Sei sulla pagina 1di 6

I.S.E.

P.E.

I.S.E.L

P.E.

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais


Exerccio 1: Da produo de certo tipo de peas, retira-se uma amostra casual de quatro peas a fim de se proceder ao controlo de qualidade da produo. Admita que, por experincia, se sabe que a probabilidade de uma pea no obedecer s normas de 0.1 e considere a varivel aleatria X nmero de peas que no obedecem s normas, na amostra. (a) Indicar o espao de resultados desta experincia aleatria; (b) Indicar os valores que a varivel aleatria X pode tomar; (c) Indicar a funo probabilidade de X e a sua representao grfica; (d) Indicar a funo distribuio de X e a sua representao grfica; (e) Se uma amostra for constituda por mais de duas peas que no obedecem s normas, procede-se reviso das mquinas. Calcule a probabilidade disso acontecer; (f) Calcular:

(a) Determinar p1 , p2 e p3 ; (b) Determinar a funo distribuio; (c) Calcular o desvio padro.

Exerccio 4: Trs atiradores A , B e C fazem cada um, um tiro para um alvo. A probabilidade para cada um acertar no alvo P [ A] = 0, 7 , P [ B ] = 0, 4 e P [C ] = 0, 6 . Considere a varivel aleatria X nmero de projcteis que atingem o alvo. (a) Defina a distribuio de X ; (b) Calcular a mdia e o desvio padro; (c) Determine o coeficiente de variao.

Exerccio 5: Suponha a varivel aleatria X com a seguinte funo de probabilidade:


x f ( x)

-2 0,1

-1 0,25

0 0,3

1 0,25

2 0,1

( f1 ) ( g1 )

F ( 2,5 ) ; P [1 < X 3] ;

( f2 )

F ( 6) ;

( f3 )
( g2 )
P [ 2 X 3] ;

F ( 1) .

Determine a funo de probabilidade das variveis aleatrias: (a) Y = X 1 ; (b) Z = X 2 ; (c) T = Y + Z .

(g) Calcular:

( g3 ) P [ 2 < X < 4] ;

( g4 ) P [1 X < 3] .
Exerccio 6: O Joo resolve oferecer um jantar Ana. Quando percebe que no tem dinheiro para comprar os alimentos que necessita resolva ir pescar 5 peixes no chafariz, em frente de casa. Neste chafariz existem 14 peixes, dos quais 6 so vermelhos e 8 so dourados. O Joo tem no entanto, alguns condicionantes: s os peixes dourados so comestveis e s se distingue a cor dos peixes aps serem pescados. Calcular a probabilidade de: (a) no haver peixes para comer ao jantar; (b) haver um peixe, comestvel, em cada prato; (c) haver, no mnimo, dois peixes comestveis, em cada prato.

Exerccio 2: Consideremos a experincia, que consiste no lanamento de dois dados equilibrados. Consideremos a varivel aleatria X diferena absoluta dos

resultados obtidos nas faces que ficaram viradas para cima. Determine: (a) o espao de resultados da experincia aleatria; (b) os valores que a varivel aleatria X pode tomar; (c) a funo probabilidade de X ; (d) a funo distribuio de X .

Exerccio 3: Considere a varivel aleatria X com f.p.:

xi

-1

Exerccio 7: Uma caixa contm dez bolas: seis brancas e quatro pretas. Extraem-se trs bolas de uma vez. Calcular a probabilidade de que: (a) sejam todas brancas; (b) pelo menos duas sejam brancas;

f ( xi )
2 Sabe-se que = 0,1 e E X = 0, 9 .

p1

p2

p3

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

I.S.E.L

P.E.

I.S.E.L

P.E.

(c) seja uma branca e as outras pretas.

Exerccio 12: Uma firma de vendas por correio envia cartas anunciando um determinado produto aos possveis clientes. A percentagem de respostas a essas

Exerccio 8: O administrador de um hospital estudou o nmero de emergncias cardacas dirias no seu hospital, ao longo de vrios anos e, concluiu que elas esto distribudas de acordo com um modelo de Poisson, com mdia de trs emergncias por dia. (a) Qual a probabilidade de que, num determinado dia, tenham ocorrido, exactamente duas emergncias? (b) Qual a probabilidade de que, em dois dias, tenham ocorrido, exactamente trs emergncias?

cartas , em geral, 10% . Supondo que um prdio tem 20 moradores e que todos receberam uma carta: (a) Determine a probabilidade de:

( a1 ) ( a2 )
( a3 )

ningum responder a essas cartas; duas e s duas dessas cartas terem resposta; a maioria das cartas terem resposta; responderem menos de 20% das pessoas contactadas;

( a4 )

(b) Diga se a firma pode esperar que os habitantes desse prdio venham a ser Exerccio 9: Uma fbrica produz azulejos que so embalados em caixas com trinta unidades. Sabe-se que o nmero de defeitos por azulejo segue uma distribuio de Poisson de parmetro 0,1 . (a) Qual a probabilidade de um azulejo ser defeituoso; (b) Qual a probabilidade de numa caixa haver pelo menos dois azulejos defeituosos? (c) Numa parede com vinte azulejos, qual o valor mdio e o desvio padro do nmero total de defeitos? Exerccio 13: Num centro comercial existe um grande nmero de caixas multibanco. Aps observao conclui-se que o nmero de caixas que ficam fora de servio por semana pode ser estudado atravs de uma varivel aleatria com distribuio Poisson de parmetro = 2,5 . (a) Calcule a probabilidade de que, numa determinada semana, tenham ficado fora de servio, exactamente: receptivos.

( a1 )
Exerccio 10: Sabendo que a varivel aleatria X tem distribuio binomial, com valor mdio 5 e varincia 4, calcular n e p .

uma caixa multibanco; trs caixas multibanco;

( a2 )

(b) Calcule a probabilidade de, nesse centro comercial, ficarem fora de servio, Exerccio 11: Um aparelho de deteco de intrusos est montado num cofre-forte de um banco. Esse detector utiliza trs clulas sensveis ao movimento, que actuam independentemente umas das outras. Qualquer uma pode activar o sistema de alarme. A probabilidade de cada clula activar o sistema de alarme igual a 0,8 . Pretendendo estudar a eficcia do aparelho de deteco de movimento, considere-se a varivel aleatria X que conta o nmero de clulas que activam o sistema de alarme quando se presencia um movimento. (a) Qual a funo de probabilidade de X ? (b) Qual a probabilidade de que o sistema de alarme funcione quando h intruso? (c) Qual a probabilidade de que o alarme funcione activado pelas trs clulas? Exerccio 14: O nmero de imperfeies, por metro quadrado, num plstico uma varivel aleatria com distribuio de Poisson com parmetro = 0, 7 . O plstico embalado em rolos de 30 metros de comprimento e um metro de largura. Para transportar os rolos estes so colocados em grupos de 10 e colocados em caixas de carto. (a) Qual a probabilidade de um rolo ter 10 imperfeies? (b) Qual a probabilidade de numa caixa haver s dois rolos com 10 imperfeies? (c) O preo de venda a pblico do plstico dado em funo do nmero de imperfeies por metro quadrado. Assim, o preo por metro quadrado de 5, 4 ou
Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

durante uma semana, mais de 3 caixas multibanco; (c) Qual o nmero esperado de caixas multibanco fora de servio em 7 semanas?

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

I.S.E.L

P.E.

I.S.E.L

P.E.

3, conforme no tenha imperfeies, tenha alguma imperfeio mas no mais de 3, ou tenha mais de 3 imperfeies, respectivamente. Quanto dinheiro espera fazer o comerciante na venda de um rolo?

(a) o valor de k ; (b) o valor mdio da varivel aleatria X ; (c) o desvio padro; (d) a funo de distribuio; (e) P [ X < 2 / X > 1] .

Exerccio 15: Um dado honesto lanado 8 vezes. Calcular a probabilidade de nos 8 lanamentos, a face 5 e a face 6 aparecerem 2 vezes cada e as outras aparecerem uma vez cada.

Exerccio 20: Seja X uma varivel aleatria com a seguinte funo de densidade de probabilidade:

Exerccio 16: O responsvel de uma empresa discogrfica estima que 90% dos seus clientes preferem comprar discos de msica ligeira (60% estrangeira e 30% portuguesa) e os restantes preferem comprar msica clssica. Em 10 clientes, qual a probabilidade de haver um interessado em msica clssica e pelo menos 7 em msica ligeira estrangeira?

ax a f ( x) = 3a ax 0

, , , ,

0 x <1 1 x < 2 . 2 x3 outros casos

(a) Determine o valor da constante a de modo a que f ( x ) seja uma f.d.p.; (b) Determine a funo de distribuio de X ; (c) Calcule P [1 < X < 3] ; (d) Calcule E [ X ] e Var [ X ] .

Exerccio 17: Consideremos uma varivel aleatria X definida pela seguinte f.d.p.:
2 6 ( x x ) , 0 < x < 1 f ( x) = . , x fora do intervalo 0

Determine o valor mdio de X . Determine a varincia e o desvio padro da varivel aleatria X . Exerccio 21: Uma lmpada tem durao de acordo com a densidade de probabilidade seguinte: Exerccio 18: Uma varivel aleatria probabilidade:
X
t 1 1000 e f ( t ) = 1000 0

tem como funo densidade de

, se t 0 , se t < 0

1 + ax f ( x) = 2 0

, 1 x 1 , x fora do intervalo

Determine: (a) a probabilidade de que uma lmpada qualquer queime antes de 1000 horas; (b) a probabilidade de que uma lmpada qualquer queime depois da durao mdia; (c) o desvio padro da distribuio.

sendo a uma constante real. Sabendo que E [ X ] = 0,1 , calcule: (a) a varincia de X ; (b) a funo distribuio de X ; (c) P [ X < 0,5 / X > 0,5] .

Exerccio 22: Uma mquina de bebidas est regulada de modo a servir uma mdia de 150 ml por copo. Se a quantidade servida por copo seguir uma distribuio normal

Exerccio 19: Dada uma varivel aleatria X continua com f.d.p.:


1 x + k , 0 < x < 3 . f ( x) = 6 , x fora do intervalo 0

com desvio-padro de 20 ml , determine: (a) Qual a percentagem de copos que contero mais do que 175 ml ; (b) Quantos copos se espera que venham a transbordar em 1000 bebidas controladas, se forem usados copos de 170 ml ;

Determinar:
Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

I.S.E.L

P.E.

I.S.E.L

P.E.

(c) Abaixo de que valor sero consideradas as 25% bebidas mais curtas.

(b) Calcule a probabilidade de K 3 ; (c) Determine a E [ K ] e a Var [ K ] .

Exerccio 23: O servio de expedio e entrega de certa unidade fabril verificou que o volume das encomendas (em m3 ) entregues aos clientes era essencialmente de 2 tipos: (a) Tipo A : com distribuio normal, com mdia = 50 e 2 = 100 . (b) Tipo B : com distribuio normal, com mdia = 15 e = 25 .
2

Exerccio 27: As notas do 1 teste dos alunos de Estatstica seguem uma distribuio normal. Verifiquei que 40% tiveram notas inferiores a 8 e 40% notas entre 8 e 11. (a) Determine os parmetros desta distribuio; (b) Suponha que retirei, ao acaso, 7 testes. Calcule a probabilidade de ter tirado apenas 3 testes com nota superior a 11.

O volume de entregas semanais de 20 encomendas do tipo A e 100 encomendas do tipo B . O responsvel do servio de expedio e entrega negociou com uma empresa transportadora o transporte mximo de 3000 m3 semanais. Comente tal deciso.

Exerccio 28: A despesa (euros) de um cliente num supermercado uma varivel aleatria aproximadamente normal, com mdia 125 e varincia 400. (a) Determine a fraco de clientes que gastam mais de 150;

Exerccio 24: O contedo de certo tipo de garrafas aleatrio e com distribuio normal de = 1 litro e = 0, 02 litros. (a) Calcular a probabilidade de o contedo de uma garrafa, escolhida ao acaso, seja superior a 0,97 litros; (b) Calcular a probabilidade de o contedo de uma garrafa, escolhida ao acaso, seja superior a 0,98 litros e inferior a 1, 04 litros; (c) Se 3 garrafas forem despejadas para um recipiente, qual a probabilidade de este ficar com um volume de lquido superior a 3,1 litros?

(b) Determine o valor abaixo do qual esto ao 10% de clientes, menos gastadores; (c) Considere o nmero de clientes que gastam uma importncia entre 115 e 135. Determine:

( c1 )
( c2 )

o nmero esperado de clientes entre os prximo 50; a probabilidade de entre os prximos 3 clientes estarem 2 destes clientes;

(d) Considere 10 clientes escolhidos ao acaso. Determine a probabilidade de 3 gastarem menos de 115 e 5 entre 115 e 135; (e) Um casal faz compras num supermercado. A despesa (euros) da mulher e do homem so variveis aleatrias
X N ( = 60; = 15 ) Y N ( = 50; = 18 ) ,

Exerccio 25: O tempo durante o qual se mantm a ligao das chamadas telefnicas de uma empresa, uma varivel com distribuio exponencial com valor mdio 10 minutos. Determine a probabilidade de: (a) uma chamada durar mais do que 15 minutos; (b) uma chamada durar entre 7 e 12 minutos; (c) uma chamada durar mais do que 13 minutos se sabemos que durou mais do que 7 minutos.

respectivamente. Qual a probabilidade da despesa total do casal ultrapassar os 120?

Solues: 1- (a) Sejam os eventos:


N : "a pea no obedece s normas" N : "a pea obedece s normas"

O espao de resultados S, constitudo por todas as sequncias de quatro elementos Exerccio 26: Considere a varivel aleatria K uniformemente distribuda no intervalo

[0 ,5] .
(a) Qual ser a probabilidade de que as razes da equao 4 x 2 + 4 xK + K + 2 = 0 sejam reais?
Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

obtidas a partir dos dois elementos N e N com possibilidade de repetio. Assim, o nmero de elementos de S 16, o nmero de arranjos com repetio de dois, quatro a quatro.
S = {( N , N , N , N ), ( N , N , N , N ), ( N , N , N , N ), ( N , N , N , N ),...,( N , N , N , N )}

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

I.S.E.L

P.E.

I.S.E.L

P.E.

(b) A varivel aleatria X pode assumir os valores 0, 1, 2, 3 e 4, X ( S ) = 0,1, 2,3, 4 . (c)


f (0) = (1 0,1) = 0,6561
4

Como os dados so equilibrados os resultados so equiprovveis, pelo que o clculo da funo de probabilidade obedece regra do quociente entre o n de casos favorveis e o n de casos possveis.
1 se x = 0 6 5 se x = 1 18 2 se x = 2 9 f ( x) = 1 se x = 3 6 c) 1 9 se x = 4 1 se x = 5 18 0 para outros valores de x se x < 0 0 6 36 se 0 x < 1 16 36 se 1 x < 2 (d) F ( x) = 24 36 se 2 x < 3 se 3 x < 4 30 36 34 se 4 x < 5 36 1 se x 5

f (1) = C (1 0,1) (0,9) = 0, 2916


4 3 1 1

... f (4) = 0,1 = 0,0001


4

0,6561 se x = 0 0, 2916 se x = 1 0,0486 se x = 2 f ( x) = 0,0036 se x = 3 0,0001 se x = 4 para outros valores de x 0

se x < 0 0 0,6561 se 0 x < 1 0,9477 se 1 x < 2 (d) F ( x) = 0,9963 se 2 x < 3 0,9999 se 3 x < 4 se x 4 1

3 (a) p = 0, 4 p = 0,1 e p = 0,5


1 2 3

(e) P( X > 2) = 0,0037 (g1) 0,0522

(f1) 0,9963

(f2) 1

(f3) 0

, x < 1 0 0, 4 , 1 x < 0 (b) F ( x) = 0,5 ,0 x < 1 , x 1 1

(c ) Var ( X ) = E ( X ) [ E ( X )] = 0,89 = Var ( X ) = 0,943


2 2 X

(g2) 0,0522

(g3) 0,0036 (g4) 0,3402

4 (a)
0,072 se x = 0 0,324 se x = 1 f ( x) = 0, 436 se x = 2 0,168 se x = 3 0 para outros valores de x

2 - (a) O espao de resultados S, constitudo por todas as sequncias de dois elementos obtidas a partir dos elementos 1, 2, 3, 4, 5 e 6 com possibilidade de repetio. Assim o nmero de elementos de S 36, o nmero de arranjos com repetio de seis dois a dois.
S = {(1,1), (1, 2),(1,3),(1, 4),(1,5),(1,6), (2,1),(2, 2),...,(6,6)}

(b) E ( X ) = 1,7

(c) Cv = 0, 488
X

(b) Para determinar os valores que a varivel aleatria pode assumir e tambm a funo de probabilidade til a seguinte tabela de dupla entrada:
D \D 1 2
1 2

1 2 3 4 5 6 0 1 2 3 4 5 1 0 1 2 3 4 2 1 0 1 2 3 3 2 1 0 1 2 4 3 2 1 0 1 5 4 3 2 1 0

0,1 se x = 3 0, 25 se x = 2 0,3 se z = 0 0,5 se z = 1 0,3 se x = 1 (b) f ( z ) = 5 (a) f ( x) = 0, 25 se x = 0 0, 2 se z = 4 0,1 se x = 1 0 para outros valores de z 0 para outros valores de x

3 4 5 6

0,55 se t = 1 0,35 se t = 1 (c) f (t ) = 0,1 se t = 5 0 para outros valores de t

A varivel aleatria X pode assumir os valores 0, 1, 2, 3, 4 e 5 S ( X ) = {0,1, 2,3, 4,5} . 6. (a) 0, 003 ; (b) 0, 2797 ; (c) 0, 2378 .

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

10

I.S.E.L

P.E.

I.S.E.L

P.E.

7. (a) 0,167; (b) 0,67; (c) 0,3. 8. (a) 0, 224 ; (b) 0, 089 . 9. (a) 0, 0952 ; (b) 0, 7933 ; (c) = 2 e = 2 . 10. n = 25 ; 11. (a)
f ( xi )
0,008 0,096 0,384 0,512

24. (a) 0,9332; (b) 0,8185; (c) 0,0021. 25. (a) 0,2231; (b) 0,1954; (c) 0,5487. 26. (a)
3 5 25 ; (c) E [ K ] = 5 Var [ K ] = 12 . 2 ;

; (b)

3 5

p=1 5 .

27. (a) = 8, 69 ; = 2, 74 ; (b) 0,115. 28. (a) 0,1056 ; (b) 99, 4 ; (c1) 19; (c2) 0, 27 ; (d) 0, 058 ; (e) 0,3336 .

f(x)=0 para outros valores de X

(b) 0,992; (c) 0,512. 12. (a1) 0,1216; (a2) 0,2852; (a3)  0 ; (a4) 0,867; (b) No. 13. (a1) 0,2052; (a2) 0,2138; (b) 0,242; (c) 18. 14. (a) 0,0035; (b) 0,0005; (c) 134,76 . 15. 0, 006 . 16. 0,1461. 17 . E ( X ) = 0,5, Var ( X ) = 0,05 e = 0, 22
X

18- (a) Var ( X ) = 0,323

(b) F ( x) = 0, 425 + x 2 + 0,075 x


1

se x < 1
2

se 1 x < 1 se x 1

(c) 0,62

19 (a) k = 1 12

15 (b) E ( X ) = 8

(c) = 0,78
X

, x0 0 x + x , 0< x<3 (d) F ( x) = 12 1 , x 3


2

(e) 2/5

20 - (a) a =

1 2

x<0 0 , x , 0 x <1 4 x 1 (b) F ( x) = , 1 x < 2 2 4 x 3x 5 4 + 2 4 , 2 x < 3 x3 1,


2 2

(c)

3 4

(d) E ( X ) =

3 2

Var ( X ) =

5 12

21. (a) 0, 6321 ; (b) 0,3679 ; (c) = 1000 . 22. (a) 10, 6% ; (b) 159 copos; (c) 136,5 ml . 23. Deciso acertada.
Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

11

Exerccios Propostos de Variveis Aleatrias e Modelos Tericos Unidimensionais

12

Potrebbero piacerti anche