Sei sulla pagina 1di 5

POLIMIG/VITAL BRASIL RELATRIO DE QUMICA ORGANICA PRTICA Aluno: Elisngela coelho.

Professor: Naila
1. Ttulo: Propriedades fsicas dos compostos orgnicos. 2. Introduo: Os compostos orgnicos se diferenciam dos demais atravs de certas propriedades, como: Solubilidade, Temperatura de fuso e ebulio e Combustibilidade. Vejamos do que se trata Solubilidade Sabe-se que, para uma substncia ser solvel em outra, ambas precisam apresentar a mesma polaridade. assim que dita a regra: semelhante dissolve semelhante. A maioria dos compostos orgnicos apolar e se o solvente em questo for a gua (polar), j se pode imaginar o resultado: compostos orgnicos no se misturam com gua. Um clssico exemplo do apresentado a mistura de gua e leo, j reparou que por mais que voc misture estes dois ingredientes eles nunca apresentam uma nica fase. A gua presente sempre fica na parte inferior e o leo se mantm na parte superior. Temperatura de fuso e ebulio cada uma delas.

Turma: 213QP

Data: 06/06/2013

Pelo fato de podermos encontrar compostos orgnicos em trs estados fsicos na natureza j uma prova que possuem temperatura de fuso menor do que compostos inorgnicos. J reparou como substncias inorgnicas como os minerais, por exemplo, s existem temperatura ambiente no estado slido? Mas por que isso acontece? As interaes intermoleculares presentes em compostos orgnicos so fracas, sendo assim as molculas se afastam e podem existir no estado lquido ou gasoso. J em compostos inorgnicos, as interaes entre as molculas so muito fortes (molculas bem prximas), o estado slido, portanto, a forma que adquirem. Combustibilidade Quanto capacidade de sofrer combusto, pode-se dizer que os compostos orgnicos so responsveis por grande parte da energia que consumimos. Por exemplo, o que mantm nossos foges acesos o gs butano (composto orgnico).

3. Objetivos: Obs ervar o comportamento dos compos tos orgnicos durante e diante dos tes tes prticos. 4. Materiais/Reagentes: 1 Procedimento: Fuso das substncias Reagentes: - cido benzico - Uria - NaCl Cloreto de sdio Materiais:- Tubos de ensaio - Manta de aquecimento -Esptula - Suporte para tubo de ensaio - Placa de petre.

2procedimento: combusto Reagentes: -Etanol -Fenol -Formol 3Procedimento: Solubilidade das misturas Reagentes: gua e octanol gua e etanol gua e cido benzico gua e cido saliclico gua e ter etlico cido benzico e etanol cido saliclico e etanol

5. Procedimentos 1: - Colocar uma pequena poro de cido benzico em um tubo de ensaio. -Aquecer ligeiramente. -Observar e anotar. -Repetir o mesmo procedimento para a Uria e o NaCl. Procedimento 2: colocar cada reagente em diferentes recipientes e logo apos colocar fogo e observa a combusto.

Procedimento 3: -Fazer a mistura da gua com octanol, agitar e observar se miscvel ou imiscvel. -Fazer o mesmo procedimento com todos os reagentes e anotar o resultado. 6. Discusso de resultados: Procedimento1: Os reagentes se fundiram na seguinte ordem: 1 cido benzico 2 Uria 3NaCl- O NaCl ele queimou porque ele no fundi nessas condies,seu ponto de fuso e muito alto pois ele inorgnico. Procedimento 2: O etanol obteve sua combusto completa,com sua chama azulada. O fenol no obteve combusto completa,liberando fuligem de carbono. O formol no obteve combusto. Procedimento 3:Esses foram os resultados encontrados na realizao do experimento. Misturas Miscvel/imiscvel gua e octanol Imiscvel gua e etanol Miscvel gua e cido benzico Miscvel gua e cido saliclico Imiscvel gua e ter -etlico imiscvel Etanol e acido benzico imiscvel Etanol e cido saliclico miscvel 7. Concluso: Foi alcanado o objetivo conforme a proposta analisar o ponto de fuso do cido benzico, uria e NaCl . e logo apos observar se os reagentes citados acima se eles so miscvel ou imiscvel. 8. Referncias Bibliogrficas: -Apostila de qumica orgnica pratica do 1 modulo do curso tcnico em qumica da escola POLIMIG. - http://www.brasilescola.com/quimica/propriedades-dos-compostos-organicos.htm

POLIMIG

Elisngela Coelho

PROPRIEDADES FSICAS DOS COMPOSTOS ORGNICOS

Belo Horizonte 2013

Potrebbero piacerti anche