Sei sulla pagina 1di 3

A evoluo histrica dos Direitos Humanos

Do ponto de vista histrico, h uma distino j bem aceita dos Direitos Humanos. O conjunto dos Direitos Humanos classificado em trs geraes, so geraes no sentido da evoluo histrica e no gerao no sentido biolgico, pois no so superados com a chegada de uma nova gerao, mas se superam dialeticamente, os novos direitos continuam incorporados na nova gerao. A primeira gerao a das liberdades individuais, ou os chamados direitos civis. So as liberdades consagradas no sculo XVIII, com o advento do liberalismo, so direitos individuais contra a opresso do Estado, contra o absolutismo, as perseguies religiosas e polticas, contra o medo avassalador em uma poca em que predominava o arbtrio e a distino rigorosssima, mais que em classes sociais, em castas sociais. Que liberdades individuais so essas? As de locomoo, a de propriedade, de segurana, de acesso justia, de opinio, de crena religiosa, de integridade fsica. Essas liberdades individuais, tambm chamadas direitos civis, foram consagradas em vrias declaraes e firmadas nas constituies de diversos pases.

A segunda gerao a dos direitos sociais, do sculo XIX e meados do sculo XX. So todos aqueles direitos ligados ao mundo do trabalho. Como o direito ao salrio, seguridade social, a frias, a horrio, previdncia etc. E so tambm aqueles direitos que no esto vinculados ao mundo do trabalho, e que

so, portanto, mais importantes ainda, porque so direitos de todos e no apenas para aqueles que esto empregados: so os direitos de carter social mais geral, como o direito a educao, sade, habitao. So direitos marcados pela lutas dos trabalhadores j no sculo XIX e acentuadas no sculo XX. As lutas dos socialistas e da social-democracia, que desembocaram no Estado de Bem-Estar Social.

A terceira gerao aquela que se refere aos direitos coletivos da humanidade. Referem-se ao meio ambiente, defesa ecolgica, paz, ao desenvolvimento, autodeterminao dos povos, partilha do patrimnio cientfico, cultural e tecnolgico. Direitos sem fronteiras, direitos chamados de solidariedade planetria. Essas trs geraes, de certa maneira, englobam e enfeixam os trs ideais da Revoluo Francesa: o da liberdade, o da igualdade e o da fraternidade, ou da solidariedade. Como enfatizei que os Direitos Humanos so histricos, vale lembrar que j se fala numa quarta gerao de Direitos Humanos, que so aqueles direitos que podero surgir a partir de novas descobertas cientficas, novas abordagens em funo do reconhecimento da diversidade cultural e das mudanas polticas.

Perodo Mesopotmia

Evoluo dos Direitos Humanos Primeiro cdigo de leis escritas da Histria: o Cdigo de Hamurbi

Grcia Antiga Surgimento do conceito de cidadania, ou seja, os direitos e os deveres dos considerados cidados de

participarem ativamente nos rumos da cidadeestado grega (plis). Desde ento, cidadania um conceito que caminha lado-a-lado com o de participao. Aparece o conceito de res pblica (coisa pblica). O Roma Antiga conceito de Repblica determina a relao entre o indivduo e o Estado. Idade Mdia Na Inglaterra aprovada a Magna Carta, primeiro documento limitador do poder absolutista dos reis. - Iluminismo: estabelecimento do conceito de liberdades civis e liberdades individuais. - Revoluo Inglesa: aprovao da Bill of Rights (Declarao de Direitos) no contexto das revolues inglesas que resultaram na implantao do Parlamentarismo. - Revoluo Francesa: Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado consagra os princpios da liberdade, igualdade e fraternidade. A noo liberal de igualdade reporta-se igualdade jurdica. - A partir da evoluo do pensamento socialista aparece o conceito de igualdade social .- Momento marcado pelas lutas dos trabalhadores. Direitos Humanos confundem-se com direitos sociais. - Aprovao da Declarao Universal dos Direitos Humanos, em 1948, marcada pelos chamados direitos coletivos da humanidade.

Idade Moderna

Sculo XIX

Sculo XX

Potrebbero piacerti anche