Sei sulla pagina 1di 112

NP 007 - SINAIS E SISTEMAS

Nota de Aula I SINAIS E SISTEMAS


1. Introduo
Esta seo tem o objetivo de mostrar ao aluno, conceitos necessrios para o tratamento com Sries de Fourier e Integrais de Fourier e Laplace. Nas prximas notas de aula comearemos a anlise da srie de da transformada de Fourier.

2. Sinais
2.1 Sistema de Comunicao Um sistema bsico de comunicao composto por transmissor, canal e receptor, conforme mostra a figura a seguir:

CANAL

Estao Trasnmissora

Estao Receptora

Figura 1 Sistema de Comunicao Este tipo de transmisso pode ser modelado matematicamente como:
x(t) X(f) y(t)=x(t)*h(t) Y(f)=X(f).H(f) y(t) Y(f)

Figura 2 Representao de um sistema O sistema acima permite esclarecer em grande parte o motivo de realizaremos a anlise de Fourier e Laplace.

A entrada sofrer uma convoluo no tempo com a resposta impulsiva do sistema e produzir uma sada como forma original alterada. Na anlise em freqncia ocorrer uma multiplicao entre a entrada e a funo de transferncia do sistema. 2.2 Classificao a) Sinais contnuos e sinais discretos Um determinado sinal x(t) um sinal de tempo contnuo se ele for definido para todo tempo t. A figura a seguir representa um sinal de tempo contnuo cuja amplitude ou valor varia continuamente com o tempo.
x(t)

Figura 3 Sinal de tempo Contnuo Por outro lado, um sinal de tempo discreto freqentemente derivado de um sinal de tempo contnuo fazendo-se uma amostragem do mesmo a uma taxa uniforme. Digamos que T represente o perodo de amostragem e n represente um nmero que possa assumir valores positivos e negativos. A amostragem de um sinal de tempo contnuo x(t) no instante t = n produz uma amostra de valor x(n). Pr convenincia de representao, escrevemos: x[n] = x(nT), n = .......,-2,1,0,1,2,........ A figura a seguir detalha um sinal discreto.
x[n]

Figura 4 Sinal de tempo discreto

b) Sinais pares e mpares Par - x(-t) = x(t) , para todo t mpar - x(-t) = -x(t) , para todo t c) Sinais peridicos e no peridicos Peridico - x(t) = x(t+T) , para todo t Aperidico- qualquer sinal x(t) para o qual no haja nenhum valor de T para satisfazer a condio da equao acima. A figura abaixo mostra: a) sinal peridico, b) sinal no peridico
x(t) A A x(t)

t -1 0 T (a) 0 T1 (b)

Figura 5 - Onda quadrada com amplitude A, perodo T. Pulso retangular de amplitude A e durao T1. d) Sinais determinsticos e aleatrios Um sinal determinstico um sinal sobre o qual no existe nenhuma incerteza com respeito a seu valor em qualquer tempo. Consequentemente, consideramos que os sinais determinsticos podem ser modelados como funes de tempo completamente especificadas. Um sinal aleatrio um sinal sobre o qual h incerteza antes de sua ocorrncia real. Este tipo de sinal pode ser visto como pertencente a um grupo de sinais tendo cada sinal do conjunto uma forma de onda diferente. O conjunto de cada sinal dentro do conjunto tem certa probabilidade de ocorrncia. O conjunto desses sinais chamado processo aleatrio. O rudo gerado no amplificador de um receptor de rdio ou televiso um exemplo de sinal aleatrio.

e) Sinais de energia e sinais de potncia

E = lim

T /2

x (t )dt =
2

x 2 (t )dt
T /2

T / 2 T /2

P = lim

1 1 x 2 (t )dt = x 2 (t )dt T T T T / 2 T / 2

Um sinal chamado de sinal de energia se e somente se a energia total do sinal satisfizer a condio:
0<E< Um sinal chamado de sinal de potncia se e somente se a potncia mdia do sinal satisfizer a seguinte condio: 0<P< As classificaes de energia e potncia de sinais so mutuamente exclusivas. Em especial, um sinal de energia tem potncia mdia zero, enquanto que um sinal de potncia tem energia infinita. interessante observar tambm que sinais peridicos e sinais aleatrios normalmente so vistos como sinais de potncia, enquanto que os sinais que so tanto determinsticos como no peridicos so sinais de energia.

2.3 Operaes bsicas em Sinais a) Operao executadas na variveis dependentes


1- Mudana de escala de amplitude : Se x(t) representa um sinal de tempo contnuo, o sinal y(t) resultante da mudana de escala da amplitude aplicada a x(t) definida por:

y (t ) = cx(t )
Em que c o fator de mudana de escala. Um exemplo fsico de um dispositivo que executa mudana de escala de amplitude um amplificador eletrnico. 2 - Adio : Digamos que x1 (t ) e x2 (t ) representem um par de sinais de tempo contnuo. O sinal y (t ) obtido pela adio de x1 (t ) e x2 (t ) definido por:

y (t ) = x1 (t ) + x2 (t )
Um exemplo fsico de dispositivo que adiciona sinais o misturador de udio, o qual combina sinais de msica e de voz.

3 - Multiplicao : Digamos que x1 (t ) e x2 (t ) representem um par de sinais de tempo contnuo. O sinal y (t ) resultante da multiplicao de x1 (t ) e x2 (t ) definido por:

y (t ) = x1 (t ).x2 (t ) Ou seja para cada tempo t prescrito, o valor de y(t) dado pelo produto dos valores correspondentes de x1 (t ) e x2 (t ) . Um exemplo fsico de y(t) um sinal de rdio AM, no qual x1 (t ) consiste de um sinal de rdio mais um componente dc(direct current corrente contnua), x2 (t ) consiste em um sinal senoidal chamado onda portadora. 4 - Diferenciao : Se x(t ) representa um sinal de tempo contnuo, a derivada de

x(t ) com respeito ao tempo definida por:


y (t ) = d x(t ) dt

Como exemplo, temos um indutor que realiza diferenciao. Digamos que i(t) denote uma corrente que flui atravs de um indutor de indutncia L, como mostra a figura 6. A tenso v(t) desenvolvida no indutor definida por:

v(t ) = L

d i (t ) dt
i(t)

+ v(t) L

Figura 6 Indutor com a tenso v(t) em seus terminais induzindo a corrente i(t). 5 - Integrao Digamos que x(t) denote um sinal de tempo contnuo. A integral de x(t) com respeito ao tempo t definida por:
y (t ) =
t

x( )d

Em que a varivel de integrao. Por exemplo, um capacitor realiza integrao. Digamos que i(t) denote a corrente que flui atravs de um capacitor de capacitncia C, como mostra a figura 7. A tenso v(t) desenvolvida atravs do capacitor definida por:

1 v(t ) = C

i ( )d

i(t) + v(t) C

Figura 7 - Capacitor com corrente i(t) induzindo a tenso v(t) em seus terminais.

b) Operao realizadas na varivel independente


1 - Mudana de escala de tempo : Digamos que x(t) represente um sinal de tempo contnuo. O sinal y(t) obtido pela mudana de escala da varivel independente, tempo t por um fator , definido por : y (t ) = x(t ) Se >1, o sinal y(t) uma verso comprimida de x(t). Se, por outro lado, 0<<1, sinal y(t) uma verso expandida (estendida) de x(t). Estas duas operaes so ilustradas na figura 8.
x(t ) 1 t 1 t y (t ) = x(2t ) 1 1 y (t ) = x( t ) 2

-1

0 (a)

1 1 0 2 2

-2

0 (c)

(b)

Figura 8 - Operao de mudana de escala de tempo: (a) sinal de tempo contnuo x(t), (b) verso comprimida de x(t) por um fator de 2, e (c) verso expandida de x(t) por um fator de 2. 2 - Reflexo : Digamos que x(t) represente um sinal de tempo contnuo. Se y(t) representa o sinal observado substituindo-se o tempo t por t, como mostrado por: y (t ) = x(t ) O sinal y(t) representa uma verso refletida de x(t) em relao ao eixo de amplitude. O dois casos a seguir so de especial interesse:

a) Sinais pares, para os quais temos x(-t) = x(t) para todo tempo t; ou seja, um sinal par o mesmo que sua verso refletida. b) Sinais mpares, para os quais temos x(-t) = -x(t) para todo tempo t; ou seja, um sinal mpar o negativo de sua verso refletida. 3 - Deslocamento no tempo : Digamos que x(t) represente um sinal de tempo contnuo. A verso de x(t) deslocado no tempo definido por: y (t ) = x(t t0 ) Em que t 0 o deslocamento de tempo. Se t 0 >0, a forma de onda que representa x(t) deslocada para a direita(atrasada), em relao ao eixo de tempo. Se t 0 <0, ela deslocada para a esquerda(adiantada). 4 Regra de procedncia para deslocamento no tempo e mudana de escala de tempo. Digamos que y(t) represente um sinal de tempo contnuo que derivado de outro sinal de tempo contnuo x(t) atravs de uma combinao de deslocamento no tempo e mudana de escala de tempo, como descrevemos aqui:

y (t ) = x(at b)
Esta relao entre y(t) e x(t) satisfaz as seguintes condies:

y (0) = x(b)
y b = x ( 0) a

As quais permitem verificaes teis em y(t) em termos de valores correspondentes de x(t). Devemos assim estabelecer uma ordem correta para realizar estas operaes. A ordem apropriada baseia-se no fato de que a operao de mudana de escala sempre substitui t por t, enquanto a operao de deslocamento no tempo sempre substitui t por t-b. Deste modo, a operao de deslocamento no tempo executada primeiro em x(t), resultando em um sinal intermedirio v(t) definido por: v(t ) = x(t b) O deslocamento no tempo substituiu t em x(t) por t-b. Em seguida, a operao de mudana de escala de tempo executada em v(t). Esta substitui t por t, resultando na sada desejada

y (t ) = v(t )

y (t ) = x(t b )

Um exemplo prtico um sinal de voz registrado num gravador de fita magntica. Se a fita for executada numa velocidade mais rpida do que a velocidade de gravao original, obteremos uma compresso (isto >1). Se, por outro lado, a fita for executada numa velocidade mais lenta do que a velocidade original, obteremos uma expanso(isto <1). A constante b, supostamente positiva, responsvel por um retardo na execuo da fita. Exemplo: Considere um pulso retangular x(t) de amplitude unitria e durao 2 unidades de tempo descrito na figura 9(a). Esboce y(t) = x(2t+3).
x(t) 1 1 v(t)=x(t+3) 1 y(t)=v(2t)

-1

0 (a)

-4

-3 -2 -1

0 (b)

-3 -2 -1

0 (c)

Figura 9 - A ordem apropriada na qual as operaes de escala de tempo e deslocamento no tempo devem ser aplicadas. (a) Pulso retangular x(t)de amplitude 1 e durao 2, simtrico em relao origem. (b) Pulso intermedirio v(t), representando uma verso de x(t) deslocado no tempo. (c) Sinal desejado y(t), resultante da compresso de v(t) por um fator de 2.

2.4 Sinais Elementares


a) Sinais Exponenciais Um sinal exponencial em sua forma mais geral pode ser expresso como:
x(t ) = B.e at Em que tanto B como a so parmetros reais. O parmetro B a amplitude do sinal exponencial medido no instante t=0. Dependendo de se o outro parmetro a positivo ou negativo, podemos identificar dois casos especiais: Exponencial decrescente, para a qual a>0. Exponencial crescente, para qual a<0.

Estas duas formas de onda exponencial so ilustradas na figura 10.

10

40 35 30

5 4.5 4 3.5

x(t)

25 20 15 10 5 0 0.2 0.4 0.6 0.8 1

x(t)

3 2.5 2 1.5 1 0.5 0 0.2 0.4 0.6 0.8 1

tempo t (s) (a)

tempo t (s) (b)

Figura 10 - (a)Forma exponencial crescente de sinal de tempo contnuo. (b)Forma exponencial decrescente de sinal de tempo contnuo. b) Sinal Senoidal Exponencialmente Amortecido A multiplicao de um sinal senoidal por um sinal exponencial decrescente de valor real resulta em um novo sinal, denominado sinal senoidal exponencial amortecido. Especialmente multiplicar o sinal exponencial de tempo contnuo A sen( wt + ) pelo

exponencial e t resulta no sinal senoidal exponencial amortecido: x(t ) = Ae t sen( wt + ), > 0 A figura 11 mostra a forma de onda do sinal do sinal correspondente a A=60,

= 6 e = 0 . Para o tempo crescente t, a amplitude da oscilao senoidal decrescente


de maneira exponencial, aproximando-se de zero no tempo infinito.
60 50 40 30 20 10 0 -10 -20 -30 -40 0 0.2 0.4 0.6 0.8 1

Figura 11 Sinal senoidal exponencialmente amortecido et sen(wt ) , com > 0 . Os demais tipos de sinais sero tratados nos prximas captulos.

11

3. Funes Singulares
3.1 Funo Degrau

U 1 (t )
U 1 (t ) = 0, t < 0 1, t > 0 0, t < a 1, t > a 0, t < a A, t > a

ou

u (t )
(a) (b) (c)

t = o Descontnua t = a Descontnua t = a Descontnua

U 1 (t a ) =

A *U 1 (t a ) =

U-1(t) 1 1

U-1(t-a) A

A*U-1(t-a)

(a)

(b)

(c)

Figura 12 Funo degrau

3.2 Funo Rampa


U 2 (t ) U 2 (t ) = 0, t 0 t, t 0 0, ta t a, t a = t U 1 (t ) = (t a )U 1 (t a ) ou r (t ) (a) (b)

U 2 (t a ) =

U-2(t) 1

U-2(t-a)

(a)

(b)

Figura 13 Funo Rampa

12

3.3 Funo Parbola


U 3 (t ) U 3 (t ) = t 2 ,t 0 2 U 3 (t a ) = 0, 0, t 0 = ta
2

ou

s (t ) (a)

t2 U 1 (t ) 2

(t a )
2

,t a

(t a )2 U (t a ) 1
2

(b)

U-3(t) 1

U-3(t-a)

(a)

(b)

Figura 14 - Funo parbola

3.4 Funo Impulso Unitrio


U 0 (t ) ou

(t )
U 0 (t ) = 0 , t 0

lim p (t ) = U 0 (t ) a 0

U 0 (t ) dt = 1

p(t) 1/a

Uo(t)

Figura 15 - Funo impulso

13

3.5 Diagrama Representativo das Funes Singulares

UN(t) s (t ) U-3(t) r (t ) U-2(t) u (t ) U-1(t)

(t )
Uo(t)

' (t )
U1(t)

'' (t )
U2(t)

-3

-2

-1

Figura 16 Funes Singulares

3.6 Decomposio em Funes Singulares


Seja a seguinte funo f(t):
f(t) 1 t f''(t) f (t) 1 t
'

0 -1

2U0(t-4)

1 U0(t) 1 0 -1 -U0(t-1) -U0(t-2) 2 3 4 5 t

0 -1

-U0(t-5)

Figura 17 Decomposio em funes singulares Aps derivarmos a funo f(t), o segundo passo integrar o mesmo no de vezes que derivamos:

f '' (t ) = U 0 (t ) U 0 (t 1) U 0 (t 2 ) + 2U 0 (t 4) U 0 (t 5) , logo: f (t ) = U 2 (t ) U 2 (t 1) U 2 (t 2 ) + 2U 2 (t 4 ) U 2 (t 5)
realizando a sntese da funo, teremos:

f (t ) = U 2 (t ) U 2 (t 1) U 2 (t 2 ) + 2U 2 (t 4 ) U 2 (t 5)

14

f (t ) = tU 1 (t ) (t 1)U 1 (t 1) (t 2 )U 1 (t 2 ) + 2(t 4 )U 1 (t 4 ) (t 5)U 1 (t 5 ) 0, t0 t, f (t ) = 1, t 5, 0, 0 t 1 1 t 2 4t5 t 5

t + 3, 2 t 4

___________________________________________________________ Prg MatLab para gerao de uma funo impulso e uma funo degrau, com possibilidade de deslocamento no tempo.

Programa - Matlab
Funo Degrau
function [x,n] = degrau(n0,n1,n2) % Gera x(n) = degrau(n-n0); n1 <= n,n0 <= n2 % [x,n] = degrau(n0,n1,n2) if((shift < n1)|(shift > n2)|(n1 > n2)) error('Use n1<=n0<=n2') end n = ([n1:n2]); x = ([(n-shift) >= 0]); axes('position',[0.05 0.05 0.6 0.4]); plot(n,x); grid on; xlabel('n');ylabel('degrau unitario'); title('degrau unitario deslocado no tempo')

Funo Impulso
function [x,n] = impseq(shift,n1,n2) % Gera x(n) = delta(n-n0); n1 <= n,n0 <= n2 % [x,n] = impulso(n0,n1,n2) if((shift< n1)|(shift > n2)|(n1 > n2)) error('Use n1<=n0<=n2') end n =([(n1):(n2)]), x =([(n-(shift)) == 0]), axes('position',[0.05 0.57 0.6 0.4]) stem(n,x); grid on; xlabel('n');ylabel('impulso unitario'); title('impuso unitario deslocado no tempo')

__________________________________________________________

15

4. Nmeros complexos
4.1.1. - Introduo
Esta seo uma breve reviso sobre nmeros complexos, fundamental para o entendimento da anlise de Fourier e Laplace: A anlise de Fourier : sinal composto de parte real (R) e parte imaginria (I). Resumem equaes usadas em DSP, e habilitam tcnicas que seriam difceis ou impossveis somente com nmeros reais. Neste tpico ser utilizado a matemtica de nmeros complexos e os modos elementares de utilizao na cincia e engenharia. Posteriormente ser discutido tcnicas baseadas nos nmeros complexos como : Transformada complexa de Fourier e Transformada de Laplace. Um propriedade importante que os nmeros complexos e representam, e manipulam duas variveis como uma quantidade nica, representado por duas partes. NMERO COMPLEXO

PARTE REAL Nmeros complexos plano complexo

PARTE IMAGINRIA

Originam um plano de duas dimenses chamado

1 = j
Imaginrio

II

6j

-6 -5 -4 -3 -2 -1

5j 4j 3j 2j 1j

2+j6 A

B -4-j2

III

-1j -2j -3j -4j -5j -6j

1 2 3 4 5 6

Real

C 3-j5

IV

Figura 18 Plano complexo

16

Utilizando os seguintes operadores: Re(.) e Im(.) obtm-se uma separao do nmero complexo em parte real e imaginria respectivamente.
Re A = 2 , Im A = 6 Re B = 4 , Im B = 2 Re C = 3 , Im C = 5

O operador Im(.) no inclui o j: Im(2+j6) igual a 6, e no j6. Uma das finalidades dos nmeros complexos meramente providenciar um modo formalizado de guardar duas componentes num nico vetor.

4.1.2. - Propriedades
Adio

(a + jb ) + (c +
Subtrao

jd ) = (a + c ) + j (b + d )

(a + jb ) (c +
Multiplicao

jd ) = (a c ) + j (b d )

(a + jb )( . c + jd ) = (ac bd ) + j (bc + ad )
Diviso

(a + jb ) = (c + jd )

ac + bd bc ad +j 2 2 2 c +d c + d2

As prximas propriedades so derivadas pela quebra de cada uma das variveis dentro de partes reais e imaginrias. Trabalhando com lgebra obtemos: Comutativa
AB = BA

Associativa

( A + B ) + C = A + (B + C )

17

Distributiva

A(B + C ) = AB + AC

4.1.3. - Manipulao

1)

1 = j , j 2 = 1 ,

j3 = j

j4 = 1

2) Eliminando o termo do denominador de uma frao. realizado pela multiplicao do numerador e denominador pelo termo chamado complexo conjugado. Complexo conjugado o nome geral dado quando comutamos o sinal da parte imaginria do nmero complexo.

Exemplo: Z = a + jb Z = a + jb = r e j Z * = a jb Z * = a jb = r e j

O produto de um nmero complexo por seu conjugado sempre um nmero real.

4.1.4. - Representao

Notao : - Retangular - Polar

4.1.4.1. Retangular

Z = a + jb = Re(Z ) + j Im(Z )
4.1.4.2. Polar
Z = M M = Re(Z ) + Im(Z ) 2
2

= arctg

Im(Z ) Re(Z )

Magnitude

Comprimento do vetor comeando na origem e terminando no Medida entre este vetor e o eixo real positivo.

ponto complexo. Angulo de fase

18

4.1.5.- Converso Retangular Polar


A figura a seguir mostra um diagrama no plano complexo com todas as variveis.

Imaginrio b Z

M sen ( )

M cos( )
a

Real

Figura 19 Plano Z Retangular


M = a 2 + b2

Polar

= arctg
M 0

b a

Polar
a = M . cos( )

Retangular
b = M . sen ( ) a + jb

Assim a mudana do nmero complexo da forma M e para Re(Z) e Im(Z ) , ficar: Im(Z ) = M sen ( ) Na forma retangular a informao carregada nas variveis: a e b, mas a propriedade do nmero complexo a expresso inteira: a + jb. Na forma polar a informao esta contida em : M e . A pergunta : Qual a expresso til para o nmero complexo:
a + jb = M (cos( ) + j sen( ))

Re(Z ) = M cos( )

A equao chave na utilizao de nmeros complexos em engenharia a relao de Euler.


e jx = cos( x ) + j sen ( x )

19

Reescrevendo a + jb = M (cos( ) + j sen( )) usando Euler, resulta no mais til modo de expressar um nmero na notao polar, denominado exponencial complexa.
a + jb = M e j

Ou
a + jb = M e j = M = M (cos( ) + j sen ( ))

Nmeros complexos nesta forma so utilizados na matemtica para modelar sistemas em comunicaes. Uma das razes da utilizao desta forma exponencial, o fato de ser muito simples de multiplicar e dividir nmeros complexos.

Multiplicao
M 1 e j1 M 2 e j 2 = M 1M 2 e j (1 + 2 )

Diviso

M 1e j1 M 1 j (1 2 ) = e j 2 M 2e M2
Para a Adio e subtrao mais conveniente convertermos para a forma retangular, realizando as operaes necessrias, e depois reconverter para a forma polar.

4.1.6. - Identidades Importantes


Z .Z * = M 2

Re(Z ) =

Z + Z* 2

Im(Z ) =

Z Z* 2j

cos( ) =

e j + e j 2
e j e j 2j

sen ( ) =

20

e Z = e x .(cos( y ) + j sen ( y ))

4.1.7. - Representao Complexa de Senides


Em eletrnica e processamento de sinais, os nmeros complexos so muito importantes porque eles so um modo compacto para representar e manipular a mais til de todas as formas de onda: seno e coseno Forma convencional de representar uma senide: M cos(wt + ) Polar A cos(wt ) + B sen (wt ) Retangular A cos(wt ) + B sen (wt ) (representao convencional) Aa e B -b a + jb (nmero complexo) Retangular

Isto no uma equao, mas sim um modo de fazer um nmero complexo representar uma senide. M cos(wt + ) (representao convencional) MM e M e j (nmero complexo) Polar

Estas mudanas no sinal da parte imaginria e o ngulo de fase realizada para a substituio aparecer na mesma forma da transformada complexa de Fourier. Isto pode permitido pois muitas das regras e leis que governam os nmeros complexos so as mesmas que governam as senides. Porm, duas condies devem ser satisfeitas: 1) Todas as senides precisam ter a mesma freqncia. 2) As operaes representadas precisam ser lineares. Ex: convoluo, anlise de Fourier.

21

Exemplos:

(representao convencional) 3cos wt + 4 2,1213 cos(wt ) 2,1213 sen (wt )

(Representao complexa) 3e
j

2,1213 + j 2,11213

O mtodo de substituio de nmeros complexos por ondas coseno e seno chamada transformao fasorial. Mais formalmente os engenheiros eltricos definem transformao fasorial como uma multiplicao por um termo complexo : e jwt , tomando a parte real.

4.1.8. - Teorema de Moivre


Afirma que para e n arbitrrios, onde n inteiro

(cos( )
(cos( ) (cos( )

j sen ( )) = cos(n ) j sen (n )


n

Em particular se n inteiro positivo:


j sen ( )) = cos(n ) j sen (n )
n n

j sen ( )) = cos( n ) j sen( n )

Z n = r n (cos(n ) + j sen (n ))
Exemplo:

Z n = r n (cos(n ) j sen (n ))

(4 + j 4 3 )

= 85 5.60 0 = 32768300 0 = 32768 cos 300 0 + j sen 300 0 = 32768 1 1 j 3 2 2

= 16384 j16384 3

22

Srie de Exerccios 1)Usando a relao de Euler deduzir as seguintes expresses: a) cos = b) sen =

1 j e + e j 2

1 j e e j 2j
1 (1 + cos 2 ) 2

c) cos 2 =

2)Usando a relao de Euler ou a figura abaixo:


y

(a) Determine a expresso para x e y em termos de r e . (b) Determine expresses para r e em temos de x e y. 3)Faamos z0 ser um nmero complexo com coordenadas polares r0 e 0 e coordenadas cartesianas x0, y0 . Determine expresses para as coordenadas cartesianas dos seguintes nmeros complexos em termos de x0 e y0. Esboce os grficos de z1, z2, z3 em um plano complexo quando r0 = 2, 0 = seu grfico a parte real e imaginria. Z 0 = r0 0 Z 0 = x0 + jy0 r0 = x0 + y0
2 2

e quando r0 = 2, 0 =

. Indique em

0 = arctg

y0 x0

23

r0 = 2, = r0 = 2, =


4 , indicando no grfico a parte real e imaginria 2
y

r0 y0

0
x0

a) Z1 = r0 .e j b) Z 2 = r0 c) Z 3 = r0 .e j (0 + ) 4) Faamos z representar uma varivel complexa

z = x + jy = re j
O complexo conjugado de z representado por z* sendo dado por z* = x jy = re j Derive cada uma das relaes abaixo, onde z, z1 e z2 so nmeros complexos arbitrrios: (a) z.z* = r 2 (b)

z = e j 2 z*

(c) z + z* = 2.e{z} (d) z z* = 2. j Im{z} (e) (z1 + z 2 )* = z1* + z 2*

z (f) 1 z2

=
2

z 2*
2 2

z1*

(g) z1.z 2 = z1 . z 2 (h)

z z1 = 1 z2 z2

24

5) Expresse cada um dos seguintes nmeros complexos na forma cartesiana e faa o grfico no plano complexo, indicando a parte real e parte imaginria de cada nmero. (a) (b)

3+ 4 j 1 2 j

j (2 + j ) (1 + j )(2 j )

(c) 2 j

(1 + j )2 (3 j )

(d) 4e j / 4 (e) 2.e j (25 / 4 ) (f) je j (11 / 4 ) (g) 3e j (4 ) + 2e j (7 ) 6) Expressar cada um dos seguintes nmeros complexos na forma polar e plotar eles no plano complexo, indicando a magnitude e ngulo de cada nmero. (a) 1 + j 3 (c)5-5j (a) de seu conjugado (b) (z1+z2)* = z1* + z2* (c) (-z2)* = - z2* , (z1-z2)* = z1* - z2* b) -5 d)3+4j

7) Dado o complexo Z construa o grfico:

Referncias Bibliogrficas
Alan V. Oppenheim, Signals and Systems, Editora Prentice Hall International Notas de aula 1 seo 4 Nmeros Complexos. Simon Haykin, Sinais e Sistemas, Editora Bookman.

25

Notas de Aula II - SINAIS E SISTEMAS


5. - Funes Peridicas
5.1 - Definio
Uma funo y = f(x) se diz peridica quando existe um nmero positivo T, tal que: f ( x + T ) = f ( x) perodo primitivo da funo. Exemplos: a) y=sen(x) b) para qualquer valor de x (2.1) Ainda posso dizer que p menor T que satisfaz a equao anterior denominamos

B C

D E 2

F G 3 4

I H

x 5

-1

1 T=2

5.2 - Onda
a poro da curva representativa da funo peridica compreendendo em perodo. No grfico anterior ABCDE ; BCDEF.

5.3 - Funo Peridica Alternada


Uma funo y = f(x) se diz peridica alternada quando cada onda constituda de duas semi - ondas, de tal modo que:

T f ( x + ) = f ( x) 2

para qualquer valor de x

(2.2)

26

Exemplo: a)
y(x) 1 -2 -1 -1 1 2 3 4 x

Aplicando a equao 2.2, verificamos que a funo peridica alterna alternada. Por inspeo tambm possvel obter este mesmo resultado.

5.4 - Propriedades das Funes Peridicas


1 - Se T o perodo de uma funo f(x), ento tambm ser perodo o nmero nT, onde : n = 1,2,3,..........., n .

f ( x ) = f ( x + nT )

(2.5)

2 - Se T o perodo de uma funo f(x), ento tambm ser perodo das funes: k . f ( x ), f ( x + k ) e f ( x ) + k onde k uma constante (2.6)

3- Se f1(x) e f2(x) so funes peridicas de mesmo perodo T, ento as funes f1(x)+f2(x) e f1(x)-f2(x) tambm so peridicas de mesmo perodo T. 4 - Se f1(x) e f2(x) so funes peridicas de mesmo perodo T, ento as funes f1(x) * f 2(x) e f1(x) / f2(x) admitem o perodo T. Exemplos: a) f1(x ) = sen (x ) f 2( x ) = cos( x ) b) T = 2 T = 2 (2.7)

27

f1( x ) = tg ( x ) f 2( x )

T1 =

, nT1 = ,2 ,3

(2.8)

5 Se T o perodo de f(x), tambm o ser de f(x). Exemplo: a) f ( x ) = sen( x) f ' ( x ) = cos( x ) T = 2 T = 2 (2.9)

6 Se f(x) uma funo peridica de perodo T, ento: a +T a b +T b

f ( x )dx =

f ( x )dx

(2.10)

5.5 - Freqncia
Denomina-se freqncia de uma funo peridica f(x) de perodo T ao inverso do perodo e denota-se:
f = 1 T (2.11)

5.6 - Pulsao
Seja a funo y = sen(wx), seu perodo T = w= 2 = 2f T

2 : w
(2.12)

Ao nmero w, inteiro ou fracionrio, denomina-se pulsao ou freqncia angular. Ela representa o nmero de perodos contidos em 2 , ou seja o nmero de ondas contidas em 2 . Exemplo:

28

2 sen (3 x )

w=3

T=

2 3

(2.13)

5.7 - Forma Geral das Funes Senoidais ou Harmnicas 5.7.1.- - Noo Elementares
As funes senoidais so de forma geral: y = y0 + A sen (wx + ) ou y = y0 + A cos(wx + ) Onde: y0 Valor mdio da funo A Amplitude - A = y MX y0 W Pulsao - w = 2 T (2.15) (2.14)

- Fase inicial
Amplitude

y0

t(s) a b

f(x)

y0

29

y0 (b a ) =

b a

f ( x )dx

(2.16)

1 y0 = (b a ) Para funes peridicas : 1 y0 = T

b a

f ( x )dx

(2.17)

d +T d

f ( x )dx

(2.18)

Exemplos: 1 Encontre o valor mdio da seguinte funo f(x): Soluo


f(x) 5

A equao da reta :

x , assim: y0 . = 5 2 y0 = 5 2
2.19

y0 =
Ou, T =

1 * rea T

1 5 y0 = * xdx ( 0) 0

y0 =

5 x2 0 2 2

y0 =

5 2 2 2

y0 =

5 2

2.20

2) Encontre T , f , A, y0 , w, da funo: y = 1 + 2 sen 2 (3 x)

30

Soluo

y = 1+ 2 T= 2 6

1 cos(6 x) y = 2 cos(6 x ) 2 3 2 T = f = w = w = 6 y0 = 2 A = 1 = 0 3 3

5.8 - Funes Pares e Funes mpares


Uma funo f(x) definida em um intervalo I, se diz par, neste intervalo, quando:

f ( x ) = f ( x ), qualquer x I
E mpar quando: f ( x ) = f ( x ), qualquer x I Exemplos: 1) f ( x ) = x 2 , x

(2.21)

(2.22)

f ( x ) = ( x )2 = x 2 = f ( x )
2) f ( x ) = x 2 , 0 < x < 2 No par nem mpar 3) f ( x ) = cos( x)

PAR

Par(simetria em relao ao eixo y) 4) f ( x ) = sen( x) mpar(simetria em relao a origem)

5.8.1.- Propriedades
Se I(x) - impar e P(x) par, ento: 1) P1 ( x ).P2 ( x ) = P( x )

31

2) P1 (x ) / P2 ( x ) = P( x ) 3) I1 (x ) / I 2 (x ) = P( x ) 4) P1 (x ).I1 ( x ) = I ( x ) 5) I1 ( x ).P 1 (x ) = I ( x ) 6) I1 ( x ) / I 2 (x ) = P( x ) 7) I1 ( x ) / P 1 ( x ) = I (x )
a

8)
a a

P( x )dx = 2 P( x )dx
0

9)
a

I ( x )dx = 0

5.8.2. - Decomposio
Se f(x) uma funo que no nem par nem mpar, podemos decompor em duas partes:

f (x ) = P(x ) + I (x )

(2.23) (2.24) (2.25)

f ( x ) = P( x ) + I ( x ) f ( x ) = P( x ) I (x )
Somando 2.23 e 2.25 obtemos,

P(x ) =
Subtraindo 2.23 e 2.25, temos, I (x ) = Exemplo :

f (x ) + f ( x ) 2
f ( x ) f ( x ) 2

(2.26)

(2.26)

Encontre as componentes par e mpar da funo indicada a seguir:

32

f(x) 1

f(x) 1

-1

0 (b)

(a)

(a)

1, x0 f ( x ) = x + 1, 0 x 1 0, x 1
(b)

0, x 1 f ( x ) = x + 1, 1 x 0 1, x0
Assim,

1 , x 1 2 x+2 , 1 x 0 2 P(x ) = x+2 , 0 x 1 2 1 , x 1 2 1 , 2 x , I (x ) = 2 x , 2 1 , 2

x 1 1 x 0 0 x 1 x 1

33

P(x)

I(x)

1/2 x

1/2 1 -1 -1/2 x

5.9 - Funes Seccionalmente Contnuas


Uma funo f(x) seccionalmente contnua num intervalo[a,b] se a subdiviso deste intervalo em N partes fizer com que a funo f(x) em cada subintervalo fique contnua com limites laterais finitos:

f(x)

x1

x2

6. Convoluo
6.1 - Definio
uma operao matemtica importante que explica vrios aspectos fsicos dos sinais em um sistema. Como exemplo pode-se considerar um canal de comunicao, onde um sinal na entrada modificado pela ao do canal de comunicao.

34

CANAL

Estao Trasnmissora

Estao Receptora

x(t) X(f)

y(t)=x(t)*h(t) Y(f)=X(f).H(f)

y(t) Y(f)

Este tipo de transmisso pode ser modelado matematicamente como:

y (t ) = x(t ) h(t )

y (t ) =

x( ).h(t ) d

Exemplo: Calcule a seguinte integral de convoluo entre dois sinais:


y (t ) = x(t ) h(t )

a) h(t ) = e t u (t )

x(t ) = [u (t + 2 ) u (t 2 )]

b) h(t ) = [u (t ) u (t 1)]

y (t ) = x(t ) h(t )

x(t ) = [u (t ) u (t 1)]

35

6.1.1.Resposta ao impulso em um sistema linear

Resposta ao impulso

x(t )

0 T

?
0 3T

y (t ) = ?

2T

h(t)

5T

0 0 T

3T 0 4T

h(t)

y (t ) = h(t )
x(t ) = (t )

?
0 3T

3T

x(t )

h (t )

y (t ) = x(t ) h(t )

36

7. - Propriedades da Funo Impulso


7.1 - Definio
Algumas consideraes so interessantes de serem abordadas sobre esta funo, que pode ser muito til na anlise de Fourier. U o (t ) = (t )

0 , se t 0 , se t = 0

(t ).dt = 1

1)

(t ). (t ).dt = (0)

(t to ). (t ).dt =

(t ). (t + to ).dt = (to )

3 f (t ). (t ) = f (0 ). (t ) 4) ( t ) = (t )

5) [ f (t ). (t )]' = f (t ). ' (t ) + f ' (t ). (t )


6)

u (t ). (t ).dt =
0

(t ).dt

7) f (t ) * (t ) = f (t )
8) f (t ) * (t + t0 ) = f (t + t0 )

37

8. Propriedades dos Sistemas


8.1 Estabilidade
Diz-se que um sistema do tipo BIBO(Bounded Input Bounded Output) se a entrada limitada produz uma sada limitada. A sada no diverge se a entrada no diverge.

y (t ) M y <
Sempre que o sinal de entrada x(t) respeita a condio:

x(t ) M x <
8.2 Causalidade
Diz-se que um sistema do tipo causal se o valor atual do sinal de sada depende somente dos valores presentes e/ou passados do sinal de entrada.
y y

x 0 -3 0

8.3 Linearidade
Diz-se que um sistema do tipo linear se ele satisfaz o princpio da superposio.

a1.x(t ) + a2 .x(t ) + a3 .x(t ) = x(t )( . a1 + a2 + a3 )

38

x(t )

a1

x x x
x(t )

a2
a3

y (t )

a1

a2
a3

y(t )

8.4 Memria
Diz-se que um sistema possui memria se sua sada depender de valores passado do sinal de entrada. Caso Contnuo: Resistor: sem memria Indutor: com memria Caso Discreto: Adio: Sem memria Filtro: Com memria

8.5 Invarincia no tempo


Diz-se que um sistema invariante(IT) no tempo se um retardo de tempo ou avano de tempo do sinal de entrada levar a um deslocamento idntico no sinal de sada.
y y

y1 (t ) = x(t 2)

=1
x

y 2 (t ) = x(t 3)

x 3 4

8.6 Montagem de um Sistema


Um sistema consiste em diversos subsistemas conectados, como mostra a figura. Encontra sada y(t) supondo que a entrada seja um pulso retangular de durao de 1s.

H1 : y1 (t ) = x(t 1) H 2 : y2 (t ) = x(t ) H 3 : y3 (t ) = 1 + 2 x(t )

39

H1

+ +

+ + +
y (t )

x(t )
H3

H2

40

___________________________________________________________

Programas - Matlab
(1)Espelhar function [y,n] = espelhar(x,n) % implementa y(n) = x(-n) % [y,n] = espelhar(x,n) y = fliplr(x); n = -fliplr(n); (2)Par-Impar function [xp,xi,m]=parimpar(x,n) % Decomposiao de sinal real em partes pares e impares %[xp,xi,m]=parimpar(x,n) if any(imag(x)~=0) error('x nao e uma sequencia real') end m=-fliplr(n); m1=min([m,n]);m2=max([m,n]);m=m1:m2; nm=n(1)-m(1);n1=1:length(n); x1=zeros(1,length(m)); x1(n1+nm)=x;x=x1; xp=0.5*(x+fliplr(x)); xi=0.5*(x-fliplr(x)); (3)Cos-Sen % senos e cosenos % "flower petal" theta = -pi:0.01:pi; % faixa rho(1,:) = 2*sin(5*theta).^2; rho(2,:) = cos(10*theta).^3; rho(3,:) = sin(theta).^2; rho(4,:) = 5*cos(3.5*theta).^3; for i = 1:4 polar(theta,rho(i,:)) % sada grfica pause end RELAES TEIS

41

sen 2 =

1 1 cos 2 2 2 1 1 cos 2 = + cos 2 2 2

(a + b )2 = a 2 + 2ab + b 2 (a + b )3 = a 3 + 3a 2b + 3ab 2 + b3 (a b )3 = a 3 3a 2b + 3ab 2 b3


sen(a b) = sen a cos b sen b cos a cos(a b) = cos a cos b sen a sen b

42

Notas de Aula III ANLISE DE FOURIER


9. Introduo Anlise de Fourier
Jean-Baptiste Joseph Fourier (1768 1830) foi um matemtico e fsico,
celebrado por iniciar a investigao das Sries de Fourier e a sua aplicao aos problemas da conduo de calor. A Transformada de Fourier tambm foi assim designada em sua homenagem.

43

A anlise de Fourier tm muitas aplicaes em vrios ramos cientficos, Fsica, Teoria dos nmeros, Teoria das probabilidades, Processamento digital de sinais, ptica, Acstica, Geometria, etc...

Engenharia de Telecomunicaes:
TV digital(OFDM) Padro DVB-T Padro ISDB-T Wimax IEEE 802.16 Processamento digital de sinais Modulao de sinais analgicos Modulao de sinais digitais Amostragem dos sinais Conversores ADC / DAC Filtragem de sinais

9.1 Conceito 7.1.1. Srie de Fourier:


FUNO PERIDICA Compoenentes senoidas

7.1.2. Transformada de Fourier:


SINAIS NO PERIDICOS

Srie + Transformada

Espectro de um sinal

Espectro:

44

1. Descreve o contedo de freqncia do sinal, 2. Mais conveniente que a descrio do sinal no domnio do tempo.

9.2 Condies de Dirichlet


So condies que quando satisfeitas garantem a convergncia em mdia da srie generalizada de Fourier para a sua funo f(t), definida no intervalo : a t b assim se: 1) A funo f(t) tem um nmero finito de descontinuidades num perodo. 2) A funo f(t) tem um nmero finito de mximos e mnimos num perodo. 3) A funo f(t) absolutamente integrvel em um perodo, isto .
b

f (t ) dt = finita <
a

Dizemos que uma funo f(t) seccionalmente contnua no intervalo finito


[-T/2,T/2] se ela satisfizer s condies (1) e (2).

Assim podemos dizer que a srie generalizada de Fourier, converge em mdia para f(t), se t um ponto de continuidade e para descontinuidade (Fenmeno de Gibbs).

f (t + ) + f (t ) , se t um ponto de 2

9.3 Srie Trigonomtrica de Fourier


Qualquer funo f(t) de perodo T que satisfaa as condies de Dirichlet, pode ser expandida em uma srie trigonomtrica de Fourier, da seguinte forma:

45

f (t ) =
ou

a0 + a1 cos wt + a2 cos 2 wt + .... + b1 sen wt + b2 sen 2 wt + ....... 2

7.1

a f (t ) = 0 + 2
onde 2 a0 = T
T /2

(an cos nwt + bn sen nwt )

7.2

n =1

f (t )dt
T / 2

2 an = T

T /2

f (t ) cos(nwt )dt
T / 2

2 bn = T

T /2

f (t ) sen (nwt )dt


T / 2

a0/2 o valor mdio de f(t) em um perodo.

Em geral, no necessrio que o intervalo de integrao destas expresses seja simtrico em relao origem. A nica exigncia que a integral seja considerada em todo o perodo.

9.4 Srie Exponencial Complexa de Fourier


Para expressarmos o conceito da srie de Fourier de forma compacta e mais adequada, adotaremos a forma conhecida como srie exponencial de Fourier, que explora a relao existente entre seno, coseno e a funo exponencial, conhecida como frmula de Euler, a qual mostrada a seguir:
T0 2

f (t ) =
n =

Fn .e j.n.o .t

Fn =

1 T

f (t ).e j.n.o .t dt
T 0 2

Fn

coeficientes complexos de Fourier

Algumas informaes so importantes de serem observadas.

46

Um sinal peridico contm todas as freqncias (+ e -) que so harmonicamente relacionadas com a fundamental f = 1/T. Freqncias negativas modelo matemtico. Funes complexas descrio matemtica compacta. Sinal peridico Srie de Fourier Complexa. f(t) com perodo T possui componentes nas freqncias 0, f ,2 f ,3 f , Freqncia fundamental f = 1/T. Componentes de freqncia espectro de freqncias. Na srie de Fourier o espectro discreto. Sinal peridico pode ser especificado de dois modos equivalentes: Representao no domnio do tempo. Representao no domnio da freqncia. Ambas as relaes so inter-relacionadas:

Tempo Freqncia
Fn

nmero complexo

Fn = Fn e j (arg ( Fn ))

Fn

amplitude da n-sima componente harmnica de f (t ) espectro de amplitude discreto de f (t )


espectro de fase discreto de f (t )

Grfico Fn f
Grfico arg(Fn ) f

Caso f(t) for peridica e real, ento:

Fn = Fn

funo Par

arg(Fn ) = arg( Fn )

Funo mpar

Exerccio: Encontre a srie exponencial de Fourier do trem de pulsos retangulares de com durao T e perodo T0.

47

x(t ) =

T0 T t 0 2 2 0 , fora A,

48

Nota de Aula IV ANLISE DE FOURIER


8. Transformada de Fourier
8.1. Conceito

Considere a figura a seguir.


f p (t )

T 0 2

0
f (t )

T0 2

t
0

Para entenderemos a transformada de Fourier faremos algumas modificaes no primeiro sinal no sentido de torn-lo no peridico e montaremos uma anlise. Assim, observando a srie exponencial tem-se: f (t ) =
T 2

Fn .e j .n.wo .t
n =

(1)

Fn =

1 T

f (t ).e j.n.wo .t dt

(2)

T 2

Fazendo : n.wo = w, distncia entre harmnicos = w T= f (t ) =


w=

2 wo

2 w

(3) (4)

Fn .e j .w.t , (w = 0, w, 2w,....)
T 2

w=

Fw =

w . f (t ).e j .w.t dt 2 T

(5)

49

Relacionando 4 em 3, tem-se

f (t ) =

w=

w . 2
T 2

T 2

f (t ).e j .w.t dt e j.w.t

(6)

T 2

f (t ) =

1 T

.
w= T 2

f (t ).e j.w.t dt e j .w.t .w

(7)

Quando T ,

w dw,

1 f (t ) = . 2

. f (t ).e j .w.t dt e j.w.t .dw

(8)

A equao acima chamada de Intergral de Fourier, onde :

Transformada Direta de Fourier


F (w). f (t ).e j .w.t dt [ f (t )]

(9)

Transformada Inversa de Fourier


1 f (t ) . F (w).e j.w.t dw 1 [F (w)] 2

( 10 )

F (w) = F ( jw) = [ f (t )]
Em geral : F (w) = R (w) + jX (w) Retangular

( 11 ) ( 12 ) ( 13 )

F (w) = F (w).e j. ( w ) Polar


Onde : F (w) = R 2 (w) + X 2 (w)

( 14 )

50

(w) = arctg
Onde:

X (w ) X (w ) = tg 1 R (w ) R (w )

( 15 )

F (w) Grfico Especro de Amplitudes

( 16 ) ( 17 )

(w) Grfico Espectro de fase

Exemplos 1) Construir o espectro de amplitudes da seguinte funo:


f(t)

Soluo

F (w ) =

f (t ).e
j . w.t

j . w.t

.dt F (w) =

A.e j .w.t .dt


0

e F (w) = A.

j.w

d 0

F (w) = A.

e j .w.d e j.w.0 j.w j.w


j. w. d 2

A e 2 2 2. A e F (w ) = 1 e j .w.d . w.d . F (w) = . w. d j. j. j.w 2 e 2 j.w.e 2 2. A.e F (w ) = w


j.

j.

w.d

e 2

j.

w. d 2

w.d 2

j.

w. d 2

e 2. j

j.

w.d 2

51

F (w) =

2. A.e w

j.

w.d 2

. sen

w.d sen (x ) sen ( .x ) , obs : Sa (x ) = ou Sinc(x ) = 2 x .x


sen . w.d w.d j. w.d 2 F (w) = A.d .e 2 .Sa w.d 2 2 w.d j. .e 2
w. d 2

F (w) = A.d .e Logo :

w. d j. 2

F (w) = A.d .Sa Como:

( 18 )

F (w) = F (w) = .e j.
Ento F (w) = A.d .Sa w.d , 2

( 19 )

(w ) =

w.d 2

( 20 )

Fn

Ad

6 4 2 0 d d d

2 d

4 d

6 d

Algum resultado interessante pode ser retirado deste exemplo. Consideremos a seguinte situao: Em f(t) do exemplo 1, faa A = 1 d

Ento, no domnio do tempo fazendo: lim f (t ) = U O (t )


d 0

( 21 )

Amplitude Largura 0

52

E no domnio da freqncia em F(w), se A = lim F (w) = 1


d 0

1 : d
( 22 )

A figura a seguir mostra o par de transformadas para esta situao, onde um impulso no tempo possui como sua transformada de Fourier uma constante na freqncia.
U O (t )
F (w)

0 t

Assim, pode-se escrever: [U 0 (t )] = 1 ( 23 )

2) Calcular a [ f (t )] , onde :
f (t ) = e .t .U 1 (t ), > 0
f (t )
1

( 24 )

e .t
0

F (w ) =

f (t ).e

j . w.t

.dt F (w) = e .t .e j .w.t .dt


0

( 25 )

( + jw)t e F (w) = e ( + jw).t .dt F (w) = + jw 0 0

( 26 )

F (w ) =

1 . lim e ( + jw)t lim e ( + jw)t ( + jw) t t 0

( 27 )

Faremos em primeiro lugar uma investigao dos limites:

53

>0 . t j . w . t lim e .e , supondo : < 0 , tem - se a seguinte anlise : t (t ) (t ) =0


( 28 )

= 0, (t ) = 1 circulo de raio 1, limite indeterminado: < 0, (t ) limite > 0, (t ) 0 limite 0


j.

>0
=0
<0

Logo se a funo f(t) no satisfaz condio

f (t ).dt < , no podemos

aplicar a definio, para calcular sua transformada de Fourier. F (w) = 1 (0 1), pois ( + jw) 1 , >0 ( + jw) ( 29 )

[e .t .U 1 (t )] =

( 30 )

3) Se f(t) for real mostre que:


R (w ) =

f (t ). cos(wt ).dt

( 31 ) ( 32 )

X (w) = f (t ). sen (wt ).dt

Em seguida prove que : R (w) = R( w) funo PAR X (w) = X ( w) funo MPAR ( 33 ) ( 34 ) ( 35 )

F ( w) = F * (w)
Soluo

54

1)
[ f (t )] = F (w) = R (w) + jX (w) =

f (t ).e

j .w.t

.dt =

f (t ).[cos(wt ) j sen (wt )].dt

[ f (t )] = F (w) =
Logo:

f (t ). cos(wt ).dt j

f (t ). sen (wt ).dt

R (w ) =

f (t ). cos(wt ).dt

( 36 ) ( 37 )

X (w) = f (t ). sen (wt ).dt

2)
R (w) = R( w) R (w ) = R ( w) =

( 38 )

f (t ). cos(wt ).dt f (t ). cos( wt ).dt

cos(wt ) funo par f ( x ) = f ( x ) R ( w) =


f (t ). cos(wt ).dt R ( w) = R (w)

X (w) = X ( w) X (w) = f (t ). sen (wt ).dt


( 39 )

X ( w) =

f (t ). sen ( wt ).dt

sen (wt ) funo mpar f ( x ) = f ( x ) X ( w) =


f (t ). sen (wt ).dt X (w) = X ( w)

55

F ( w) = F * (w)

( 40 ) ( 41 ) ( 42 ) ( 43 )

F (w) = R(w) + jX (w) F ( w) = R( w) + jX ( w) F ( w) = R(w) jX (w)


Logo: F ( w) = F * (w)

( 44 )

4) Se f(t) real, mostre que o espectro de amplitudes par e o espectro de fases


mpar. F (w) = F ( w) Z = a + jb = C.e j. Z * = a jb = C.e j.

( w) = (w)

( 45 )

Soluo

F (w) = F (w).e j. (w ) F ( w) = F ( w).e j. ( w )


Do exemplo anterior:

F ( w) = F * (w)
F ( w).e j. ( w ) = F (w).e j. (w ) F ( w) = F (w) Funo Par Funo mpar ( 46 )

( w) = (w)

5) Se f(t) real e par, sua transformada real e par e se f(t) real e mpar, sua
transformada de Fourier um imaginrio puro.

a) Se f(t) real e par:

f ( t ) = f (t ) F (w) = R (w) + jX (w)

( 47 ) ( 48 ) ( 49 )

F (w) =

f (t ). cos(wt ).dt j
PAR
PAR

f (t ). sen (wt ).dt


MPAR
MPAR

PAR

PAR

Considerando que :

56

g (t ).dt = 0, se g (t ) for mpar

( 50 )

g (t ).dt = 2 g (t ).dt , se g (t ) for par

( 51 )

Logo:

F (w) = 2 f (t ). cos(wt ).dt


0

( 52 )

b) f(t) real e mpar.


f ( t ) = f (t ) ( 53 ) ( 54 ) ( 55 )

F (w) = R(w) + jX (w) F (w) =

f (t ). cos(wt ).dt j
MPAR

f (t ). sen(wt ).dt
MPAR MPAR
PAR

MPAR PAR

Logo utilizando a Equao ( 54 ). F (w) = jX (w) ( 56 ) ( 57 )

F (w) = 2 j f (t ). sen (wt )dt


0

8.2. Propriedades da Transformada de Fourier

1) Linearidade
Se [ f1 (t )] = F1 (w) e [ f 2 (t )] = F2 (w) , a1 e a 2 so constantes arbitrrias ento: [a1 . f1 (t ) + a 2 . f 2 (t )] = a1 F1 (w) + a 2 F2 (w) Demonstrao : ( 58 )

57

[a1 . f1 (t ) + a 2 . f 2 (t )] = [a1 . f1 (t ) + a 2 . f 2 (t )] = a1

[a1. f1 (t ) + a 2 . f 2 (t )].e jwt .dt


f (t )

f1 (t ).e jwt .dt + a 2

f 2 (t ).e jwt .dt ( 59 )

[a1 . f1 (t ) + a 2 . f 2 (t )] = a1 F1 (w) + a 2 F2 (w)

2) Escalonamento Se a for uma constante real e [ f (t )] = F (w) , ento:


1 w .F a a

[ f (a.t )] = Demonstrao: Para a > 0 , teremos: [ f (a.t )] =


( 60 )

f (a.t ).e jwt .dt

Faamos a seguinte substituio:

a.t = x
para para

t=

x , a

dt =

dx a

t ,

x
x a . dx

t -, x -

[ f (a.t )] =

f ( x ).e

jw

j . .w 1 [ f (a.t )] = f ( x ).e a .dx a

[ f (a.t )] =

1 w .F a a

1 w .F a a

Para a < 0 , teremos:

[ f (a.t )] =

f (a.t ).e jwt .dt

Faamos a seguinte substituio:

58

a.t = x
para para

t=

x , a

dt =

dx a

t ,

x
x a . dx

t -, x f ( x ).e
jw

[ f (a.t )] =

j. .w 1 [ f (a.t )] = f ( x ).e a .dx a

1 w [ f (a.t )] = .F a a Nota:

1 w .F , pois a < 0 a a

( 61 )

[ f ( t )] = F ( w)
Exemplo:

( 62 )

Sabendo que a funo f(t) abaixo tem transformada F(w) determine a transformada de g(t).
f(t) g(t)

-1

-2

Soluo

f (t ) = g ( t ) g (t ) = f ( t )
[g (t )] = [ f ( t )]

G (w) = F ( w)

********************************************************************** ***

Exerccios:

59

1) Determine a transformada de Fourier da funo g(t).

g(t) 1 t

-2

Soluo :

[g (t )] = G (w) =

g (t ).e j.w.t .dt

Mas, se a funo par, utilizaremos a propriedade j demostrada.

G (w) = R(w) = 2 g (t ). cos(wt ).dt


0

G (w) = 2 (1). cos(wt ).dt


0

G (w ) =

2 . sen (wt ) w 0

G (w ) =

2 .[sen (2 w) 0] w
sen (2 w) 2w

2 2 G (w) = . . sen (2 w) 2 w

G (w ) = 4 .

G (w) = 4.Sa (2 w) 2) Determine a transformada de Fourier de g1 (t ) :

g1(t) 1

-1

Soluo:

60

g1 (t ) = g (2t )

[g1 (t )] = [g (2.t )], utilizando a propriedade 2, tem - se :


[g ( .t )] = 1

.G

1 w [g1 (.t )] = .G 2 2

1 2 w [g1 (.t )] = . . sen 2. 2 w 2 2


[g1 (.t )] = 2 . sen (w) = 2.Sa (w) w

********************************************************************** ***

3) Deslocamento no tempo
Se [ f (t )] = F (w), ento :

[ f (t t o )] = F (w).e j.w.to
Demonstrao: [ f (t t o )] =

( 63 )

f (t t o ).e j.w.t dt

Faamos a seguinte substituio t t0 = x para para t = x t0 , t ,


dt = dx

t -, x f (x ).e j.w.( x
t0 )

[ f (t t o )] = [ f ( x )] = [ f ( x )] =

.dx

f (x ).e j.w. x .e j .w.t0 .dx

[ f ( x )] = e j.w.t0 . f ( x ).e j.w. x .dx

Assim provamos que:

[ f (t t o )] = e j.w.t0 .F (w)

( 64 )

61

Exemplo:
g2(t) 1 t

Utilizando o exemplo anterior, considerando calculada a transformada de g1(t), tem-se:

g 2 (t ) = g1 (t 2 ) [g 2 (t )] = [g1 (t 2 )]
[g 2 (t )] = G1 (w).e j.w.2 [g 2 (t )] = 2 . sen (w).e j.w.2 w

4) Variao na Freqncia
Se wo for uma constante real e,

f (t ).e j .wo .t = F (w wo ),
Deslocamento no domnio da freqncia: Demonstrao : f (t ).e j.wo .t =

[ f (t )] = F (w), ento

( 65 ) ( 66 )

f (t ).e j.wo .t .e j.w.t .dt

f (t ).e j.wo .t =

f (t ).e j.(w

wo .)t

..dt

f (t ).e j.wo .t = F (w wo )
Pois: F (w ) =

f (t ).e j.w.t .dt

5) Multiplicao por Coseno

62

Se [ f (t )] = F (w), ento:

1 1 [ f (t ). cos(wo t )] = .F (w + wo ) + .F (w wo ) 2 2
Demonstrao : [ f (t ). cos(wo t )] = f (t ). e j .wo .t + e j.wo .t . 2

( 67 )

Multiplicando e usando a propriedade da linearidade, tem-se: [ f (t ). cos(wo t )] = 1 f (t ).e j.wo .t + f (t ).e j.wo .t . 2 1 {F (w wo ) + F (w + wo )} 2 1 1 F (w + wo ) + F (w wo ) 2 2 ( 68 )

{[

] [

]}

[ f (t ). cos(wo t )] = [ f (t ). cos(wo t )] =

De modo anlogo se multiplicarmos por seno:

[ f (t ). sen (wo t )] =

j j F (w + wo ) F (w wo ) 2 2

( 69 )

6) Propriedade da Derivada
Se [ f (t )] = F (w) e f (t ) 0 quando t , ento:

f ' (t ) = jw.F (w)


A figura a seguir ilustra uma funo onde pode-se aplicar a propriedade da derivada.
f (t )

( 70 )

t
f (t ) 0

0 f (t )

Demonstrao:

63

f ' (t ) =

f ' (t ).e jwt .dt

Utilizando a tcnica de integrao por partes, tem-se: u = e j.w.t du = j.w.e j.w.t dv = f ' (t ).dt v = f (t )

f ' (t ).e j.w.t dt = f (t ).e j.w.t

f (t ). ( jw).e j.w.t .dt

Desde que f (t ) 0 quando t :


f ' (t ).e j.w.t dt = jw. f (t ).e j.w.t .dt

f ' (t ).e j.w.t dt = jw.F (w)

Notas:
1) Desde que a derivada d n f (t ) exista podemos ter que a transformada: dt n ( 71 )

d n f (t ) n = ( jw) .F (w) n dt

2) A funo f(t) pode apresentar descontinuidades finitas e a propriedade pode ser aplicada, porm quando f(t) apresenta descontinuidades infinitas a propriedade no pode ser aplicada. Exemplos 1) Encontre a transformada de Fourier da seguinte funo, utilizando a propriedade da derivada:
g(t) 1

-2

G(w) = ?

64

Soluo
g'(t) (1).Uo(t+2) 2 -2 (-1).Uo(t-2) t

g ' (t ) = [U O (t + 2 ) U O (t 2 )]
Do exemplo anterior: j.w.G (w) = [U O (t + 2 )] [U O (t 2 )]

[ ]

g ' (t ) = U 0 (t + 2 ) U 0 (t 2 )

j.w.G (w) = [U O (t )].e j.w.2 [U O (t )].e j.w.2


j.w.G (w) = (1).e j.w.2 (1).e j.w.2
G (w ) = G (w ) = e j.w.2 e j.w.2 j.w

1 e j.w.2 e j.w.2 .2. w 2. j

G (w ) =

2 . sen (2.w) w

2 2 G (w) = . . sen (2.w) 2 w


G (w) = 4.Sa(2.w) Exerccios 3) Determine a transformada de Fourier das seguintes funes: a) f (t ) = 1 3.U o (t ) + 2.U 1 (t 2 ) Soluo

65

[ f (t )] = [1 3.U o (t ) + 2.U 1 (t 2 )] F (w) = [1] 3.[U o (t )] + 2.[U 1 (t 2 )]

F (w) = 2. .U o (w) 3.(1) + 2.( jw)( . 1).e j.w.2 F (w) = 2. .U o (w) 3 + 2. jw.e j.w.2
b)
f(t) 1 t

-1

Aplicando a propriedade da derivada, tem-se:


f'(t) 1 1 -1 -1 Uo(t+1) f''(t) 1 Uo(t -1)

-1 -2.Uo(t)

f '' (t ) = [U o (t + 1)] 2.[U o (t )] + [U o (t 1)]

f '' (t ) = U o (t + 1) 2.U o (t ) + U o (t 1)

( jw)2 .F (w) = e j.w.(1) (1) 2.(1) + e j.w.(1) (1)


w 2 .F (w) = e j.w 2 + e j.w w 2 .F (w) = 2 + 2. cos(w) F (w) = Obs: 2 w2

(1 cos(w)), w 0

F (w ) =

f (t ).e j.w.t .dt ,

para w = 0

66

F (0 ) = F (0 ) =

f (t ).e j.0.t .dt

f (t ).dt , rea da funo f (t )

F (w ) = w 2 1

(1 cos(w)),
,

para w 0 para w = 0

7) Propriedade da Simetria
Se F (w) = [ f (t )] , ento:

[F (t )] = 2. . f ( w)
Demonstrao: f (t ) = 1 2.

( 72 )

F (w).e j.w.t .dw

2. . f (t ) =

F (w).e j.w.t .dw

Substituindo t por t na expresso tem-se:

2. . f ( t ) =
Permutando t em w acima :

F (w).e j.w.t .dw

2. . f ( w) =

F (t ).e j .w.t .dt

2. . f ( w) = [F (t )] [ f (t )] = 2. . f ( w)

8) Propriedade da Integrao

67

Se [ f (t )] = F (w) , ento:
t

f ( ).d = .F (0 ).U o (w) +

1 . F (w ) j.w

( 73 )

F (0 ) =

f (t ).dt

( 74 )

8.3. Propriedades da Funo Impulso

Algumas consideraes so interessantes de serem abordadas sobre esta funo, que pode ser muito til na anlise de Fourier.

8.3.1. Definio:
U o (t ) = (t )

0 , se t 0 , se t = 0

( 75 ) ( 76 )

U o (t ).dt = 1

Considere a funo (t ) continua e identicamente nula fora de certo intervalo finito, ento podemos observar o seguintes aspectos:

12

(t ). (t ).dt = (0 )

( 77 ) ( 78 )

(t t o ). (t ).dt = (t ). (t + t o ).dt = (t o )

Se a funo g(t) contnua em t = to e se a < b, ento:

345-

b a

(t t o ).g (t ).dt =

g (t o ), 0 ,

para para

a < to < b b < to < a

( 79 ) ( 80 ) ( 81 )

f (t ). (t ) = f (0 ). (t )

( t ) = (t )

68

678-

( .t ) =

. (t )

( 82 ) ( 83 ) ( 84 )

[ f (t ). (t )]' = f (t ). ' (t ) + f ' (t ). (t )


f (t ). (t )' = f (0 ). ' (t ) f ' (0 ). (t )
Se (t ) derivada da funo u(t) ento:

910 11 -

u (t ). (t ).dt = (t ).dt
0

( 85 ) ( 86 ) ( 87 )

f (t ) * (t ) = f (t ) f (t ) * (t + t 0 ) = f (t + t 0 )

8.4. Clculo dos Coeficientes de Fourier (Srie Complexa e Srie trigonomtrica) por Diferenciao utilizando a Transformada de Fourier

Utiliza-se as seguintes expresses para obtermos os coeficientes da srie complexa e trigonomtrica de Fourier.

Srie Complexa de Fourier

Fn =

1 .F0 (n.w0 ) T

( 88 ) ( 89 )

n.w0 = w

Srie Trigonomtrica de Fourier


a n = 2. Re[Fn ] bn = 2. Im[Fn ] Exemplo 1) Determinar as sries Exponencial e Trigonomtrica de Fourier da seguinte funo peridica
f(t) 1

( 90 ) ( 91 )

f0(t)

-3

-2

-1

69

Fn =

1 .[F0 (n.w0 )] F 0 (w) = [ f 0 (t )] T 2 w2

Do exerccio 3-b, resolvido nesta nota de aula tem-se: F0 (w) = .(1 cos(w)), T =2 w0 =

pois w0 =

2. 2. = = T 2

Fn = Fn =

1 1 .F0 (n.w0 ) = .[F0 (n. )] T 2 1 2

(n. )2

.(1 cos(n. ))

Fn =

(n. )2

.(1 cos(n. ))
Fn .e j.n.w0 .t Srie Complexa

f (t ) = f (t ) =

n =

n =

(n. )

(1 cos(n. )).e j.n. .t


a n = 2. Re[Fn ] bn = 2. Im[Fn ]
T 2

Agora procede-se a anlise da Srie trigonomtrica

a0 1 = F0 = . f (t ).dt 2 T T
2

bn = 0

a n = 2.

(1 cos(n. )) (n. )2

a0 1 = (inspeo) 2 2

f (t ) =

1 2 (1 cos(n. )). cos(n .t ) + 2 n=1 (n. )2

Srie Trigonomtrica

70

8.5. Transformada Inversa de Fourier

A definio expressa por:

f (t ) =

1 2.

F (w).e j.w.t .dw

( 92 )

Exemplo 1) Encontre a transformada inversa de Fourier, onde o espectro de amplitude e fase do sinal representado graficamente a seguir:
F (w )

(w )

A -wc

-wc

wc

wc

Soluo

F (w) = F (w) .e j. (w )

0 F (w ) = A.e A.e 0
f (t ) = 1 2.

j.

w < wc

, wc < w < 0 0 < w < wc w > wc

j.

, ,

F (w).e j.w.t .dw


j.

1 f (t ) = 2. e

A.e

j.

2 .e j .w.t .dw +

A.e

2 .e j .w.t .dw

wc j.

= cos

j. sen

=j

71

j.

= cos

+ j. sen
0

= j
wc

1 e j.w.t f (t ) = j. A. 2. j.t f (t ) =

wc

e j.w.t + j. A. j.t

1 1 e j.wc .t e j.wc .t 1 j. A. + j. A. 2. j.t j.t j.t j.t 1 A e j.wc .t e j.wc .t A + . A. + A. 2. t t t t

f (t ) =

f (t ) =

A 1 + e j.wc .t + e j.wc .t 1 2. .t A [ 2 + 2. cos(wc t )] 2. .t A

f (t ) =

f (t ) =

.t

[cos(wc t ) 1]

8.6. Transformada de uma Funo Peridica


Seja f(t) uma funo peridica de perodo T.
n =

f (t ) =

Fn .e j.n.wo .t ,

onde Fn .e j.n.wo .t

wo =

2. T

( 93 ) ( 94 ) ( 95 ) ( 96 )

[ f (t )] = F (w ) = F (w) = Logo: F (w) = 2. .


n =

n =

Fn . e j .n.wo .t

n =

Fn .2. .U o (w n.wo )

n =

Fn .U o (w n.wo )

72

8.7. Transformada do Produto de Duas Funes


(Teorema da Convoluo)

[ f1 (t ). f 2 (t )] =

1 .(F1 (w) F2 (w)) 2.

( 97 ) ( 98 )

[ f1 (t ) f 2 (t )] = (F1 (w).F2 (w))

8.8. Teorema de Parseval

O teorema de Parseval afirma que:


f 1 (t ) .dt =
2

1 2.

F (w) .dw
2

( 99 )

f 1 (t ). f 2 (t ).dt =

1 . .F1 (w).e j .w.t dw . f 2 (t ).dt 2.


( 100 )

f 1 (t ). f

2 (t ).dt =

1 . F1 (w). 2.

f 2 (t ).e j.w.t .dt dw


F2 ( w )

( 101 )

f 1 (t ). f

2 (t ).dt =

1 . .F1 (w).F2 ( w).dw 2.

( 102 )

Se f1(t) e f2(t) so funes reais: F1 ( w) = F1 (w)


* *

F2 ( w) = F2 (w)

( 103 )

f 1 (t ). f

2 (t ).dt =

1 . F1 (w).F2 * (w).dw 2.

( 104 )

Se f1(t) = f2(t)

f 1 (t ) .dt =
2

1 * . F1 (w).F1 (w).dw 2.

( 105 ) ( 106 ) ( 107 )

F1 (w) = F1 (w) .e j. (w )
F1 (w) = F1 (w).e j. (w )
*

73

f 1 (t )2 .dt =

1 2 . F1 (w) .dw 2.

( 108 )

Se supormos que f(t) a tenso de uma fonte aplicada a uma resistncia de 1 , ento a quantidade :

f 1 (t ) .dt
2

igual a energia total liberada pela fonte. Mas pelo teorema de Parseval: E=

f (t ) .dt =
2

1 2 2 . F (w) .dw = F (w) .df 2.

( 109 ) 1 vezes a rea sob 2

Esta equao afirma que a energia latente de f(t) dada por


2 2

a curva F (w) . Por esta razo a quantidade F (w) chamada de espectro de energia ou funo densidade espectral de energia de f(t).

8.9. Aplicao de Fourier Teoria das Comunicaes

8.9.1 Modulao em Amplitude


O mtodo de processar um sinal para uma transmisso mais eficiente chamado de modulao. Um dos tipos de modulao comumente utilizado baseia-se no seguinte teorema da translao de freqncia (s vezes chamado de teorema da modulao) da transformada de Fourier. Este teorema afirma que a multiplicao de um sinal f(t) por um sinal senoidal de freqncia wc translada seu espectro de wc .Os tipos de modulao Modulation), em amplitude (AM) so: AM-DSB(Double-Sideband Supressed Carrier Amplitude Amplitude AM-DSB-SC(Double-Sideband

Modulation), AM-SSB(Single-Sideband Amplitude Modulation), AM-VSB(VestigialSideband Amplitude Modulation). Cada um destes tipos de modulao caracterizado por cinco propriedades bsicas: 1) 2) 3) 4) Representao no domnio temporal do sinal modulado. Representao no domnio da freqncia do sinal modulado. Largura de faixa do sinal sinal modulado. Potncia contida no sinal modulado.

74

5) Relao sinal rudo (SNR) depois da demodulao. O objetivo deste curso fornecer subsdios para a anlise e interpretao da relao entre representaes no domnio de tempo e freqncia que sero expressas atravs da relao de transformao de Fourier. Exemplo 1) Determine o espectro e a transformada de Fourier de um sinal f(t) multiplicado por um cos(wc.t).
cos(wc.t)

f(t)

Multiplicador

Soluo
[ f (t )] = F (w)

[cos(wC t )] = .U 0 (w + wC ) + .U 0 (w wC )
[ f (t ). cos(wC t )] pelo teorema da Convoluo

[ f1 (t ). f 2 (t )] =
[ f (t ). cos(wC t )] =
[ f (t ). cos(wC t )] =

1 .(F1 (w) F2 (w)) 2.

1 .{F (w) [ .U 0 (w + wC ) + .U 0 (w wC )]} 2.

1 .{F (w) .U 0 (w + wC ) + F (w) .U 0 (w wC )} 2.

1 1 [ f (t ). cos(wC t )] = .F (w + wC ) + .F (w wC ) 2 2

A multiplicao de um sinal f(t) por um sinal senoidal de freqncia wC translada seu espectro de wC .
F (w )

-wm

wm

75

[cos(wC .t )]

.U 0 (w + wC )

.U 0 (w wC )

wC

wC

[ f (t ). cos(wC .t )]

wC wm

wC

wC + w m

wC wm

wC

wC + wm

2 ) Ache o espectro de freqncias de um sinal ordinrio de AM, sabendo que este sinal (AM) habitualmente escrito na forma:
f (t ) = K .[1 + m(t )]. cos(wC .t )

Onde a senoide cos(wC t ) a portadora


fC = wC Freqncia da portadora 2.

A figura a seguir mostra o exemplo de uma forma de onda de um sinal ordinrio de AM-DSB.(Amplitude Modulada com Dupla Faixa Lateral)
m(t)

m0 t -m0 f (t ) = [1 + m(t )]. cos(wC .t ) 1+m0 1 1-m0 t -1+m0 -1 -1-m0 Sinal AM-DSB Sinal de Mensagem

Desde que m(t)<1, observamos que k.[1+m(t)]>0 parra k>0

76

Soluo Aplicando a propriedade da linearidade (super posio) e o teorema da translao de freqncia, a transformada de Fourier de f(t) fica:
F (w) = [ f (t )]
F (w) = [K .[1 + m(t )]. cos(wC t )] F (w) = [K . cos(wC t ).] + [K .m(t ). cos(wC t ).] 1 1 F(w) = K. .U0 (w wC ) + K. .U0 (w + wC ) + K.M (w wC ) + K.M (w + wC ) 2 2

Onde [m(t )] = M (w )
m(w)

-wm

wm

K . . (w + wC )

F (w )

K . . (w wC )

1 .K .M 0 2

FLI -wC-wm -wC -wC+wm 0 wC-wm

FLS wC wC+wm w

A potncia conduzida pela portadora representa perda de potncia de 33% 3) Supondo que o sinal de mensagem m(t) em um sinal ordinrio de AM:
f (t ) = K .[1 + m(t )]. cos(wC t )

Seja um sinal senoidal.


m(t ) = m0 . cos(wm .t ), w m < wC , 0 < m0 < 1

Encontre o espectro do sinal AM, neste caso: Soluo O sinal AM para este caso dado por,

77

f (t ) = K .[1 + m 0 . cos(wm .t )]. cos(wC t )

usando a identidade trigonomtrica:


cos(a ). cos(b ) = 1 {cos( A B ) + cos( A + B )} 2

podemos escrever a expresso novamente como:


1 1 f (t ) = K . cos(wC .t ) + .K .m0 . cos(wm wC )t + .K .m0 . cos(wm + wC )t 2 2

ento usando:
[cos(w0 .t )] = .U0 (w w0 ) + .U0 (w + w0 )

teremos:
1 F(w) = K..[U0 (w wC ) +U0 (w+ wC )] + K.m0. [U0 (w+ wC wm ) +U0 (w+ wC + wm ) +U0 (w wC + wm ) +U0 (w wC wm )] 2

Assim as faixas laterais ficam como impulsos em w = wC wm .


F(w) K . .U 0 (w wC ) K . .U 0 (w wC )

1 .K .m0 . .U 0 (w wC wm ) 2 wC wm wC wC + w m wC w m wC

1 .K .m0 . .U 0 (w wC wm ) 2 wC + w m w

4) Mostre que o espectro de um sinal modulado pode ser convenientemente recolocado na sua posio original, multiplicando no receptor, o sinal modulado por cos(wC t ) . Soluo Supondo que o sinal modulado expresso como:
f (t ) = m(t ).cos(wC .t )

Onde m(t) um sinal limitado em faixa. Ento como indica a figura a seguir multiplicando o sinal recebido f(t) por cos(wC t ) , temos:

78

cos(wC .t )

f (t ) = m(t ). cos(wC .t )

Multiplicador

m(t ). cos 2 (wC .t )

F.P.F

m(t)

f (t ).cos(wC .t ) = m(t ).cos2 (wC .t ) = 1 f (t ).cos(wC .t ) = m(t ). .(1 + cos (2.wC .t )) 2 1 1 f (t ).cos(wC .t ) = .m(t ) + .m(t ).cos (2.wC .t ) 2 2
[m(t )] = M (w ) e M (w) = 0, para w > wm , assim [ f (t ).cos(wC .t )] = m(t ).cos2 (wC .t ) ,

1 1 [ f (t ).cos(wC .t )] = .m(t ) + .m(t ).cos (2.wC .t ) , 2 2 1 1 1 [ f (t ).cos(wC .t )] = .M (w) + .M (w 2.wC ) + .M (w + 2.wC ) , 2 4 4


F(w)

1 .M 0 2 wC wm wC wC + w m 0 wC w m wC wC + w m w

[ f (t ). cos(wC .t )] Filtro
1 .M 0 2

2.wC

2.wC

8.9.2. Teorema da Amostragem


O teorema da amostragem uniforme do tempo afirma que, se uma funo do tempo f(t) no contm componentes de freqncias mais altas que fM hertz ento f(t) pode ser completamente determinada por seus valores situados em intervalos uniformes e de separao menores que 1/(2.fM) segundos.

79

Este processo pode ser implementado de diversas maneiras, sendo que o mais popular a operao de amostragem e reteno. Nesta operao um mecanismo de chaveamento e armazenagem ( tal como um transistor e um capacitor) formam uma seqncia de amostras de uma forma de onda continua de entrada. Na sada o processo de amostragem chamado de modulao por amplitude de pulso( PAM Pulse Amplitude Modulation), devido aos sucessivos intervalos de sada poderem ser descritos, como uma seqncia de pulsos com amplitudes derivadas das amostras da forma de onda de entrada. Assim uma importante pergunta : O quanto prximo pode uma forma de onda PAM aproximar-se da forma de onda original de entrada? A resposta a esta questo justamente o que determina o teorema da amostragem. Um sinal de banda limitada com nenhuma componente espectral acima de fm hertz pode ser pode ser determinada pelos valores amostrados para intervalos uniformes de :

TS

1 sec, 2. f m

Analisando em termos da freqncia de amostragem ou taxa de amostragem, temos:

f S 2. f m ,
Em particular a taxa de amostragem f S = 2. f m tambm chamada taxa de Nyquist. O critrio de Nyquist uma condio teoricamente suficiente para permitir que um sinal analgico possa ser reconstrudo completamente a partir de um conjunto de amostras de tempo discreto espaadas uniformemente. A seguir analisaremos o teorema da amostragem utilizando uma aproximao de amostragem por impulsos.

8.9.2.1. Amostragem Impulsiva


Aqui demonstraremos o teorema da amostragem utilizando a propriedade da convoluo da Transformada de Fourier. Vamos analisar o caso de amostragem ideal com uma seqncia da funo impulso unitrio. Assuma uma forma de onda analgica, x(t) como mostrado na Figura (1a), com uma transformada de Fourier, X(f), o qual zero fora do intervalo f m < f < f m , como ilustra a Figura (1b). A amostragem de x(t)

80

pode ser vista como o produto de x(t) com um trem peridico de funes impulsos unitrios x t , ilustrado na Figura (1c) e definido como:

x t =

()

n =

t n.TS

),

Onde Ts o perodo de amostragem e t o impulso unitrio ou funo delta de Dirac. Faamos a seguinte escolha: TS = 1 / 2. f m , o qual satisfaz a mnima condio do critrio de Nyquist. A propriedade do deslocamento temporal da funo impulso estabelece que:

x t . t t0 = x t0 . t t0 ,
Usando esta propriedade, ns podemos ver que x S t , a verso amostrada de x(t) ilustrada na Figura (1e) , dada por:

() ( ) ( ) ( )

xS t = x t .x t = xS t = x t .x t =

() () ()

n =

x t . t n.TS ,

() (

() () ()

n =

x n.TS . t n.TS ,

( )(

Utilizando a propriedade da convoluo da Transformada de Fourier , ns podemos transformar o produto no domnio do tempo x t .x t da equao acima

para uma convoluo no domnio da freqncia X f X f , onde:


X f = 1 TS

f n. fS

n =

a Transformada de Fourier do trem de impulsos x t

e onde f S = 1 / TS a

freqncia de amostragem. Notando que a transformada de Fourier de um trem de impulsos um outro trem de impulsos; os valores de perodo dos dois trens esto relacionados um com o outro . A Figura (1c) e a Figura (1d) ilustram o trem de impulsos x t e sua transformada de Fourier X f , respectivamente. A convoluo com uma funo impulso simplesmente desloca a funo original como segue:
X f f n. fS = X f n. fS

81

Ns podemos agoram resolver a transformada X S f de uma forma de onda amostrada:


X S f = X f X f = X f 1 TS

f n. fS .

n =

X S f = X f X f =

1 TS

X f n. fS
n =

Ns assim conclumos que dentro da largura de banda original, o espectro XS f do sinal amostrado x s t est dentro de um fator constante (1/TS) exatamente o mesmo de x(t). Em adio, o espectro repete-se periodicamente na freqncia a cada fS hertz. Os impulsos agem como funo amostragem. Da, a convoluo pode ser realizada graficamente pela varredura do trem de impulsos X f atravs da transformada X f na Figura (1d) realizado

na Figura (1b).Esta amostragem de X f

para cada passo na varredura das rplicas de X f

para cada posio de freqncia do

trem de impulsos, resulta em X S f , mostrado na Figura (1f). Quando a taxa de amostragem escolhida, tal como f s = 2. f m , cada replica espectral separada de cada um de seus vizinhos por uma largura de faixa exatamente igual a f s hertz, e a forma de onda analgica pode teoricamente ser completamente recomposta por amostras, utilizando filtragem. Entretanto, um filtro com preciso exata seria necessrio. Se a taxa de amostragem fosse escolhida como f s > 2. f m , as replicas estariam separadas na freqncia, como ilustra a Figura (2a), facilitando a performance de operao do filtro. Um tpico filtro com caractersticas passa baixas poderia ser utilizado para separar o espectro em banda bsica , ilustrado na figura. Quando a taxa de amostragem reduzida para f s < 2. f m , as replicas se sobrepe, como ilustra a Figura (2b), e alguma informao ser perdida. O fenmeno resultante de uma subamostragem (amostragem a uma taxa baixa) , tem o nome de aliasing. A taxa de Nyquist f s = 2. f m , a taxa de amostragem abaixo da qual o aliasing ocorre, para evitar aliasing, o critrio de Nyquist f s 2. f m precisa ser satisfeito.

82

83

x(t)

0 (a)
X t =

-fm

0 (b)

fm

t n. T s
n=

X f =

1 Ts

f n. f s
n=

1
f

Ts

-4.TS -2.T S

0 (c)

2.TS 4.TS

-2.fS

-fS

0 (d)

fS

x s t = x t . x t

Xs f

-4.T S

-2.T S

0 (e)

2.TS

4.TS

-2.fS

-fS

-fm

0 (f)

fm

fS

Figura 1

84

Xs f

-2.fS

-fS

-fm

0 (a)

fm

fS

2.fS

Xs f

-2.fS

-fS

-fm

0 (b)

fm

fS

2.fS

Figura 2

85

Matlab
O sinal de mensagem representado por:
1, m (t ) = 2, 0, 0 t < t0 3

t0 2 .t 0 t < 3 3 caso contrrio

Modula a portadora c(t ) = cos(2. . f C .t ) , utilizando um esquema convencional de modulao AM-DSB. Assume-se que f C = 250 Hz e t 0 = 0.15 , determine : a) Uma expresso para o sinal modulado. b) Faa a representao grfica do sinal de mensagem c) Faa a representao grfica do sinal modulado, com os seguintes ndices de modulao(a) : a) 30%, b) 50%, c) 70%, d) 85%, e)100%, f)140%. d) Represente graficamente o espectro da mensagem e do sinal modulado, para o ndice de modulao a = 50, a =0.85. e) Se a mensagem do sinal peridica com perodo igual a t0 , detemine a potncia no sinal modulado e a eficincia de modulao. f) Se um sinal de rudo adicionado na mensagem com uma SNR na sada do demodulador de 10dB, encontre o contedo de potncia no sinal de rudo. Programa Matlab Arquivo 1
function u=am_mod(a,m,ts,fc) % %AM_MOD % % % u=am_mod(a,m,ts,fc) takes signal m sampled at ts and carrier freq. fc as input and returns the AM modulated signal. "a" is the modulation index. and ts << 1/2fc.

t=[0:length(m)-1]*ts; c=cos(2*pi*fc.*t); m_n=m/max(abs(m)); u=(1+a*m_n).*c;

86

Arquivo 2
% am.m % Matlab demonstration script for DSB-AM modulation. The message signal % is +1 for 0 < t < t0/3, -2 for t0/3 < t < 2t0/3 and zero otherwise. echo on t0=.15; ts=0.001; fc=250; snr=10; a=0.85; fs=1/ts; t=[0:ts:t0]; df=0.2; snr_lin=10^(snr/10); % message signal m=[ones(1,t0/(3*ts)),-2*ones(1,t0/(3*ts)),zeros(1,t0/(3*ts)+1)]; c=cos(2*pi*fc.*t); m_n=m/max(abs(m)); [M,m,df1]=fftseq(m,ts,df); M=M/fs; f=[0:df1:df1*(length(m)-1)]-fs/2; u=(1+a*m_n).*c; [U,u,df1]=fftseq(u,ts,df); U=U/fs; % power in normalized message pmn=spower(m(1:length(t)))/(max(abs(m)))^2; eta=(a^2*pmn)/(1+a^2*pmn); noise_power=eta*signal_power/snr_lin; noise_std=sqrt(noise_power); r=u+noise; [R,r,df1]=fftseq(r,ts,df); R=R/fs; signal_power pause % Press a key to show the modulation efficiency noise=noise_std*randn(1,length(u)); % modulation efficiency % noise power % generate noise % noise standard deviation % add noise to the modulated signal % Fourier transform % scaling % carrier signal % normalized message signal % Fourier transform % scaling % frequency vector % modulated signal % Fourier transform % scaling % power in modulated signal % signal duration % sampling interval % carrier frequency % SNR in dB (logarithmic) % Modulation index % sampling frequency % time vector % required frequency resolution % SNR

signal_power=spower(u(1:length(t)));

pause % Press a key to show the modulated signal power

87

eta pause % Press any key to see a plot of the message subplot(2,2,1) plot(t,m(1:length(t))) axis([0 0.15 -2.1 2.1]) xlabel('Time') title('The message signal') pause pause % Press any key to see a plot of the carrier subplot(2,2,2) plot(t,c(1:length(t))) axis([0 0.15 -2.1 2.1]) xlabel('Time') title('The carrier') pause % Press any key to see a plot of the modulated signal subplot(2,2,3) plot(t,u(1:length(t))) axis([0 0.15 -2.1 2.1]) xlabel('Time') title('The modulated signal') pause % Press any key to see a plots of the magnitude of the message and the % modulated signal in the frequency domain. subplot(2,1,1) plot(f,abs(fftshift(M))) xlabel('Frequency') title('Spectrum of the message signal') subplot(2,1,2) plot(f,abs(fftshift(U))) title('Spectrum of the modulated signal') xlabel('Frequency') pause % Press a key to see a noise sample subplot(2,1,1) plot(t,noise(1:length(t))) title('noise sample') xlabel('Time') pause % Press a key to see the modulated signal and noise subplot(2,1,2) plot(t,r(1:length(t))) title('Signal and noise') xlabel('Time')

88

pause % Press a key to see the modulated signal and noise in freq. domain subplot(2,1,1) plot(f,abs(fftshift(U))) title('Signal spectrum') xlabel('Frequency') subplot(2,1,2) plot(f,abs(fftshift(R))) title('Signal and noise spectrum') xlabel('Frequency')

RESUMO TRANSFORMAES DE FOURIER DE TEMPO CONTNUO Domnio do Tempo Peridico No Peridico

Sire - Fourier
x( t ) = Continuo Fn .e n =
T 2

Transformada - Fourier
1 x( t ) = 2. X (w ) =

j .n . w0 .t

X (w).e j .w.t .dw


No
j . w.t

1 F = . x(t ).e j.n.w0 .t .dt n T T


2

x(t ).e

.dt

peridico

x(t ) T

2. w = 0 T Discreto Continuo Domnio da Freqncia

89

Nota de Aula - V
9.5 12 Transformada de LAPLACE

9.6

12.1 Definio

Observando o estudo da transformada de Fourier sabe-se que: F (w ) = Ento


f (t ).e j.w.t .dt

110 )

f (t ).e .t = ? )

( 111 ( 112 ) ( 113 ) ( 114 ) ( 115 )

F (w) = F (w ) =

f (t ).e .t .e j .w.t .dt f (t ).e ( + j.w )t .dt

+ j.w = s
Logo tem-se:

F (w ) =

f (t ).e s.t .dt

A transformada de Laplace da equao acima chamada de transformada de Laplace Bilateral, pode existir ainda a unilateral definida abaixo: Se f(t) causal f (t ) = 0, para t < 0

F (w ) =

f (t ).e s.t .dt

( 116 )

Ou seja a transformada de Laplace muda um sinal dentro de outro de acordo com algum conjunto fixado de regras ou equaes. Notamos que a transformada bilateral e unilateral so equivalentes se e somente se f (t ) = 0, para t < 0 .

90

Pode-se tambm estipular um plano denominado de S, mostrado a seguir:


j.w

F (s )

Onde:

Abscissa de convergncia
) Anotao a seguinte:

( 117

[f (t )] = F (s ) Transformada de Laplace
) f (t ) =
1

( 118 ( 119 )

[F(s )] Transformada inversa de Laplace

9.7 9.2 Regio de Convergncia

A faixa de valores para a varivel complexa s , onde a transformada de Laplace converge chamada de RDC (regio de convergncia) ou em ingls ROC (Region of Convergence) Exemplos 1) Considere o sinal : f (t ) = e .t .u (t ) ) Onde , real. Ento pela definio de transformada de Laplace de f(t) tem-se:

( 120

F (s ) =

f (t ).e s.t .dt =

[e

.t

.u (t ) .e s.t .dt 1 , s+a Re(s ) > a

( 121 ) ( 122 )

F (s ) = e (s + a ).t .dt =

1 (s + ).t e s+a

=
0

91

pois lim e (s + a ).t = 0, se e somente se, Re(s + a ) > 0 ou Re(s ) > a


t

( 123 )

A seguir a figura ilustra como isto ocorre no plano complexo:


j.w j.w

Plano S a>0 -a a<0

Plano S

-a

Assim: a = +1 Re(s ) > 1 a = -1 eixo horizontal designado como eixo . Oeixo vertical designado como eixo jw. Re(s ) > 1 RDC ( 124 )

Na transformada de Laplace o plano complexo designado como plano S. O

2 ) Considere o sinal : f (t ) = e .t .u ( t ) ) Onde , real. Ento pela definio de transformada de Laplace de f(t) temse:

( 125

F (s ) =
0

f (t ).e s.t .dt =

[ e

.t

.u ( t ) .e s.t .dt
1 , s+a

( 126 ) ( 127 )

F (s ) =

( s + a ).t

1 (s + ).t .dt = e s+a

<0

Re(s ) < a

92

pois lim e (s + a ).t = 0, se e somente se, Re(s + a ) < 0 ou Re(s ) < a


t

( 128 )

A seguir a figura ilustra como isto ocorre no plano complexo:


j.w j.w

Plano S

Plano S

-a a>0

-a a<0

Comparando os exemplos (1) e (2) notamos que a expresso algbrica de F(s) para estes dois sinais so idnticas exceto pela RDC. Assim no sentido da transformada de Fourier ser nica para cada sinal f(t), a RDC precisa ser especificada como parte da transformada.

9.8 9.3 Interpretao de Plos e Zeros

Normalmente F(s) poder ser expresso por uma funo racional :

F (s) =

a 0 .s m + a1 .s m 1 + ....... + a m b0 .s n + b1 .s n1 + ....... + bn

a 0 .(s z1 )..........(s z m ) b0 .(s p1 )..........(s p n )

( 129 ) ( 130 )

a k e bk so constantes reais m e n so inteiros positivos F (s ) funo racional prpria se n > m

F (s ) funo racional imprpria se n m

Z k razes do numerador polinomial so chamados de zeros de F(s), porque F(s) = 0 para estes valores de S. Pk razes do denominador polinomial so chamados de plos de F(s), porque F (s ) ,para estes valores de S.

93

RDC 1) Os plos de F(s) esto fora da RDC, pois F(s) no converge para plos, pela definio. 2) Os zeros por outro lado podem cair dentro ou fora da RDC. Assim uma representao compacta de F(s) no plano S mostra a localizao de plos e de zeros alm da RDC. Plos Representado por x. Zeros Representado por o. Exemplo 1) F (s ) =

s+2 2.s + 4 = 2. (s + 1)( . s + 3) s + 4.s + 3


2

note que F(s) tem: Zero em s = -2 Plo em s = -1

s = -3

RDC Re(s) > -1 Representao grfica do plano S, com a localizao dos plos e zeros.

j.w
Plano S

-3 -2 -1

O seguinte site na Internet fornece simulaes para o melhor entendimento sobre este assunto: http://www.jhu.edu/~signals/explore/index.html. Programas do Matlab tambm so teis para explorar o conceito de plos e zeros.

9.9 9.4 Transformada de Laplace de algumas funes

94

1) f (t ) = A.u (t )

F (s ) =
F (s ) =

f (t ).e s.t .dt


e s.t .dt = A. s

( 131 ) =
0

[A.u (t )].e

s.t

.dt = A.e
0

s.t

A , Re(s ) > 0 s

( 132 )

2) x(t ) = e 2.t .u (t ) + e 3.t .u (t ) e 2.t .u (t ) 1 , s+2 1 e 3.t .u (t ) , s +3 Re(s ) > 2 Re(s ) > 3

(1) (2)
)

( 133

A RDC da equao (1) e (2) sobrepostas, fica: 5 1 1 s +3+ s + 2 2.s + 5 2 X (s ) = + = = = s + 2 s + 3 (s + 2 )(s + 3) (s + 2 )(s + 3) (s + 2 )(s + 3) 2. s + Re(s) > -2: Zero : s = s1 = 2 s 2 = 3 ( 134 )

5 2

plo :

RDC Re(s)>-2

Representao grfica do plano S, com a localizao dos plos e zeros.

j.w
Plano S

-3

-2,5

-2

3) x(t ) = e 3.t .u (t ) + e 2.t .u ( t ) Comparando com as tabela dos principais pares de transformadas de Laplace tem-se: e a.t .u (t ) 1 , s+a 1 e a.t .u ( t ) , s+a Re(s ) > Re(a ) Re(s ) < Re(a ) ) ( 135

Logo :

95

e 3.t .u (t )

1 , s+3 1 e 2.t .u ( t ) , s2

Re(s ) > 3 Re(s ) < 2

(1) (2)
)

( 136

A RDC da equao (1) e (2) sobrepostas, fica:

X (s ) =
-3 < Re(s) < 2:

1 1 5 = s + 3 s 2 (s 2 )(s + 3)

( 137 )

Zero : nenhum 2

plo :

s1 = 2 s 2 = 3

RDC -3 <Re(s) <

Representao grfica do plano S, com a localizao dos plos e zeros.

j.w
Plano S

-3

4) f (t ) = sen (t ).u (t )

F (s ) =
F (s ) =

f (t ).e s.t .dt

( 138 ) ( 139 ) ( 140 )

[sen(t ).u (t )].e

s.t

.dt =
0

e j.t e j.t s.t .e .dt 2. j

1 F (s ) = 2. j

e
0

( j s ).t

.dt e ( j + s ).t .dt


0

96

1 e ( j s ).t F (s ) = 2. j j s F (s ) = F (s ) =

e ( j + s ).t ( j + s) 0

( 141 ) ( 142 ) ( 143 ) ( 144 )

1 1 1 . 2. j s j s + j 1 2. j . 2. j s 2 + 1

1 s + j (s j ) . 2. j (s j )( . s + j) 1 s2 +1

F (s ) =

, Re(s)>0

5) f (t ) = cos(t ).u (t )

F (s ) =

f (t ).e s.t .dt

( 145 ) ( 146 )

F (s ) =

[cos(t ).u (t )].e


j .t

s.t

.dt =
0

e j.t + e j.t s.t .e .dt 2

1 F (s ) = 2

e .e
0

s.t

.dt + e j.t .e s.t .dt


0

1 e ( j s ).t e ( j + s ).t F (s ) = 2 ( j s) 0 ( j + s) 0

1 1 1 1 1 1 F (s ) = . + = . + ( j s ) (s + j ) 2 (s j ) (s + j ) 2 1 s + j + (s j ) F (s ) = . 2 (s j )( . s + j) s s +1
2

1 2.s . 2 s2 +1

F (s ) =

, Re(s)>0

6) f (t ) = e a.t .u (t )

97

F (s ) = .e a.t .e s.t .dt


0

F (s ) = e (s a ).t .dt
0

e (s a ).t 1 F (s ) = = , (s a) 0 s a

Re(s ) > Re(a )

9.10

9.4.1 Alguns Pares de Transformadas de LAPLACE


x(t ) X (s )

RDC todo s

(t )
u (t ) u ( t ) t.u (t )
t K .u (t ) e a.t .u (t ) e a.t .u ( t ) t.e a.t .u (t ) t.e a.t .u ( t )
cos(w0 .t ).u (t ) sen (w0 .t ).u (t )

1
1 s 1 s 1 s2 K! s K +1

Re(s ) > 0 Re(s ) < 0 Re(s ) > 0


Re(s ) > 0 Re(s ) > Re(a ) Re(s ) < Re(a ) Re(s ) > Re(a ) Re(s ) < Re(a ) Re(s ) > 0

1 s+a 1 s+a

(s + a )2 (s + a )2
s s + w0
2 2

1 1

w0 s + w0 2
2

Re(s ) > 0

98

e a.t . cos(w0 .t ).u (t ) e a.t . sen (w0 .t ).u (t )

(s + a )2 + w0 2
(s + a )2 + w0 2
w0
2

s+a

Re(s ) > Re(a )


Re(s ) > Re(a )

9.11

9.5 Propriedades da Transformada de Laplace

1) Linearidade

f1 (t ) F1 (s )

f 2 (t ) F2 (s )

RDC = R 1 RDC = R 2

Ento:

a1 . f1 (t ) + a 2 . f 2 (t ) a1 .F1 (s ) + a 2 .F2 (s )

RDC

R ' = R1 R2

Representao grfica de uma situao qualquer no plano S.


j.w
Plano S a1

j.w
Plano S

a2

R1

j.w

R2
Plano S

a1

a2

R ' = R1 R 2

As demais propriedades considera-se a seguinte figura do plano S, como referncia para anlise:

99

j.w
Plano S

'

2) Deslocamento Temporal

f (t ) F (s ) f (t t 0 ) e s.to .F (s )

RDC = R R' = R

j.w
Plano S

'

3) Deslocamento no Domnio S f (t ) F (s ) RDC = R

e so .t . f (t ) F (s s 0 )

R ' = R + Re(s 0 )

j.w
Plano S

+ Re(so )

+ Re(s o )

'

100

4) Mudana de Escala

f (t ) F (s )
f (a.t ) 1 s .F a a

RDC = R R ' = a.R

j.w
Plano S

a.

a.

'

Exemplo ( 147 ) ( 148 ) ( 149 )

[sen(a.t )] = ?
[sen(t )] =
1 s2 +1

[sen(a.t )] = 1 .
a

1 s a
2

= +1

a 1 1 1 1 . 2 = . 2 = 2 2 a s a s +a s + a2 + 1 a2 a2

5) Reverso temporal

f ( t ) F ( s )
6) Derivao no domnio do tempo

f (t ) F (s )

RDC = R R ' = R
150 )

101

f (t ) F (s ) d f (t ) s.F (s ) dt

RDC = R R R onde f (0 ) = f (t ) t =0
' '

( 151 ) ( 152 ) ( 153 ) ( 154 )

[ f (t )] = s.F (s ) f (0)
' '' 2

[ f (t )] = s .F (s ) s. f (0) f (0) [f
'''

(t )] = s 3 .F (s ) s 2 . f (0) s. f ' (0) f ' ' (0)

. . .

[ f (t )] =
'

f ' (t ).e s.t .dt

( 155 ) ( 156 ) ( 157 )

Fazendo a seguinte transformao: u = e s.t dv = f (t ).dt


'

du = s.e s.t .dt v = f (t )

Tem-se

[ f (t )] = [e
'

s.t

. f (t )

+ s. f (t ).e s.t .dt


0

Exemplo d k .U o (t ) dt k sk , k = 1,2,3,...... ( 158 )

7) Derivao no domnio S f (t ) F (s ) RDC = R R =R


'

d .F (s ) t. f (t ) ds 8) Integrao no domnio do tempo

( 159 )

102

f (t ) F (s )
t

RDC = R R = R {Re(s ) > 0}


'

1 f (u ).du F (s ) s

( 160 ) 1 , pois a s

Introduz um plo adicional s=0 pela multiplicao por integrao a operao inversa da multiplicao. 9) Transformada de Laplace de potncia de t Se

[ f (t )] = F (s ),

ento

[t

. f (t ) = ?
( 161 )

[t

. f (t ) = . t n . f (t ).e s.t .dt


0

d e s.t = s.e s.t dt d 2 e s.t = s 2 .e s.t dt 2

d e s.t = t.e s.t ds d 2 e s.t = t 2 .e s.t ds 2 d n e s.t ds


n

( 162 )

= ( 1) .t n .e s.t
n

t n .e s.t = ( 1) .
n

d n e s.t ds n
n

( 163 )

f (t )( . 1)

dn ds

.e n

s.t

.dt = ( 1) .

dn ds n

f (t ).e s.t .dt

( 164 ) ( 165 )

f (t )( . 1)

dn ds
n

.e s.t .dt = ( 1) .
n

dn ds
n

.F (s ),

n Z +

10) Convoluo f1 (t ) F1 (s ) RDC = R1 RDC = R2 166 ) (

f 2 (t ) F2 (s )

103

Ento f1 (t ) f 2 (t ) F1 (s ).F2 (s ) 11) Transformada de funes singulares

R ' R1 R2

[U n (t )] = s n [U n (t a )] = s n .e a.s
Exemplo

( 167 )

[U 4 (t )] = ? [U 4 (t )] =

U 4 (t ).e

(
s.t

.dt

168 ) ( 169 ) ( 170 ) tn = n! s n+1 171 ) ( 172 ) (

t3 U 4 (t ) = .U 1 (t ) 3!

t3 .U 1 (t ).e s.t .dt 3!

1 U 4 (t ) = . t 3 .(1).e s.t .dt 3!


0

! [U 4 (t )] = 1 . [t 3 ] = 1 . 34 , 3 3! s

pois = s 4

[U 4 (t )] =

1 s
4

Exemplos 1) Encontre a transformada de Laplace dos seguintes sinais X (s ) = ?

a)

x(t ) = f (t ).u (t )

104

f(t) 1 1

x(t)

-1 x '(t) UO(t)

-1 x "(t) U1(t)

UO(t-1)

1 0 -1

-UO(t)

f '' (t ) = U 1 (t ) U 0 (t ) + U 0 (t 1)
Integrando-se tem-se:

( 173 ) ( 174 ) ( 175 )

f (t ) = U 1 (t ) U 2 (t ) + U 2 (t 1)
Logo atravs da tabela de propriedades de Laplace : F (s ) = 1 1 1 2 + 2 .e s s s s

9.12

9.6 Transformada Inversa de Laplace

9.6.1 Definio e Representao


A transformada inversa de Laplace transforma o sinal do domnio S em um sinal que pode ser interpretado no domnio temporal. ( 176 )

f (t ) =

{F (s )}
1

9.6.2 Mtodos para determinar

{F (s )}

105

1) Frmula de Inverso f (t ) = 1 2. . j F (s ).e s.t .ds


c j .

( 177 )

2) Utilizar tabela dos pares de transformada de Laplace F (s ) = F1 (s ) + F2 (s ) + ........ + Fn (s ) ( 178 )

Uma tentativa de expressar F(s) em uma somatria onde F1(s), F2(s),........., Fn(s) so funes com transformadas inversas conhecidas; f1(t), f2(t),......., fn(t), ento pela propriedade da linearidade tem-se: f (t ) = f1 (t ) + f 2 (t ) + ........ + f n (t ) ( 179 )

3) Expanso em Fraes Parciais

X (s ) =

(s z1 )........(s z m ) N (s ) = K. (s p1 )........(s p n ) D (s )

( 180 )

Se X(s) uma funo racional prpria ou seja, e m<n.

1) Caso : Plo Simples: Se todos os plos so simples (ou distintos), ento X(s) pode ser escrito como:

X (s ) =

Cn C1 + ......... + (s p1 ) (s p n )

( 181 ) (

Onde os coeficientes Ck so dados por:

C k = (s p k ). X (s ) s = p

182 )

106

2) Caso : Plos Mltiplos: Se D(s) tem plos mltiplos, isto , se possui fatores da forma (s-pi) r , ns dizemos que pi plo mltiplo de X(s) com multiplicidade r. Ento a expanso de X(s) consistir de termos da forma:

X (s ) =

(s p i ) (s p i )

+ ......... +

(s p i )

(
r

183 ) ( 184 )

r k =

1 dk . k (s pi )r . X (s ) k! ds

s = pi

Se X(s) uma funo racional imprpria, isto , m n.

X (s ) =

N (s ) R(s ) = Q (s ) + D (s ) D (s )

( 185 )

Onde N(s) e D(s) so numerador e denominador polinomial em s respectivamente de X(s), o quociente Q(s) um polinmio em s com grau m-n , e o resto R(s) um polinmio em s com grau estritamente menor do que n. Exemplos 1) de: X (s ) =
2

Encontre 2.s s s

transformada

inversa

de

Laplace

, Re(s ) > 1 .

z1 = 0 2.s X (s ) = p1 = 0 s.(s 1) p2 = 1
X (s ) =

,m < n

C1 C2 C C2 + = 1+ (s p1 ) (s p 2 ) s (s 1)

107

C1 = (s 1). X (s ) s =1 = (s 1). C 2 = s. X (s ) s =0 = s.

2.s 2.1 = =2 s.(s 1) s =1 1

2.s 2.0 = =0 s.(s 1) s =0 (0 1)

X (s ) =

0 2 + s (s 1)

Utilizando a tabela de Transformadas de Laplce e realizando uma anlise causal .A RDC de X(s) Re(s)>1, ento:

x(t ) = 2.e t .u (t )
2) Encontre a transformada inversa de Laplace de: X (s ) = 6 , Re(s ) > 4 e Re(s ) < 2 (s + 2)( . s 4)

X (s ) =

p1 = 2 6 (s + 2)( . s 4 ) p 2 = +4

,m < n

X (s ) =

C1 C2 C1 C2 + = + (s p1 ) (s p2 ) (s + 2) (s 4)
6 6 = = 1 (s + 2)( . s 4 ) s =2 2 4 6 6 = =1 . s 4 ) s =+4 (4 + 2 ) (s + 2)(
1 + s+2 1 s4

C1 = (s + 2 ). X (s ) s =2 = (s + 2 ).

C 2 = (s 4 ). X (s ) s =+4 = (s 4 ).
Substituindo: X (s ) = 1 1 + (s + 2 ) (s 4 )

x(t ) = e 2.t + e 4.t .u (t ) ,


RDC 1 RDC 2

RDC 1 Re(s ) > +4 RDC 2 Re(s ) < 2

Logo esta funo x(t) no tem transformada X(s), pois a RDC no existe.

108

j.w
Plano S

-2

3) Encontre a transformada inversa de Laplace de: X (s ) =

(s + 1)2 . + 4

s +1

, Re(s ) > 1

Pela tabela de transformadas de Laplace temos:

e a.t . cos(wo .t ).u (t )

(s + a )2 + wo 2

s+a

, Re(s ) > Re(a )

x(t ) = e t . cos(2.t ).u (t )

4) Encontre a transformada inversa de Laplace de: X (s ) = 5.s + 13 , Re(s ) > 0 s. s + 4.s + 13

5.s + 13 X (s ) = 2 s. s + 4.s + 13

p1 = 2 j 3

p 2 = 2 + j3 p3 = 1

,m < n

X (s ) =

C .s + C3 C1 + 22 s s + 4.s + 13

C1 = s. X (s ) s =0 = C 2 .s + C3 s + 4.s + 13
2

5.s + 13 s + 4.s + 13 s =0
2

=1

s. s + 4.s + 13

5.s + 13
2

1 s +1 = 2 s s + 4.s + 13

109

X (s ) =

s 1 s +23 1 1 2 = s s + 4.s + 13 s (s + 2 )2 + 9

X (s ) = X (s ) =

1 s+2 3 + 2 s (s + 2 ) + 9 (s + 2 )2 + 9

1 s+2 3 + 2 2 s (s + 2 ) + 3 (s + 2 )2 + 3 2

Observando a tabela de transformadas de Laplace tem-se: x(t ) = u (t ) e 2.t . cos(3.t ).u (t ) + e 2.t . sen (3.t ).u (t ) x(t ) = 1 e 2.t .(cos(3.t ) + sen (3.t )) .u (t ) 5) Encontre a transformada inversa de Laplace de:

X (s ) = X (s ) = s 2 + 2.s + 5 p1 = 3

(s + 3)( . s + 5 )2

s 2 + 2.s + 5

, Re(s ) > 3 ,m <

, plo simples

(s + 3)( . s + 5 )2

p 2 = p3 = 5 , plo com multiplicdade 2


C1 1 2 + s + 3 (s + 5 ) (s + 5 )2
2

X (s ) =

C1 = (s + 3).

. s + 5) (s + 3)(

s 2 + 2.s + 5

=
s = 3

( 3 + 5)
=
s = 5

96+5
2

8 =2 4

2 =

1 d0 s 2 .2.s + 5 . 0 . (s + 5 )2 . 0! ds (s + 3)( . s + 5 )2 =
s = 5

25 10 + 5 = 10 2

1 = .

1 d s 2 .2.s + 5 . (s + 5 )2 . 1! ds (s + 3)( . s + 5 )2

(s + 3)( . 2.s + 2 ) (s 2 + 2.s + 5)(1 ( s + 3) 2


=

1 =

2.s 2 +2.s + 6.s + 6 s 2 2.s 5

( s + 3)

2 s = 5

(s

( s + 3)

+ 6.s + 1
2

)
s = 5

25 30 + 1

( 5 + 3)2

Da :

X (s ) =

2 1 10 s + 3 (s + 5 ) (s + 5 )2

110

A RDC de X(s) Re(s)>-3, assim x(t), obtido pela tabela de transformadas de Laplce.

x(t ) = 2.e 3.t e 5.t 10.t.e 5.t u (t )

9.13

9.7 ) Funo de Transferencia em Sistema LIT descrito por equao diferencial linear com coeficiente constante

x (t )

h(t)

y (t ) = x(t ) h(t )

X (s )
H(s)

Y (s ) = X (s ).H (s )

H (s ) =
N

Y (s ) X (s )
M

( 186 ) d K x(t ) dt K ( 187 )

aK .
k =0

d K y (t ) = dt K

bK .
k =0

Aplicando a propriedade da diferenciao:


N k =0

a K .s .Y (s ) =
K N k =0

M k =0

bK .s K . X (s )
M

( 188 ) ( 189 )

Y (s ).

a K .s K = X (s ).
M

bK .s K
k =0

H (s ) =

Y (s ) = X (s )

bK .s K
k =0 N

( 190 )

a K .s K
k =0

111

A RDC precisa de informaes adicionais como a causalidade ou estabilidade.

Exemplo 1) A sada y(t) de um sistema LTI dada por : y (t ) = 2.e 3.t .u (t ) Quando a entrada x(t) u(t), encontre a resposta impulsiva do sistema h(t).

1 X (s ) = , Re(s ) > 0 s 2 Y (s ) = , Re(s ) > 3 s+3 Ento a funo de transferencia H(s) :

H (s ) =

Y (s ) 2.s = X (s ) s + 3

Re(s ) > 3

Rescrevendo H(s), como: H (s ) = Y (s ) 2.s 2.(s + 3) 6 6 = = = 2 , X (s ) s + 3 s+3 s +3 h(t ) = 2. (t ) 6.e 3.t .u (t ) 2) Encontre a funo de transferencia para o sistema representado pela equao diferencial abaixo e determine a reposta ao impulso: d 2 y (t ) dy (t ) dx(t ) 3. + 2. y (t ) = + 4.x(t ) 2 dt dt dt Soluo Aplicando a propriedade da derivada da transformada de Laplace: Re(s ) > 3

E tomando a transformada inversa de Laplace de H(s), tem-se:

112

s 2 .Y (s ) 3.s.Y (s ) + 2.Y (s ) = s. X (s ) + 4. X (s ) Y (s ). s 2 3.s + 2 = X (s )( . s + 4) H (s ) = Y (s ) (s + 4) = (s + 4) p1 = 1 = 2 X (s ) s 3.s + 2 (s 1)( . s 2) p 2 = 2

C1 C2 + (s p1 ) (s p 2 ) C1 = (s 1).

C1 C2 + (s 1) (s 2)

s+4 1+ 4 5 = C1 = C1 = 5 (s 1)( . s 2 ) s =1 1 2 1 s+4 2+4 6 = C2 = C2 = 6 (s 1)( . s 2) s =2 2 1 1 H (s ) = 5 6 + (s 1) (s 2)

C 2 = (s 2 ).

Aplicando as propriedades da transformada de Laplace: h(t ) = 5.e t + 6.e 2.t .u (t )

Potrebbero piacerti anche