Sei sulla pagina 1di 2

O Livro-Coisa

Oficina sobre Construo e Restauro de Livros


Mediadora: Cibele Andrade (Mat. UnB: 09/0022734) Esta oficina foi desenvolvida durante os semestres de 2012 e 2013, na UnB, durante o curso de Licenciatura em Artes Visuais, e tem como propsito construir com os alunos ideias sobre livro. Investigaremos o que adere valor subjetivo a um livro e a partir desse valor construiremos um livro prprio personalizado exercitando esses conceitos e avaliando a dificuldade envolvida em cada processo. Por ltimo nos voltaremos para o esforo de observar livros prontos, qual seu valor aderido ao uso e qual foi o trabalho empreendido para faz-lo.

Justificativa
A grande importncia do livro, tal como ele abordado na escola, de objeto de auxilio e mediao na construo do conhecimento. Em sua forma mais consagrada nesse espao, o livro didtico tem por fim ser um instrumento de comunicao, que organiza e transmite ideias e emoes, podendo orientar o uso de outros recursos. (RODRIGUES, 2009) Porm, estamos numa poca em que esses veculos de conhecimento mudam muito rpido de forma e so reinventados nos meios de comunicao segundo a necessidade da ideia do momento. O livro-objeto, derivado dos movimentos de livro-arte e livro de artista, se encaixa de forma muito adequada nesse contexto, com seu grande potencial de transformao e adaptao. Ele pretende, antes de tudo, ser uma expresso artstica, mas ainda atrelado ao modelo conhecido e confortvel do livro. (SILVEIRA, 2001) Atravs dessa prtica de construo do livro, possvel repensar suas funes e variaes, e o valor subjetivo que pode estar aderido a ele.

Didtica
Turma: At 10 participantes acima dos 10 anos que tenham interesse em livros. Materiais de apoio Esptulas Rguas Tesouras Cola branca, copos e pinceis Papeis variados

Papel paran ou papelo Linhas e agulhas de tapearia (Todo o material de apoio ser fornecido pela ministrante) Plano de Atividades A oficina est dividida em dois mdulos.

Primeiro mdulo: Ideias e construes - Apresentao e conversa iniciais; onde os participantes sero conduzidos a repensar os conceitos conhecidos de livro e suas abrangncias. - pequena apresentao histrica de diversos modos como livros foram construdos e seus diversos usos, j orientando os alunos a pensar como gostariam de construir seus livros pessoais. -Passaremos por muitos modelos de livros, com diversas funes e temas, (livros fsicos e digitais) e faremos um brainstorm sobre o que um livro pode ser, e uma listagem das principais ideias levantadas. -Para o encontro seguinte pedirei a cada um que traga qualquer material que ache interessante para construir seu prprio livro. Segundo mdulo: A construo do livro - Com os materiais trazidos em adio ao conjunto de materiais previamente separado, montaremos os livros em duplas, que sero sugeridas de acordo com as similaridades dos projetos de cada um. - Os recursos didticos disponibilizados sero quase inteiramente visuais (impressos, para consulta), demonstrando algumas variedades de montagens de livros, costura e colagem. -Cada participante expressar suas prprias concluses sobre o processo de criao, e significao do livro, que ser registado como parte da pesquisa resultante.

Bibliografia BEIGUELMAN, Giselle. O livro depois do livro. Ed Petrpolis, So Paulo, 2003. SILVEIRA, Paulo Antnio de Menezes Pereira da. A pgina violada. Ed UFRS, 2001. RODRIGUES, Melissa Haags. Imagens lidas & palavras vistas: O papel mediador do livro didtico para a criana. UESC, 2009.
Braslia, 12 de Junho de 2013. Cibele Andrade

Potrebbero piacerti anche