Sei sulla pagina 1di 49

Portugus

Sentido conotativo e denotativo Denotativo: real ou literrio Conotativo: sentido figurado Metfora: e uma comparao entre dois termos exemplo esse carro e uma nave. Ironia: Joaquim e muito empenhado em fazer nada Perfrase: exemplo pais do futebol Eufemismo: aliviar a situao exemplo: ele foi para o cu Onomatopeia: concurso tentar reproduzir um som exemplo: dimmmmmm domm Sinestesia: exemplo perfume doce. Palavra grossa. Perfume doce Ela confunde os sentido Prosopopeia: atribuir caracterstica humana a seres exemplo: meu motor esta com dio, o vento esta uivando Catacrese: exemplo: p da cadeira, boca do estomago, dente de alho Hiprbole: exagero proposital exemplo: morto de fome, cheguei a morto de fome

Crase (Regras)
Conceito: a fuso de duas vogais da mesma natureza. No portugus assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento. (a+o) No h crase, pois o encontro ocorreu entre duas vogais diferentes. Mas: Obedecemos norma. (a+a) H crase pois temos a unio de duas vogais iguais ( a + a = ) Regra Geral: Haver crase sempre que: I. II. o termo antecedente exija a preposio a; o termo consequente aceite o artigo a.

Fui cidade. ( a + a = preposio + artigo ) ( substantivo feminino ) Conheo a cidade. ( verbo transitivo direto no exige preposio ) ( artigo ) ( substantivo feminino ) Vou a Braslia. ( verbo que exige preposio a ) ( preposio ) ( palavra que no aceita artigo ) Observao: Para saber se uma palavra aceita ou no o artigo, basta usar o seguinte artifcio: I. se pudermos empregar a combinao da antes da palavra, sinal de que ela aceita o artigo II. se pudermos empregar apenas a preposio de, sinal de que no aceita. Ex: Vim da Bahia. (aceita) Vim de Braslia (no aceita) Vim da Itlia. (aceita) Vim de Roma. (no aceita)

Nunca ocorre crase: 1) Antes de masculino. Caminhava a passo lento. (preposio) 2) Antes de verbo. Estou disposto a falar. (preposio) 3) Antes de pronomes em geral. Eu me referi a esta menina. (preposio e pronome demonstrativo) Eu falei a ela. (preposio e pronome pessoal) 4) Antes de pronomes de tratamento. Dirijo-me a Vossa Senhoria. (preposio) Observaes: 1. H trs pronomes de tratamento que aceitam o artigo e, obviamente, a crase: senhora, senhorita e dona. Dirijo-me senhora.

2. Haver crase antes dos pronomes que aceitarem o artigo, tais como: mesma,
prpria... Eu me referi mesma pessoa. 5) Com as expresses formadas de palavras repetidas. Venceu de ponta a ponta. (preposio) Observao: fcil demonstrar que entre expresses desse tipo ocorre apenas a preposio: Caminhavam passo a passo. (preposio) No caso, se ocorresse o artigo, deveria ser o artigo o e teramos o seguinte: Caminhavam passo aopasso o que no ocorre. 6) Antes dos nomes de cidade. Cheguei a Curitiba. (preposio)

Observao: Se o nome da cidade vier determinado por algum adjunto adnominal, ocorrer a crase. Cheguei Curitiba dos pinheirais. (adjunto adnominal) 7) Quando um a (sem o s de plural) vem antes de um nome plural. Falei a pessoas estranhas. (preposio) Observao: Se o mesmo a vier seguido de s haver crase. Falei s pessoas estranhas. (a + as = preposio + artigo)

Vrgula
Estando a orao em ordem direta (seus termos se sucedem na seguinte progresso: sujeito verbo complementos do verbo (objetos) adjunto adverbial), isto , sem inverses ou intercalaes, o uso da vrgula , de modo geral, desnecessrio. Assim: 1. No se usa vrgula: No se usa vrgula separando termos que, do ponto de vista sinttico, ligam-se diretamente entre si: a) entre sujeito e predicado. Todos os alunos da sala Sujeito foram advertidos. predicado

b) entre o verbo e seus objetos. O trabalho custou V.T.D.I. sacrifcio O.D. aos realizadores. O.I.

Entre nome e complemento nominal; entre nome e adjunto adnominal.

2. Usa-se a vrgula: Para marcar intercalao: a) do adjunto adverbial: O caf, em razo da sua abundncia, vem caindo de preo. b) da conjuno: Os cerrados so secos e ridos. Esto produzindo, todavia, altas quantidades de alimentos. c) das expresses explicativas ou corretivas: As indstrias no querem abrir mo de suas vantagens, isto , no querem abrir mo dos lucros altos. Para marcar inverso: a) do adjunto adverbial (colocado no incio da orao): Depois das sete horas, todo o comrcio est de portas fechadas. b) dos objetos pleonsticos antepostos ao verbo: Aos pesquisadores, no lhes destinaram verba alguma. c) do nome de lugar anteposto s datas: Recife, 15 de maio de 1982. Usa-se vrgula para separar entre si elementos coordenados (dispostos em enumerao): Era um garoto de 15 anos, alto, magro. A ventania levou rvores, e telhados, e pontes, e animais. Usa-se a vrgula para marcar elipse (omisso) do verbo: Ns queremos comer pizza; e vocs, churrasco. Usa-se a vrgula para isolar: - o aposto: So Paulo, considerada a metrpole brasileira, possui um trnsito catico. - o vocativo: Ora, Thiago, no diga bobagem. Por Marina Cabral Especialista em Lngua Portuguesa e Literatura

Aposto
Primeiramente, vejamos o que aposto. Observe a frase a seguir: Manoel, portugus casado com minha prima, um timo engenheiro. Veja que o trecho portugus casado com minha prima est explicando quem o sujeito da orao Manoel. Esse trecho o aposto da orao. Observe a prxima: Foram eles, os meninos, que jogaram a bola no seu quintal ontem. Mais uma vez temos um trecho (aposto) os meninos explicando um termo anterior: Foram eles... Eles quem? Os meninos. Podemos concluir que o aposto uma palavra ou expresso que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo. H alguns tipos de apostos: Explicativo: usado para explicar o termo anterior: Gregrio de Matos, autor do movimento barroco, considerado o primeiro poeta brasileiro. Especificador: individualiza, coloca parte um substantivo de sentido genrico: Cludio Manuel da Costa nasceu nas proximidades de Mariana, situada no estado de Minas Gerais. Enumerador: sequncia de termos usados para desenvolver ou especificar um termo anterior: O aluno dever ir escola munido de todo material escolar: Borracha, lpis, caderno, cola, tesoura, apontador e rgua. Resumidor: resume termos anteriores: Funcionrios da limpeza, auxiliares, coordenadores, professores, todos devem comparecer reunio.

Vocativo
Observe as oraes: 1. Amigos, vamos ao cinema hoje? 2. Lindos, nada de baguna no refeitrio!

Os termos amigos e lindos so vocativos, usados para se dirigir a quem escuta de formas ou intenes diferentes, como nos perodos anteriores: a utilizao de um substantivo na primeira frase e de um adjetivo na segunda. Podemos concluir que: Vocativo: a palavra, termo, expresso utilizada pelo falante para se dirigir ao interlocutor por meio do prprio nome, de um substantivo, adjetivo (caracterstica) ou apelido.
Aqui temos um trecho do livro de Machado de Assis, A mo e a luva. Elegantssimo, pelo contrrio. - O senhor tem sempre um cumprimento de reserva: vejo que no perdeu o tempo na academia, Vou-me embora. So horas de a baronesa dar o seu passeio pela chcara. - Ser aquela senhora que ali est no alto da escada? Perguntou Estevo. No enunciado as palavras vo se intercalando e formando uma mensagem. Ao analisar cada uma dessas mensagens, percebe-se um emaranhado de palavras com sentido. Elegantssimo, pelo contrrio., o enunciado fornece uma mensagem sem utilizar verbo o que chamamos de frase.

Frase
o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicao. Na frase facultativo o uso do verbo. Exemplos: - Ateno! - Que frio! - A China passa por dificuldades. As frases classificam-se em: Declarativa: faz uma declarao. Os olhos luziam de muita vida (Machado de Assis) Interrogativa: utiliza uma pergunta. Entro num drama ou saio de uma comdia? (Machado de Assis) Exclamativa: expressa sentimento. Que imenso poeta, D. Guiomar! (Machado de Assis) Imperativa: d uma ordem ou pedido. Chegue-se mais perto (Machado de Assis) Optativa: expressa um desejo. Tomara que voc passe na prova. Vou-me embora., o enunciado fornece uma mensagem, porm usou verbo o que chamamos de orao.

Frase, orao e perodo

Orao
o enunciado com sentido que se estrutura com base em um verbo. Na orao preciso usar verbo ou locuo verbal. Exemplos: - A fbrica, hoje, produziu bem. - Homens e mulheres so iguais perante a lei. - O senhor tem sempre um cumprimento de reserva: vejo que no perdeu o tempo na academia, Vou-me embora., o enunciado apresenta uma mensagem em que se utilizou vrios verbos o que chamamos de perodo.

Perodo
a orao composta por um ou mais verbos. O perodo classifica-se em: Simples: tem apenas uma orao. - As senhoras como se chamam? (Machado de Assis) Composto: tem duas ou mais oraes. - Um deles perguntou-lhes familiarmente se iam consultar a adivinha. (Machado de Assis)

Sujeito
Sujeito: o termo da orao que funciona como suporte de uma afirmao feita atravs do predicado. Predicado: o termo da orao que, atravs de um verbo, projeta alguma afirmao sobre o sujeito. Exemplo:
A pequena criana Sujeito me contou a novidade com alegria no olhar. Predicado

Para ajudar a localizar o sujeito h trs critrios:

Concordncia: o verbo est sempre na mesma pessoa e nmero que o seu sujeito; Posio: normalmente, o sujeito precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser

transposto naturalmente para antes; Permutao: quando o ncleo do sujeito um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.

Tipos de sujeito Sujeito determinado: ocorre quando a terminao do verbo e o contexto permitem: - reconhecer que existe um elemento ao qual o predicado se refere; - indicar quem esse elemento. Exemplo: A carrocinha levou meu cachorro. O sujeito determinado pode ainda ser subclassificado como: Sujeito determinado simples: aquele que tem apenas um ncleo. Exemplo: A me levantou-se aborrecida. Sujeito determinado composto: aquele que tem mais de um ncleo. Exemplo: Arroz e feijo no saam de nossos pratos. O sujeito determinado pode no ocorrer explcito na orao. H quem costume classific-lo como: - sujeito determinado implcito na desinncia verbal; - sujeito elptico; - sujeito oculto; Exemplo: Vou ao cinema na sesso das dez. (sujeito = eu implcito na desinncia verbal) Sujeito indeterminado: ocorre quando a terminao do verbo e o contexto permitem reconhecer que: - existe um elemento ao qual o predicado se refere, mas - no possvel identificar quem , nem quantos so esses elementos. Exemplo: Chegaram da festa tarde demais.

H duas maneiras de se indeterminar o sujeito: - pode-se colocar o verbo na terceira pessoa do plural, sem referncia a nenhum antecedente; Exemplo: Dizem pssimas coisas sobre voc. - justapondo-se o pronome se ndice de indeterminao do sujeito ao verbo na terceira pessoa do singular. Exemplo: Precisa-se de balconista. * Quando o verbo est na terceira pessoa do plural, fazendo referncia a elementos antecedentes, o sujeito classifica-se como determinado. Exemplo: A sua famlia no te respeita. Dizem pssimas coisas sobre voc. * preciso no confundir a classificao do sujeito em frases aparentemente equivalentes como as que seguem: Exemplos: Discutiu-se o fato. Discordou-se do fato. Na primeira, o sujeito determinado; na segunda indeterminado. Para compreender a diferena entre um caso e outro, preciso levar em conta que o pronome se pode funcionar como: Partcula apassivadora: nesse caso, sempre h na frase um sujeito determinado; ndice de indeterminao do sujeito: nesse caso, o sujeito indeterminado. Se Partcula apassivadora Quando o pronome se funciona como partcula apassivadora, ocorre a seguinte estrutura: Verbo na terceira pessoa (singular e plural) Pronome se; Um substantivo (ou palavra equivalente) no precedido de preposio; possvel a transformao na voz passiva com o verbo ser (voz passiva analtica).

Exemplo:
Contou verbo na 3 pessoa se pronome a histria. substantivo sem preposio.

Transformao:
Foi contada voz passiva analtica (com o verbo ser) a histria.

A anlise da frase anterior ser ento a seguinte:


Contou Voz passiva sinttica ou pronominal se partcula apassivadora a histria. sujeito determinado simples

Se ndice de indeterminao do sujeito

Quando o pronome se funciona como ndice de indeterminao do sujeito, ocorre esta estrutura: Verbo na terceira pessoa do singular; Pronome se; No ocorre um substantivo sem preposio que possa ser colocado como sujeito do verbo na voz passiva analtica. Exemplo:
Falou verbo na 3 pessoa do singular pronome se da histria. substantivo com preposio

Transformao na voz passiva analtica no possvel. A frase ter ento a seguinte anlise:

falou verbo ativa

se ndice de sujeito

da histria

sujeito indeterminado

na voz indeterminao do objeto

Sujeito inexistente: ocorre quando simplesmente no existe elemento ao qual o predicado se refere. Exemplo: Choveu durante o dia. O verbo que no tem sujeito chama-se impessoal e os verbos impessoais mais comuns so os seguintes: - haver: no sentido de existir, acontecer e na indicao de tempo passado. Exemplo: Houve poucas reclamaes. - fazer: na indicao de tempo passado e de fenmenos da natureza. Exemplo: Faz dois anos que te perdi. - ser: na indicao de tempo e distncia. Exemplo: dia. - todos os verbos que indicam fenmenos da natureza; Exemplo: Nevou durante a madrugada. Choveu muito durante o dia.

Predicado
Para compreendermos os tipos de predicado existentes na Lngua Portuguesa, temos, primeiramente, que saber a definio de predicado. Predicado tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, tudo que h na frase que no o sujeito. Predicado Verbal O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual o ncleo do predicado. O verbo ncleo do predicado quando nocional, ou seja, que demonstra uma ao.

Os alunos estudam todos os dias para o concurso. Observe na frase que o verbo estudam evidencia uma ao: o ato de estudar, e diz respeito ao sujeito os alunos ao mesmo tempo que complementado pelo restante do predicado todos os dias para o concurso. Porm, como o ncleo do predicado o verbo estudam, chamamos o predicado de verbal. Predicado Nominal No predicado nominal o ncleo do predicado um nome, o qual exerce a funo de predicativo do sujeito. Predicativo do sujeito um termo que d significado, atributo, caracterstica ao sujeito ou, ainda, exprime seu estado ou modo de ser. O predicativo conectado ao sujeito sempre atravs de um verbo de ligao. 1. Ela est cansada. 2. As taxas de juros continuam elevadas. Observe na primeira orao que cansada um atributo dado ao sujeito Ela. O sujeito Ela e o predicado nominal cansada esto conectados pelo verbo de ligao est. Na segunda frase, observamos o mesmo processo anterior de anlise: perguntamos quem continua? e continua o qu? E temos as respostas: as taxas de juros (sujeito) e elevadas (predicado nominal), ou seja, o predicativo nominal s atribui significado ao sujeito quando ligado pelo verbo de ligao (continuam). A orao s tem sentido pelo complemento (predicado) elevadas, o qual , portanto, o ncleo do predicado nominal. Predicado verbo-nominal O predicado verbo-nominal possui dois ncleos: um verbo nocional, como vimos no predicado verbal, e um predicativo, que pode referir-se tanto ao sujeito quanto ao verbo. Os alunos estudaram cautelosos para o simulado. Observamos na frase que h dois ncleos: o verbo nocional (estudaram), ou seja, o sujeito praticou uma ao. No entanto, h uma caracterstica dada ao sujeito cautelosos, que , portanto, uma predicao, uma qualidade concedida ao sujeito, logo, o predicativo do sujeito. Poderamos desdobrar a ltima orao em duas: Os alunos estudaram para o simulado. Eles foram cautelosos. Na primeira orao temos um predicado verbal estudaram para o simulado, no qual o ncleo o verbo nocional estudaram. J na segunda orao o ncleo do predicado um nome cautelosos conectado por um verbo de ligao (foram) ao sujeito (Eles) e, portanto, um predicado nominal.

Sinnimo
2- Significao das Palavras
Quanto significao, as palavras so divididas nas seguintes categorias: Sinnimos As palavras que possuem significados prximos so chamadas sinnimos. Exemplos: casa - lar - moradia - residncia longe - distante delicioso - saboroso carro - automvel Observe que o sentido dessas palavras so prximos, mas no so exatamente equivalentes. Dificilmente encontraremos um sinnimo perfeito, uma palavra que signifique exatamente a mesma coisa que outra. H uma pequena diferena de significado entre palavras sinnimas. Veja que, embora casa e lar sejam sinnimos, ficaria estranho se falssemos a seguinte frase: Comprei um novo lar. Obs.: o uso de palavras sinnimas pode ser de grande utilidade nos processos de retomada de elementos que inter-relacionam as partes dos textos. Antnimos So palavras que possuem significados opostos, contrrios. Exemplos: mal / bem ausncia / presena fraco / forte claro / escuro subir / descer cheio / vazio possvel / impossvel Polissemia Polissemia a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar mais de um significado nos mltiplos contextos em que aparece. Veja alguns exemplos de palavras polissmicas: cabo (posto militar, acidente geogrfico, cabo da vassoura, da faca) banco (instituio comercial financeira, assento) manga (parte da roupa, fruta)

Travesso ( )
O travesso um trao maior que o hfen e costuma ser empregado: - no discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudana de interlocutor nos dilogos. Por Exemplo: O que isso, me? o seu presente de aniversrio, minha filha. - para separar expresses ou frases explicativas, intercaladas. Por Exemplo: "E logo me apresentou mulher, uma estimvel senhora e filha." (Machado de Assis) - para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realar o aposto. Por Exemplo: "Junto do leito meus poetas dormem O Dante, a Bblia, Shakespeare e Byron Na mesa confundidos." (lvares de Azevedo) - para substituir o uso de parnteses, vrgulas e dois-pontos, em alguns casos.

Por Exemplo: "Cruel, obscena, egosta, imoral, indmita, eternamente selvagem, a arte a superioridade humana acima dos preceitos que se combatem, acima das religies que passam, acima da cincia que se corrige; embriaga como a orgia e como o xtase." (Raul Pompeia)

Aspas ( " " )


As aspas tm como funo destacar uma parte do texto. So empregadas: - antes e depois de citaes ou transcries textuais. Por Exemplo: Como disse Machado de Assis: "A melhor definio do amor no vale um beijo de moa namorada." - para representar nomes de livros ou legendas. Por Exemplo:

Cames escreveu "Os Lusadas" no sculo XVI. Obs.: para realar ttulos de livros, revistas, jornais, filmes, etc. tambm podemos grifar as palavras, conforme o exemplo: Ontem assisti ao filme Central do Brasil. - para assinalar estrangeirismos, neologismos, grias, expresses populares, ironia. Exemplos: O "lobby" para que se mantenha a autorizao de importao de pneus usados no Brasil est cada vez mais descarado.(Veja) Com a chegada da polcia, os trs suspeitos "se mandaram" rapidamente. Que "maravilha": Felipe tirou zero na prova! - para realar uma palavra ou expresso. Exemplos: Mariana reagiu impulsivamente e lhe deu um "no". Quem foi o "inteligente" que fez isso? Obs.: em trechos que j estiverem entre aspas, se necessrio us-las novamente, empregam-se aspas simples. Por Exemplo: "Tinha-me lembrado da definio que Jos Dias dera deles, 'olhos de cigana oblqua e dissimulada'. Eu no sabia o que era oblqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar." (Machado de Assis)

As formas verbais e suas flexes


No nosso dia-a-dia estamos o tempo todo utilizando formas verbais: para expressar nossas opinies, relatar acontecimentos, descrever situaes, fazer perguntas, transmitir informaes ou dar instrues. Algumas das formas verbais, porm, costumam causar dvidas quanto sua flexo. Entre elas podemos citar: 1. Infinitivo: bom andarmos depressa./Convm prestar ateno ao que ele diz. 2. Futuro do subjuntivo: Quando eu vir o filme... (verbo ver) / Quando eu vier a So Paulo... (verbo vir) / Se eu obtiver a resposta... (verbo obter) / Se eles propuserem o acordo...(verbo propor) 3. Tempos do passado derivados de outros verbos: obtiveram/contiveram (derivados de ter); propuseram/antepuseram (derivados de pr); prever/rever (derivados de ver); advir/sobrevir (derivados de vir) Algumas regrinhas podem nos ajudar na hora em que estivermos em dvida: 1. Infinitivo: sempre melhor optar pela forma no flexionada:

Ordens impossveis de cumprir. Os desordeiros no perdem por esperar. Procuraremos vencer os obstculos. A forma flexionada dever ser utilizada: a) quando o sujeito estiver expresso: O importante ns mesmos fazermos o relatrio. b) quando, no expresso, o sujeito precisa ser conhecido: importante fazermos o relatrio agora. c) quando o sujeito do verbo principal e o do infinitivo so diferentes: Pensei (eu) serem (eles) amigos. d) quando se quer dar nfase ao sujeito: Todos ali a esperarem, a confiarem, a crerem... 2. Futuro do subjuntivo: O futuro do subjuntivo uma forma verbal formada da 3 pessoa do plural do pretrito perfeito (passado). Basta conjugarmos o verbo nesta pessoa (eles propuseram uma nova conferncia) e retirarmos o seu final (-am). Pronto: temos a 1 pessoa do futuro do subjuntivo: Eles propuseram - am = quando eu propuser (verbo propor) Eles viram - am = quando eu vir (verbo ver) Eles vieram - am = quando eu vier (verbo vir) Eles obtiveram - am = quando eu obtiver (verbo obter) 3. Verbos derivados de outros verbos: Alguns verbos costumam ser conjugados como se fossem regulares (eles "reteram"), quando, na realidade, so verbos irregulares (eles retiveram), ou seja, seguem um outro modelo de conjugao. Neste caso, importante saber de que verbo se originam, pois ser o verbo primitivo o modelo a ser seguido. Alguns exemplos: * Ater, obter, conter so verbos derivados de ter. Portanto: Eles se ativeram /Eles obtiveram/Eles contiveram Quando eles se ativerem/Quando eles obtiverem/Quando eles contiverem * Propor, antepor, repor so verbos derivados de pr. Portanto: Eles propuseram/Eles antepuseram/Eles repuseram Quando eles propuserem/Quando eles antepuserem/Quando eles repuserem * Prever, antever, rever so verbos derivados de ver. Portanto: Eles previram/Eles anteviram/Eles reviram Quando eles previrem/Quando eles antevirem/Quando eles revirem

* Advir, intervir, sobrevir so verbos derivados de vir. Portanto: advieram/ intervieram/ sobrevieram Quando advierem/Quando intervierem/Quando sobrevierem Aes

Pronomes
Pronome a palavra varivel em gnero, nmero e pessoa que substitui ou acompanha o nome, indicando-o como pessoa do discurso. Quando o pronome substituir um substantivo, ser denominado pronome substantivo; quando acompanhar um substantivo, ser denominado pronome adjetivo. Por exemplo, na frase Aqueles garotos estudam bastante; eles sero aprovados com louvor. Aqueles um pronome adjetivo, pois acompanha o substantivo garotos e eles um pronome substantivo, pois substitui o mesmo substantivo.

Pronome substantivo x pronome adjetivo Esta classificao pode ser atribuda a qualquer tipo de pronome, podendo variar em funo do contexto frasal. pron. substantivo: substitui um substantivo, representando-o. (Ele prestou socorro) pron. adjetivo: acompanha um substantivo, determinando-o. (Aquele rapaz belo) Obs.: Os pronomes pessoais so sempre substantivos Pessoas do discurso So trs: 1 pessoa: aquele que fala, emissor 2 pessoa: aquele com quem se fala, receptor 3 pessoa: aquele de que ou de quem se fala, referente Tipos de pronomes pessoal possessivo demonstrativo relativo indefinido interrogativo

Pessoal Indicam uma das trs pessoas do discurso, substituindo um substantivo. Podem tambm representar, quando na 3 pessoa, uma forma nominal anteriormente expressa. Ex.:A moa era a melhor secretria, ela mesma agendava os compromissos do chefe. Apresentam variaes de forma dependendo da funo sinttica que exercem na frase, dividindo-se em retos e oblquos. nmero pessoa Pronomes Pessoais pronomes pronomes oblquos retos

tnicos 1a. singular 2a. 3a. 1a. 2a. 3a. eu tu ele, ela ns vs eles, elas mim, comigo ti, contigo ele, ela, si, consigo ns, conosco vs, convosco eles, elas, si, consigo me te

tonos

plural

se, o, a, lhe nos vos se, os, as, lhes

Os pron. pessoais retos desempenham, normalmente, funo de sujeito; enquanto os oblquos, geralmente, de complemento. Obs.: os pron. oblquos tnicos devem vir regidos de preposio. Em comigo, contigo, conosco econvosco, a preposio com j parte integrante do pronome. Os pron. de tratamento esto enquadrados nos pron. pessoais. So empregados como referncia pessoa com quem se fala (2 pess.), entretanto, a concordncia feita com a 3 pess. Abrev. V. A. Tratamento Vossa Alteza Uso prncipes, arquiduques, duques V. Em. V. Ex. Vossa Eminncia Vossa Excelncia cardeais altas autoridades do governo e das classes armadas V. Mag. V. M. V. Rev.ma V. S. V. S. Vossa Magnificncia Vossa Majestade Vossa Reverendssima Vossa Santidade Vossa Senhoria reitores das universidades reis, imperadores sacerdotes em geral papas funcionrios pblicos graduados, oficiais at coronel, pessoas de cerimnia Obs.: tambm so considerados pron. de tratamento as formas voc, vocs (provenientes da reduo de Vossa Merc), Senhor, Senhora e Senhorita. Emprego voc hoje usado no lugar das 2as pessoas (tu/vs), levando o verbo para a 3 pessoa

as formas de tratamento sero precedidas de Vossa, quando nos dirigirmos diretamente pessoa e de Sua, quando fizermos referncia a ela. Troca-se na abreviatura o V. pelo S.

quando precedidos de preposio, os pron. retos (exceto eu e tu) passam a funcionar como oblquos

os pron. acompanhados das palavras s ou todos assumem a forma reta (Estava s ele no banco / Encontramos todos eles ali)

as formas oblquas o, a, os, as no vm precedidas de preposio; enquanto lhe e lhes vm regidos das preposies a ou para (no expressas)

eu e tu no podem vir precedidos de preposio, exceto se funcionarem como sujeito de um verbo no infinitivo (Isto para eu fazer ? para mim fazer)

me, te, se, nos, vos - podem ter valor reflexivo se, nos, vos - podem ter valor reflexivo e recproco si e consigo - tm valor exclusivamente reflexivo conosco e convosco devem aparecer na sua forma analtica (com ns e com vs) quando vierem com modificadores (todos, outros, mesmos, prprios ou um numeral)

o, a, os e as viram lo(a/s), quando associados a verbos terminados em r, s ou z e viramno(a/s), se a terminao verbal for em ditongo nasal

os pron. pess. retos podem desempenhar funo de sujeito, predicativo do sujeito ou vocativo, este ltimo com tu e vs (Ns temos uma proposta / Eu sou eu e pronto / , tu, Senhor Jesus)

pode-se omitir o pron. sujeito, pois as DNPs verbais bastam para indicar a pessoa gramatical

plural de modstia - uso do "ns" em lugar do "eu", para evitar tom impositivo ou pessoal

num sujeito composto de bom tom colocar o pron. de 1 pess. por ltimo (Jos, Maria e eu fomos ao teatro). Porm se for algo desagradvel ou que implique responsabilidade, usa-se inicialmente a 1 pess. (Eu, Jos e Maria fomos os autores do erro)

no se pode contrair as preposies de e em com pronomes que sejam sujeitos (Em vez de ele continuar, desistiu ? Vi as bolsas dele bem aqui)

os pronomes tonos podem assumir valor possessivo (Levaram-me o dinheiro)

Obs.: as regras de colocao dos pronomes pessoais do caso oblquos tonos sero vistas em separado Possessivo Fazem referncia s pessoas do discurso, apresentando-as como possuidoras de algo. Concordam em gnero e nmero com a coisa possuda. Pronomes possessivos pessoa 1 2 3 Emprego normalmente, vem antes do nome a que se refere; podendo, tambm, vir depois do substantivo que determina. Neste ltimo caso, pode at alterar o sentido da frase seu (a/s) pode causar ambigidade, para desfaz-la, deve-se preferir o uso do dele (a/s) (Ele disse que Maria estava trancada em sua casa - casa de quem?) pode indicar aproximao numrica (ele tem l seus 40 anos) nas expresses do tipo "Seu Joo", seu no tem valor de posse por ser uma alterao fontica de Senhor Demonstrativo Indicam posio de algo em relao s pessoas do discurso, situando-o no tempo e/ou no espao. So: este (a/s), isto, esse (a/s), isso, aquele (a/s), aquilo. Mesmo, prprio, semelhante, tal e o (a/s) podem desempenhar papel de pron. demonstrativo. Emprego indicando localizao no espao - este (aqui), esse (a) e aquele (l) indicando localizao temporal - este (presente), esse (passado prximo) e aquele (passado remoto ou bastante vago) fazendo referncia ao que j foi ou ser dito no texto - este (ainda se vai falar) e esse (j mencionado) o, a, os, as so demonstrativos quando equivalem a aquele (a/s) tal demonstrativo se puder ser substitudo por esse (a), este (a) ou aquele (a) um possuidor meu (s), minha (s) teu (a/s) seu (a/s) vrios possuidores nosso (a/s) vosso (a/s) seu (a/s)

mesmo e prprio so demonstrativos quando significarem "idntico" ou "em pessoa". Concordam com o nome a que se referem

podem apresentar valor intensificador ou depreciativo, dependendo do contexto frasal (Ele estava com aquela pacincia / Aquilo um marido de enfeite)

nisso e nisto (em + pron.) podem ser usados com valor de "ento" ou "nesse momento"(Nisso, ela entrou triunfante)

Relativo Retoma um termo expresso anteriormente (antecedente). So eles que, quem e onde - invariveis; alm de o qual (a/s), cujo (a/s) e quanto (a/s). Emprego quem ser precedido de preposio se estiver relacionado a pessoas ou seres personificados quem = relativo indefinido quando empregado sem antecedente claro, no vindo precedido de preposio cujo (a/s) empregado para dar a idia de posse e no concorda com o antecedente e sim com seu conseqente quanto (a/s) normalmente tem por antecedente os pronomes indefinidos tudo, tanto (a/s) Indefinido Referem-se 3 pessoa do discurso quando considerada de modo vago, impreciso ou genrico. Podem fazer referncia a pessoas, coisas e lugares. Alguns tambm podem dar idia de conjunto ou quantidade indeterminada. Pronomes indefinidos pessoas lugares coisas quem, algum, ningum, outrem onde, algures, alhures, nenhures que, qual, quais, algo, tudo, nada, todo (a/s), algum (a/s), vrios (a), nenhum (a/s), certo (a/s), outro (a/s), muito (a/s), pouco (a/s), quanto (a/s), um (a/s), qualquer (s), cada Emprego algum, aps o substantivo a que se refere, assume valor negativo (= nenhum) (Computador algum resolver o problema) cada deve ser sempre seguido de um substantivo ou numeral (Elas receberam 3 balas cada uma)

certo indefinido se vier antes do nome a que estiver se referindo. Caso contrrio adjetivo (Certas pessoas deveriam ter seus lugares certos)

bastante pode vir como adjetivo tambm, se estiver determinando algum substantivo

o pronome outrem equivale a "qualquer pessoa" o pronome nada, colocado junto a verbos ou adjetivos, pode equivaler a advrbio (Ele no est nada contente hoje)

o pronome outro (a/s) ganha valor adjetivo se equivaler a diferente" (Ela voltou outra das frias)

existem algumas locues pronominais indefinidas - quem quer que seja, seja quem for, cada um etc.

Interrogativo Usados na formulao de uma pergunta direta ou indireta. Referem-se 3 pessoa do discurso. Na verdade, so os pronomes indefinidos que, quem, qual (a/s) e quanto (a/s) em frases interrogativas. (Quantos livros voc tem? / No sei quem lhe contou)

Flexo a variao de forma e, conseqentemente, de significado de uma palavra.

* Flexo de Gnero Gnero o termo que a gramtica utiliza para enquadrar as palavras variveis da lngua em masculinas e femininas. Temos os gneros masculino e feminino. As classes de palavras que apresentam flexo de gnero so: substantivo, adjetivo, artigo, pronome e numeral.

- palavras do gnero masculino. seres animais: moo, menino, leo, gato, cantor. coisas: pente, lpis, disco, amor, mar.

- palavras do gnero feminino. seres animais: moa, menina, leoa, gata, cantora.

coisas: colher, revista, fumaa, raiva, chuva.

As demais palavras que admitem esse tipo de flexo (artigo, adjetivo, pronome e numeral) acompanham o gnero do substantivo a que se referem. Exemplos: As crianas rfs. Pequenos ndios. Esses meninos. Duas crianas.

* Flexo de Nmero As palavras variveis podem mudar sua terminao para indicar singular ou plural. Apresentam flexo de nmero: o substantivo, o artigo, o adjetivo, o numeral e o verbo.

Exemplo: Sua irm sofreu um arranho. (singular) Suas irms sofreram uns arranhes. (plural)

OBS: 1) A flexo de gnero e de nmero do substantivo implica flexo correspondente do adjetivo.

alunos subst. masc. pl.

espertos adj. masc. pl.

2) H casos de erro de concordncia em que a concordncia de nmero pode no acontecer de fato e um dos termos pode ficar sem flexo numrica.

Tinha mos grande. Achei coisas meio esquisita por aqui ...

* Flexo de Grau So as mudanas efetuadas na terminao para indicar tamanho (nos substantivos) e intensidade (nos adjetivos).

O menino estava nervoso. O menininho estava nervoso. O menino estava nervosssimo.

O grau pode expressar estado emotivo e no somente intensidade ou tamanho: Que doutorzinho, hein ! (ironia) Filhinho, venha c. (carinho)

O advrbio, embora seja uma palavra invarivel, admite flexo de grau:

O fato aconteceu cedo. (advrbio no flexionado) O fato aconteceu cedinho. (advrbio flexionado)

Pronomes Pessoais Os pronomes pessoais so aqueles que indicam uma das trs pessoas do discurso: a que fala, a com quem se fala e a de quem se fala. Pronomes pessoais do caso reto Pronomes pessoais do caso reto so os que desempenham a funo sinttica de sujeito da orao. So os pronomes: eu, tu, ele, ela, ns, vs eles, elas.

Pronomes pessoais do caso oblquo So os que desempenham a funo sinttica de complemento verbal (objeto direto ou indireto), complemento nominal, agente da passiva, adjunto adverbial, adjunto adnominal ou sujeito acusativo (sujeito de orao reduzida). Os pronomes pessoais do caso oblquo se subdividem em dois tipos: os tonos, que no so antecedidos por preposio, e os tnicos, precedidos por preposio. Pronomes oblquos tonos: Os pronomes oblquos tonos so os seguintes: me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes. Pronomes oblquos tnicos: Os pronomes oblquos tnicos so os seguintes: mim, comigo, ti, contigo, ele, ela, si, consigo, ns, conosco, vs, convosco, eles, elas.

Usos dos Pronomes Pessoais

01) Eu, tu / Mim, ti Eu e tu exercem a funo sinttica de sujeito. Mim e ti exercem a funo sinttica de complemento verbal ou nominal, agente da passiva ou adjunto adverbial e sempre so precedidos de preposio. Ex. Trouxeram aquela encomenda para mim. Era para eu conversar com o diretor, mas no houve condies. Agora, observe a orao Sei que no ser fcil para mim conseguir o emprstimo. O pronomemim NO sujeito do verbo conseguir, como primeira vista possa parecer. Analisando mais detalhadamente, teremos o seguinte: O sujeito do verbo ser a orao conseguir o emprstimo, pois que no ser fcil? resposta: conseguir o emprstimo, portanto h uma orao subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo, que a orao que funciona como sujeito, tendo o verbo no infinitivo. O verbo ser verbo de ligao, portanto fcil predicativo do sujeito. O adjetivo fcil exige um complemento, pois conseguir o emprstimo no ser fcil para quem?resposta: para mim, que funciona como complemento nominal. Ademais a ordem direta da orao esta: Conseguir o

emprstimo no ser fcil para mim. 02) Se, si, consigo Se, si, consigo so pronomes reflexivos ou recprocos, portanto s podero ser usados na voz reflexiva ou na voz reflexiva recproca. Ex. Quem no se cuida, acaba ficando doente. Quem s pensa em si, acaba ficando sozinho. Gilberto trouxe consigo os trs irmos.

03) Com ns, com vs / Conosco, convosco Usa-se com ns ou com vs, quando, frente, surgir qualquer palavra que indique quem "somos ns" ou quem "sois vs". Ex. Ele conversou com ns todos a respeito de seus problemas. Ele disse que sairia com ns dois.

04) Dele, do + subst. / De ele, de o + subst. Quando os pronomes pessoais ele(s), ela(s), ou qualquer substantivo, funcionarem como sujeito, no devem ser aglutinados com a preposio de. Ex. chegada a hora de ele assumir a responsabilidade. No momento de o orador discursar, faltou-lhe a palavra.

05) Pronomes Oblquos tonos Os pronomes oblquos tonos so me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os as, lhes. Eles podem exercer diversas funes sintticas nas oraes. So elas: A) Objeto Direto

Os pronomes que funcionam como objeto direto so me, te, se, o, a, nos, vos, os, as. Ex. Quando encontrar seu material, traga-o at mim. Respeite-me, garoto. Levar-te-ei a So Paulo amanh. Notas: 01) Se o verbo for terminado em M, O ou E, os pronomes o, a, os, as se transformaro em no, na, nos, nas. Ex. Quando encontrarem o material, tragam-no at mim. Os sapatos, pe-nos fora, para aliviar a dor.

02) Se o verbo terminar em R, S ou Z, essas terminaes sero retiradas, e os pronomes o, a, os, as mudaro para lo, la, los, las. Ex. Quando encontrarem as apostilas, devero traz-las at mim. As apostilas, tu perde-las toda semana. (Pronuncia-se prde-las) As garotas ingnuas, o conquistador sedu-las com facilidade. 03) Independentemente da predicao verbal, se o verbo terminar em mos, seguido de nos ou devos, retira-se a terminao -s. Ex. Encontramo-nos ontem noite. Recolhemo-nos cedo todos os dias.

04) Se o verbo for transitivo indireto terminado em s, seguido de lhe, lhes, no se retira a terminao s.

Ex. Obedecemos-lhe cegamente. Tu obedeces-lhe?

B) Objeto Indireto Os pronomes que funcionam como objeto indireto so me, te, se, lhe, nos, vos, lhes. Ex. Traga-me as apostilas, quando as encontrar. Obedecemos-lhe cegamente.

C) Adjunto adnominal Os pronomes que funcionam como adjunto adnominal so me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando indicarem posse (algo de algum). Ex. Quando Clodoaldo morreu, Soraia recebeu-lhe a herana. (a herana dele) Roubaram-me os documentos. (os documentos de algum - meus)

D) Complemento nominal Os pronomes que funcionam como complemento nominal so me, te, lhe, nos, vos, lhes, quando complementarem o sentido de adjetivos, advrbios ou substantivos abstratos. (algo a algum, no provindo a preposio a de um verbo). Ex. Tenha-me respeito. (respeito a algum) -me difcil suportar tanta dor. (difcil a algum)

E) Sujeito acusativo Os pronomes que funcionam como sujeito acusativo so me, te, se, o, a, nos, vos, os, as, quando estiverem em um perodo composto formado pelos

verbos fazer, mandar, ver, deixar, sentir ououvir, e um verbo no infinitivo ou no gerndio. Ex. Deixei-a entrar atrasada. Mandaram-me conversar com o diretor.

Pronomes Relativos O Pronome Relativo Que

Este pronome deve ser utilizado com o intuito de substituir um substantivo (pessoa ou "coisa"), evitando sua repetio. Na montagem do perodo, deve-se coloc-lo imediatamente aps o substantivo repetido, que passar a ser chamado de elemento antecedente. Por exemplo, nas oraes Roubaram a pea. A pea era rara no Brasil h o substantivo pearepetido. Pode-se usar o pronome relativo que e, assim, evitar a repetio de pea. O pronome ser colocado aps o substantivo. Ento teremos Roubaram a pea que... . Este que est no lugar da palavra pea da outra orao. Deve-se, agora, terminar a outra orao: ...era rara no Brasil, ficando Roubaram a pea que era rara no Brasil.

Pode-se, tambm, iniciar o perodo pela outra orao, colocando o pronome aps o substantivo. Ento, tem-se A pea que... Este que est no lugar da palavra pea da outra orao. Deve-se, agora, terminar a outra orao: ...roubaram, ficando A pea que roubaram... . Finalmente, conclui-se a orao que se havia iniciado: ...era rara no Brasil, ficando A pea que roubaram era rara no Brasil.

Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto. Voc estava procurando o garoto.

Substantivo repetido = garoto Colocao do pronome aps o substantivo = Encontrei o garoto que ... Restante da outra orao = ... voc estava procurando. Juno de tudo = Encontrei o garoto que voc estava procurando.

Comeando pela outra orao: Colocao do pronome aps o substantivo = Voc estava procurando o garoto que ... Restante da outra orao = ... encontrei Juno de tudo = Voc estava procurando o garoto que encontrei.

02) Eu vi o rapaz. O rapaz era seu amigo. Substantivo repetido = rapaz Colocao do pronome aps o substantivo = Eu vi o rapaz que ... Restante da outra orao = ... era seu amigo. Juno de tudo = Eu vi o rapaz que era seu amigo.

Comeando pela outra orao: Colocao do pronome aps o substantivo = O rapaz que ... Restante da outra orao = ... eu vi ... Finalizao da orao que se havia iniciado = ... era seu amigo Juno de tudo = O rapaz que eu vi era seu amigo.

03) Ns assistimos ao filme. Vocs perderam o filme. Substantivo repetido = filme Colocao do pronome aps o substantivo = Ns assistimos ao filme que ... Restante da outra orao = ... vocs perderam.

Juno de tudo = Ns assistimos ao filme que vocs perderam.

Comeando pela outra orao: Colocao do pronome aps o substantivo = Vocs perderam o filme que ... Restante da outra orao = ... ns assistimos Juno de tudo = Vocs perderam o filme que ns assistimos. Observe que, nesse ltimo exemplo, a juno de tudo ficou incompleta, pois a primeira orao Ns assistimos ao filme, porm, na juno, a prep. a desapareceu. Portanto o perodo est inadequado gramaticalmente. A explicao a seguinte: Quando o verbo do restante da outra orao exigir preposio, deve-se coloc-la antes do pronome relativo. Ento teremos: Vocs perderam o filme a que ns assistimos. 04) O gerente precisa dos documentos. O assessor encontrou os documentos Substantivo repetido = documentos Colocao do pronome aps o substantivo = O gerente precisa dos documentos que ... Restante da outra orao = ... o assessor encontrou Juno de tudo = O gerente precisa dos documentos que o assessor encontrou.

Comeando pela outra orao: Colocao do pronome aps o substantivo = O assessor encontrou os documentos que ... Restante da outra orao = ... o gerente precisa. O verbo precisar est usado com a prep. de, portanto ela ser colocada antes do pronome relativo. Juno de tudo = O assessor encontrou os documentos de que o gerente precisa. Obs: O pronome que pode ser substitudo por o qual, a qual, os quais e as quais sempre. O gnero e o nmero so de acordo com o substantivo substitudo. Os exemplos apresentados ficaro, ento, assim, com o que substitudo por qual:

Encontrei o livro o qual voc estava procurando. Voc estava procurando o livro o qual encontrei. Eu vi o rapaz o qual seu amigo. O rapaz o qual vi seu amigo. Ns assistimos ao filme o qual vocs perderam. Vocs perderam o filme ao qual ns assistimos. O gerente precisa dos documentos os quais o assessor encontrou. O assessor encontrou os documentos dos quais o gerente precisa. Obs: Todos os pronomes relativos iniciam Orao Subordinada Adjetiva, portanto todos os perodos apresentados contm orao subordinada adjetiva.

O Pronome Relativo Cujo

Este pronome indica posse (algo de algum). Na montagem do perodo, deve-se coloc-lo entre o possuidor e o possudo (algum cujo algo) Por exemplo, nas oraes Antipatizei com o rapaz. Voc conhece a namorada do rapaz. o substantivo repetido rapaz possui namorada. Deveremos, ento usar o pronome relativo cujo, que ser colocado entre o possuidor e o possudo: Algo de algum = Algum cujo algo. Ento, tem-sea namorada do rapaz = o rapaz cujo a namorada. No se pode, porm, usar artigo (o, a, os, as) depois de cujo. Ele dever contrair-se com o pronome, ficando: cujo + o = cujo; cujo + a = cuja; cujo + os = cujos; cujo + as = cujas. Ento a frase ficar o rapaz cuja namorada. Somando as duas oraes, tem-se: Antipatizei com o rapaz cuja namorada voc conhece. Outros exemplos: 01) A rvore foi derrubada. Os frutos da rvore so venenosos. Substantivo repetido = rvore - o substantivo repetido possui algo. Algo de algum = Algum cujo algo: os frutos da rvore = a rvore cujos frutos. Somando as duas oraes, tem-se: A rvore cujos frutos so venenosos foi derrubada.

Comeando pela outra orao: Colocao do pronome que aps o substantivo = Os frutos da rvore que...

Restante da outra orao = ...foi derrubada ... Finalizao da orao que se havia iniciado = ...so venenosos Juno de tudo = Os frutos da rvore que foi derrubada so venenosos.

02) O artista morreu ontem. Eu falara da obra do artista. Substantivo repetido = artista - o substantivo repetido possui algo. Algo de algum = Algum cujo algo: a obra do artista = o artista cuja obra. Somando as duas oraes, tem-se: O artista cuja obra eu falara morreu ontem.

Observe que, nesse ltimo exemplo, a juno de tudo ficou incompleta, pois a segunda orao :Eu falara da obra do artista, porm, na juno, a prep. de desapareceu. Portanto o perodo est inadequado gramaticalmente. A explicao a seguinte: Quando o verbo da orao subordinada adjetiva exigir preposio, deve-se coloc-la antes do pronome relativo. Ento, tem-se: O artista de cuja obra eu falara morreu ontem. 03) As pessoas esto presas. Eu acreditei nas palavras das pessoas. Substantivo repetido = pessoas - o substantivo repetido possui algo. Algo de algum = Algum cujo algo: as palavras das pessoas = as pessoas cujas palavras. Somando as duas oraes, tem-se As pessoas cujas palavras acreditei esto presas.

O verbo acreditar est usado com a prep. em, portanto ela ser colocada antes do pronome relativo. As pessoas em cujas palavras acreditei esto presas . Comeando pela outra orao: Colocao do pronome que aps o substantivo = Eu acreditei nas palavras das pessoas que ... Restante da outra orao = ... esto presas Juno de tudo = Eu acreditei nas palavras das pessoas que esto presas.

Obs: Todos os pronomes relativos iniciam Orao Subordinada Adjetiva, portanto todos os perodos apresentados contm orao subordinada adjetiva.

O Pronome Relativo Quem

Este pronome substitui um substantivo que representa uma pessoa, evitando sua repetio. Somente deve ser utilizado antecedido de preposio, inclusive quando funcionar como objeto direto, Nesse caso, haver a anteposio obrigatria da prep. a, e o pronome passar a exercer a funo sinttica de objeto direto preposicionado. Por exemplo na orao A garota que conheci est em minha sala, o pronome que funciona como objeto direto. Substituindo pelo pronomequem, tem-se A garota a quem conheci ontem est em minha sala.

H apenas uma possibilidade de o pronome quem no ser precedido de preposio: quando funcionar como sujeito. Isso s ocorrer, quando possuir o mesmo valor de o que, a que, os que, as que, aquele que, aquela que, aqueles que, aquelas que, ou seja, quando puder ser substitudo por pronome demonstrativo (o, a, os, as, aquele, aquela, aqueles, aquelas) mais o pronome relativo que. Por exemplo: Foi ele quem me disse a verdade = Foi ele o que me disse a verdade. Nesses casos o pronome quem ser denominado de Pronome Relativo Indefinido. Na montagem do perodo, deve-se colocar o pronome relativo quem imediatamente aps o substantivo repetido, que passar a ser chamado de elemento antecedente. Por exemplo: nas oraes Este o artista. Eu me referi ao artista ontem, h o substantivoartista repetido. Pode-se usar o pronome relativo quem e, assim, evitar a repetio de artista. O pronome ser colocado aps o substantivo. Ento, tem-se Este o artista quem... Este quemest no lugar da palavra artista da outra orao. Deve-se, agora, terminar a outra orao: ...eu me referi ontem, ficando Este o artista quem me referi ontem. Como o verbo referir-se exige a preposio a, ela ser colocada antes do pronome relativo. Ento tem-se: Este o artista a quem me referi ontem.

No se pode iniciar o perodo pela outra orao, pois o pronome relativo quem s

funciona como sujeito, quando puder ser substitudo por o que, a que, os que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que. Outros exemplos: 01) Encontrei o garoto. Voc estava procurando o garoto. Substantivo repetido = garoto Colocao do pronome aps o substantivo = Encontrei o garoto quem... Restante da outra orao = ...voc estava procurando. Juno de tudo = Encontrei o garoto quem voc estava procurando. Como procurar verbo transitivo direto, o pronome quem funciona como objeto direto. Ento, deve-se antepor a prep.a ao pronome relativo, funcionando como objeto direto preposicionado. Encontrei o garoto a quem voc estava procurando.

Comeando pela outra orao: Colocao do pronome aps o substantivo = Voc estava procurando o garoto quem ... Restante da outra orao = ... encontrei Juno de tudo = Voc estava procurando o garoto quem encontrei. Novamente objeto direto preposicionado: Voc estava procurando o garoto a quem encontrei.

02) Aquele o homem. Eu lhe falei do homem. Substantivo repetido = homem Colocao do pronome aps o substantivo = Aquele o homem quem... Restante da outra orao = ...lhe falei. Juno de tudo = Aquele o homem quem lhe falei. Como falar est usado com a prep. de, deve-se antep-la ao pronome relativo, ficando Aquele o homem de quem lhe falei. No se esquea disto:

O pronome relativo quem somente deve ser utilizado antecedido de preposio; Quando for objeto direto, ser antecedido da prep. a, transformando-se em objeto direto preposicionado; Somente funciona como sujeito, quando puder ser substitudo por o que, os que, a que, as que, aquele que, aqueles que, aquela que, aquelas que.

O Pronome Relativo Qual

Este pronome tem o mesmo valor de que e de quem. sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais. Se a preposio que anteceder o pronome relativo possuir duas ou mais slabas, s poderemos usar o pronome qual, e no que ou quem. Ento s se pode dizer O juiz perante o qual testemunhei. Os assuntos sobre os quais conversamos , e no O juiz perante quem testemunhei nem Os assuntos sobre que conversamos. Outro exemplo: Meu irmo comprou o restaurante. Eu falei a voc sobre o restaurante. Substantivo repetido = restaurante Colocao do pronome aps o substantivo = Meu irmo comprou o restaurante que ... Restante da outra orao = ... eu falei a voc. Juno de tudo = Meu irmo comprou o restaurante que eu falei a voc. Observe que o verbofalar, na orao apresentada, foi usado com a preposio sobre, que dever ser anteposta ao pronome relativo: Meu irmo comprou o restaurante sobre que eu falei a voc . Como a preposio sobre possui duas slabas, no se pode usar o pronome que, e sim o qual, ficando, ento: Meu irmo comprou o restaurante sobre o qual eu falei a voc.

O Pronome Relativo Onde

Este pronome tem o mesmo valor de em que. Sempre indica lugar, por isso funciona sintaticamente como Adjunto Adverbial de Lugar. Se a preposio em for substituda pela prep. a ou pela prep. de, substituiremos onde por aonde edonde, respectivamente. Por exemplo: O stio aonde fui aprazvel. A cidade donde vim fica longe. Ser Pronome Relativo Indefinido, quando puder ser substitudo por O lugar em que. Por exemplo, na frase: Eu nasci onde voc nasceu. = Eu nasci no lugar em que voc nasceu. Outro exemplo: Eu conheo a cidade. Sua sobrinha mora na cidade. Substantivo repetido = cidade Colocao do pronome aps o substantivo = Eu conheo a cidade que... Restante da outra orao = ... sua sobrinha mora. Juno de tudo = Eu conheo a cidade que sua sobrinha mora. O verbo morar exige a prep. em, pois quem mora, mora em algum lugar. Ento: Eu conheo a cidade em que sua sobrinha mora. Eu conheo a cidade na qual sua sobrinha mora. Eu conheo a cidade onde sua sobrinha mora.

O Pronome Relativo Quanto

Este pronome sempre antecedido de tudo, todos ou todas, concordando com esses elementos (quanto, quantos, quantas). Ex: Fale tudo quanto quiser falar. Traga todos quantos quiser trazer.

Beba todas quantas quiser beber.

Pronomes de Tratamento So pronomes empregados no trato com as pessoas, familiarmente ou respeitosamente. Embora opronome de tratamento se dirija segunda pessoa, toda a concordncia deve ser feita com aterceira pessoa. Usa-se Vossa, quando conversamos com a pessoa, e Sua, quando falamos da pessoa. Ex. Vossa Senhoria deveria preocupar-se com suas responsabilidades e no com as dele. Sua Excelncia, o Prefeito, que se encontra ausente.

Eis uma pequena lista de pronomes de tratamento: AUTORIDADES DE ESTADO Civis Pronome de tratamento Abreviatura - Usado para 1 - Vossa Excelncia - V. Ex.a - Presidente da Repblica, Senadores da Repblica, Ministro de Estado, Governadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Embaixadores, Vereadores, Cnsules, Chefes das Casas Civis e Casas Militares. 2 - Vossa Magnificncia Universidade 3 - Vossa Senhoria - V. S.a - Diretores de Autarquias Federais, Estaduais e Municipais V. M. - Reitores de

Judicirias Pronome de tratamento Abreviatura - Usado para 1 - Vossa Excelncia - V. Ex.a - Desembargador da Justia, curador, promotor 2 - Meritssimo Juiz - M. - Juiz, Juzes de Direito

3 - Vossa Senhoria - V. S.a - Diretores de Autarquias Federais, Estaduais e Municipais

Militares Pronome de tratamento Abreviatura - Usado para 1 - Vossa Excelncia - V. Ex.a - Oficiais generais (at coronis) 2 - Vossa Senhoria - V. S.a - Outras patentes militares 3 - Vossa Senhoria - V. S.a - Diretores de Autarquias Federais, Estaduais e Municipais

AUTORIDADES ECLESISTICAS Pronome de tratamento Abreviatura - Usado para 1 - Vossa Santidade - V. S. - Papa 2 - Vossa Eminncia Reverendssima - V. Em.a Revm.a - Cardeais, arcebispos e bispos 3 - Vossa Reverendssima - V. Revma - Abades, superiores de conventos, outras autoridades eclesisticas e sacerdotes em geral

AUTORIDADES MONRQUICAS Pronome de tratamento Abreviatura - Usado para 1 - Vossa Majestade - V. M. - Reis e Imperadores 2 - Vossa Alteza - V. A. - Prncipe, Arquiduques e Duques 3 - Vossa Reverendssima - V. Revma - Abades, superiores de conventos, outras autoridades eclesisticas e sacerdotes em geral

OUTRAS AUTORIDADES Pronome de tratamento Abreviatura - Usado para 1 - Vossa Senhoria - V. S.a - Dom

2 - Doutor - Dr. - Doutor 3 Comendador - Com. - Comendador 4 Professor - Prof. - Professor

Pronomes Possessivos So aqueles que indicam posse, em relao s trs pessoas do discurso. So eles: meu(s), minha(s), teu(s), tua(s), seu(s), sua(s), nosso(s), nossa(s), vosso(s), vossa(s).

Empregos dos pronomes possessivos:

01) O emprego dos possessivos de terceira pessoa seu, sua, seus, suas pode dar duplo sentido frase (ambigidade). Para evitar isso, coloca-se frente do substantivo dele, dela, deles, delas, ou troca-se o possessivo por esses elementos. Ex. Joaquim contou-me que Sandra desaparecera com seus documentos. De quem eram os documentos? No h como saber. Ento a frase est ambgua. Para tirar a ambigidade, coloca-se, aps o substantivo, o elemento referente ao dono dos documentos: se for Joaquim: Joaquim contou-me que Sandra desaparecera com seus documentos dele; se for Sandra: Joaquim contou-me que Sandra desaparecera com seus documentos dela. Pode-se, ainda, eliminar o pronome possessivo: Joaquim contou-me que Sandra desaparecera com os documentos dele (ou dela).

02) facultativo o uso de artigo diante dos possessivos. Ex. Trate bem seus amigos. ou Trate bem os seus amigos. 03) No se devem usar pronomes possessivos diante de partes do prprio corpo. Ex. Amanh, irei cortar os cabelos. Vou lavar as mos. Menino! Cuidado para no machucar os ps!

04) No se devem usar pronomes possessivos diante da palavra casa, quando for a residncia da pessoa que estiver falando. Ex. Acabei de chegar de casa. Estou em casa, tranqilo.

Pronomes Demonstrativos Pronomes demonstrativos so aqueles que situam os seres no tempo e no espao, em relao s pessoas do discurso. So os seguintes: 01) Este, esta, isto: So usados para o que est prximo da pessoa que fala e para o tempo presente. Ex. Este chapu que estou usando de couro. Este ano est sendo cheio de surpresas.

02) Esse, essa, isso: So usados para o que est prximo da pessoa com quem se fala, para o tempo passado recente e para o futuro. Ex. Esse chapu que voc est usando de couro? 2003. Esse ano ser envolto em mistrios. Em novembro de 2001, inauguramos a loja. At esse ms, nada sabamos sobre comrcio.

03) Aquele, aquela, aquilo: So usados para o que est distante da pessoa que fala, e da pessoa com quem se fala e para o tempo passado remoto. Ex. Aquele chapu que ele est usando de couro?

Em 1974, eu tinha 15 anos. Naquela poca, Londrina era uma cidade pequena.

Outros usos dos demonstrativos: 01) Em uma citao oral ou escrita, usa-se este, esta, isto para o que ainda vai ser dito ou escrito, e esse, essa, isso para o que j foi dito ou escrito. Ex. Esta a verdade: existe a violncia, porque a sociedade a permitiu. Existe a violncia, porque a sociedade a permitiu. A verdade essa.

02) Usa-se este, esta, isto em referncia a um termo imediatamente anterior. Ex. O fumo prejudicial sade, e esta deve ser preservada. Quando interpelei Roberval, este assustou-se inexplicavelmente.

03) Para estabelecer-se a distino entre dois elementos anteriormente citados, usa-se este, esta, isto em relao ao que foi mencionado por ltimo e aquele, aquela, aquilo, em relao ao que foi nomeado em primeiro lugar. Ex. Sabemos que a relao entre o Brasil e os Estados Unidos de domnio destes sobre aquele. Os filmes brasileiros no so to respeitados quanto as novelas, mas eu prefiro aqueles a estas.

04) O, a, os, as so pronomes demonstrativos, quando equivalem a isto, isso, aquilo ou aquele(s), aquela(s). Ex. No concordo com o que ele falou. (aquilo que ele falou) Tudo o que aconteceu foi um equvoco. (aquilo que aconteceu)

Pronomes Indefinidos Os pronomes indefinidos referem-se terceira pessoa do discurso de uma maneira vaga, imprecisa, genrica. So eles: algum, ningum, tudo, nada, algo, cada, outrem, mais, menos, demais, algum, alguns, alguma, algumas, nenhum, nenhuns, nenhuma, nenhumas, todo, todos, toda, todas, muito, muitos, muita, muitas, bastante, bastantes, pouco, poucos, pouca, poucas, certo, certos, certa, certas, tanto, tantos, tanta, tantas, quanto, quantos, quanta, quantas, um, uns, uma, umas, qualquer, quaisquer, (alm das locues pronominais indefinidas): cada um, cada qual, quem quer que, todo aquele que, tudo o mais... Usos de alguns pronomes indefinidos: 01) Todo: O pronome indefinido todo deve ser usado com artigo, se significar inteiro e o substantivo sua frente o exigir; caso signifique cada ou todos no ter artigo, mesmo que o substantivo exija. Ex. Todo dia telefono a ela. (Todos os dias) Fiquei todo o dia em casa. (O dia inteiro) Todo ele ficou machucado. (Ele inteiro, mas a palavra ele no admite artigo)

02) Todos, todas: Os pronomes indefinidos todos e todas devem ser usados com artigo, se o substantivo sua frente o exigir. Ex. Todos os colegas o desprezam. Todas as meninas foram festa. Todos vocs merecem respeito.

03) Algum: O pronome indefinido algum tem sentido afirmativo, quando usado antes do

substantivo; passa a ter sentido negativo, quando estiver depois do substantivo. Ex. Amigo algum o ajudou. (Nenhum amigo) Algum amigo o ajudar. (Algum)

04) Certo: A palavra certo ser pronome indefinido, quando anteceder substantivo e ser adjetivo, quando estiver posposto a substantivo. Ex. Certas pessoas no se preocupam com os demais. As pessoas certas sempre nos ajudam.

05) Qualquer: O pronome indefinido qualquer no deve ser usado em sentido negativo. Em seu lugar, deve-se usaralgum, posteriormente ao substantivo, ou nenhum. Ex. Ele entrou na festa sem qualquer problema. Essa frase est inadequada gramaticalmente. O adequado seria: Ele entrou na festa sem problema algum. Ele entrou na festa sem nenhum problema.

Pronomes Interrogativos

So os pronomes que, quem, qual e quanto usados em frases interrogativas diretas ou indiretas. Ex.

Que farei agora? - Interrogativa direta. Quanto te devo, meu amigo? - Interrogativa direta. Qual o seu nome? - Interrogativa direta. No sei quanto devo cobrar por esse trabalho. - Interrogativa indireta.

Notas: 01) Na expresso interrogativa Que de? subentende-se a palavra feito: Que do sorriso? (= Que feito do sorriso? ), Que dele? (= Que feito dele?). Nunca se deve usar qud, qued ou cad, pois essas palavras oficialmente no existem, apesar de, no Brasil, o uso de cad ser cada dia mais constante. 02) No se deve usar a forma o que como pronome interrogativo; usa-se apenas que, a no ser que o pronome seja colocado depois do verbo. Ex. Que voc far hoje noite? e no: O que voc far hoje noite? Que queres de mim? e no: O que queres de mim? Voc far o qu?

Interpretao de texto

Inferenciao: informao nova partindo de informao dada

Denotativo: sentido real Conotativo: sentido figurado

Fontica:
Vogal = So as cinco j conhecidas - a, e, i, o, u Consoante = Qualquer letra - ou conjunto de letras representando um som s - que s possa ser soada com o auxlio de uma vogal Semivogal = So as letras e, i, o e u quando formarem slaba com uma vogal, antes ou depois dela, e as letras m e n, nos grupos AM, EM e EN, em final de palavra - somente em final de palavra.

Encontros Voclicos
o agrupamento de vogais e semivogais. H trs tipos de encontros voclicos: Hiato = o agrupamento de duas vogais, cada uma em uma slaba diferente. Lu-a-na, a-fi-a-do, pi-a-da Ditongo = o agrupamento de uma vogal e uma semivogal, em uma mesma slaba. Quando a vogal estiver antes da semivogal, chamaremos de Ditongo Decrescente, e, quando a vogal estiver depois da semivogal, de Ditongo Crescente. Chamaremos ainda de oral e nasal, conforme ocorrer a sada do ar pelas narinas ou pela boca.

Encontros Consonantais
Encontros Consonantais
o agrupamento de consoantes. H trs tipos de encontros consonantais: Encontro Consonantal Puro = o agrupamento de consoantes, lado a lado, na mesma slaba. Bra-sil, pla-ne-ta, a-dre-na-li-na Encontro Consonantal Disjunto = o agrupamento de consoantes, lado a lado, em slabas diferentes. ap-to, cac-to, as-pec-to Encontro Consonantal Fontico = a letra x com som de ks. Maxi, nexo, axila = maksi, nekso, aksila. No se esquea de que as letras M e N ps-voclicas no so consoantes, e sim semivogais ou simples sinais de nasalizao (resso nasal).

Dgrafos
Dgrafo o agrupamento de duas letras com apenas um fonema. Os principais dgrafos so rr, ss, sc, s, xc, xs, lh, nh, ch, qu, gu. Representam-se os dgrafos por letras maiores que as demais, exatamente para estabelecer a diferena entre uma letra e um dgrafo. Qu e gu s sero dgrafos, quando estiverem seguidos de e ou i, sem trema. Os dgrafos rr, ss, sc, s, xc e xs tm suas letras separadas silabicamente; lh, nh, ch, qu, gu, no.

Significao das palavras SINNIMOS


So palavras que apresentam, entre si, o mesmo significado. triste = melanclico. resgatar = recupera

ANTNIMOS
So palavras que apresentam, entre si, sentidos opostos, contrrios. bom x mau bem x mal

HOMNIMOS
So palavras iguais na forma e diferentes na significao. H trs tipos de homnimos: HOMNIMOS PERFEITOS Tm a mesma grafia e o mesmo som. cedo (advrbio) e cedo (verbo ceder); meio (numeral), meio (adjetivo) e meio (substantivo). HOMNIMOS HOMFONOS Tm o mesmo som e grafias diferentes. sesso (reunio), seo (repartio) e cesso (ato de ceder); concerto (harmonia) e conserto (remendo). HOMNIMOS HOMGRAFOS Tm a mesma grafia e sons diferentes. almoo (refeio) e almoo (verbo almoar); sede (vontade de beber) e sede (residncia). PARNIMOS So palavras de significao diferente, mas de forma parecida, semelhante. retificar e ratificar; emergir e imergir

Usos do porqu
H quatro maneiras de se escrever o porqu: porqu, porque, por que e por qu. Vejamolas: Porqu um substantivo, por isso somente poder ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os), pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, trs, quatro) Ex. Ningum entende o porqu de tanta confuso. Este porqu um substantivo. Quantos porqus existem na Lngua Portuguesa? Existem quatro porqus. Por qu Sempre que a palavra que estiver em final de frase, dever receber acento, no importando qual seja o elemento que surja antes dela. Ex. Ela no me ligou e nem disse por qu. Voc est rindo de qu? Voc veio aqui para qu? Por que Usa-se por que, quando houver a juno da preposio por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substitu- lo por por qual razo, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual. Ex. Por que no me disse a verdade? = por qual razo Gostaria de saber por que no me disse a verdade. = por qual razo As causas por que discuti com ele so particulares. = pelas quais Ester a mulher por que vivo. = pela qual

Porque uma conjuno subordinativa causal ou conjuno subordinativa final ou conjuno coordenativa explicativa, portanto estar ligando duas oraes, indicando causa, explicao ou finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substitu-lo por j que, pois ou a fim de que. Ex. No sa de casa, porque estava doente. = j que uma conjuno, porque liga duas oraes. = pois Estudem, porque aprendam. = a fim de que

Usos do porqu
H quatro maneiras de se escrever o porqu: porqu, porque, por que e por qu. Vejamo-las :Porqu um substantivo, por isso somente poder ser utilizado, quando for precedido de artigo (o, os),pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), aquele(s), quantos(s)...) ou numeral (um, dois, trs,quatro) Ex. Ningum entende o porqu de tanta confuso. Este porqu um substantivo. Quantos porqus existem na Lngua Portuguesa? Existem quatro porqus. Por qu Sempre que a palavra que estiver em final de frase, dever receber acento, no importando qual seja o elemento que surja antes dela. Ex. Ela no me ligou e nem disse por qu. Voc est rindo de qu? Voc veio aqui para qu? Por que Usa-se por que, quando houver a juno da preposio por com o pronome interrogativo que ou com o pronome relativo que. Para facilitar, dizemos que se pode substitu- lo por por qual razo, pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais, por qual. Ex. Por que no me disse a verdade? = por qual razo Gostaria de saber por que no me disse a verdade. = por qual razo As causas por que discuti com ele so particulares. = pelas quais Ester a mulher por que vivo. = pela qual Porque uma conjuno subordinativa causal ou conjuno subordinativa final ou conjuno coordenativa explicativa, portanto estar ligando duas oraes, indicando causa, explicao ou finalidade. Para facilitar, dizemos que se pode substitu-lo por j que, pois ou a fim de que. Ex. No sa de casa, porque estava doente. = j que uma conjuno, porque liga duas oraes. = pois Estudem, porque aprendam. = a fim de que

Potrebbero piacerti anche