Sei sulla pagina 1di 16

Universidade de Braslia Faculdade de Cincia da Informao

BRBARA KAROLINE DA SILVA BANDEIRA DE MELO Matrcula: 09/0021827

Desenvolvimento psicossocial da personalidade: a teoria de Erik Erikson

Disciplina: Introduo Psicologia Turma B

Braslia DF Julho, 2013

RESUMO

trabalho

em

questo

apresenta

resumidamente

Teoria

do

Desenvolvimento Psicossocial da Personalidade elaborada por Erik Erikson. Mostra um breve histrico de sua vida e das pessoas que influenciaram seus questionamentos. Enuncia o propsito da teoria, de que o ciclo da vida est interligado com problemas de identidade; e esboa o desenvolvimento da personalidade em oito etapas, a partir da anlise do contexto social e cultural. Descreve cada uma das etapas, considerando suas principais caractersticas e a fora bsica motivadora das aes dos indivduos. Explora as consequncias positivas e negativas das escolhas individuais. Conclui relatando a importncia da teoria para a percepo do ser humano quanto a seu modo de ser e de agir. Palavras-chave: desenvolvimento da personalidade. Erik Erikson.

Introduo A Psicologia, sendo uma cincia que estuda o comportamento e o processamento mental dos seres, v o ser humano como um ser biopsicossocial. Significa dizer que as suas aes so decorrentes da sua gentica, dos processos mentais e do meio no qual est inserido. Ela pode ser analisada por diversos ngulos, nos quais um deles ocorre por meio do ambiente social e cultural. Tal abordagem descreve o impacto de outras pessoas (sejam indivduos ou grupos) e do contexto cultural no comportamento e modo de pensar. Com base nesse raciocnio, a Psicologia do Desenvolvimento procura compreender como e porque os seres humanos mudam conforme vo

envelhecendo, ou seja, em linhas gerais, seria o correspondente a comentar sobre o desenvolvimento biolgico, social e da personalidade ao longo da vida. O desenvolvimento social despertou interesse de muitos estudiosos, como Kohlberg, que estudou o desenvolvimento do raciocnio moral e Freud, que props entre muitas coisas, a anlise da personalidade. A princpio, a personalidade a maneira caracterstica de uma pessoa agir e pensar. Partindo desse pressuposto, alguns cientistas procuraram buscar as causas do comportamento humano desde seu nascimento. Seguindo a linha freudiana esteve Erik Erikson, que formulou a Teoria do Desenvolvimento Psicossocial da Personalidade. O terico Erik Homburger Erikson foi um psicanalista alemo nascido em 1902 e falecido em 1994. Quando completou 18 anos, ao invs de ingressar em alguma faculdade, como era de se esperar, resolveu viajar pela Europa, onde acabou se profissionalizando em pintura de retratos, principalmente de crianas. Tal experincia lhe trouxe alguns frutos, pois foi durante essa atividade que teve a chance de conhecer Sigmund Freud e sua filha, Anna. A partir desse encontro, estabeleceu certa amizade com o famoso psicanalista, o qual o convidou para ingressar no Instituto Psicanaltico de Viena e especializar-se em psicanlise infantil.

O interesse pela rea ganhou forma por volta de 1927, quando foi dar aulas de arte em uma escola para crianas que seguia princpios psicanalticos. Inicialmente o que lhe atraiu foi a possibilidade de observar as brincadeiras das crianas e tirar suas prprias concluses a respeito da variedade de personalidades. A filha de Freud, observando o potencial de Erikson, se ofereceu para orient-lo no entendimento sobre o universo infantil por meio de sesses individuais. Mais tarde, em 1933, ele obteve diploma como psicanalista e professor. Naquela poca, devido ao clima instvel ocasionado pela Primeira Guerra Mundial, decidiu mudar-se com a sua famlia para os Estados Unidos. L, foi professor na Universidade da Califrnia e de Harvard, alm de ter realizado algumas pesquisas em sociedades indgenas. Com essas observaes, percebeu ainda mais a influncia do social e da cultura no comportamento humano. Desse modo, a investigao cientfica, que a princpio girava em torno do comportamento das crianas, ganhou mais um enfoque, quando ele estudou, durante dez anos, o papel da cultura no desenvolvimento delas. Durante alguns anos, seu trabalho incluiu outras facetas. Publicou alguns artigos sobre interrogatrios a prisioneiros de guerra e alguns estudos sobre personalidades influentes como Hitler e Freud. Nesse meio tempo, seu trabalho mais conhecido, a obra Childhood and Society publicada em 1950, reuniu as descobertas de suas investigaes e esboou a teoria de que o ciclo da vida est interligado com problemas de identidade. Por conseguinte, Erik Erikson veio a ficar conhecido pela Teoria do Desenvolvimento Psicossocial. Insumos para o desdobramento da teoria Erikson pode ser includo entre os tericos psicanalticos neofreudianos, pois sua teoria difere em alguns pontos da teoria psicanaltica clssica de Freud. Contudo, foi com base nela que o psicanalista alemo amadureceu suas ideias. De acordo com GRIGGS (2009, p. 274) a abordagem psicanaltica considera a interao de foras inconscientes e experincias da infncia os elementos essenciais para a determinao do desenvolvimento da personalidade.

A influncia de Sigmund Freud A Psicanlise foi construda por Sigmund Freud. Nas palavras de HALL & LINDZEY (1974, p. 81) ele considerava o ego como o elemento executivo da personalidade (pelo menos no caso da pessoa s), no lhe atribuindo, entretanto, um papel autnomo. Mas antes de chegar a tal concluso, avaliou trs aspectos: os diferentes nveis de conscincia, a interao dinmica entre as trs partes da personalidade e a teoria do desenvolvimento dos estgios psicossociais. A conscincia o conjunto da comunicao entre a mente consciente (aquilo que temos conscincia no momento), a mente pr-consciente (parte da memria que pode ser acessada) e a mente inconsciente (parte da memria que no pode ser acessada). Como afirma GRIGGS (2009, p. 277) Freud identificava nessa regio:
[...] as motivaes essenciais de todas as nossas aes e sentimentos, incluindo os nossos impulsos instintivos biolgicos e os nossos pensamentos, lembranas e sentimentos reprimidos,

inaceitveis, especialmente conflitos no resolvidos de nossas experincias iniciais da infncia.

Ao mesmo tempo, a personalidade tambm era um fenmeno do dilogo entre o id1 (a personalidade original, os impulsos instintivos biolgicos), o ego2 (o gerente da personalidade, o mediador de impulsos) e o superego3 (a conscincia e o padro de comportamento idealizado). Os estgios psicossexuais do desenvolvimento (oral, anal, flico, de latncia e genital) esto diretamente ligados com a estimulao de zonas ergenas (reas do corpo onde a energia de busca do prazer est concentrada) e com a fixao (permanncia em certo estgio devido a excessiva gratificao ou frustao de necessidades instintuais) durante a infncia. O comportamento e traos de
1

Tudo o que psicologicamente herdado e que est presente no nascimento, inclusive os instintos. (HALL & LINDZEY, 1974, p. 47) 2 o executivo da personalidade porque controla as direes da ao, seleciona os aspectos do meio aos quais reagir e decide quais so os instintos a serem satisfeitos e de que modo. (HALL & LINDZEY, 1974, p. 48)) 3 o representante interno dos valores e ideais tradicionais da sociedade, transmitidos pelos pais e reforados pelo sistema de recompensas e castigos imposto criana. (HALL & LINDZEY, 1974, p. 49)

personalidade so tambm oriundos dessas fixaes nos estgios psicossociais. As experincias infantis iniciais determinavam os traos da personalidade adulta. A influncia de Anna Freud Assim como os discpulos de Sigmund Freud, Anna props novas interpretaes para a Psicanlise. A teoria clssica psicanaltica apresentava o ego com a finalidade de atender o id:
A segunda parte da estrutura da personalidade, o ego, comea a se desenvolver durante o primeiro ano de vida para buscar sadas realistas para as necessidades do id. [...] O ego tem a tarefa de proteger a personalidade, enquanto garante que os impulsos do id sejam satisfeitos. (GRIGGS, 2009, p. 277)

Todavia, para Anna, o ego tinha mais importncia do que simplesmente medir as consequncias de uma ao antes de agir. Conforme RABELLO & PASSOS (2007) alegaram, ela:
[...] atribuiu ao ego uma caracterstica de mais autonomia, com um maior poder de deciso e de atuao. Anna tambm ampliou os mecanismos de defesa de sete para dez., atribuindo a eles um carter menos patolgico do que Freud o fizera. Com sua teoria, Anna Freud tambm transformou os estgios psicossexuais de seu pai em estgios de busca de domnio do ego [...].

A formulao da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial O relacionamento de Erikson com a famlia Freud lhe deu condies para refletir e repensar alguns conceitos com relao teoria da personalidade. Ele discordava em alguns aspectos da teoria psicanaltica clssica, como a percepo estritamente biolgica do ser humano. Na verdade, ele partiu do pressuposto de que o ser humano , antes de tudo, um ser social e que sofre influncia do meio em que convive:
Na linha dos neofreudianos veio a conferir ao pensamento uma vertente mais social, uma maior impregnao cultural se se preferir,

libertando-o um pouco mais das condicionantes intrapsquicas de base biolgica. (VERSSIMO, 2002, p. 11)

Assim como Freud e Piaget, Erikson sugeriu que o desenvolvimento humano verifica-se em etapas os estgios psicossociais e durante o ciclo da vida, onde a cada etapa o indivduo precisa superar alguma questo ou crise psicossocial desvio do foco da sexualidade para as relaes sociais. O meio social confronta o indivduo a todo instante, de modo que o conflito pode trazer resultados positivos e negativos. O desenvolvimento da personalidade ocorre justamente nessas ocasies:
[...] se o conflito resolvido com xito, constri-se uma qualidade positiva na personalidade e se produz o desenvolvimento. Se o conflito persiste ou se resolve de forma insatisfatria, h um dano para o Ego e uma qualidade negativa se incorpora dentro dele. (DAUREA-TARDELI, 2007)

Imediatamente, na situao anterior, visvel a concordncia com Anna na interpretao do papel do ego. Erikson v este elemento como determinante no amadurecimento do indivduo e no somente um mero mediador de impulsos o ego tem uma concepo ampliada. Deste modo, a personalidade ganha nova interpretao ao ser entendida como [...] produto das nossas interaes sociais e das escolhas que fazemos na vida. (GRIGGS, 2009, p. 264). Os estgios psicossociais Na teoria de Erikson, o desenvolvimento se d em oito estgios, nos quais a personalidade apresenta determinada caracterstica, guiada por uma fora bsica, e o ego passa por uma crise, de onde ele pode sair mais fortalecido ou fragilizado. Esse fato pode vir a influenciar os prximos estgios. So eles: confiana versus desconfiana, autonomia versus vergonha e dvida, iniciativa versus culpa,

diligncia versus inferioridade, identidade versus confuso de papis, intimidade versus isolamento, generatividade versus estagnao, integridade versus desespero.

1. Nascimento Corresponde ao estgio oral de Freud e se estende do nascimento at aproximadamente um ano de vida. a fase em que o beb cria sua primeira relao social e d incio a um senso de confiana ou desconfiana. Ele fica atento pessoa que lhe d conforto, que satisfaz suas vontades e que est presente na maior parte do tempo. Quando essa pessoa a me ou seu substituto no est por perto ou demora a voltar, o recm-nascido sente-se sozinho e fica com receio dela no voltar. No entanto, quando se d conta de seu retorno, aceita que a figura materna pode ir embora e tem certeza de que ela ir voltar, ou seja, ele compreende que possvel querer e esperar:
Nesta fase, servindo de base para a emergncia do sentimento de confiana, est sobretudo com a em se causa a a mutualidade materna do

reconhecimento

me:

figura

reagir

adequadamente aos sinais da criana, e portanto com continuidade e coerncia, seja nutrindo e conferindo tranquilidade, esta poder estruturar o seu mundo na medida em que, ao reconhecer algo de regular e acolhedor no ambiente, este se torna previsvel, caloroso, e no ameaador. Assim, se desenvolvem sentimentos de segurana: a criana cresce confiante posto que a esperana possvel. (VERSSIMO, 2002, p. 13)

Em contrapartida, se a me no capta os sinais do nenm, no passa segurana a seu filho e deixa pass-lo por muitas frustaes, ele sentir que o mundo a sua volta no o corresponde. Em tal caso, o pequeno ser humano cresce medroso e se torna uma pessoa desconfiada.

Alm disso, nesse momento tambm que ele comea a tentar se identificar com a me j que ela sua nica referncia social. Em caso favorvel, ele criar o primeiro conceito bom de si e do mundo; caso contrrio, se a me no corresponder, ele passar a cultu-la j que, no seu pensar, nunca alcanar o nvel dela. Aos poucos ele se tornar uma criana agressiva e pouco entusiasmada. A esperana orienta essa relao entre a me e o beb, a qual fundamental para um desfecho positivo confiana ou negativo desconfiana. 2. Primeira Infncia Corresponde ao estgio anal de Freud e se manifesta entre um e dois anos de vida. A criana j sente o controle de seus movimentos musculares e logicamente quer explorar e conquistar sua autonomia. nesse perodo que os pais ensinam alguns preceitos que envolvem privilgios, obrigaes e limitaes assim como demonstram o que esperam dos filhos. Isso significa que os pequenos precisam aprender a respeitar certas regras sociais e incorpor-las ao seu ser fazendo assim uma equao entre manuteno muscular, conservao e controle (ERIKSON, 1976 apud RABELLO & PASSOS). Paralelamente, a criana aprende a julgar j que precisa adquirir conhecimento sobre a cultura na qual est inserida. Um exemplo clssico a regra de ir ao banheiro. Nessa oportunidade os adultos fazem uso da autoridade para moldar as crianas ao certo e errado. O lado positivo desse processo o encorajamento que ela experimenta o autocontrole e caminha em direo autonomia. O lado negativo a repreenso excessiva como exposio vergonha constante evoca sentimento de incapacidade e incerteza de suas potencialidades.
Se os pais aceitam e encorajam as novas habilidades da criana [...] esta vai interagindo progressivamente melhor com ele; pelo que desenvolve o sentido de independncia e autonomia. Se pelo contrrio a superprotegem, tudo fazendo em seu lugar, criticando e limitando-lhe a liberdade [...] ento resultar retraimento e dvida, numa auto-imagem dominada pela culpa e por uma incerteza relativamente s suas capacidades que mais tarde se vir a revelar

particularmente limitativa; posto que a organizao social requer comportamento autnomo. (VERSSIMO, 2002, p. 15)

A vontade o guia na expresso da livre escolha, requisito para o cultivo saudvel da autonomia. 3. Segunda Infncia Corresponde ao estgio flico de Freud e mostra-se dos trs aos cinco anos de vida. Nessa idade os pequenos j esto inseridos na educao infantil e so estimulados com atividades ldicas e jogos. Esse dinamismo ajuda a exercitar aptides motoras e cognitivas e, proporcionalmente, induz a criana a um raciocnio de planejamento e realizao. A brincadeira faz-de-conta retrata bem o raciocnio da criana nessa idade. Ela atua em diferentes papis e aprende a ter iniciativa. A confiana e a autonomia adquiridas nos estgios anteriores auxiliam-na a lidar gradualmente com o ambiente, permitindo alcanar seus objetivos. Quando a criana se sente capaz, ela cria espera realizar seus objetivos. Nesse caso, estabelecida certa fixao em atingir as metas determinadas. O problema que na maioria das vezes, essas metas so inatingveis, o que faz a criana se sentir impotente ou culpada por no conseguir realiz-las e, como consequncia, desperta a ansiedade. Bem como o propsito o que lhe d coragem para aperfeioar tais objetivos, necessrio ficar atento sua pequena imaginao, pois como disseram GONALVES et al (2004):
[...] a criana busca exaustivamente e de uma forma entusiasta atingir as suas metas que implicam fantasias genitais e o uso de meios agressivos a manipulativos para alcanar a essas metas. Ela encontra-se num estado de ansiedade porque quer aprender bem e a partir daqui amplia o seu sentido de obrigao e desempenho. [...] Para alm dos jogos fsicos com os seus brinquedos ela constri tambm os chamados jogos mentais tentando imitar os adultos e

entrando no mundo do faz de conta. O objectivo deste jogo tentar perceber at que ponto ela pode ser como eles.

Por conseguinte, a imaginao o campo para o desenvolvimento da iniciativa ou da culpa. Quando a criana incentivada a aprender coisas novas, por inciativa prpria, ela se sente segura e capaz. Se ela for muito controlada, proibida de explorar suas fantasias, se sentir desencorajada, envergonhada pela ousadia de tentar algo diferente. Concluso, os pais ajudaro a formar um indivduo sem ambio, que prefere no assumir riscos. 4. Idade Escolar Corresponde ao estgio latente de Freud e revela-se dos cinco aos treze anos de vida. Entram em campo mais regras de conduta especificamente voltadas ao aprendizado formal. Nessa poca a criana entende que determinados

comportamentos podem lev-la a se destacar:


Com a educao formal, alm do desempenho das funes intelectuais, a criana aprende o que valorizado no mundo adulto, e tenta se adaptar a ele. Da idia de propsito, ela passa idia de perseverana, ou seja, a criana aprende a valorizar e, at mesmo, reconhece que podem existir recompensas a longo prazo de suas atitudes atuais, fazendo surgir, portanto, um interesse pelo futuro. (RABELLO & PASSOS)

Aos poucos ela vai pesando os benefcios das brincadeiras com os de fazer alguma atividade mais produtiva. Logo, ela procura realizar suas tarefas com certo zelo, como fazer o dever de casa, para obter reconhecimento dos pa~is na forma de elogios e recompensas e assim ser vista como algum competente. Quando ela revela falhas no desempenhar de suas atividades por falta de ajuda ou at mesmo por exigncias demais e ainda seus esforos forem desvalorizados na forma de crticas se sentir inferior aos outros. Assim sendo, o domnio de novas habilidades o que orienta os indivduos a se tornarem pessoas responsveis e procurarem descobrir quais so seus interesses profissionais.

5. Adolescncia Corresponde ao perodo dos treze aos vinte e um anos. Foi o estgio a receber mais ateno do terico por acreditar que a identidade construda, de fato, nessa etapa. Diante das transformaes fsicas e psicolgicas, o adolescente, possuindo confiana, autonomia, iniciativa e providncia, est apto a experimentar diferentes papis sociais. Na tentativa de se encaixar na sociedade, o jovem procura identificar se diferente dos pais, quem ele e quem ele gostaria de ser. Entretanto, essa inquietao em se encontrar gera uma crise de identidade, pois, a todo o momento, o adolescente elege um novo papel para representar. Essa constante confuso se d em funo da opinio alheia, seja da famlia, seja dos amigos. natural do ser humano querer se sentir apoiado nas decises que toma. Pouco a pouco ele vai compreendendo a sua importncia e o seu papel no mundo. Nas circunstncias em que o jovem se restringe a passar por diferentes situaes e tem receio de ser rejeitado, pode ser o caso dele se sentir vazio e sozinho, sem conseguir se encontrar perante a sociedade na qual est inserido:
Embora acompanhada por uma orientao estruturadora,

naturalmente, a liberdade para explorar o meio atravs da identificao essencial pois permite-lhe desenvolver um sentido de identidade do ego firme e adequado: que conhece os seus talentos, aptides e capacidades, mas que tambm tem um sentido adequado das suas limitaes; que tem as suas defesas contra ameaas e angstias, inerentes expresso dos impulsos, necessidades, atravs dos papeis que adoptou por considerar que melhor se adaptavam sua maneira de ser. (VERSSIMO, 2002, p. 20)

Um dos maiores problema dessa fase a excessiva preocupao dos pais com as experincias dos filhos. Na inteno de ajudar os filhos a optarem pelo melhor caminho, os pais escondem alguns detalhes da realidade e nem explicam a razo de ser das coisas. Essa atitude simplesmente contribuir para formao de pessoas preconceituosas j que esto habituadas a perceberem somente um ponto de vista o prprio.

Por isso, como atestaram Rabello & Passos, [...] quanto melhor o adolescente tiver resolvido suas crises anteriores, mais possibilidades ter de alcanar aqui a estabilizao da identidade. 6. Juventude Corresponde faixa etria dos vinte e um aos quarenta anos de idade. Aps descobrir qual a sua identidade, o ser humano tem a inteno de encontrar outro que tenha chegado ao mesmo patamar. O propsito nessa etapa dividir as conquistas com algum que partilhe dos mesmos objetivos e criar mais intimidade. A segurana adquirida dos estgios anteriores permite esse avano no campo emocional. O amor, com outro sentido e mais intenso, ganha espao:
O jovem que desenvolveu um sentimento de identidade com o qual se sente vontade, pode agora almejar a ter relaes de maior intimidade com os outros, pois no receia perder o sentido de si mesmo, diluindo-se ao aprofundar relaes de amor e compromisso; sejam elas de ndole sexual ou no. (VERSSIMO, 2002, p. 21)

Aqueles que conseguem criar relaes afetivas criam foras para o desenvolvimento do ego, imerso em contextos completamente diferentes e mais complexos, como ter relacionamentos srios. Porm, o medo de que esses vnculos mais fortes tragam mais malefcios do que benefcios ou at mesmo de ser rejeitado impede o jovem adulto de correr riscos e o leva ao isolamento. Conforme disseram RABELLO & PASSOS Quando [...] o ego no suficientemente seguro, a pessoa ir preferir o isolamento unio, pois ter medo de compromissos, numa atitude de preservar seu ego frgil. 7. Maturidade Corresponde faixa etria dos quarenta aos sessenta anos de idade. A preocupao nesse instante ps-associaes est em transmitir experincias. O adulto se d conta de que todas as situaes pelas quais passou serviram unicamente de fundamento para a edificao de sua personalidade:

Esta a fase em que o ser humano sente que sua personalidade foi enriquecida e no modificada com tais ensinamentos. Isso acontece porque existe uma necessidade inerente ao homem de transmitir, de ensinar. uma forma de fazer-se sobreviver, de fazer valer todo o esforo de sua vida, de saber que tem um pouco de si nos outros. (RABELLO & PASSOS)

Desse modo, ele torna-se senhor de si prprio e instaurado um conflito entre os interesses e preocupaes do indivduo com os dos outros. Por exemplo, aquele que se aflige com as prximas geraes, que tenta de algum modo passar os valores que cultiva ou que empenhado com o trabalho de qualidade demonstra cuidado com a sociedade e se mostra esperanoso. Todavia, se ele v que a sua aflio gira em torno somente de si mesmo e da posse de bens materiais, pode ser iniciada uma fase de estagnao, onde ele percebe que tudo o que fez at o momento foi em vo. 8. Velhice Nesse ltimo estgio, o indivduo j alm dos sessenta anos de idade, reflete sobre a caminhada da vida. Analisa tudo o que fez e deixou de fazer, avalia as realizaes obtidas e se elas tiveram algum significado. Agora, o confronto est em sentir satisfao e plenitude em sua jornada pessoal, como exemplificado a seguir A pessoa sente a sensao de dever cumprido, experimenta o sentimento de dignidade e integridade, e divide sua experincia e sabedoria. (RABELLO & PASSOS) Ou, pelo contrrio, sentir que o tempo foi desperdiado e que no foi possvel tirar nada positivo das experincias, resultando uma pessoa amarga. Percebendo que j no h mais muito tempo, instaura-se o desgosto e o pnico da morte:
Surge um sentimento de que o tempo acabou, que agora resta o fim de tudo, que nada mais pode fazer pela sociedade, pela famlia, por nada. So aquelas pessoas que vivem em eterna nostalgia e tristeza por sua velhice. (RABELLO & PASSOS)

De modo geral, a resoluo das crises anteriores exercer percepes positivas e negativas a respeito de si mesmo. Consideraes finais A Teoria do Desenvolvimento Psicossocial de Erik Erikson demonstra claramente como difcil e complexo o processo de formao de carter dos seres humanos. Ele inovou ao considerar que a formao da personalidade no exclusiva da adolescncia. O ego moldado desde o nascimento do indivduo at o dia de sua morte. Erikson ressaltou a importncia de considerar a influncia do meio social e da cultura como elementos principais no aperfeioamento da personalidade e compreendeu que a cada fase da vida, o indivduo tem alternativas que o fazem progredir ou regredir. Na viso dele, [...]a tarefa global do indivduo adquirir uma identidade positiva medida que avana de uma etapa para a seguinte . (DAUREATARDELI, 2007). Contudo, nem sempre esses conflitos so resolvidos e podem voltar tona ou ter reflexos em outras etapas da vida. Mesmo que sua teoria no tenha sido muito difundida, principalmente porque foi baseada somente na tcnica de observao e outras pesquisas no chegaram ao mesmo resultado, ela abriu caminho para que outros psiclogos ampliassem o interesse pela temtica da personalidade. A doutrina em questo muito interessante porque contribui para a percepo do ser humano quanto a seu modo de ser e de agir. Faz entender que tudo tem uma causa e que certos comportamentos so normais. Mas ainda um pouco convencional ao revelar as crises existenciais separadas, como se ocorressem em exato momento. Os indivduos passam por momentos de incerteza, e de diversas formas durante toda a vida, sem hora certa para acontecer.

REFERNCIAS DAUREA-TARDELI, Denise. Erik Erikson e a viso psicossocial da adolescncia. Psique: cincia e vida, [s.l.], v. 23, p.39-45, 2007. Disponvel em: < http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/23/artigo69939-1.asp > . Acesso em: 25 jun. 2013.

GONALVES, Dora Maria Martins et al. Teoria Psicanaltica Contempornea de Erikson. Trabalhado apresentado na Universidade Autnoma de Lisboa em 2004. Disponvel em: <http://teoriaspersonalidade.no.sapo.pt/indice1.htm>. Acesso em: 25 jun. 2013

GRIGGS, Richard A.. Psicologia do desenvolvimento. In: GRIGGS, Richard A.. Psicologia: uma abordagem concisa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HALL, Calvin S; LINDZEY, Gardner. A Teoria Psicanaltica de Freud. In: HALL, Calvin S; LINDZEY, Gardner. Teorias da personalidade. So Paulo: Editora Pedaggica e Universitria, 1974. Cap. 1, p. 43-92.

RABELLO, Elaine; PASSOS, Jos Silveira. Erikson e a Teoria Psicossocial do Desenvolvimento. Disponvel em: <http://www.josesilveira.com/artigos/erikson.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2013.

VERSSIMO, Ramiro. Desenvolvimento psicossocial: Erik Erikson. Porto: Faculdade de Medicina do Porto (Portugal), 2002. 28 p.

WIKIPDIA: A ENCICLOPDIA LIVRE. Erik Erikson. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Erik_Erikson>. Acesso em: 25 jun. 2013.

Potrebbero piacerti anche