Sei sulla pagina 1di 147

A IGREJA DO VU

Digital

PR. JOS MARQUES DO AMARAL

A IGREJA DO VU: IGREJA OU HERESIA? TODA A VERDADE SOBRE A CONGREGAO CRIST NO BRASIL

Este livro j fo i lido por mais de 130.000 pessoas

GOINIA 2005

Copyright: JOS MARQUES DO AMARAL

CIP. Brasil. Catalogao na Fonte BIBLIOTECA MUNICIPAL MARIETTA TELLES MACHADO

A515i

Amaral, Jos Marques do A Igreja do Vu: Igreja ou heresia? Toda a verdade sobre a Congregao Crist no Brasil. Jos Marques do Amaral - Goinia: Edio do Autor, 2002 150p.

2002 - 277 1. Congregao Crist no Brasil. 2. Igreja do Vu. I. Ttulo

CDU: 285/288

IMPRESSO NO BRASIL PRINTED IN BRAZIL 2005

TODA A VERDADE SOBRE

A CONGREGAO CRIST NO BRASIL

A Igreja do Vu IGREJA OU HERESIA?

Pr. Jos Marques do Amaral Fone: (62) 259-1698 Cel.: 9614-3386

9aEdio

CATEGORIA: Seitas
I a EDIO Outubro de 1998 Capa: Mximo Lay-Out - Ricardo Cassiano Diagramao por Editorao Eletrnica: Carlos Augusto Tavares Reviso: Andria Lcia

Todos os direitos reservados pelos autores; ficando permitida a re produo de partes deste livro, desde que citada a fonte e com autoriza o escrita dos autores. Todas as citaes foram extradas da Bblia Edio Revista e Atualizada da Sociedade Bblica do Brasil.

DEDICATRIA Dedico este livro aos meus pais Fortunato Marques e Maria dos Anjos Marques, que j dormem com o Senhor. Estes fizeram em vida o que puderam, a fim de agradar ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, trabalhando muito pelo engrandecimen to do Evangelho, renunciando suas vidas dos bens materiais e de toda a vaidade. Neste livro fao uma completa anlise sobre essa religio com referncia aos seus dogmas, sua administrao e outros conceitos estra nhos s Santas Escrituras. Estive na Igreja do Vu por 54 anos, e deu para ter um pleno conhecimento sobre sua estrutura humana e crenas. Por amor a Deus, aos meus filhos, e por todos aqueles que no quero ver caindo da Graa do Nosso Senhor, e se enfileirando no engodo desta seita, dedico este livro. Jos Marques do Amaral

PREFCIO

Tive o privilgio de ler o livro "Algreja do Vu, Igreja ou heresia? Fiquei surpreso com muitas mincias ali registradas". Muitos outros escritores discorreram sobre o aludido tema, po rm, o autor Pr. Jos Marques do Amaral, com riquezas de detalhes, registra no seu compndio abundantes informaes indestrutveis, experi mentadas, vividas por um homem que deseja morar no cu. A anlise feita pelo autor, trs luz a maneira como vivem, como se constituram desde suas origens, fundao, funcionamento, constitui o do corpo direcional, sistema de culto, como dissimulam as doutrinas bblicas, induzindo seus adeptos a cometerem graves erros doutrinrios. O Pr. Jos Marques do Amaral escreve com linguagem escorreita e de fcil entendimento, revelando aos que desejam conhecer por dentro como se comporta a seita em epgrafe, especialmente nos captulos 3 e 4 deste precioso livro. De forma incontestvel, mostra-nos como os lderes desta organizao religiosa matam seus fiis recalcados e distanciados dos demais evanglicos, arvorando-se como os nicos detentores do cu. Aconselho a leitura deste livro a todos que desejam uma vida san ta, pois o seu contedo revela de forma insofismvel o Verdadeiro Cami nho de Jesus Cristo, o Salvador do mundo.

Pr. Jos Wellmgton Bezerra da Costa


Presidente da Conveno das Assemblias de Deus do Estado de So Paulo Presidente da Conveno Geral das Assemblias de Deus no Brasil Vice-Presidente da Conveno Internacional das Assemblias de Deus

APRESENTAO

Foi com muito temor e zelo pela Igreja do Senhor, que resolvi ajudar o irmo Jos Marques neste sonho de editar este livro. Sou pastor de uma grande Igreja em Goinia, e zelo pela unidade do Corpo de Cristo em todo o Brasil. Viajo por todo o pas e prego em vrios ministrios e denomina es diferentes, e mesmo recebendo uma poro da uno e da revela o de Deus, preciso da expresso e da uno que o Senhor distribuiu a todo o seu corpo. A Congregao Crist no Brasil por ser facciosa, divisiva em rela o ao Corpo de Cristo, e por pregar um evangelho distorcido e aberrante, levou-nos a fazer o que ainda no existia no Brasil: documentar, atravs da histria desta igreja, desde sua fundao, o desvio do seu alvo. Aprofundaremos nas suas falsas doutrinas, a fim de proteger aqueles ir mos que esto se firmando no Evangelho do Senhor Jesus Cristo e aos frgeis na f. Que este livro sirva a todos como um manual de orientao contra toda e qualquer tentativa de nos desviar do verdadeiro e vivo caminho de servir ao Senhor Jesus de forma integral. Aprendi que bondade muito mais do que ser bom e fazer o que bom, primeiramente ser contrrio do mal.

Pr. Ricardo Cassiano O. de Almeida.

com muito prazer e alegria que apresento ao diletssimo pblico famense e aos ilustres leitores evanglicos, este egrgio trabalho do irmo Jos M arques do Amaral, que por ser homem muito distinto e de reco nhecido talento, ainda estudioso da matria qu permeia este livro, descortinando conceitos antes impenetrveis. Como obra literria, serve-nos como um referencial bibliogrfico imprescindvel no combate aos falsos ensinos nos dias hodiernos, explci to e alertado pelas Escrituras Sagradas atravs do apstolo Pedro em sua segunda carta, no captulo 2, verso 1, que diz: "Mas houve tambm en tre o povo falsos profetas, como entre vs haver falsos mestres, os quais introduziro encobertamente heresias destruidoras, negando at o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruio". Espero, sinceramente, que a 4a edio atinja ainda mais o seu objetivo, e tome converso queles que por circunstncias alheias e ausn cia deste estudo, no descobriram as verdades deste compndio doutri nrio, mas agora, atravs de uma leitura simples e respondida dentro de moldes bblicos, possam esclarecer-se e chegarem ao pleno conhecimen to da verdade de Deus. Com votos de sucesso literrio e expanso de bnos, recomen do "Igreja do Vu, Igreja ou heresia?".

Pr. Abigail Carlos de Almeida


Presidente da A ssem blia de Deus Ministrio Fama - Goinia-GO Presidente da Junta Conciliadora das Assemblias de Deus no Estado de Gois 2 Vice-Presidente da Conveno Nacional dos Ministros das Assem blias de Deus Ministrio de Madureira.

Parabenizo o senhor Jos Marques do Amaral, pelo lanamento do livro Igreja do Vu, Igreja ou heresia? Com muito carinho li o referido, e gostei do seu contedo, e reco nheo de real importncia, sendo muito bom que os ministros e pastores que labutam pela grar deza do evangelho em honra e nome do Senhor Jesus, assim como a mim, lerem o referido.

Pr. Albino G Boaventura


Presidente do Ministrio de Campinas, Goinia-GO Membro da M esa Diretora da CONAMAD Membro do Conselho Administrativo da Editora Betei.

ndice
CAPTULO i A Chegada ao B rasil............................................................................... 17 A origem da Congregao Crist no B rasil........................................... 18 CAPTULO n O Funcionamento do Sistema de Governo da Congregao Crist no Brasil................................................................................................... 21 Os A ncios..............................................................................................21 Os Cooperadores....................................................................................21 Os D iconos........................................................................................... 22 Os M em bros.......................................................................................... 23 0 Sistema de C u lto ................................................................................ 29 CA PTULO i n Por que a congregao Crist no Brasil no est crescendo?............. 33 A difcil opo de ser da Congregao Crist no Brasil para ser salvo................................................................................................... 33 Como Disseminam as Doutrinas............................................................ 36 Identificando com os Judaizantes........................................................... 39 Coando o Mosquito e Engolindo o C am elo........................................ 44 CAPTULO IV Os Erros Doutrinrios da Congregao Crist no Brasil.....................45 1 - O livre arbtrio................................................................................ 45 2 - 0 uso do v u .....................................................................................45 3 - A Separao dos Homens e Mulheres no Momento do C u lto .... 51 4 - A Posio da Mulher na Ig reja........................................................ 52 5 - 0 B atism o ......................................................................................... 59 6 - 0 Ensino Contrrio aos Ministrios na Igreja................................65 7 - Cerimnias de C asam entos............................................................. 67 8 - No apresentam, nem Consagram as Crianas................................ 71

9 - A Comemorao do N a ta l................................................................73 10 - As Saudaes e o sculo Santo.....................................................74 11 - Como se deve O rar?...................................................................... 76 1 2 - 0 Dzimo, as Ofertas e o S a l rio ....................................................82 1 3 - 0 Beber Socialm ente...................................................................... 98 14 - Os cultos fora da Igreja................................................................. 103 15 - Os Dons do Esprito e o Dom de Lnguas Estranhas................. 106 16 - A Santa C e ia ..................................................................................114 17 - Os mesmos Cnticos......................................................................117 1 8 - 0 Banco dos P ecadores............................................................... 118 19 - A Predestinao............................................................................. 119 20 - Os ancios no contexto bb lico ..................................................... 125 21 - Os pastores no contexto bblico.................................................... 131 22 - certo saudar com a paz de D eu s?............................................. 136 23 - Saudaes evanglicas.................................................................. 139 CAPTULO V Um Testemunho...................................................................................... 141 Um grande milagre................................................................................. 146 Concluso...............................................................................................151

CAPTULO I

A CHEGADA AO BRASIL
A Congregao Crist no Brasil teve seu incio no Brasil com a chegada de um imigrante italiano vindo dos Estados Unidos nos meados de 1910. Seu nome Luigi (Louis) Francescon. Ex-membro da Igreja Presbiteriana em Chicago - EUA. Ele trouxe a nfase pentecostal e se estabeleceu em duas regies de imigrantes italianos no Brasil: uma ao nor te do estado do Paran e outra no estado de So Paulo. Aproximadamente aps quatro anos de permanncia no pas, Luis Francescon retornou para Chicago, onde inicia tambm o mesmo movi mento naquele pas. Chegou a ser considerada a maior igreja pentecostal dos E.U.A. isso at os anos 60. De l para c foi se definhando e hoje tm entre congregaes e igrejas, aproximadamente 30 locais de reuni es. Sendo considerada uma igreja quase que extinta naquele pas. Fazendo um paralelo, hoje temos quase que 62% dos evanglicos pentecostais americanos nas Assemblias de Deus, que tiveram sua fun dao muitos anos posteriores aos da Congregao Crist. No Brasil a Igreja do Vu teve um expressivo crescimento at aos meados dos anos 50. Das religies no Brasil, foi uma das que mais se desenvolveu em crescimento numrico. A partir dos anos 60, iniciou-se seu declnio, ao ponto de hoje ser desconhecida em grandes reas do territrio brasileiro, e de forma insig nificante nos outros pases do mundo. Nas dcadas de 70 e 80, quando o Brasil foi tremendamente in fluenciado pelo movimento das comunidades, e que o crescimento evan glico foi extremamente significativo, chegando a mais de 1.000%, sendo reconhecido como o 3omaior reduto evanglico do mundo, a Congrega o Crist por outro lado se manteve estacionada, e j com grandes sinais de retrocesso. Sendo que como igreja, no mencionada em nenhuma pesquisa feita atualmente, demonstrando assim, sua total apatia entre o mover do Esprito no nosso pas.

Hoje, a sua sede est no bairro do Brs em So Paulo, e de l saem todas as direes e resolues desta seita. Todas as igrejas tm seus patrimnios amarrados juridicamente a esta sede, ficando os mem bros destas igrejas locais destitudos de quaisquer direitos sobre suas con gregaes, ficando atados e refns da cpula desta seita. O maior exemplo da sua fase de decadncia a falta de cresci mento. A igreja no bairro do Brs, sua sede mundial, foi construda nos anos 50, e desde ento no foi edificada nenhuma igreja do mesmo porte ou mesmo maior que ela, que comporta no mais que 5.000 pessoas. Na regio do norte do Paran, onde se fixaram desde 1910, esto estacionados se compararmos com o crescimento evanglico nos ltimos 20 anos. Pelos relatrios da prpria Congregao, suas avaliaes de 1987 at 1997, seu crescimento em nvel nacional no superou a marca dos 5 % anuais, o que equivale a quase 0% Isto tudo porque no existe de forma alguma nenhum trabalho de evangelizao, e nem h incentivo para que seja feita misses em nvel transcultural. Lamentavelmente uma igreja que copiou o modelo de adminis trao da Igreja Catlica Apostlica Romana, tornando-se muito diferen te das Igrejas Evanglicas. Ela desaconselha o estudo das Sagradas Es crituras, no forma discpulos e possui uma hierarquia centralizadora com os poderes absolutos nas mos do mais velho ancio, que inclusive est na direo de sua sede em So Paulo, no Brs. Da mesma forma que os catlicos romanos se submetem ao Vaticano, os "glrias" como so mais conhecidos os adeptos da Igreja do Vu esto submissos igreja do Brs. A Igreja do Vu como a Igreja Catlica, considera hereges todos os que a ela no pertencem. A ORIGEM DA CONGREGAO CRIST NO BRASIL Sua fundao nos Estados Unidos Sua viso inicial e seu antigo nome Este movimento pentecostal se iniciou em 1907 na periferia da cidade de Chicago no estado de Illinois, E.U .A ., entre os colonos italia nos que viviam ali.

At os meados dos anos 30, esse movimento era um dos maiores naquele pas. Havia centenas de igrejas espalhadas por todo o pas. Hoje, daquele mover espiritual, restam poucas igrejas, o movi mento acabou, ficaram grandes monumentos, e a igreja comparada a ou tros grupos denominacionais, est morrendo. A Congregao Crist no Brasil no liga sua origem ao grupo de fiis que juntos buscavam a revelao dos dons espirituais e suas mani festaes, na Igreja Presbiteriana em Chicago- E.U.A. Lus Francescon saiu com mais dois irmos com destino ao Brasil, inclusive estes outros dois comearam o movimento pentecostal em Belm do Par, dando origem Assemblia de Deus no Brasil. Francescon, sozinho, seguiu para a cidade de Santo Antnio da Platina no estado do Paran, criando uma igreja com o nome de Assem blia Crist. 20 anos depois, pela semelhana do nome com a Assem blia de Deus no Brasil, a Assemblia Crist muda seu nome para a Con gregao Crist do Brasil, e nos meados dos anos 60 passam a se chamar Congregao Crist no Brasil. Lamentavelmente, Lus Francescon esqueceu daqueles que com ele participaram do mover inicial em Chicago. Passou a ser pessoa ve nerada e endeusada na Igreja do Vu, tornando-se o nico e exclusivo lder deste grupo.

19

CAPTULO II

O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE GOVERNO DA CON GREGAO CRIST NO BRASIL OS ANCIOS

Dentro deste sistema de governo, existe um ancio mais velho que detm absolutamente todo o poder e honra, e que se considera dono da verdade. Os ancios so insubstituveis, a no ser por caso de morte, cargo vitalcio. Dificilmente so admoestados pelos membros da igreja, pois se consideram "guias espirituais" de seus adeptos, "falando" o Senhor atravs deles pelo Esprito Santo. Como so considerados ungidos de Deus, consideram -se intocveis, dignos de honra e respeito por parte dos fiis. Acham-se pre destinados, j que so escolhidos nas reunies de orao, onde se pede uma direo por parte do Esprito Santo de Deus. O grande problema aqui que a congregao ( os membros) no tem o direito de opinar, aprovar ou desaprovar. So lderes nomeados ( binicos) e os fiis so obrigados a aceit-los com alegria, disposio e reverncia. O ancio com os poderes que lhe so atribudos pelo sacramento da "Uno", se torna senhor "digno" da Graa de Cristo, dono do poder, concentrando em si todas as funes espirituais da igreja. OS COOPERADORES Estes so membros comuns, que na falta dos ancios so os res ponsveis pelas pregaes e pelos cultos em geral. Na sua maioria so homens iletrados, com muito pouco conhecimento das Escrituras. So totalmente subordinados ao ancio, perdendo todas as suas funes e autoridade quando o ancio se faz presente.

OS DICONOS Estes irmos apesar de terem uma funo bastante expressiva nas igrejas evanglicas, esto subordinados aos caprichos do ancio da igre ja. Vejamos primeiramente como foram escolhidos os diconos na igreja primitiva: "Ento os doze convocaram a comunidade dos discpulos e disse ram: No razovel que ns abandonemos a palavra de Deus para servir s mesas. Mas, irmos, escolhei dentre vs sete homens de boa reputao, cheios do Esprito e de sabedoria, aos quais encar regaremos deste servio; e, quanto a ns, nos consagraremos orao e ao ministrio da palavra . Atos 6:2-4 Notemos as qualidades que deveriam ter os diconos: Homens de boa reputao, cheios do Esprito e sbios, ou seja, muito tementes a Deus. E ainda deveriam ter a aprovao da maioria dos discpulos. As igrejas evanglicas usam deste modelo para a ordenao de diconos, sendo estes escolhidos por eleies livres entre os fiis. Na Congregao Crist no Brasil no aceita a doutrina dos aps tolos. L, os adeptos no tm direito ao voto. Os ancios so quem esco lhem seus lderes. Como num partido poltico, os indicados sempre tm uma participao financeira, ou so bastante pacficos, sendo pessoas bem prximas dos ancios mais velhos, sempre aceitam as decises su periores, sem nunca contestar. Estas so as qualidades principais para ser um dicono na Congregao Crist no Brasil, e no a capacidade cultu ral, ou a vivncia e aprovao dos demais membros da igreja. Os cargos so impostos de cima para baixo, e no pela aprovao e vontade da totalidade da igreja. Os demais membros so obrigados a acat-los sem nenhuma oposio. No h bom senso nas escolhas, mas, infelizmente s os exclusivos interesses dos ancios so levados em conta. O mais triste que estes cargos de ancios so vitalcios, no dando oportunidade de mudana para a igreja. Existem casos de mais de 40 anos sem renovao numa mesma igreja. O lder j no tem as faculdades mentais no seu pleno juzo, mas, pela forma de governo estar al at a sua morte. Como nesta seita (escrevendo este livro,vendo tantas coisas con trrias s Escrituras Sagradas, fica difcil cham-la de igreja) no h elei22

Vo por parte dos membros, mesmo assim ela obrigada por lei ter em seus registros e arquivos, atas com as assinaturas de seus membros con ferindo aos seus lderes autonomia para fazerem as nomeaes. Num dos cultos colocado a porta da igreja um livro onde so recolhidas as assi naturas dos fiis ( que em sua maioria no sabem por que devem assinar), cm seguida recolhido o livro e entregue ao ancio que vai presidir a conveno. S que por imposio da liderana, neste livro, sem que os fiis tenham o conhecimento, j esto os nomes dos indicados para os cargos eletivos. Na conveno, os indicados sobem ao plpito e so apre sentados em pblico, como eleitos naquele mandato. Como esto no po der h muitos anos, e cobem todos os opositores, so reeleitos todas as vezes, sem que a prpria igreja participe. Nesta seita, nunca anunciada uma eleio, nem to pouco os candidatos so apresentados para apreciao. As imposies vm de cima para baixo. negado aos demais membros o direito de escolha, ou mesmo sugestes. Como podemos notar nesta seita, eleio simplesmente uma farsa. OS MEMBROS Vamos ver como o apstolo Paulo definia as funes dos membros. "Porque, assim como num s corpo temos muitos mem bros, mas nem todos os membros tem a mesma funo; assim tambm ns, conquanto muitos, somos um s cor po em Cristo e membros uns dos outros, tendo porm, diferentes dons segundo a graa que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporo da f; se minist rio, dediquemo-nos ao ministrio; ou o que ensina, es mere-se no faz-lo; ou o que exorta, faa-o com dedi cao; o que contribue, com liberalidade; o que presi de, com diligncia; quem exerce misericrdia com ale gria". Romanos 12:4-8 Membros so as partes integrantes ou separadas de um corpo, lornando-se um conjunto, que unificado, apesar das diversificaes entre 23

si, so todos especiais, e importantes para a perfeita funo de todo o corpo. O corpo j o conjunto dos membros que tem o pleno poder de articulao entre si, sob o comando da cabea. A igreja composta de muitos membros, com funes diversas, tornando-se um poder participativo, e sem preconceitos, onde o cabea Cristo Jesus. Aps tantos anos, conheci vrias igrejas e denominaes evang licas todas elas se enquadram exatamente dentro dos ensinos legados por Jesus e seus apstolos, preservados pela luz do Esprito Santo. A seita que estamos estudando, no admite o funcionamento de seus membros como discpulos de Cristo. Fazem de seus membros simples adeptos, como veremos a seguir. O adepto simplesmente um partidrio que segue ou acompanh um lder, mas, no tem poder nenhum de deciso. L, os nicos direitos que o membro tem de pedir os hinos ( que tambm so sempre os mesmos), fazerem algumas oraes, testemunhar milagres ( Eu at creio que exista, pois Deus no se limita nossa pequenez). Agora, vedado o uso do plpito aos estranhos (os no chegados dos ancios), mesmo que seja pertencente a esta seita. No permitida a participao nas reunies da liderana, cabendo aos adeptos somente a total obedincia s deci ses tomadas a portas fechadas. Somente so reconhecidos como membros, com direito a suges tes e liberdade de dilogo, os que fazem parte no ministrio e que tm nomes constantes nas atas. Mesmo assim suas atribuies so extrema mente limitadas. Nenhum membro tem o direito de dialogar ou sugerir algo referente doutrina, ou qualquer assunto, mesmo que de vital impor tncia para a igreja. E somente por meio dos ancios, que se consideram seres "especiais", "usados" e "guiados" pelo Esprito, que vm as direes aos fiis. Qualquer movimento por parte dos fiis que venha a diminuir a autoridade destes ancios, por mais justo que seja, no ser atendido. Estes ainda sero considerados rebeldes, ficando-lhes negado o poder de comunho com a igreja, inclusive na participao da Ceia e outras solenidades. Como em todo lugar, ele chamado a participar da compra de reas e nas construes dos prdios, mas, quando chega seu real mo mento de participar, lhe podada qualquer ao. 24

Em 1994, estive em Porto Alegre, e visitei a Congregao ali. Pude notar que, apesar de imensa, no tinha mais de 36 pessoas, e que a oferta tirada ali, era inferior aos gastos que eu tive com o txi para chegar quela igreja. Um corpo sem membros um corpo disforme, feio e defeituoso. E um corpo que seus membros no funcionam um amontoado de mem bros, ou um coipo que foi esquartejado. Este corpo est morto, pois no transmite vida. Esse foi o quadro que vi ali. Sem exagero nenhum, os membros da Congregao Crist no Brasil so tratados exatamente como os da Igreja Catlica Apostlica Romana. So os leigos, a maior de suas atribuies vender suas propri edades (ofertas muitas vezes com extremo sacrifcio) para a construo de grandes prdios (templos), que legalmente nunca lhes pertencero, e que ainda tero que sustent-los em sua manuteno. Ficando somente o direito de freqentar, se tiverem total submisso aos ancios. Os estatutos da Congregao regem que: havendo diviso por qualquer motivo, ou mesmo que no fique nenhum de seus membros com esta seita, fica com a sede desta seita o direito legal sobre todos os bens e propriedades.Um dos grupos que saram desta seita, certa vez, ficou proibido de usar e at mesmo cantar os hinos que so usados na Congre gao. E notrio nesta religio o elitismo, e o poder absoluto sobre a pessoa do ancio. A liderana da igreja no conduzida por aqueles que tm um reconhecimento real em Deus de autoridade, sabedoria e mani festao de Vida em Deus. Mas, simplesmente a idade que determina a direo desta igreja. No se valorizado um membro comum cheio do Esprito de Deus e cheio da uno do Esprito, ou aquele que maduro no domnio das Escrituras Sagradas, mas, valorizado o mais velho na igre ja, mesmo sendo ele um leigo nas Escrituras, no importando tambm o seu grau de conhecimento ou espiritualidade. No podemos confundir idade com sabedoria. No livro Ide Samuel, captulo 2:22 a 3:21 no Velho Testamento vemos que Deus havia rejeitado o sacerdote Eli. Ele fora rejeitado no por ser velho, mas por no mais corresponder ao que o Senhor lhe orde nara para fazer. Eli fora desobediente para com Deus no que tange criao de filhos. Da parte de seus filhos s se via um mau testemunho. E neste contexto que o Senhor Deus escolhe a Samuel, uma criana de 25

aproximadamente seis anos de idade e que mais tarde se tornaria o pri meiro profeta de todo o Israel. No sistema de governo da Igreja do Vu fica impossvel Deus levantar algum, pois so homens que dirigem esta igreja e no o Senhor Jesus, que o dono e cabea da Igreja. Devemos respeitar os idosos que h em nosso meio, como aos pais, pois tm sobre os seus ombros a experincia de toda uma vida. No livro de Eclesiaste 4:13 Salomo diz: "Melhor o jovem pobre e sbio do que o rei velho e insensa to, que j no se deixa admoestar". A igreja precisa tanto dos velhos como dos jovens. A experincia e vivncia dos mais velhos somados ao vigor e vitalidade dos mais jovens. Infelizmente na Congregao Crist no Brasil voc no ver isso ocorrer, pois no h a valorizao da mocidade. Completamente contr ria a todos os ensinamentos de Cristo Jesus que valorizavam tanto ho mens, quanto mulheres, crianas e adultos, jovens e velhos. Outra ilustrao a vitria de Davi sobre o filisteu Golias. Davi era um jovem quando lutou contra um j conhecido e experiente homem de guerra. Davi prevaleceu! Deus no est se importando muito com sua idade, o que Ele se importa : quanto voc tem de intimidade e comunho com Deus e seu Filho Jesus Cristo, se voc vive em santidade, fortalecido na f e revesti do de poder ministrado pelo Esprito Santo. Os ancios desta religio se valorizam tanto por suas idades que acabam sendo idolatrados, pois se veneram. Podemos confirmar estas atitudes numa carta enviada as igrejas desta denominao, quando foi cortado desta, o ancio Jos Valrio, que na poca dirigia a igreja em Boa Vista-Roraima. "Vimos por esta circular, advertir a todos os irmos, o movimento de heresias e de difamao, que vem desen volvendo o ancio Jos Valrio. Esse ex-ancio, vem de muitos anos manifestando um esprito contrrio ao que temos aprendido do servo do Senhor, o nosso ir mo Luiz Francescon, e rebelando-se contra aos ensinamentos e a atuao dos irmos mais velhos, pro26

curando mesmo fazer adeptos aos seus pensamentos, aos quais so contrrios a s doutrina. Agora as suas heresias tm chegado ao auge, tendo Jos Valrio se desviado da Congregao Crist no Brasil, procura com seus escritos ludibriar a queri da irmandade, tentando fazer adeptos para a nova sei ta que ele fundou, procurando aliar-se com outros que tambm se desviaram da f. Para conseguir este seu intento atravs de cir culares , cartas e outros meios, difama a Congregao Crist no Brasil, e seus ancios mais velhos, os quais pelos seus passados procuram o seu bem e o de seus familiares. A doutrina da Congregao Crist no Brasil ensina e tem fundamento nas Escrituras Sagradas, e foi delegada pelos ancios mais velhos, inclusive o sau doso irmo Luiz Francescon. Guardai dos fa lso s irmos e dos falsos doutrinadores. Foi com esta circular totalmente materialista e sem fundo espiritu al , e que no se referiu nem sequer por uma vez sobre a pessoa de Jesus, que vemos a vaidade, a arrogncia e o cmulo de mencionar, por 5 vezes, que a liderana desta denominao vem dos ancios mais velhos, vivem como se estivessem olhando para trs esperando que seu antigo lder e fundador ressuscite e volte a orient-los como no passado. Uma igreja viva olha somente para frente e forma discpulos, assim como fez Jesus. E no isso que vemos acontecer na Congregao Crist no Brasil. Esta seita prega ser a nica e exclusiva religio verdadeira que garante um lugar no cu. Outra afirmao que fazem que so os nicos como igreja que tm o mesmo governo em qualquer cidade do pas, dife rentes das igrejas evanglicas onde h diferenas entre igrejas da mesma denominao. Em todo o Novo Testamento vemos que cada igreja era diferente, exatamente porque tinham pessoas de culturas diferentes. Deus nos co nhece e sabe que no somos iguais, e desta maneira nos fala e nos trata de formas diferentes. 27

Fica fcil manter a uniformidade quando uma denominao, ou melhor uma estrutura denominacional, governada por um nico homem que retarda e expulsa qualquer pessoa que vier a divergir de seus pensa mentos e decises. As igrejas da Congregao Crist so to idnticas umas das ou tras que fica fcil responder. O ancio decidiu. Est decidido! Note que Deus no tem acesso ao governo desta igreja. So os homens que defi nem tudo. por isso que a Congregao Crist no Brasil tem cara de velha, pois s tem pensamento velho. Em I Corntios 13, o apstolo Paulo nos ensina que o maior dom o amor. "O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desa parecero; havendo lnguas cessaro; havendo cin cia passar; porque, em parte conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando porm , vier o que perfeito, ento o que em parte ser aniquilado. Agora, pois, perma necem a f, a esperana e o amor, estes trs; porm; o maior destes o amor". I Corntios 13:8-10,13 A falta de amor da parte do homem, manifesta exatamente a natu reza inversa e contrria quela de Deus. O condenar e julgar no so vistos em homens maduros, cheios do Esprito de Deus. como se salvao pertencesse exclusivamente Congregao Crist no Brasil. Eles se esquecem que somente pela obra de Cristo Jesus na cruz do Calvrio que temos acesso ao Pai. Esta igreja tem atitudes diferentes das atitudes de Jesus, que no veio para condenar e sim, salvar. Esta no diferente da Igreja Catlica, onde o que um homem diz, tem o mesmo valor da Palavra de Deus. No ano de 1303, o santo conclio da Igreja Catlica baixou uma lei eclesistica determinando que: A Igreja Catlica Apostlica Romana proclamada a nica e verdadeira igreja de Jesus Cristo, e s atravs dela se poder chegar vida eterna, e ser considerado herege todo aquele que no aceitar a determinao deste clero. Mais tarde no ano de 1500, esta igreja foi alm. Proclamou a Santa Inquisio e levou morte muitos que no concordavam com esta religio. Todas estas pessoas eram consideradas hereges e indignas de 28

vi ver, por isso foram levados ao extermnio e queimados. A Igreja CatIK 'ii pensava que desta maneira exterminaria aquilo que considerava ser as luTcsias. A Congregao Crist no Brasil faz o mesmo com outros irmos i |i ie no aceitam os absurdos contrrios Palavra de Deus que so deterininados por estes ancios: um exemplo claro o meu prprio pai, que iTa membro na cidade de Itapeva ( interior de So Paulo). Mesmo sendo um crente fiel e de testemunho exemplar, foi discriminado por estes ldek \ s por no apoiar os princpios e dogmas impostos por estes ancios. ()utra caracterstica marcante de meu pai que nunca foi bajulador de homens. Isto o desqualificava como lder nesta denominao. A ele foi negado o culto, onde era ministrada a uno, estando ele j em estado lerminal. No faltou s o amor, mas o respeito e a honra para com a lamlia, como ltimo ato na vida deste homem que tanto serviu a esta igreja, e isso aconteceu por ordem do ancio de Itapeva. Meu pai foi com toda a certeza marginalizado e desprezado por esta seita, mas nunca teve o seu nome apagado do Livro da Vida. Existe uma grande diferena entre o estilo de vida dos apstolos de nosso Senhor e os lderes desta seita. Os apstolos trabalhavam para o engrandecimento do Reino de Deus com humildade, amor e f somente em Cristo Jesus, enquanto os ancios desta seita possuem o esprito luciferiano de reivindicar toda a autoridade, considerando-se superiores arrogantemente em seus coraes. O SISTEMA DE CULTO Comparando o plpito na Congregao com o Tabernculo de Moiss no Velho Testamento, podemos dizer que ele pode ser compara do ao Santo dos Santo. S aos pregadores, e elementos ligados a "cpu la" liberado o plpito. E em todas as suas igrejas temos o mesmo procedimento, sendo eles os campees em formalidades e liturgias. Aqueles que faro uso do plpito devem estar muito bem traja dos, e so obrigados a usar ternos e gravatas. O direito de celebrar os cultos pertence ao ancio mais velho (na maioria das vezes o mais influen te financeira ou politicamente) e depois segue-se uma certa hierarquia. A oportunidade para o uso do plpito bastante restrita, se tornando uma rea isolada do restante da igreja. 29

Fora do plpito, so instalados dois microfones, sendo um para os homens e outro para as mulheres. Ficando estes para aqueles que no podem subir ao plpito. Estes microfones so usados somente para tes temunhos. No permitido de maneira alguma que pessoas com conheci mento cultural elevado, telogos etc, subam ao plpito. Os ancios ale gam que sobre estes o Esprito Santo no tem espao para se manifestar, e que Deus no opera na sabedoria, e sim na simplicidade. O apstolo Paulo alm de ser um estudioso da Palavra, incentivava a todos a conhe cerem a Plenitude das Escrituras, p o is, fazendo assim encontrariam o caminho da Vida Eterna, alm de se aproximarem da vontade de Deus. A Congregao Crist no Brasil no concorda com esta doutrina. Primeiro, por que fica mais difcil conduzir pessoas que pensam, e conse qentemente discordam de direes equivocadas. Outro fator que es to se distanciando cada vez mais do verdadeiro significado da Palavra de Deus. Se conduzem por auto-sugesto e por puro fanatismo. No pregado para a igreja como corpo, mas para determinadas pessoas. Os assuntos so isolados sem qualquer ligao, e para piorar, os textos so usados fora do seu contexto, distorcendo completamente o sentido origi nal. O maior pecado que os ancios cometem pegar textos (versculos) isoladamente e aplic-los sem o conhecimento devido. Se voc ver como um "glria"defende suas doutrinas, chega a se sensibilizar e acreditar que esteja com a razo, mas a verdade que esto completamente equivocados. Exatamente por no estudarem e se aprofundarem no conhecimento da palavra de Deus. Estive na Igreja do Vu por mais de 54 anos, e poucas foram as vezes que pude notar humildade e simplicidade. Conhecendo depois a Verdade, percebi que um dos homens mais usados por D eus, o apstolo Paulo, seria um dos mais rejeitados nesta seita, pelo grande conhecimento que tinha. Eles defendem a simplicidade, mas s demonstram vaidade e prepotncia, negando assim o Evangelho de Cristo Jesus. Outra curiosi dade que sempre afirmam:" Foi o Senhor que fez!" fazendo aluso de tudo. Na Carta aos Corntios, o apstolo Paulo nos ensina que deve mos ter decncia e ordem nos cultos. Aqueles que orassem em lnguas 30

que as interpretassem. Aos que profetizassem, que aguardassem o pri meiro terminar, para que fosse ouvido por toda a igreja. Que orassem em outras lnguas para edificarem seus prpios espritos, e orassem com a mente, ou seja, para que outras pessoas entendessem o que estivesse sendo falado. "Pois quem fala em outra lngua, no fala a homens, se no a Deus, visto que ningum o entende, e em esprito fala mistrios. Mas o que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando e consolando. O que fala em outra lngua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja. Pelo que, o que fala em outra lngua, ore para que a possa interpretar. Porque, se eu orar em outra lngua, o meu esprito ora de fato, mas a minha mente fica infrutfe ra. Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros a falar dez mil pa lavras em outra lngua". I Corntios 14:2-4,13-14 e 19 E o prprio Cristo nos advertiu para que consultssemos as Escri turas, pois nelas acharamos a Vida Eterna, e que testificaria a obra d'Ele "Respondeu-lhes Jesus: Errais, no conhecendo as Es crituras nem o poder de Deus". Mateus 22:29 "As palavras que eu vos tenho dito, so esprito e so vida". Joo 6:63b A Congregao, por no aprofundar nos estudos das Escrituras, est cada vez mais se distanciando do propsito de Deus. As mensagens propem auto-sugestes, no visando a edificao dos membros, mas a defesa de interesses de determinadas pessoas. Os assuntos so quase sempre fora da palavra de Deus. Como os assuntos tratados nas tribunas so poucos envolventes, por se tratarem de interesses pessoais, as prega es se tornam bastante materialistas. Por ser defendida a tese de que somente o ancio recebe as "dire es" do Esprito, os fiis, antes de realizarem quaisquer negcios, sejam viagens, compras, mudanas, devem ir a igreja buscar do ancio a "dire o", a fim de terem uma confirmao para que se concretize o negcio. Com essa doutrina de manipulao, os membros perdem o direito 31

de pensar e agir, sendo isso extremamente perigoso e anti-bblico. Aban donam a Palavra de Deus, e passam a depender de falsas inspiraes, assim os ancios se tornam videntes, ditando o caminho que seus fiis devem seguir. Em geral, os pregadores falham nas interpretaes dos tex tos, exatamente por no terem profundidade bblica. Uma caracterstica marcante de um adepto da Congregao Crist o seu nvel cultural. Por no terem apoio de seus lderes, so limitados, deixando espao para que a inocncia e a ignorncia os conduzam ao erro. E o perigo maior que caminhem para o espiritismo por deixarem as bases crists e se dirigem por experincias espirituais particulares.

32

CAPTULO III

POR QUE A CONGREGAO CRIST NO BRASIL NO EST CRESCENDO? Como em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, por que ela no cres ce como as Comunidades, as Batistas, as Assemblias de Deus, ou mes mo como as Presbiterianas, e por que no falarmos da Universal? Ser que a direo nacional desta seita no v que ela est se extinguindo no Brasil? Percebo que uma das maiores dificuldades de algum que ido so, aceitar que sua viso j est superada. No temo em dizer que os lderes dessa seita, so to prepotentes, que esto cegos ao ponto de no verem nada do que est acontecendo. lamentvel, pois sei que al h muitos membros verdadeiramente desejosos pelo mover de Deus. Seria to bom ver um "glria" (apelido dado aos adeptos da Congregao) trabalhando junto com todos os irm os na trem enda tarefa da Evangelizao do mundo. Por toda a Bblia, e na histria de todas as civilizaes, vemos que o autoritarismo antecede o fracasso. Agora, existe a unanimidade, que fruto do Esprito de Deus em ns. Como pode haver crescimento, se existe uma enorme diferena entre os membros e os ancios, e no seu sistema de governo o regime classista e poucos so valorizados? Em oposio Bblia, os membros no participam das doutrinas. No h incentivo aos estudos, para se aprofundarem nos conhecimentos bblicos. Outro fator que impede o crescimento desta igreja, o fato de no evangelizarem. Se algum crescimento houve, foi devido o nascimento dos filhois dos adeptos dessa seita. A DIFCIL OPO DE SER DA CONGREGAO CRIST NO BRASIL PARA SER SALVO " E no h salvao em nenhum outro; porque abaixo do cu no existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". Atos 4:12

"No se turbe o vosso corao; credes em Deus, crede tambm em mim. Na casa de meu Pai h muitas moradas. Se assim no fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou prepararvos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou estejais vs tambm. E vs sabeis o caminho para onde eu vou. Disse-lhe Tom: Senhor, no sabemos para onde vais; como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai seno por mim". Joo 14:1-6 "Porquanto h um s Deus e um s Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos. " I Timteo 2:56 "O tempo est cumprido e o reino de Deus est prximo; arrependei-vos e crede no evangelho". Marcos 1:15 "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel, de que a este Jesus que vs crucificastes, Deus o fez Se nhor e Cristo. Ouvindo eles estas cousas, compungiu-selhes o corao e perguntaram a Pedro e aos demais aps tolos: Que farem os, irmos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo para remisso de vossos pecados, e recebereis o dom do Esprito Santo". Atos 2:36-38 "Em verdade, em verdade vos digo: Quem ouve a minha palavra e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, no entra em juzo, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade vos digo: que vem a hora, e j chegou, em que os mortos ouviro a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem, vivero. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, tambm concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autori dade para julgar, porque o Filho do homem". Joo 5:24-27 N a Congregao Crist do Brasil ensinado aos seus adeptos que a salvao um direito exclusivo de seus seguidores. Para algum 34

ser salvo deve converter-se aos dogmas da igreja e ser batizado ou rebatizado. Isso vale para todos aqueles que vieram de outras igrejas evanglicas para a Congregao, pois eles no aceitam o batismo de ou tras igrejas evanglicas, mesmo por imerso, considerando essas igrejas como falsas doutrinas. Eles baseiam essa doutrina em apenas um texto da Bblia Sagrada. "H somente um corpo e um Esprito, como tambm fostes chamados numa s esperana da vossa vocao; h um s Senhor, uma s f, um s batismo; um s Deus e Pai de todos, o qual sobretudo, age por meio de todos e est em todos." Efesios 4:4-6 Os membros da Congregao Crist no Brasil se consideram pri vilegiados e donos exclusivos da salvao. lamentvel a maneira como eles interpretam erroneamente os textos bblicos. No texto acima Paulo no est se referindo a seitas ou religies, mas salvao nica por Jesus Cristo. Como se v, imposta ao adepto uma cultura fanatizante contr ria f apostlica. Os seguidores que discordam da liderana, lamentavelmente, fi caro prejudicados, pois no reconhecem outra igreja evanglica, e quando chegam a abandonar a Congregao ficam completamente desassistidos espiritualmente, e no procuram outras igrejas evanglicas devido as grandes frustraes nesta seita. Todo esse radicalismo pode ser o motivo da des truio de muitas almas que poderiam encontrar a salvao em Jesus Cristo por intermdio de outras igrejas. O menosprezo s outras igrejas to profundo que os membros da Igreja do Vu evitam frequent-las, procurando evitar tambm conta to e dilogos com crentes que tenham um certo conhecimento das Escri turas. Eles so proibidos de assistirem cultos em outras igrejas evangli cas, e se desobedecerem, sero repreendidos at com perda de direitos. Eles esto repetindo o erro de Paulo antes de sua converso, que por falta de conhecimento, perseguia, prendia e consentia na morte dos fiis ao Senhor Jesus. Convertido passou de perseguidor a perseguido. No tenho nada contra os fiis desta seita, lamento sim a maneira 35

como so ensinados e doutrinados. Que o Senhor abra o corao desses ancios para entenderem o mal que esto praticando contra os seus fiis. Deveriam seguir o exemplo do apstolo Paulo, aps sua converso, que junto com os demais evanglicos trabalhou para a salvao e para o crescimento da Igreja do Senhor. Mas para isso ocorrer, preciso que estes ancios reconheam que a Igrej a Congregao Crist humana e falvel, como todo o sistema terreno. Esse conceito exclusivista que defendem errado e no condiz com os ensinamentos do Senhor Jesus como veremos ainda. Moiss dividiu o povo em 12 tribos, cada tribo tinha seu lder. Eram tribos distintas, mas para Moiss e para Deus, eram um s povo. O Senhor Jesus enviou 70 discpulos de dois em dois para lug diversos, a fim de anunciarem a salvao, o Evangelho a todas as naes. Ser que uma nica denominao teria condio de em seu prprio nome abranger todas as naes? Jamais! Mas, se todos estiverem unidos na f em Jesus, ser possvel, pois este o cumprimento da ordem de Jesus Cristo e do poder do Esprito Santo. Est escrito que os salvos sero como a areia do mar e como as estrelas do cu, que jamais sero contadas. maravilhoso o poder da salvao por meio de Jesus Cristo. Porm um pequeno grupo jamais ter condies de cumprir as ordens divinas. Se formos unidos, chegaremos ao cumprimento das Sagradas Escrituras e alcanaremos a glria eterna para gozarmos com os salvos e remidos de Deus. Todos que caminham contrrios unidade do Corpo de Cristo, esto na contramo do mover do Esprito Santo, e o seu fim ser a derrota, a frustrao. No somos ns quem escolhemos o futuro ou nosso prprio destino. Deus quem esco lhe e determina todas as coisas. COMO DISSEMINAM AS DOUTRINAS Como so proibidos os estudos Bblicos em profundidade, a Con gregao se baseia sempre em textos isolados, mal interpretados, e no existe nenhum respeito s regras de hermenutica bblica. Todas as dou trinas saem unicamente da cabea do ancio mais velho. Quase todos os protestantes nos dias de Lutero foram unnimes em afirmar que o homem poderia buscar a Deus, ao seu prprio modo, 36

atravs da orao e do estudo das Escrituras, cultivando assim a f. Eles dizem tambm, que devem se ater apenas aos 4 evangelhos, pois neles esto as palavras ditas por Jesus. No aceitam toda a Bblia como inspirada por Deus. Voc dificilmente ver um membro desta seita pregando o evangelho, mas, voc sempre ser surpreendido por eles ao evangelizar, pois, estaro te opondo e te contradizendo. Como gostam de discusses e faces! Esto sempre certos, sua igreja a nica que ser arrebatada. Sadam somente os membros de sua prpria seita, e tm uma saudao diferente de todas as demais igrejas evanglicas, isso para que sejam iden tificados. Jesus classifica e chama estas pessoas de hipcritas, e da mesma forma todas as que ensinam preceitos de homens (Tiago 4:11). A Igreja do Vu acredita queD eu sjtem alistad aq u lesq u e sero salvos, ou seja, que foram predestinados. Se a pessoa tem que ser salva, mais cedo ou mais tarde ela estar na Congregao Crist, esse mais um dos motivos de no evangelizarem. "Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que des de a infncia sabes as sagradas letras que podem tornarte sbio para a salvao pela f em Cristo Jesus. Toda Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito habi litado para toda boa obra." II Timteo 3:14-17 "Portai-vos com sabedoria para com os que so de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradvel, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um". Colossenses 4:5-6 "A sabedoria, porm, l do alto, , primeiramente, pura; depois pacfica, indulgente, tratvel, plena de misericr dia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento". Tiago 3:17 "As palavras dos sbios so como aguilhes, e como pre gos bem fixados as sentenas coligidas , dadas pelo nico pastor". Eclesiastes 12:11 37

"A lei do Senhor perfeita, e restaura a alma; o testemu nho do Senhor fiel, e d sabedoria aos smplices". Sal mo 19:7 "O temor do Senhor o princpio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instruo". Pro vrbios 1:7 "Eis que um etope eunuco, alto oficial de Candace, rai nha dos etopes, o qual era superintendente de todo o seu tesouro, que viera adorar em Jerusalm, estava de volta, e assentado no seu carro, vinha lendo o profeta Isaas. En to disse o Esprito a Filipe: Aproxima-te deste carro e acompanha-o. Correndo, Filipe ouviu-o ler o profeta Isa as e perguntou: Compreendes o que vens lendo? Ele res pondeu: como poderei entender, se algum no me expli car? E convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro; e como um cordei ro, mudo perante o seu tosquiador, assim ele no abre a sua boca. Na sua humilhao lhe negaram justia; quem lhe poder descrever a gerao? Porque da terra a sua vida tirada. Ento o eunuco disse a Filipe: Peo-te que me explique a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo, ou de algum outro? Ento Filipe explicou; e comeando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho a fora, chegando a certo lugar onde havia gua, disse o eunuco: Eis aqui gua, que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: "E lcito, se crs de todo o corao. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo o Filho de Deus.] Ento mandou parar o carro, e ambos desce ram gua, e Filipe batizou o eunuco." Atos 8:27-38 Podemos ver neste texto, que Filipe conhecia com profundidade e sabia at a referncia do texto. E dessa forma levou o eunuco a uma experincia mais profunda na Palavra. Outro exemplo que podemos dar, est no Evangelho de Lucas 2:41-52. Esse texto relata a fome de Jesus pelas Escrituras Sagradas. 38

Aos doze anos de idade,assentou-se na sinagoga em Jerusalm, ouvia e interrogava os doutores da Lei. E todos se admiravam de sua inteligncia e sabedoria. "Eis que vos tenho ensinado estatutos e juzos, como me mandou o Senhor meu Deus, para que assim faais no meio da terra que passais a possuir. Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto ser a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, diro: Certa mente este grande povo gente sbia e entendida". Deuteronmio 4:5-6 Como vimos, extremamente necessrio que estudemos as San tas Escrituras, procurando sempre segu-la, orando e meditando. Somen te atravs do estudo da Bblia e que poderemos conhecer com mais pro fundidade o corao de Deus. A Congregao a nica igreja no mundo que proibe a evangelizao em presdios e penitencirias, locais onde encontramos os verdadeiros necessitados do Evangelho. Como uma igreja assim, pode cumprir o maior mandamento do Senhor Jesus de fazei discpulos de to das as tribos, povos, lnguas e naes? "Instrui ao sbio, e ele se far mais, sbio; ensina ao jus to, e ele crescer em entendimento". Provrbios 9:9 "As palavras dos sbios so como aguilhes; e como pre gos bem fixados so as palavras coligidas dos mestres, as quais foram dadas pelo nico pastor". Eclesiaste 12:11 Exatamente por todo esses extremos, a Congregao Crist no Brasilj passou por 3 rachas. A primeira em 1949, a segunda em 1961 e a ltima em 1990. IDENTIFICANDO COM OS JUDAIZANTES No h um texto que melhor identifica "os glrias" que o captulo 23 do Evangelho de Mateus. "Ento falou Jesus s multides e aos seus disc pulos: Na cadeira de Moiss se assentaram os escribas e fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disse rem, porm no os imiteis nas suas obras; porque dizem e

no fazem. Atam fardos pesados [e difceis de carregar] e os pem sobre os ombros dos homens, entretanto eles mes mos nem com o dedo querem mov-los. Praticaram , po rm, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens; pois alargam os seus filactrios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primei ras cadeiras nas sinagogas, as saudaes nas praas, e o serem chamados mestres pelos homens. Vs, porm, no sereis chamados mestres, porque um s vosso Mestre, e vs todos sois irmos. A ningum sobre a terra chameis vosso pai; porque s um vosso Pai, aquele que est no cu. Nem sereis chamados guias, porque um s vosso Guia, o Cristo. Mas o maior dentre vs ser vosso servo. Quem a si mesmo se exaltar, ser humilhado; e quem a si mesmo se humilhar ser exaltado. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! porque fechais o reino dos cus diante dos homens; pois, vs no entrais, nem deixais entrar os que esto entrando. [Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! porque devorais as casas das vivas e, para o justificar, fazeis longas ora es; por isso sofrereis juzo muito mais severo.] Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! porque rodeais o mar e a terra para fazer um proslito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vs. Ai de vs, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo santurio, isso nada; mas se algum jurar pelo ouro do santurio, fica obrigado pelo que jurou. Insensatos e cegos! Pois, qual o maior: o ouro, ou o santurio que santifica o ouro? E dizeis: Quem jurar pelo altar, isso nada; quem, porm, jurar pela oferta que est sobre o altar, fica obrigado pelo que jurou. Cegos! Pois qual maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Portanto, quem jurar pelo altar, jura por ele e por tudo que sobre ele est. Quem jurar pelo santurio, jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jurar pelo cu, jura pelo trono de Deus e por aquele que no trono est sentado. A i de vs, escribas e fariseus, hipcritas! porque dais o dzimo da hortel, do endro e do cominho, e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da lei, a jus tia, a misericrdia e a f; deveis, porm, fazer estas 40

cousas, sem omitir aquelas. Guias cegos! que coais o mos quito e engolis o camelo. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas estes por dentro esto cheios de rapina e intemperana. Fariseu cego! lim pa primeiro o interior do copo, para que tambm o seu exterior fique limpo. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas interiormente esto cheios de ossos de mortos, e de toda imundcia. Assim tambm vs exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. Ai de vv, escribas e fariseus, hipcritas! porque edificais os sepulcros dos profetas, adornais os tmulos dos justos, e dizeis: Se tivssemos vivido nos dias de nos sos pais, no teramos sido seus cmplices no sangue dos profetas. Assim, contra vs mesmos, testificais que sois f i lhos dos que mataram os profetas. Enchei vs, pois, a me dida de vossos pais. Serpentes, raa de vboras! como escapareis da condenao do inferno? Mateus 23:1-33. Apesar de ser um dos textos mais usados por eles para atacarem o prprio corpo de Cristo, que a Igreja, no h texto melhor em identificao com a Congregao Crist no Brasil. "Saulo, porm, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Je sus o Cristo. Decorridos muitos dias, os judeus delibera ram entre si tirar-lhe a vida". Atos 9:22-23 "Por aquele tempo mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar, fazendo passar ao fio da es pada a Tiago, irmo de Joo. Vendo ser isso agradavl aos judeus, prosseguiu, prendendo tambm a Pedro. E eram os dias dos pes asmos". Atos 12:1-3 Paulo sendo perseguido pelos judaizantes em Antioquia: "No sbado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ou41

vir a palavra de Deus. Mas os judeus, vendo as multides, tomaram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Ento Paulo e Barnab, falando ousadamente disseram: Cumpria que a vs outros em primeiro lugar fosse pregada a palavra de Deus; mas, posto que a rejeitais e a vs mes mos vos julgais indignos da vida eterna, eis a que nos volvemos para os gentios". "Mas os judeus incitaram as mulheres devotas de alta po sio e os principais da cidade, suscitaram uma persegui o contra Paulo e Barnab, e os lanaram fora dos seus termos". Atos 13:44-46 "Em Icnio, Paulo e Barnab entraram juntos na sinago ga judaica, e falaram de tal modo que veio a crer grande multido, tanto de judeus como de gregos. Mas os judeus incrdulos incitaram e irritaram os nimos dos gentios contra os irmos". "Sobrevieram, porm, judeus de Antioquia e Icnio e, ins tigando as multides e apedrejando a Paulo, arrastaramno para fora da cidade, dando-o por morto". Atos 14:12,19 "Os judeus, porm movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroavam a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam traz-los para o meio do povo". "Mas, logo que os judeus de Tessalnica souberam que a palavra de Deus era anunciada por Paulo tambm em Beria, foram l excitar e perturbar o povo". Atos 17:5,13 "Porque com grande poder convencia publicamente os judeus, provando por meio das escrituras que o Cristo Jesus." Atos 18:28 "Quando amanheceu, os judeus se reuniram e, sob ante ma, juraram que no haviam de comer nem beber, en quanto no matassem a Paulo". Atos 23:12 "Agora, porm, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estvamos sujeitos, de modo que servirmos em novidade de espirito e no na caducidade da letra". Romanos 7:6 42

Por no terem preocupao nenhuma em evangelizar, os mem bros da Congregao Crist no esto nem um pouco preocupados com o testemunho que do. No tm vida de santidade e consagrao diante de Deus, pois no lem a Palavra, que tem a funo de renovar a nossa mente para que experimentemos a boa, perfeita e a agradvel vontade de Deus (Romanos 12:1 e 2). Essas pessoas vivem uma absoluta vida religiosa Voc nunca des cobrir um "glria" por seu testemunho, mas apenas quando chegar o dia e a hora do culto, eles se transformaro e se vestiro com uma grande capa de piedade. Quantas vezes evangelizei pessoas pelo interior de Gois, enfren tando a misria, a fome, as hostes espirituais, macumbeiros, padres que se achavam donos de cidades. Mas as piores experincias foram quando evangelizando lares, famlias, que nunca tinham ouvido falar da Palavra de Deus ou da pessoas de Jesus, apareciam no meu caminho esses judaizantes, cheios de leis, cheios de dgmas, e que jamais haviam falado ou sequer mencionado sobre o nome de Deus quelas pessoas. Por vrias vezes isso aconteceu, mas, nunca deixei de evangelizar na presena de um "gl ria", e hoje escrevo este livro para que mais pessoas no desistam da grande misso de evangelizar a sua cidade, estado, nao ou mundo, por causa de uma seita, que se coloca como dona da verdade, e que tem como principal misso obstruir o verdadeiro Corpo de Cristo. Esta a principal razo por que no reconheo esse movimento como uma igreja, ou parte do Corpo de Cristo, pois, o considero divisivo e faccioso. "Quem no comigo contra mim; e quem comigo no ajunta, espalha." Mateus 12:30 E por am or a todas as igrejas evanglicas, aos pastores, evangelistas, mestres de seminrios e de institutos bblicos, que decidimos escrever este livro. Fui professor de Heresiologia, e encontrei pouqussimos estudos sobre a Congregao Crist no Brasil. Os estudos eram superficiais e pobres, exatamente porque faltava uma pesquisa aprofundada, e fontes que nos mostrasse a realidade dessa seita.

43

COANDO O MOSQUITO E ENGOLINDO O CAMELO A Congregao Crist do Brasil acredita ser a nica igreja que ser arrebatada por Cristo Jesus, e por isso despreza todas as outras igrejas. Ela completamente facciosa, e no participa de forma alguma de manifestaes, passeatas ou cultos sobre a unidade do Corpo de Cristo. Para os membros desta seita, tudo o que acontece em suas vidas a vontade ou o sinal de Deus (apesar de no fazerem nada que possa mos dizer ser a vontade de Deus). Esta mais uma razo porque sa desta seita. H muita formalida de e presuno e pouco do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Gostaria de todo o meu corao que eles acordassem para a ver dade do Evangelho do Senhor Jesus Cristo em sua totalidade, e alcanas sem o fundamento da graa e da f. E justo dizer que h entre eles muitos fiis a Cristo, precisando de alimento slido na Palavra, e beber do Ma nancial de guas Vivas. Por causa de todo esse radicalismo, j aconteceram vrias tenta tivas de ciso dentro da Congregao. O primeiro em 1949, outro em 1957, e o mais recente em 1990. Apesar do poder centralizador, h mui tos descontentes com as doutrinas, com os lderes, com os cultos, e principalmente com esta viso de que so os nicos que sero salvos. Criou-se um fanatismo que leva medo e terror a todos os que se opem aos dogmas impostos. Os membros da Igreja do Vu tem medo de ir a outras igrejas, so proibidos de participar ou mesmo assistir a um culto em qualquer que seja a igreja, a no ser na Congregao Crist do Brasil. E se infringir essa regra, so ameaados de ir para o banco dos pecadores, onde sero envergonhados e desprezados. Os cinco principais pontos onde baseiam suas afirmaes de que somente atravs da congregao que se consegue a salvao so: 1 - Eles so os nicos que s oram de joelhos. 2 - Somente suas fiis e as seguidoras de Maria na igreja catlica usam o vu sobre o cabelo. 3 - Seus lderes no recebem salrios. 4 - No aceitam a ordenao de pastores. 5 - No entregam o dzimo, condenando as outras igrejas evang licas que fazem tal prtica. 44

CAPTULO IV

OS ERROS DOUTRINRIOS DA CONGREGAO CRIST NO BRASIL 1 - O LIVRE ARBTRIO Fomos feitos imagem e semelhana de Deus, e Deus nos deu a capacidade de escolher o nosso prprio caminho, por isso nos fez alma vivente, com vontade prpria. Apesar de ser um membro na igreja, sou eu quem escolho o meu tipo de vida, onde vou morar, com que vou trabalhar. No sou obrigado a nada. Se obedeo ou me submeto minha liderana, em amor e reco nhecimento. Quando membro da Congregao Crist do Brasil, a minha nica escolha era ser totalmente sujeito s ordens do ancio da igreja, jamais contest-lo, mesmo que ele estivesse errado. " Admira-me que estejais passando to depresssa daque le que vos chamou na graa de Cristo, para outro evange lho; o qual no outro, seno que h alguns que vos per turbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que ns, ou mesmo um anjo vindo do cu vos pregue outro evangelho que v alm do que j vos temos pregado, seja antema. Assim como j dissemos, e agora repito, se algum vos prega evangelho que v alm daquele que recebestes, seja antema".Glatas 1:6-9 A Igreja do Vu acha o mximo no ter pastores, mas al h lderes incultos, insensatos e que tm total autoridade sobre o povo. "Cada povo tem o lder que merece." Ditado popular 2 - O USO DO VU A Congregao Crist do Brasil tambm chamada de Igreja do Vu, exatamente pelo uso desse ornamento, o que algo marcante nessa seita. Eles defendem com unhas e dentes o uso do vu, baseado em I Corntios 11.

Vamos estudar este texto, para vermos onde se encontra o erro doutrinrio. "De fato eu vos louvo porque em tudo vos lembrais de mim, e retendes as tradies assim como vo-las entreguei. Que ro, entretanto que saibais ser Cristo o cabea de todo o homem, e o homem o cabea da mulher, e Deus o cabea de Cristo. Todo homem que ora, ou profetiza, tendo a cabea cober ta, desonra a sua prpria cabea. Toda mulher, porm que ora, ou profetiza, com a cabea sem vu, desonra a sua prpria cabea, porque como se a tivesse rapada. Portanto, se a mulher no usa o vu, nesse caso que rape o cabelo . Mas se lhe vergonhoso o tosquiar-se, ou raparse, cumpre-lhe usar vu". I Corntios 11:2-6 Uma das regras mais importantes para se fazer uma interpretao bblica correta estudar o contexto histrico, o perodo, os costumes de quem escreveu etc. Como os ancios no estudam a Palavra como foi escrita, por que foi escrita, por quem foi escrita e para quem foi endereada, come tem o erro grosseiro de se defender o uso do vu. A igrej a do vu est mais para o Islamismo, cheio de leis e morte, bem diferente da Igreja de Jesus Cristo, livre e operante. A carta do apstolo Paulo foi primeiramente endereada aos ir mos da cidade de Corinto, na Grcia. Corinto at hoje uma cidade porturia muito importante na Grcia, pois recebe embarcaes de todas as naes atravs do Mar Mediterrneo. Naqueles dias, havia um culto a uma deusa chamada Diana, que era tida como a deusa da fertilidade. E nesses cultos havia a presena de prostitutas cultuais, que tinham relaes sexuais durante a cerimnia. A maioria delas tinha a cabea raspada ou o cabelo curto. Este culto infeliz mente existe at hoje na Grcia. O motivo maior que levou o apstolo Paulo a escrever a metade do captulo onze da carta de I Corntios, foi para proteger as irms de Corinto que tinham cabelos curtos de serem confundidas com as prostitu tas cultuais. este o nico motivo de Paulo pedir que as irms usassem o vu. Pois no h motivo para o uso do vu se o prprio cabelo foi dado 46

no lugar do vu. Alm disso, o apstolo no menciona o uso do vu em nenhuma outra igreja em que passou. Ser que ele se esqueceu desse mandamento? No, pois, era somente em Corinto que havia a necessida de do uso do vu para separar as irms das mulheres mundanas da cidade. O verso 13 tambm deve ser analisado. "Julgai entre vs mesmos: prprio que a mulher ore a Deus sem trazer o vu". Quem era para julgar aqui, era somente os irmos de Corinto, pois a eles foi endereada a carta, e nas outras igrejas no havia o proble ma que existia em Corinto. No original grego o versculo 14 de I Corntios diz assim: "Ou no vos ensina a prpria natureza ser desonroso para o homem usar cabelo comprido. E que, tratando-se da mulher, para ela uma glria? Pois a cabelo lhe fo i dado em lugar (ou como o) de vu. Se o cabelo foi dado em lugar do Vu, por que ento usar-se o vu? E porque havia irms que no tinham o cabelo longo, e somente para estas havia a necessidade do uso do vu, para no serem confundi das com as prostitutas cultuais. O vu que as mulheres da Congregao usam, meramente um fardo colocado pela liderana desta seita e que no traz nenhum beneficio ou edificao em Deus. A Congregao cai no mesmo erro dos judaizantes, que defendiam a circunciso, mas deixavam de lado o mais importante: manifestar a glria de Deus e testemunhar do Salvador Cristo Jesus. Vou destacar este prximo versculo, pois os "glrias" no os co nhecem: "Contudo se algum quer ser contencioso, saiba que ns no temos tal costume, nem as igrejas de Deus". I Corntiosll:16 O problema que os irmos da Congregao usam textos que se referem a usos e costumes, que denominamos Didaqu, e os aplicam como se fossem doutrinas importantes como a salvao, a ressurreio, e todas as outras que se referem obra que Cristo Jesus fez por ns na cruz 47

do calvrio, que chamamos de Kerigmtca. Ser que eu preciso dizer mais alguma coisa? O uso do vu era um problema localizado somente em Corinto. Outra prova que este assunto no mais aparece no Novo Testamento, mostrando assim a sua falta de importncia. Este outro princpio de Interpretao. Quanto mais aparece na Bblia, mais importante o assunto para Deus. A verdade que o uso do vu na Congregao Crist do Brasil serve mais para trazer disputa entre as mulheres que ali congregam, pois usam o vu simplesmente como um adereo e enfeite. Usam tecidos ca ros e trabalhados, bem finos, quase transparentes, muito bem bordados e muitas vezes at com pedrarias caras. Fazendo disto uma competio de beleza, procurando uma ser superior a outra. Elas no tm, na maioria das vezes, o menor conhecimento da doutrina do vu ou nunca leram o texto. Este um assunto irrelevante para Deus. Deus no nos avalia pela roupa que usamos, mas, se estamos re vestidos com seu Esprito, se nossas vestes foram lavadas no precioso sangue de Jesus e se nossas obras foram aprovadas por Ele. Mesmo sendo conhecida com a "Igreja do Vu", eles no obede cem completamente ao texto de I Corntios 11, que diz: "que a mulher deve trazer a cabea coberta com o vu". Isso no acontece com as irms dessa organizao, pois cobrir a cabea, cobrir toda a cabea, e no s partes do cabelo. A cabea formada por toda a parte superior do cor po, ento o que deveria acontecer, era o mesmo que ocorre com as mu lheres islmicas, que realmente cobrem toda a cabea, portanto, na con gregao no conseguem seguir nem mesmo o que mais defende. Sinnimos de cobrir : esconder, tapar, isolar, guardar... O vu de nylon que suas fiis usam so totalmente transparentes, no tampam nada, nem mesmo o cabelo, quanto mais a cabea, toman do, assim, seu uso intil e contrrio ao prprio texto de I Corntios 11. Jesus Cristo no quer aparncia e sim humildade, amor, dedica o para com seu santo Evangelho. Cobrir a cabea prova de humilda de, de obedincia e resignao, e no de forma alguma de exterioridade ou beleza. Alguns dos leitores j tiveram a oportunidade de ver uma campo nesa com os cabelos cobertos evitando queimaduras devido exposio excessiva ao sol, e poderiam avaliar que ela, usa o tecido de cobertura 48

por necessidade, mesmo sabendo que sua formosura estar escondida. Ser que as irms da Congregao Crist do Brasil gostariam, como ato de resignao, de se apresentarem nas suas Igrejas com panos amarra dos sobre seus cabelos, cumprindo exatamente as ordens do apstolo, ou melhor, cumprindo em partes, porque ele foi bem claro: a mulher quando ora ou profetisa, tem que ter a cabea coberta. S encontramos a doutrina de cobrir a cabea em I Corntios 11, e por sinal, este costume entre aquele povo era obrigao, como tambm o entre rabes, e por todos os pases controlados pelo islamismo nos dias de hoje. L as mu lheres trazem a cabea coberta como ato de subordinao ao marido e aos pais. So proibidas de mostrarem seus rostos a estranhos, podendo ficar sem a cobertura dentro de suas casas, mas quando chega algum estranho, so obrigadas a irem receb-lo com a cabea coberta, no po dendo mostrar nem seus rostos. Elas realmente cobrem as cabeas. A partir da adolescncia elas j no podem falar mais com os homens, exceto os parentes mais prximos. So impedidas de trabalhar e estudar, s saem s ruas por um motivo justificado, assim mesmo acompanhadas de um parente e cobertas da cabea aos ps Mas, as mulheres da Congregao no cobrem por completo, portanto no obedecem I Corntios 11:5-6. Mas se elas cobrissem a cabea nas Igrejas no seria um verdadeiro es cndalo para ns que somos latinos e no rabes? Ser que com este triste costume essa denominao encontraria adeptos? Seria bastante di fcil. O apstolo Paulo nos escreve ainda que: "E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres,e ainda que entregue o meu prprio corpo para ser queimado, se no tiver amor, nada disso me aproveita r. " I Corntios 13:3 S o amor o fundamento da perfeio. E uma negao que essa seita se firme em dogmas ou formalismos como doutrina. Poderemos alcanar a salvao por meio da nossa f, pela graa de Jesus Cristo, servindo-o de todo o corao com s conscincia. Devemos ser fiis a Ele por convico, no servindo de manequins, desfilando nas Igrejas, cada uma com um vu mais belo que a outra, e mais bem bordado para serem vistas por todos. Seria apenas hipocrisia, no levando em conta o mais importante que a nossa f que nos salva e nos d vitria sobre todas as coisas do mundo. 49

Outra descoberta que este vu tem a sua origem nas irms catlicas, mais uma prova de que este adereo mais uma herana cultu ral e de tradies dos povos de que uma verdade bblica. Em Israel as mulheres nunca cobriram a cabea, e sim o cabelo, sempre com tecidos rsticos. Agora, a origem do vu transparente esta datado de 1854, usado pela primeira vez pela ordem catlica das irms de Maria, quando feito o coronrio de Maria como "me de Deus". Este dogma da Imaculada Conceio, que decretou que Maria seria uma dis tinta da raa Admica, portanto concebida sem mcula do pecado origi nal. O vu portanto que a Congregao herdou da Igreja Catlica no tem absolutamente nenhuma ligao com as Sagradas Escrituras. RESUMO A mulher quando ora ou profetiza deve ter a cabea coberta com o Vu. I Corntios. 11-5. - O que se entende por cobertura? - Tapar, Ilizar, Guardar... - O vu que a Congregao Crist usa cobre alguma coisa? No cobre. - O vu que eles usam no cobre nada por ser transparente, sendo uma negao ao texto que lemos. - O que cabea? - Cabea a parte superior do corpo, composto de pescoo, olhos, boca, nariz e cou ro cabeludo. O Apstolo So Paulo muito objetivo. Ele manda a mulher cobrir a cabea toda. Em nenhum lugar nas escrituras sagradas encontra remos mandamento obrigando a mulher a cobrir o cabelo. Outra vez eles negam o texto bblico, impondo uma doutrina totalmente errada a suas fiis. A Bblia Sagrada s se refere ao uso do vu em I Corntios e no se encontra em lugar nenhum no restante da Bblia. O uso do vu mesmo em I Corntios no se refere a doutrina de salvao, e sim objeto de uso e costumes tradicionais na poca dos gregos e palestinos. As mulheres israelenses no tinham tais costumes, e o Apstolo So Paulo, l, nunca tratou desse assunto. Por todos os lugares que So Paulo anunciou o evangelho, nunca mais ele falou sobre o uso do vu, ficando bem claro que a salvao no vem por costumes e tradies, e sim pelo crer e obedecer as doutrinas do Evangelho. O Apstolo So Paulo escreve aos Corntios: Julgai entre vs 50

aqui; mostrando que se trata de um assunto totalmente regional e no universal. Na igreja de Corinto houve converso de muitas mulheres que cortavam e raspavam seus cabelos. Mulheres estas que vinham de outras regies, de costumes e tradies diferentes, So Paulo mandou que elas cobrissem a cabea para no escandalizar a Igreja. Vejamos o que escreveu o Apstolo no versculo 15:16 para aque las que tinham os cabelos compridos, no havia razo para pr o vu sobre a cabea. Aqui poderemos perfeitamente entender que o Apstolo fez a diferena entre a Igreja de Corntios e as demais Igrejas, mostrando perfeitamente que o uso do vu no era doutrina e sim uso de costume, para as outras o cabelo foi dado em lugar do Vu. Pior ainda, que o vu que a congregao usa, no bblico, foi criado pela Igreja Romana, no ano de 1.854 quando da beatificao de Maria, como me de Deus. Esse vu foi criado para fazer uma distino entre as irms de Maria e as demais ordens da Igreja. Portanto, um objeto idlatra, nada tendo a ver com a doutrina apostlica. 3 - A SEPARAO DOS HOMENS E MULHERES NO MOMENTO DO CULTO Na Congregao Crist no Brasil as mulheres no podem ter ne nhum cargo de responsabilidade, vivendo totalmente margem do siste ma, chegando ao cmulo de nas igrejas, os maridos no poderem se as sentar junto com suas esposas. E proibido cumprimentos entre homens e mulheres, e h o costume da igreja terem duas portas de sada na igreja, uma para homens e outra para mulheres. Certa vez fui a uma igreja da Congregao Crist, e alm de ter portas separando homens e mulheres, havia um cordo de isolamento dentro da igreja. Para mim aquilo soou como algo humilhante, nunca havia visto algo parecido, dando uma impresso de ser um ambiente duvidoso e de risco em se tratando de questes morais. Esse acontecimento foi para mim chocante, mas infelizmente verdadeiro. Sendo uma das razes que me levou a sair desta igreja. Essa mais uma caracterstica da Congregao Crist no Brasil que a identifica mais com a Igreja Catlica do que com as igrejas evang licas. 51

Apesar de poderem se casar, as mulheres dessa seita so proibi das de participar do ministrio. A elas vedada o direito de participarem das convenes ou qualquer ato de liderana. So proibidas de usar a tribuna ou qualquer tipo de manifestao, ficando somente o direito de orar e testemunhar em um microfone de uso popular. lamentvel tanta cegueira e desonra s mulheres, pois ficam sujeitas e subordinadas aos caprichos dos homens. Novamente a falta de conhecimento da palavra nitidamente comprovada no meio deles. A lei, a obrigao, s vista onde no h maturidade, conhecimento. "Ora, o Senhor o Esprito; e onde est o Esprito do Senhor a h liberdade". II Corntios 3:17 4 - A PO SI O DA M U L H E R NA IG R E JA N a Congregao Crist no Brasil, as mulheres no so valoriza das, no podendo ter nenhum cargo. So sujeitas liderana, s poden do ouvir, e nunca falar na igreja. Todas as responsabilidades desta seita so exclusivas dos homens, sendo uma negao aos ensinamentos das Sagradas Escrituras. A mulher deve ficar sempre calada, ou de vez em quando, usar o microfone de uso geral para dar testemunhos. Por toda histria da humanidade, certo que Deus espera do homem o cumprimento de Sua vontade, mas todas as vezes que os ho mens foram omissos, o Senhor levantou mulheres. Dando a elas sabedo ria, autoridade e honra. Rebeca, a nora de Abrao, era muito mais dependente de Deus que Isaque. Foi a ela que Deus falou a respeito do nascimento e escolha de Jac. Foi Dbora escolhida quando faltou juiz em Israel. Dbora foi conselheira e profetisa sobre todo o Israel, chegando a ser comandante do exrcito de Israel, que sob seu comando prevaleceu contra Ssera (Jz.4:4). Outro exemplo de igualdade, encontramos em Joel 2:8-9. "E acontecer depois que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, os vossos velhos sonharo, os vossos jovens tero vises; at sobre os servos e sobre as servas derramarei do meu Esprito naqueles dias". Neste texto podemos observar que o Esprito de Deus no pro priedade exclusiva de ningum. Ele o d a todos, sejam eles jovens ou 52

velhos, homens ou mulheres, ricos ou pobres... para Deus todos so iguais diante d'Ele. Outra mulher digna de ser mencionada a prostituta Raabe, que deu guarda aos espias de Israel, quando estes observavam Jeric, e esta va sendo perseguidos pelos homens daquela cidade. Raabe arriscou sua prpria vida por eles, tendo recebido da parte deles o compromisso de que quando conquistassem Jeric poupariam a vida dela e de seus famili ares. Sendo simplesmente uma mulher, teve ousadia de se colocar diante dos enviados de Deus, reivindicando o que havia feito. Outra qualidade de Raabe que ela fez parte da linhagem do rei Davi, de quem veio um rei que reinaria para sempre: O nosso Rei Jesus. Raabe por suas decises se tomou uma grande herona passando para a histria de Israel. Esther foi outra mulher usada por Deus para livrar Israel da des truio e morte por ordem do rei Assuero, pondo sua vida em risco, salvou todo o seu povo. Ana era profetisa, e por meio dela fo i anunciado em pri meira mo o nascimento do Messias (Lucas 2:36) E fo i a Maria Madalena que pela primeira \ez o Senhor Jesus se manifestou aps ter ressucitado, e enviando-a aos seus discpulos para que anunciasse que o Mestre havia ressucitado dentre os mortos (Mateus 28:1-10). N as cartas de Paulo, so citados vrias irm s que eram cooperadoras dos apstolo e at profetisas. Se as mulheres tivessem que ser esquecidas nas obrigaes da igreja em nossos dias, no teramos os exemplos deixados na Palavra de Deus, como estes acima. Jesus em todas as suas atitudes demonstrou que para Deus no existe distino entre homens e mulheres, Ele as curava da mesma forma que curava aos homens, Ele as perdoava da mesma forma que perdoou os homens. E a nica vez que menciona sobre ter f como a de algum, foi da mulher Sro-Fencia que lhe respondeu: - Os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos filhos. Jesus impressionado com a resposta disse: que nunca havia visto tal f em todo o Israel. Outro exem plo extraordinrio de Maria de Betnia em Mateus 26. 53

"Estando Jesus em Betnia, em casa de Simo, o leproso, aproximou-se dele uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de blsamo precioso, e lho derramou so bre a cabea, estando ele reclinado mesa. Quando os discpulos viram isso, indignaram-se, e disse ram: Para que este desperdcio? Pois este blsamo podia ser vendido por muito dinheiro, que se daria aos pobres. Jesus, porm, percebendo isso, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? pois praticou uma boa ao para comigo. Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porm, nem sempre me tendes. Ora, derramando ela este blsamo sobre o meu corpo, f-lo a fim de prepa rar-me para a minha sepultura. " Em verdade vos digo que onde quer que for pregado em todo o mundo este evangelho, tambm o que ela fez ser contado para memria sua". Se todos os direitos estivessem sobre a responsabilidade exclusiva dos homens, por que o Senhor Jesus fez da mu lher samaritana de Joo captulo quatro uma missionria, a fim de levar as Boas Novas a Samaria, e ali muitos cre rem por meio do testemunho dela? O que voc entende por missionria ? Deus nos chama a todos para a sua obra, e o que pe a mo no arado no pode mais olhar para trs. O campo de Deus j est branco para a colheita, mas o Senhor precisa de trabalhadores para a sua seara. Ser que Deus no deseja que nauheres trabalhem em sua seara? No existe nenhum texto na Bblia que diga isso. O apstolo Filipe teve quatro filhas que eram profetisas na Igreja (Atos 21:9). Priscila tinha uma igreja em sua casa, e trabalhou mais que muitos homens ( Rm. 16:3-5) Temos muitos outros exemplos deixado nas cartas do apstolo Paulo: "Rogo a Evdia, e rogo a Sntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peo tambm a ti, meu verdadeiro companheiro, que as auxilies, porque trabalharam comigo no evange lho, e com Clemente, e com os outros meus cooperadores, cujos nomes esto no livro da vida". Filipenses 4:2-3 "Saudai a Trifena e a Trifosa, que trabalham no Senhor 54

Saudai a amada Prside, que muito trabalhou no Senhor". Romanos 16:12 A Congregao Crist no Brasil fundamenta sua doutrina sobre as mulheres em apenas dois versculos do Novo Testamento: I Corntios 14:34, e i Timteo 2:11-12. "Conservem-se as mulheres caladas nas igrejas; porque lhes no permitido falar; mas estejam submissas como tambm a lei o determina". ( Esta era uma das leis gregas que influenciou-nos a manter as mulheres afastadas do conhecimento.) "A mulher aprenda em silncio com toda a submisso. Pois no permito que a mulher ensine, nem tenha domnio so bre o homem, mas que esteja em silncio". estranho, porque a Bblia composta por 39 livros no Velho, testamento e 27 no Novo testamento, e eles se firmam em apenas dois versculos sem observarem o contexto. Criando um distanciamento sem precedente entre o homem e a mulher. O prprio apstolo Paulo na mai oria das suas cartas, valorizou e aproveitou ministerialmente o servio de muitas mulheres. A preocupao de Paulo ao dizer que as mulheres deveriam ficar caladas, e proibi-las de ensinar, era porque a elas era negado o acesso aos estudos, sendo que a grande maioria das mulheres eram realmente despreparadas. Outra caracterstica a ser mencionada, que as mulheres por serem mais emotivas, se deixavam guiar pelas emoes e no pela razo, o que dificultavam o governo da igreja. Mas o fato que este mesmo apstolo aproveitou de poucas, mas significativas ajudas feminiNo podemos esquecer que estamos quase na virada do segundo milnio, e que as mulheres conquistaram o mesmo espao dos homens na maioria dos campos de qualquer atividade, e que nos dias em que o aps tolo Paulo escreveu estas cartas, as mulheres no tinham o espao que tm hoje. Os costumes gregos e judaicos eram totalmente diferentes, em Corinto e feso. Quando a mulher sasse com seu marido era obrigada a andar sempre atrs do esposo, nunca ao lado ou frente. No podia fazer perguntas a ele em pblico, somente em casa; era vedado todos os direitos de agir ou de se pronunciar; eram semi-escravas. Existem ainda 55

hoje alguns pases que mantm esses costumes. A essas naes preciso levar o conhecimento do Evangelho de Jesus Cristo, contudo sem destruir suas tradies e costumes. Hoje, na maior igreja evanglica do mundo, a igreja presbiteriana de David Yong Cho na Coria do Sul, a grande maioria dos lderes composta por mulheres. Novamente o problema na Igreja do Vu a falta de viso de sua liderana, que ainda machista e retrgrada. Infelizmente tenho que dizer que a Congregao trata suas fiis como as mulheres de Corinto e feso de 1900 anos atrs, sendo que a Grcia hoj e j aboliu todas estas tradi es, sendo muito parecidas com as nossas. E as irms desta seita, por causa de suas doutrinas de usos e costumes, so penalizadas e marginali zadas. Se a Congregao probe o direito de falar na igreja, deveria fazer valer toda a lei e no apenas pores isoladas das Escrituras. Deveria ento proibir os estudos e cursos superiores, que elevam o conhecimento da mulher. O Homem o cabea do lar, mas sem a mulher seria impossvel existir o lar, e sem o lar, a igreja de Cristo. A obra de Deus foi divinamen te perfeita, criando homem e mulher para viverem em perfeita harmonia e comunho. Voc por acaso conhece alguma mulher da Congregao que feliz, alegre, espontnea, sadia em nvel de alma? Observe essas mulhe res, na sua totalidade so amarguradas, frustradas, sempre aborrecidas, e para piorar, sempre desprezadas e mal cuidadas. "Quero, portanto, que as mulheres se ataviem (se enfeitem, se tratem, se cuidem) com modstia e bom senso (sobrie dade), no com tranas, ou com ouro, ou prolas, ou ves turio dispendioso (roupas caras)" I Timteo 2:9 "Havia tambm uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era j avanada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; e era viva, de quase oitenta e quatro anos. No se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e oraes. Chegan do ela na mesma hora, deu graas a Deus, e falou a res peito do menino a todos os que esperavam a redeno de Jerusalm". Lucas 2:36-38 56

Infelizmente algumas igrejas evanglicas ainda tm mais ou menos essa tica ultrapassada sobre as irms. Mas, graas a Deus, a grande maioria tem aberto a sua viso e dado o devido valor s mulheres. Deus, mais do que todos ns, sbio e fiel, e jamais deixar de realizar e cumprir a sua vontade, e as mulheres tm se colocado sua disposio, por isso so tremendamente usadas. N a revista VEJA, de 25 de Fevereiro de 1998, em sua matria central, destaca exatamente isto: O posicionamento das mulheres onde s existiam homens. Elas esto avanando um espao antes dominado por homens. Conheo algumas mulheres que tm muito mais uno, vida de Deus, maturidade espiritual e o mais extraordinrio: autoridade de Deus. As mulheres esto se colocando dejoelhos e orando, jejuando e buscando a face do Senhor, e o resultado disso que Deus as tem usado mais que muitos "homens" que se imaginam os nicos usados por Deus. A Bblia Sagrada nos mostra, em diversas ocasies, Deus usando a mulher. No Reino celestial, no haver separao entre homens e mu lheres, mas sero todos iguais na presena do Senhor. Em I Corntios 128 a 11 ns lemos sobre a distribuio dos dons na Igreja e podemos entender que no h distino entre homens e mulheres. Vemos em Joel 2-28.29. E acontecer depois, que derramarei o meu Esprito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizaro, vossos velhos sonharo e vossos jovens tero vises. At sobre os servos e as servas derramarei o meu esprito naqueles dias. Gnesis 2-18 - Disse o Senhor Deus: No bom que o homem esteja s; Farei-te uma companheira e auxiliadora que seja idnea. Gnesis 2-14 - Por isso deixa o homem seus pais e se unir a uma mulher, e sero os dois uma s carne. O que companheiro? - So pessoas que compartilham sua sorte e que vivem no mesmo teto, um pelo outro podendo ser um colega ou marido e mulher. E justo que os dois saibam cumprir com dignidade suas obrigaes entre ambos. Gnesis 27 - Deus lana suas bnos sobre Abrao depois so bre Isaaque, cuja bno deveria ter continuidade at o fim dos sculos quando ns viramos a participar por intermdio do Senhor Jesus. Porm, 57

Isaaque j muito velho e cego, com pouca disposio pela vida, no fez uma avaliao justa a quem repassar a bno que Deus lhe deu por intermdio de Abrao, seu pai. Tinha ele dois filhos, Esa e Jac. Um irresponsvel, desobedien te, no temia ao Senhor, o outro era amoroso por sua me, obediente aos pais e temente ao Senhor. Isaaque resolve abenoar o primeiro contra a vontade de Deus, sendo que o escolhido deveria ser o segundo. Deus usa de uma mulher, que foi Rebeca, com artimanha, fez que as bnos de Isaaque viesse a ser dada a Jac. Deus usa de uma mulher para realizar a sua santa vontade, por ter o homem falhado. Quando Moiss tinha apenas trs meses de idade, sua me no podendo t-lo em sua companhia, fez um cesto de junto e betumou, lan ando este sobre o Rio Nilo, a merc da sorte. A filha do Fara, ouvindo este chorar, por certo sentindo fome e frio se compadeceu, mandando suas criadas o apanhar, sendo um menino muito belo, ela o levou para seu Palcio, educando este nas melhores escolas do Egito. Esse Moiss foi o redentor de Israel, e considerando at nossos dias pela nao de Israel como o seu maior heri. Se no fosse o heros mo de sua me, e aquela Rainha Egpcia, ele teria morrido e desaparecido nas guas do Rio Nilo, no havendo a grande e bela histria de Israel. A mulher sempre teve seu lugar na histria da humanidade. A mulher no passado era responsvel pela educao dos filhos, da parte financeira do lar, sendo ela que fiava, tecia o linho e a l, era responsvel pela confec o da roupa e respondia pelo comrcio de tudo que produzia. Na Igreja, mais de setenta por cento da freguesia de mulher; porque no fazer parte das obrigaes na casa do Senhor? A Igreja do Senhor congregacional, sendo que pode e deve emanar de seu todo que seus membros e convencionais, o prestar obe dincia a Cristo e sua Santa palavra. Nas Igrejas Batista do Brasil existe mais de novecentas mulheres ocupando lugares de destaque; em pesquisas ficou provado este fato, sendo a razo de seu grande progresso nos ltimos anos. Nos Estados Unidos, os Batistas deram apoio ao trabalho femini no, chegando estas a Pastoras. Em razo disso, teve crescimento expres sivo a Igreja l, sendo hoje a maior igreja Evanglica no Pas. luz da histria, luz da teologia, luz da palavra de Deus, no 58

h como, se analisarmos bem os acontecimentos da humanidade, deixar de dar lugar mulher na obra do Senhor Jesus. Desde o incio da era Crist as mulheres serviam junto aos homens na Igreja. Quem estudar com avidez a histria, h de descobrir junto aos homens a presena da mulher. Como j mencionei no incio deste captulo, temos os exemplos de Rebeca, Dbora, Raabe e muitas outras no velho testamento. Maria de Betnia, Maria Madalena, Maria Me de Jesus, as quatro filhas de Felipe, Evdia, Sintique, Trifena, Trifsia, Percides, Priscila que foi uma pastora junto ao Apstolo So Paulo, no Novo Testamento. Por que a Igreja deve ser diferente hoje, separando a mulher do homem no servio do Senhor Jesus? A Congregao Crist no Brasil deveria estudar mais a palavra de Deus, e deixar de fazer doutrinas usan do pequenos textos isolados, para defenderem o direito s dos homens na sua igreja. Na Igreja, quando havia mais liberdade espiritual, eles serviram e mostraram seus valores. No lado exterior, na capela de San Remo, na Igreja de Santa Priscila, em Roma, h uma inscrio, sendo uma evidn cia histrica e poderosa que originalmente se liaEpiscopisaTheodra. Para diminuir o prestgio desta mulher, foi trocado o seu nome de Theodra para Theodro, pela vergonha de ter uma mulher superiora assim chama da. Mais tarde, para excluir definitivamente a mulher do conselho da Igre ja, proibiram os lderes de se casarem e os que se rebelassem contra a ordem, seriam expulsos, perdendo a comunho da igreja. lamentvel a Congregao Crist no Brasil cometer os erros do sculo IX em pleno sculo XXI, negando o contexto bblico. Se fssemos escrever sobre os grandes homens da histria sagrada ou sobre a histria dos povos, teramos que escrever muitos livros. Mas nem por essa razo cabe o menosprezo mulher junto a Igreja ou sociedade que vivemos. 5 - O BATISM O Apesar da palavra de Deus em Mateus 28:19 nos ensinar que devemos ser batizados em nome do Pai, e do Filho e do Esprito Santo, a Congregao Crist ensina a prtica de um rebatismo criado pelo Unitarianismo Modernista, afirmando que o batismo nas guas deve ser 59

somente no nome de Jesus. Que o batismo deve ser feito em nome do Senhor Jesus, e em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Pergunta-se: Cristo no o Filho? No h porque repetir a frase duas vezes, negando o texto original como est acima. "E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no cu e na terra. Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; ensinando-os a obser var todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos". Mateus 28:18-20 O argumento dos unitaristas, afirmando que o apstolo Pedro re cebera uma nova revelao, quando discursou em Atos 2:38, exatamente no dia do Pentecoste, completamente absurdo e incoerente. O Senhor Jesus no mudaria um ensinamento to importante poucos dias antes de sua ascenso. E a traduo literal : "seja batizado sobre o nome de Jesus", sendo essa palavra dirigida aos judeus e moradores de Jerusalm a respeito de depositarem a confiana na promessa da volta de Jesus. "E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu corao, e perguntaram a Pedro e aos demais apstolos: Que fare mos, irmos? Pedro ento lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remisso de vossos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo. Porque a promessa vos pertence a vs, a vossos filhos, e a todos os que esto longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta gerao perversa". Atos 2:37-40 Por toda a histria da Igreja, Deus levantou homens santos que preservaram a fidelidade dos ensinamentos de Jesus, defendendo siia Pa lavra contra malficas heresias. Novamente nos deparamos com uma grave heresia da Congrega o Crist no Brasil. No posso aceitar estes ensinamentos contrrios Palavra de Deus. Atos 2:37 a 40 mais um texto que os caducos ancios desta organizao distorceram, e que, pela falta de um estudo verdadeiro 60

da Palavra, ensinam erroneamente. A Congregao uma igreja que firma a sua doutrina em textos isolados. Pedro em sua afirmao: "Sede batizados" falou assim devido a pergunta de seus ouvintes, sobre a necessidade de receberem a Jesus Cristo como seu salvador. Naquele momento ele no estava batizando, e sim anunciando a necessidade de se batizar. Por isso a sua afirmao aparece no tempo futuro. Assim a Igreja do Vu s considera batizados de fato aqueles que se batiza l, pois, na Congregao que est a "ver dade" e recebem s o batismo em Jesus. Se Jesus o Filho de Deus, por que no batizam usando toda a expresso de Mateus 28:18-20? Defendem-se usando o pretexto de que Pedro s menciona o batismo em nome de Jesus. S que voltando ao texto, naquele momento o apstolo Pedro estava anunciando a morte e ressurreio do Senhor Jesus. E da necessidade de que houvesse arre pendimento e batismo, nunca se desfazendo do que Jesus dissera em Mateus 28:18-20. Naquele momento Pedro no estava batizando, mas fazendo sua primeira pregao aps a morte e ressurreio de Cristo, e tambm logo aps o enchimento do Esprito Santo no dia de Pentecoste. Eles se consideram salvos pelo batismo enquanto as Escrituras Sagradas nos ensinam o contrrio. "Arrependei-vos e sede batizados". O arrependimento o nico caminho que nos leva de fato presena do Pai. pelo arrependimento que podemos chegar a convico do perdo de Deus e conseqente mente da salvao. Atravs do conhecimento das Escrituras Sagradas alcanamos o entendimento de que somos pecadores e que carecemos da glria de Deus, e ainda que, o batismo o cumprimento desse processo para a nossa salvao. Quando nos batizamos estamos declarando diante de Deus, dos homens e das hostes espirituais, que a partir daquele momento, estamos abandonando o pecado, o mundo, as paixes da carne e toda sorte de concupiscincia. Em outras palavras: estamos morrendo para o mundo, mas vivificando o nosso corpo mortal para Deus. O batismo toma-se sem efeito a partir do momento em que essa verdade crist passa a ser um ritual sem frutos e sem transformao em Deus. A Congregao Crist do Brasil no prepara seus adeptos de forma correta e bblica para o batismo. As pessoas so levadas ao batis 61

mo sem o mnimo conhecimento do evangelho, e muitas vezes so levadas pessoas em estado de embriagus, e com outros vcios mais, revelando um despreparo total para com o padro bblico. Eles apoiam o batismo de pessoas despreparadas argumentando que Joo Batista era um inculto e batizava as pessoas sem o menor pre paro. Outro argumento que usam o exemplo de Filipe e o eunuco. Eles defendem que o eunuco era completamente ignorante das verdades bblicas, mas, mesmo assim o apstolo Filipe o batizou. Isso no verda de, o eunuco no era uma pessoa ignorante como dizem, mas tinha co nhecimento das Escrituras Sagradas, prova disso que ele estava retornando de Jerusalm, de onde voltava de uma adorao verdadeira ao Senhor. Ele viera de um pas distante para ministrar sua oferta ao Se nhor. A nica coisa que desejava alcanar era a sua salvao, mas ainda no havia ouvido falar, nem entendido sobre o messias chamado Jesus. O eunuco no tinha nada de ignorante, era um homem justo, te mente a Deus, conhecedor e estudioso da Palavra de Deus. Pois assim que recebeu as instrues de Filipe, imediatamente ele decidiu que neces sitava do batismo nas guas, como prova de arrependimento e deciso em servir o Senhor completamente. Vejamos o texto: "Eles, pois, havendo testificado e falado a palavra do Se nhor, voltando para Jerusalm, evangelizavam muitas al deias dos samaritanos. Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direo do sul pelo caminho que desce cie Jerusalm a Gaza, o qual est de serto. E levantou-se e foi; e eis que um etope, eunuco, mordomomor de Candace, rainha dos etopes, o qual era superin tendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalm para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o pro feta Isaas. Disse o Esprito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaas, e disse: Entendes, porventura, o que ests lendo? Ele respondeu: Pois como poderei entender, se algum no me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sen tasse. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: 62

Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como est mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele no abre a sua boca. Na sua humilhao foi tirado o seu julgamento; quem con tar a sua gerao? porque a sua vida tirada da terra. Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro? Ento Filipe tomou a palavra e, comeando por esta escri tura, anunciou-lhe a Jesus. E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia gua, e disse o eunuco: Eis aqui gua; que impede que eu seja batizado?[E disse Filipe: lcito, se crs de todo o corao. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cris to o Filho de Deus.] mandou parar o carro, e desceram ambos gua, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. Quando saram da gua, o Esprito do Senhor arrebatou a Filipe, e no o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho. Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, at que chegou a Cesaria". Atos 8:25:40 O tempo em que Filipe e o eunuco estiveram juntos foi bastante prolongado, pois a distncia entre Jerusalm e Gaza de 120 kilometros aproximadamente, essa regio bastante montanhosa, h pouqussimos rios e como se no bastasse, as estradas eram precrias, e provavelmen te, eles no gastariam menos de 3 dias no percurso. Podemos ento constatar que Filipe permaneceu um bom tempo com o eunuco, tirando suas possveis dvidas sobre a salvao, sendo ele batizado, consciente do que estava fazendo. O Eunuco no poderia de forma alguma ser uma pessoa ignorante e inculta, pois ocupava uma posi o de autoridade no seu pas. O discurso de Pedro em Atos captulo dois, com a converso de mais de trs mil almas, outra passagem que a Congregao usa para justificar o batismo de pessoas despreparadas e ignorantes, argumentan do que toda aquela multido no tinha um conhecimento necessrio, mesmo assim foram batizadas. Todos eles eram judeus, bastante conhecedores das Escrituras, como o eunuco. Tambm s lhes faltava a revelao, o conhecimento da salvao atravs de Jesus Cristo, que veio atravs da pregao reveladora 63

do apstolo Pedro. J o apstolo Paulo, batizou a poucos, priorizando o ensino das Sagradas Escrituras aos gentios, por serem estes, totalmente ignorantes e desconhecedores da Bblia. "Ento Pedro, pondo-se em p com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Vares judeus e todos os que habitais em Jerusalm, seja-vos isto notrio, e escutai as minhas palavras". "Vares israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varo aprovado por Deus entre vs com mila gres, prodgios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vs, como vs mesmos bem sabeis; a este, que fo i entregue pelo determinado conselho e prescincia de Deus, vs matastes, crucificando-o pelas mos de inquos;ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhes da morte, pois no era possvel que fosse retido por ela". "E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu corao, e perguntaram a Pedro e aos demais apstolos: Que fare mos, irmos? Pedro ento lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vs seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remis so de vossos pecados; e recebereis o dom do Esprito Santo ". "De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase trs mil al mas; e perseveravam na doutrina dos apstolos e na co munho, no partir do po e nas oraes". Atos 2:14; 2324; 37-38; 41-42 Por toda a Escritura Sagrada h um s conceito: conhecer, crer, ser batizado e por ltimo, receber e ser cheio do Esprito Santo. A prova de nossa salvao a paz interior que Deus coloca em nossos coraes, uma convico que nem mesmo o diabo pode tirar de ns. o que nenhum membro da Congregao Crist no Brasil tem. A converso de Paulo a caminho de Damasco foi uma experincia muito dura. Ele era doutor na lei, foi discpulo de Gamaliel, o maior sbio daqueles dias, mas, Paulo no chegou a conhecer o Senhor Jesus pesso almente. Foi o nico que decididamente resolveu prender os discpulos e havia recebido cartas das autoridades para isso. Mas Deus o escolheu, e no o usaria como era, segundo seus conhecimentos. Deus o quebrou, o humilhou, deixando-o por trs dias sem enxergar. 64

Somente depois da visita e das instrues de um discpulo chama do Ananias, foi que, em orao e jejum, conheceu o Senhor Jesus na sua plenitude, e ento foi batizado. possivel ento batizai-aqueles que nunca conheceram o evange lho e nunca tiveram noes do senhorio de Cristo, sendo cheios de vcios e pecados, no tendo noo do que certo e errado? Por persistir nessa prtica a maioria dessas pessoas que se batizam na Congregao Crist no Brasil no permanece ali. 6 - O ENSINO CONTRRIO AOS MINISTRIOS NA IGREJA A Igreja do Vu completamente contra a ordenao de pasto res na igreja. Mas a posio do ancio semelhante a do pastor, a nica diferena que o pastor pode ser removido da igreja, enquanto que o ancio tem sua posio mantida, mesmo sendo ele um pssimo lder. Essa seita acusa as igrejas evanglicas, dizendo que seus pastores so na verdade lobos e exploradores do povo. Posso at concordar que existem muitos pastores que mancham este grande chamado, mas, no podemos ir contra a Palavra de Deus que ensina a constituio de lderes na Igreja. Vejamos o texto: "Aquele que desceu tambm o mesmo que subiu muito acima de todos os cus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apstolos, e outros como profetas, e ou tros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeioamento dos santos, para a obra do ministrio, para edificao do corpo de Cristo; at que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimen to do Filho de Deus, ao estado de homem feito, medida da estatura da plenitude de Cristo". Efsios 4:10-13 A Congregao est longe de compreender isto, mas, Deus no s colocou pastores na igreja, mas colocou tambm evangelistas, mes tres, profetas e apstolos. Isto significa que Deus constitui homens quali ficados para cada cargo, no levando apenas a idade avanada. A pala vra pastor, presbtero ou bispo tem o mesmo significado no original em grego. E Deus estabeleceu qualificaes para a escolha e ordenao des ses homens. 65

"Cuidai pois de vs mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu prprio sangue". Atos 20:28 "Fiel esta palavra: Se algum aspira ao episcopado, ex celente obra deseja". "E necessrio, pois, que o bispo( presbtero ou pastor) seja irrepreensvel, marido de uma s mulher, temperante, sbrio, modesto, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar; no dado ao vinho, no violento, mas moderado, inimigo de contendas, no avarento (gananci oso); que governe bem a sua prpria casa, tendo seus f i lhos em sujeio, com todo o respeito (pois, se algum no sabe governar a sua prpria casa, como cuidar da igre ja de Deus?); no seja nefito (inexperiente, ignorante, desqualificado), para que no se ensoberbea e venha a cair na condenao do Diabo. Pelo contrrio que tenha bom testemunho dos que esto de fora, para que no caia em oprbrio, e no lao do Di abo. " I Timteo 3:1-7 "Depois do amanhecer, chamou seus discpulos, e esco lheu doze dentre eles, aos quais deu tambm o nome de apstolos". Lucas 6:13 "E a uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente aps tolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, de pois operadores de milagres, depois dons de curar, socor ros, governos, variedades de lnguas". I Corntios 12:28 Ser ancio muito mais cmodo que ser um pastor, pois a autori dade do ancio no pode ser questionada, por ser ele mais velho e se achar mais experiente, enquanto o pastor pode ser removido da igreja. Esta mais uma estratgia dos ancios de nunca mudarem os ensinamentos, pois jamais perdero sua autoridade, sua posio e sua influncia. Agora me respondam uma pergunta: Se Deus removeu os sacer dotes no Velho Testamento porque no obedeciam a Deus, removia os profetas que no tinham coerncia com sua palavra (exemplo de Balao), e removeu at mesmo reis que ele havia estabelecido ( Saul - 1 Samuel 14), no pode remover ancios? A palavra de Deus nunca menciona que o fato de uma pessoa ser 66

um ancio, o qualifica como lder, ou autoridade sobre a igreja, muito menos que o Esprito Santo seja propriedade particular. Tenho todo o respeito pelos mais velhos, mas, a idade nunca foi o critrio usado por Deus, para escolher seus lderes. Deus , por vrias vezes adverte-nos a escut-los, a pedir conselhos, mas nunca afirmou que suas direes viriam somente por meio dos mais velhos. Repare um homem de idade que conhece a Deus. Ele tem f, ele usa seus dias para abenoar a todos os que esto ao seu derredor. J um idoso que no conhece ao Senhor, a sua vida de queixas, lamentaes. Sempre est doente, insatisfeito, infeliz. S possui lembranas, no acre dita que possa haver algo de novo e de bom ainda no restante de sua vida. Comece a observar aqueles que esto ao seu derredor e perceba quais atitudes tm em relao ao dia de hoje. Os homens de Deus falaro do amanh, e os homens naturais falaro do passado, de algo que tiveram ou experimentaram, de algo que j passou, mas, que no vir mais. 7 - CERIMNIAS DE CASAMENTOS No so permitido cerimnias religiosas para casamentos e noi vados na Igreja do Vu, pois estas so consideradas rituais materiais, nada tendo a ver com a religio. Por essa razo, a Igreja no deve parti cipar. No sendo permitido aos ancios fazerem casamentos e noivados. Nem mesmo oraes como ato de agradecimento. Essa mais uma con tradio dessa seita com referncia Santas Escrituras. No entendo de onde eles encontraram essa proibio nos ensinamentos sagrados. Desde o Velho.Testamento o casamento tem sido um acontecimento de real importncia para aqueles que servem ao Senhor. No Velho Testamento o casamento era considerado uma celebra o divina, instituda por Deus para acabar definitivamente com a solido do homem. Partiu de Deus, a idia de o homem ter uma mulher, uma auxiliadora idnea, uma companheira. A instituio de uma famlia o cumprimento de uma ordem de Deus, que disse: "crescei e m u ltip lica i" Se o Casamento uma insti tuio divina, deve merecer todo o respeito e considerao pela Igreja do Senhor Jesus. "Honrado seja entre todos o matrimnio e o leito sem m61

cuia; pois aos impuros e adlteros, Deus os julgar". Hebreus 13:4 Bastava mencionar somente este versculo, para revelar o desca so e a desvalorizao do casamento por parte da Congregao Crist no Brasil. Esta outra faceta da decadente viso desta seita. At os incr dulos sabem que uma sociedade forte uma sociedade formada por fa mlias estruturadas. No estou afirmando que essas estruturas sejam na rea financeira, mas sim, na rea moral, tica. A prpria Palavra diz que um lar firmado na rocha, um lar edificado sobre a pessoa de Jesus, e onde os princpios cristos sejam de fato e de verdade permanentes, pois o que aparente logo se revelar reprovado. "Quem acha uma esposa acha o bem; e alcanou a bene volncia do Senhor." Provrbios 18:22 " Mas para o homem no se achava auxiliadora que lhe fosse idnea. Ento o Senhor Deus fe z cair um pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, ento, uma das suas costelas, e fechou o lugar com carne. E da costela que o Senhor Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e a trouxe ao homem. Ento disse o homem: Esta afinal osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela ser chamada varoa, porquan to do varo fo i tomada. Portanto deixar o homem a seu pai e a sua me, e unirse- sua mulher, e sero uma s carne". Gnesis 2:20b-24 No passado, os casamentos em Israel eram comemorados com festas que duravam semanas e os sacerdotes, escribas e todo o povo faziam parte do evento, buscando de Deus as bnos aos nubentes e seus futuros filhos, com oraes e splicas e com muitos louvores e danas. Ser que justo destruirmos as verdadeiras tradies e os belos, costume do passado? Observe que no Novo Testamento o Senhor Jesus e os seus dis cpulos estavam constantemente nas festas das bodas, da pscoa, e em tantas outras que se mencionam na palavra, e o Senhor sempre deu aten 68

o especial a estes acontecimentos, e ainda os usou at como exemplo de temas de muitas parbolas. "O reino dos cus semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu fdho". Mateus 22:2 "E, tendo elas ido comprar o azeite, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta". Mateus 25:10 "Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glria; por que so chegadas as bodas do Cordeiro, e j a sua noiva se preparou". Apocalipse 19:7 O casamento no somente uma cerimnia ou um rito, a figura mais real e verdadeira da aliana de Deus com a nao de Israel, o casa mento fala profeticamente da aliana eterna que temos da parte do noivo (Jesus) conosco, a sua noiva (Sua nica Igreja). Onde recebemos o com promisso do regresso do noivo para levar a sua imaculada e santa Igreja. Como, diante de tamanha grandeza de importncia, realizar um casamento sem a bno de Deus, dos pais, dos familiares, dos amigos que mais nos amam, fazendo-o num clube, num ambiente destitudo da presena do Esprito de Deus? "Trs dias depois, houve um casamento em Can da Galilia, e estava ali a me de Jesus; e fo i tambm convi dado Jesus com seus discpulos para o casamento. E, ten do acabado o vinho, a me de Jesus lhe disse: Eles no tm vinho. Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda no chegada a minha hora. Disse ento sua me aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as puri ficaes dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou trs metretas. Ordenou-lhe Jesus: Enchei de gua essas talhas. E enche ram-nas at em cima. Ento lhes disse: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. Quando o mestre-sala provou a gua tornada em vinho, no sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a gua, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem pe primeiro o vinho bom e, quando j tm bebido bem, ento o inferior; mas tu
69

guardaste at agora o bom vinho. Assim deu Jesus incio aos seus sinais em Can da Galilia, e manifestou a sua glria; e os seus discpulos creram nele". Joo 2:1-11 Fiz questo de mencionar todo este texto acima, porque repre senta a grande importncia do casamento para Deus e para seu filho Jesus. No foi por coincidncia (pois Deus no age assim), mas foi por um grande propsito que Jesus manifestou sua glria pela primeira vez, exatamente num casamento. Percebo que onde Deus mais deseja nos abenoar no convvio do lar, onde nossos filhos podem ser edificados de forma saudvel, fsica intelectual espiritualmente e emocionalmente. Chega a ser intrigante ler em Gnesis captulo um, pois no final de cada dia da criao de Deus, o prprio Deus afirma: "E viu Deus que isto era bom". Esta frase se repete at o mo mento da formao do homem. Mas no verso 18 do captulo dois de Gnesis, h esta afirmao acerca do homem: E viu Deus que isto no era bom. O texto est mencionando a solido, a tristeza, e a incapacida de de Ado de se multiplicar. Observe que o alvo de Deus era dar a Ado o maior presente que ele poderia receber: sua prpria esposa, al gum que o amasse, respeitasse e fosse para ele companheira e auxiliadora idnea. Deus j havia criado tudo, todas as coisas, mas faltava ao homem a felicidade. Novamente eu pergunto: Como desvalorizar o ato do casamento, quando Deus e seu Filho do a ele to grande valor? Devemos refletir sobre o quanto o Senhor fica feliz ao ver o incio de mais um lar sobre as bnos de Deus. Se o Casamento o incio de um novo lar, e a continuao de uma famlia, por que no merecer as bnos da Igreja? graas a este ato solene que estamos servindo ao Senhor junto a nossos queridos filhos, dando continuidade aos exemplos de nossos pais. Faremos o possvel para que o matrimnio seja sempre acompanha do de uma cerimnia sagrada, e que as Igrejas do Senhor Jesus continu em realizando este ato de f, e que jamais deixem de realiz-lo. Tudo o que se inicia de forma correta tem continuidade, por isso o 70

casamento que iniciado aos ps do do Senhor Jesus, sempre goza de suas bnos. Ser que existe outro lugar melhor que a casa de Deus para se dar incio a esta grande e longa caminhada pela vida at nos encon trarmos com o Senhor na sua glria? Enquanto os evanglicos realizam seus casamentos nas Igrejas sobre o poder da palavra do Senhor e com oraes e louvores, os adep tos da Congregao Crist no Brasil se casam em clubes mundanos, em ambientes imprprios para a comemorao de um acontecimento to im portante paia um casal. Os casamentos so realizados aos sons de msi cas profanas e mundanas, sem ambiente at mesmo para se fazer uma simples orao de agradecimento, tomando-se em um acontecimento es tranho queles que cultuam o Santo Evangelho. Faamos uma anlise: como ficaria um verdadeiro cristo numa festa to especial como a de um casamento, totalmente ausente da pre sena do Senhor Jesus? 8 -NO APRESENTAM, NEM CONSAGRAM AS CRIANAS Outro absurdo que observamos, a proibio de apresentao dos recm-nascidos nas igrejas da Congregao Crist no Brasil. Onde que eles encontraram razes para impor esta doutrina em suas Igrejas? Nas Escrituras Sagradas posso citar vrias menes da importncia da apresentao de crianas. "Sucedeu, pois, no oitavo dia, que vieram circuncidar o menino; e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias". Lucas 1:59 "Quando se completaram os oito dias para ser circuncida do o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. Terminados os dias da purificao, segundo a lei de Moiss, levaram-no a Jerusalm, para apresent-lo ao Senhor (con forme est escrito na lei do Senhor: Todo primognito ser consagrado ao Senhor), e para oferecerem um sacrifcio segundo o disposto na lei do Senhor: um par de rolas, ou dois pombinhos". Lucas 2:21-24 J podemos perceber os erros absurdos cometido por esses reli giosos. O que mais nos irrita, o fato de defenderem com unhas e dentes 71

assuntos to insignificantes e medocres, e desprezarem aspectos e assun tos to importantes para Deus. Abrao e Sara, quando do nascimento de Isaque, no s deram graas ao Senhor Deus, como tambm ofereceram sacrifcios de louvores ao Senhor pelo acontecimento, recebendo aquele filho como uma grande bno Divina. Abrao, jcom quase 100 anos e Sara, sendo tambmj idosa e no podendo gerar filhos, suplicaram a Deus para que lhe desse filhos e o Senhor ouviu as suas splicas e ento abriu a madre de Sara, que deu luz a Isaque. Podemos perceber neste acontecimento o envolvimento do Ser Divino e do ser humano. Por estes e muitos outros exemplos que analizamos, podemos ver que no existe razo para isolarmos uma coisa da outra. Est provado que a famlia parte fundamental da Igreja e de toda a sociedade humana. O Senhor Jesus foi levado ao Templo para ser abenoado no oi tavo dia de seu nascimento, para Simeo e Ana apresentarem-no a Deus e o abenoarem-no. Joo Batista ao oitavo dia foi levado ao templo para receber as bnos, como era costume e tradio em Israel. Em seguida, vemos a orao maravilhosa de gratido que Zacarias fez pelo nascimento de seu filho. Comeando pelo Velho Testamento passando at o Novo Testa mento vemos que, sempre foi usado o templo do Senhor a fim de serem apresentados os recm-nascidos, no havendo texto nenhum que proba tal cerimnia. "Tu, porm, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infncia sabes as sagradas letras, que podem fa zer-te sbio para a salvao, pela que h em Cristo Je sus". II Timteo 3:14 e 15 O apstolo Paulo escreve a seu discpulo Timteo aconselhandoo apermanescer naquilo que aprendeu desde sua infancia, isso prova que obrigao dos pais e tambm da Igreja, dar a educao precisa s crianas desde os seus primeiros dias de nascimento, conscientizando-a de que seu lar e a Igreja so partes importantes do seu desenvolvimento. O nascimento de um filho, motivo de alegria e felicidade para os 72

pais, sendo o maior de todos os milagres da vida. A orao de entrega e consagrao a Deus com louvores e gratido pelo acontecimento uma grande prova de amor a Deus. "Eis que os filhos so herana da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardo. Como flechas na mo do homem valente, assim os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; no sero confundidos, quando encontrarem com os seus inimigos porta". Salmo 127:3-5 9 - A COMEMORAO DO NATAL No permitido para os adeptos dessa religio, comemorar o Natal, que considerado por seus lderes como uma festa idlatra. Eles alegam que no se deve comemorar o natal, porque no h confirmao definitiva da data do nascimento de Jesus. Mas para ns que cremos no Senhor Jesus Cristo, o dia, o ano ou o ms, no so o mais importante. Importante sim, termos a real certeza de que ele nasceu da virgem chamada Maria, esteve entre ns, tendo como testemunhas fiis os apstolos que com ele viveram e participaram de seus grandes e tremendos milagres e prodgios. O Senhor ainda nos trouxe a remisso de nossos pecados, atravs de sua morte na cruz do calvrio. Os "crentes" da Congregao Crist no Brasil no admitem qual quer comemorao. Realmente no precisamos comemorar o nascimento do Senhor Jesus Cristo em 25 de dezembro, pois esta data foi instituda pela Igreja Catlica Romana, e que h muito comemora o dia de So Nicolau, do qual surgiu a imagem de que temos hoje do papai Noel. Trocaram o mo tivo das festividades, que o nascimento do ser humano mais importante de todos, que foi Jesus, por um velho caridoso que nunca morreu por voc e que jamais poder dar a salvao eterna. Mas os "glrias" come moram o dia primeiro de Janeiro com festas e bebidas vontade, no faltando as tradicionais cervejas, vinhos, whiskys, e uma caipirinha na maioria de suas comemoraes. E lamentvel esta contradio, deixam de comemorar o nasci mento do Senhor, mesmo que seja em 25 de Dezembro e comemoram o dia da circunciso e da consagrao oito dias aps o nascimento de seus 73

filhos. Parecem que so como os Adventistas do Stimo Dia, guardando algumas tradies do Antigo Testamento e abandonando outras. A maioria dos glrias comerciante, e como todo comerciante concentram seus esforos no final de ano, estruturando seus negcios para conseguir grandes lucros no perodo do Natal. Vejamos o erro. No comemoram o Natal, considerado por eles como pecado, mas usam da data para especulao financeira. Para os que esto em Cristo Jesus esse dia importante para que mantenhamos na memria a lembrana do nascimento e do sofrimento de Cristo Jesus na cruz , com o nico objetivo de nos remir do pecado, trazendo para ns a viva esperana da vida eterna. 10 - AS SAUDAES E O SCULO SANTO

As igrejas evanglicas tm vrias formas de saudaes como a "Paz do Senhor Jesus", ou simplesmente" A Paz do Senhor", e ainda o simples "bomdia". "A Paz de Deus" a sua saudao exclusiva da Congregao que tambm nos prova a sua tendncia facciosa. Eles se consideram cumpridores fiis das escrituras, cumprindo as doutrinas que os outros evenglicos, segundo eles deixam de obedecer. Os seguidores desta seita sadam com o sculo santo ou seja, com beijo, o que as demais Igrejas rejeitam. Pergunta-se: o beijo uma doutrina ou tradio do povo judeu, grego e outros daquela regio? Resposta: nunca foi tido como doutrina e sim como um hbito, como se v em quase todas as epstolas dos apstolos. Esse sistema de saudaes eram apenas mais um costume entre aqueles povos, sendo uma expresso de amor e santidade. O beijo era parte da liturgia da Igre ja Ortodoxa, e ainda era parte integrante no culto nos tempos de Justino, o Mrtir. No podemos desprezar a saudao com o beijo, pois foi real mente usada em diversas Igrejas no passado. Mas ns como evanglicos, devemos abraar as Escrituras Sagradas no seu todo e cumpr-la da me lhor maneira possvel. O sculo santo tambm no quer dizer muita coisa, se verdadeira* mente no for feito com sincero amor. O que o homem mais consegue 74

fazer transformar algo vivo e verdadeiro em rituais fiios, vazios e exter nos. Como comum ver em Igrejas cheias do Esprito de Deus a liberda de de se dar um sculo santo em irmos, sem que isso seja um dogma. "Saudai-vos uns aos outros com sculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos sadam". Romanos 16:16 "Todos os irmos vos sadam. Saudai-vos uns aos outros com sculo santo ". I Corntios 16:20 e II Corntios 13:12 "Saudai-vos uns aos outros com sculo de amor. Paz seja com todos vs que estais em Cristo". I Pedro 5:14 O sculo santo deve e tem que ser santo, sem fingimento, sendo impossvel ser usado por uma comunidade evanglica com centenas ou mais de mil pessoas. Isso seria difcil de se avaliar, pois como identificar os santos dos que no so, pois sempre temos conosco muitos visitantes que nunca ouviram falar de sculo santo. Esse tipo de saudao nos textos acima, foi abrangedor, no dife renciando homens e mulheres, e deveria ser uma saudao entre todos, pois uma saudao santa. O motivo pelo qual no samos beijando a qualquer um pelo fato de que em nossa cultura no temos este hbito de beijarmos homens e mulheres, levando os visitantes de nossas igrejas ao escndalo. Para que no ocorra tal incidente, d um sculo santo somente em algum que voc saiba que no ir se escandalizar, e com quem voc tenha liberdade. N a Congregao Crist no Brasil o beijo ocorre de homem para homem e entre as mulheres. Se existe malcia em beijar-se, essa saudao j deixou de ser santa, tomando-se em uma simples formalidade vazia e sem sentido. Em uma parte da Europa e da Asia, costume a saudao com beijos entre homens e mulheres, mas somente entre pessoas ntimas, e sem malcia. Cada povo tem seu costume, existem aqueles que beijam no rosto, outros que beijam as costas da mo, outros como, ns latinos, que sadam abraando um ao outro ou batendo as mos sobre as costas. Os Orientais se sadam curvando um para o outro. Em sntese, cada povo com seu costume. Que diferena faz saudar com beijos ou abraos ou simplesmente com um aperto de mos, se o corao est cheio de malcia e pecado? 75

Muito melhor seria uma saudao simples, sem formalismo ou dogmas, mas com uma alma pura, cultivando o verdadeiro amor em Jesus Cristo e com o nosso prximo. 11 - COMO SE DEVE ORAR? Outra infeliz distoro de textos bblicos na Congregao a or denana de orar somente de joelhos. O que d para perceber que al gum ( um ancio sem estudo), certa vez ensinou desta maneira na igreja, e a partir da se estabeleceu que as oraes seriam somente de joelhos. Apesar de termos textos tremendos sobre oraes em que gran des homens de Deus oravam de joelhos, temos tambm inmeras passa gens de outros grandes homens de Deus que no oravam somente de joelhos, entre eles o prprio Senhor Jesus. muita infantilidade espiritual achar que vai ser por algo to exte rior que Deus responder a orao. De que adianta eu ter uma vida inco erente com a palavra de Deus, sem nenhum temor, e me ajoelhar e orar? No o ato em si de ajoelhar que vai tocar o corao de Deus, mas a motivao do corao. Dentro deste assunto tambm, eles dizem que devemos orar no nosso quarto, em secreto. Somente assim Deus ouvir a orao, o texto base que se baseiam o Sermo da Montanha. Isso revela a total igno rncia dos tipos de oraes que o Senhor Jesus nos ensinou. por esse motivo que eles no evangelizam, por acharem que orando em pblico, mesmo em favor de algum, essas oraes no tero respostas. Sobre isso trataremos mais adiante. Vejamos os textos em que eles se apoiam: "Pelo que tambm Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que esto nos cus, e na terra, e debaixo da terra, e toda lngua confesse que Jesus Cristo Senhor, para glria de Deus Pai". Filipenses 2:9- 11 "Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. E, orando, no useis de vs repeties, como os gentios; 76

porque pensam que pelo seu muito falar sero ouvidos. No vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos necessrio, antes de vs lho pedirdes. Portanto, orai vs deste modo: Pai nosso que ests nos cus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu; o po nosso de cada dia nos d hoje; e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns tambm temos perdoado aos nos sos devedores; e no nos deixes entrar em tentao; mas livra-nos do mal. [Porque teu o reino e o poder, e a gl ria, para sempre, Amm.] Mateus 6: 6-13 "Ento saiu e, segundo o seu costume, fo i para o MonU das Oliveiras; e os discpulos o seguiam. Quando chegou quele lugar, disse-lhes: Orai, para que no entreis em tentao. E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava, dizendo: Pai, se queres afas tar de mim este clice; todavia no se faa a minha vonta de, mas a tua. Ento lhe apareceu um anjo do cu, que o confortava". Lucas 22:39 -43 A orao de joelhos nobre pelo reconhecimento de prostrao, e que a orao que fizermos em nossa intimidade deve ser incentivada para que de fato experimentemos as manifestaes e respostas do Se nhor. Mas de forma alguma devemos afirmar que Deus no ouve, ou no se alegra com quem o busca em p ou sentado. Quando um filho seu se levanta no meio de uma gerao perversa e faz uma orao de clamor, de intercesso, est cumprindo a vontade divina. Vejamos agora os textos onde encontraremos grandes homens orando sem estarem de joelhos: A primeira meno de orao na Bblia foi feita por Isaque, em Gnesis 25:21 no diz que ele estava de joelhos. Em II Samuel 7:18-27, Davi estava perante o Senhor orando, e no se diz que ele estava de joelhos. Em I Reis 8:22-66, Salomo orava de joelhos diante da congregao, mas no verso 54, ele se levanta e, em p, continua a sua orao abenoando todo o povo de Israel. Em II Reis 20, vemos que o rei Ezequias recebe uma palavra para arrumar a sua casa pois em pouco tempo morreria. No verso trs, a palavra diz que ele, voltando o rosto para a parede, pediu o perdo de Deus. Por isso Deus lhe acrescentou mais 15 anos de vida. Este episdio 77

tambm narrado em Isaas 3 8. Como o rei estava com uma enfermidade mortal, certamente ele estava deitado quando recebeu a visita do profeta Isaas, e o verso trs diz apenas que ele virou o rosto para a parede, e orou. A orao que Jonas fez dentro do ventre do peixe derruba as duas afirmaes defendidas pela Congregao Crist. Primeiro, Jonas no estava no seu quarto e dificilmente tambm estaria de joelhos. Mas o que dizer da orao de Jesus no Evangelho de Joo cap tulo 11 , quando na presena de muitas testemunhas, ele, de p, ressuscita Lzaro? Se Deus atendesse apenas as oraes feitas de joelhos, jamais ouviria a ltima orao de Jesus narrada em Lucas 23:34, quando crucifi cado pediu a Deus para que perdoasse aqueles que o estavam crucifi cando, pois no sabiam o que faziam. Atos 2:1-4 diz que os discpulos estavam reunidos e assenta dos, quando foram cheios do Esprito Santo. E em outros trs textos, a Bblia nos ensina que devemos orar em todo o tempo e em todos os lugares. Deus no est atrs de lugares especiais, ele est atrs de cora es especiais. "Tomai tambm o capacete da salvao, e a espada do Espirito, que a palavra de Deus; com toda a orao e splica orando em todo tempo no Esprito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverana e splica, por to dos os santos". Efsios 6:17-18 "Orai sem cessar". I Tessalonicenses5:17 "Exorto, pois, antes de tudo que se faam splicas, ora es, intercesses, e aes de graas por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto bom e agradvel diante de Deus, nosso Salva dor, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantan do mos santas, sem ira nem contenda". I Timteo 2:1-4 e 8 Os membros da Congregao Crist no Brasil, oram somente de 78

joelhos e condenam as outras Igrejas por assim no procederem, e ainda usam esse costume para convencer os crentes das demais igrejas evang licas a aderir para a doutrina deles, afirmando que assim estaro se aper feioando na f. Os verdadeiros crentes para eles no podem orar em p, mas somente de joelhos, e quem desta forma no faz, considerados como hipcritas e fariseus. um absurdo o julgamento que eles fazem s demais denomina es. Como eles s oram de joelho, ento quem desobedece doutrina no somos ns, e sim eles. A ordem do nosso Senhor Jesus Cristo foi muito clara: orai e vigiai, dia e noite, para no vires a caires em tentao. Eles, orando somente de joelhos so os piores religiosos da face da terra, pois no mostram mudana substanciais que possam demonstrar que so servos de Deus. E de todo o meu corao, no acredito que fazem ora es. So to carnais que difcil acreditar que possam ter alguma comu nho com Deus. E to fcil diagnosticar uma pessoa que realmente tem comunho com Deus. Estas pessoas so maleveis, dceis, humildes, sbias e tm um forte discernimento da vontade do Pai e sempre esto buscando a presena de Deus, onde quer que estejam. E por tudo isso que eu no acredito que eles orem nem mesmo quando esto de joelhos. No vejo os frutos de Deus na vida desses (se assim podemos dizer) irmos. Sendo assim de todos os religiosos, os que menos cumprem o dever de orar dia e noite so os da Congregao Cris t no Brasil. A doutrina sobre os tipos de orao to clara e objetiva, exata mente para vivermos em completa comunho com o Senhor. Temos que orar continuamente, no importando aposio fsica e sim a comunho com Cristo. Seja em p, de joelhos, deitado, andando, viajando... no importa o lugar e nem a posio, mas buscando a Deus em todo o tempo e de todo o corao. Jesus condenou a prepotncia e a hipocrisia em Mateus 16:3-5. Esse texto se refere a um crente que s tinha aparncia, exterioridade, mas que interiormente nada tinha de um verdadeiro cristo, como tam79

bm falou o Senhor no seguinte texto: "Ai de vs escribas efariseus, que p o r fo ra so como sepulcros caiados (sepulturas bem pintadas), porm dentro esto cheios de ossos secos". O Senhor Jesus rejeita totalmente que estas pessoas orem de jo elhos ou em qualquer outra posio. E condena aqueles que simplesmen te usam as religies como cobertura de seus maus procedimentos, se pas sando de crente quando no so. Uma lio importante e sbia sobre a posio ao orar, ns en contramos na parbola do fariseu e do publicano. "Dois homens subiram ao templo para orar; um fariseu, e 0 outro publicano. O fariseu, de p, assim orava consigo mesmo: Oh Deus, graas te dou que no sou como os de mais homens, roubadores, injustos, adlteros, nem ainda com este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou o dzimo de tudo quanto ganho. Mas o publicano, estando em p de longe, nem ainda que ria levantar os olhos ao cu, mas batia no peito, dizendo: Oh Deus, s propcio a mim, o pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e no aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar ser hu milhado; mas o que a si mesmo se humilhar ser exalta do". Lucas 18:10-14 Nesta parbola o que o Senhor Jesus quer enfatizar a maneira bem simples, sem formalidades espontnea e bem singela de orar, deixan do claro que orar no depende de formas fsicas e exteriores como justificativa de santidade e humildade. Todos os exemplos bblicos de homens que receberam respostas de Deus, esto num contexto de quebrantamento e dependncia do Senhor. Prepotncia, jactncia e esp rito de superioridade so posturas de pessoas que no recebem resposta de Deus, pois so contrrias natureza do Pai. "Exorto, pois, antes de tudo que se faam splicas, ora es, intercesses, e aes de graas por todos os homens ". 1 Timteo 2:1 "Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra algum, para que tambm vosso Pai que est no cu, vos perdoe as vossas ofensas." Marcos 11:25 80

Orao no formalismo e sim ato de f em nosso salvador e advogado. Temos muitos exemplos de homens consagrados que no ora ram de joelho, e mesmo assim, o Senhor os ouviu. Ser que aqueles que dizem que s eles so verdadeiramente crentes, pois s oram de joelhos e ainda menosprezam os outros que oram com f e humildade de outras maneiras, no so os verdadeiros fariseus? Usam dessa formalidade e pretexto para condenar os demais cren tes em Cristo Jesus. triste, se consideram donos da verdade, quando na verdade so homens carnais, iguais e muitas vezes inferiores aos demais. "No sbado samos portas afora para a beira do rio, onde julgvamos haver um lugar de orao e, sentados, falva mos s mulheres ali reunidas. E certa mulher chamada Ldia, vendedora de prpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o cora o para atender s coisas que Paulo dizia. Depois que fo i batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso. Ora, aconteceu que quando amos ao lugar de orao, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um esprito adivinhador, e que, adivi nhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguin do a Paulo e a ns, clamava, dizendo: So servos do Deus Altssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvao. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, vol tou-se e disse ao esprito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu". Atos 16:13-18. N este texto vem os o apstolo Paulo beira de um rio evangelizando. O texto no diz mas a narrao era do apstolo Lucas que tambm o acompanhava, e se assentou junto aos que ali se encontravam reunidos para orao, no dito que se ajoelharam, mas sim que estavam assentados. E no foi de joelhos e nem no seu quarto que Paulo ordenou que quele demnio de advinhao sasse daquela moa em Atos 1 6 .0 mes mo apstolo em Efsios 6:18 ensina-nos que devemos orar em todo o tempo, porm no especificou posies. Se fssemos cumprir esse manda 81

mento, ficaramos todo o nosso tempo dentro de nosso quarto de joelhos. Ser que assim que Deus nos quer? Em I Timteo 2:8, Paulo escreve: "Queropois que os homens orem em todos os lugares, levantando suas mos santas, sem ira e sem contendas". No h tambm nenhuma ordem sobre outras posies. Em Marcos 6:27 e 39, vemos o Senhor Jesus multiplicando cinco pes e dois peixinhos. Ele orou ao Pai, buscando a bno sobre aquele alimento que se tomou em um grande milagre. Eles estavam todos senta dos, e no consta que o mestre estivesse de joelho. Em Daniel 9:2,5; 10:2-12 e 6-2 lemos o relacionamento de Daniel e Deus. O Senhor falou com Daniel estando ele de joelhos, em p, deitado... Deus nunca olhou a posio que ele se encontrava e sim na pureza de seu corao. Em II Reis 18:31,38 quando o profeta Elias orou ao Senhor para que descesse fogo do cu a fim de queimar o holocausto que ofereceu ao Senhor, para mostrar aos profetas de Baal que s o Senhor Deus, orou de p, e Deus no s ouviu suas oraes, como as respondeu lambendo com fogo o seu holocausto. Em Juizes 6:11-12, Gideo estava trabalhando, debulhando o tri go, mesmo ali no seus afazeres, o Senhor falou com ele e o abenoou. Gideo o exemplo de uma pessoa que est continuamente junto ao Senhor, seja trabalhando, deitado, andando ou em qualquer posio. Em Juizes 6:35-40, outra vez o Senhor fala com Gideo quando ele j estava dormindo e lhe deu as orientaes de tudo que deveria fazer para libertar o povo de Deus das mos dos medianitas. No ouve razo para Gideo levantar e se ajoelhar para ouvir e falar com o Senhor. Ele se manteve na posio em que se encontrava em seu leito. "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto est perto". Isaas 55:6 Devemos sim entregar-nos completamente ao Senhor, com humil dade, reverncia e amor sem formalismo, dogmas e protocolos. 12 - O DZIMO, AS OFERTAS E O SALRIO Apesar de se posicionarem contrrios ao dzimo, os ancios pe82

dem ofertas que em sua maioria superam em muito o equivalente ao dzimo de seus adeptos. So com estas ofertas que eles sustentam os zeladores de suas igrejas e fazem suas construes. Por no terem pastores (vere mos a seguir), defendem-se, afirmando que no h necessidade do dzimo. Infelizmente eu tenho que dizer a verdade para estes irmos: a Bblia Sagrada chama de ladro quele que no entrega o dzimo do Se nhor, e que o dzimo foi dado anterior Lei, e que Jesus no aboliu o dzimo. Deus no quer 10% de seu dinheiro, Ele quer o seu corao, pois se Ele conquista o seu corao, ter 100% de voc e tudo o que Ele deu a voc. "E bendito seja o Deus Altssimo, que entregou os teus inimi gos nas tuas mos! E Abro deu-lhe o dzimo de tudo". Gnesis 14:20 "Fez tambm Jac um voto, dizendo: Se Deus fo r comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der po para comer e vestes para vestir, de modo que eu volte em paz casa de meu pai, e se o Senhor fo r o meu Deus, ento esta pedra que tenho posto como coluna ser casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dzimo". Gnesis 28:20-22 "Tambm todos os dzimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das rvores, pertencem ao Senhor; santos so ao Senhor". Levtico 27:30 "A esse lugar trareis os vossos holocaustos e sacrifcios, e os vossos dzimos e a oferta alada da vossa mo, e os vossos votos e ofertas voluntrias, e os primognitos das vossas vacas e ovelhas". Deuteronmio 12:6 "Ento a oferta de Jud e de Jerusalm ser agradvel ao Senhor, como nos dias antigos, e como nos primeiros anos. E chegar-me-ei a vs para juzo; e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o traba lhador em seu salrio, a viva, e o rfo, e que pervertem o direito do estrangeiro, e no me temem, diz o Senhor dos exrcitos. Pois eu, o Senhor, no mudo; por isso vs, filhos de Jac, no sois consumidos. Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e no os guardastes. 83

Tornai vs para mim, e eu tornarei para vs diz o Senhor dos exrcitos. Mas vs dizeis: Em que havemos de tomar? Roubar o homem a Deus? Todavia vs me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dzimos e nas ofertas al adas. Vs sois amaldioados com a maldio; porque a mim me roubais, sim, vs, esta nao toda. Trazei todos os dzimos casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos Exrcitos, se eu no vos abrir as janelas do cu, e no derramar sobre vs bno sem medida, que dela vos advenha a maior abastana. Tambm por amor de vs repreenderei o devorador, e ele no destruir os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lanar o seu fruto antes do tempo, diz o Se nhor dos exrcitos. E todas as naes vos chamaro bemaventurados; porque vs sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos exrcitos". Malaquias 3 :4 -1 2 Os Ancios da Congregao Crist no Brasil se consideram privi legiados junto ao Senhor Jesus porque trabalham de graa e sem receber salrios da Igreja. Mas ser que realmente eles trabalham e se dedicam ao Senhor e ao trabalho espiritual? Primeiramente, os ancios desta Igreja so com raras excesses, empresrios, comerciantes, industriais, preocupados mais em ganhar di nheiro e se enriquecerem, por isso dando muito pouco tempo de trabalho ao Senhor Jesus. No do nem 10% de seu tempo para a obra do Se nhor. Para eles, em primeiro lugar esto os interesses materiais, e por ltimo, ou o que sobrar, oferecem ao Senhor, esquecendo do seguinte ensinamento de Jesus: "buscai primeiro o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas". Mateus 6:33 Existe sim, uma pequena minoria que d um pouco mais. So apo sentados ou idosos que deixaram de trabalhar, mas se dedicaram quase toda a vida exclusivamente aos interesses materiais e pessoais. Como se l seria injustos homens como estes receberem salrios da Igreja. Essa minoria pouca coisa ou nada faz uns pelos outros. Vo s Igrejas em horrios de cultos, que duram uma hora e meia, sempre noite e no mximo 4 dias por semana ou 16 dias ao ms, ento, no 84

corresponde a um trabalho normal. Se contarmos o ms, os servios que prestam igrej a no somam 24 horas, ou seja, no equivale nem mesmo a um dia sequer de servio por ms para a igreja. Realmente seria um pecado receber por tal atividade. No h expediente nenhum alm do acima referido. No h mais nenhum compromisso com a Igreja fora desses horrios. L no existe nenhum sistema de assistncia social, como asilos, creches, hospitais, es colas ou internatos ou ainda ajuda aos carentes. "A religio pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai esta: Visitar os rfos e as vivas nas suas aflies e guardar-se isento da corrupo do mundo". Tiago 1:27 Seria justo um ancio que no faz nada e que d somente o mnimo para a obra, ser sustentado pela Igreja? Se estes recebessem salrios de suas Igrejas, seria realmente uma vergonha. Nas outras Igrejas, os pastores dispem de tempo integral aos seus fiis, na maioria das vezes trabalham at fora de hora disposio dos compromissos do rebanho. As Igrejas evanglicas, quase todas ficam abertas o tempo todo disposio de seus fiis que ali se reunem, buscando o Senhor em ora es. A maioria dos pastores que conheo e que tm uma vida coerente com a Palavra pobre, vive de um pequeno salrio, e no final da vida vive de uma pequena aposentadoria, muito bem merecida pelo muito que fez pela obra do Senhor e pelo seus fiis em Cristo Jesus. Conheo diversos irmos que renunciaram tudo pela f, a fim de servirem a Deus, esperando unicamente a recompensa que o Senhor pro meteu aos seus fiis. A maioria dos pastores evanglicos leva vida difcil, morando mal e comendo migalhas pelo amor ao evangelho. Todos estes fatos ns co nhecemos. Enquanto que os ancios dessa religio, levam vidas de reis, tendo boas casas, bons carros. Uma parte desses ancios melhorou de vida depois que foi nomeado para esse posto na "Igreja do Vu". Agora entendo porque esta igreja tem este apelido. porque to dos os seus adeptos tm um grande vu nos olhos, e no percebem quem realmente os explora. 85

Eu poderia citar muitos nomes de ancios que tiveram sua sorte mudada aps se tomarem ancios, mas seria muita falta de elegancia da minha parte. Os ancios da Igreja do Vu, por no darem tempo integral s necessidades da igreja, tm bastante tempo para desenvolverem seus projetos pessoais, e muitas vezes se envolvem em especulaes financei ras. Esse o segredo de terem uma vida to equilibrada e abastada. Como posso dizer que sirvo a Deus, se vivo da explorao de juros. O que a palavra de Deus nos ensina emprestar e no tomar emprestado. Mas no levando os outros a banca rota. A Bblia diz que aqueles que anunciam o evangelho e as boas novas de salvao, e dedicam suas vidas ao Senhor so trabalhadores de Deus. O Senhor honra a essas pessoas. E essas devem ser respeitadas e honradas pelos fiis pelos servios prestados. Jesus quando ainda moo trabalhava com seu pai como carpintei ro. Mais tarde ele deixou essa profisso para se dedicar integralmente obra de seu Pai Celestial, vivendo de ofertas. Os discpulos, que tambm abandonaram seus afazeres e profisses para junto ao mestre se dedica rem ao Sagrado Ministrio tambm viviam pela f. Judas Scariotes era o responsvel pela guarda das ofertas recebidas e tambm das compras que necessitavam fazer. O Senhor Jesus nunca misturou coisas materiais com as espiritu ais, Ele renunciou as coisas deste mundo para se dedicar exclusivamente para ao seu ministrio. Sabemos que para cumprir sua misso como mes sias, Jesus viveu como homem, teve sede, fome, cansao, no tendo lugar par repousar sua cabea, e por muitas vezes chorou por ns pecadores. "Dai, pois, a Csar o que de Csar, e a Deus o que de Deus". Mateus 22:21 Ele deu tudo o que era de Deus para Deus, chegando triste e amarga morte na cruz pelos nossos pecados. Nunca misturou as coisas celestiais com as terrenas, simbolizado pela figura terrena e carnal de Csar. Ser justo uma pessoa trabalhar 48 horas por semana em busca de bens materiais e apenas quatro horas semanais para o Senhor? Estes que as sim fazem tero tempo suficiente para se revestirem do poderes espiritu86

ais? Essas pessoas no ganham nada ou quase nada da igreja, porm nada ou quase nada fazem por ela, dando muito pouco do seu tempo para o que chamamos de ministrio. Esta outra razo da fragilidade dos lderes e dos adeptos da Congregao. O fato de buscarem pouco a face do Senhor, revela a sequido da Vida de Deus no meio deles. Os apstolos viveram do evangelho, mas por outro lado, traba lharam em prol do evangelho. Vejamos como foram ordenados por Jesus: "Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os en viou adiante de si, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir. E dizia-lhes: Na verdade, a seara grande, mas os trabalhadores so poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos. No leveis bolsa, nem alforge, nem alparcas; e a ningum saudeis pelo caminho. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz seja com esta casa. E se ali houver um filho da paz, repousar sobre ele a vossa paz; e se no, voltar para vs. Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que eles tiverem; pois digno o trabalhador do seu salrio. No andeis de casa em casa. Tambm, em qual quer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que puserem diante de vs. Curai os enfermos que nela houver, e dizer-lhes: E chega do a vs o reino de Deus. Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, at os demnios se nos submetem". Lucas 10:10-17 "E, chamando a si os seus doze discpulos, deu-lhes auto ridade sobre os espritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenas e enfermidades. Ora, os nomes dos doze apstolos so estes: primeiro, Simo, chamado Pedro, e Andr, seu irmo; Tiago, filho de Zebedeu, e Joo, seu irmo; Felipe e Bartolomeu; Tom e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simo Cananeu, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. A estes doze enviou Jesus, e ordenou-lhes, dizendo: No ireis aos gentios, nem entrareis em cidade de samaritanos; 87

mas ide antes s ovelhas perdidas da casa de Israel; e indo, pregai, dizendo: E chegado o reino dos cus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, purificai os le prosos, expulsai os demnios; de graa recebestes, de graa dai. No vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; nem de alforje para o caminho, nem de duas tnicas, nem de alparcas, nem de bordo; porque digno o trabalhador do seu alimento. Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela digno, e hospedai-vos a at que vos retireis". Mateus 10:1-1 ] Jesus nestes textos deixou bem claro que os seus discpulos deve riam abandonar todos os seus afazeres e trabalhar exclusivamente na pro pagao do evangelho, e ainda deveriam no seus trabalhos apostlicos comer e beber e dormir onde estivessem em funo do evangelho. Quando o Senhor Jesus chamou Pedro disse: "Pedro vem e se gue-me, e eu te farei pescador de homens". Pedro era pescador profis sional, deixou tudo e o seguiu. Pedro ento viveu com Jesus e por Jesus, e quando voltou sua antiga profisso Jesus o exortou para que cuidasse das ovelhas e dos cordeirinhos, ou seja, que se dedicasse ao Reino de Deus. "Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discpu los junto do mar de Iiberades; e manifestou-se deste modo: Estavam juntos Simo Pedro, Tom, chamado Ddimo, Natanael, que era de Can da Galilia, os filh o s de Zebedeu, e outros dois dos seus discpulos. Disse-lhes Si mo Pedro: Vou pescar. Responderam-lhe: Ns tambm vamos contigo. Saram e entraram no barco; e naquela noite nada apanharam. Mas ao romper da manh, Jesus se apresentou na praia; todavia os discpulos no sabiam que era ele. Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, no tendes nada que comer? Responderam-lhe: No. Disse-lhes ele: Lanai a rede direita do barco, e achareis. Lanaramna, pois, e j no a podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes. Ento aquele discpulo a quem Je sus amava disse a Pedro: Senhor. Quando, pois, Simo Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a tnica, porque estava despido, e lanou-se ao mar; mas os outros 88

discpulos vieram no barquinho, puxando a rede com os peixes, porque no estavam distantes da terra seno cerca de duzentos cvados. Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e po. Disse-lhes Jesus: Trazei al guns dos peixes que agora apanhastes. Entrou Simo Pedro no barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cin qenta e trs grandes peixes; e, apesar de serem tantos, no se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Ne nhum dos discpulos ousava perguntar-lhe: Quem s tu? sabendo que era o Senhor. Chegou Jesus, tomou o po e deu-lho, e semelhantemente o peixe. Foi esta a terceira vez que Jesus se manifestou aos seus discpulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos. Depois de terem comido, perguntou Jesus a Simo Pedro: Simo Pedro: Simo, f i lho de Joo, amas-me mais do que estes? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeirinhos. Tomou a perguntar-lhe: Simo, filho de Joo, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Pastoreia as minhas ovelhas. Per guntou-lhe terceira vez: Simo, filho de Joo, amas-me? Entristeceu-se Pedro por lhe ter perguntado pela terceira vez: Amas-me? E respondeu-lhe: Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo que, quan do eras mais moo, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando fores velho, estenders as mos e outro te cingir, e te levar para onde tu no queres". Joo21:l:18 Como desprezar este texto que Jesus tanto valorizou? O fato de ter chamado a Pedro, e este momentneamente ter abandonado a sua responsabilidade quanto ao que o Senhor havia depositado em suas mos. Pedro sendo pescador desde criana, tinha esta como sua nica profis so, e logo aps a morte de Jesus, foi a sua primeira porta e oportunidade que teve para retomar s suas antigas atividades. Jesus somente relembrou o chamado de Pedro e prometera que faria dele um pescador de ho mens, e que o escolhera para cuidar de suas ovelhas, ou seja, todos aque les que o receberam e dos que ainda seriam alcanados pelo poder do Evangelho. 89

O fato que Jesus o colocou como Pastor, dando-lhe um re banho para cuidar. Pedro desde ento, no mais trabalhou em servio natural, dedicando toda sua vida ao Reino.( Lucas 10:9 e Marcos 6:8). Paulo tambm viveu do evangelho "Tambm vs sabeis, filipenses, que, no princpio do evan gelho, quando parti da Macednia, nenhuma igreja co municou comigo no sentido de dar e de receber, seno vs somente; porque estando eu ainda em Tessalnica, no uma s vez, mas duas, mandastes suprir-me as necessidades. No que procure ddivas, mas procuro o fruto que cresa para a vossa conta. Mas tenho tudo; tenho-o at em abun dncia; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me fo i enviado, como cheiro suave, como sacrifcio aceitvel e aprazvel a Deus. Meu Deus suprir todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glria em Cristo Jesus." Filipenses 4:15-19 "Porque os irmos que vieram da Macednia supriram to das as minhas necessidades, nada me faltando, em tudo me guardei de vs e, continuarei me guardando." II Corntios 11:7-9 Em todas as igrejas em que trabalhou, o apstolo Paulo recebeu salrios e o sustento, e por algum motivo no muito claro, no aceitou oferta e ajuda da igreja de Corinto. Conheo pastores que renunciaram a todos os favores da igreja, inclusive o prprio salrio, alguns por isso at passaram necessidades financeiras. Esses merecem nossa admirao, pois uma questo de f renunciar a tudo para servir ao Senhor e depender exclusivamente d'Ele. A Congregao Crist no Brasil condena a doutrina do Dzimo e ofertas, explicitada tanto no Velho quanto no Novo Testamento. Uma organizao religiosa tem custos financeiros altos e s por meio das ofer tas possvel a sua sobrevivncia. Uma Igreja bem estruturada deve levar muito a srio o espiritual, mas sem se esquecer dos aspectos finan ceiro e Social. Os templos tm seus custos que no so baixos. Temos tambm a manuteno pastoral, o trabalho de misses, que depende de muitos recursos. Mesmo com as ofertas recebidas dos fiis estamos bas tante atrasados em misses, por isso o trabalho bastante lento. A obra precisa de mais obreiros, os dias do fim esto chegando e como faremos se no houver vontade e disposio no rebanho do Senhor Jesus? 90

"Senhor Deus nosso, toda abundncia que preparamos, para edificar a tua casa, em louvores ao teu Santo nome vem de tuas mos, e tudo te pertence". I Crnicas 29:16 Enquanto ns estamos caminhando, o mundo rabe est gastando fortunas gigantescas na difuso do Islamismo. Ser que vale a pena dor mirmos, enquanto eles avanam? Essa guerra ferrenha, precisamos orar para alcanarmos a vitria prometida por Jesus. As obras malignas so fortes e poderosas. No so s o poder asitico e oriental que nos espreitam, temos tambm a cultura materialista, to perigosa quanto as demais. Eles tem todos os meios e recursos que precisam para difundir suas idias contrrias s doutrina de Cristo. Elas tem em suas mos os meios de comunicao, abrangendo todo o univer so e entrando na maioria dos lares 24 hora por dia, pervertendo milhes de pessoas, tentando trazer confuses e dvidas at mesmo aos lares Cristos, que no esto orando e vigiando incessantemente. Vamos ver alguns exemplos importantes sobre ofertas na casa do Senhor. O povo de Israel tinha trs festas muito significativas; A primeira era "A Festa dos Pes Asmos", que ocorria no tempo em que comea vam as primeiras colheitas. Nesta ocasio o povo era admoestado a tra zer um molho das primcias da sega (colheita) ao Senhor Deus como oferta. "So estas as festas fixas do Senhor, as santas convoca es, que proclamareis no seu tempo determinado: No ms primeiro, aos catorze do ms, no crepsculo da tarde, a pscoa do Senhor. E aos quinze dias deste ms a festa dos pes asmos. No primeiro dia tereis santa convocao; nenhuma obra servil fareis; mas sete dias oferecereis ofer ta queimada ao Senhor: ao stimo dia haver santa con vocao: nenhuma obra servil fareis". Levtico 23:10 A segunda era "A Festa das Semanas", que ocorria sete semanas aps a primeira sega da cevada, e quando o trigo e a cevada j estavam todas cortadas e unidas. "Depois celebrars a festa das semanas ao Senhor teu Deus segundo a medida da oferta voluntria da tua mo, que dars conforme o Senhor teu Deus te houver abenoado. 91

E te regozijars perante o Senhor teu Deus, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita que est dentro das tuas portas, o peregrino, o rfo e a viva que esto no meio de ti, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome. Tambm te lembrars de que foste servo no Egito, e guardars estes estatutos, e os cum prirs. " Deuteronmio 16:10-12 A terceira festa era chamada de " Festa dos Tabernculos", cele brada quando todas as colheitas j estavam concludas. Esta festa estava relacionada com com as colheitas, e os israelitas faziam as ofertas ao Senhor Deus, como gratido pelas bnos recebidas, no apareciam de mos vazias perante o Senhor Deus. "Trs vezes ao ano trars de todo o macho conforme o dom de tua mo, e conforme as bnos que o Senhor te deu". Deuteronmio 16:15-17 "Amars o Senhor teu Deus de todo o teu corao e de toda a tua fora de todo o teu entendimento". Marcos 12:30 Como poderemos demonstrar este grande amor ao Senhor? E certamente Ele nunca fechar as mos para a sua prpria obra, e sem pre estar pronto para nos servir. So estas, portanto, as razes fundamentais pelas quais devemos contribuir. Deus o criador e preservador de tudo. Deus o doador de todas as bnos que recebemos. Ele o nosso redentor, a Ele devemos tudo o que temos e somos. Os apstolos nos deixaram exemplo, como vemos em Atos 2:44 e 45 "E vendiam as suas propriedades e bens, e destribuiam o produto da venda entre si, de acordo com suas necessida des ". Barnab foi notvel, chegando a vender tudo que tinha, sem se preocupar com o seu futuro, e pela f acreditava que o Senhor jamais deixaria faltar algo em sua vida. Vendendo um campo o trouxe a venda integral e depositou a oferta aos ps dos apstolos. 92

"No primeiro dia da semana cada um de vs ponha a parte que puder, conforme suas posses guardando, para que no se faam coletas quando eu chegar. E quando tiver chegado, mandarei os que por cartas aprovardes para le var as vossas ddivas a Jerusalm". Atos 4:34 Mas se valer pena que eu v, tambm irei com eles. Em I Corntios 16:2-34 vemos que importante, que medida em que os cristos avanam, necessrio que cream em f, em pala vras, em conhecimento, em cuidados e amor com os lderes da igreja para que estes tambm cresam na graa do Senhor Jesus. Quanto maior a obra do Senhor, maior sero as necessidades e os problemas financeiros. Contribuir graa divina to importante como pregar, falar, dar testemunhos. Desde o Velho Testamento, os ministros de Deus tinham que ser sustentados pelas ddivas dos fiis, pelo povo de Israel. Os levitas e sacerdotes, no tinham direito a heranas na terra; se entregavam inteiramente ao servio de Deus no seu santurio e cada israelita tinha como obrigao partilhar uma poro de sua renda com eles, e Deus aceitava isto como oferta ao prprio Senhor. " Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dzimos em Israel por herana, pelo servio que prestam, o servio da tenda da revelao". "Por quanto eu lhes disse; no meio dos filhos de Israel nenhuma herana herdaro . Nme ros 18:21,23 Vemos assim que os levitas tinham obrigaes integrais sobre as coisas de Deus, sendo-lhes vedado a possibilidade de assumir obriga es fora da casa do Senhor. Da mesma form a, os nosso ministros de hoje, por se dedicarem integralmente na casa do Senhor, toma-se impos svel e desaconselhvel que continuem tratando de interesses materiais. O que est sobre o novo pacto no est sob o pacto da lei e sim da graa. O Cristo no est limitado a guardar as ordenanas e regulamen tos, mas est sob o mais completo preceito do amor. Conseqentemente o Novo Testamento, nunca ordena a oferta de dzimo, dos primeiros fru tos ou de primcias, mas reitera o princpio das ofertas voluntrias, como uma resposta do homem ao grande amor de nosso Deus em Jesus. Entre os discpulos de Antioquia cada um ofertou conforme suas posses. 93

"E os discpulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmos que habitavam na Judia." Atos 11:29 O fariseu da parbola de Jesus, deu parte de sua renda. "Jejuo duas vezes na semana, e dou o dzimo de tudo quan to ganho." Lucas 18:12 Zaqueu deu a metade do que possua, ou seja, 50%. " Zaqueu, porm, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado algum, eu lho restituo quadruplicado. "Lucas 19:8 A viva de Serepta e Bamab deram tudo o que possuiam, ou seja, 100% dos bens que possuam. Como se v, o Cristo no est sujeito s leis do dzimo, como no est obrigado a guardar e observar as festas judaicas, e nem to pouco o Sbado. Mas conforme o Senhor vier a pedir, nunca deve negar, seja pouco ou muito, ou muitas vezes tudo que tem. Deus deu tudo ao homem, inclusive o seu amado e nico filho que padeceu a tremenda morte na cruz pelos nossos pecados fazendo-nos herdeiros de seu glori oso Reino. Portanto preciso que a relao do homem para com Ele seja de profunda gratido, reconhecimento e amor. Movido por tal amor, o homen redimido deve determinar por si mesmo qual ser a sua responsabilidade em termos de dinheiro, para a grande obra do Senhor Jesus Cristo, o Salvador. A quem muito se ama muito se perdoa e pelo amor tudo se faz. A conscincia e o reconhecimento do amor e do perdo de Deus, deve determinar o tamanho da nossa oferta. "Para aquele que muito fo i dado muito ser cobrado, e aquele que pouco recebeu, pouco ser exigido, e para aquele que muito se confiou, muito mais lhe pediro". Lucas 12:48 Se os cristos reconhecem, a medida, a altura e a profundidade do amor de Deus que nos tomou participantes da redeno feita na cruz, 94

no haver necessidade de traar normas e regulamentos a respeito de contribuies materiais. Os filhos de Deus devem perceber adequadamente que a prospe ridade material e as oportunidades sociais que temos, vm das mos do Pai celestial. Contribuir com m vontade a evidncia de que o reconhecimen to de que tudo vem de Deus falho, ou em outras palavras, a vida espiri tual est em baixo nvel. Nesses casos, a Igreja deve orar incessantemen te por um derramamento de nova vida entre os irmos, com uma nova viso do amor de Deus e perdo de pecados em seus prprios coraes. A Igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo tem que cres cer em fora e em submisso, ordem do Mestre. Enquanto este evangelho no for pregado a todas as naes no vir o fim. Por essa razo preciso que haja muito esforo para cumprir a ordem do Senhor. E para que tudo venha ser realizado conforme a von tade do Senhor, temos que cumpir nossas obrigaes, sejam com nossos bens ou ainda pelos nossos testemunhos e palavras. mais importante que o evangelho seja levado a todos os lugares por mais longnquos que possam ser. A Congregao Crist no Brasil tem uma doutrina bem contrria ao ensinamento do evangelho como tenho crido. Eles se firmam em pe quenos versculos, isolando-os sempre do contexto do captulo ou do assunto que o autor estava tratando. Rejeitam o contedo (a luz seria mais importante). Seus ancios no recebem salrios da Igreja, e usam isto como pretexto para condenar os outros cristos, ao passo que nenhum dos apstolos como analisamos nos textos anteriores, serviu a dois senhores. Optaram sim em servir exclusivamente ao Senhor Jesus renunciando a tudo o que deste mundo, vivendo somente pelo evangelho e para o evangelho. O exemplo do Senhor Jesus o mesmo. Quando assumiu o seu ministrio deixou de ser carpinteiro e ficou servio do Pai Eterno. Quanto ao apstolo Paulo, est mais que provado que ele dedi cou ao Senhor o seu tempo integral e recebia das igrejas o que precisava para sua manuteno. No sei onde esses ancios encontraram na Bblia esse tipo de 95

doutrina. lgico que, quem d o seu tempo integral para a obra do Senhor no ter tempo nem condies de se envolver com coisas mate riais, tendo por obrigao estar constantemente em comunho com Deus e a servio da Igreja. Os ancios como escrevi anteriormente, realmente no podem e no devem receber ajuda da igreja, pois suas vidas esto completamente envolvida com coisas matrias, vivendo em funo de bens desta vida e gastando muito pouco tempo para o Senhor. O pior que pela influncia dos seus cargos, so favorecidos indiretamente com ajudas feita pelos fiis. Eu mesmo j presenciei muitas vezes estes ancios recebendo di nheiro e bens para o conforto de si e de suas familias. Isso muito pior que ter ajuda direta para trabalhar pelo engrandecimento da obra do Se nhor. Conheo ancios dessa igreja que nunca trabalharam, nunca pro duziram nada, e esto bem de vida, tm timas residncias e bons carros. De onde vieram esses recursos, se no procederam de doaes espont neas de seus fiis? Eu poderia dar nomes aqui, mas preferi no faz-lo, mas se for preciso eu poderei dar provas. Eles no so melhores que os pastores de outras igrejas, pois vivem tambm indiretamente das igrejas. Como podemos analisar neste captulo, os fiis da igreja primitiva entregavam suas ofertas no s para manuteno do ministrio, mas tam bm para que fosse feita assistncia social, ajudando os mais pobres. As Igrejas Evanglicas em nossos dias tm assumido responsabi lidade para com os pobres. O exemplo que temos aqui em Goinia maravilhoso. No vemos mais crianas de rua em nossa cidade. A igreja assumiu seu papel, e tem cuidado de mais de mil crianas abandonadas e menores de rua, dando alimentao, teto e amor, muito amor atravs dos princpios da Palavra. As ofertas que damos so para cobrir infinidades de obrigaes que a igreja tem junto aos fiis, e mesmo com a sociedade. As Igrejas mantm asilos para idosos, internatos para viciados, escolas, creches, hospitais, e muitos outros sistemas de apoio queles que precisam de ajuda. H inclusive distribuio de alimentos s pessoas carentes. A Igreja Batista de Manaus mantm um trabalho de distribuio de alimentos aos doentes dos hospitais. Em uma vila pobre no subrbio 96

da cidade tambm so levadas as doaes a um bom nmero de pessoas. Eu acompanhei esse belo trabalho, todo feito com apoio das ofertas dos fiis. L tambm conheci o trabalho de assistncia social da Assemblia de Deus. Essa igreja tem uma organizao de irms que se dedicam do trabalho de tirar os meninos de rua para serem educados nos princpios da Palavra de Deus. Vi um nmero de aproximadamente 200 crianas sendo educadas e alimentadas, aprendendo profisses e podendo retomar aos seus lares, educados e preparados para a vida e para servirem ao Senhor Jesus. Como importante esse trabalho social. Em Santarm, A Igreja da Paz leva assistncia mdico-hospitalar todos os ribeirinhos da regio da Bacia Amaznica, realizando o que de responsabilidade dos gover nos federal e estadual. Eles tem uma frota de avies somente para dar assistncia gratuita aos pobres da regio nos casos de urgncia. Isto tudo no custa nada queles que precisam, mas feita das ofertas dos irmos daquela igreja em Santarm. Em Porto Velho e Goinia tambm existem grandes internatos para recuperao de viciados, e no so poucos os que passam por l, e hoje, alm da cura, encontraram o Senhor Jesus e a felicidade. Temos exemplos em todo o Brasil, por isso seria impossvel relacion-los aqui. Esses so trabalhos que os evanglicos fazem sem muito alvoroo, mas que realmente so maravilhosos. Isto tudo fruto de ofertas e do amor causa do Senhor. Este o cumprimento do que falou Jesus em uma de suas parbolas. "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na priso e fostes ver-me. Ento os justos lhe perguntaro: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na priso, e fomos visitarte? E responder-lhes- o Rei: Em verdade vos digo que, sem pre que o fizestes a um destes meus irmos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes. 97

Porque tive fome, e no me destes de comer; tive sede, e no me destes de beber; era forasteiro, e no me acolhestes; estava nu, e no me vestistes; enfermo, e na priso, e no me visitastes. Ento tambm estes perguntaro: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na priso, e no te servimos? Ao que lhes responder: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim." Mateus 25:35-40;41 -45 A igreja do Senhor Jesus tem essa obrigao de zelar dos pobres e tem que cumprir. E como ser feito tudo isto? Por meio das ofertas. A Congregao Crist condena todos os que fazem a obra soci al, alegando que Jesus disse que os pobres sempre existiro, e aos milha res, e que no devemos socorr-los. Eles nada fazem para mudar esse quadro. No tm uma escola, nenhum asilo, nem internatos para viciados, no se dedicam a nada disto, que segundo eles, so coisas materiais, e eles vivem somente do "espiritual". Uma igreja que no interessa e no faz assistncia social, realmen te no precisa de ofertas, pois o dinheiro que entra em seus cofres somente para construir prdios de igrejas, ou seja, aumentar o patrimnio dos detentores do poder. 13 - O BEBER SOCIALMENTE A Congregao Crist no Brasil no tem restrio quanto ao uso do lcool. O uso deste produto liberado ao seus fiis, que podem at mesmo viver da venda de produtos alcolicos. A maioria de seus ancios no s toma bebidas alcolicas, como tambm chega a ter bares domsticos, geladeiras e frzeres cheios de be bidas alcolicas para si, e claro, para os amigos que os visitam. Eles usam todas as espcies de bebidas, no faltando o prprio whisky. Eu sou tes temunha ocular desse mau procedimento, pois estive por l muitos anos. Eu no estou tratando sobre o liberalismo e menosprezo s Sa gradas Escrituras com satisfao, mas com tristeza, especialmente por que todos que se dizem cristos. Nos eventos como casamentos, aniversrios, festa de final de ano, o lcool o principal produto, sendo distribudo vontade, at para os
98

menores de idade, o que lamentvel. M uita gente sai dessas festas embriagadas. Ser que existe vcio mais maldito que o uso do lcool? De cada dez usurios dessa droga que se chama lcool, um se torna dependente. Nessas reunies festivas muito raro um ato de louvor ao Senhor. So servidos bons pratos, sempre acompanhados pelo lcool e por msicas profanas. Pergunto, ser que Jesus est nesses ambientes? Paulo em Efsios 5:1 lescreve: "Sejamos imitadores de Deus como f i lhos am ados . Ser que o Senhor se sentir vontade nesse meio cheirando a lcool? Em Efsios 5 :15 e 18, Paulo nos esereve: "Vede prudentemente como andais, no como nscios, mas como sbios, usando bem cada oportunidade, pois os dias so maus.Por esta raso no sejais insensatos mas entendei qual a vontade do Senhor." "No vos embriagueis com vinho no qual h dissoluo, mas enchei-vos do Esprito Santo, falando entre vs com salmos, hinos e cnticos espirituais, cantando e louvando de corao. Dando graas ao Senhor por tudo ao que nos deu Ser que no meio de msicas profanas e derrame de bebidas al colicas poder se cumprir o que o apstolo requereu acima? "Para quem so os ais? para quem os pesares? para quem as pelejas, para quem as queixas? para quem as feridas sem causa? e para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada". Provrbios 23:29 e 30 "Ai dos que se levantam cedo para correrem atrs de bebi das fortes, e continuam at a noite, at que o vinho os e s q u e n te Isaas 5:11 "Olhai por vs mesmos; no acontea que os vossos cora es se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improvi so como um lao". Lucas 21:34 99

"Mas se aquele outro, o mau servo, disser no seu corao: Meu senhor tarda em vir, e comear a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os brios, vir o senhor daquele servo, num dia em que no o espera, e numa hora de que no sabe, e cort-lo- pelo meio, e lhe dar a sua parte com os hipcritas; ali haver choro e ranger de den tes ." Mateus 24:48 -51 "O vinho escarnecedor, e a bebida forte alvoroadora; e todo aquele que neles errar no sbio." Provrbios 20: 1 "Andemos honestamente, como de dia: no em glutonarias e bebedeiras, no em impudiccias e dissolues, no em contendas e inveja." Romanos 13-13 "As invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como j antes vos preveni, que os que tais coisas praticam no herdaro o reino de Deus." Glatas 5- 21 "O rei Belsazar deu uni grande banquete a mil dos seus grandes, e bebeu vinho na presena dos mil. Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os vasos de ouro e de prata que Nabucodonozor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalm, para que bebessem por eles o rei, e os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. Ento trouxeram os vasos de ouro que foram tirados do templo da casa de Deus, que estava em Jerusalm, e bebe ram por eles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas. Beberam vinho, e deram louvores aos deuses de ouro, e de prata, de bronze, de ferro, de madeira, e de pedra. Na mesma hora apareceram uns dedos de mo de homem, e escreviam, defronte do castial, na caiadura da parede do palcio real; e o rei via a parte da mo que estava escrevendo." Daniel 5-1-4 A bebida forte coisa de mpios, que no servem ao Senhor, como nos textos citados. As igrejas que seguem a doutrina evanglica e que procuram obedecer e servir ao Senhor Jesus, no podem permitir bebidas fortes, e muito menos comercializ-las ou dar apoio queles que a consomem. Devem sim ajud-los a deixar o vcio para servirem o Se nhor. 100

O Dr. Trcio, mdico do Hospital dos Servidores Pblicos de So Paulo, tem constatado que o trabalho religioso seguidos de acompa nhamento, tem sido marcante na vida dos viciados, e que na maioria dos casos, tem revelado a recuperao e libertao total do vcio. Em "O Atalaia", uma revista evanglica, em sua edio especial, na pgina cinco, o mesmo Dr. Trcio, comenta que mesmo em lares onde os pais no usam bebidas ou fumo, os filhos sofrem com os problemas de relacionamentos. Imagine ento o futuro dos filhos nos lares onde o lcool liberado? E como ficam as igrejas onde a bebida liberada para os seus fiis? E triste e lamentvel. O Dr. Harold Shryock faz uma avaliao muito triste sobre o uso do lcool. Em uma pesquisa feita nos Estados Unidos constatou-se que o uso do lcool causa pelo menos um em cada cinco acidente automobils tico naquele pas. Cerca de 30% dos pedestres morrem atropelados de vido a embriaguez. Aproximadamente 50% das mortes traumticas aci dentais, homicdios e suicdios so provocados pelo uso do lcool. No Brasil 30% dos acidentes do trabalho so provocados pelo uso do lcool. Em outra pesquisa, foi comprovado que em 22% dos casos de internao em hospitais psiquitricos no Brasil, suas causas o alcoolismo. Porm 80% dos alcolatras so pessoas de baixa renda e sem condies financeiras para custear o tratamento. estarrecedor para ns evanglicos estes resultados. Eles so um alerta para aqueles que servem ao Senhor Jesus Cristo, para que faam todo o possvel, a fim de reverter tamanha desgraa em nossa sociedade, trazendo essas pobres criaturas para o seio da casa de Deus. Estatsticas feita na Rssia constataram que 60% dos crimes pra ticados por jovens, so provocados por uso do lcool, e mais de 50% daqueles que furtam e roubam so alcolatras. "O Atalaia" relata um fato muito triste, acontecido nos Estados Unidos. H alguns anos um pregador defendeu o uso do vinho como bebida, e demonstrou que e seu uso era saudvel e bblico. Quando terminou o seu discurso, um idoso senhor se levantou e pediu permisso para dizer algumas palavras. Certo jovem amigo meu, disse ele, por muito tempo havia sido intemperante, decidiu finalmente, para alegria de seus amigos, fazer um 101

voto, que seu corpo ficaria completamente abstido de tudo o que fosse vcio. Manteve fielmente sua promessa durante alguns anos lutando con tra o vcio, at que numa reunio social, foram oferecido copos de licores. Quando aquele licor foi oferecido a um clrigo que se achava presente, este no s aceitou um copo como tambm defendeu a prtica do uso do lcool. Bem, pensou o jovem, "Se um clrigo pode beber vinho e ainda justificar o uso com tanta eloquncia, porque eu no haveria de beber tambm?" E aceitou um copo. Num instante seu apetite adormecido des pertou com maior intensidade e continuou a beber at ser levado s profundezas do vcio e ao delrio, morrendo logo depois louco e furioso. O ancio fez uma pausa e em seguida acrescentou: esse jovem era o n .eu prprio filho, e o clrigo desta estria era este respeitvel ministro que acaba de falar. Estes fatos so uma constante na sociedade em razo da grande publicidade que incentiva o uso do lcool, sendo que essa propaganda deveria ser expressamente proibida por lei. Muito mais decepcionante, quando uma igreja que se diz crist, defende o alcoolismo no seio de suas lideranas. Estive em Ourinhos-SP, em janeiro de 1996, visitando algumas famlias crentes, conversando sobre a doutrina do Senhor Jesus, surgiu um caso que muito nos entristeceu. Houve dois casamentos, e por coincidncia a festa foi no mesmo clube, em sales diferentes. Um era de crentes da Assemblia de Deus e a outra da Congregao Crist no Brasil. Para a primeira, o uso e costume so rgidos sobre o uso do lco ol, sendo vedado o consumo entre os fiis. Na outra o uso liberado para todos. No primeiro, como de costume, no houve bebidas alcolicas, sendo servido refrigerantes e sucos de frutas. A segunda festa foi regada a bebidas alcolicas, saindo dali uma quantidade de embriagados, uma vergonha para aqueles que se dizem cristos. Estes acontecimentos jamais poderiam acontecer no meio daque les que se julgam cristos e se consideram superiores aos demais. Eles tm como base doutrinria o uso e comercializao de bebidas alcolicas em apenas um versculo. "No continues a beber somente gua; usa um pouco de
102

vinho, por causa do teu estmago e de suas freqentes enfermidades". I Timteo 5:23 Paulo aqui se refere ao vinho como remdio e no como vcio. O Prprio apstolo condenou profundamente o vcio e embriaguez. "E no vos embriagueis com vinho, no qual h devassi do, mas enchei-vos do Esprito, no vos embriagues com vinho". Efsios 5:18 As Igrejas evanglicas so severas quanto a questo do lcool, e sofrem grandes problemas com este vcio. Voc j pensou como seria se esse maldito vcio fosse liberado? Eu gostaria que os ancios da Congre gao Crist no Brasil pudessem sentir o grande erro que esto cometen do na liberao e venda de bebidas alcolicas e mudassem de posio enquanto tempo de arrependimento em Jesus Cristo. No livro "As 20 Razes por que no posso ser crente da Congre gao Crist no Brasil", na pgina 16, stimo captulo est escrito: "Infe lizmente conheo muitos Glrias que bebem bebidas alcolicas e se em briagam, fumam e fazem outras coisas tambm que no devemos mencionlas, e por causa dessas coisas no tenho condies de pertencer a essa religio. Eu lamentavelmente confirmo que estes fatos realmente so ver dadeiros e bem comuns entre eles. 14 - OS CULTOS FORA DA IGREJA Na Congregao Crist do Brasil no recomendvel a realiza o de cultos fora da Igreja, ou seja, no so aceitos os cultos em praas, ou em outros lugares pblicos, sendo evitados mesmo em casas particulaNa reunio ministerial do ano de 1995 foi proibida a realizao de cultos em presdios ou casas de deteno. Eles no fazem cultos familia res ou domiciliares, nem oraes coletivas. Estes costumes, segundo eles, "contrariam" as Sagradas Escrituras. Em Gnesis, nos captulos 13 el4 , o Senhor fala com Abrao fora de sua tenda e faz a ele vrias promessas. Em Gnesis 18:1, trs anjos vm falar com Abrao, ele quando os v, corre ao encontro deles, prostra aos seus ps e os adora ao ar livre ou seja, fora da tenda. Em 103

Gnesis 28:10, Jac parou para descansar e dormiu e o Senhor em so nhos falou com ele fortalecendo sua f em sua caminhada. Em xodo 3:1, Moiss leva o rebanho de seu sogro para trs do deserto, e chegou at o monte Horebe, foi ali que Deus falou com Moiss sendo o marco da redeno do Seu povo do Egito. Em I Reis 19:8, Deus fala com o profeta Elias dentro de uma caverna no monte Horebe. No livro do profeta Jonas, no captulo 1versculos um e dois, Deus manda Jonas para Nnive anunciar quele povo o castigo por sua desobe dincia. Ele no mandou ir a Trsis e muito menos para qualquer outro lugar. Depois do grande susto que passou dentro barriga do peixe, Jonas decide obedecer as Palavras do Senhor e vai ento anunciar a todos os moradores de Nnive. Jonas 3:14. Como vemos, foi um trabalho missionrio de Jonas, andando pelas ruas daquela grande cidade anunciando ao povo, a necessidade de arre pendessem de seus pecados, e se vestissem de sacos e se cobrissem de cinzas, como prova de arrependimento e obedincia. No evangelho de Marcos o Senhor Jesus ordena a seus discpu los o seguinte: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura". Ele jamais falou: "Ide s Igrejas". Em Atos 8:4, os discpulos que foram dispersos iam por todos os lugares, e anunciavam as boas novas do Senhor. Em Mateus 3:1, vemos que Joo Batista ensinava e era conheci do como aquele que pregava nos desertos. Mateus 9:35, Jesus percorria as cidades e aldeias ensinando nas sinagogas e pregando o evangelho do Reino, curando toda a sorte de enfermidades. O prprio Senhor Jesus pregou nas sinagogas e fora dali, em todos os lugares. Marcos 16:20 diz que os discpulos saindo, pregavam por toda parte, e cooperando com eles, o Senhor confirmava a palavra com os sinais e milagres. "E vi outro Anjo voando pelo meio do Cu, e tinha um evangelho eterno para ser proclamado aos que habitam sobre a terra, e a todas as naes, tribos e lnguas e Po vos". Apocalipse 14:6 Os Anjo estavam voando nos cus , no dentro de uma Igreja. 104

Em Lucas 14:21 -23, percebemos com clareza como deveramos pregar o evangelho. "Ide pelas ruas e becos da cidade e trazei para aqui os pobres; sa pelas ruas e veredas, e obrigai a todos para que minha casa fique cheia. Jesus pregava nas ruas. Lucas 13:2 Jesus pregava nas praas. Marcos 1:15. Jesus pregava nos montes. Mateus 8-1-6. O sermo da mon tanha. Jesus pregava nas casas. Mateus 9:9-13. Jesus pregava s margens dos rios. Lucas 14:1-5 e Mateus 19. Jesus pregava e fazia milagres nas praias. Joo 6:1-14, Mateus 14: 13-21; Lucas 9:10,17. Jesus fez. sua pregao dentro de um barco e falou mul tido que estava na praia. Lucas 5:1-11 Jesus, montado em um jumento, passa pelas ruas de Jerusa1 m como Rei anunciando a Glria de seu Pai. Paulo pregava e orava em praas pblicas. Atos 17:17; 21:5 Paulo pregava tambm nas margens dos rios. Atos 16:13 . Os demais apstolos fizeram a mesma coisa, pregando em todos os lugares. No haviam os prdios que hoje denominamos igrejas, a mai oria dessas pregaes foi feita de casa em casa e nas ruas, e no em templos. Na Congregao Crist no Brasil proibido pregar em presdios e em casas de deteno. Isto uma negao s Escrituras. Jesus socorreu os mais carentes e necessitados que havia nos seus dias. Os rejeitados e marginalizados foram seus seguidores e discpulos. Encontramos muitos relatos de Paulo, Pedro e outros apstolos pregando nos crcerces e realizando sempre prodgios e sinais. Como ficou bem claro acima, nunca nos ensinamentos bblicos foi estipulado lugares para se anunciar ou pregar o evangelho. A ordem foi explcita: "Anunciai o evangelho em todos os lugares; praas, mon tes, becos, penitenciarias, hospitais, asilos, internatos, centro de recuperao..." falsa a idia de salvao somente na Igreja. A salvao um irabalho missionrio de divulgao, levando a mensagem de Jesus Cristo onde estiver algum que busque a f. A Congregao Crist no Brasil no aceita que se prega o evan 105

gelho em todos os lugares. Para eles realmente no necessrio. O cos tume deles bem diferente dos ensinamentos bblicos dos demais evan glicos que trabalham dia e noite em busca de pecadores ao arrependi mento. Os glrias tem como prtica, tomar crentes das outras igrejas, menosprezando todos os demais evanglicos, considerando-os como desobedientes. S eles seriam os perfeitos servidores do Senhor, julgamse privilegiados, e os nicos predestinados para a salvao. Essa prepotncia os leva a se esquecerem que a seara grande e os trabalhadores so poucos. 15 - OS DONS DO ESPRITO E O DOM DE LNGUAS ESTRANHAS O dom de lnguas sendo um dom muito pessoal, o mais comum nas Igrejas, se tornando perigoso tambm por ser facilmente imitado. Billy Graham em um de seus livros escreveu sobre trs espcies de manifestaes em lnguas; O Esprito Santo, a influncia psicolgica e a influncia satnica. O Esprito Santo e os dons que ele concede aos cren tes no tem por objetivo dividir os fiis. Quando uma comunidade coloca nfase sobremaneira neste dom est discriminando os que no falam, e isto se torna em pecado.(Transcrito do livro Seitas Neo-Pentecostais, pgina 166). Porm as Escrituras Sagradas tambm nos pedem certa ateno sobre este assunto. Quanto ao dom de lngua preciso que tenha junto o dom de discernimento e o de interpretao. O apstolo Paulo sabia muito bem o que poderia acontecer nas Igrejas, procurou doutrin-las da melhor for ma possvel a respeito do uso dos dons espirituais, ensinando a melhor maneira para seus usos. O dom que mais preocupou o apstolo foi realmente o dom de lnguas, e procurou esclarecer todas as dvidas referente a esse assunto junto Igreja.
"Segui o Amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mais de preferencia o dom de profecia". I Corntios 14:9

O dom de lnguas um dom que a Igreja deve buscar, porm,


106

poder ser um dom exclusivo. Existe outros dons de maior importncia para a Igreja do Senhor Jesus Cristo. Paulo em I Corntios 14:2 e 28 deixa bem claro o uso dos dons, e mostra-nos como se deve usar o dom de lnguas estranhas na Igreja. "Quando vos reunis, um tem salmo,outro doutrina este traz revelao, aquele outra lngua, e ainda outro interpreta o. Seja tudo feito para a edificao. No caso de algum falar em outra lngua, que no sejam mais do que dois ou quando muito trs e isto sucessivamente, e haja quem in terprete. Mas no havendo intrprete, fique calado na igre ja, falando consigo mesmo e com Deus". I Corntios 14:26-28 Sendo com ordem e decncia. No proibido falar em lnguas estranhas na Igreja, nem mesmo fora. O que Deus espera de ns que comuniquemos com Ele a todo momento. Os dons do Esprito Santo so repartido a cada um para a edificao de sua Santa Igreja, que o Coipo de Cristo na Terra. "Ora, a respeito dos dons espirituais, no quero, irmos, que sejais ignorantes. Ora, h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo. E h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo. E h diversidade de operaes, mas o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito para o proveito comum. Porque a um, pelo Esprito, dada a palavra da sabedo ria; a outro, pelo mesmo Esprito, a palavra da cincia; a outro, pelo mesmo Esprito, a f; a outro, pelo mesmo Esp rito, os dons cle curar; a outro a operao de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espritos; a outro a variedade de lnguas; e a outro a interpretao de lnguas. Mas um s e o mesmo Esprito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer. Porque, assim como o corpo um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um s corpo, assim tambm Cristo". I Corntios 12:1,4 a 12 "Ora, vs sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. E ci uns ps Deus na igreja, primeiramente aps tolos, em segundo lugar profetas, em terceiro mestres, de pois operadores de milagres, depois dons de curar, socor ros, governos, variedades de lnguas. Porventura so to107

dos apstolos? so todos profetas? so todos mestres? so todos operadores de milagres? Todos tm dons de curar? falam todos em lnguas? interpretam todos? Mas procurai com zelo os maiores dons. Ademais, eu vos mostrarei um caminho sobremodo excelente." I Corntios 12: 27 a 31. Por isso nem todos recebem o mesmo dom. A Congregao Crist no Brasil no aceita na ntegra a doutrina dos apstolos. Para seus lderes existe trs classes: os privilegiados que so portadores dos dons especiais e de profecias, auras, sabedoria, cin cias. Os ancios que se consideram ungidos do Senhor e dignos das mai ores bnos. E a "palavra" que os fiis devem ouvir sem contestao, sendo que estas "palavras" so dadas em suas bocas pelo Esprito Santo e a Igreja deve obedec-la. Os adeptos so divididos em dois grupos: os que falam em ln guas e os que no falam. A maioria dos fiis no fala em lnguas estranhas. Estes como ficam entre os demais? Escreve o apstolo: "Dou graas ao meu Deus, porque falo mais em lnguas que todos vs. Contudo, prefiro falar na Igreja, cinco pa lavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez. mil palavras em lnguas estranhas que ningum entende". I Corntios 14:18,19 O Esprito Santo a fonte de todo o entendimento e identificado por muitos como divina sabedoria. Todo conhecimento e entendimento dado aos homens procedem da inspirao do Todo Poderoso. O pice das dispensao dos dons espirituais pode-se dizer que foi o dom da profecia. Moiss quando aconselhado por Josu a proibir Eldade e Medade de profetizar disse-lhe: "Tens t cimes por mim? Oxal que do povo do Senhor todos fossem profetas, que o Senhor pusesse o seu Espri to sobre eles". Nmeros 11:29 Seria de valor extraordinrio para o povo escolhido, se todos se tornassem profetas, porque assim mais depressa se cumpriria o plano de Deus. Na Congregao Crist no Brasil, o direito ao plpito vedado, para os demais fiis, sendo o plpito considerado o Santos dos Santos, por isso o povo no pode fazer uso dele.
108

No tocante ao cumprimento das profecias no dia de Pentecostes, abservamos a evidncia da sbia orientao de Deus em fazer com que se realizasse aquele espetculo indito. A festa de Pentecostes era uma das trs grandes celebraes anu ais em Israel ( Pscoa, Pentecostes, e Tabernculos) em que todos eram obrigados a comparecer. Jerusalm estava repleta de gente de todas as partes do mundo at ento conhecido, 16 nacionalidades so menciona das na passagem de Atos 2. Essa era uma tima oportunidade para a evangelizao do mundo, falando na prpria lngua daqueles que assisti am e ouviam a mensagem do Evangelho. Foram batizados quase trs mil almas sendo este o marco fundamental para a obra e poder do Esprito Santo. O Esprito Santo edificou a igreja e continua concedendo os dons para os cristos de todas as pocas. Os dons do Esprito Santo que so o maior presente que Deus poderia nos dar na vida Crist. A manifestao do Esprito Santo est ligada transformao da pessoa, ao abandono do pecado, para o conhecimento e aceitao do Evangelho em Cristo Jesus. Para que o cristo tenha vida abundante, preciso ser constante na orao e fortalecido na f. Quando o cristo est cheio do Esprito Santo, ento est preparado para ter um encontro com Deus e ter o seu esprito aberto para no conhecimento da palavra do Senhor discernir o verdadeiro sentido do texto. O Esprito Santo que nos convence do pe cado, da justia e do juzo. Quando nos convertemos, recebemos o Es prito Santo, e no h razo para perder a segunda bno, pois j estamos completos para caminhar junto ao Senhor Jesus Cristo. Primeiramente devemos ser batizado, e receber o Esprito Santo, vivendo em novidade de vida. O verdadeiro cristo de acordo com as Santas Escrituras em cumprimento com as promessas do Senhor Jesus vivem cheios do Espri to Santo, fortalecido n'Ele. Estamos com certeza realizando a caminhada da vida eterna, o descanso com o Senhor. Os crentes reunidos pediram ousadia para falar de Jesus, e foram cheios do Esprito, como se l em Atos 4:31. "E tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reu nidos; e todos foram cheios do Esprito Santo, e anuncia vam com intrepidez a palavra do Senhor". 109

Estar cheio do Esprito estar plenamente governado e controla do pelo Seu poder. O principal objetivo do Esprito Santo glorificar a Jesus Cristo e torn-lo real para ns cristos. A outra maneira de dizer que estamos sobre o completo controle de Jesus Cristo encontrado em Glatas captulo dois verso vinte. O crente cheio do Esprito Santo sempre est dando graas por tudo e no algumas vezes. A Submisso no atitude de pessoas comuns, e sim daqueles que so e esto sempre cheios d'Ele. ICorntios 13:1,3 , est escrito: "Ainda que eu fale as lnguas dos anjos e dos homens se no tiver o amor, serei como sino que retine ou como o metal que sibila. E ainda que eu tivesse o dom da profecia, e se conhecesse todos os mistrios e toda a cincia, e ain da que tivesse toda a f de maneira tal de transportar mon tes, se no tivesse o amor de nada seria. Se eu destribusse todos os meus bens aos pobres e ainda que entregasse meu corpo para ser queimado, se no tivesse o amor, nada dis so me aproveitaria. O maior de todos os dons o amor. O amor jam ais acaba , mas havendo profecias cessaro;havendo lnguas cessaro; havendo cincia de saparecero, porque em parte conhecemos e em parte pro fetizamos; mas quando vier o que perfeito, o que em parte ser aniquilado". A vontade humana pode mover-se para o mal; nunca porm , a de Deus. Na vida do homem observa-se que o pecado tem a propriedade de retardar a capacidade de amar. O Esprito de Deus, que santssimo, porm no tem essa limitao, Ele ama como ningum jamais amaria. O apstolo Paulo nos instrui a sermos seus imitadores, como ele foi do Senhor Jesus Cristo. procurando isto, que estamos a caminho da perfeio de Jesus Cristo. Em todo o Antigo Testamento vemos o Esprito Santo de Deus operando na natureza e dando poderes extraordinrios aos homens. Es ses poderes no so naturais, so dons de Deus concedidos aos homens para uma finalidade divina, e so recebidas como dons, que so graa de Deus, e no merecimento humano. O Esprito a fonte de todo entendimento e identificado por mui110

tos como a fonte da divina sabedoria. O conhecimento e toda a sabedoria dados aos homens para o bem e engrandecimento de Sua obra procedem d'Ele mesmo, do Todo Poderoso. "Na verdade, h um esprito no ho mem, e o sopro do Todo Poderoso o fa z entendido. J 32:8 Segundo Efsios captulo quatro, o Esprito Santo promove a uni dade da Igreja; concedendo dons tambm em diversidade de formas.O Esprito Santo trabalha intimamente relacionado com a Unidade. O Esprito Santo estimula a comunho dos fiis. "A graa do Se nhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunho do Esprito Santo sejam com todos vs". II Corntios 13:13 "Se h pois alguma exortao em Cristo, alguma consola o de amor, alguma comunho do Esprito, se h entra nhados afetos de misericrdias, completai a minha alegria de modo que pensei a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada faais por partidarism o ou vanglria, mas por humildade,considerando cada um os outros superiores a si mesmo. No tenha cada um em vista o que propriamen te seu, seno tambm cada qual o que dos outros . " Filipeses 2:1-4 O Esprito Santo concede um pouco de si mesmo a todos os cren tes, de modo que todos sejam igualmente participantes d'Ele; ele inspira o conhecimento nas escrituras: "Toda Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a corzeo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e per feitamente habilitado para toda a boa obra". II Timteo 3:16,17 "Sabendo primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provm de particular elucidao;porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens {santos} falaram da parte de Deus mo vidos pelo Esprito Santo". II Pedro 1:20-21 O Esprito Santo fala atravs das pregaes vivificando e orde nando a Igreja em Cristo Jesus. Ele atua na vida do cristo levando-o a se santificar cada vez mais.
111

Pela anlise feita neste captulo, podemos compreender que tudo provm de um mesmo Esprito, que derramado sobre a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, no para honra e glria daqueles que so usados, e sim para afirmao e f daqueles que procuram servir ao Senhor. O Esprito Santo o pleno poder de Deus sobre sua Igreja, tendo um envolvimento global com os Santos em funo do desenvolvimento da obra do Senhor Jesus. Para concluir este assunto, a Igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus tem por obrigao buscar o poder e a ajuda do Esprito Santo em sua plenitude, no esquecendo de procurar os melhores dons para o engradecimento da obra do Senhor. A Congregao Crist no Brasil, como as demais igrejas pentecostais, cr nos dons espirituais. S que esta, tem o dom de lnguas como a terceira bno, e os fiis devero buscar com perseverana o falarem lnguas estranhas. Nas reunies de oraes, a prioridade falar em lnguas estra nhas. O dom de lngua um dom muito pessoal, que traz bons efeitos a quem exercita, mas como escreveu o apstolo Paulo, no edifica a Igreja, mas sim quele que ora, salvo se interpretar. As Igrejas de Jesus Cristo devem buscar todos os dons sem dife renciao, com amor, sabedoria, cincia e entendimento. So eles: o dom da f, da cura de enfermidades, de milagres, profecias, discernimento de espritos, lnguas e interpretao das lnguas. No importando quem seja o portador, mas, preciso que a San ta Igreja esteja constantemente revestida do poder do alto, que o Senhor h muito prometeu, destribuindo os dons a cada um conforme a necessi dade de sua obra nesta terra. No podemos e no devemos nos reunir e ficarmos somente bus cando o falarem lnguas estranhas. Este conceito no se acha fundamen tado nas Sagradas Escrituras. Durante os muitos anos que estive na Con gregao a prioridade sempre foi ser batizado com lnguas estranhas. Esta prioridade leva a igreja a ser dividida em dois grupos: os que falam e os que no falam em lnguas estranhas. E comum nos cultos os fiis se levantarem e usando o microfone, dar graas a Deus por terem sido selados com o dom doEsprito Santo, falando em lnguas entranhas. As sim do a entender, que foram privilegiados mais que os demais que no

receberam ou que no falam em lnguas entranhas. Ser que os demais dons no seriam muito mais importante para a Igreja? preciso que a Igreja busque todos os dons e no priorize apenas um. Os "cargos superiores" da Igreja so privilgio somente dos que tm o "dom de lnguas" . Deixo uma nova pergunta: Quem no fala lnguas estranhas no crente, nem filho de Deus digno da graa do Se nhor Jesus Cristo? Este conceito deles muito errado, e no tem base nenhuma na Palavra de Deus. A salvao jamais foi privilgio de quem fala em lnguas estranhas e sim de todos aqueles que pela f lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. E como est escrito: "todos os que crerem e forem batizados sero salvos, e recebero o Esprito Santo." Est bem claro que se ns no formos revestido pelo Poder do Santo Esprito jamais teramos foras ou condies de resistir ao pecado e viver em novidade de vida. O maior dom que existe por parte do Esprito Santo foi o dom da graa, que em Jesus Cristo, nos perdou e nos purificou dos pecados e da maldio, livrando- nos das garras de Satans. O maior de todos os dons o amor; porm nenhuma pessoa po der alcan-lo se no for pela obra do Santo Esprito de Deus, que o nico capaz de mudar as nossas vidas, como num apagar e acender de ama luz. Este sim, o grande milagre de Deus em Jesus Cristo para a salvao da humanidade. Fomos batizado pelo Esprito Santo, perdoados pelo poder do Sangue de Jesus, e transformados, mesmoquando estvamos longe do Senhor Jesus, e pela sua misericrdia e poder, alcanarmos o direito ben dito da salvao. No consta nas escrituras que o eunuco quando creu em Deus na pregao de Filipe, falou lnguas estranhas como sinal de salvao. Poderia dar muitos nomes de pessoas que se converteram ao Se nhor que se transformaram em Jesus Cristo que no falavam lnguas estra nhas. Pelas escrituras sagradas est bem claro, como veremos neste captulo, que ter o Esprito Santo, no s falar lnguas estranhas e sim ser revestido pelo poder de Deus, para viver uma vida de santidade. justo que o dom de lnguas estranhas faa parte dos demais
113

dons que o Senhor dispensou a sua amada Igreja, mas de forma alguma ele prioridade. Os demais dons so para o fortalecimento da Igreja, enquanto que o dom de lnguas para a edificao pessoal. Quem fala lnguas estranhas edifica a si prprio, no edifica a Igreja e foi o nico dom que Paulo preocupou em doutrin-lo para a Igreja de Corinto. Paulo escreveu: Buscai com cuidado os principais dons. Quais so os principais dons? sabedoria, cincia; f,cura, milagres, profecias, discernimento de espritos, dons de lnguas e interpretao das lnguas. Mas o que Paulo pede, que se busque com perseverana o dom da Caridade, ou seja, o Amor e a Profecia e escreve: "Quando, porm vier o que perfeito, ento o que em parte ser aniquilado.Agora, pois, permanecem a f,a es perana e o amor, estes trs; porm o maior destes o amor". I Corntios 13: 10 e 13 Quando a Igreja de Jesus Cristo exercita o dom do amor com dedicao, os demais automaticamente j lhes pertencero e estaremos caminhando para a perfeio. 16 - A SANTA CEIA A Congregao Crist no Brasil celebra a Santa Ceia totalmente diferente das demais Igrejas evanglicas. No sei se por contestao ou falta de conhecimento. Os membros das igrejas evanglicas celebram a Santa Ceia sen tados, a Congregao celebra de joelho em torno do plpito. As igrejas evanglicas servem o vinho em clices individuais, eles em um nico clice para todos, fazendo reposio constante antes que termine o contedo. As Igrejas evanglicas primeiro consagram e servem o po e de pois o vinho, eles servem o po e o vinho em ato contnuo.As outras celebram a Santa Ceia de trinta em trinta dias, eles servem de ano em ano. As outras usam a celebrao da Santa Ceia em memria pela cruscificao e morte do Senhor Jesus. Os glrias apesar de realizarem uma cerimnia como aquela, usam a Santa Ceia como meio de recenciamento, avaliando o nmero quantitativo dos adeptos.

Em lugar algum na Bblia h referncia adequada posio para participar da Santa Ceia, mas bem provvel que sempre foi sentado. As Igrejas evanglicas participam sentados, e no h razo alguma para constestar nem para discutir dogmas ou doutrinas sobre este caso. Em todos os textos bblicos quando se diz que serviram a Santa Ceia em um nico clice e porque estavam reunidos apenas os apstolos, sendo um nmero bem resumido de pessoas, em uma comunidade onde as pessoas viviam intimamente juntas e se conheciam muito bem, sendo costume em reunies de famlias ou de amigos servirem refeies em va silhas nicas. Ainda em nossos dias existem muitas famlias e igrejas me nores, que tm por costume servirem bebidas em um s copo, sendo isto exemplo de intimidade e bom relacionamento social. Mas quando se trata de reunies de maior nmero de pessoas, torna-se perigoso e anti-higi nico faz-lo. Por questo de tica e de educao, seria uma aberrao servir qualquer tipo de alimento ou bebidas a uma quantidade relativa de pesso as em um nico copo, como no caso da Santa Ceia. Hoje pela grande abrangncia do Evangelho, impossvel manter aqueles costumes por muitas razes. Primeiro, porque numa igreja com centenas ou milhares de fiis seria impossvel existir uma aproximao ntima entre todos, pois na maioria das vezes s se encontram nas reuni es de domingo, no havendo o menor relacionamento entre si. No possvel conhecer o estado de sade de cada u m , tornando anti-higinico o uso de um nico clice para todos. O pior que a reposio do vinho feita antes de acabar o contedo do clice, sendo a renovao constante. Essa razo aumenta as impurezas produzidas pelas saliva acumulada no clice. Os glrias deveriam evoluir no entendimento para saber que o sacramento no est no objeto e sim no contedo que simboliza o sangue de Jesus Cristo. No h fundamento algum em se santificar o objeto que o clice, que apenas contm o vinho que a razo da celebrao da Ceia do Senhor. No podemos materializar este ato solene santificando o objeto, e esquecendo do mais importante, que o contedo. No seja um ou mais clice o mais importante, e sim, o cumprimento do Evangelho na celebrao da Santa Ceia. Se o po simboliza o corpo do Senhor Jesus, e o fruto da vide, o seu sangue derramado por ns na cruz do Calvrio, pergunta-se: qual o
115

mais importante? O objeto ou o contedo? Em lugar algum est escrito que aquele que beber neste clice, mas est escrito aquele que beber deste clice. O clice simboliza somente angstia, o po o corpo do Senhor e o fruto da vida seu sangue derramado na cruz. Vejamos: beber neste clice, est se consagrando o objeto, e be ber deste clice est se consagrando o contedo. E justo que fiquemos com o contedo que o verdadeiro smbolo do sangue. Eles servem a Santa Ceia partindo o po e usando um clice de grande porte, enchendo-o de vinho.Um ora pelo po e outro pelo vinho, e servida a ceia indo na frente um com o po, e logo em seguida outro com o vinho sendo que, na maioria das vezes, o fiel ainda est com o po na boca e j est bebendo o vinho, misturando o po e o vinho. A Santa Ceia apostlica no foi servida assim.O Senhor Jesus instituiu a Santa Ceia da seguinte maneira: "Primeiro partiu o po e o abenoando-o partiu e o deu aos discpulos, dizendo: Tomai, comei; isto o meu corpo, Depois tomou o clice e tendo graas o deu aos discpulos dizendo .Bebei dele todos; porque isto o meu sangue, o sangue da Nova Aliana, derramado em favor de muitos, para remisso de pecados". Mateus 26:17-30 ; Lucas 22:1423 ;ICorntios 11:23-34

O Senhor Jesus no estipulou datas a serem celebradas a C eia." Todas as vezes que comerdes o po e tomarcles o clice estareis lembrando da morte do Senhor at que Ele venha " . Paulo tambm como doutrinador do evangelho no estipulou da tas e deixou bem claro que a Santa Ceia deve ser um ato solene da Igreja para servir de reforo na f em qualquer oportunidade. I Corntios 11:17-29 deixa bem claro que a Ceia do Senhor, n tinha dia estipulado para ser celebrada, mas conforme a necessidade da Igreja. O costume dos apstolos era celebrar a Santa Ceia aos domin gos, ou seja no primeiro dia da semana. "No primeiro dia da semana, estando ns reunidos com o fim de partir o po, Paulo que devia seguir de viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso at meia-noite". Atos 20-7

Na Congregao Crist no Brasil a Santa Ceia celebrada ape nas uma vez por ano. Vejamos a contradio: "Todas as vezes que comerdes o po e beberdes o clice estareis anunciando a morte do Senhor at que venha". Eles fazem a ceia de ano em ano, e usam esse dia para conferir a igreja, a fim de saberem o nmero de adeptos que possuem. A Santa Ceia to importante aos cristos que seria timo que participassem como no tempo dos apstolo, ou seja, todas as semanas. As igrejas evanglicas esto mais que certas em celebrar a ceia de trinta em trinta dias. Faamos uma anlise: Pode um crente ficar 365 dias no ano sem participar da Ceia do Senhor? Esse cristo ser um crente muito longe de Cristo e da f. Se a Santa Ceia o meio de nos aproximarmos dos irmos e ainda mais do Senhor, confessando os erros, quanto mais participarmos melhor ser para a nossa segurana em Jesus Cristo. A Santa Ceia o meio que o crente faz um exame de conscincia junto ao Senhor, refletindo sobre suas ltimas aes, relembrando o san gue vertido na cruz em remisso dos nossos pecados. A Santa Ceia no deve ser usada por dogmas ou formalidades apenas, e sim por f. 17 - OS MESMOS CNTICOS Como a igreja tem a cara de sua liderana, os cnticos da Con gregao Crist no Brasil data dos dias da chegada de seu fundador ao Brasil. Bem, o problema no esse, o fato que os cnticos so sempre os mesmos e sempre o sero... A liderana bem velha, e tenta preservar os rituais do culto, mantendo-o semelhante os cultos em todas as igrejas. Isso pode at parecer interessante, mas mostra o total controle desta organizao por homens que, primeiramente no do ao Senhor Jesus a liberdade de ser expressado com cnticos novos e adorado em 117

esprito e em verdade, e que ainda proibem seus membros de at mesmo ouvirem cnticos de outras igrejas evanglicas, colocando para seus mem bros que, aqueles que ouvirem estaro cometendo pecado. O que a ignorncia no faz! Amarram o Esprito, e no reconhecem o homem que morreu pela igreja, e controlam os membros para que no sejam livres em adorao. Ser que preciso mencionar que Deus se agrada de louvores, e que por repetidas vezes nos salmos aparecem a expresso: "Cantai ao S enhorum cntico novo. Salmo 33:3;40:3; 96:1; 98:1; 144:9; 149:1; Isaas 42:10 e Apocalipse 5:9. Enquanto todas as igrejas cresceram muito nos ltimos anos na rea de louvor, a Congregao est no mesmo lugar, pois est amarrada pela viso de seus lderes. Conhecemos uma igreja forte pelo seu ministrio de louvor, pois no meio dos louvores que Deus habita. O louvor traz a presena de Deus e com isso, a cura, a transformao da alma, a alegria de estarmos na casa de Deus. Se ns que somos homens no gostamos de coisas repetidas, quan to mais o Senhor nosso Deus que procura adoradores. "Mas a hora vem, e j chegou, quando os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade; por que so estes que o Pai procura para seus adoradores". Joo 4:23 18 - O BANCO DOS PECADORES Outro absurdo nesta seita que nos cultos, quem est em obser vao ou em pecado, fica sentado separado dos demais membros e com o objetivo de serem conhecidos pela igreja. E ficar l, at vencer os dias de sua culpa. Isto inacreditvel! o cmulo da falta de perdo, falta de sabe doria e falta de amor. Algum que quer abandonar o pecado necessita ser amado, repudiando o pecado. Mas este tratamento s vai afastar ainda mais aquele que j est debaixo da acusao do diabo de permanecer na igreja. Os pecados para eles so somente aqueles que contestam a lide rana, pois os ancios criam um poder arbitrrio, e tudo o que dizem em suas igrejas, seus adeptos so obrigados a ouvir e acatar. 118

O pecado na Congregao muito relativo. Por ser uma igreja que no cultiva as doutrinas evanglicas, ela deixa prticas de admoesta es e exortaes corretas e bblicas, para agir simplesmente pela intui o de sua liderana. O julgamento muito individualista. Os adeptos que so mais achegados da liderana recebem uma proteo e um tratamento diferen ciado dos demais . Sendo que os que forem julgados pelos ancios, tor nam-se marginalizados, at mesmo perdendo o direito da salvao. Como pregam que so os nicos detentores da salvao, aqueles que se afastam da comunho da Congregao Crist no Brasil, esto condenados perdio eterna. So considerados membros somente aqueles que esto freqen tando assiduamente os cultos e participando da ceia que feita apenas uma vez ao no ( assunto que j tratam os). 19 - A PREDESTINAO Como os Testemunhas de Jeov, os Mrmons e os Adventistas, a Congregao Crist no Brasil, se considera no privilgio de ser a "nica" que leva seus adeptos para o cu, considerando-se os predestinados. Chegam ao cmulo de valorizar sua religio mais que o prprio Senhor Jesus. Eles doutrinam seus adeptos dizendo que s existe salvao para aqueles que professam a f em suas crenas, e que as outras igrejas evanglicas so falsas e suas doutrinas heresias. Seus dogmas,'tradies, ritos e crenas so mais importantes que o ensino verdadeiro da Bblia Sagrada, e ainda que a verdade de que Jesus o nico que concede a salvao. Pois.foi ele mesmo o autor de nossa salvao, quem nos comprou a preo de sangue, e morreu pelos nossos pecados, quando ainda ramos pecadores. Jesus como o Filho de Deus trouxe a salvao para toda a humanidade e no exclusivamente para esta ou aquela religio. Ele disse: " Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, aquele que crer em mim no perece, mas tem a Vida Eterna". Joo 14:6 "Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de corao; e achareis des canso para as vossas almas. Porque o meu jugo suave, e o meu fardo leve". Mateus 11:28-30
119

Ele no disse procurai uma religio e segue-me. Pois no h outro que esteja entre Deus e os homens, a no ser o prprio Senhor Jesus. "Porque h um s Deus, e um s Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". I Timteo 2:5 Um crente que for de outra igreja evanglica, que tenha sido bati zado por imerso, e venha a passar para esta religio, necessitam passar novamente pelo batismo. Se a salvao estivesse nas religies, no seria necessrio o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo ter deixado sua glria padecer na cruz do calvrio pelos nossos pecados. Esta seita foi fundada em 1910 no Brasil, tendo ela aproximada mente 800 mil adeptos em estatsticas, sendo que 80% deles esto nos estado de So Paulo e Paran e os 20% restantes espalhados por todo o pas. Sendo eles os "nicos predestinados", para onde foram aqueles que viveram antes de 1910? Hoje, somos mais de 160 milhes de brasileiros, e o total de adep tos da Congregao Crist do Brasil no chega a 1% de nossa popula o. Ser que Deus abandonaria mais de 149 milhes de almas, (isso s no Brasil) para salvar um nmero to baixo? Deus desejou a salvao de todas as criaturas, mas esta igreja nunca se comprometeu com esse projeto. Deus no estaria saindo vitori oso desta guerra, e sim completamente derrotado. Como pode o Senhor dos Exrcitos perder uma guerra, que envolve o maior projeto que Ele mesmo idealizou, que foi o resgate de toda humanidade atravs de seu filho Jesus Cristo. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna". Joo 3:16 O fanatismo muito perigoso, como temos visto em muitos exem plos por toda a histria da igreja. A Igreja Catlica Romana se considera a nica predestinada, e por este absurdo criou a Santa Inquisio levando muitos fiis a serem mortos e queimados. Temos um exemplo no muito recente prximo a ns, nas Guianas, onde milhares de fiis suicidaram-se, pensando em abreviar a sua ida para a glria eterna. 120

E mais recentemente, nos E.U.A.,vrios adeptos de um a seita, colocaram fogo em sua prpria igreja e morreram todos queimados. O fanatismo algo muito perigoso, e que as vezes se transforma em uma verdadeira lavagem cerebral, as pessoas passam a desconhecer a razo, deixando se levar pelas emoes e intuies distorcidas de um nico lder. lamentvel estarmos em plena mudana de milnio e ainda con vivermos com estes fatos. Gostaria de todo o corao que os lderes desta seita repensas sem os absurdos de suas doutrinas, buscando mais a direo do Esprito Santo, estudando mais as Escrituras Sagradas, e aprendendo mais de Jesus Cristo e de seus santos apstolos. Para esses lderes, nas outras igrejas impossvel se encontrar a salvao, eles porm esquecem que so dependentes desses grupos. Cerca de 80% dos hinos usados por eles no lhes pertencem, foram criados por igrejas que eles mesmo menosprezam. Todas suas Bblias so impressas pelas publicadoras das igrejas que veemente condenam. As sete igrejas da sia, em Apocalipse captulos 2 e 3, eram di ferentes uma das outras. Alis, cada igreja local vai ter particularidades, pois a igreja formada pelo mais diverso tipo de gente de vrias culturas e modos. E Deus sabe disso, e respeita as nossas diferenas. Um exem plo do que estou dizendo o fato de Paulo tratar de assuntos diferentes nas suas cartas s igrejas. Se todas fossem iguais, seria necessrio que ele escrevesse somente uma carta e a recomendasse a todas as congrega es. A obra do Senhor Jesus nunca foi fanatizante, nem centralizadora, mas abrangedora e universal, no importanto o nome dessa ou daquela igreja, sendo Ele mesmo o marco de nossa Salvao. No podemos condenar outras igrejas que verdadeiramente tm como fundamento de f a Palavra de Deus na sua totalidade, e o Senhor Jesus como o nosso salvador atravs da f. Elas so muito teis e respon sveis pela aproximao dos homens a Deus, devido aos seus trabalhos e dedicaes a favor do Evangelho. No exemplo citado das Igrejas de Apocalipse 2 e 3 , vemos que cada uma tinha suas caractersticas prprias, suas qualidades e defeitos,

seus anjos individuais que as guardavam, porm estavam ligadas, unidas pelo Esprito Santo na f. Hoje temos milhares de igrejas como aquelas de Apocalipse, e que desempenham suas funes no corpo de Cristo, e quem somos ns para julg-las? O Senhor as julgar por suas obras, e cada uma receber seu galardo como prmio pelo que realizaram. Devemos dar muitas graas a Deus, por nos ter dado o direito de sermos chamados filhos e herdeiros de seu reino, se formos fiis a Ele at o ltimo dia que aqui estivermos. Nos sentimos ofendidos por sermos tratados como hereges, pois sabemos em quem temos crido, e que Ele Fiel e Poderoso para nos guiar at a eternidade. Os glrias se colocam na posio dos fariseus, com justificao plena, e quanto a ns, para eles seremos sempre publicanos. com muita humildade, reconhecendo que somos fracos e neces sitados da obra de Cristo, que o buscaremos de dia e noite, buscando com oraes e spicas o perdo e a remisso de nossos pecados. "No que j a tenha alcanado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcanar aquilo para o que fui tambm alcanado por Cristo Jesus.
Irmos, quanto a mim, no julgo que o haja alcanado; mas uma coisa fao, e que, esquecendo-me das coisas para atrs ficam, e avanando para as que esto adian te, prossigo para o alvo pelo prmio da vocao celestial de Deus em Cristo Jesus". Filipenses 3:12-14

de estranhar: como pode uma seita que diz ser evanglica impor um doutrina fanatizante, manipulando seus adeptos, levando-os ao cmu lo de se considerarem os nicos predestinados salvao e julgarem que os demais crentes no podero herdar essa graa. Esse conceito pura e simples negao s Sagradas Escrituras e aos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. Pesquisadores do assunto nunca fizeram prognstico numrico referente aos salvos, quando da volta do Senhor Jesus, porm, todos concordam com os registros bblicos, os quais so contestados pela Congregao Crist no Brasil, que diz ser a nica privilegiada e herdeira
122

da vida eterna. E que os demais evanglicos no tero o mesmo direito de se encontrar com Cristo e nem herdar a vida eterna. Ela contradiz as Sagradas Escrituras, negando as verdades divinas. Vejamos: Dando incio em Gnesis at o Apocalipse, no encontramos nada que confirme o que eles falam, que apenas uma nica denominao predestinada. Deus levou Abrao para fora da tenda e disse: "olha agora para os Cus e conte as estrelas. As estrelas do firmamento so incontveis, assim como a gerao de Abrao". A gerao de Abrao simboliza os nmeros dos salvos - Gnesis 15-5 "E porei meu conserto entre mim e ti, e te multiplicarei grandemente. Ento Abrao caiu por sobre seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo: Quando fiz o meu conserto contigo, para que tu viesse ser pai de multides de Na es Outra vez simbolizando o nmero dos salvos - Gnesis 17-2 a4. "Disse Deus a. Abrao: Sua mulher no se chamar mais Sarai, e sim Sara. Porque hei de abeno-la grandemente e ser me de muitas naes, reis, povos". Outra vez se confirma o nmero infinito dos salvos - Gnesis 17-6. "Em tua gerao sero benditas todas as naes da Terra porquanto obedeceste a minha voz"- Gnesis 22-18. "Deus amou o mundo de tal maneira, dando seu filho unignito, para que todo que nele crer e for batizado no perea, mas tenha a vida eterna". Joo 3-16. "E todas as naes se reuniro diante dele, e apartar um dos outros como o Pastor aparta os bodes das ovelhas. Aos justos dir: vinde benditos de meu pai, possuir o Rei no que vos est preparado desde a fundao do mundo". Mateus 25-32 a 34. Ora, tendo as escrituras previsto que Deus haveria de justificar pela f os gentios, anunciou primeiro a Abrao, dizendo: "todas as na es sero benditas em ti. Glatas 3-8. "Depois destas coisas olhei e eis uma multido, a qual no 123

se poderia contar de todas as naes, tribos, lnguas e povos, que estavam diante do trono de Deus, e perante o cordeiro; trajando vestes brancas e com palmas nas mos". Apocalipse 7-9. " E ser pregado este evangelho do Reino por todo o mun do e todas as naes, e ento vir o fim". Mateus 24-14. "Ide portanto e fazei discpulos de todas as Naes, batizanclo-as em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo". Mateus 28-19 "E necessrio que este evangelho seja pregado para to das as naes". Marcos 13-10. "lcle por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a cri atura". Marcos 24-47. "E que em seu nome se pregasse arrependimento, para remio de pecados a todas as naes, comeando por Jerusalm". Lucas 24-47. "Vi outro anjo voando pelo meio do cu, tendo um evange lho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra e a cada nao, tribo, lngua e povo. Apocalipse 14-6. Nos quatorze textos referidos, poderemos entender que a salva o no privilgio de seitas ou pequenos grupos religiosos. O que se entende por Povos, Tribos e Lnguas? O que se pode entender que se encontrar na presena do Senhor, um povo diversificado como uma s igreja, a fim de ficar com Cristo. O nmero dos salvos naquela dia ser incontvel, conforme j lemos no incio deste captulo. Isoladamente, qual seita ou religio teria condies de cumprir a vontade do Senhor Jesus Cristo? S ser possvel com a participao de todos os fiis para que o evangelho seja levado todas as criaturas da Terra. Devemos ser unidos, assim como foram as doze tribos de Israel, ou como as sete Igrejas da sia, em Apocalipse 2 e 3, que tinham suas diferenas, e estavam em uma mesma comunho, cada uma tendo o seu Anjo que as guiavam. Portanto, uma negao s Sagradas Escrituras uma seita que foi fundada no ano de 1910, h noventa anos apenas, tendo menos de um milho de adeptos, se considerar a nica e exclusiva privilegiada para herdar a salvao. Pergunta-se: aqueles que viveram antes de 1910 e que no conheceram essa seita iro para a perdio eterna? 124

Essa doutrina improcedente e nega as Escrituras Sagradas. lamentvel. Como podemos analisar nos textos referidos neste captulo, a salvao um direito de todos que crerem em Jesus Cristo e forem batizados, vivendo em novidade de vida. Jesus Cristo jamais deixar o Reino de seu Pai, para satisfazer o capricho de uma to pequena minoria. Mas, se a Congregao Crist no Brasil se considera um grupo separado da grande multido dos salvos e remidos, no sangue do Senhor Jesus Cristo, onde e com quem eles iro ficar, naquele grande e glorioso dia da volta do Senhor nas nuvens? uma pena por falta de conhecimen to s Sagradas Escrituras, serem excludos dos salvos e remidos por no aceitarem a comunho com os Santos. Exemplo: Quem no pertencer a esta grande multido ser considerado ex cludo da vida eterna. Devemos dar graas ao Senhor, por sermos ns parte daquela grande multido que ir se encontrar com Jesus nas nuvens. 20 - OS ANCIOS NO CONTEXTO BBLICO Os ancios no velho testamento, do Egito at o profeta Malaquias, nunca exerceram funes de ministros. Essas funes foram ocupadas pelos sacerdotes, profetas e escribas, homens letrados, responsveis pe las escritas e redaes. Como poderemos avaliar em qualquer dicionrio da lngua portu guesa, ancio uma pessoa idosa ou velha, com mais de sessenta e cinco anos de idade. Portanto, no um ttulo eclesistico. No velho testamento e mesmo no novo, com razo da idade, sem pre foram usados como conselheiros, mas nunca como ministros. Desde a sada do Egito e pelo deserto, Moiss deu a estes a in cumbncia de conselheiros junto ao povo de Israel, porm, ministros fo ram sacerdotes e profetas. Na histria de Israel, estes foram respeitados pelos valores que possuam, adquiridos pela idade avanada que tinham. Mas, apesar dos seus conhecimentos, cometeram muitos erros e deslizes, deixando para o povo de Israel, maus exemplos. Vejamos alguns: xodo: 14.10-14 - O povo se rebelou contra Moiss s margens do Mar Vermelho quando se viram perseguidos pelo Fara. Pergunto: o 125

que foi que incitou o povo a rebelio? Foram os mais velhos, portanto, os ancios. xodo: 16.3 - Nova rebelio provocada por faltar alimento. Quem liderou? Foram os mais velhos, portanto, os ancios. xodo: 17.1-7- Por falta de gua no deserto, outra rebelio deflagrada pelos Ancios. xodo 24.12-14 - Ento disse o Senhor a Moiss: Sobe ao mon te, e fica l, dar-te-ei tbuas de pedra, a lei e os mandamentos que escrevi para os ensinares. Levantou-se Moiss com Josu, seu servidor, e subin do Moiss ao Monte de Deus, disse aos ancios: esperarai aqui at que voltemos vs. Eis que Aro e Hur ficaro convosco, quem tiver alguma questo a ser resolvida chegar a eles. Aqui podemos bem entender que Aro e Hur eram os mediado res entre Moiss e o povo, e no os ancios. xodo 3.10 - Deus fala a Moiss: ajunta todos os Ancios de Israel, e dize-lhe: Em verdade vos tenho visitado e visto o que vs tem feito no Egito. Aqui, Moiss chama os Ancios para transmitir as ordens dada ao povo, sendo estes usados como conselheiros e no ministros. xodo 5.29-30 - Ento se foram Moiss e Aro e juntaram todos os Ancios dos filhos de Israel. Aro falou todas as palavras que o Senhor tinha dito a Moiss, e este fez todos os sinais vista do povo. Aqui os Ancios no foram minis tros e sim intermedirios, entre o povo e Aro. xodo 32.1 - Vendo o povo que Moiss tardava no monte, acer caram-se de Arao e falaram-lhe: levanta-te e faze-nos deuses que vo diante de ns, pois quanto a Moiss o homem que nos tirou do Egito, no sabemos o que lhe aconteceu. Novas rebelio liderada pelos Ancios do povo, levando estes a adorarem bezerro de ouro. Nmeros 20.1-13 - Outra grande revolta: o povo se rebela con tra Moiss, com maldio pela falta de gua, levando Moiss a pecar contra o Senhor, e perdendo o direito de entrar na terra de Cana. Quem foi que liderou essa infeliz revolta? Foram jovens e adoles centes. Neste estudo que estou fazendo, no quero, em hiptese alguma, desmerecer os idosos, que tanto fizeram e esto fazendo para a grandeza 126

da obra de Deus no passado, no presente e iro fazer no futuro e sim, mostrar aos leitores que esto sujeitos ao erro tanto os velhos quanto os demais. Porm, so duas foras que jamais podero separar, as dos jo vens e a dos velhos. Nos jovens esto a fora fsica, a vontade e nos idosos tm-se a experincia de vida, muito til aos jovens que so menos experientes. Em Provrbios est escrito: "No velho est a experincia e o conhecimento, no jovem est a coragem, a fora e a vontade " Jamais poderemos menosprezar os idosos sbios e experientes na vida, porm, no h regra sem exceo, temos tambm muitos ido sos prepotentes e no muito sbios, que no aceitam serem repreendi dos em suas falhas. "Homem inteligente aquele que nunca percebeu que era sbio e com humildade respeita o conhecimento de seu semelhante. xodo 19.7 - Veio Moiss e chamou todos os Ancios do povo e exps diante deles as palavras que o Senhor lhes falou. Aqui encontramos outra vez Moiss como ministro e os ancios como intermedirios entre ele e o povo. xodo 24-1 - Disse tambm Deus a Moiss: sobe ao Senhor, tu, Aro, Nadabe, Abi e mais setenta Ancios de Israel e adorai de longe. Porm, s Moiss chegar aoSenhor. NB. Moiss era ministro e guia do povo de Deus, Aro, sacerdo te, sendo Nadadabe, ajudante de Aro. Como podemos ver aqui, os Ancios no tinham o privilgio que tinha Moiss de poder falar com o Senhor. A uno tambm s foi privilgio de sacerdotes, profetas, reis, nem consagrao recebiam como conselheiros em Israel. Rute 4.1-2 - Maz chama os Ancios da cidade como testemu nhas das intenes que tinha Noemi e Rute. Josu 24.1 - Depois reuniu Moiss todas as tribos de Israel, em Siquem, e chamou os Ancios, os lderes, os juizes e os oficiais, e estes se apresentaram diante do povo. Aqui podemos entender que os Ancios no tinham poderes como lderes e sim os que ministravam no tabernculo junto ao povo. Fazendo uma avaliao, se descobre que os Ancios no eram
127

ministros, no consta nas escrituras sagradas que eles falassem com Deus, como os sacerdotes e os profetas. Eles eram sim, parte do povo, sendo representantes destes junto aos ministros, eram intermedirios entre o povo e os profetas e sacredotes, na verdade, eram importantes, mas no ministros. No novo testamento e em histrias apostlicas no se tem conhe cimento de Ancios como ministros. Temos alguns exemplos sobre Ancios que no so agradveis: Mateus 15.1 - Porque transgride seus discpulos as tradies dos Ancios? Pois no lavam as mos quando comem. Novamente a arrogncia dos Ancios. Mateus 27.1-2 - Ao romper do dia, todos os principais sacerdo tes e Ancios do povo, entraram em conselhos a fim de matarem a Jesus. Marcos 15.1 - Logo pela manh, entraram em conselhos os principais dos sacerdotes, os Ancios, os escribas e todos do Cindrio, e amarrando Jesus, levaram-no e o entregaram a Pilatos. Os principais sacerdotes e os Ancios acusaram-no de muitas coisas e o condenaram. Atos 22.4-5 - Persegui este caminho, at a morte, prendendo e metendo em crcere homens e mulheres Por ordem de todos os sacerdotes e dos Ancios, deles receben do ordens para ir a Damasco no propsito de traz-los amarrados para Jerusalm os que l estivessem para serem punidos. NB. - Entre estes est o apstolo Estevo que foi morto por Paulo com ordem dos sacerdotes e dos Ancios. Mateus 26.1-5 - Tendo Jesus acabado todos os ensinamentos, disse aos seus discpulos: sabeis que, daqui a dois dias, celebrar-se- Pscoa e o filho do Homem ser entregue nas mos dos pecadores para ser caicificado. Ento, os principais sacerdotes e os Ancios do povo, se reuni ram no palcio do sumo sacerdote chamado Caifaz. E deliberaram pren der Jesus, traio e mat-lo, disseram: no durante a festa para que no haja tumuldo entre o povo. Que grande traio! Atos 24.4 - Cinco dias depois desceu o sumo sacerdote Ananias com alguns Ancios, os quais apresentaram ao governador acusaes contra Paulo.
128

Mateus 26.45-46 - Ento voltou para os discpulos e lhes disse: dormis e repousais, eis que chegada a hora do Filho do Homem ser entregue nas mos de pecadores. Quem foram estes nomes taxados de pecadores? Foram os ancios e os sacerdotes. Mateus 27.1 - Ento Judas que o trai, vendo que Jesus fora condenado, teve grande remorso pelo que tinha feito ao Senhor, e devol veu as trinta moedas de prata que tinha recebido aos principais dos sacer dotes e os Ancios, dizendo: pequei traindo o sangue desse Justo, eles, porm, responderam: que nos importa: Isso contigo. Ficamos comovidos em relembrar a grande traio e maldade sofrida pelo Senhor, por esses homens mpios; com sangue frio e sem remorso mataram o Senhor. Mateus 27.13-14 - E sendo acusado pelos principais sacerdotes e os Ancios, nada respondeu. Ento lhes falaram: No ouve quantos acusam-te? Porm, Jesus no respondeu nenhuma palavra e o governador se admirou, no tendo nada a ver com as religies dos sacerdotes e Ancios, e se compadeceu, e admirou a humildade do Mestre. lamentvel pensar na frieza destes algozes. Mateus 28.11-12 - E indo eles, eis que alguns guardas foram cidade e contaram aos principais sacerdotes e Ancios o que aconteceu. Reunidos eles em conselhos, deram muito dinheiro aos soldados a fim de mentirem dizendo: Ele no ressuscitou, mas seus discpulos foram noite, roubaram o seu corpo e esconderam para no ser achado. Isto que acabamos de ler, o verdadeiro exemplo de homens pecadores, hipcritas, mentirosos, prepotentes, desumanos e perversos. Conforme estudo feito no Velho e Novo Testamento, acredito que no existe dvidas sobre os poderes que exercem os idosos ou Ancios. Poderemos entender que nunca deixaram de ser conselheiros en tre o povo, nunca sendo ministros, nunca foram dignos de consagrao e nem de uno com leo, como foram merecedores os reis, sacerdotes e profetas, homens que em conjunto alcanaram a graa de se comunica rem com Deus. Eles nunca puderam chegar arca do Senhor, nos santos dos san tos, onde s homens escolhidos por Deus entraram, que foram os filhos da tribo de Levi. 129

Como j escrevi antes, certo que entre pessoas idosas ou Ancios existiram muitos homens de grande valor, smbolo de grandeza e honra dez. Mas como feito de matria e sujeito a falhas, temos Ancios que cometem erros e muitos deles imperdoveis, como os relatados neste captulo. Foram eles responsveis por todas as maldades que sofreu o Se nhor Jesus, participaram e apoiaram todo o mal que ele sofreu at a amar ga morte na cruz. EXEMPLOS: Eles estiveram presentes nos seus aoites, quando foi colocada sobre sua cabea a coroa de espinhos pela infmia, farsas, mentiras, pela priso e pelo sofrimento no caminho do Glgota, no suportando o peso da cruz que lhe obrigaram a carregar, sendo que para homens pecadores como os que com ele foram crucificados tiveram quem os levou na cruz, mas com o Senhor amado no foi assim. Tambm sua divina ressurreio foi negada por esses algozes, ne gando ele como filho unignito de Deus. Sei que alguns religiosos no gostariam de pertencer a uma triste procedncia como esta que aqui est. Eu no entende onde esses religiosos foram encontrar elementos para ter como doutrina que s Ancios podem ser ministros do evangelho. Ser que foi em Apocalipse 4.4, ou Apocalipse 19.4, ou Daniel 7.9? Se eles pensam assim porque so muito presunosos, soberbos, vaidosos, orgulhosos e tm vontade de serem iguais a Deus. lamentvel ns, seres humanos, pensarmos em ser divindade enquanto aqui vivermos em matria. Podemos sim, pensarem alcanar a perfeio, que ser quando estivermos junto ao trono bendito do Senhor. Os vinte e quatro Ancios que encontramos em Daniel e em Apocalipse, representam as doze tribos de Israel e os doze patriarcas do Velho Testamento e os doze apstolos do Senhor Jesus Cristo. A no esto representando pessoas, e sim, a unidade dos salvos por Deus no Sangue do Senhor Jesus. 130

RESUM O Ancios so pessoas idosas, no lhes cabendo o ttulo de minis tros, sendo um erro gramatical e confuso. Confundir pessoas acima de sessenta e cinco anos com outros de vinte, trinta, quarenta, cinquenta anos, lamentvel. Vejamos um exemplo: Um ancio de uma determinada seita com trinta anos, tem lgica? Ancios, nas escrituras sagradas, no eram ungidos como minis tros, no eram consagrados para este fim e no tinham permisso como os sacerdotes e os profetas de falarem com Deus, sendo conselheiros e vivendo em segundo plano eclesistico. Para demonstrar que o conceito de Ancio no se relaciona com ministros, veiamos o que Paulo escreve em Efsios 4.11 -13 Ele mesmo concedeu uns para Apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e outros para doutores. Aqui Paulo nunca se referiu ao ministro como Ancio. Ele poderia, se fosse certo, tirar o pastor e colocar o Ancio. Porque Paulo no usou assim? E porque Paulo, que era grande apstolo, foi formado em letras com o maior sbio da poca, que era Gamaliel, tendo conscincia do certo e do errado. Sendo assim, eu pergunto: O ministro Ancio ou Pastor? Minis tro Pastor com direito de consagrao e tambm de uno por ordem daquele que foi usado para organizar a santa igreja do Senhor Jesus Cris to, que foi o nosso amado apstolo So Paulo. 21 - OS PASTORES NO CONTEXTO BBLICO A histria sobre pastores muito antiga, e inicia-se em Gnesis 42. O primeiro pastor na Bblia foi Abel, filho de Ado. Deus amou de tal maneira Abel, que de cimes, Caim o matou. Depois de Abel ns tivemos muitos outros pastores que merece ram o amor, a confiana e as bnos do Senhor. Temos como exemplo Abrao, Isaque, Jac, Jos. E por que es quecer do grande homem de Deus que foi o Rei Davi? E interessante observar nas sagradas escrituras, que desde o in cio da Histria, o Senhor Deus teve grande afinidade com ovelhas e pas tores.
131

Vemos na histria algo muito importante: o primeiro homem ama do por Deus foi um pastor de ovelhas. interessante que desde Gneses at o livro Apocalipse, o Senhor tratou com grande distino aqueles que o seguiam e com muita amabilidade os chamou de ovelhas. O Senhor Jesus Cristo sempre teve seus seguidores como ovelhas e ele como sumo pastor. At os dias atuais, a igreja considerada como rebanho do Senhor Jesus. O que entendemos como Sumo Pastor? Sumo pastor aquele que tem domnio sobre todas as ovelhas, como suas que so. Sendo o Sumo Pastor o dono das ovelhas, ento os pastores so subordinados a ele, seguindo e obedecendo suas ordens e dando assis tncia plena ao rebanho. Esta a razo da Igreja ser estruturada da forma que segue: Sumo Pastor das Ovelhas: Jesus Cristo Pastor das ovelhas: Os responsveis pela sua manuteno, dis tribuindo o alimento que o Sumo Pastor lhe concede pelo Esprito Santo, sendo estes ministros do Senhor. Ovelhas: Somos ns, sua santa e amada igreja, que foi lavada no sangue do cordeiro imaculado, e por ns, suas ovelhas, Ele pagou um preo muito alto sobre a cruz. Mais que ovelhas, somos lavados e remidos na sua morte e res surreio. Exemplos de pastores: Isaas 40:10-11 - Como pastor apascentar minhas ovelhas, e nos meus braos carregar os cordeirinhos e os que amamentam Ele se guir mansamente. Vemos aqui o quanto gratificante ser um bom Pastor. Ezequiel 34:23 - Os cuidados de Deus pelo seu rebanho, um s Pastor e ele apascentar. O meu servo Davi as apascentar, ele lhe servi r de pastor. Aqui Jesus, filho de Davi o Sumo Pastor das ovelhas. O profeta Ezequiel fala de Jesus, filho de Davi, mas o fundamento que levou o profeta a esta comparao, foi que Davi, por suas grandes virtudes foi considerado o Homem que era segundo o corao de Deus. Davi foi um grande Rei. Davi foi um grande Pastor e sacerdote, e tudo que ele foi com justia, amor e muita dedicao. Na histria sagrada podemos ler o que fez Saul: este desobede132

ceu a Deus, por prepotncia no respeitou o profeta samuel. Se for rela tar todas as maldades que Saul cometeu, tomaria muito tempo do leitor. Ele acabou com o respeito de seu povo ao Senhor. Davi merece as honras que Deus lhe d pelo profeta Ezequiel: Restaurou o altar, a f e o amor em Israel. Deus fez de Israel uma grande nao, respeitada por todos os reis. Davi, apesar de seus erros, fez tudo o que pode para agradar seu criador. Davi, sem dvida nenhuma, foi rei, grande pastor e sacerdote de Deus. Jeremias 31:10 - Ouvi a palavra do Senhor, oh! naes, e anunciai at as terras longnquas do mar e dizei: Aquele que espalhou Israel o congregar e o guardar, como o pastor guarda seu rebanho. Mais uma vez o Senhor compara seu povo como ovelhas suas. Jeremias 23.4 - Levantarei sobre minhas ovelhas pastores que as apascentaro, e elas jamais temero, nem se espantaro, nem uma delas faltar, diz o Senhor. Outra vez o povo de Deus comparado a ovelhas. Mateus 9.36 - Vendo ele a multido compadeceu-se dela, por que estavam aflitas e exaustas como ovelhas que no tem Pastor. Aqui o Senhor considera aqueles que se encontram dispersos, pelo mundo, como ovelhas que no tem Pastor. Lucas 15.4-6 - Qual dentre vs o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, no deixa no deserto as noventa e nove, e vai em busca da que est perdida? Achando, pe-na sobre os ombros, cheio de jbilo. Jesus fez questo de mostrar o seu carinho pelo seu povo, consi derando ovelhas de seu aprisco. Joo 10.1-3 - Jesus o bom pastor e ns suas amadas ovelhas. Interessante: em vez de bom Pastor, porque Jesus, como querem alguns, no bom Ancio? Jesus nunca poderia ser Ancio, porque no era idoso, tinha apro ximadamente 32 anos, portanto, era um homem de pouca idade. Jesus cra o sumo Pastor de suas amadas ovelhas. Joo 10.28 - As minhas ovelhas conhecem a minha voz, eu as conheo e elas me seguem. Outra vez somos considerados ovelhas do Senhor. 133

Atos 20.28-29 - Escreve Paulo: atender por vs e por todo o rebanho, sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu Bispo para pastorear a igreja de Deus, a qual Ele com seu prprio sangue resgatou. Eu sei que depois de minha partida, entre vs penetraro lobos vorazes, que no pouparo o rebanho. Aqui Paulo tira toda e qualquer dvida sobre o rebanho e os pas tores. Ele mesmo se considera pastor, como todos os bispos da igreja de Cristo so pastores. Ns somos as ovelhas do Senhor e se somos ovelhas, temos que ter pastores como ministros. Joo 21.17 - Pela terceira vez Jesus pergunta a Pedro: Pedro, tu me amas? Pedro entristeceu por lhe falar pela terceira vez: Tu sabes que eu te amo. E Jesus disse: ento apascenta as minhas ovelhas. Jesus, em todo o seu percurso missionrio, foi muito claro em suas expresses sobre o seu ministrio. Ele declarou com muita firmeza: que ns ramos suas ovelhas e os apstolos eram pastores. Pedro 5.1-4 - Rogo pois os presbteros que h entre vs, eu, presbtero como eles, testemunha do sofrimento de Cristo e ainda coparticipante da glria de Deus que h de ser revelada: pastoreai o reba nho de Deus que h entre vs, no por constrangimento, mas espontane amente, como Deus quer, nem por srdida ganncia, mas de boa vonta de. Nem como dominadores dos que foram confiados, antes, toman do vs modelos para o rebanho. Ora, logo que o supremo Pastor se manifestar, saberei a imarcescvel coroa da Glria. Aqui, outra vez est provado a supremacia dos pastores, e a igre ja como rebanho do Senhor. Efsios 4.11 - Ele mesmo concedeu uns para apstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e outros para doutores. A expresso: Ele mesmo concedeu, o Esprito Santo de Deus falando por intermdio de Paulo. Portanto, tudo que estiver fora do con texto de Efsios 4 .11,1 Pedro 5.1-4, Mateus 9.16, Lucas 15.4-6, Mateus 9.16, Joo 10.1-3, Joo 21.17, Atos 20.28-29 e muitos outros vai de encontro doutrina Apostlica. A razo dos salvos e remidos no sangue de Jesus serem conside 134

rados ovelhas porque entre todas as criaturas de Deus so: as mais mansas, obedientes, no sendo revoltosas e nem agressivas. Dito por alguns estudiosos de animais: as ovelhas no sabem viver por conta prpria, elas precisam dos pastores para gui-las, apascentlas e proteg-las. Para que possamos alcanar a plenitude da salvao, temos que ser ovelhas do Senhor Jesus. Usam eles um nico texto bblico que em: Jeremias 23.1-2 - Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto! Diz o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor, Deus de Israel contra os pastores que apascentam o meu povo, vs dispersaste as minhas ovelhas e as afugentastes, e delas no cuidastes, mas eu cuidarei de vs, castigarei a maldade de vossas aes, diz o Senhor. Eles s lem esses dois versculos, e esquecem de ler os que seguiem: No sei se por m-f, ignorncia ou medo de conhecer o con texto. Vejamos os versos 3 e 4. "Eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas, de todas as terras para onde estiverem afugentadas, e as fa rei voltar aos seus apricos, sero fecundas e multiplica ro. "Levantarei sobre eles pastores que as apascentaro, e elas jamais temero, nem se espantaro, nem uma delas falta r, diz o Senhor". No foi aqui substitudo os maus pastores por outros tipos de lderes e sim por outros pastores fiis, humildes, cuidadosos e que amas sem as ovelhas do Senhor. As igrejas evanglicas esto absolutamente certas em usar o pastorado em cumprimento as doutrinas de Jesus, confirmada pelos aps tolos e por Paulo, que foi o responsvel na formao do sistema eclesis tico na igreja primitiva, e que ns obedecemos e vamos continuar aceitan do. No vamos deixar de cumprir tudo que foi determinado por Deus, confirmado por seu amado filho Jesus e tambm pelos ungidos e consa grados de Deus no Velho e no Novo Testamento. Est escrito: Aquele que diminuir as palavras deste livro ser tira 135

do sua parte no reino do Cu. Aquele que aumentar um jota, um til nas minhas palavras ser aumentado a este as pragas no dia do juzo eterno. Somos gratos a Deus por aceitarmos a santa palavra de Deus em toda a sua plenitude e grandeza. 22 - CERTO SAUDAR COM A PAZ DE DEUS? No certo, pois Deus nunca teve relao ntima com os homens, e sim pelos seus seguidores mais prximos que foram usados para falar com o povo em nome o Senhor. Exemplo: Abro, Isaque, Jac, No, e outros, foram portadores de ordens divinas para com os homens. Moiss - Um smbolo de Jesus Cristo, sendo o portador das mensagens de Deus a Israel e tambm sendo o meio de comunicao entre Israel e Deus, at aqui no houve relao do homem com Deus, e sim, por meios de personagens que tinham contato com os anjos mensa geiros de Deus. Depois Deus se comunicou com os homens por meios dos profe tas e sacerdotes, sendo estes mediadores entre Deus e os homens, con forme j exposto acima. Deus conviveu com o homem diretamente s no Jardim do Para so, com Ado e Eva que por razo do pecado essa intimidade foi desfei ta. E da em diante o relacionamento de Deus com o homem foi feito por patriarcas, profetas e sacerdotes, assim foi at a vinda de Jesus Cristo, ficando assim o Senhor, o nico intercessor entre Deus e os homens. Comeando o ministrio de Jesus Cristo no seu batismo no rio Jordo por Joo Batista, quando o Esprito Santo em forma de uma pom ba desceu sobre ele, e veio uma voz do cu que todos ouviram: "este meu filho amado em que eu tenho me comprazido". Mais tarde Jesus confirma a sua autoridade recebida de Deus: "A MIM DADO TODO O PODER NOS CUS E NA TERRA", falou o Senhor Jesus: "Tudo que pedires a Deus em meu nome eu farei at mais do que aquilo que pedires. Portanto, no existe nenhum intercessor entre Deus e o homem se no for Jesus, pelas sagradas escrituras, o homem no teve contato direto com Deus, a no ser por patriarcas, profetas, sacerdotes e anjos e depois por Jesus Cristo, o salvador do mundo. Fica bem claro que jamais poderemos ir a Deus sem primeiro buscarmos a Jesus como nico intecessor. Desde que foram institudas as
136

leis por Moiss, o homem tem sofrido o julgamento por meio dela, nunca o ser conseguiu cumpr-la. Sendo que a lei s foi cumprida por Jesus Cristo em sua plenitude, tornando-se mediador entre Deus e o homem. Dando nos o direito a salvao por sua bondade, graa e misericrdia. Se Jesus o nico intercessor entre o homem e Deus, jamais che garemos a Ele sem a intercesso de Jesus, e se assim fizermos, por certo no seremos ouvidos. Est bem claro que "jamais poderemos ir ao Pai se no por Jesus Cristo". Tentar ir a Deus sem a intermediao do Senhor Jesus antibblico, no havendo respeito ao filho unignito de Deus. Essa a razo que no devemos saudar com a Paz de Deus e sim com a Paz do Senhor Jesus, ou a Paz de Deus em nome de Jesus Cristo, nunca menosprezando o nome do Senhor Jesus Cristo, o filho amado de Deus. Em lugar nenhum na Bblia, encontramos doutrina sobre saudao exclusiva com a Paz de Deus. Como podemos avaliar, nem no velho testamento, antes de Jesus, no havia essa saudao. Os israelitas tinham e tem um temor muito grande com Deus, o criador, que sempre evitaram o pronunciamento desse nome usando Se nhor ou Jeov, para estes, a pronncia de Deus seria feita somente por profetas e sacerdotes que na maioria dos textos bblicos, eles tambm pronunciavam Senhor ou Jeov. Isaias j profetizava a Paz que haveria de vir por Jesus. Mas ele foi transpassado pelas nossas transgresses e modos pelas nossas iniquidades; o sofrimento que nos trouxe a Paz sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos curados. (Isaias 53-5). Esta a palavra que Deus enviou aos filhos de Israel. Anunciando-lhes o evangelho da paz por meio de Jesus Cristo, sendo Ele o Senhor de todos. (Atos 10-36). Justificados pois mediante a f, tenhamos Paz com Deus por meio de Jesus Cristo nosso senhor, fica bem claro que Jesus realmente o nosso senhor. (Romanos 5 -1). Jesus nossa Paz a qual ambos fez um e tendo derrubado a pare de da separao que estava no meio a iniquidade. (Efsios 2-14). A Paz legada por Cristo: "deixo-vos ci minha Paz, a minha Paz vos dou, no vo-las dar como o mundo os d; no se turbe os vossos
137

coraes nem se atemorizem com estas coisas, vos tenho dito para que tenhais Paz. entre si. Jesus dono da Paz e somente Ele poder nos fornec-la. (Joo 14-27). Estas coisas vos tenho dito para que tenhais Paz em mim. No mundo tereis aflies mas, tende bom nimo. Eu venci o mundo. Mais uma vez a Paz com o Senhor Jesus. (Joo 16-33). E que havendo feito a Paz, por meio dela reconciliou consigo mes mo todas as coisas, quer sobre a terra ou nos cus. (Colossenses 1-20) Seja a Paz de vosso Senhor Jesus Cristo, o rbitro em vossos coraes a qual tambm fostes chamados em um s coipo e sedes agra decidos. (Colossenses 3-15; I Pedro 3-11) Deus muitas vezes se revoltou contra o homem por suas perversidades, pensando na destruio total da terra e seus habitantes. Eis que os olhos do Senhor Deus esto contra este reino pecador. Eu os destruirei de sobre a face da terra. (Ams 9-8) Disse o senhor: Farei desaparecer da terra o homem que criei; os homens, os animais, os rpteis e as aves que voam nos cus por que me arrependo de os ter feito (Gnesis 6-7). Em Orebe provocaram tanta ira do senhor, que a ira do senhor se acendeu contra vs para os destruirdes. (Deuteronmio 9-8). A maldade do homem o distanciou muito de Deus e pelo pecado e o no cumprimento as leis de Deus houve uma inimizade deste com o Criador, s havendo a reconciliao em Cristo Jesus, nosso senhor. Mais uma vez est provado que nossa Paz est com Cristo que nos reconciliou com Deus e nada poderemos alcancar de sua divindade sem a presena de Jesus Cristo, o senhor. Jesus a paz, como foi revelado no seu nascimento: "subitamen te apareceu com o anjo uma multido de m ilcias celestiais, louvan do a Deus e dizendo: glria a Deus nas maiores alturas e Paz na terra entre os homens que Ele quer bem, mais uma vez. a nossa Paz. est em Jesus Cristo que nos quer bem, que em prova de seu amor deu sua vida num madeiro horrendo da cruz, onde o seu precioso sangue fo i derramado". (Lucas 2-13, 14) S temos Paz com Deus por Jesus Cristo. S Cristo consegue a Paz. (II Tessalonessenses) 138

S Cristo guia pelos caminhos da Paz. (Lucas 1-79). Cristo a nossa Paz (Efsios 2-14). Nossa Paz veio por meio da expiao de Cristo (Isaas 53-5, Efsios 2-14, 15, Crnicas 2-20). A Paz foi proporcionada por Cristo (Joo 14-27). A Paz por meio de Cristo (Efsios 2-7), (Atos 10-36). Temos a Paz em Cristo: estas coisas vs tenho dito para que tenhais Paz em mim. No mundo passais por aflies, mas tende bom nimo, eu venci o mundo (Joo 16-33). Se for tratar mais sobre este assunto, teramos muitas coisas a escrever. At aqui s encontramos saudaes com a Paz em Cristo, a Paz do Senhor e a Paz de Deus em Jesus Cristo. A saudao nica e exclusiva no consta na pesquisa ora feita. 23 - SAUDAES EVANGLICAS A Graa do Senhor Jesus Cristo seja convosco (Romanos 16-24). A Graa do Senhor Jesus Cristo seja convosco e meu amor seja com todos vs em Cristo Jesus (I Corntios 16-23). A Graa do Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus e a comunho do Santo Esprito seja com todos ns (II Corntios 13-13), (Glatas 612), (Tessalonessense 5-28), (Efsios 60-24), (II Tessalonessenses 318), (Filemon 4-23), (I Timteo 6-21), (II Timteo 4-22), (I Pedro 514), (Apocalipse 22-21). Pela avaliao feita sobre o comportamento da saudao, enten demos que no existe nenhuma doutrina sobre o assunto. S e exclusivamente a Paz de Deus est errada por falta de obe dincia e respeito a pessoa de Jesus, jamais deveremos deixar Jesus Cris to em segundo plano na reverncia com Deus. S teremos paz com Deus por meio de seu santo e unignito filho Jesus Cristo, o salvador do mundo. A Congregao Crist no Brasil exclusivista at na saudao, no admitindo as saudaes eclesisticas a pessoas de outras seitas. A saudao dentro do contexto bblico deve ser universal a todos que aceitem. Exemplo: em qualquer casa que chegares, sada-os com a Paz (Juizes 18-15), (Mateus 10-12), (Lucas 10-5), (I Samuel 25-6), (Ruth 2-4), (Salmo 129-8). 139

CAPTULO V
UM TESTEMUNHO Umade minhas netas, certo dia, interpelando com o seguinte ar gumento: - Meu av, o senhor esteve durante 60 anos na Congregao Crist no Brasil, e depois de tanto tempo deixa esta Igreja? Fazendo uma avaliao sobre o que minha neta Margaret me fa lou, senti-me na obrigao de dar uma satisfao minha famlia e a todos que se interessem. Meus pais se converteram na Igreja Presbiteriana no ano de 1924. Meu pai era um alcolatra, sem esperana de recuperao, espancava minha me com freqncia, e as nossas vidas eram um verdadeiro sofri mento, mas o Senhor pela sua misericrdia fez um grande milagre, trans formando o meu pai pelo seu Esprito. E desde esse dia meu pai se tornou um crente exemplar, dedicado aos filhos e esposa. Nos ensinou o Ca minho do Senhor e a valorizar o trabalho com dignidade. Jamais podere mos esquecer de seus valores como pai, cidado, servo de Deus e lder na casa do Senhor. No ano de 1930, mudamos para a cidade de Faxina - SP, hoje Itapeva. Tnhamos muito respeito e estima por parte dos irmos da Igreja Presbiteriana desta cidade. Foi ali, que eu e meus irmos comeamos a dar os primeiros passos rumo ao Senhor. Mas, foi no ano de 1932 que as coisas comearam a mudar. Veio do estado do Paran, um tio de meu pai, por nome Emlio Marques, tra zendo uma nova religio, mudando tudo o que at ento havamos apren dido. Ele, levou meu pai a mudar de religio, mostrando que o caminho que seguiam era errado, e se continuassem onde estavam, jamais encon trariam a salvao, e disse ainda que o nico caminho verdadeiro para a Vida Eterna seria na Congregao Crist no Brasil. Meus pais foram os primeiros crentes da Congregao Crist no Brasil na antigo povoado de Faxina, hoje Itapeva. Sendo tambm os pri meiros a serem batizados na regio sul do estado de So Paulo. Por ser uma religio nova na regio, tinha um trabalho pequeno na

capital, e para o sul do estado s havia trabalho nas cidades de So Ro que, Sorocaba, Votorantim e Tatu. Meu pai comeou como atendente, sendo o seu incio na sala de nossa casa, tornando-se o fundador e o primeiro cooperador nas cidades de Itapeva, Itarar, Itaber, Itapetininga, Buri, Ribeiro Branco, Apia, Ribeira, guapiara, Barra do Chapu, Bairro das Pedras e muitas outras. A Congregao no Rio Grande do Sul tambm teve sua origem ligada igreja de Itapeva, pois o irmo que ali fundou o trabalho era cooperador de meu pai em Itapeva. Meu pai tinha muitas qualidades, os mais marcantes foram a sua honestidade e o cumprimento de suas responsabilidades. Nunca foi bajulador, sendo irrepreensvel quanto f. Viveu no meio do pecado, mas no se contaminou e manteve suas vestes limpas. Foi estimado por todos que o conheciam. Sabia amar e perdoar, gostava de respeitar e exigir respeito, nunca foi falso ou interesseiro, a fim de tirar vantagens. Mas, pagou caro por suas lindas virtudes, no podendo terminar seus dias na Igreja, que ele mesmo fundou. Deu toda a sua vida para o pro gresso dela, oferecendo mais de 50 anos de sua vida, sendo tudo isso intil. Tudo isso porque no era bajulador e complacente com o pecado. Teve que terminar sua vida expulso dessa igreja, porque os bajuladores tiveram mais fora que ele, tomando o seu lugar. A prepotncia humana superou seus valores, mas com toda a certeza o seu nome est escrito no Livro da Vida junto ao Cordeiro de Deus. Tenho absoluta certeza de que o Deus que servimos justo e fiel, e tudo o que meu pai fez de todo o seu corao ser creditado como galardo, pois fez em favor daqueles que tinham sede de salvao. Para os lderes desta igreja, tudo o que ele fez, foi completamente esquecido, e j com sua idade bastante avanada, com a viso fraca e a mente cansada, quando mais precisou de ajuda e ateno daqueles a quem tudo dera, foi marginalizado, desprezado e rejeitado. Nada nuncajustificar a ingratido dos lderes desta falsa Igreja. No dia de sua morte toda a cidade o homenageou, chorando por sua partida. Por parte da Congregao Crist no Brasil foi negado ao meu pai at a uno quando estava muito doente, j nos ltimos dias de sua vida, algo que desejava muito. Quando j falecido, no seu velrio, sendo todos 142

os familiares desta religio, inclusive eu, fomos procurar o ancio para fazer uma cerimnia na sua despedida de corpo presente, o ancio no aceitou pois era o prprio culpado da sada de meu pai desta religio. Para mim, foi o pice do desamor, da falta de considerao, no s pela vida de meu p a i, como a de toda a minha famlia. No este o exemplo que vemos nas Santas Escrituras por parte do Senhor Jesus. Jesus amou o mais vil pecador, curou leprosos que nem se quer voltaram para agradec-lo, comeu e bebeu com pecadores e ainda assim ofereceu tremenda salvao, consolo e libertao a todos os que a ele buscavam. A prepotncia deste ancio somente realou a falta de maturidade e do mais peifeito dom de Deus: o Amor. Sendo este homem digno de d e piedade. Tudo isso porque eu e meu pai no aceitamos a omisso e o pecado no seio da igreja, e fomos pedir a este ancio que removesse o pecado da congregao. E aquilo que pensvamos ser o correto se tor nou para ns uma guerra, onde a mentira e a falsidade prevaleceram. Meus pais saram da Igreja Presbiteriana no ano de 1933 e passa ram para a Congregao Crist no Brasil, procura de uma Igreja que estivesse cumprindo com mais perfeio os ensinamentos das Sagradas Escrituras, porm no seu zelo, esqueceram que onde est o homem esto tambm as falhas humanas, e por esta razo no devemos seguir Jesus Cristo na Igreja, e querer alcanar o Senhor pela Igreja. A Igreja importante para vivermos em comunho com Cristo, sentindo ali o calor daqueles que junto a ns esto buscando o Reino dos Cus, mas pelo nosso procedimento e retido que santificamos a Igreja em Jesus Cristo. Desde os meus seis anos de idade estive na Congregao Crist no Brasil, estive quase trs geraes e conheo muito bem essa seita. No ano de 1946 sofri a minha primeira decepo nessa seita, na Cidade de Ourinhos-SP. L houve um grande e vergonhoso escndalo que lameou aquela Igreja. Eu era bem jovem quando isto aconteceu, e por inexperincia e falta de f, fui usado pelos irmos mais velhos, e com o apoio da maioria dos fiis, como porta-voz dos demais, junto aos lderes dessa igreja a fim de se encontrar uma soluo honrosa para o caso. Junto aqueles fiis
143

procuramos as autoridades da igreja para tratar do assunto Estivemos com o ancio de Sorocaba, que nada resolveu, fomos aos ancios de So Paulo, mas, que no deram a menor ateno igreja, menosprezan do a maioria dos fiis, deixaram de fazer justia, agindo com prepotncia e menosprezo. Este acontecimento foi muito vergonhoso, no seria elegante rela tar aqui item por item, mas pessoalmente poderei dar melhor esclareci mento. Com todo o menosprezo que sofremos no desanimamos, e fo mos em frente, procurando uma soluo para o fato, e ento veio de Jacarezinho -PR, e de Santo Antnio da Platina, um ancio a mando do ancio de Sorocaba-SP. Mas ele tambm veio com as cartas marcadas a fim de dar pleno apoio aos autores do escndalo vergonhoso. O caso que foi apoiado por esses ancios foi fornicao e sodomia no meio da Igreja. Como porta-voz neste caso tornei-me uma pessoa perseguida pelos ancios desta igreja durante quarenta e oito anos, fui marcado de pai para filho.Foi to grande a perseguio que sofri, que me obrigaram a ficar aproximadamente trs anos fora desse meio, em protesto pela pouca vergonha. Aps esse perodo que fiquei fora, imaginando que viriam a esquecer do fato em reverncia, resolvi voltar. Passei 19 anos l e mais 35 anos sem participar em nada nessa seita, no fiz isso por falta de conheci mento, mas, achava que com esse procedimento viessem a esquecer o meu passado. Para mim seria importante, pois, queria viver em paz o restante de minha vida. Mais uma vez fui decepcionado. Este povo no conhece verdadeiramente a Deus, pois no sabe o significado da palavra Perdo, no perdoa e jamais esquece. So arrogantes e prepotentes. Em 1994 meu genro foi nomeado cooperador desta seita em Goinia, fez um banquete em sua casa em comemorao ao "fato" e cha mou diversas autoridades desta seita, e eu tambm fui. Estavam reunidos diversos ancios e cooperadores, e para minha decepo, no melhor da festa algum no meio deles relembra o meu passado. Esse algum me conhecia h pouco tempo, mas estava ali para me acusar. Eu no fiquei sabendo deste ocorrido naquele dia e sim 18 meses aps, por intermdio de minha filha Marily, esposa do Cooperador citado. Para mim, foi o fim nessa seita, aprenderam julgar e condenar o prximo sem a mnima con siderao pelo ser humano. 144

Depois de alguns tempo que sai desse meio, fui visitado pelo an cio pai de meu genro, tentando me convencer a voltar para o meio deles. Pela sua insistncia fiz com uma simples condio: que s voltaria para o meio deles se oficialmente me recebecem esquecendo o meu pas sado. Sabia que era humanamente impossvel o meu pedido ser aceito, pois no passado briguei com um ancio o que era um grande problema. Um ancio jamais me perdoaria, pois era "ungido do Senhor", merecen do a mxima considerao e respeito pelos membros. Eles tm como regra o seguinte:" A daqueles que tocarem nos ungidos do Senhor". Como se v, eles se consideram donos da verda de, dignos de todas as honras e respeito, pois se consideram "deuses". A Igreja s tem o direito de ouvi-los, no podendo contest-los. Aos ancios pertence a verdade, pois falam pelo Esprito Santo, e se consideram os nicos mediadores entre o Senhor e a igreja e ainda santos e irrepreesveis, Tm como doutrina perseguir, odiar e condenar. Enquanto que a doutrina do Senhor Jesus o amor, mostrando pelo amor o caminho que conduz ao Reino Celestial. Est escrito nas Santas Escrituras: "No acumuleis para vs outros tesouros sobre a terra, onde a traa e a ferrugem corroem, e onde ladres esca vam e roubam;porque onde est o teu tesouro, al estar o teu corao . Mateus 6:19 e 21 Como um lder religioso pode ser agiota, ter negcios ilcitos? Na Congregao Crist no Brasil muitos se sustentam, com a especulao finaceira. Como vrios cooperadores se enriqueceram? Praticando agio tagem. Seria possvel esses homens estarem cheios do Esprito e minis trando a palavra de Deus, estando em pecado? Como pode esses homens se dizerem guiados pelo Esprito San to, fazendo algo condenado pela prpria palavra do Senhor Jesus? Pela justia humana sabemos que um agiota comete crime e pelas Santas Es crituras sabemos que estes nunca entraro no Reino dos Cus. Como Poderiam ter ministrios na Igreja? A Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo tem e deve ser guiada pe las Santas Escrituras em todo o seu contedo e fortalecida pelo poder do Santo Esprito, prevalecendo a f, a razo e o direito. 145

A Congregao Crist no Brasil diferente sim, eles s agem pela intuio, e a intuio nega o direito e a razo. Estive nesta seita infelizmente por 54 anos, e pensei que, com o tempo, pudesse haver um amadurecimento de seus lderes, e que as coi sas pudessem tambm mudar, porm s vi o aumento de prepotncia, vaidade e falta de amor, se tornando uma igreja exclusivamente estabelecida nas tradies familiares. Hoje estou na Igreja Assemblia de Deus, me sinto feliz por estar congregando numa igreja verdadeiramente apostlica, onde se ve o amor uns pelos outros, onde o perdo visto e onde os arrependidos so esta belecidos ao convvio dos santos. Uma igreja transparente, aberta, onde h espao para todos os que querem trabalhar em prol do Reino de Deus. Estas so algumas das razes porque sai desta Igreja, no me conformando com a injustia. E sinto realizado em poder ainda contem plar com os meus olhos este livro, que h muitos anos gostaria de t-lo publicado. "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade". Provrbios 2:7 UM GRANDE MILAGRE No incio do ano de 1994, comecei a ter um srio problema de sade e por insitncia de minha esposa procurei um hospital a fim de fazer um check-up especificamente na rea que vinha me perturbando. Em maro deste mesmo ano, fiz os primeiros exames, sendo cons tatado tumores na prstata. Ento j se sabia que seria necessrio efetuar uma cirurgia para exterminar os tumores, e fui informado pelo mdico que o caso obrigaria a fazer uma cirurgia radical, sendo que eu no teria mais controle do funcionamento do sistema urinrio, ficando com incontinncia urinria e sem mais condies de ter qualquer chance de manter uma relao sexual. Foi me pedido para fazer os exames pr-operatrio, e como de costume, foram realizados. Foi constatado que haviam vrios tumores malignos. E que se tratavam de um com 1 cm^eum outro com 1,8 cm3. Se tratando de tumores malignos, me foi pedido tambm o exame de sangue conhecido no meio oncolgico como "PSA". Este exame tem 146

como mdia normal de 0 a 4 miligramas, e o meu alcanou o limite de 184,7, sendo este valor alarmente e assustador, tornando-se um caso nico na medicina, surpreendendo os mdicos. E na avaliao no havia mais condies para se efetuar a cirurgia. Com este alto volume de "PSA", se me fosse aplicada a anestesia traria uma queda nos glbulos vermelhos e eu provavelmente no resistiria, sendo aconselhado ento a fazer a radi oterapia. No havia mnimas condies de um ser humano viver com um ndice de "P.S. A." to alto, havendo uma preocupao por quem me as sistia. J tnhamos pleno conhecimento que o mau realmente era um cn cer, e com um "P.S.A." muito alto. Isso me abateu sobremaneira. Saben do que para este mal ainda no h cura, principalmente quando se detecta num estado adiantado como j se encontrava o meu, e as informaes que eu e minha famlia tivemos foram arrasadoras. E sabendo que era um caminho sem volta comecei a chorar. No por medo da morte, e sim por tristeza de ter que deixar minha esposa que esteve ao meu lado por cinquenta anos e tambm os meus filhos e netos que tanto amo. Fui fazer a radioterapia no Hospital Arajo Jorge, em Goinia, hospital especializa do em cncer. Antes de iniciar o tratamento e ciente da gravidade do momento que eu estava vivendo, fui a minha igreja e pedi uma orao com uno para que Deus pudesse me abenoar com a cura desta enfermidade. A partir de ento passei a confiar mais no Senhor Jesus, sabendo que para Ele tudo seria possvel. A mdica do Hospital me fez um relato de tudo que haveria de acontecer durante o perodo das aplicaes da radioterapia. Eu teria a perda total dos cabelos, nuseas, queda do nmero de hecias, sendo que o total seria 55 aplicaes. Mas ali o Senhor Jesus j comeara a fazer a sua maravilhosa obra, sendo que no perdi nenhum fio de cabelo sequer, suportando rela tivamente bem as sees das terapias, e no tive nuseas, sendo aqui o comeo do grande milagre do Senhor Jesus na minha vida. Estranhamente o ndice de "P.S.A.", continuou alto, tornando o caso preocupante, no havendo soluo. Apareceram outros focos cancergenos em todo o coipo. Porm, nos exames que se fazia no de tectavam nenhum. Esclarecendo novamente com a mdica que me assis 147

tia no Arajo Jorge, ela me respondeu: "Nunca tinha ouvido falar que um ser humano pudesse viver com um "PS A" to alto por tanto tempo". E se referiu a um paciente que acabara de atender. Nesse paciente o "P.S.A." no chegava a 50 miligramas. E esta provavelmente seria a ltima vez que viria ao hospital, considerando o estado deste outro paciente como termi nal. E o senhor com 184,7 de "P.S.A." continha vivo. Eu como mdica lhe digo que este realmente um grande milagre que Deus est fazendo em sua vida. O senhor deve ser um homem que tem uma grande f para receber to grande graa de Deus. Louvo ao meu Senhor por ter ouvido deste mdica a bendita con fisso que ela declarou ao poder do nosso Deus , e de sua misericrdia para aqueles que crem no poder que h no Seu nome. Terminei minhas aplicaes, mas o ndice do "P.S.A." no regredia, no havendo soluo para o caso. O mdico que me atendia levou os meus exames para os E.U.A. para que o caso fosse analisado num con gresso internacional, porm, no houve resposta, nem soluo. Logo que finalizei com a radioterapia, fui assistir um culto numa Assemblia de Deus, num bairro chamado Fama, em Goinia. Ao entrar naquela igreja, saudei os irmos como de costume, e sabia que no co nhecia, bem como no era conhecido de ningum ali. Por coincidncia um deles era o Pastor que dirigiria a reunio naquela noite. Houve um fato que jamais esquecerei. Ao trmino de sua mensagem, ele apontou para mim no meio dos dos fiis e falou sobre tudo o que eu estava passando. Depois de informar a igreja de tudo que estava acontecendo em minhavida, me chamou ao plpito a fim de confirmar a palavra que Deus havia lhe dado, quando me abordou na entrada da igreja. Quando este pastor fala va sobre os acontecimentos de minha vida, ele dizia igreja que eu estava passando por uma situao irreversvel em minha vida, mas que desta enfermidade eu seria curado. Apesar de ser impossvel aos homens, no seria ao Senhor. Mais uma vez fui fortalecido na minha f em Cristo. E tiver certeza que grandes coisas iro acontecer. Mas, o "P.S.A.", persistia sem soluo. Voltei a realizar novos exames. Todos os que foram exigidos para o meu caso e no foi pequena a minha surpresa quando o mdico que atendia me falou que eu estava curado e que eu no tinha mais ne nhum resduo de cncer na prstata. Bendito o nome do Senhor que ou viu as palavras daquele pastor e me deu a divina cura. Estava agora cura do. Mas o "P.S.A." continuava ainda muito alto.
148

Em janeiro de 1998 voltei a ter crises e a paralisao do rim direi to. Retornei ao hospital para averiguar o que estava acontecendo. Havi am algumas anormalidades. Fiz em janeiro novos exames, sendo consta tado que eu estava com vrios focos cancergenos. Os exames foram todos positivos. Eu estava com o rim direito realmente paralisado e com sete focos de cncer, sendo um na calota craniana, outro na herniface direita, uma na escapola direita, um no fmur e os demais na coluna. Este exame ficou escondido com os meus familiares por mais de trs meses, at que passei a sofrer fortes dores no corpo e resolvei fazer novos exa mes para saber o que estava acontecendo comigo. Relatei ao mdico do meu passado e de toda minha luta contra o cncer. Ele pediu estes ltimos exames e me orientou que eu voltasse a procurar o Hospital Arajo Jorge para fazer novo tratamento, e fui nova mente a minha igreja pedir orao e uno. Em julho de 1998, minha nora insistiu para que eu fizesse novos exames, e me levou a uma amiga sua que tambm era especialista nesta rea. Sua amiga ficou chocada quando em mos pode constatar a gravi dade do estado de minha sade, e disse que seria necessrio a retomada do tratamento, pois o cncer nos ossos acarretaria uma osteoporose, que enfraqueceria os ossos e que o inevitvel seria a quebra destes e consequentemente a minha invalidez. Vem aqui o grande milagre de Deus. Fiz todos os exames novamente, inclusive o de Cintilografia ssea do corpo inteiro. Para a minha surpresa todos negativos, no aparecendo mais nada como havia nos anteriores. Eu estava completamente curado. Hoje, estou gozando de perfeita sade pela grande bondade do Senhor Jesus Cristo, que no nos abenoa pela metade. Ele sim, realmen te o mdico dos mdicos. Como no relato daquela mdica do Hospital Arajo Jorge, nem se eu servisse o Senhor por todos os dias da minha vida, jamais pagaria as graas que Ele me dispensou. Foram dois milagres que Jesus operou em mim. A cura da prsta ta e a recuperao dos meus ossos. Por isso sou agradecido a Deus, por ter ouvido as minhas oraes. E por minha igreja Assemblia de Deus em Campinas - Goinia e de Manaus e a Presbiteriana. E por minha famlia que buscou o Senhor para me curar. 149

Fiz meus ltimos exames e me deparei com o completo milagre, pois, o meu "P.S.A." que era de 184,7, hoje est em 0,07 miligramas, sendo que o normal de 0 at 4 miligramas. Disse Jesus: "Tudo o que pedires ao meu Pai em meu nome eu o farei e muito mais do que pedires ser feito" . Joo 14:13

CAPTULO V CONCLUSO
Aps um ano e meio de pesquisas, estudos, discusses, debates, chegamos ao trmino deste livro. O que dependeu de uma boa pesquisa e de muita seriedade e da ajuda do Senhor. No foi fcil tratar de um assun to doutinrio de uma igreja que no evanglica. Mas hoje, tenho a alegria de dizer, no existe no Brasil nada similar publicado sobre a Con gregao Crist no Brasil. Primeiro, pela falta de informaes. Depois pela frieza que todos comumente tratam esta seita, no dando importn cia aos malefcios que trouxe a todos os evanglicos neste pas. Meditei e orei muito ants de publicar este livro, e hoje cheguei na seguinte concluso: Temos uma seita bem perto de ns, que se diz Igreja, se dizem os detentores da salvao, so partidaristas, no conhecem e muito menos estudam a Palavra de Deus. Por no incentivar os estudos de seus membros confundem toda a populao brasileira, quanto ao nvel cultural dos evanglicos. A sua lide rana no tem a "Uno de Deus" como dizem. Falo isso porque, onde est a Uno de Deus est a bno, o crescimento, o desenvolvimento. Algo que no tem ocorrido na Congregao h dcadas. E por todas as heresias ( como j vimos) que defendem e que destoam do Evangelho segundo o nosso Senhor Jesus Cristo. Agradeo o apoio que me deu o.pastor Ricardo Cassiano que ajudou muito com sua inteligncia, experincia e grande vivncia no Evan gelho do Senhor Jesus Cristo usando de muita lealdade para que eu pu desse ver esse livro concludo. E por fim, jamais aceitarei uma seita que no prega o evangelho, e que o seu nico objetivo confundir aqueles que j esto recebendo o leite espiritual da Bblia, desviando-os do verdadeiro caminho da Graa de Deus. Quem age desta maneira comparado a lobo. E, este o objetivo deste livro advertir toda irmandade, e principalmente os recm-nascidos na f, destes lobos malignos. Jos Marques do Amaral

Este livro mostra: a luz da palavra de Deus, toda a verdade sobre esta seita que se denomina evanglica. Mas tem feito grandes feridas no corpo de Cristo. Pregam que somente eles so os predestinados e os nicos que subiro com Cristo. Que as outras igrejas evanglicas, so apenas seitas e que os que vivem nelas esto perdendo tempo. Que se quiserem ser salvos sero obrigados um dia se batizarem nessa seita.

Pr. Jos Amaral


Jos Marques do Amaral, nasceu em Buri, So Paulo, em 01 de setembro de 1927. Desde sua infncia esteve com seus pais na Igreja Presbiteriana, e no ano de 1933, seus pais passaram para a Congregao Crist no Brasil, tinha apenas seis anos de idade quando isto aconteceu. Ficando durante 54 anos. Saindo no ano de 1994, passando Igreja Assemblia de Deus na cidade de Goinia, bairro de Campinas. Durante este tempo que esteve na Congregao Crist no Brasil, deu para conhec-la muito bem e essa a razo que levou-me a escrever este livro.
e-mail: pastoramaral@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche