescimento e desenvolvimento. Montessori definia seu mtodo dessa forma:
Se abolssemos no s o nome, mas tambm o conceito comum de mtodo para substitui-los por uma outra indicaes, se falssemos de uma ajuda a fim de que a personalidade humana pudesse conquistar sua independncia , de um meio para libert-la das opresses, dos preconceitos antigos sobre a educao, ento, tudo se tornaria claro. a personalidade humana e no um mtodo de educao que vamos considerar, a defesa da criana, o reconhecimento cientifico de sua natureza, a proclamao social de seus direitos que devem substituir os falhos modos de conceber a educao. (MONTESSORI apud Almeida, 2008).

Na realidade, Maria Montessori deu sentido dinmico e vivo educao, mudando de rumo a educao tradicional com mtodo que buscava a educao da vontade, da ateno e do conhecimento. O terico Celestin Freinet, foi considerado um educador que revolucionou a educao, pois acreditava que o cultivo na educao do espao social tornaria as atividades significativas, fazendo com que a criana sentisse sujeito do processo de aquisio do conhecimento. No entanto, Freinet criou mtodo natural para apropriao da lngua escrita, denominou este mtodo de natural, pois acreditava que era atravs da tentativa experimental que a criana aprendia. O educador Henri Wallon, considerava que as emoes permitem criana nascer para vida psquica, por exercer uma funo primaria no que diz respeito a comunho com outro. A primeira fase das trocas do individuo com os outros, e com o mundo em geral, para Wallon corresponde um tipo de inteligncia das situaes. O pesquisador Jean Piaget direcionou seus estudos para origem do conhecimento humano, dentro da filosofia essa forma de conhecimento chamada de Epistemologia Gentica. Nesta mesma linha de estudo Piaget estudou o desenvolvimento dos processos cognitivos das crianas, assim criando uma teoria do desenvolvimento intelectual. O

Pg.: 5 terico explicou o desenvolvimento humano em etapas ou estgios que acontecem em ordem constante, apesar de que cada indivduo tenha o seu tempo particular de desenvolvimento. Os estgios so os seguintes: a) sensriomotor ( 0 a 2 anos ). A partir de reflexes neurolgicas fundamentais, a criana comea a construir esquemas de ao para assimilar mentalmente o meio; b) pr-operatrio ( 2 aos 7 anos ). Denominado como estgio da inteligncia Simblica o estgio de interiorizao de esquema de ao construdos no estgio anterior; c) operaes concretas ( 7 aos 11 anos ). Inicia o processo de desenvolvimento das noes de tempo e espao, velocidade, ordem, casualidade na criana, assim se tornando capaz de estabelecer diferentes aspectos, e abstrair dados da realidade; d) operaes formais ( 12 anos em diante ). O adolescente comea a relacionar lgica e sistematicamente. Esse estgio definido pela habilidade de engajar-se no raciocnio.

2. A ESCOLA CONSTRUCIONISTA A escola de educao infantil construcionista sugere que a criana aprenda construindo e assim sendo segundo Seymour Papert, aluno e discpulo de Piaget, no se consegue realizar um bom trabalho de desenvolvimento numa linha metodolgica construcionista sem o apoio dos kits da Lego Educacional. O que Seymour quis mostrar com sua escola construcionista que o aluno deve ser desafiado construo de entidade inteligvel ao invs de uma aquisio de saberes e fatos fora de um contexto material. 3. A ESCOLA MONTESSORIANA Na alfabetizao usa-se o mtodo fontico apresentando para a criana a letra e seu som. Associa-se o som a uma imagem conhecida. Segundo (MLER apud MONTESSORI, 2008- P. 56): O aprendizado guiado pelo prprio aluno e cabe ao professor acompanhar o processo e avaliar o modo especfico que cada aluno manifesta

Pg.: 6 seu potencial. Este aprendizado fundamenta-se em dois princpios: a educao pelos sentidos (tato, paladar, olfato e viso) e pelo movimento (espao da escola). No apenas uma tcnica de alfabetizao, mas um sistema de educao. Os principais objetos so blocos de madeira, cubos, fitas e todo tipo de material que estimule a audio, o tato, a viso e mesmo a concentrao. A educao dos sentidos essencial.

4. A ESCOLA CONSTRUTIVISTA O que habitualmente denominado de construtivismo a aplicao da teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget. O pesquisador Piaget define a importncia em permitir que a criana desenvolva suas prprias teorias e hipteses a respeito da escrita e garantir o raciocnio, que no se desenvolve com a repetio mecnica de contedos. Para o terico, cada vez que ensinamos prematuramente a uma criana algo que ela poderia ter descoberto sozinha, esta criana desviada a inventar uma hiptese, e conseqentemente de entender completamente o que lhe foi ensinado. Para Piaget, a aprendizagem um processo que comea no nascimento e acaba na morte. O desenvolvimento d-se atravs do equilbrio entre a assimilao e a acomodao, resultando em adaptao. Segundo esta formulao, o ser humano assimila os dados que obtm do exterior, mas uma vez que j tem uma estrutura mental que no est "vazia", precisa adaptar esses dados estrutura mental j existente. Uma vez que os dados so adaptados a si prprio, d-se a acomodao. Sabe-se, porm, que Piaget no investigou sistematicamente a alfabetizao, mas sim as pesquisadoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, que se especializaram em alfabetizao. Elas focaram suas investigaes no conhecimento de como lem as crianas que no sabem ler e como escrevem as crianas que no sabem escrever.

Pg.: 7 5. CONSIDERAES FINAIS Em suma, diante de tantas teorias o ideal que todas as escolas de educao infantil empreendessem seus trabalhos educacionais em transmitir a seus alunos aquilo que fosse mais importante para as suas realidades e seu crescimento como verdadeiros indivduos preparados para enfrentar o mundo. No entanto, considerando que muitas escolas se dizem Construtivistas na verdade no quer dizer que so de fato. O que se percebe so grandes misturas de teorias, mtodos, prticas que nem sempre so adequadas, ou realmente satisfatrias para o desenvolvimento dos seus alunos, no preparando-os realmente para a grande caminhada de suas vidas, ao encontro de seu mundo adulto. Por outro lado, o que mais tem acontecido, hoje, nas escolas de educao infantil, so profissionais despreparados para atender a demanda de familiares que chegam as escolas de educao infantil sem nenhuma preocupao de que seus filhos venham a aprender de forma objetiva, dentro desses ambientes educativos. Por isso, no basta utilizar teorias e mtodos que deram certo aqui e ali, se no houverem profissionais determinados em conhecer essas teorias, e capazes de p-las em prtica, e mostrar para os familiares que as escolas de educao infantil so realmente importantes no desenvolvimento social e cognitivo de suas crianas.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FREINET, Elise. O Itinerrio de Celestin Freinet: a livre expresso na pedagogia Freinet. Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1979. MLLER, Ana Paula Pamplona da Silva, apud Montessori. Pedagogia da Educao Infantil. Centro Universitrio Leonardo Da Vinci. Indaial: ASSELVI, 2008. p. 56. ________, Educao infantil:muitos olhares. So Paulo: Cortez, 2005.

Potrebbero piacerti anche