Sei sulla pagina 1di 30

MINISTRIO DA EDUCAO Unidade de Acompanhamento do Regime de Autonomia e Gesto TEXTO DE APOIO S ESCOLAS

ESTATUTO DOS DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS

LISBOA- MAIO 2000

TEXTO DE APOIO S ESCOLAS ESTATUTO DOS DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS

NOTA DE APRESENTAO

O presente documento pretende constituir um auxiliar de apoio s escolas e aos agrupamentos de escolas no processo de definio de um cdigo de conduta na comunidade educativa, tomando como referncia as orientaes decorrentes do novo estatuto dos direitos e deveres dos alunos, aprovado pelo Decreto-Lei n. 270/98, de 1 de Setembro. Trata-se, assim, de um texto que, semelhana de outros documentos anteriormente elaborados, nomeadamente em matria de apoio elaborao do regulamento interno e do projecto educativo, se integra nas actividades de apoio ao trabalho das escolas no processo de construo da sua autonomia pedaggica e administrativa, no quadro decorrente do novo regime de autonomia, administrao e gesto das escolas, aprovado pelo Decreto-Lei n. 115-A/98, de 4 de Maio. Este texto de apoio, elaborado na sequncia de contributos de escolas e servios do Ministrio da Educao, assume particular actualidade num momento em que as escolas e os agrupamentos de escolas esto a desenvolver processos de reviso dos respectivos regulamentos internos. As propostas e sugestes apresentadas do especial relevncia necessidade da construo participada de um bom ambiente educativo - indispensvel para a realizao de aprendizagens significativas de qualidade - e procuram identificar medidas e prticas que privilegiem a preveno das situaes de indisciplina. O presente documento est organizado de acordo com a seguinte estrutura: - A importncia da escola e da comunidade educativa no desenvolvimento integral das crianas e dos jovens; - A organizao pedaggica da escola como factor de promoo de um bom ambiente educativo;

- O enquadramento dos direitos e deveres dos alunos; - Instrumentos de apoio organizao do procedimento disciplinar dos alunos. Trata-se, pois, de um documento que procura disponibilizar pontos de reflexo relativos a uma abordagem integrada da disciplina em contexto escolar, bem como a uma melhor compreenso das opes legislativas sobre a matria.

1. A IMPORTNCIA DA ESCOLA E DA COMUNIDADE EDUCATIVA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANAS E DOS JOVENS Uma escola de qualidade para todos constitui um objectivo da sociedade, sem o qual no pode haver democracia e desenvolvimento social e econmico. As escolas, enquanto centros estratgicos da poltica educativa, so organizaes onde estudam e trabalham pessoas, com as suas regras, os seus hbitos, as suas opinies e as suas competncias. Melhorar a vida das escolas e as prticas educativas, criar condies de convivncia cvica, implica, por isso, o desenvolvimento de processos graduais, participados, apoiados e avaliados, exigindo segurana, estabilidade, liderana e acompanhamento central e local. Cabe recordar que a nossa ordem constitucional reconhece s famlias um papel insubstituvel na educao das crianas e dos jovens. Os direitos e os deveres dos pais e demais adultos em relao aos menores, nomeadamente no que respeita educao escolar, so, assim, objecto de especial considerao. Mas tambm as crianas e jovens so sujeitos de direitos e deveres, os quais, enquanto conquistas sociais e civilizacionais, devem ser interpretados, explicitados e sistematicamente reiterados pelos adultos em todos os contextos de interaco social. Reconhece-se, assim, que, no perodo da sua formao e numa dinmica de construo gradual da sua personalidade e de formao do carcter, as crianas e os jovens no constroem espontaneamente a sua identidade social, antes dependendo largamente do apoio que lhes seja proporcionado por adultos conscientes do seu papel de educadores. Neste quadro, a formao para a cidadania vive-se, experimenta-se, aprende-se em cada instante da vida escolar, sendo a educao cvica um dos eixos que d sentido integrao de todos os membros da comunidade educativa e utilizao social dos saberes e do conhecimento, devendo a regulao da convivncia e da disciplina ser devidamente enquadrada numa dimenso relacional e temporal concreta, que tome em considerao a escola e o contexto em que se integra, por forma a assegurar a plena consensualizao das regras de conduta na comunidade educativa. Compreende-se, assim, que tenha sido adoptado um novo quadro de referncia neste domnio, aprovado pelo DecretoLei n. 270/98, de 1 de Setembro, uma vez que a regulamentao anterior, constante da Portaria n. 679/77, de 8 de Novembro, se encontrava desajustada da nova matriz organizacional das escolas e imbuda de uma vocao essencialmente punitiva.

1.1. O REGIME DE AUTONOMIA, ADMINISTRAO E GESTO DAS ESCOLAS O novo Regime de Autonomia, Administrao e Gesto das Escolas ([1]) integra-se nas prioridades da poltica educativa para a melhoria da qualidade da educao, assumindo as escolas como centro estratgico das polticas educativas. Trata-se de um normativo que, no respeito pelas orientaes da Lei de Bases do Sistema Educativo, visa valorizar a identidade de cada instituio escolar, reconhecida no seu projecto educativo e na sua organizao pedaggica flexvel, adequada diversidade dos alunos e do meio em que a escola se insere. Este entendimento da escola como centro da aco educativa implica o reforo e o desenvolvimento do exerccio da respectiva autonomia pedaggica e administrativa, com a consequente transferncia de poderes e de competncias, nomeadamente nas reas do planeamento estratgico, da organizao interna, do desenvolvimento curricular, da gesto de recursos, do relacionamento externo e da avaliao.

Neste processo de construo da autonomia das escolas, enquanto plos de construo da cidadania, assumem particular importncia o projecto educativo, o regulamento interno, o plano anual de actividades e o plano de trabalho da turma.

1.2. INSTRUMENTOS DE CONSTRUO DA AUTONOMIA O regime de autonomia, administrao e gesto das escolas e dos agrupamentos de escolas afasta uma soluo normativa de modelo uniforme de gesto e adopta uma lgica de quadro legal de referncia. Com efeito, se, por um lado, a administrao e a gesto das escolas devem obedecer a regras fundamentais comuns a todas as instituies escolares, fundamental que as escolas disponham de largas margens de autonomia na consagrao das solues organizativas susceptveis de responder s especificidades e particularidades dos contextos em que esto inseridas. Tal o sentido do disposto no regime de autonomia, administrao e gesto, que define o Regulamento Interno como sendo o documento que define o regime de funcionamento da escola, de cada um dos seus rgos de administrao e gesto, das estruturas de orientao e dos servios de apoio educativo, bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade escolar. Este documento deve ser elaborado no respeito pelos princpios definidos no Projecto Educativo da escola ou do agrupamento de escolas, o qual consagra a orientao educativa da instituio escolar, explicitando os princpios, os valores, as metas e as estratgias segundo os quais a escola se prope cumprir a sua funo educativa. Este documento elaborado e aprovado pelos rgos de administrao e gesto da escola ou do agrupamento de escolas para um horizonte temporal de trs anos escolares. A concretizao anual dos princpios constantes do Projecto Educativo materializa-se no Plano Anual de Actividades elaborado e aprovado pelos rgos de administrao e gesto da escola ou do agrupamento de escolas -, o qual constitui um documento de planeamento que define os objectivos, as formas de organizao e de programao das actividades e que procede identificao dos recursos envolvidos.

1.3. ORGANIZAO DAS ACTIVIDADES DE TURMA Para acompanhamento e avaliao das actividades a desenvolver com os alunos, nos trs ciclos do ensino bsico e no ensino secundrio, os planos de trabalho de turma devem explicitar estratgias de diferenciao pedaggica e de adequao curricular a adoptar com cada grupo de crianas ou com cada turma, visando promover mais e melhores aprendizagens, bem como o reforo da articulao escola famlia ([2]). A elaborao deste plano de trabalho cabe ao professor titular da turma no 1. ciclo do ensino bsico e ao conselho de turma nos 2. e 3. ciclos do ensino bsico e no ensino secundrio. Os procedimentos para a elaborao dos referidos planos de trabalho de turma constam do regulamento interno da escola ou do agrupamento de escolas, considerando, nomeadamente questes de metodologia e de calendarizao. A organizao, o acompanhamento e a avaliao das actividades a desenvolver na turma com os alunos da responsabilidade dos professores titulares de turma, no 1. ciclo do ensino bsico, e do conselho de turma, nos 2. e 3. ciclos do ensino bsico e no ensino secundrio, competindo-lhes ([3]): a) Analisar a situao da turma e identificar caractersticas especficas dos alunos a ter em conta no processo de ensino e aprendizagem; b) Planificar o desenvolvimento das actividades a realizar com os alunos em contexto de sala de aula; c) Identificar diferentes ritmos de aprendizagem e necessidades educativas especiais dos alunos, promovendo a articulao com os respectivos servios especializados de apoio educativo, em ordem sua superao; d) Assegurar a adequao do currculo s caractersticas especficas dos alunos, estabelecendo prioridades, nveis de aprofundamento e sequncias adequadas; e) Adoptar estratgias de diferenciao pedaggica que favoream as aprendizagens dos alunos; f) Conceber e delinear actividades em complemento do currculo proposto; g) Preparar informao adequada a disponibilizar aos pais e encarregados de educao, relativa ao processo de aprendizagem e avaliao dos alunos.

A coordenao das actividades do conselho de turma, nos 2. e 3. ciclos do ensino bsico e no ensino secundrio, realizada pelo director de turma, o qual designado pela direco executiva de entre os professores da turma, sendo escolhido, preferencialmente, um docente profissionalizado. O director de turma o coordenador do desenvolvimento do plano de trabalho da turma, cabendo-lhe, nomeadamente, a responsabilidade de ([4]): a) Assegurar a articulao entre os professores da turma e com os alunos, pais e encarregados de educao; b) Promover a comunicao e formas de trabalho cooperativo entre professores e alunos; c) Coordenar, em colaborao com os docentes da turma, a adequao de actividades, contedos, estratgias e mtodos de trabalho situao concreta do grupo e especificidade de cada aluno; d) Articular as actividades da turma com os pais e encarregados de educao promovendo a sua participao; e) Coordenar o processo de avaliao dos alunos garantindo o seu carcter globalizante e integrador.

2. A ORGANIZAO PEDAGGICA DA ESCOLA COMO FACTOR DE PROMOO DE UM BOM AMBIENTE EDUCATIVO 2.1. A (IN)DISCIPLINA NA ESCOLA E NA SALA DE AULA A escola, na sequncia do processo de democratizao do acesso educao e ao ensino, tem vindo a conhecer alteraes significativas, decorrentes, nomeadamente, da chegada de novos pblicos, at ento dela privados. Tal situao, marcada pela diversidade socio-cultural, est na origem de novos problemas de integrao e de motivao escolares, muitas vezes associados a fenmenos de indisciplina, dificultando o processo de ensinar e de aprender, perturbando a vida escolar e afectando o equilbrio emocional dos alunos, dos professores e dos demais membros da comunidade escolar. Cabe reconhecer que a generalidade dos problemas de indisciplina manifesta-se mais pela frequncia de comportamentos perturbadores, que causam desgaste no normal funcionamento da instituio escolar, do que pela gravidade intrnseca de tais comportamentos. Esta realidade coexiste com outros nveis mais graves de indisciplina, nomeadamente associados a situaes de violncia e a fenmenos prximos da delinquncia. Tais problemas, pela complexidade que lhes est subjacente, no podem ser resolvidos por uma aco exclusiva da escola, antes devendo ser objecto de uma interveno integrada por parte de intituies com responsabilidade na rea social e judicial. Por outro lado, cabe referir que a indisciplina escolar no existe por si s, devendo ser analisada e compreendida no contexto em que ocorre, dependendo de uma multiplicidade de fenmenos ocorridos dentro e fora da sala de aula. Esta pode ser da iniciativa de um indivduo, de um pequeno grupo da turma ou de toda a turma, podendo, ainda, ser ocasional ou persistir no tempo. Na interpretao do fenmeno da indisciplina podem ser consideradas diferentes dimenses. Umas mais visveis, que indicam, por exemplo, a infraco s regras de trabalho e de convvio, e outras, mais no registo do simblico, constitudas por representaes e expectativas dos diversos membros da comunidade educativa, em grande parte condicionantes do sistema de relaes que pode estar na origem de conflitos. Para alm da infraco s regras do trabalho na sala de aula ou na escola, a indisciplina tambm se pode traduzir na violao de normas e de valores que regulam as relaes entre as pessoas, podendo envolver alunos entre si (amizade, fraternidade, solidariedade), ou valores que regulam as relaes com a autoridade dos adultos. Nesta linha deve ser equacionado o conflito de poderes entre professores e alunos, uma vez que, na sala de aula e na escola, professores e alunos detm parcelas de poder de natureza diferente, utilizando cada um deles a sua parcela para atingir os seus objectivos. 2.2. SUGESTES PARA A IDENTIFICAO DE PROBLEMAS DE INDISCIPLINA A preveno dos problemas de indisciplina deve assentar no reforo do relacionamento com os alunos e pressupe o conhecimento das suas caractersticas pessoais e opinies. importante que o professor recorra a estratgias e instrumentos que lhe permitam reforar o conhecimento sobre o aluno, sobre o que se passa na sala de aula e na escola e contribuir para uma reflexo sobre as suas prticas profissionais.

Existem vrios instrumentos de observao e avaliao, a utilizar de acordo com a situao concreta que se pretende analisar. Enunciaremos, a ttulo exemplificativo, apenas alguns dos que nos parecem mais adequados: Grelhas para observao de comportamentos Podero ser concebidas para serem utilizadas no espao da escola (no recreio, por exemplo) ou na sala de aula. Tais grelhas devero referir o contexto em que ocorreu determinado incidente ou perturbao, os antecedentes, os comportamentos que se verificaram e as respectivas consequncias. Este material pode ajudar o professor a compreender em que situao ocorrem determinados comportamentos. Na sala de aula podem ser utilizadas como registo de ocorrncias, no prprio momento, ou preenchidas no final da aula. Dever repetir-se a observao de forma a aumentar a informao disponvel. Grelha de observao na sala de aula Os comportamentos podem tornar-se fonte de perturbao, no tanto pela gravidade que revestem, mas sobretudo pelo frequncia com que ocorrem, pondo, assim, em causa o clima de trabalho na sala de aula. Atravs de uma listagem de comportamentos observados, o professor pode registar a sua frequncias. Exemplo:

COMPORTAMENTOS FREQUNCIA OBSERVAES

Fala fora de vez

Brinca com os colegas

Levanta-se do lugar

No responde quando solicitado

Outros _________________

A partir deste levantamento, o professor pode definir um plano de interveno que ajude a prevenir a ocorrncia de comportamentos perturbadores que revistam a mesma natureza. Entrevistas Os professores podem utilizar esta tcnica para recolher informao junto dos colegas, dos pais e dos alunos. Os objectivos da entrevista devem ser clarificados no incio da mesma, devendo igualmente ser observados certas regras, nomeadamente: 1. Utilizar um guio; 2. No fazer ameaas; 3. Identificar as reas de maior informao; 4. Clarificar as respostas colocando novas perguntas; 5. Responder a perguntas colocadas pelos entrevistados. Inventrios informais Os professores podem construir listas de verificao checklists informais onde so descritos comportamentos: 1. do aluno individualmente; 2. em interaco com outros colegas; 3. em interaco com o professor.

Exemplo: COMPORTAMENTO SOCIAL DO ALUNO

COMPORTAMENTOS

SEMPRE

S VEZES

NUNCA

Colabora com os outros

simptico

Revela interesse

Toma iniciativas

agressivo

Cumpre as regras estabelecidas

Provoca os colegas

Outros____________

Este instrumento pode ajudar na anlise da evoluo do comportamento do aluno.

Questionrios Podem ser aplicados na turma para se conhecer a sensibilidade dos alunos relativamente s questes disciplinares. Por exemplo, podem elencar os comportamentos que consideram mais perturbadores, os mais frequentes. Tambm podem ser aplicados ao Conselho de Turma para posterior anlise e reflexo.

2.3. A DEFINIO DE ESTRATGIAS PARA A PREVENO DA INDISCIPLINA E PARA O DESENVOLVIMENTO DE BOAS PRTICAS 2.3.1. O papel do director de turma O director de turma, no 2. e 3. ciclos do ensino bsico e no ensino secundrio, e o professor titular de turma, no 1 ciclo, assume um papel fundamental na a planificao das actividades a desenvolver com os alunos e na a identificao das suas caractersticas especficas. Por outro lado, cabe sublinhar a funo de coordenao que exerce ao nvel da articulao do trabalho desenvolvido pelos vrios professores da turma, bem como no relacionamento com os alunos e com os pais e encarregados de educao. Com tal objectivo, o director de turma dever tomar em considerao: - as caractersticas pessoais do aluno; - a relao professor-aluno, o grau de confiana, a simpatia mtua, as expectativas relativamente aprendizagem; - a organizao do processo de ensino-aprendizagem e dos instrumentos de avaliao. O director de turma dever, por outro lado, estar atento s necessidades de uma interveno educativa que favorea o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Neste quadro, o director de turma dever promover reunies de turma com os alunos (Assembleias de Turma), as quais constituiro momentos de reflexo e de formao, podendo tambm assumir-se como instrumento de preveno e de regulao de conflitos. O director de turma poder, ainda, organizar sesses, formais ou informais, de trabalho com os restantes professores da turma, de forma a possibilitar uma maior coordenao e a aferio de atitudes, bem como concertar medidas e estratgias que previnam situaes de conflito. As propostas j divuldgadas pelo Ministrio da Educao, no mbito da reorganizao curricular do ensino bsico, atribuem uma particular ateno interveno do director de turma e do professor titular de turma no desenvolvimento

equilibrado das crianas e dos jovens, criando, simultaneamente, mais condies para o exerccio das suas funes de acompanhamento do grupo turma. 2.3.2. A gesto da sala de aula A gesto da sala de aula assume uma importncia fundamental na criao de um bom clima de aprendizagem e de promoo da socializao. As investigaes realizadas no mbito da observao de prticas docentes na sala de aula tm evidenciado que as mais eficazes so aquelas que procuram evitar as situaes de conflito, investindo na autonomia e no autocontrolo dos alunos. Tais prticas criam um clima de trabalho estimulante, seguro e produtivo. Por outro lado, estas prticas docentes esto, por regra, associadas a processos de clarificao antecipada das regras de funcionamento da sala de aula, quer quanto organizao e avaliao do trabalho, quer quanto s relaes entre as pessoas. Finalmente, estas prticas procuram manter expectativas altas relativamente ao trabalho dos alunos, manifestando confiana no seu sucesso, e promover formas eficazes de comunicao na sala de aula que previnam situaes de bloqueio no processo relacional. 2.3.3. Sugestes de interveno a nvel da gesto de conflitos Nas relaes interpessoais podem ser identificados trs tipos de conflito: Erro! Marcador no definido. Ao nvel dos objectivos quando os interesses em jogo so incompatveis. (Por ex.: o professor pretende ensinar e o aluno quer perturbar o normal funcionamento da turma.); Erro! Marcador no definido. Ao nvel cognitivo quando os juzos que cada um dos indivduos em presena formula sobre uma dada situao ou facto no so compatveis ou convergentes; Erro! Marcador no definido. Ao nvel normativo quando no so respeitadas determinadas normas ou padres socialmente estabelecidos. (Por ex.: o aluno usa o bon na aula e o professor entende que no o deve fazer). Por outro lado, a gesto de conflitos est associada a estratgias especficas de interveno, as quais se apresentam seguidamente de forma sinttica: de ganhar perder, em o que importa so os ganhos pessoais. Baseia-se numa relao pedaggica marcada pelo autoritarismo. Normalmente o professor quem ganha e o aluno quem perde. Este tipo de estratgia pode levar ao alastramento do conflito; de perder ganhar, em que a ateno est centrada quase exclusivamente no aluno, na satisfao das suas necessidades e em que a condescendncia e a submisso so dominantes. Este tipo de estratgia pode levar total impossibilidade de controlo da sala de aula pelo professor; de ausncia de cooperao e de competio. No h interveno, a situao de conflito arrasta-se; de procura de satisfao mtua, em que as partes ficam parcialmente satisfeitas. As perdas e os ganhos so compartilhados, com evidentes benefcios para o clima relacional na sala de aula; de colaborao, em que se pensa no conflito como um problema a resolver e em que as atitudes de confiana e a amizade so fundamentais. H uma valorizao dos interesses comuns. Facilmente podemos concluir pela vantagem de se resolverem os conflitos de forma cooperativa. Permitir-se-, assim, uma aco pedaggica orientada no sentido do desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Sugere-se, pois, que o conflito seja encarado como um problema a resolver, de forma a satisfazer as partes nele envolvidas e que seja estimulado o desenvolvimento de formas de comunicao que favoream relaes de confiana mtua.

2.4. UMA FORMAO CENTRADA NA ESCOLA A formao dos docentes e do pessoal no docente no pode ser concebida margem dos desafios que se colocam actualmente educao. Tal como todas as outras categorias profissionais, os professores e os trabalhadores no docentes precisam de estar preparados e motivados para compreender, desejar, participar e contribuir para a mudana e inovao necessrias construo da qualidade das ofertas educativas, das escolas e do sistema educativo.

Nesta perspectiva, assume especial importncia a formao contnua de docentes, cujo regime jurdico foi revisto ([5]), na sequncia de um processo de dilogo com vrias entidades formadoras, designadamente instituies de ensino superior, associaes pedaggicas e cientficas de professores e centros de formao das associaes de escolas. As alteraes aprovadas visaram construir uma nova perspectiva e uma nova filosofia para a formao contnua de professores, centradas na valorizao pessoal e profissional do docente em estreita articulao com o trabalho que desenvolve a nvel da sua escola. Tal o quadro em que devem ser entendidas as novas perspectivas abertas pela legislao, fomentadoras da organizao de modalidades inovadoras de formao, nomeadamente desenvolvimento de projectos, crculos de estudos e oficinas de formao que, simultaneamente, podem favorecer a organizao de equipas de trabalho nas escolas. Esta nova perspectiva de encarar a formao contnua d o devido relevo ao papel da escola na organizao dos processos formativos dos docentes e do pessoal no docente. Sugere-se, neste quadro, que a escola, no processo de elaborao do seu plano de formao, tome em considerao os seguintes aspectos: a) implicao e distncia. Desenvolvimento de um processo que tenha em conta a necessidade de implicao nos contextos, nas realidades, nas prticas, mas tambm de distncia e de regresso a esta implicao. Isto , a formao deve partir do que prximo, do que conhecido, do que interroga, do que pertinente, para alargar essa perspectiva, para a enriquecer com outros saberes, com outros conhecimentos, e poder voltar a ela. b) centrao nas questes reais dos educadores e dos professores e das suas prticas. Tal deve ser o ponto de partida para a reflexo, para os contributos tericos, num movimento constante de ida e volta, levando a srio aquilo que so as dificuldades dos docentes. Partindo dessas interrogaes, dessas dificuldades, dessas necessidades, h condies para ir identificando o que se considera til e necessrio, o que poder contribuir para resolver os problemas sentidos e vividos a cada momento. Haver, ento, lugar a uma incurso pela teoria, pelos saberes estruturados, pelos saberes constitudos, de modo a enriquecer e a encontrar respostas mais completas para essas dificuldades. c) centrao nas aprendizagens dos alunos. Centrao nas aprendizagens, no apenas nos contedos enquanto tal, mas nos contedos associados a estratgias de aprendizagem, enquanto suporte da escola, enquanto instrumento essencial de construo de uma sociedade que se quer mais culta, mais democrtica, mais participada. Cabe reconhecer que a escola a nica instituio que pode estruturar o caminho do conhecimento e que, hoje, ao longo de pelo menos nove anos, pode guiar, pode conduzir as crianas e os jovens atravs desse caminho de conhecimento. d) inscrio territorial da formao. Reconhecimento de que os alunos no so um mito, no so uma abstraco. So crianas e jovens concretos, inscritos em contextos reais. O que significa que, mesmo partindo de pontos muito diferentes, se reclama a capacidade de encontrar os caminhos para que as crianas e os jovens se apropriem dos conhecimentos que so considerados essenciais e imprescindveis numa perspectiva de formao ao longo da vida. e) desenvolvimento estratgico das escolas. Trata-se de encontrar respostas formativas para pblicos estratgicos, nomeadamente para os docentes que integram rgos de administrao e gesto, que so responsveis por departamentos curriculares, que so directores de turma. Para alm da formao que os professores procuram, porque responde s suas necessidades, fundamental que as escolas desenvolvam estratgias para chegar queles actores, queles intervenientes que, em virtude das funes desempenhadas, renem condies para uma multiplicao dos processos formativos, assumindo, assim, um papel estratgico na vida da escola. A interveno formativa, tambm ao nvel dos trabalhadores no docentes das escolas, constitui um elemento central para a constituio de verdadeiras equipas educativas, integrando docentes e no docentes, visando a construo de solues em reas to diversas como o apoio pedaggico, a orientao escolar e vocacional, a ligao escola-famlia, o combate excluso e a promoo da cidadania.

3. O ENQUADRAMENTO DOS DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS No desenvolvimento da lei de bases do sistema educativo e na sequncia da aprovao do regime de autonomia, administrao e gesto das escolas, o Decreto-Lei n. 270/98, de 1 de Setembro, teve por objectivo conformar a convivncia na escola, onde todos devem ver explicitados os seus direitos e deveres e devem partilhar um cdigo de conduta que propicie um bom ambiente educativo. Sem subestimar as expresses mais graves ou violentas da indisciplina (que devem ser tratadas em sede prpria e a que nos referiremos adiante), a iniciativa legislativa, no plano disciplinar, partiu da constatao de que, no quotidiano das escolas, so os pequenos incidentes que avultam.

O diploma visa, assim, intervir no plano da preveno desses pequenos incidentes (violncia verbal, insubordinao, pequenos actos de danificao do patrimnio, desrespeito repetido por regras elementares de convivncia) atravs da construo de respostas claras, consistentes e sistemticas por parte da escola e da comunidade envolvente. Neste domnio entende-se que as estratgias assentam: - Na clareza e conhecimento das regras; - Na mobilizao da comunidade educativa para combater os pequenos incidentes (no pode nunca banalizar-se a violncia inter pares); - Na mediao atravs dos adultos intervenientes na educao dos mais novos: professores, demais funcionrios da escola e pais e encarregados de educao.

3.1. RESPONSABILIZAO DOS INTERVENIENTES A matriz da regulamentao radica na responsabilizao dos intervenientes no processo educativo. Antes de mais, responsabilizao dos alunos, elementos centrais na comunidade escolar, aos quais reconhecido um estatuto prprio, enquanto sujeitos de direitos e de deveres (cfr. art. 2). Como sujeito de direitos (cfr. art. 4) o aluno: - Beneficia das ofertas da escola e do sistema educativo, adequadas s suas necessidades especficas; - Deve ser respeitado pelos restantes elementos da comunidade escolar, deve ser ouvido e informado; - reconhecido como sujeito interveniente no processo educativo, exercendo direitos de participao e de iniciativa na vida da escola, de que se destaca o direito de representao nos rgos da escola (cfr. art. 5) mas tambm a interveno a nvel do grupo-turma, promovendo reunies para apreciar matrias relacionadas com o funcionamento da turma com o professor titular ou director de turma - interlocutor privilegiado, dada a especial relao com os alunos, demais professores da turma e pais e encarregados de educao (cfr. art. 6). A responsabilizao do aluno como sujeito de deveres insere-se no desenvolvimento de uma formao para a cidadania, determinando-lhe a observncia de regras e o cumprimento de obrigaes na frequncia da escola e nas relaes com os demais elementos da comunidade escolar (cfr. art. 7 e RI, conforme art. 2 e 3). Por outro lado, os comportamentos perturbadores devem sempre ser assinalados e individualizados, para que cada aluno adquira conscincia da parte de responsabilidade nos actos que pratica. Responsabilizao dos pais e encarregados de educao como intervenientes no desenvolvimento do processo educativo e no cumprimento dos deveres por parte dos seus educandos numa determinada comunidade educativa. O direito e o dever dos pais de educao dos filhos, constitucionalmente consagrado, compreende a nvel da escola a garantia e a responsabilidade de interveno no exerccio dos direitos e no respeito dos deveres dos seus educando na comunidade escolar (cfr. art. 8). Assim, mais que direito participao, trata-se de um poder-dever a exercer nas vrias componentes do processo educativo: na elaborao do regulamento interno; na comunicao com os rgos da escola; na colaborao com os professores tendente preveno e resoluo de problemas comportamentais ou de aprendizagem e especialmente com o director de turma. Dos professores, enquanto principais responsveis pela conduo do processo ensino-aprendizagem, aos quais cabe a promoo de medidas e estratgias pedaggicas que estimulem o desenvolvimento do processo educativo e, de forma particular, do professor titular ou director de turma, enquanto coordenador do plano de trabalho da turma, e tambm do demais pessoal no docente - adultos que na escola partilham o papel de educadores (cfr. art. 9). Responsabilizao da prpria Escola como unidade orgnica que exerce a funo educativa do Estado, qual cabe a construo de uma oferta tendente plena integrao dos alunos, nomeadamente atravs da pertinente colaborao com parceiros e entidades do meio vocacionadas para o efeito (cfr. art. 10). Mas tambm responsabilizao da Escola como comunidade educativa que se mobiliza e organiza para a conformao das regras de convivncia e desenvolvimento do estatuto dos alunos que a frequentam. A todos os elementos da comunidade escolar cabe a consensualizao do cdigo de conduta da escola, apto salvaguarda de um bom ambiente educativo, atravs da elaborao do seu Regulamento Interno.

3.2. O CDIGO DE CONDUTA E O REGULAMENTO INTERNO - UMA ADESO ADQUIRIDA NUMA RELAO DE PERTENA Um cdigo de conduta congrega normas de convivncia e de disciplina que devem ser conhecidas e aceites por todos os elementos da comunidade escolar. Tais normas devem absorver as referncias do contexto em que se desenvolvem as relaes entre os sujeitos e devolver uma regulao clarificadora, reconhecida pelos destinatrios. Assim, cabe a cada escola, no mbito da sua autonomia pedaggica e administrativa, o desenvolvimento do cdigo de conduta da comunidade escolar, atravs do respectivo regulamento interno - a este nvel se garante a contextualizao das regras que as torna pertinentes por ajustadas realidade concreta. Regulamento que deve ser construdo num processo que salvaguarde a participao dos diversos elementos da comunidade educativa, contemplando os direitos e deveres especficos dos alunos e conformando as regras de convivncia e de resoluo de conflitos na comunidade escolar, como dimenso do seu prprio projecto educativo. A adopo de uma metodologia de participao afigura-se condio propcia a uma consensualizao das regras de convivncia no espao escolar e uma disciplina interiorizada, num processo de aprendizagem cvica que fomenta compromissos entre todos. Salienta-se, por outro lado, que quanto mais claras, consistentes e explcitas forem as regras de funcionamento de uma escola, mais se evidencia o papel de cada um e mais fcil se torna a individualizao de responsabilidades. Neste sentido, o artigo 3 do Decreto-Lei n. 270/98 fornece um elenco de matrias que devem merecer especial consagrao no regulamento interno, por serem tributrias da realidade, da organizao de cada escola, das actividades que desenvolve e dos recursos disponveis, a saber: - Direitos e deveres especficos dos alunos; - Utilizao e acesso a instalaes e equipamentos das escolas; - Valorizao de comportamentos meritrios dos alunos - a qual se sublinha como estratgia de motivao positiva, que poderia ser mais aproveitada nas potencialidades que se lhe reconhecem. Nos termos do Despacho Normativo n. 102/90, reconhecido s escolas a possibilidade de valorizar capacidades, atitudes e comportamentos dos alunos de que decorram benefcios de ordem social ou comunitria ou de expresso de solidariedade, dentro ou fora da escola, ou ainda que revelem a superao de dificuldades. Trata-se de medidas de estmulo e reforo positivo da motivao que a escola no deve descurar; - Critrios de organizao das reunies com o director de turma por iniciativa dos alunos, a que j nos referimos; - Tipificao das tarefas susceptveis de aplicao enquanto medida educativa disciplinar de actividades de integrao na comunidade educativa - tipificao de medidas, salienta-se, no de comportamentos (que s em concreto e nas circunstncias especficas em que se verifica poder ser valorado); trata-se, antes, da identificao das respostas de cada escola com vista remediao de comportamentos perturbadores. Fundada em experincias bem sucedidas, esta medida educativa disciplinar tem virtualidades de adequao ao contexto da escola que um diploma de aplicao geral no pode alcanar. Constituindo expresso da autonomia da escola quanto capacidade de regulao dos conflitos na comunidade escolar, entende-se que a eficcia das tarefas que a integram depender de forma especial da adeso dos pais e encarregados de educao e da participao dos alunos na respectiva definio. - Previso das actividades de ocupao dos alunos na sequncia da ordem de sada da sala de aula - no constituindo medida educativa disciplinar, a ordem de sada da sala de aula definida no artigo 22 como uma medida cautelar a utilizar pelo professor na gesto das actividades em ambiente de aula, importando que cada escola fornea o adequado enquadramento ao aluno, que construa as suas prprias respostas. Doutra parte, evidenciando o necessrio conhecimento das regras por parte de todos os destinatrios, o Decreto-Lei n. 270/98 estabelece nos seus artigos 3, n. 4 e 37 a forma de publicitao do regulamento interno e do prprio diploma legal. Nota-se que as consideraes tecidas quanto ao conhecimento das normas e participao no respectivo processo de construo do regulamento interno, valero da mesma forma ao nvel da definio das regras de funcionamento do grupo, no mbito do plano de trabalho da turma. Envolvendo os docentes do grupo-turma considerado, a metodologia passvel de permitir a consensualizao das regras de comportamento por parte dos alunos, bem como a aferio de padres comuns de referncia.

3.3. REGIME DISCIPLINAR A clarificao do estatuto de cada indivduo na comunidade educativa e a auto-regulao da convivncia por cada escola constituem em si mesmas e pelas dinmicas que podem gerar, estratgias de preveno da indisciplina apontadas pelo Decreto-Lei n. 270/98. Doutra parte, o diploma encerra tambm uma abordagem de remediao da indisciplina, na parte em que dispe sobre o regime disciplinar dos alunos. Trata-se, a, da sinalizao do comportamento perturbador a que deva corresponder uma atitude educativa, no sentido de uma correco susceptvel de ser entendida como censura por parte da criana ou jovem em processo de formao da personalidade.

3.3.1. Estrutura do Regime Disciplinar A disciplina entendida no Decreto-Lei n. 270/98 como vertente integrante do processo educativo, cuja conduo pertence, em primeira linha, aos professores. No plano da aplicao de uma concreta medida educativa disciplinar a regulamentao fornecida pelo citado diploma, pelo regulamento interno - nas matrias em que o mesmo diploma o habilita - e, subsidiariamente, pelo Cdigo do Procedimento Administrativo ([6]) (cfr. art. 35), o qual informa toda a actividade da Administrao. Trata-se, pois, de um procedimento administrativo que o legislador pretendeu desviar do campo do direito penal e processual penal, reconduzindo-o ao ramo do direito prprio da actividade administrativa - no caso, a funo educativa desenvolvida pela instituio escolar, atravs do exerccio das competncias prprias de cada agente educativo. Este regime disciplinar assenta em alguns aspectos estruturantes que, como tal, de seguida se identificam.

O comportamento perturbador Na acepo do art. 12., n. 1 o comportamento perturbador considerado o que carece de interveno consubstanciada na aplicao de adequada medida educativa disciplinar - o comportamento do aluno que contrariando o cdigo de conduta, se traduza no incumprimento de dever e que perturbe o funcionamento das actividades escolares ou as relaes na comunidade escolar. Nem toda a manifestao de irreverncia ou conflitualidade haver de ser considerada em sede de responsabilidade disciplinar. Existir sempre uma margem em que a sinalizao do comportamento no tem que passar pela aplicao de uma medida de natureza disciplinar, margem cujos limites dependem da valorao dos adultos, na qualidade de agentes educativos, no exerccio das funes que na escola lhe so prprias e que em grande medida ditada por critrios de bom senso e de razoabilidade. Uma nota para interpretar o sentido da norma quanto recorrente questo de saber dentro de que limites se afere a responsabilidade disciplinar (muitas vezes entendida no binmio dentro/fora da escola). A redaco do n. 1 do artigo 12 leva ao afastamento do critrio fsico do local da ocorrncia, ao erigir, na circunstncia, o comportamento perturbador das actividades da escola ou das relaes na comunidade educativa; onde quer que se desenvolvam, acrescentaramos, porque determinante o efeito da perturbao gerada pelo comportamento.

A medida educativa disciplinar A noo de medida educativa disciplinar fornecida no n. 2 do artigo 12. Da se retira que servindo objectivos pedaggicos, a medida educativa disciplinar visa a correco do comportamento perturbador e o reforo da formao cvica e democrtica do aluno do aluno, tendentes ao equilibrado desenvolvimento da sua personalidade e capacidade de se relacionar com os outros, bem como sua plena integrao na escola. Releva nesta orientao integradora do aluno a considerao da medida educativa disciplinar no processo de identificao das necessidades educativas do aluno, no mbito do desenvolvimento do plano de trabalho da turma e do projecto educativo da escola, determinada no n. 4 do mesmo artigo 12, bem como o acompanhamento pelo professor titular ou pelo director de turma na sequncia da aplicao da medida, nos termos do artigo 31.

A tipificao das medidas educativas disciplinares

Significa que as medidas educativas disciplinares so as enumeradas nos artigos 14 e seguintes do diploma, no sendo admissvel a criao de qualquer outra categoria. A propsito, caber realar o papel da escola quanto definio das actividades de integrao na comunidade educativa susceptveis de serem aplicadas. Como se disse, a escola define as tarefas concretas em que se pode materializar a medida educativa disciplinar prevista nos artigos 14, alnea d) e 17. Assim, esta medida apenas existe quando o regulamento interno da escola lhe confira um contedo concreto, no respeito pelo enquadramento e limites estabelecidos no Decreto-Lei n. 270/98. Deste modo, para alm da observncia dos limites especficos consignados no n. 3 do artigo 17, as tarefas que integrem a medida educativa disciplinar no podem, como qualquer outra medida disciplinar, ofender a integridade fsica ou psquica do aluno, nem revestir natureza pecuniria. Sublinha-se que este ltimo limite negativo impede que a censura passe pela aplicao de uma sano pecuniria (dito de outra forma, no admissvel a aplicao de quaisquer multas). Daqui resulta que a tarefa orientada reparao do dano provocado pelo aluno, a que alude o n. 4 do artigo 17, nunca pode assumir uma expresso pecuniria. Antes, trata o preceito das situaes em que possvel que o efeito pedaggico da medida se alcance atravs de uma tarefa apta a repor a situao tal como existiria se o comportamento no se tivesse verificado, mas nunca atravs de uma substituio pelo valor monetrio do dano provocado - cabe na previso da norma o conhecido exemplo de limpar o que sujou ou de consertar o que estragou. O que se deixou dito no se confunde com a responsabilidade civil que emerge do facto praticado pelo aluno de que resultem prejuzos, a que nos referimos no ponto 3.3.2.. Uma nota tambm para as faltas de material por vezes consideradas no mbito das medidas disciplinares. Nos termos do artigo 15 do Decreto-Lei n. 301/93, de 31 de Agosto, o regulamento interno pode dispor sobre a forma de justificao e os limites das faltas de material didctico, no pode, contudo, conferir-lhes tratamento disciplinar por no se inscreverem neste regime. Reala-se tambm que a medida educativa disciplinar de suspenso da frequncia da escola, enunciada nos artigos 14, alnea e) e 18, pode ter por efeito a reteno do aluno que se encontre fora da escolaridade obrigatria. Considerando que o legislador no tipifica a reteno como medida disciplinar, entende-se que tal efeito deve ser ponderado na determinao concreta da medida a aplicar, ganhando aqui especial relevo os critrios de adequao e de proporcionalidade que a devem orientar. Convindo distinguir a medida educativa disciplinar acabada de referir de outras figuras terminologicamente prximas, dir-se- que esta no pode ser confundida com a suspenso preventiva, nem com a suspenso da medida disciplinar. A suspenso preventiva, prevista no artigo 27, constitui uma medida cautelar unicamente ordenada cabal instruo do procedimento ou salvaguarda do regular desenvolvimento das actividades escolares, a qual s em casos excepcionais e fundamentados poder ser determinada, devendo ser reservada a situaes a que previsivelmente venha a corresponder medida educativa disciplinar de suspenso da frequncia da escola ou mais gravosa, considerado o prejuzo que envolve para o aluno afastado da escola, bem como, a obedincia aos mesmos critrios de proporcionalidade. Por seu turno, a suspenso da medida disciplinar, prevista no artigo 30, integra a deciso do procedimento disciplinar, consistindo na possibilidade de a medida disciplinar determinada no vir a ser executada por se entender suficiente para a sinalizao do comportamento a simples advertncia e previso de aplicao da medida, durante um determinado lapso de tempo.

A adequao da medida educativa disciplinar Nos termos do artigo 13 a medida a aplicar em concreto deve ser adequada aos objectivos de formao que, atravs dela, se pretendem alcanar, mediante a ponderao da gravidade do comportamento (do desvalor da conduta e dos seus efeitos, aferida tambm pela sua repetio), das circunstncias em que se verificou (de modo, de contexto, de tempo), da intencionalidade da conduta (a voluntria e orientada a um fim pretendido), da maturidade do aluno (capacidade de entendimento no s em relao ao acto praticado como aos efeitos da medida educativa a aplicar) e demais condies pessoais, familiares e sociais. Tudo no sentido do apuramento da responsabilidade individual do aluno, de que depende a aplicao de qualquer medida disciplinar, conforme resulta do n. 3 do artigo 12. Por se tratar do apuramento da responsabilidade individual, o diploma impede as denominadas faltas colectivas, impondo que se apure a responsabilidade de cada um, ainda que de todos de um conjunto. A adequao da medida educativa disciplinar a aplicar deve subordinar-se a critrios e quadros de valores assumidos pela comunidade educativa e a princpios de igualdade e de proporcionalidade que garantam a equidade na anlise e deciso de situaes idnticas, prevenindo, desta forma, actuaes arbitrrias.

A competncia para a aplicao de medida educativa disciplinar Tanto o comportamento perturbador como a correspondente medida educativa disciplinar tm significado no contexto da comunidade escolar em concreto, dependendo a determinao da medida de factores que s a escola pode conhecer pelo que lhe cabe a aplicao da medida ou a proposta da medida adequada - a competncia , em regra, cometida a nvel da escola, aos professores e ao Director ou Presidente do rgo de direco executiva da escola (cfr. arts. 21, 23 e 24). As excepes reportam-se s medidas que extravasam o mbito da escola: a expulso e a transferncia, em que a competncia pertence ao Director Regional de Educao (cfr. art. 25).

Garantias dos alunos e dos pais e encarregados de educao A desejada celeridade na aplicao de medida educativa disciplinar, em ateno sua eficcia pedaggica, gerida num necessrio equilbrio em que pesam outros interesses legitimamente tutelados: as garantias dos cidados na relao com a Administrao, tambm no procedimento disciplinar. Desta feita, o diploma consagra garantias processuais que abrangem no regime disciplinar a interveno dos alunos e dos respectivos pais e encarregados de educao. O aluno sempre ouvido no procedimento disciplinar e garantida a audincia oral aos pais e encarregados de educao do aluno menor. Por outro lado, sempre possvel a interposio de recurso hierrquico da deciso de aplicao de medida educativa disciplinar. O recurso facultativo - fixada que se encontra a competncia para a deciso final, o particular pode impugn-la contenciosamente - mas tem efeito suspensivo nas situaes em que no poderiam vir a ser apagadas as consequncias da medida que viesse a ser anulada no mbito do recurso hierrquico (transferncia e expulso da escola). Considerando que a revogao da deciso de aplicao de medida educativa disciplinar implica a reposio da situao como se no tivesse sido aplicada, entende-se que no caso de revogao da medida de suspenso da frequncia da escola, para alm da relevao das faltas, a escola deve promover um reforo do apoio pedaggico ao aluno. O diploma prev ainda no seu artigo 33 uma forma alternativa de regulao dos conflitos, a accionar por opo dos interessados, consistente em interveno de comisso arbitral constituda para o efeito; mecanismo que depende de regulamentao quanto ao seu funcionamento.

3.3.2. Outros Tipos de Responsabilidade O Decreto-Lei n. 270/98 esclarecedor quanto a outro tipo de matrias que podem coexistir com a responsabilidade disciplinar.

A responsabilidade civil A responsabilidade civil considerada no Decreto-Lei n. 270/98 a que emerge de acto praticado por aluno de que resultem danos. A matria regulada em sede prpria - o direito civil - mas o diploma esclarece no seu artigo 36 que, independentemente da aplicao de medida educativa disciplinar, o aluno e o respectivo representante legal so civilmente responsveis pelos danos causados. A responsabilidade disciplinar do aluno no se confunde com a responsabilidade civil, impendendo sobre o aluno maior ou sobre os pais do aluno menor, como seus representantes legais (na situao mais comum) a obrigao de indemnizar os prejuzos por ele causados. A proibio de a medida educativa disciplinar revestir natureza pecuniria melhor se entende neste contexto uma vez que o dever de indemnizar se prende com a responsabilidade civil, no com a responsabilidade disciplinar.

A responsabilidade criminal

Em plano distinto se situa tambm a responsabilidade criminal, no obstante poder coexistir com a responsabilidade disciplinar. E, aqui chegados, se destrina o devido enquadramento das formas mais graves ou violentas da indisciplina, prximas dos fenmenos de delinquncia juvenil. Assim, se o facto praticado por aluno de 16 ou mais anos de idade for qualificado como crime, impende sobre ele responsabilidade criminal, a accionar, consoante a natureza do crime, por queixa do ofendido ou participao do rgo de direco executiva da escola (cfr. art. 11, n. 5). Se o facto corresponder a ilcito criminal cujo procedimento no dependa de queixa do ofendido e for praticado por aluno menor de 16 anos, prev o n. 4 do mesmo artigo 11 a comunicao do facto pelo rgo de direco executiva ao Ministrio Pblico junto do tribunal com competncia em matria de menores, no caso do aluno ter idade compreendida entre os 12 e os 16 anos, ou respectiva comisso de proteco de menores, caso o aluno tenha menos de 12 anos. Os preceitos referidos tm a virtualidade de explicitar a actuao da escola perante as diferentes tutelas jurdicas. De um lado, o ordenamento criminal, em face do qual existe responsabilidade aos 16 anos; de outro lado, a recente Lei Tutelar Educativa, aprovada pela Lei n. 166/99, de 14 de Setembro, que, de forma indita na nossa ordem jurdica, veio criar um direito criminal dos menores aplicvel a jovens de idade compreendida entre os 12 e 16 anos.

3.3.3. A interveno da escola em situaes de perigo para crianas e jovens O diploma explicita ainda nos n.s 1 a 3 do artigo 11 a actuao da escola em face de situaes detectadas que constituam perigo para as crianas e jovens, aqui, em total consonncia com a Lei de Proteco das Crianas e Jovens em Perigo, aprovada pela Lei n. 147/99, de 1 de Setembro. Nos termos do artigo 6 desta Lei e dos n.s 1 e 2 do artigo 11 do Decreto-Lei n. 270/98 cabe escola, enquanto entidade com competncia em matria de infncia e juventude, a interveno especfica em situaes de perigo para o aluno menor, adequada remoo desse perigo, podendo para o efeito solicitar a cooperao de autoridades administrativas e de entidades pblicas e particulares. No caso da interveno da escola, com os meios de que dispe e as parcerias que desenvolve, no se mostrar suficiente para afastar a situao de perigo, deve, ento, o respectivo rgo de direco executiva suscitar a interveno da comisso de proteco de menores ou, nos concelhos em que no se encontre ainda instalada, comunicar a situao ao Ministrio Pblico junto do tribunal competente em matria de menores. Encontrando-se a escola especialmente posicionada para a sinalizao de situaes que importem perigo para os menores, nos casos que ela prpria no consegue encontrar a resposta adequada, compete-lhe suscitar outro nvel de interveno; a da comisso de proteco de menores ou dos tribunais. Mas tal no pode significar que a escola se demita da competncia prpria que detm em matria de promoo dos direitos e de proteco das crianas e dos jovens. Neste contexto, convir realar o significativo aumento das situaes de abandono e de absentismo escolar sinalizadas pelas escolas junto das comisses de proteco de menores. Do apontado enquadramento jurdico da matria resulta que, em situaes de abandono e de absentismo, a escola no deve suscitar a interveno da comisso de proteco de menores sem antes esgotar os meios ao seu alcance para remover o perigo, sem exercer a interveno que lhe prpria; no caso, atravs do recursos a medidas e aces especficas que o sistema educativo prev no mbito do combate excluso e ao insucesso escolar (nomeadamente, currculos alternativos, cursos de educao e formao, programa 15-18, interveno dos servios especializados de apoio educativo).

3.3.4. A tramitao do procedimento disciplinar A tramitao processual do procedimento disciplinar por vezes entendida como excesso de carga burocrtica para as escolas. Importa aqui recordar que exigncias de fundamentao das decises, de reduo a escrito da instruo, de comunicao ou notificao dos actos, correspondem a garantias dos particulares, prprias de um estado de direito, derivando de princpios que conformam toda a actividade administrativa na sua relao com os administrados. O diploma estabelece o regime especfico do procedimento disciplinar (simplificando-o e tornando mais clere por referncia normal tramitao de um procedimento administrativo) e, onde no dispuser de forma especial, aplicar-seo as normas do Cdigo do Procedimento Administrativo. Numa perspectiva de apoio aplicao do regime disciplinar dos alunos, apresentamos a seguir um conjunto de modelos que correspondem a necessrios passos do procedimento, nos quais so introduzidas as observaes tidas por pertinentes. Tais modelos tm caracter meramente indicativo, constituindo apenas um contributo para apoio actividade das escolas.

MINISTRIO DA EDUCAO Unidade de Acompanhamento do Regime de Autonomia e Gesto

ANEXO

INSTRUMENTOS DE APOIO S ESCOLAS PARA ORGANIZAO DO PROCEDIMENTO DISCIPLINAR DOS ALUNOS

LISBOA - MAIO 2000

DESPACHO

Em .../.../... por mim instaurado procedimento disciplinar ao aluno n. ... do ... ano da turma ..., (nome), com base na participao apresentada em .../.../..., e nomeado instrutor, o professor ... .

O DIRECTOR/PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO ____________________________________

ANOTAES: I. O professor instrutor dever ser um professor da turma, por forma a assegurar-se o conhecimento do aluno e do grupo em que o mesmo se insere, necessrio cabal instruo do procedimento. II. S em situaes excepcionais a designao dever recair sobre o director de turma uma vez que dever ser salvaguardado o seu papel de adulto mediador na comunidade educativa, dadas as funes que lhe so cometidas, nomeadamente no acompanhamento do aluno na sequncia da aplicao da medida educativa disciplinar. III. De acordo com o art. 55 do Cdigo do Procedimento Administrativo, este despacho deve de ser comunicado (no se tratando de notificao), nos termos do modelo seguinte.

Exm() Senhor(a) (nome do encarregado de educao)

Sua referncia

Sua comunicao de

Nossa referncia

Data

Assunto: Instaurao de procedimento disciplinar.

Comunico a V Ex (ou ao aluno, sendo maior) que nesta data dei incio ao procedimento disciplinar instaurado por despacho de .../.../... do Director/Presidente do Conselho Executivo desta Escola, ao seu educando ..., aluno n. ... da turma ... do ano ...

Com os melhores cumprimentos.

O INSTRUTOR ________________________

ANOTAES: I. A comunicao da instaurao do procedimento disciplinar pode ser feita por carta registada ou pessoalmente, caso em que dever ser comprovado o conhecimento por parte do destinatrio, mediante assinatura e meno da data. II. A instruo inicia-se com esta comunicao, devendo as folhas que compem o processo ser numeradas e rubricadas pelo instrutor e mencionada a data da juno de quaisquer documentos ao processo. III. O processo individual do aluno deve ser junto ao processo disciplinar enquanto o mesmo decorrer.

IV. Quando o comportamento objecto do procedimento disciplinar seja praticado simultaneamente por vrios alunos devero ser organizados processos individuais, sem prejuzo da nomeao de um s instrutor para todos eles. Assim, e para instruo dos vrios processos, devero ser extradas certides de todos os documentos que importem a mais do que um deles, juntando-se o original a um e as certides aos restantes.

DESPACHO

Em .../.../..., e de acordo com o art. 27 do D.L. n. 270/98, de 1 de Setembro, suspendo preventivamente por ... dias o aluno ..., n.... da turma ... do ...ano por considerar, com base na participao apresentada em .../.../..., que a sua presena neste estabelecimento de ensino perturba gravemente o normal funcionamento das actividades escolares / a instruo do processo, uma vez que...

O DIRECTOR/PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO ________________________________

ANOTAES:

I. A suspenso preventiva no pode exceder oito dias teis e s excepcionalmente dever ser aplicada. Com efeito, no constituindo uma medida educativa disciplinar, funciona como medida cautelar que serve unicamente os objectivos referidos no n 1 do art. 27. II. O despacho carece de fundamentao (que pode suportar-se em proposta do instrutor), devendo ser discriminadas as circunstncias que consubstanciam a gravidade da perturbao (Exemplo: o aluno provoca medo entre os colegas, ameaa os outros intervenientes no processo; gera um clima de violncia na escola ou alvo de violncia). III. Sendo certo que a suspenso preventiva no d lugar a marcao de faltas, o prejuzo resultante do afastamento do aluno da escola dever ser ponderado na determinao da medida educativa disciplinar e, caso venha a ser aplicada a medida de suspenso da frequncia da escola, o perodo de suspenso preventiva deve ser computado nos dias de suspenso da medida educativa disciplinar (procedendo-se, ento, correspondente marcao das faltas). IV. Da suspenso dever ser notificado o encarregado de educao ou o aluno, se maior (v. notas ao modelo seguinte).

Exm() Senhor(a) (nome do encarregado de educao)

Sua referncia

Sua comunicao de

Nossa referncia

Data

Assunto: Convocao para audincia oral de interessados no procedimento disciplinar instaurado em .../.../... ao aluno ...

Solicito a V. Ex que se digne comparecer nesta Escola, na sala ..., no prximo dia ..., pelas ... horas, acompanhado do seu educando ....., aluno n. ...., da turma ..., do ano ..., a fim de serem ouvidos, nos termos do artigo 26 do Decreto-Lei n 270/98, de 1 de Setembro (Estatuto dos Alunos), no procedimento disciplinar supra referido.

Com os melhores cumprimentos.

O INSTRUTOR ___________________________

ANOTAES: I. Este modelo utiliza-se para convocar o encarregado de educao ou o aluno, se maior, para a audincia oral a que se refere o n. 2 do art. 26 do Estatuto dos Alunos.

II. A audincia dever ser convocada com a antecedncia mnima de dois dias teis, mediante notificao, por carta registada com aviso de recepo ou pessoalmente, caso em que o ofcio deve ser convertido em termo de notificao, de contedo equivalente, datado e assinado pelo notificado. III. Deve juntar-se ao processo o termo ou a cpia da carta, o comprovativo do registo e, logo que possvel, o aviso de recepo. IV. Na hiptese de devoluo da carta, deve a mesma ser junta ao processo, no deixando a notificao de produzir os seus efeitos, desde que a carta tenha sido expedida para a morada constante no processo do aluno (por aplicao subsidiria do art. 254 do Cdigo do Processo Civil).

REGISTO DE DECLARAES

Em ... /.../..., na Escola ..., compareceu perante mim ...(nome), instrutor, ...(identificao) que no mbito do procedimento disciplinar instaurado ao aluno ..., n.... da turma... do ...ano declarou: .... .... .... .... ....

Lidas as declaraes, assinam.

O DECLARANTE ___________________________

O INSTRUTOR

___________________________

ANOTAES: I. Esta forma pode ser utilizada na reduo a escrito de quaisquer declaraes prestadas pelo aluno visado no procedimento, por alunos, professores, auxiliares de aco educativa ou quaisquer outras pessoas que devam ser ouvidas no mbito da instruo do procedimento. II. Caso existam contradies entre declaraes prestadas, afigura-se conveniente o confronto simultneo dos declarantes (dando-se aos mesmos a oportunidade de confirmao, modificao ou contestao de declaraes anteriormente produzidas) tambm reduzido a escrito.

ACTA DE AUDINCIA ORAL DOS INTERESSADOS

Em .../.../..., na Escola ..., compareceram perante mim ...(nome), instrutor, o aluno..., n. ... da turma ... do ....ano, e o seu encarregado de educao, ... (identificao) ( se o aluno for menor).

Iniciada a audincia, foram os interessados informados de que da instruo do processo resultou apurado um comportamento do aluno que se traduz no incumprimento do(s) dever(es) geral/especial de ..., estabelecido no art. ... do Estatuto dos Alunos/Regulamento Interno consubstanciado nos seguintes factos: ... Mais foram informados de que considerados os objectivos da interveno disciplinar e as circunstncias relevantes na adequao da medida educativa disciplinar, ... o comportamento do aluno passvel de aplicao da medida educativa disciplinar de ... estabelecida na alnea ...do art. 14 do Estatuto dos Alunos.

Ficando cientes dos aspectos relevantes para a deciso do procedimento, os interessados pronunciaram-se nos seguintes termos: ... Por ltimo, foi requerida pelos interessados a realizao das seguintes diligncias: (sendo o caso) ...(exemplo: juno de documentos, tomada de declaraes das pessoas indicadas).

Lidas as declaraes, assinam.

O ALUNO ________________________________

O ENCARREGADO DE EDUCAO

_________________________________

O INSTRUTOR

_________________________________

ANOTAES: I. Em sede de audincia prvia dos interessados, o aluno visado no procedimento deve ser ouvido na presena do respectivo encarregado de educao, sem prejuzo da audincia poder ser realizada s com o aluno, nas situaes em que o encarregado de educao, devidamente notificado para o efeito, no venha a comparecer. Nesta situao tem-se por conveniente o acompanhamento do aluno por um professor, mostrando-se especialmente vocacionado para o efeito o director de turma, o adulto mediador. II. O direito de audio do aluno reconhecido no artigo 84 da Lei de Proteco das Crianas e Jovens em Perigo (aprovada pela Lei n 147/99, de 1 de Setembro) e no artigo 45 da Lei Tutelar Educativa (aprovada pela Lei n 166/99, de 14 de Setembro) como corolrio da considerao da criana e do jovem como sujeito de direitos e deveres, expresso no artigo 12 da Conveno sobre os Direitos da Criana. III. Os interessados devem ser informados na audincia oral de todos os aspectos relevantes para a deciso do procedimento disciplinar (cabendo ao instrutor prestar a informao em termos apreensveis pelo aluno), tendo nesta diligncia oportunidade de apresentar a sua defesa, de juntar documentos e de requerer outras diligncias probatrias. IV. A acta corresponde reduo a escrito exigida no n 2 do artigo 26, constituindo, na essncia, um relatrio preliminar, por referncia ao futuro relatrio do instrutor (a que acrescer a considerao dos elementos resultantes da audincia oral).

RELATRIO DO INSTRUTOR

1. Por despacho de .../ .../... do Director/Presidente do Conselho Executivo da Escola ..., foi mandado instaurar procedimento disciplinar ao aluno ..., n...., da turma... do ... ano; 2. O referido despacho teve por base a participao apresentada pelo (ex. professor ...) (fls. ...);

3. Foram ouvidos no procedimento ... (fls. ... a fls. ...), dando-se aqui por integralmente reproduzidas as suas declaraes; 4. O encarregado de educao, tendo sido regularmente notificado para audincia oral (fls. ... a fls. ...) no compareceu, tendo-se procedido audincia do aluno, conforme consta da respectiva acta de fls. ... ; ou Procedeu-se audincia oral do encarregado de educao e do aluno, conforme consta da respectiva acta de fls. ...; 5. A solicitao do(s) interessado(s) foram juntos ao processo os documentos de fls. ... / Foram ouvidos ... (fls. ... a fls. ...), dando-se aqui por integralmente reproduzidas as suas declaraes; 6. Considerados todos os elementos reunidos na fase da instruo, designadamente a prova produzida a pedido dos interessados, e tendo-se por relevante (exemplo: a contradio entre as declaraes prestadas pelo aluno e respectivo encarregado de educao e o contedo das declaraes prestadas a fls. .../ o teor do relatrio do psiclogo do aluno apresentado pelo encarregado de educao e junto a fls. ... ), conclui-se pelo apuramento dos seguintes factos: ... 7. A matria apura um comportamento do aluno que se traduz no incumprimento do(s) dever(es) geral/especial de ..., estabelecido no art. ... do Estatuto dos Alunos/Regulamento Interno. Apurada tambm a responsabilidade individual do aluno porquanto ... e resultando do comportamento a perturbao do regular funcionamento das actividades da Escola/das relaes na comunidade educativa, dado que (exemplo: contribuiu para um clima de instabilidade na sala de aula/prejudicou a convivncia entre os colegas da turma), justifica-se uma interveno educativa mediante a aplicao de medida educativa disciplinar. 8. Tendo em conta ... (os critrios de adequao da medida educativa disciplinar estabelecidos no n. 1 do art. 13.) e verificando-se a(s) circunstncia(s) atenuante/agravante ... (previstas nos n.s 2 e 3 do mesmo preceito), proponho a aplicao ao aluno da medida educativa disciplinar de ..., prevista na alnea ... do art. 14 e no art. ... do Estatuto dos Alunos, por se considerar apta a ...(objectivos pedaggicos da medida disciplinar enunciados no n. 2 do art. 12.).

(local e data) O INSTRUTOR

____________________________

ANOTAES: I. O Relatrio dever ser elaborado finda a instruo do procedimento, devendo ser valorada toda a prova produzida, incluindo a resultante das diligncias requeridas pelos interessados. II. Fixada a matria factual, provado o incumprimento de dever geral ou especial e a responsabilidade individual do aluno, h que avaliar a necessidade da interveno atravs da aplicao de medida educativa disciplinar e determinar a respectiva graduao mediante a ponderao dos critrios fornecidos no art. 13 do Estatuto dos Alunos. Nesta

graduao deve ainda ser ponderada a eficcia da medida a aplicar, por referncia ao aluno individualmente considerado e aos objectivos pedaggicos a que se destina. III. O relatrio, juntamente com todas as peas que constituem o processo, apresentado ao Director/Presidente do Conselho Executivo, para convocao do Conselho de Turma Disciplinar, que reunir com carcter de urgncia, em prazo no superior a dois dias teis, nos termos do art.. 28 do Estatuto dos Alunos.

PARECER DO CONSELHO DE TURMA DISCIPLINAR

1 - Em cumprimento do Despacho de ... de ... , do Director/Presidente do Conselho Executivo da Escola, procedeu este Conselho anlise e apreciao dos factos praticados pelo aluno ..., os quais motivaram o procedimento disciplinar que lhe foi instaurado em ... de ... de ..., e que culminou na apresentao pelo Instrutor de proposta de aplicao da medida educativa disciplinar de ..., prevista na alnea ... do art. 14 do D.L. n. 270/98, de 1 de Setembro. 2 - Assim, compulsado o teor do relatrio do Instrutor, fls. ... a fls. ... do procedimento disciplinar, o qual passar a fazer parte integrante do presente parecer, considerou o Conselho: a) (Apreciao da matria factual provada) b) (Necessidade de interveno educativa face ao comportamento do aluno - n. 1 do art.. 12 do Estatuto dos Alunos) c) (Adequao da medida educativa disciplinar a aplicar ao aluno individualmente considerado proposta pelo instrutor critrios e circunstancias estabelecidas no art.. 13 e objectivos pedaggicos da medida enunciados no n. 2 do art.. 12 do mesmo Estatuto). 3 - Tudo ponderado, foi emitido pelo Conselho parecer favorvel aplicao da medida proposta pelo Instrutor. Pelo exposto, e conforme deliberao do Conselho de Turma inserta na acta n. ... de .../.../..., ora junta, depois de lido e aprovado, vai o presente parecer ser assinado nos termos da legislao em vigor:

A PRESIDENTE:

A SECRETRIA:

(local e data)

ANOTAES: I. A acta da reunio do conselho de turma dever ser junta ao parecer elaborado.

II. O conselho de turma disciplinar emite parecer sobre o relatrio do instrutor (devendo ser devidamente fundamentado em caso de no concordncia com a proposta apresentada) e formula a proposta a que se refere o n. 3 do art. 17 em procedimento que configure a aplicao da medida educativa disciplinar de actividades de integrao na comunidade educativa. III. A composio do conselho de turma disciplinar determinada nos ns 3 a 6 do art. 28 do Estatuto dos Alunos. Sublinha-se que nele tm assento um representante da associao de pais e encarregados de educao e um representante dos pais e encarregados de educao dos alunos da turma, sugerindo-se que este ltimo seja designado atravs de processo de eleio. IV. De salientar que no podem participar no conselho de turma os elementos que detenham a posio de interessados no procedimento - caso, do lado dos particulares, do delegado de turma que seja o aluno visado no procedimento disciplinar e do respectivo encarregado de educao na situao de representante dos pais e encarregados de educao dos alunos da turma ou da associao, e, do lado da Administrao, do titular de rgo ou agente que se encontre em qualquer das situaes de impedimento referidas no artigo 44 do Cdigo do Procedimento Administrativo (genericamente, situaes em que existe um interesse pessoal na deciso do procedimento). De referir, ainda, que estes impedimentos no se confundem com os considerados em processo penal, afastados no Decreto-Lei n 270/98, os quais impediriam, em qualquer caso, a participao no conselho de turma disciplinar do professor participante do comportamento. Ao invs, a dimenso disciplinar integra a competncia do professor - que como em qualquer outro procedimento administrativo exercida na instruo tendente correspondente deciso - s se encontrando impedido nos casos, legalmente previstos, em que prevalece um interesse pessoal na deciso. V. Aos elementos que integram o conselho de turma disciplinar, designadamente o representante dos pais, facultada a consulta do processo, no sendo admissvel a extraco de cpias das peas que o compem.

DECISO FINAL

Concordando com os fundamentos de facto e de direito constantes do Relatrio elaborado pelo Instrutor a fls. ... e do Parecer do Conselho de Turma Disciplinar de fls. ..., aplico ao aluno a medida educativa disciplinar de ... prevista na alnea ... do art. 14 do D.L. n. 270/98, de 1 de Setembro.

(local e data)

O DIRECTOR / PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO _______________________________________

ANOTAES: I. A deciso dever ser proferida no prazo de dois dias teis contados a partir da data da reunio do conselho de turma disciplinar, carecendo de fundamentao, a qual poder consistir em declarao de concordncia com o parecer daquele rgo ou com a proposta do instrutor. No existindo essa concordncia, o director/presidente do conselho executivo ter de fundamentar expressamente a sua posio. II. Caso a competncia para a aplicao da medida pertena do director regional de educao, o presidente do conselho executivo pronuncia-se sobre a proposta do instrutor e o parecer do conselho de turma, remetendo o processo para deciso. III. A deciso dever ser notificada pessoalmente ao aluno e ao respectivo encarregado de educao, se aquele for menor, nos termos do modelo seguinte.

TERMO DE NOTIFICAO

Nesta data notifiquei o aluno ... n. ... da turma ... do ano ... e o encarregado de educao ... (no caso de aluno menor) da deciso final no procedimento disciplinar instaurado proferida em .../.../... pelo Director/Presidente do Conselho Executivo/Director Regional de Educao, de aplicao da medida educativa disciplinar ..., prevista nos artigos ... do Decreto-Lei n 270/98, de 1 de Setembro (Estatuto dos Alunos), com fundamento nos elementos constantes de fls..., medida a executar em ...

(local e data)

O ALUNO

___________________________

O ENCARREGADO DE EDUCAO

____________________________

____________________________

ANOTAES: I. Este modelo refere-se s notificaes feitas pessoalmente. Determinando o artigo 29, n 2 esta forma de notificao (ao invs de outros casos atrs abordados em pode constituir alternativa notificao postal, nos termos do artigo 70 do C.P.A.), em caso de impossibilidade de notificao pessoal da deciso, devem ser fundamentados no processo os motivos que a determinam, devendo, ento, a notificao ser feita por carta registada com aviso de recepo.

II. A forma pessoal da notificao justifica-se pela necessidade de explicitao do contedo do acto. Com efeito, sendo a deciso notificada ao encarregado de educao mas tambm ao aluno, o efeito a alcanar ser o do conhecimento dos pressupostos e objectivos da interveno disciplinar, devendo ser facultadas cpias dos elementos em que se fundamenta a deciso e explicado o respectivo contedo de forma apreensvel pelo aluno. Assim entendido o propsito desta notificao, afigura-se totalmente ajustado que seja feita pelo do director de turma, no mbito do acompanhamento a dispensar ao aluno a que se refere o artigo 31. III. A notificao aqui referida deve mencionar o momento da execuo da deciso de aplicao da medida educativa disciplinar, o qual s pode ser diferido para o ano lectivo subsequente se por razes de calendrio escolar a execuo da deciso se apresentar inviabilizada, conforme resulta do n 3 do artigo 29. IV. Deve tambm ser junto ao processo o termo assinado ou a cpia da carta, o comprovativo do registo e, logo que possvel, o aviso de recepo (v. notas notificao para a audincia oral).

-------------------------------------------------------------------------------([1]) Cfr. Decreto-Lei n. 115-A/98, de 4 de Maio, alterado pela Lei n. 24/99, de 22 de Abril.

([2]) Cfr. artigo 36. do regime de autonomia, administrao e gesto, aprovado pelo Decreto-Lei n. 115-A/98, de 4 de Maio.

([3]) Cfr. artigo 6. do Decreto Regulamentar n. 10/99, de 21 de Julho.

([4]) Cfr. artigo 7. do Decreto Regulamentar n. 10/99, de 21 de Julho.

([5]) Cfr. Decreto-Lei n. 207/96, de 2 de Novembro.

([6]) Aprovado pelo Decreto-Lei n. 442/91, de 15 de Novembro, alterado pelo Decreto-Lei n. 6/96, de 31 de Janeiro.

Potrebbero piacerti anche