Sei sulla pagina 1di 13

CDIGO DE BOAS PRTICAS DE CAUCIONAMENTO

ABRIL 1999

1) INTRODUO O Decreto Lei n 366.A/97, de 20 de Dezembro, que alterou o Decreto Lei n 322/95, de 28 de Novembro, estabeleceu as regras a que deve obedecer a gesto de embalagens e resduos de embalagens, transpondo para o ordenamento jurdico nacional a Directiva n 94/62/CE do Parlamento Europeu e do Conselho da Unio Europeia, de 20 de Dezembro de 1994. Por seu turno, a Portaria n 29.B/98, de 15 de Janeiro, que revogou a Portaria n 313/96, de 29 de Junho, veio regulamentar os princpios gerais aplicveis s embalagens e resduos de embalagens previstos no acima referido diploma legal e a estabelecer algumas regras designadamente no domnio do caucionamento, considerando a importncia atribuda reutilizao. Ao propor este cdigo de boas prticas e apoio interpretativo dos textos legais a ANIRSF e a APIAM pretendem contribuir para o correcto entendimento e adequada aplicao das normas em vigor em matria de caucionamento de embalagens reutilizveis.

2) GLOSSRIO o termo empresa aqui utilizado para cobrir todos os operadores econmicos responsveis pelo lanamento de produtos embalados no mercado nacional.
EMPRESA DISTRIBUIDORES

so todos os operadores econmicos que adquirem, distribuem e comercializam produtos embalados colocados disposio de outros agentes econmicos ou do consumidor final.

- so todos os operadores econmicos que prestam o servio de proceder ao transporte e entrega de produtos embalados colocando-os disposio de outros agentes econmicos que os comercializam.
OPERADORES LOGSTICOS

Pgina 1 de 6

REUTILIZAO

qualquer operao pela qual uma embalagem, concebida e projectada para cumprir, durante o seu ciclo de vida, um nmero mnimo de viagens ou rotaes, enchida de novo, com ou sem apoio de produtos auxiliares presentes no mercado que permitam o novo enchimento da prpria embalagem, ou reutilizada para o mesmo fim para que foi concebida.
EMBALAGEM REUTILIZVEL (TARA E VASILHAME)
1)

- a embalagem que utilizada na reutilizao; as embalagens reutilizveis passam a resduos de embalagem quando deixam de ser reutilizadas.
SISTEMA DE CONSIGNAO

sistema pelo qual o consumidor paga um determinado valor de depsito no acto da compra, valor esse que lhe devolvido quando da entrega da embalagem usada.
DEPSITO (OU CAUO)

- o termo aqui usado como o valor cobrado no acto da compra de uma embalagem reutilizvel que s pode ser reembolsado no acto de devoluo da embalagem depois de usada. o depsito ou cauo no se configura como preo de uma transaco , sobretudo, um estmulo devoluo da embalagem reutilizvel.
VALOR MNIMO DE DEPSITO

- o valor de depsito que for fixado por despacho conjunto dos ministros da economia e do ambiente, depois de ouvidas as associaes representativas dos sectores envolvidos. um valor mnimo.

3) REGIME LEGAL No mbito do regime legal, constante do decreto lei n 366.a/97 e da portaria n 29.b/98, de 15 de janeiro, que estabelece as normas de funcionamento do sistema aplicvel s embalagens reutilizveis, foram introduzidas novas regras e formas de actuar, reforando a importncia da reutilizao de embalagens. Nestes termos os embaladores e / ou os responsveis pela colocao de produtos no mercado nacional que empreguem embalagens reutilizveis para acondicionar os seus produtos devem estabelecer um sistema de consignao que permita recuperar e reutilizar as suas embalagens depois de usadas pelo consumidor.

Pgina 2 de 6

Desse regime legal importa reter algumas notas mais significativas: a) No decreto lei definido um sistema de consignao, como sendo um sistema pelo qual o consumidor paga um determinado valor de depsito no acto da compra, valor esse que lhe devolvido quando entrega a embalagem usada. b) Na portaria as regras estabelecidas so, em sntese, as seguintes: 1) Quem empregue embalagens reutilizveis deve estabelecer um sistema de consignao que permita recuperar e reutilizar as suas embalagens, depois de usadas pelos consumidores (art 2/1); A consignao envolve necessariamente a cobrana aos consumidores, no acto da compra, de um depsito, que s pode ser reembolsado no acto da devoluo (art 2/2); O valor do depsito dever ser transmitido ao longo de toda a cadeia de distribuio 2) (art 2/2); O valor do depsito dever estimular a devoluo da embalagem (art 2/2); O valor do depsito no dever ultrapassar o seu valor real (art 2/2); O distribuidor / comerciante obrigado a cobrar e reembolsar o depsito (art 2/3); O distribuidor / comerciante obrigado a assegurar a recolha das embalagens usadas (art 2/3); O depsito no est sujeito a qualquer pagamento adicional (art 2/5); O valor do depsito deve ser claramente identificado na embalagem ou no suporte utilizado para a indicao do preo de venda do produto (art 2/5);

2)

3)

4)

5)

6)

7)

8)

9)

Pgina 3 de 6

10) Quem empregue embalagens reutilizveis obrigado a proceder recolha das embalagens recebidas e armazenadas pelo distribuidor / comerciante, dentro de um prazo a acordar entre as partes (art 2/6).

4) PRINCPIOS E BOAS PRTICAS PAR O CAUCIONAMENTO 4.1) da competncia das empresas, que utilizam embalagens reutilizveis para a colocao dos seus produtos no mercado, estabelecer um sistema de consignao que permita a sua recuperao. 4.2) As empresas devero cobrar sempre o valor de depsito 3). No previsto qualquer tipo de excepo, nem mesmo em aces promocionais ou lanamento de novas embalagens reutilizveis. 4.3) As empresas devero possuir um sistema de registo, quer dos depsitos cobrados quer dos movimentos fsicos das taras reutilizveis, que lhes possibilite o controlo das mesmas (Nos anexos 1 a 5 apresentam-se exemplos de documentos de suporte e registo desses movimentos). 4.4) O reembolso dos depsitos deve ser feito contra a entrega das embalagens reutilizveis em bom estado de conservao e que sejam pertena da empresa. 4.5) O valor de depsito praticado dever estimular a devoluo das embalagens, sem que seja ultrapassado o valor real das mesmas. 4.6) O caucionamento no pode permitir que os agentes envolvidos dele tirem quaisquer vantagens econmicas 4). 4.7) O governo poder fixar, por despacho ministerial, o valor mnimo de depsito para os diferentes tipos de embalagens reutilizveis, cuja observncia ser obrigatria para todos os agentes econmicos envolvidos, a partir da data da sua publicao. 4.8) Os valores mnimos de depsito a fixar pelo governo podero ser objecto de reviso anual, aps consulta aos representantes dos agentes econmicos envolvidos.

Pgina 4 de 6

4.9) Os valores mnimos a fixar no prejudicam os valores actualmente praticados pelas empresas; so exigveis apenas para o futuro. 4.10) As empresas devero inventariar as existncias de embalagens reutilizveis (taras e vasilhame) em cada cliente e assegurar a operacionalizao de uma rotina de valorizao que lhes permita efectuar o descaucionamento pelo valor a que as embalagens (referncia a referncia) foram efectivamente caucionadas. 4.11) A partir da data de alterao do valor de depsito: todas as devolues devero ser creditadas ao(s) valor(es) antigo(s) at ao esgotamento do saldo eventualmente existente em conta corrente do respectivo cliente. todas as taras e vasilhame fornecidas com o respectivo produto devero ser caucionadas ao novo valor de caucionamento. 4.12) As empresas no obstante receberem o valor de depsito referente s embalagens reutilizveis devem assegurar-se que os procedimentos logsticos 5) inerentes recuperao das suas embalagens expedito, uma vez que da sua responsabilidade a recolha das mesmas. 4.13) No caso da empresa trabalhar com operadores logsticos ou distribuidores dever ser acautelado que a cobrana do depsito e a observncia das regras estabelecidas na lei e dos princpios constantes deste cdigo so integralmente respeitados ao longo de toda a cadeia de distribuio.

1) A embalagem reutilizvel constitui um activo da empresa conforme previsto no Plano Oficial de Contabilidade (POC), sendo amortizvel de acordo com as taxas em vigor. 2) A cadeia de distribuio compreende todos os agentes econmicos envolvidos, desde o embalador, distribuidor, armazenista, comerciante, at ao consumidor, implicando toda a cadeia.

Pgina 5 de 6

3) O valor de depsito das embalagens est isento de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) nos termos do art 16, n 6, alnea d), do CIVA. 4) A no devoluo da embalagem, por qualquer razo (desaparecimento, destruio, mau estado de conservao, etc) confere ao cedente direito reteno do valor caucionado. No entanto, nada obsta a que as empresas acautelem o direito de obter legitimamente o ressarcimento do prejuzo sofrido at ao valor real da embalagem, se para tanto o valor da cauo for insuficiente. Neste caso as empresas devero salvaguardar expressamente essa vertente. 5) Controlo, recepo e identificao de embalagens. As empresas apenas esto obrigadas a receber embalagens reutilizveis da sua pertena, at ao limite dos stocks que naquele cliente esto devidamente registados na respectiva conta corrente..

Pgina 6 de 6

Nota de Dbito de vasilhame


Data

ANEXO 1

Nmero

18.01.1999
Cliente: 300115

990000033/1
V/ NPC:

Entregue a: ANIRSF Av. Miguel Bombarda 1050 Lisboa

N Guia Devoluo Doc.Exemplificativo N Guia Remessa 6500061244 N Encomenda 5000117190

Data

Data 18.01.199 Data 18.01.1999

ANIRSF Av. Miguel Bombarda 1050 Lisboa

Itm 002

Ref# 9005

Designao Caixa completa Gfs 0.20 TR

Quant 20

Un cx

Preo Unit 736,00

Valor Total 14.720,00

Conforme estabelece a Portaria 29-B/98, que regulamenta o Decreto-lei 366-A/97, o vasilhame aqui descrito e entregue mediante a cobrana do respectivo depsito, sendo o cliente seu fiel depositrio. O valor do depsito ser reembolsado no momento da devoluo do mesmo vasilhame desde que se encontre em bom estado de conservao IVA isento: art 16, n6, al. d) do CIVA Recebemos o vasilhame constante desta nota (assinatura e carimbo) _______________________________________ TOTAL 14.720,00 PTE 73,42 EUR

Nota de Crdito de vasilhame


Data

ANEXO 2

Nmero

18.01.1999
Cliente: 300115 N Guia Devoluo Doc.Exemplificativo N Guia Remessa 6100059449 N Encomenda 5500042920 Data

990000034/1
V/ NPC:

Entregue a: ANIRSIF Av. Miguel Bombarda 1050 Lisboa

Data 18.01.199 Data 18.01.1999

ANIRSF Av. Miguel Bombarda 1050 Lisboa

Itm 002

Ref# 9005

Designao Caixa completa Gfs 0.20 TR

Quant 15

Un cx

Preo Unit 736,00

Valor Total 11.040,00

Registamos a devoluo do vasilhame acima indicado, ficando o movimento condicionado a posteriores correces que resultem da verificao do vasilhame entregue por V.Exa(s). IVA isento: art 16, n6, al. d) do CIVA

TOTAL
11.040,00 55,07 PTE EUR

ANEXO 3

Companhia X, S.A.

Data 18/01/1999

Pgina

Listagem de conta corrente de vasilhame no ms de Cliente N 300115 ANIRSF

Janeiro

de

1999

Cdigo Designao do vasilhame Preo Uni. Encomendas Devolues Doc. Mat. Tip Data Doc. Quantidade Valor Quantidade Valor Saldo -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Saldo Anterior 0.00

9005

CAIXA COMPLETA Gfs 0.20 736.00 990000033 621 18/01/1999 990000034 622 18/01/1999 Total Cliente Total do Ms

20

14,720.00 1514,720.00 14,720.00 11,040.0011,040.0011,040.00-

14,720.00 3,680.00 3,680.00 3,680.00

ANEXO 4
Companhia X, S.A. Balancete de conta corrente de vasilhame no ms de Cliente N 300115 ANIRSF Janeiro de Data 18/01/1999 1999 Pgina 1

Saldo Anterior Saldo Mensal Saldo Acumulado Cdigo Designao do vasilhame Preo Uni. Quantidade Valor Quantidade Valor Quantidade Valor -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------9005 CAIXA COMPLETA Gfs 0.20 736.00 5 3,680.00 5 3,680.00 Total Cliente Total Geral 0.00 0.00 3,680.00 3,680.00 3,680.00 3,680.00

ANEXO 5

Data 18/01/1999

Pgina

Companhia X, S.A. Anlise de conta corrente de vasilhame de 18.01.1999 a 18.01.1999 Cliente N 300115 Documentos de ANIRSF a

Documento Tip. Data Valor -------------------------------------------------------------------------------990000033 ENC 18/01/1999 14,720.00 990000034 DEV 18/01/1999 11,040.00Total Cliente 3,680.00

ANEXO 6

CAUCIONAMENTO DE EMBALGENS REUTILIZVEIS

VALORES MNIMOS DE DEPSITO (PROPOSTA APIAM / ANIRSF / AICP PARA DESPACHO MINISTERIAL)

VALOR GARRAFAS

0.125 .................. 0.20 .................... 0.25 .................... 0.33 .................... 0.50 .................... 1.00 ....................
GRADES

10$00 14$00 14$00 20$00 20$00 28$00 300$00 350$00 350$00 500$00 500$00 500$00 9.000$00 11.000$00 7.000$00 12.000$00 1.400$00 1.100$00

0.125 .................. 0.20 .................... 0.25 .................... 0.33 .................... 0.50 .................... 1.00 .................... BARRIS 20 L E 30 L ........ 50 L ................... TANQUETAS ....... TUBOS ................ PALETES EURO .................. OUTRAS ..............

Potrebbero piacerti anche