Sei sulla pagina 1di 3

EAE 310 Economia do Setor Pblico Primeira lista de exerccios Fabiana Rocha

1) lvaro, Beatriz e Carlos valoram proteo policial de forma diferente. A demanda de lvaro por este bem pblico Q=55-5P; a demanda de Beatriz Q=80-4P e a demanda de Carlos Q=100-10P. Se o custo marginal de prover proteo policial $13,5 qual o nvel socialmente timo de proteo policial? Sob o preo de Lindahl, qual parcela da carga tributria cada uma das trs pessoas deveria pagar? 2) Pirapora de Bom Jesus tem trs grupos de pessoas com o mesmo tamanho. O grupo com pessoas do Tipo A consistentemente prefere mais proteo policial a menos proteo policial. O grupo com pessoas do Tipo B prefere nveis altos de proteo policial a nveis baixos e preferem nveis baixos a nveis mdios. Finalmente, o grupo com pessoas do Tipo C prefere nveis mdios a nveis baixos o que, por sua vez, prefere a nveis altos. Que tipos de pessoas tm preferncias com um nico ponto de pico e quais tm preferncias com mltiplos picos? O voto da maioria gera resultados consistentes neste caso? Explique.

3) Considere trs eleitores que tm trs opes (a,b,c) de voto descritas na tabela abaixo. Cada eleitor tem preferncias transitivas entre as trs opes. possvel usar o voto da maioria para selecionar uma das trs opes? Explique.

Eleitor 1 a b c

Eleitor 2 c a b

Eleitor 3 b c a

A A A 2 4) Duas jurisdies tm preferncias descritas por U [ G ] e

U B [ B G B ] 2 , onde G j a quantidade do bem pblico local na


j jurisdio j e 0 um parmetro.

a) Qual a quantidade tima de bem pblico para as jurisdies? b) Se o bem pblico provido de forma centralizada qual a quantidade que maximiza a utilidade? c) Calcule a perda resultante da proviso uniforme. 5) Stratman(1995) documentou a existncia de logrolling no Congresso americano, onde os membros do Congresso trocam votos numa matria por votos em outra matria. Logrolling eficiente ou deveria ser proibido? Explique. 6) Num estudo recente os brasileiros declararam que estavam dispostos a pagar $70 bilhes para proteger uma espcie em extino e tambm estabeleceram que estavam desejosos a pagar $15 bilhes para proteger uma nica espcie. Que problema com o preo de Lindahl demonstrado? Explique. 7) O estado de Minas Gerais recentemente fez uma propaganda para a loteria estadual que dizia Mesmo quando voc perde, voc ganha. A frase reflete o fato de que a receita de loteria destinada para fins particulares, como por exemplo, educao. Suponha que as receitas da loteria so de fato carimbadas para a educao. Como a teoria econmica tradicional iria avaliar o argumento que d base propaganda? Como um economista que acredita no efeito flypaper avaliaria? 8) O estado de So Paulo est considerando dois mtodos alternativos para financiar a construo de estradas locais, matching grants (transferncias com contrapartida) e block grants (transferncias sem contrapartida e no condicionais). Qual dos dois mtodos voc acha que poderia conduzir a nveis mais altos de gasto local com estradas? Explique. 9) A cidade A tem um grande nmero de pessoas que so parecidas em todos os aspectos. A cidade B tem o mesmo nmero de pessoas que a cidade A, com a mesma renda mdia da cidade A, mas com distribuio de renda mais desigual. Por que a cidade B teria um nvel de previso de gasto pblico maior que a cidade A?

10) Por que o modelo de Tiebout resolve os problemas de revelao da preferncia que aparecem no preo de Lindahl? 11) Pense sobre dois bens pblicos escolas e assistncia alimentar para famlias carentes. Considere as implicaes do modelo de Tiebout. Qual dos dois bens pblicos provido de forma mais eficiente localmente? 12) A cidade A tem um grande nmero de pessoas que so parecidas em todos os aspectos. A cidade B tem o mesmo nmero de pessoas que a cidade A, com a mesma renda mdia da cidade A, mas com uma distribuio de renda mais desigual. Por que a cidade B teria um nvel de proviso de gasto pblico maior do que a cidade A? 13) O problema de revelao da preferncia associado com o preo de Lindahl se torna mais severo medida que o nmero de pessoas na sociedade aumenta. Por que? 14) Leis de zoneamento, que restringem como os indivduos podem usar seus terrenos, so algumas vezes justificadas por permitirem controlar externalidades. Explique.

Referncia: Stratman, T. 1995. Logrolling in the US Congress, Economic Inquiry 33, July, 441-556.

Potrebbero piacerti anche