Sei sulla pagina 1di 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ UESC

DEPARTAMENTO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS - DCET

Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemtica em Ambiente Computacional

I Encontro Alagoano de Educao Matemtica


Arapiraca - Al
21 a 24 de Fevereiro de 2008

MINI-CURSO Estudo de Integrais Mltiplas no Ambiente Computacional Maple


Afonso Henriques
henry@uesc.br Grupo GPEMAC DCET UESC, Brasil Equipe DDM - Laboratoire Leibniz-IMAG, UJF, France

Resumo:

O presente curso visa o ensino e aprendizagem do calculo de integrais mltiplas (IM) utilizando o software Maple. O objetivo identificar as potencialidades e os entraves das ferramentas desse software, capazes de interferirem no desenvolvimento de tcnicas de resoluo de problemas de clculo de reas e de volumes por IM. Com base numa anlise institucional sobre o ensino das IM, examinaremos as ferramentas disponveis nesse ambiente relativas ao estudo de funes de duas/trs variveis e as representaes grficas (RG) destas funes em 3D. Em seguida, realizaremos um estudo de procedimentos que um estudante pode implementar no Maple ao tratar um problema de clculo de volume. Para isso, utilizaremos um exerccio simples proveniente de um livro de clculo. Com esse mesmo exerccio ensinaremos a tcnica que chamamos Crivo-Geomtrico, vista como forma de forar a interao entre representaes grficas e analticas no processo de calculo das IM.

Palavras-chave: Integrais Mltiplas, tcnicas instrumentais, Maple.

1. Introduo (Problemtica)
Nos cursos de Clculo Diferencial e Integral - CDI, um dos exerccios preliminares ao clculo de IM o estudo das integrais simples e de funes de vrias variveis. No primeiro estudo, aparecem as primeiras tcnicas de integrao. Algumas dessas tcnicas servem para calcular: reas de superfcies planas e volumes: de slidos de revoluo; por sees transversais e por anis cilndricos. No segundo estudo, podemos lidar com trabalho sobre: leitura de propriedades; descrio do domnio de uma funo; representao grfica; continuidade de uma funo; derivao parcial; etc. A princpio, esse trabalho desenvolvido isoladamente, examinando uma nica funo em cada atividade. A passagem para o ensino de IM acompanhada com analogias e com mudanas ou rupturas em relao ao lugar ocupado para as funes e suas representaes grficas. Nessa passagem, uma funo no ser mais examinada de forma isolada. Na maioria dos casos de resoluo de problemas, uma funo interagir com outras funes para formar um domnio de integrao, que um slido resultante de uma Representao Grfica (RG) a partir de uma Representao Analtica (RA) no espao. Essas representaes tomam um outro aspeto no ensino de IM em relao aos estudos precedentes. Os alunos vo ser confrontados com novos tipos de exerccios e com novas tcnicas de clculos de integrais. A princpio, muitas representaes grficas envolvidas nas atividades so operacionalmente difceis a realizar com as tcnicas tradicionais de representao no ambiente papel/lpis. Podemos assim pensar que a utilizao de um ambiente computacional como Maple pode ser uma alternativa. Contudo, essa utilizao, necessita, da construo de processos de instrumentao das ferramentas do software no tratamento dos exerccios propostos aos alunos. Como o aluno pode utilizar o Maple para obter o tipo de slidos delimitados por superfcies presentes no ensino de IM? Baseando-nos na teoria da instrumentao relativa integrao de ferramentas tecnolgicas no ensino proposta por Rabardel (1995) podemos levantar a seguinte hiptese: para o aluno ser bem sucedido nesse ensino, utilizando o Maple, necessrio, alm dos conhecimentos dos comandos pertinentes do software e de suas sintaxes, a aprendizagem de tcnicas instrumentais especficas. Essa aprendizagem deve ocorrer na instituio onde vivem o objeto do saber em questo e o referido software. A a necessidade de institucionalizao das novas tecnologias nas instituies do ensino superior onde ensinam-se, por exemplo, as IM. Nesse curso no discutiremos sobre institucionalizao. Deixando-a como possvel pista de reflexo. 2

2. Anlise de programas de cursos e de livros didticos


Podemos afirmar que, a anlise de um objeto do saber, como IM, e de um software, como o Maple, ancorada numa instituio onde vivem esses objetos, uma tarefa essencial no desenvolvimento de pesquisas em Didtica. De fato, uma anlise institucional permite identificar as condies e as exigncias institucionais sobre a organizao matemtica de um objeto ensinado; a relao institucional com o software; as prticas que emergem na instituio utilizando esse software. Nesse curso tomaremos a UESC como instituio de referncia, e consideramos dois livros didticos muito utilizados, no somente nessa instituio, como tambm em vrias Universidades brasileiras de ensino superior. Os referidos livros so Swokowski e Leithode. A anlise correspondente a essas obras permite, constatar, entre outros resultados que no questionamos aqui, que as organizaes tanto matemticas quanto didticas, nos dois livros, so semelhantes. Tanto em um quanto no outro, o ensino de IM baseia-se numa analogia com as Integrais Simples, continua com o estudo das Integrais Duplas e se generaliza com o estudo das Integrais Triplas. Ambos valorizam o papel das representaes grficas, tanto no curso quanto nos exerccios propostos. Podemos constatar ainda, nessas organizaes, que no tipo de exerccio "calcular a integral" um subtipo aparece em grande nmero de exemplares, e representa assim um exerccio emblemtico. Trata-se do clculo de volume de um slido delimitado por superfcies dadas por equaes. Neste tipo de exerccio, a maioria dos problemas resolvidos nos livros d, no incio da soluo, uma RG de slidos isolados, feitos no computador, sem que seja explicada a maneira como foram realizados. Alm disso, podemos observar que a RG ocupa um grande espao nesse ensino, mas ela do domnio do professor. Ela no transformada em exerccios explcitos com praxeologias associadas. A obteno de um slido isolado escondida do aluno, ou seja, ela no ensinada, na medida em que faltam tcnicas explcitas que permitam obter esse tipo de slidos. O que parece que o autores dos livros didticos esperam que o aluno leia (ou que reproduza) os grficos presentes no livro. Enquanto que nos exerccios que lhe so propostos, este deve produzir, por si, esse tipo de grficos e utiliz-los na modelizao do problema. Podemos afirmar que a produo de um slido isolado no objeto de um ensino explcito e problemtica. Como no ensinada, podemos estudar como esta etapa pode ser desenvolvida com auxlio do software Maple. E que tcnicas so necessrias?

Anlise do software Maple


Essa anlise consiste na identificao de potencialidades e dos entraves do software relativos ao clculo de reas e de volumes por Integrais Mltiplas. Nesse contexto, examinamos as ferramentas disponveis, nesse ambiente, para o estudo de funes de vrias variveis reais e suas representaes grficas no espao e aquelas destinadas ao clculo de IM. Para realizar nosso estudo nesses dois domnios, utilizamos o Mtodo de Anlise de Relaes entre Objetos nas prticas de ensino e aprendizagem com bases nos trabalhos de Lagrange (2000). Trata-se de recensear os objetos do tipo ostensivos e no-ostensivos relativos s prticas habituais no ambiente papel/lpis e das prticas realizveis em ambiente computacional. Destacar suas relaes quando os dois ambientes se entrelaam nas prticas matemticas. No que diz respeitos aos entraves do software, consideramos a tipologia utilizada por Trouche (2000). Trata-se, do ponto de vista ergonmico, o estudo de entraves internos, entraves de comandos e dos de organizao.

3.1 Breve introduo sobre o Maple


O Maple um ambiente computacional (software) para Matemtica avanada. Ele inclui ferramentas para lgebra, equaes diferenciais, anlise matemtica, matemtica discreta, clculo grfico e numrico, etc. Ele tambm uma linguagem de programao para o desenvolvimento de programas matemticos que utilizam uma biblioteca de funes e operaes integradas. Esse software foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Waterloo, Canada. Sua primeira verso data de 1980. Constatamos que o Maple favorece a explorao, de forma interativa, dos objetos da geometria analtica em 3D, com RG prximas daquelas realizadas no ambiente Papel/lpis, e o clculo de IM, o que motiva-nos a realizao desse curso. Uma sesso de trabalho com o Maple comea com um clique sobre o cone correspondente na rea de trabalho ou atravs do caminho especfico, ativando assim o software. Um vez ativado, aparecer uma interface dividida em trs partes fundamentais similares a maioria dos softwares (Menu principal, menu de cones e uma folha de trabalho) (cf. imagem ao lado). A partir desse momento o Maple est pronto a trabalhar de modo interativo. Fornecemo-lhe instrues pelo teclado (segundo uma sintaxe) a partir da linha de comandos designada pelo smbolo >

chamado prompt. Essa instruo deve ser executada com a tecla Entra. Se essa instruo dada corretamente ao Maple, a responde centrando o resultado na linha de comando sem o prompt. Para que o Maple compreenda que uma instruo completa, e que deve interpretla, duas condies so necessrias: Tal instruo deve terminar com ; (ponto e virgula) ou com : (dois pontos). O usurio deve executar a instruo teclando Entra.

A ltima condio pode ser substituda por um clique no lado direito do mouse sobre qualquer lugar da linha de comando, em seguida escolher a opo Executar, ou ainda, a partir de um clique sobre o cone ! executando assim a instruo em questo. O cone !!! permite executar todas instrues dadas ao Maple em uma sesso de trabalho. O resultado de uma instruo terminada finalizada com ; mostrado na tela, enquanto que aquela terminada com : no exibida.

3.2 Recenseamento das ferramentas disponveis para RG


No Maple, a relao entre os objetos ostensivos matemticos e aqueles manipulados pelo software numa atividade instrumental de RG, necessita inicialmente de carregar o ambiente com o pacote chamado plots segundo a sintaxe >with(plots);. Executando essa instruo o Maple retorna o conjunto de comandos abaixo relativos a RG.
[ animate, animate3d, animatecurve, arrow, changecoords, complexplot, complexplot3d, conformal, conformal3d, contourplot, contourplot3d, coordplot, coordplot3d, cylinderplot, densityplot, display, display3d, fieldplot, fieldplot3d, gradplot, gradplot3d, implicitplot, implicitplot3d, inequal, listcontplot, listcontplot3d, listdensityplot, listplot, listplot3d, loglogplot, logplot, matrixplot, odeplot, pareto, pointplot, pointplot3d, polarplot, polygonplot, polygonplot3d, polyhedra_supported, polyhedraplot, replot, rootlocus, semilogplot, setoptions, setoptions3d, spacecurve, sparsematrixplot, sphereplot, surfdata, textplot, textplot3d, tubeplot ]

Em seguida, o sujeito deve desenvolver competncias sobre tcnicas instrumentais. Esse pacote mostra somente alguns comandos. Outras ferramentas esto tambm disponvel. Nas atividades que realizaremos utilizaremos os comandos plot3d, implicitplot3d, display e suas respectivas sintaxes.

5.1 Potencialidades das ferramentas plot3d, implicitplo3d e display


Encontramos quatro tipos diferentes de sintaxes do comando plot3d para a visualizao grfica em 3D. As partes visveis (ostensivos) de sintaxes que participam nos esquemas de utilizao so predefinidas da seguinte forma:

> plot3d(f, x=a..b, y=c..d, <options>) ; > plot3d(f, a..b, c..d, <options>) ; > plot3d([f, g, h], a..b, c..d, <options>) ; > plot3d([f, g, h], s=a..b, t=c..d, <options>) ; > animate3d(f, x=a..b, y=c..d, i=m..n, <options>) ; > implicitplot3d(expre, x=a..b, y=c..d, z=m..n, <options>) ; > implicitplot3d(p, a..b, c..d, m..n, <options>) ;

(01) (02) (03) (04) (05) (06) (07)

Como podemos observar, em todos os casos de RG, a representao analtica associada deve ser bem definida. Isto , os limites de variao das variveis devem ser estabelecidos. Para entender melhor o papel de cada uma dessas sintaxes importante consideramos alguns exemplos. Notemos que na organizao matemtica da maioria dos cursos de clculo, inclusive dos dois que nos referimos anteriormente, um grande nmero de exerccios envolve RG de slidos compostos por um conjunto finito de superfcies de diferentes equaes. Que possibilidades que o Maple oferece no tratamento de tal tipo de slidos? Alm das sintaxes acima, podemos encontrar trs tipos de tcnicas que podem ser teis no tratamento dessa questo. A saber: Superposio; Atribuio; Recuperao. Descritas como segue. 3.3.2 Descrio de tcnicas de RG simultnea de objetos A tcnica de superposio consiste na representao conjunta de superfcies em que as representaes analticas correspondentes so dadas em um mesmo sistema de coordenadas (cartesianas, polares, cilndricas, esfricas) utilizando uma nica instruo e um nico comando. A tcnica exige que o domnio de variao das variveis das expresses a traar seja nico. Isto , as variveis envolvidas devem ser definidas em um mesmo intervalo, em um mesmo sistema de coordenadas e identificadas pelas mesmas letras em todas as expresses a traar. Nesse caso o usurio no pode superpor grficos cujas expresses algbricas so dadas em diferentes sistemas de coordenadas. Para resolver esse tipo de problema necessria a tcnica de atribuio. A tcnica de atribuio consiste em estocar um resultado em uma varivel. Isto , atribuir um nome a esse resultado, utilizando o smbolo :=. Os resultados atribudos assim podem ser utilizados posteriormente, utilizando, por exemplo, o comando display que permite visualizar um conjunto de resultados, em particular superfcies. Remarcamos que no caso particular de RG, uma instruo que termina com dois pontos (:) s executada corretamente quando utilizamos a tcnica de atribuio. No entanto, como

mencionamos acima, os resultados de instrues terminadas com : no so mostrados na tela. Porm, isso as vezes prtico para esconder informaes inteis na tela. Contudo, possvel recuperar resultados assim escondidos. A a importncia da tcnica de recuperao. A tcnica de recuperao consiste em recuperar resultados que precedem a linha atual Para isso, suficiente utilizar o smbolo % que recupera o resultado da operao imediatamente anterior linha corrente. Os smbolos %% e %%% permitem recuperar resultados de instrues dadas, respectivamente, na segunda e terceira linha que precedem atual (no podemos ir alm desses trs). Com essa tcnica dispensa-se a tcnica de atribuio por no mximo trs instrues precedentes. Antes de vermos exemplos de aplicao dessas tcnicas, vale realizarmos o seguinte estudo.

3.4 Recenseamento das ferramentas disponveis para IM


No h muita ferramenta para o clculo de integrais. Encontramos dois tipos diferentes de ferramentas de calculo de IM que so os seguintes comandos: Int e int. Doubleint e Tripleint.

Os dois primeiros comandos so vlidos para todo tipo de clculo de integrais (simples, duplas, triplas, etc.). Enquanto que os dois ltimos so predestinados ao clculo de integrais duplas e triplas, respectivamente. A questo saber como essas ferramentas transformam-se em instrumentos. Que potencialidades oferecem e que entraves impem no clculo de IM?

3.4 Potencialidades das ferramentas de clculo de IM


Encontramos seis diferentes sintaxes relativos aos dois tipos de comandos dados acima: > int(int(f(x,y), x=a..b), y=c..d) ; > Int(Int(f(x,y), x=a..b), y=c..d) ; > Doubleint (f(x,y), x=a..b , y =c..d ) ; > int(int(int(f(x,y,z), x=a..b), y=c..d), z=m..n) ; > Int(Int(Int(f(x,y,z), x=a..b), y=c..d), z=m..n) ; > Tripleint(f(x,y,z), x=a..b, y =c..d, z =m..n) ; (08) (09) (10) (11) (12) (13)

Os trs primeiros so relativos ao clculo de integrais duplas e os trs ltimos so destinados ao clculo de integrais triplas. Sem descrevermos cada sintaxe, vamos ver alguns exemplos. Inicialmente entramos com as instrues abaixo:

> restart; with(plots); with(student); (O pacote student carrega as ferramentas relativas ao clculo de integrais). 1. Utilizao da tcnica de recuperao e da atribuio. Interprete as operaes abaixo: > 3+4: > %+1; 8 > 1+%%; 8 > 1+%%%; 8 > d:=1+a; 8 2. Utilizando os comandos plot3d, display e a tcnica de recuperao: Obtenha a representao grfica (RG) do slido S delimitado pelo parabolide de equao z=x2+ y2 e pelo plano z=4 e calcule o volume de S. > c:=1+a; 8 Interprete as operaes abaixo: > a:=3+4; a:=7 > b:=a+1; 8

Representao grfica
> plot3d(x^2+y^2,x=-4..4,y=-4..4,color=red); > plot3d(4,x=-4..4,y=-4..4,color=yellow); > display(%,%%);

Utilizando o comando display e a tcnica de recuperao, podemos obter a representao simultnea das duas superfcies, em que % e %% contm respectivamente o parabolide e o plano de equaes do enunciado. A dificuldade de conservar unicamente as sub-superfcies que forma o contorno do solido S. Que tcnica , ento, necessria para realizar essa tarefa? Salvo os slidos clssicos, no existem no Maple sintaxes prontas permitindo a obteno automtica de slido de limitados por vrias superfcies. Alm disso, o Maple, no traa slidos, e sim, as superfcies que os delimitam. Para chegar a uma visualizao efetiva de um slido, introduzimos na sintaxe dos comandos do Maple dados que permitem limitar as nicas sub-superfcies que formam o contorno do slido. A determinao de tais dados muito prxima do trabalho necessrio na pesquisa dos limites de integrao de uma integral dupla ou tripla que conduz ao clculo de volume do slido. O trabalho necessrio para obter uma RG do slido isolado no Maple , portanto, uma ajuda direta no estabelecimento de uma integral (dupla ou tripla) fornecendo assim elementos de controle confiveis no clculo efetivo da integral. Essa idia motivou a propor a tcnica que chamamos:

Crivo-Geomtrico - conservao nica de partes de superfcies reunidas que formam o slido isolado enquanto objeto geomtrico. O objetivo dessa tcnica a obteno da representao grfica de slidos isolados descritos por interseo de slidos a partir de superfcies que o deleitam. Ela tambm contribui no processo de clculos de integrais, alm de servir como instrumento de controle nesse processo. A questo cognitiva de aprendizagem, com essa tcnica, se estabelece progressivamente na medida em que o indivduo participa na construo do slido, pois ele deve descrever o crivo. Isso mostra que o ambiente computacional no neutro, nesse processo. Participando nessa descrio o indivduo vai conviver a relao existente entre a Representao Grfica e a Representao Analtica do slido na atividade de clculo da integral. A princpio, essa convivncia no acontece nas atividades, instrumentais, nas quais o usurio entra as expresses do enunciado no software, obtendo o slido automaticamente. Para concluir a segunda atividade, use a tcnica Crivo-Geomtrico e obtenha o slido isolado correspondente. Descrio do Crivo: Podemos notar que a projeo da interseo das duas superfcies no plano-xy um circunferncia de raio 2. Com efeito, as RA das duas sub-superfcies que formam o contorno do slido isolado (ou crivado) so:
S1 = ( x, y, z ); 2 x 2, 4 x 2 y 4 x 2 e z = x 2 + y 2

S1 = ( x, y, z ); 2 x 2, 4 x 2 y 4 x 2 e z = 4

Assim, a visualizao do slido isolado o resultado da representao conjunta das subsuperfcies S1 e S2 conforme atividade instrumental abaixo.
> plot3d(x^2+y^2,x=-2..2,y=-sqrt(4-x^2)..sqrt(4-x^2),color=red); > plot3d(4,x=-2..2,y=-sqrt(4-x^2)..sqrt(4-x^2),color=yellow); > display(%,%%);

S1 S2

Obtem-se uma visualizao melhor a partir de uma representao paramtrica das duas superfcies, como podemos observar com o resultado das expresses instrumentais abaixa.
> plot3d([r*cos(t), r*sin(t),r^2],r=0..2,t=0..2*Pi,color=red); > plot3d([r*cos(t),r*sin(t),4],r=0..2,t=0..2*Pi,color=yellow); > display(%,%%);

S1 S2

notvel que o slido S situado abaixo da superfcie S1 e acima de S2. Alm disso, os

intervalos de definio das superfcies introduzidos no Maple correspondem, com os limites de integrao da integral. Assim, o trabalho preliminar de RG do slido crivado pode ser utilizado na escrita da integral (dupla ou tripla), como podemos apreciar na prtica instrumental abaixo. Clculo da integral dupla
> Int(Int(4-x^2-y^2,y=-sqrt(4-x^2)..sqrt(4-x^2)),x=-2..2); > Int(int(4-x^2-y^2,y=-sqrt(4-x^2)..sqrt(4-x^2)),x=-2..2); > Int(Int(4-x^2-y^2,y=-sqrt(4-x^2)..sqrt(4-x^2)),x=-2..2)=int(int(4-x^2-y^2, y=-sqrt(4x^2)..sqrt (4-x^2)), x=-2..2);

3. Use o Crivo-Geomtrico e d a RG do slido S delimitado pelas superfcies de equaes: y=x2, y+z=4 e z=0. Calcule o volume de S. Soluo Representao grfica
> plot3d(0,x=-2..2,y=-2..4,color=green, scaling= constrained); > plot3d(x^2,x=-2..2,z=-2..4,color=red, scaling= constrained); > plot3d(4-y,x=-2..2,y=-2..4,color=blue, scaling= constrained); > display(%,%%,%%%); (S1) (S2) (S3)

Observamos que a sintaxe (01) plot3d(f, x=a..b, y=c..d); onde f a expresso da funo a visualizar graficamente no domnio dado analiticamente por D={(x,y), a x b, c y d}, interpreta apenas funes de duas variveis cujo domnio D um subconjunto do plano-xy. Isto , o Maple s reconhece funes dadas por: z = f(x,y) onde (x,y) so pontos do plano xy. As funes dadas por: y = g(x,z) onde (x,z) so pontos do plano xz. x = h(y,z) onde (y,z) so pontos do plano yz. no so interpretadas pelo Maple como deveriam. o caso da segunda instruo acima relativa ao grfico de y = g(x,z)=x2 cujas geratrizes devem ser paralelas ao eixo-z. Em geral, todas funes continuas, de duas variveis quaisquer, so sempre interpretadas pelo Maple como definidas no plano-xy. Para resolver o problema, devemos usar a noo de funes implcitas mediante a sintaxe (06) ou abandonar a noo de funo e recorrer ao conceito de equaes paramtricas, utilizando dessa forma, a sintaxe (04). A utilizao da sintaxe (06) no permite obter slidos isolados em que pelo menos um dos extremos das variveis envolvidas 10

expresso em funo de outra varivel. Assim, para realizar o problema 3, vamos parametrizar a segunda (S2) superfcie e, repetir as outras duas instrues relativas (S1) e (S3) em seguida utilizar o comando display juntamente com a tcnica de recuperao: Representao grfica
> plot3d(0,x=-2..2,y=-2..4,color= red, scaling= constrained); > plot3d([x,x^2,z],x=-2..2,z=-2..4,color=blue, scaling= constrained); > plot3d(4-y,x=-2..2,y=-2..4,color=yellow, scaling= constrained); > display(%,%%,%%%); (S1) (S2) (S3)

Descrio do Crivo. notvel que a interseo das superfcies S2 e S3 consiste na curva z=4-x2. Com efeito, fcil ver, a partir do resultado de "display" que para a superfcie S2, z varia de 0 a 4-x2, ao em vez de 0 a 4 (que corresponde a altura do cubo que contem S). Alm disso, as partes SS1 e SS3 de superfcies S1 e S3 que formam o contorno do s S esto definidas no mesmo domnio, regio R do plano-xy, delimitada pela interseo da superfcie S1 com S2 e pela interseo dos dois planos secantes. Assim, para visualizar as superfcies S1 e S3 consideramos os intervalos 2x2 e x2y4. Portando, as Representaes Analticas das sub-superfcies SS1, SS2 e SS3 de S1, S2 e S3, respectivamente, que formam o contorno do slido Q crivado so: SS1={(x,y,z) ; -2 x 2, x2 y 4 e S1(x,y)=0} SS2={(x,y,z) ; -2 x 2, 0 z 4 x2 et S2(x,z)=x2} SS3={(x,y,z) ; -2 x 2, x2 y 4 et S3(x,y)=4-y} A RG do slido o resultado da representao conjunta das trs superfcies SS1, SS2 e SS3.
> plot3d(0, x=-2..2, y=x^2..4, color=red, scaling= constrained); > plot3d([x,x^2,z], x=-2..2,z=0..4-x^2, color=blue, scaling= constrained); > plot3d(4-y, x=-2..2, y=x^2..4, color=yellow, scaling= constrained); > display(%,%%,%%%); (S1) (S2) (S3)

Nota-se que os intervalos -2s2 ; x2t4 e 0v4-x2 das superfcies paramtricas instrumentais, correspondem respectivamente com os intervalos -2x2 ; x2y4 e 0z4-x2 (mesmo que 0z4-y, pois y=x2) do slido crivado. Esse slide crivado localiza-se efetivamente abaixo de z=4-y e sobre a regio do plano-xy {(x,y) ; -2 x 2, x2 y 4} que pode ser representado analiticamente por Q={(x,y,z) ; -2 x 2, x2 y 4, 0z4-y}. Essa representao corresponde-se exatamente com o domnio de integrao, permitindo assim estabelecer uma integral dupla ou tripla que conduz ao clculo de volume do solido S como segue.

11

Clculo da Integral dupla.


> Int(Int(4-y, y=x^2.. 4),x=-2..2); > Int(int(4-y, y=x^2.. 4),x=-2..2);; > Int(Int(4-y, y=x^2.. 4),x=-2..2)= int(int(4-y,y=x^2.. 4),x=-2..2);

Podemos ver claramente que o trabalho necessrio para obter uma RG do slido crivado ligado uma RA colocada evidncia na descrio do crivo geomtrico. O aluno tem um trabalho preliminar a fazer, no somente, para obter o solido crivado, mas tambm para obter uma RA adequado. Alm disso, os dados que so introduzidos no Maple para obter o slido permitem um controle grfico e analtico do domnio da integrao, como indicam os resultados obtidos em cada situao. Assim, o crivo geomtrico cobre uma importncia particular na converso de registros e refora a coordenao entre registro grfico, analtico e da escrita algbrica da integral. bom no perder de vista que o clculo acima poderia ser realizado com uma integral tripla ou mesmo com uma integral simples. Uma interpretao anloga ao problema C2PS (cf. Henriques, 2004, XIII ENEM) permitiunos propor o modelo que chamamos MATIM que relaciona a anlise de um problema de clculo de volume por IM com o da RG do slido associado, coloca em evidncia a multiplicidade de tarefas possveis na modelizao de problemas de clculos de volume por IM e permite destacar as escolhas possveis realizveis por um aluno no tratamento desse tipo de problemas. No descreveremos esse modelo aqui. Mas, o interessado pode consultar essa referncia ou a nossa tese em francs disponvel no site: http://tel.archives-ouvertes.fr/ intitulada Lenseignement et lapprentissage des intgrales multiples: analyse didactique intgrant lusage du logiciel Maple.

3. BIBLIOGRAFIA
[01] GUIN D. & TROUCHE L. (Coord. par) (2002), Calculatrices symboliques transformer un outil en un instrument du travail mathmatique : un problme didactique. Recherches en Didactique des Mathmatiques. La pense sauvage ditions. _____ _____
LAGRANGE J.B. Etudier les mathmatiques avec les calculs symboliques : quelle place pour les techniques. p. 151-185. TROUCHE L. Une approche instrumentale de lapprentissage des mathmatiques dans lenvironnement calculatrice symbolique. p. 187-214.

[02] MATHERON Y. (2000), Analyser les praxologies quelques exemples dorganisations mathmatiques. Petit x, n 54, p. 51 78.

12

[03] CHEVALLARD Y. (1999), Lanalyse des pratiques enseignantes en thorie anthropologique du didactique. Recherche en Didactique des Mathmatiques, V. 19/2, p. 221-266. [04] HENRIQUES, A. (2006), Lenseignement et lapprentissage des intgrales multiples : analyse didactique intgrant lusage du logiciel Maple. UJF-Grenoble, Lab. Leibniz. [05] SWOKOWSKI, E. W. (1993), Analyse. Traduit de langlais par Michelim. Cita. 5e ed. De Boeck Universit.

13

Potrebbero piacerti anche