Sei sulla pagina 1di 2

Direito civil II principios do codigo de 2002 Assim, destacam-se os princpios: *da sociabilidade *da eticidade *operabilidade *autonomia privada

ETICIDADE . A boa-f objetiva , ela prpria, uma norma jurdica. Justifique. A boa-f objetiva exige das partes contratantes uma regra de conduta, pautada em padres sociais de lisura, honestidade e correo. Traduz a idia de confiana. A boa-f objetiva produz uma srie de efeitos, os chamados deveres laterais ou anexos: *deveres de proteo *de cooperao *de informao. Os deveres de proteo impem a cada parte o respeito pessoa, famlia e ao patrimnio da outra. Os deveres de cooperao obrigam as partes a auxiliarem-se mutuamente, afastando as dificuldades que estiverem a seu alcance e minimizando os custos para a outra, na busca da realizao do adimplemento. Os deveres de informao e esclarecimento obrigam as partes informao mtua de todos os aspectos atinentes ao vnculo, de ocorrncias que com ele tenham relao e, ainda, dos efeitos que da execuo possam advir. SOCIABILIDADE A funo social do contrato promove o equilbrio entre a funo individual e social do contrato, de modo a afastar o individualismo ou o coletivismo, atingindo o bem comum. OPERABILIDADE O Principio da Operabilidade importa na concesso de maiores poderes hermenuticos ao magistrado, verificando no caso concreto as efetivas necessidades a exigir a tutela jurisdicional. (GAGLIANO; PAMPLONA, 2007, p. 51). Assim, a idia do equilbrio unifica uma srie de institutos destinados a impedir que relaes obrigacionais sejam pontes para injustia comutativa. AUTONOMIA PRIVADA Autonomia privada mais do que autonomia da vontade. Esta se relaciona ao agir livre do sujeito, ligando-se vontade interna, psquica. J a autonomia privada diz respeito ao poder de criar normas para si. Alm disso, a autonomia da vontade confere poder ao indivduo para determinar o contedo das obrigaes que pretende assumir. A autonomia privada abrange a liberdade de contratar e a liberdade contratual. A liberdade de contratar diz respeito liberdade de decidir celebrar ou no o contrato e liberdade de escolher o outro contratante; j a liberdade contratual importa na liberdade de determinar o contedo do contrato. A publicizao do direito privado faz com que o Estado intervenha numa rea que antes interessava apenas a esfera privada do indivduo. Validamente, a tendncia agora o estado direcionar as condutas dos indivduos e desse modo, a liberdade individual est cada vez menor e at mesmo princpios tpicos do direito privado tem sido enfraquecidos.

Todas as obrigaes esto amparadas pela lei e que a fonte imediata, direta, de cada obrigao da vida real um certo e determinado fato concreto.

Potrebbero piacerti anche