Sei sulla pagina 1di 5

Partindo do pressuposto de que os diferentes gneros textuais so utilizados nas diversas circunstncias sociocomunicativas cotidianas, h aqueles em que expressamos

nossos posicionamentos de forma um pouco mais contundente. Situao essa demarcada pela carta do leitor, pelo manifesto, carta aberta, abaixo-assinado e, como no poderia deixar de ser, pela carta de reclamao. Um dos aspectos que demarcam a carta de reclamao significamente diz respeito ao fato de que nela o destinatrio algum com plenos poderes de resolver um problema apontado pelo emissor da carta. Outro aspecto, no menos relevante, se refere ao aspecto atribudo linguagem. Por se tratar da modalidade escrita da linguagem, o que prevalece no poderia ser diferente, ou seja, ser usado o padro formal, cuja estrutura sempre tende a obedecer a alguns parmetros, previamente definidos no que se refere aos elementos constituintes. Dentre eles, destacamos:

Local e data;

Identificao do destinatrio em virtude de se tratar de algum em especfico, o uso do pronome de tratamento adequado se torna fator preponderante;

Vocativo;

Corpo do texto, seguido de argumentos que justifiquem o discurso manifestado;

Expresso de despedida;

Assinatura;

Nome do remetente.

Vnia Maria Do Nascimento Duarte

Carta de Reclamao

Como lidar com carta de reclamao A seguir, algumas regras gerais para lidar com as cartas de reclamao. Nunca comece este tipo de carta usando Prezado Senhor ou Senhora. As pessoas queixosas devem receber tratamento especial - use o nome delas.

Pea a algum funcionrio graduado da companhia para assinar estas cartas. Uma carta enviada pelo Gerente ou pelo Diretor de VEndas, e no por um funcionrio de segundo escalo, tem mais chances de apaziguar os nimos da pessoa queixosa.

Comece a carta agradecendo pessoa por ter enviado sua carta de reclamao.

Nunca admita a responsabilidade, a no ser que voc realmente tenha culpa. Mas nunca diga diretamente que acha que a pessoa queixosa tambm tem culpa. H vrias expresses que voc pode usar, como: Tenho certeza de que deve ter havido algum engano.

Adote uma atitude solidria e compreensiva. provvel que a pessoa que est se queixando seja menos rigorosa ao perceber que h um ser humano sensvel do outro lado.

Prezada Sra. Pereira Castro,

Recebemos sua carta do dia 4 de outubro, na qual a senhora se queixa de que sua moblia de escritrio entregue no dia anterior apresentava defeitos.

Estamos investigando o assunto e voltaremos a lhe escrever nas duas prximas semanas. Pedi que o Departamento de Crdito suspenda a fatura do seu pagamento at l.

Atenciosamente,

Leila Passos Leila Passos Gerente de Vendas

Mesmo que a falha apontada pela pessoa queixosa no fique clara, seja magnnimo. Oferea algum benefcio, como um pequeno adiamento no pagamento da fatura ou qualquer outro

agrado que sirva de consolo. Na maioria dos casos, um recuo nobre melhor do que manter uma posio infexvel.

claro que a maneira como voc responde a uma queixa depender inteiramente de considera-la procedente ou no. Se, contudo, voc ficar em dvida, jogue com o tempo, como mostra a carta mais acima.

Implicaes Legais Nunca concorde em escrever estimativas, faturas, queixas ou acusaes, a no ser que tenha certeza de que elas estejam corretas e que voc tenha como comprov-las.

Nunca se comprometa a fazer alguma coisa, a menos que tenha certeza de que poder cumprir o combinado.

Nunca escreva alguma coisa potencialmente difamatria ou que possa ter qualquer atribuio de comportamento ilegal, desonesto ou incorreto.

Diga a verdade. Qualquer pessoa que baseie uma deciso em uma declarao que voc tenha dado sabendo ser falsa tem o direito de reparao lega.

Carta de Reclamao Como o prprio nome j diz, a carta de reclamao tem o objetivo de reclamar um problema ocorrido a um determinado destinatrio que tenha o poder e dever de resolv-lo. Por exemplo, se voc comprou algum produto na internet, e o mesmo est demorando mais que o normal para chegar. Caso o contato via telefone no d nenhum resultado, outra alternativa usar a carta de reclamao. Nela, voc ir colocar os antecedentes, para que seja feito uma anlise do caso e tambm o problema que ocorreu. O discurso deve ser argumentativo, de forma que seja descrito de forma clara e objetiva qual foi o problema, motivo, local e tambm coloque quais seriam as consequncias caso ele no seja resolvido a tempo. Preste bem ateno no que vai escrever, pois todas as evidncias do ocorrido devem comprovar que voc quem tem razo. Para tentar agilizar o processo, proponha algumas possveis solues.

Estrutura

Uma carta de reclamao no deve ser feita de qualquer jeito. Ela deve ter uma estrutura organizada, que deve conter as seguintes informaes:

Identificao do remetente (nome completo, endereo, etc.); Identificao do destinatrio (nome completo/empresa, endereo, etc.); Data de quando a carta foi escrita; Local de onde a carta foi escrita; Assinatura manual (passa mais confiana e seriedade do que a digital); Anexos e documentos (caso seja necessrio colocar algo como prova de que voc est certo). Outra informao importante e que muita gente acaba esquecendo, que a carta de reclamao deve ser escrita preferencialmente por meio digital. Isso torna a leitura mais fcil, alm de ser bem mais formal que um texto feito inteiramente manuscrito.

Modelo Pronto

Est precisando fazer uma carta de reclamao, mas no tem ideia por onde comear?! Siga o modelo que disponibilizamos logo mais abaixo. Basta preencher/substituir com as suas informaes e do destinatrio. Confira:

_________________________ x _________________________

Remetente: Joo da Silva Rua dos Joaquins, n 01, Bairro JJ 000-000 Campinas do Sul

Destinatrio:

COMPUTERLY, LTDA. Rua do equvoco, n 2 0000-000 Campinas do Sul

Campinas do Sul, 29 de Fevereiro de 2009.

Assunto: computador entregue com estragos aparentes Exmo(s). Senhor (es),

No ltimo dia 05 de Fevereiro, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do equvoco, n 2, como endereado, a fim de comprar um computador. Aps escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o servio. No dia 10 do mesmo ms, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, aps ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e no funcionava. Diante deste fato, recusei o computador e solicitei que me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor j pago. Entretanto, at a presente data continuo espera.

O atraso na resoluo do problema vem ocasionado vrios transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias teis. Caso contrrio, anularei a compra e exijo o dinheiro do pagamento de volta. Sem mais,

Joo da Silva.

Fonte: www.blogodorium.com.br

Potrebbero piacerti anche