Sei sulla pagina 1di 24

BANCO DE QUESTES

Disciplina: Biologia Srie: 3 Segmento: Ensino Mdio Semestre: 2/2005 Elaborador(a): Marlia Dias Lages

INTRODUO O banco de questes deste 20 semestre contempla os seguintes contedos. Mtodo cientfico Biomolculas cidos nuclicos Vrus Ecologia Gentica Evoluo Reino Metazoa Reino Metfita Fisiologia e histologia humana A classificao dos seres vivos regras de nomenclatura biolgica Reino Monera

Ao professor da 3a srie

As questes foram cuidadosamente elaboradas, visando Ao desenvolvimento das habilidades e competncias propostas pelo nosso projeto pedaggico. Na 3a srie, preocupamos tambm com a avaliao externa realizada pelos diversos vestibulares de todo o pas. Buscando atender a essa demanda, algumas das questes propostas pertencem a vestibulares mais recentes e de regies diferentes, pois hoje o aluno no mais se limita a prestar provas apenas no Estado onde reside.

As questes de mltipla escolha possuem uma nica resposta, totalmente falsa ou verdadeira de acordo com o enunciado. Fique atento professor, s respostas dadas s questes abertas deste banco, celas possuem uma sugesto de respostas no gabarito, lembre-se que o aluno poder dar respostas diferentes e totalmente viveis. Tenho a certeza que essas questes tornaro o seu trabalho mais ameno. Use-as na ntegra ou faa pequenas modificaes, que atendam a realidade regional, afinal esse um passo relevante no processo ensino-aprendizagem.

Marlia Dias lages

SUGESTES DE QUESTES I) QUESTES OBJETIVAS

QUESTO 01 (Descritor: identificar as conseqncias da ingesto do excesso de gua) Assunto: Bioqumica celular Excesso de gua durante exerccio pode ser fatal, diz estudo Beber muita gua durante a prtica de esportes de longa durao pode ser prejudicial sade e at fatal, segundo um estudo da Universidade do Texas e do Hospital Presbiteriano de Dallas. Corredores de provas de fundo, como a maratona ou o triatlo, que se hidratam em demasiado correm o risco de desenvolver hiponatremia, doena caracterizada pela falta de sdio no sangue e cujos sintomas so letargia, desorientao, ataques epilpticos e deficincias respiratrias. BBC Brasil 15/04/05 CORRETO afirmar que o mineral citado no texto. a) b) c) d) e)
no meio intracelular possui uma concentrao maior do que no meio extracelular. responsvel pela formao dos hormnios que atuam no controle metablico. atua na transmisso do impulso nervoso juntamente com o outro mineral, o potssio.

o mineral encontrado em maior concentrao em vrios frutos, como por exemplo, a banana. faz parte do nosso pigmento respiratrio, da sua carncia acarretar deficincias respiratrias.

QUESTO 02 (Descritor: identificar o objetivo do canto dos grilos na cpula) Assunto: Metazorios Enquanto a maior parte das espcies de grilo prefere cantar para atrair suas parceiras para o acasalamento, o Anonconotus alpinus mais direto na abordagem das fmeas, se jogando sobre elas e freqentemente machucando-as.
BBC Brasil 27/05/05

As canes pr-cpula tm como principal objetivo: a) b) c) d) e) afugentar predadores. evitar a competio intraespecfica. evitar o cruzamento interespecfico. garantir filhotes cantadores. estimular a produo de espermatozides.

QUESTO 03 (Descritor: identificar o tipo de desenvolvimento da borboleta) Assunto: Reproduo Uma borboleta botou vrios ovos, o que a classifica como um animal: a) b) c) d) e) vivparo com desenvolvimento direto. ovovivparo com desenvolvimento interno. ovulparo com desenvolvimento indireto. ovparo com desenvolvimento direto. ovparo com desenvolvimento externo.

QUESTO 04 (Descritor: identificar o organide que aumenta proporcionalmente com o uso de barbitricos) Assunto: Citologia. Suponha que um paciente tenha feito uso prolongado de barbitricos. Depois de algum tempo algumas clulas hepticas desse paciente foram observadas ao microscpio eletrnico e foi constatado o aumento significativo de determinado organide citoplasmtico. CORRRETO afirmar que o organide em questo o a) b) c) d) e) lisossomo. retculo endoplasmtico liso. retculo endoplasmtico rugoso. complexo lameloso. centrolo.

QUESTO 05 (Descritor: identificar a partir de um texto, o rgo do sistema reprodutor masculino onde age o veneno de determinada aranha) Assunto: Reproduo O aracndeo, conhecido cientificamente como Latrodectus mactans, chamou a ateno dos pesquisadores graas aos relatos das pessoas que tm a m sorte de ser picadas por ele. Se for do sexo masculino, alm de suar em bicas e ter taquicardia, o sujeito sofre uma tremenda ereo involuntria (fenmeno conhecido como priapismo pelos mdicos), que pode durar trs dias. "O pnis fica rgido e escuro", conta o qumico Antonio de Miranda, do Departamento de Biofsica da Unifesp.
Folha online 25/05/05

Baseando-se no texto, CORRETO afirmar que o veneno dessa aranha age no sistema masculino: a) b) c) d) e) nos corpos cavernosos do pnis. na uretra peniana. nos testculos. na prstata. na vescula seminal.

QUESTO 06 (Descritor: deduzir o que ocorre durante a inspirao a partir de um desenho esquemtico) Assunto: Citologia O desenho esquemtico mostra o que ocorre durante a inspirao. Em relao a esse processo INCORRETO afirmar que: a) b) c) d) e) o diafragma desce. os msculos intercostais relaxam . as costelas se elevam. a caixa torcica aumenta. o ar conduzido aos pulmes.

QUESTO 07 (Descritor: identificar a importncia do colesterol para o organismo) Assunto: Respirao O aumento das partculas LDL (lipoprotena de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguneo, leva formao de placas aterosclerticas nos vasos, causa freqente de infarto do miocrdio. Embora responsvel por problemas de sade, como a formao das placas nos vasos, no podemos viver sem colesterol.

CORRETO afirmar que o colesterol s NO atua: a) b) c) d) e) na formao das membranas celulares. como precursor da vitamina D. como precursor dos hormnios sexuais. Como formador dos sais biliares. como um precursor dos carotenides.

QUESTO 08 (Descritor: identificar funes celulares a partir de caractersticas dadas) Assunto: Citologia Duas clulas retiradas de diferentes tecidos foram analisadas ao microscpio. O citoplasma da clula I apresentou grande quantidade de lisossomos e o da clula II, abundante retculo endoplasmtico liso. CORRETO afirmar que a clula I e II podem ter como principal funo a) b) c) d) e) digesto intracelular e sntese de protenas de consumo interno. excreo e sntese de polipeptdios. defesa fagocitria e neutralizao de toxinas. excreo e locomoo atravs de clios. secreo e revestimento interno de rgos.

QUESTO 09 (Descritor: Identificar o principal tipo celular presente no sangue do cordo umbilical) Assunto: Citologia As clulas do cordo funcionam como uma espcie de seguro biolgico para o beb e at para a famlia. Essas clulas podem restaurar o sangue e o sistema imunolgico aps o tratamento de diversos cnceres, doenas hematolgicas e genticas. O poder restaurador dessas clulas justificado pelo fato delas serem: a) maternas. 5

b) c) d) e)

diferenciadas. tronco. permanentes. leuccitos.

QUESTO 10 (Descritor: identificar as caractersticas de uma angiosperma dicotilednea) Assunto: Botnica O professor de Biologia pediu a um aluno que caracterizasse uma roseira. A descrio que ele fez encontra-se abaixo. um vegetal vascularizado. Possui flores mas no possui frutos. Suas razes so fasciculadas. independem da gua para a fecundao. suas flores so trmeras.

O nmero de erros cometidos pelo aluno igual a a) b) c) d) e) 1. 2. 3. 4. 5.

QUESTO 11 (Descritor: identificar a importncia da captura de insetos para as plantas carnvoras) Assunto: Metfita A ilustrao apresenta esquemtico mostra uma planta carnvora capturando um inseto. CORRETO afirmar que essas plantas:

a) b) c) d) e)

utilizam o inseto como fonte de energia. so hetertrofas como os fungos. so incapazes de realizar a fotossntese. utilizam o inseto para obteno de nitrognio. possuem nutrio do tipo mixotrfica.

QUESTO 12 (Descritor: relacionar bactrias fixadoras de nitrognio com os fungos) Assunto: Ecologia Bactrias que vivem em razes de leguminosas fixando nitrognio e os liquens apresentam em comum o fato de ambos: a) b) c) d) e) serem hetertrofos. exercerem mutualismo. serem indicadores de poluio. viverem em anaerobiose. reproduzirem por sordios.

QUESTO 13 (Descritor: identificar as adaptaes de determinado animal ao ambiente rido) Assunto: Fisiologia animal O rato-canguru (Dipodomys merriami) tido como um exemplo clssico de espcie adaptada a ambientes ridos. Esse roedor habita regies desrticas da Amrica do Norte, nas quais no h gua lquida disponvel para ser bebida. Sua alimentao quase que exclusivamente base de sementes secas. Sobre esse roedor, foram apresentadas as quatro afirmaes seguintes. I. II. III. IV. A urina apresenta concentrao salina superior do plasma. A respirao fornece parte da gua necessria sua manuteno. Os rins so atrofiados. A produo e a liberao do hormnio antidiurtico (ADH) no sangue so reduzidas.

So CORRETAS apenas as afirmativas: a) b) c) d) e) I e II. II e III. III e IV. I, II e III. II, III e IV.

QUESTO 14 (Descritor: relacionar o papel das enzimas com a sntese de determinadas substncias) Assunto: Citologia Leia os dados para responder essa questo. O tipo selvagem do fungo Neurospora capaz de crescer em um meio de cultura simples, constitudo de gua, sais minerais, acar e uma vitamina. O fungo utiliza esses elementos como precursores para a sntese de vrios compostos, tal como na via biossinttica representada:

Os compostos X, Y e Z correspondem citrulina, arginina e ornitina, no necessariamente nessa ordem. Um pesquisador obteve trs diferentes linhagens desse fungo, cada uma delas deficiente em uma das enzimas participantes dessa via biossinttica. O esquema apresenta os resultados obtidos quando essas diferentes linhagens foram colocadas para crescer em diferentes meios de cultura. O sinal + indica que houve crescimento do fungo, o sinal indica que no houve crescimento. A linhagem D o tipo selvagem, no deficiente em qualquer uma das enzimas. Linhagem A B C D Meio mnimo Meio mnimo com citrulina + + + + Meio mnimo com arginina + + + + Meio mnimo com ornitina + +

As letras X, Y e Z correspondem, respectivamente, aos compostos: (A) ornitina, arginina e citrulina. (B) ornitina, citrulina e arginina. (C) citrulina, ornitina e arginina. (D) citrulina, arginina e ornitina. (E) arginina, citrulina e ornitina.

CQUESTO 15 (Descritor: identificar o corpsculo de Barr no neutrfilo e os indivduos que o apresentam) Assunto: Citologia o desenho esquemtico mostra o glbulo branco denominado neutrfilo. CORRETO afirmar que clula representada na figura

Baqueta

a) b) c) d) e)

pertence a um indivduo anormal devido presena da baqueta. responsvel pela produo de anticorpos . pertence a um indivduo com dois cromossomos X. caracterstica de portadores de sndrome de Turner. est presente em indivduos normais de qualquer sexo.

QUESTO 16 (Descritor: identificar diferentes grupos taxonmicos vegetais a partir de exemplos dados) Assunto: Botnica Na gincana da escola, uma das provas exigia conhecimento sobre os diferentes grupos taxionmicos. Sairia vencedor o aluno que, ao citar trs plantas, inclusse a maior variedade de txons (diferentes espcies, gneros, famlias, divises, etc). Mariana citou: musgo, avenca e orqudea . Andr citou: samambaia, roseira e laranjeira. Nina citou: pinheiro, Acetabulria e elodea. Um dos alunos foi desclassificado, pois citou um organismo que no se inclua na regra do jogo. O aluno vencedor e o aluno desclassificado foram, respectivamente, a) b) c) d) e) Nina e Mariana. Andr e Nina. Mariana e Nina. Mariana e Andr. Nina e Andr. 9

QUESTO 17 (Descritor: identificar caractersticas presentes na nova ordem dos Cnidrios) Assunto: Matazorios Divulgou-se recentemente (Revista Pesquisa FAPESP n. 100, junho de 2004) a identificao de uma nova classe dos Cnidaria, chamada de Staurozoa. A caracterstica marcante das medusas adultas de uma das duas ordens desta nova classe que elas vivem agarradas a rochas ou algas atravs de uma estrutura chamada pednculo. De acordo com o texto, CORRETO afirmar que essas medusas recm descobertas, pertencentes de uma das duas ordens desta nova classe, diferem das medusas da classe Scyphozoa por serem quando adultas animais a) b) c) d) e) de vida livre. ssseis. dulccolas. nectnicos. bentnicos errantes.

DQUESTO 18 (Descritor: identificar as funes de diferentes regies de uma raiz) Assunto: Botnica Num experimento com razes de plantas dicotiledneas, retirou-se a coifa, a regio/zona de multiplicao celular e a regio/zona de alongamento ou distenso celular . correto afirmar que sem essas partes a raiz ainda ser capaz de: a) b) c) d) e) crescer em extenso. formar novas clulas. crescer por alongamento celular. absorver gua e sais minerais. originar novas clulas por mitose.

QUESTO 19 (Descritor: identificar o desenvolvimento embrionrio dos cangurus) Assunto: Metazorios Os filhotes de canguru cinza nascem aps umas trs semanas de gestao, no desenvolvidos de todo, cegos, completamente glabros (isto , sem plos), com orelhas muito pouco visveis, membros ainda curtos, surpreendem pelo reduzido tamanho: tm pouco mais de 2 cm e ficam no marspio at os 6 meses, sem jamais descerem em terra firme. No stimo ms do os primeiros passos e s depois de um ano completo se tornam independentes. O fato dos filhotes de cangurus permanecerem no marspio sem sair dali at os 6 meses justificado porque: I. no marspio fica a placenta que alimenta o filhote. II. Os ovos do canguru possuem pouco vitelo. III. Os filhotes no tm como se alimentarem fora do marspio. IV. No marspio os filhotes se desenvolvem alimentando-se de leite. V. Quando vo para o marspio os filhotes tero apenas que crescer pois esto inteiramente formados. Esto CORRETAS as afirmativas a) I, II e III. 10

b) c) d) e)

I e V. II, III e IV. II e IV. III, IV e V.

QUESTO 20 (Descritor: identificar as conseqncias do desmatamento para o solo e para as guas) Assunto: Ecologia Com o desmatamento, o solo nu fica merc da chuva e do vento. A cada ano, atravs da eroso, o mundo perde 75 bilhes de toneladas de terra para dentro de lagos, rios e oceanos. Ento, perde duas vezes... O perder duas vezes refere-se corretamente a: a) b) c) d) e) as guas alteram-se em qualidade e o solo perde em fertilidade. as guas aumentam em volume e os solos diminuem quantitativamente. os solos tornam-se estreis e as guas diminuem a quantidade de nutrientes. as guas aumentam a quantidade de oxignio e os solos tornam-se mais arenosos. tanto os solos como as guas aumentam a quantidade de bactrias nitrificantes.

QUESTO 21 (Descritor: reconhecer a impossibilidade do chimpanz ter sido ancestral do homem) Assunto: Evoluo O Chimpanz NO pode ter originado o homem porque ele: a) b) c) d) e) bem menor que o homem. possui mais pelos que o homem. utiliza as mos para caminhar. e os humanos so contemporneos. tem o crebro menor que o do homem.

QUESTO 22 (Descritor: identificar caractersticas e conseqncias do isolamento geogrfico) Assunto: Evoluo Duas populaes de uma mesma espcie foram isoladas geograficamente. No decorrer do tempo, as populaes isoladas acumularam diferenas genticas. I. II. III. as diferenas genticas foram resultantes de mutaes as diferenas genticas foram resultantes de seleo natural. as duas populaes originaram duas novas espcies.

Escreveu-se corretamente em: a) b) c) d) e) I apenas. II apenas. I e III. III apenas. I e II.

QUESTO 23 (UFC 2004) (Descritor: identificar a utilizao da plula do dia seguinte) Assunto: Reproduo A plula do dia seguinte composta de hormnios, os mesmos da plula anticoncepcional comum, s que em doses mais elevadas. INCORRETO afirmar que essa plula: a) um mtodo emergencial. 11

b) c) d) e)

formada de estrgeno e progesterona. um mtodo isento de efeitos colaterais. aconselhado nos casos de estupro. s eficaz num curto perodo aps o ato sexual.

QUESTO 24 (UERJ 2005) (Descritor: identificar o hormnio responsvel pela liberao de bicarbonato pelo pncreas) Assunto: Fisiologia humana O pncreas secreta o suco rico em HCO3 no duodeno, em resposta acidez do quimo que estimula a secreo do hormnio denominado: a) b) c) d) e) Colecistoquinina. Enterogastrona. Secretina. Enteroquinase. Gastrina.

II. QUESTES ABERTAS QUESTO 25 (Descritor: reconhecer e identificar caractersticas da sfilis, tuberculose e cncer ) Assunto: Citologia Mmias doentes contam histria de romaria no Peru pr-hispnico Arquelogos descobriram um stio contendo vrias camadas de sepultamentos humanos nas antigas runas de Pachacmac, no Peru, incluindo fardos de mmias com famlias inteiras e peregrinos que provavelmente foram ao local em busca de cura para doenas.[...] At agora, j foram escavados 69 tmulos no local. Segundo Eeckhout, h nos sepultamentos um nmero anormal de pessoas com sinais de sfilis, tuberculose e cncer, o que leva a crer que Pachacmac tenha sido um centro de peregrinao de doentes.
Folha de S.Paulo da Associated Press 17/05/05

Baseando-se no texto e em seus conhecimentos sobre o assunto, responda as questes propostas. a) b) c) CITE o reino dos agentes etiolgicos da tuberculose e da sfilis. D duas justificativas para taxa de mortalidade elevada provocada pela sfilis no Peru pr-hispnico. Nos dias atuais, qual a principal medida profiltica contra a tuberculose?

QUESTO 26 (UFC 2005) (Descritor: relacionar problemas cardacos com a morte sbita de atletas) Assunto: Fisiologia humana Um aluno perguntou a seu professor de biologia a razo da morte sbita de atletas jovens, fato que tem acontecido com uma certa freqncia no meio esportivo. O professor respondeu que provavelmente esses indivduos, cerca de 0,1 a 0,2% da populao mundial, apresentam cardiomiopatias genticas, causadas pelo acmulo de uma protena anormal nos sarcmeros do msculo cardaco. Isto faz com que as clulas cresam demasiadamente e de forma desordenada, particularmente ao redor do ventrculo esquerdo. medida que o msculo se espessa, o corao pode desenvolver batimentos irregulares e correr o risco de parar completamente . O esforo extra do exerccio intenso parece desencadear a morte sbita em pessoas com esse problema. Para compreender melhor a resposta do professor, o aluno procurou outros esclarecimentos. a) b) c) Qual o nome do fenmeno responsvel pelo surgimento da protena anormal nesta situao? Quais as duas principais protenas dos sarcmeros? Quais as duas maneiras atravs das quais o corao pode aumentar o volume de sangue ejetado durante o exerccio fsico, para atender ao aumento da necessidade de oxignio? 12

d)

Qual o papel do ventrculo esquerdo no direcionamento do sangue bombeado?

QUESTO 27 (UERJ 2005) (Descritor: identificar a atuao do sistema imunolgico atravs de grficos) Assunto: Citologia A funo do sistema imunolgico a de defender o organismo contra invasores. Bactrias, vrus, fungos, tecidos ou rgos transplantados, e mesmo simples molculas, podem ser reconhecidos pelo organismo como agentes agressores. A) Os grficos abaixo mostram a variao da concentrao de anticorpos contra um determinado antgeno no sangue de uma pessoa, em funo do tempo, em duas condies: vacinao ou soroterapia .

Um dos grficos mostrados corresponde variao da concentrao de anticorpo antiofdico no sangue de uma pessoa mordida por uma serpente e tratada com uma dose do soro apropriado. Justifique por que esse tratamento deve ser feito logo aps a picada do animal e, por que, em casos mais graves, deve ser repetido a intervalos de tempo relativamente curtos. Na eritroblastose fetal, a me produz anticorpos contra o fator Rh do filho. A doena s se manifesta, porm, a partir da segunda gravidez. Indique a condio que deve estar presente no feto para o desenvolvimento da eritroblastose em filhos de mulheres que no produzem fator Rh. Explique por que, mesmo nessas circunstncias, o primeiro filho nunca afetado. QUESTO 28 (Descritor: identificar atravs de um texto o novo mecanismo de transmisso da doena de chagas) Assunto: Protozorios Ministro da Sade diz que mal de Chagas est sob controle O ministro da Sade, Humberto Costa, disse, nesta sexta-feira, que o mal de Chagas est controlado no pas. Recentemente, 52 pessoas foram contaminadas pela doena aps consumirem caldo de cana, em Santa Catarina, e aa, no Amap. "So [casos] excepcionais, com uma nova forma de transmisso oral, totalmente diferente da tradicional", disse Costa durante a abertura do Frum Regional de Sade e Cidadania, em Petrolina (PE). Existe a suspeita de que o percevejo --conhecido como barbeiro--, o vetor do mal de Chagas, ou suas fezes tenham sido modos e misturados aos alimentos consumidos pelas 52 pessoas contaminadas.
Folha online 09/04/2005

13

Baseando-se no texto e em seus conhecimentos sobre a doena de chagas, responda as questes propostas. a) b) Como ocorre a transmisso convencional do protozorio causador da doena de Chagas? JUSTIFIQUE como as suspeitas da transmisso da doena por fezes ou barbeiros modos junto com a cana podem ter causado a doena.

QUESTO 29 (Descritor: associar a tecnologia do DNA recombinante produo de insulina por clulas hepticas) Assunto: Gentica O fgado pode fazer o papel do pncreas em certos casos. o que sugere uma pesquisa realizada em Israel. Os cientistas conseguiram, em laboratrio, converter clulas hepticas em produtoras de insulina, e acreditam que a tcnica possa futuramente ser usada no combate ao diabetes tipo 1 a) b) a) b) a converso de clulas hepticas em clulas produtoras de insulina s se tornou possvel graas a uma manipulao gentica. Qual o nome dado a essa tcnica? Caso a insulina no fosse uma protena, essa tcnica seria vivel? Justifique sua resposta. Tecnologia do DNA recombinante. No. A tecnologia do DNA recombinante consiste na insero do gene responsvel pela codificao de determinada protena e no de outras classes de compostos como lipdios etc.

QUESTO 30 (UFF 2005) (Descritor: identificar a atuao dos retrovrus na terapia gentica) Assunto: Gentica A terapia gnica, uma promessa da biotecnologia moderna, consiste na cura de defeitos genticos pela introduo de genes normais em clulas de indivduos doentes. Algumas metodologias em estudo utilizam retrovrus modificado como veculo de introduo do gene desejado. Por exemplo, na talassemia, doena caracterizada pela produo de hemoglobina anormal devido a uma deleo no gene que codifica a cadeia da globina, poderia ser usado um retrovrus modificado, contendo a informao para a sntese da .globina. Nesse caso, deveriam ser realizadas trs etapas: 1. coletar clulas da medula ssea do paciente; 2. colocar as clulas coletadas em contato com o retrovrus modificado, para que essas sejam infectadas; 3. reintroduzir as clulas infectadas no paciente. A seguir, esto esquematizadas a partcula viral original, antes da manipulao (Esquema I) , e quatro diferentes partculas virais modificadas (Esquemas II, III, IV e V).

- X representa o trecho de cido nuclico viral, que codifica as protenas necessrias para a formao de novas partculas virais no interior da clula hospedeira. - Y representa o trecho de cido nuclico introduzido, que contm a informao para a sntese da cadeia da globina. - o smbolo _ indica que a partcula viral contm as enzimas transcriptase reversa e integrase (insere o material gentico de origem viral no genoma da clula).

14

a) b)

EXPLIQUE por que, no caso do tratamento da talassemia, as clulas retiradas da medula ssea so as indicadas para serem infectadas com as partculas virais adequadamente modificadas. Indique qual dos retrovrus modificados, apresentados nos esquemas acima, seria o mais indicado para ser usado nesse tratamento. Justifique sua resposta.

QUESTO 31 (Unicamp 2005) (Descritor: identificar as diferentes regies do ouvido e suas respectivas funes) Assunto: Fisiologia animal Os ouvidos no tm plpebras. A frase do poeta e escritor Dcio Pignatari mostra que no podemos nos proteger dos sons desconfortveis fechando os ouvidos, como fazemos naturalmente com os olhos. O rudo excessivo, que atinge o auge em concertos de rock, causa problemas auditivos. Nesses concertos, cerca de 120 decibis so transmitidos durante mais de duas horas seguidas, quando, de acordo com recomendaes mdicas, deveriam ser limitados a 3 minutos e 45 segundos. Quem ouve msica alta, em fones de ouvido, tambm est sujeito a danos graves e irreversveis, j que, uma vez lesadas, as clulas do ouvido no se regeneram.
(Adaptado de poca, 10 de agosto de 1998).

a) b)

O ouvido constitudo por trs partes. Quais so essas partes? Em qual delas esto as clulas lesadas pelo excesso de rudo? Indique a funo de cada uma das trs partes na audio.

QUESTO 32 (Descritor: identificar as causas da alta taxa de mortalidade provocada pela malria no continente africano) Assunto: Parasitologia OMS registra progresso no combate malria "A malria ainda a doena infecciosa que tira mais vidas de crianas na frica do que qualquer outra. Mata trs vezes mais do que o HIV", destacou Ann M. Veneman, diretora-executiva do Unicef. De acordo com o levantamento, desde 2003 entre 350 e 500 milhes de pessoas ao redor do mundo foram infectadas com a malria.
BBC Brasil 03/05/05

a) JUSTIFIQUE a razo da malria matar trs vezes mais crianas na frica, do que o HIV. b) possvel interromper o ciclo dos parasitas causadores dessas duas doenas fora do organismo humano? JUSTIFIQUE. c) D exemplo de duas outras parasitoses humanas causadas por agentes etiolgicos pertencentes ao mesmo filo do
causador da malria.

15

QUESTO 33 (Descritor: identificar uma clula do tecido meristemtico a partir de um desenho esquemtico) Assunto: Histologia vegetal Utilize o desenho esquemtico de uma clula vegetal para responder as questes propostas a) b) c) A clula representada jovem ou uma clula madura? JUSTIFIQUE sua resposta. DENOMINE a estrutura 1. CITE o tecido do qual a clula foi retirada e d um exemplo de onde ele pode ser encontrado.

QUESTO 34 (Descritor: reconhecer o osso como um rgo) Assunto: Histologia animal Utilize o desenho esquemtico do corte de um osso longo e use tambm seus conhecimentos e responda as questes propostas. a) b) c) O osso no apenas um tecido e sim um rgo. D os nmeros das estruturas que tornam essa afirmativa verdadeira. A estrutura 6 avascular. Explique o que ocorreria ao indivduo caso 6 fosse vascularizado. A medula ssea amarela substituiu nesse osso a medula vermelha.Cite a funo da medula ssea vermelha. 6 5 4

3 2 16

QUESTO 35 (FUVEST 2005) (Descritor: relacionar a abertura dos estmatos com o perodo 24 horas) Assunto: Botnica O grfico abaixo indica a transpirao de uma rvore, num ambiente em que a temperatura permaneceu em torno dos 20C, num ciclo de 24 horas. a) b) c) d) Em que perodo (A, B, C ou D) a absoro de gua, pela planta, a menor? Em que perodo ocorre a abertura mxima dos estmatos? Como a concentrao de gs carbnico afeta a abertura dos estmatos? Como a luminosidade afeta a abertura dos estmatos?

17

QUESTO 36 (UFRJ 2005) (Descritor: identificar o tipo de txon a partir de um esquema) Assunto: classificao dos seres vivos Um txon classificado como parafiltico quando inclui alguns, mas no todos, descendentes de um ancestral comum. Um txon polifiltico contm membros com mais de um ancestral, e um txon monofiltico inclui todos os descendentes de um nico ancestral comum. Observe o diagrama a seguir: No diagrama, o conjunto DEF exemplo de uma dessas trs classificaes; BCD, de outra; e AB representa um exemplo de um terceiro tipo. Identifique-as.

QUESTO 37(Descritor: identificar o mecanismo de transmisso da dengue) Assunto: Vrus Vacina contra dengue pode sair em 5 anos Uma vacina contra a dengue pode ser desenvolvida nos prximos cinco anos, anunciaram especialistas em uma conferncia sobre a doena na cidade de Siem Reap, no Camboja.`[....] A Organizao Mundial da Sade (OMS) estima que 50 milhes de pessoas contraiam dengue anualmente, em mais de cem pases de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalizao e 20 mil morrem em conseqncia da dengue.
BBC Brasil.com - 18/03/05

a) Enquanto a vacina no sai, medidas profilticas devem continuar sendo utilizadas. CITE duas medidas profilticas importantes no controle da doena. b) O agente causador dessa doena transmitido de qual maneira? c) H alguma semelhana entre a transmisso dessa doena e a febre amarela? JUSTIFIQUE. d) A dengue uma epidemia ou uma endemia? JUSTIFIQUE sua resposta.

18

QUESTO 38 (Descritor: identificar a partir de um texto, a tentativa da produo da vacina contra esquistossomose) Assunto: Metazorios Cientistas brasileiros e chineses publicaram recentemente a anlise dos genes ativos (derivados do mRNA) das duas principais espcies do parasita Schistosoma (S.mansoni e S. japonicum). (...). Esses genes podem ser colocados em bactrias, para que elas produzam uma cpia da protena do parasita. Essa protena ento isolada da bactria, purificada e inoculada em cobaias. Posteriormente, as cobaias sero expostas ao Schistosoma vivo, quando se confirma se a vacina realmente ativou o sistema de defesa do organismo das cobaias
(Scientific American Brasil, Setembro de 2004)

Baseando-se no texto e nos seus conhecimentos responda ao que se pede. a) b) c) d) CITE a finalidade do trabalho descrito. Onde se aloja normalmente o adulto de Schistosoma? EXPLIQUE como ocorre a transmisso desse parasita. D duas medidas profilticas para a esquistossomose.

QUESTO 39 (Descritor: interpretar e caracterizar o ciclo replicativo de um vrus a partir de um desenho esquemtico) Assunto: Vrus O desenho esquemtico mostra o ciclo de replicao de um vrus. a) b) c) d) Quanto tempo demora o ciclo completo de replicao desse vrus? Denomine as etapas A e B. O ciclo representado ltico ou lisgeno? Justifique. A replicao do vrus HIV diferente da representada, sendo a principal causa, o tipo de material gentico nele existente.Cite o tipo de material do vrus HIV ,o nome e o papel da enzima sem a qual ele no replicaria .

19

QUESTO 40 (Descritor: identificar algumas caractersticas da reproduo das aranhas baseando-se em um texto sobre a viva negra) Assunto: Metazorios A aranha conhecida como viva-negra ocupa, com razo, cadeira cativa nos pesadelos masculinos: afinal, nenhum macho se sente seguro perto de uma fmea cuja principal caracterstica assassinar o parceiro depois do sexo. Mas, graas a pesquisadores brasileiros e chilenos, pode ser que o aracndeo se transforme em sinnimo de prazer sexual.[...] Folhaonline24/05/2005 Baseando-se no texto e em seus conhecimentos responda as questes propostas. a) b) O macho assina sua sentena de morte durante a cpula, quando transfere seus espermatozides para a fmea. Explique como ocorre essa transferncia dos gametas masculinos. Aps a cpula ocorre o desenvolvimento dos ovos, esse desenvolvimento direto ou indireto? Justifique.

20

GABARITO DAS QUESTES OBJETIVAS

QUESTO 01: QUESTO 02: QUESTO 03: QUESTO 04: QUESTO 05: QUESTO 06: QUESTO 07: QUESTO 08: QUESTO 09: QUESTO 10: QUESTO 11: QUESTO 12:

C C E B A B E C C C D B

QUESTO 13: QUESTO 14: QUESTO 15: QUESTO 16: QUESTO 17: QUESTO 18: QUESTO 19: QUESTO 20: QUESTO 21: QUESTO 22: QUESTO 23: QUESTO 24:

A C C C B D C A D E C C

GABARITO DAS QUESTES ABERTAS QUESTO 25 a) b) c) Reino Monera. Falta de conhecimento sobre a doena, inexistncia de antibiticos, condies de higiene corporal daquela poca, etc. Uso da vacina BCG que tomada no primeiro ms de vida.

QUESTO 26 a) b) c) d) O fenmeno responsvel pelo surgimento de uma protena anormal, em se tratando de uma patologia gentica, provavelmente seriam as mutaes, erros na seqncia de bases do segmento do DNA que seriam responsveis pela codificao da protena normal. As principais protenas contrteis do msculo cardaco so a actina e a miosina, aumento da freqncia dos batimentos cardacos (aumento do nmero de batimentos por minuto) e aumento do volume sistlico (aumento do volume de sangue ejetado em cada contrao). O ventrculo esquerdo recebe o sangue, que veio do trio esquerdo, aps oxigenao na grande rede de capilares pulmonares. O sangue ejetado do ventrculo esquerdo para a artria aorta e desta ser distribudo, por uma enorme rede vascular, por toda a circulao sistmica.

QUESTO 27 a) Porque o soro antiofdico j apresenta os anticorpos apropriados prontos, produzidos em outro animal. Quando administrado logo aps a picada, atingem rapidamente nveis elevados no sangue, neutralizando prontamente a toxina da serpente. No entanto, esses nveis tambm caem rapidamente, como mostrado no grfico 1. Por essa razo, nos casos mais graves, a aplicao deve ser repetida at que toda a toxina inoculada seja neutralizada.

21

b)

O feto deve ser capaz de produzir fator Rh, ou seja, ser Rh +.Como a produo inicial de anticorpos pela me Rh- contra o fator Rh fetal pequena, esses anticorpos no chegaro a transpor com eficincia, na primeira gestao, a barreira placentria que separa a circulao materna da fetal.

QUESTO 28 a) b) A transmisso convencional da doena de chagas ocorre pelas fezes do barbeiro contaminado, levadas at o local da picada e da penetrando no corpo do seu novo hospedeiro. H tambm a transmisso por via sangunea, atravs do sangue contaminado com a forma tripomastigota. As fezes contm a forma responsvel pela transmisso da doena, o tripomastigota metacclico . Essa mesma forma encontra-se na poro final do intestino, o que justifica o mecanismo de transmisso por via oral.

QUESTO 29 a) b) Tecnologia do DNA recombinante. No. A tecnologia do DNA recombinante consiste na insero do gene responsvel pela codificao de determinada protena e no de outras classes de compostos como lipdios etc

QUESTO 30 a) b) Nas clulas da medula ssea existem clulas precursoras dos eritrcitos. Aps receberem a cpia do gene, que codifica a cadeia peptdica da hemoglobina, essas clulas se diferenciaro em eritrcitos que produziro a hemoglobina normal. O retrovrus modificado mostrado no esquema IV. Essa partcula viral tem a capacidade de inserir a cpia do gene da cadeia da hemoglobina no cromossomo das clulas hospedeiras, porque contm as enzimas transcriptase reversa e integrase. Alm disso, no tem a capacidade de produzir novas partculas virais que infectariam as outras clulas do paciente, pois o trecho X do cido nuclico do vrus original foi retirado.

QUESTO 31 a) b) ouvido externo (orelha externa), mdio (orelha mdia) e interno (orelha interna). As clulas lesadas ficam no ouvido interno. o ouvido externo tem a funo de captar e encaminhar o som do ambiente para o ouvido mdio, que por sua vez transmite e amplifica o som, enquanto que o ouvido interno, atravs das clulas sensoriais, capta o som e transforma os estmulos em impulsos nervosos para transmiti-los ao crebro.

QUESTO 32 a) b) c) O principal mecanismo de transmisso do HVI atravs da relao sexual, atividade essa que as crianas no praticam. O ciclo da malria sim, pois o parasita heteroxeno, sendo assim possvel interromper o ciclo no mosquito. J o HIV a transmisso feita de pessoa para pessoa, no passando por um outro hospedeiro. Toxoplasmose, giardase, amebase, Chagas, etc.

QUESTO 33 a) b) A clula representada jovem, isso pode ser comprovado pelo tamanho e posio do ncleo, pela presena de vrios vacolos pequenos e pela espessura da parede celular. Vacolos. 22

c)

A clula pertence ao tecido meristemtico encontrado no pice das razes e caules.

QUESTO 34 a) b) c) 1, 2 e 6. A estrutura 6 formada por cartilagem hialina tendo como funo revestir as articulaes . Caso esse tecido fosse vascularizado, cada vez que o indivduo movimentasse suas articulaes isso provocaria uma hemorragia. A medula ssea vermelha a responsvel pela produo de clulas sanguneas e plaquetas.

QUESTO 35 a) A menor absoro de gua pela rvore ocorre no perodo A. b) A abertura mxima dos estmatos ocorre no perodo C. c) Em elevadas concentraes de CO2, os estmatos se fecham. Inversamente, quando a taxa de CO2 baixa,eles se abrem. d) Os estmatos, de modo geral, abrem-se em presena de luz, fechando-se em sua ausncia. QUESTO 36
DEF monofiltico. BCD polifiltico. AB parafiltico.

QUESTO 37 a) b) c) d) Evitar deixar recipientes com gua parada evitando assim a proliferao do vetor.Notificar os casos sade pblica.Desenvolver campanhas de esclarecimento sobre a doena, etc. A transmisso feita pela picada do mosquito Aedes contaminado com o vrus. A febre amarela e a dengue so transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquitos do gnero Aedes. A dengue uma epidemia, pois os surtos acontecem, inmeras pessoas so contaminadas e depois de algum tempo, a incidncia diminui.

QUESTO 38 a) b) c) d) A finalidade a criao de uma vacina contra a esquistossomose. O verme adulto se aloja no sistema porta-heptico. A transmisso da esquistossomose ocorre atravs da penetrao ativa da larva cercria que se desenvolveu no caramujo e foi liberada na gua dos lagos e lagoas. No nadar em guas de lagoas desconhecidas, tratamento dos doentes, usar a engenharia sanitria, etc.

QUESTO 39 a) b) c) a) o ciclo completo de replicao dura 30minutos. A etapa A a adsoro ou fixao do vrus clula hospedeira. A etapa B a injeo do material gentico. O ciclo replicativo do tipo ltico pois termina com a lise celular observada na figura d. O vrus HIV um retrovrus( RNA) que s capaz de replicar devido a enzima transcriptase reversa que torna possvel a sntese de DNA a partir de RNA.

23

QUESTO 40 a) b) O macho introduz os seus pedipalpos na genitlia da fmea e assim transfere os seus espermatozides. O desenvolvimento das aranhas direto pois, quem sai do ovo uma aranha inteiramente formada

24

Potrebbero piacerti anche