Sei sulla pagina 1di 2

Colgio Estadual Anice Cecilio Pedreiro Disciplina : Histria Antiga Aluno (a): Teste 1- Grcia e Roma

1- As cidades [do Mediterrneo antigo] se formaram, opondo-se ao internacionalismo praticado pelas antigas aristocracias. Elas se fecharam e criaram uma identidade prpria, que lhes dava fora e significado. Norberto Luiz Guarinello, A cidade na Antiguidade Clssica. So Paulo: Atual, p.20, 2006. Adaptado. As cidades-estados gregas da Antiguidade Clssica podem ser caracterizadas pela a) autossuficincia econmica e igualdade de direitos polticos entre seus habitantes. b) disciplina militar imposta a todas as crianas durante sua formao escolar. c) ocupao de territrios herdados de ancestrais e definio de leis e moeda prprias. d) concentrao populacional em ncleos urbanos e isolamento em relao aos grupos que habitavam o meio rural. e) submisso da sociedade s decises dos governantes e adoo de modelos democrticos de organizao poltica. Questo 2: Texto 1: Cada um deve observar as religies e os costumes, as leis e as convenes, os dias festivos e as comemoraes que observavam nos dias de Dario. Cada um deve permanecer persa em seu modo de vida, e viver em sua cidade (...). Porque eu desejo tornar a terra bastante prspera e usar as estradas persas como pacficos e tranqilos canais de comrcio. Edito de Alexandre para os cidados das cidades persas conquistadas. 331 a. C.

Texto 2:

O filme trata da resistncia heroica do exrcito liderado pelo rei Lenidas que contava com apenas 300 espartanos (e outros gregos que voluntariamente a eles se juntaram, j que a maior parte das cidades-estado se recusou a entrar no conflito) contra Xerxes, o rei da Prsia. O exrcito de Xerxes contava com uma ou talvez duas centenas de milhares de guerreiros (no h certeza sobre o nmero, mas fosse qual fosse, era infinitamente maior em relao ao seu oponente) e Xerxes, por conta dessa vantagem, teria dito "Minhas flechas sero to numerosas que obscurecero a luz do Sol", e Lenidas respondido: "Tanto melhor, combateremos sombra!" .

A partir dos textos, responda: a) Discorra sobre as Guerras Mdicas ? b) Justifique a seguintes frases com seus conhecimentos histricos: Em tempo de Guerra, os inimigos viram amigos, Depois que a guerra termina os amigos voltam a virarem inimigos. 3- Parece-me que ... o temor religioso salvaguarda os interesses de Roma. Desenvolvendo este sentimento, pensava-se, sobretudo, no povo. Em uma sociedade composta apenas por sbios, esta precauo talvez no fosse necessria; mas como toda multido cheia de inconstncia, de paixes desregradas, de cleras violentas e irrefletidas, no possvel, a quem quer que seja, mant-la, exceto pelo temor de seres invisveis e por toda espcie de fices. Polbio, autor romano do sculo II A.C. Baseando-se no texto, indique: a) A relao estabelecida pelo autor entre religio e poltica. b) Duas caractersticas da religio romana no perodo em que o texto foi escrito.

Potrebbero piacerti anche