Sei sulla pagina 1di 15

Volume II | n2 | 2006 | pp.

47-61

47

Apresentao de Obras
Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat
Catarina Silva
csilva@fmh.utl.pt Faculdade de Motricidade Humana Estrada da Costa, Dafundo 1495 688 Lisboa Portugal

Resumen
Queremos presentar sumariamente, con este artculo, el diseo terico-metodolgico de la psicologa ergonmica construida a lo largo de varias dcadas por el Profesor Jacques Leplat. Hemos organizado esta sntesis en tres partes. En la primera parte hacemos una presentacin general de los diseos de Leplat relativos a la psicologa ergonmica y su relacin con la ergonoma, a continuacin trazamos la relacin y especicidades del anlisis psicolgico de la actividad y del anlisis ergonmico del trabajo y terminamos con un modelo-gua de anlisis, ampliamente difundido en las obras del autor. En la segunda parte nos centraremos en dos perspectivas de anlisis de la actividad: el anlisis centrado en la tarea y el anlisis centrado en su agente, el operador. En la tercera parte nos situaremos en las propiedades, benecios y limitaciones de algunos mtodos utilizados en ese anlisis.

Palabras-clave: psicologa ergonmica, anlisis psicolgico del trabajo, tarea, actividad, mtodos

1. Uma pequena histria na histria de Jacques Leplat


O Professor Jacques Leplat constitui uma referncia incontornvel na comunidade cientca de psicologia do trabalho e de ergonomia e cujo reconhecimento do contributo da sua obra, para o desenvolvimento e armao cientca daqueles domnios, se estende muito para alm da comunidade a que pertence, a francfona. A obra de Leplat numerosa, abrange diversos campos dentro da psicologia do trabalho e da ergonomia e estendese por um perodo j longo. Meio sculo de produo bibliogrca diculta-nos no s o alcance do enquadramento dos seus textos, como tambm a obteno das suas publicaes originais para realizar um trabalho de sntese. Reconhecendo essa diculdade mas tambm a pertinncia, a utilidade e mesmo a actualidade de muitos desses textos, o prprio Jacques Leplat viabiliza a sua acessibilidade aos leitores, primeiramente numa publicao colectiva em dois volumes, da qual coordenador, Lanalyse du travail en psychologie ergonomique (1992-3)

onde surgem vrios textos com a sua assinatura (Leplat, 197172; 1985a; 1986; Leplat & Bisseret 1965; Leplat & Hoc 1983), posteriormente rene um conjunto de outros textos, exclusivamente da sua autoria e republica-os na obra Regards sur lactivit en situation de travail. Contribution la psychologie ergonomique (1997). Mais recentemente decide retomar todos esses seus escritos anteriores, que so considerados hoje referncias clssicas no s no domnio da psicologia ergonmica mas tambm da ergonomia, juntando-lhes trabalhos mais recentes no s do prprio Leplat mas de outros autores igualmente reconhecidos e publicar um livro original Lanalyse psychologique de lactivit en ergonomie. Aperu sur son volution, ses modles et ses mthodes (2000). Ao material acima referido, ao qual tivemos acesso, juntmos artigos publicados em peridicos e outras publicaes mais antigas com a assinatura de Leplat, nomeadamente os livros La psychologie ergonomique (1980) e Introduo psicologia do trabalho (1983), este ltimo publicado originalmente em 1976 em colaborao com Xavier Cuny. Muitos assuntos publicados por Leplat, de inegvel relevncia, no sero tratados neste artigo. So exemplos as publicaes individuais ou em colaborao no domnio da abilidade e da anlise de erros e de acidentes (1985; 1989; 1990; 1993; 1996; 2003; Leplat & Cuny 1979; Leplat & Terssac, 1990; Rasmussen, Duncan & Leplat, 1987) da formao e da aquisio de habilidades e de competncias (1988; 1990a;, 1991; 1992; 1995; 2000a; 2002), da dimenso colectiva do trabalho (1991a, 1993a, 1994, Leplat & Savoyant 1984), e as reexes em torno do estatuto da prpria psicologia do trabalho, levantando a esse propsito numerosas questes nas prticas metodolgicas (1978; 1982; 1982a;1997; 2000) Mas esta reduo impunha-se e estamos de acordo com o autor quando, na sua ltima publicao, utiliza a expresso aperu, que podemos traduzir para portugus por resumo, relance, apanhado. isso que vamos procurar fazer nas pginas que seguem, centrando-nos no essencial das ideias apresentadas por Leplat em torno da anlise psicolgica da actividade. No texto que se segue o leitor encontrar referncias bibliogrcas de outros autores, quase exclusivamente francfonos, aos quais Leplat faz, de uma forma sistemtica, aluso nas suas

48

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

obras. Embora se trate de uma sntese das ideias de Leplat, e priori o aparecimento destas referncias bibliogrcas possa parecer estranho, tornou-se inevitvel a sua incluso em virtude do suporte e coerncia que elas do s ideias do prprio Leplat.

mento, a avaliao do trabalho, etc. (1980, p.7, traduo livre).

2. Alicerces da psicologia ergonmica 2.1. Origem, conceito e relaes com a ergonomia


Encontramos na obra de Leplat La psychologie ergonomique (1980), provavelmente, a primeira tentativa de sistematizao de uma concepo de relaes entre a ergonomia e a psicologia. Na introduo, o autor comeou precisamente por reconhecer que aquele ttulo no era comum e poderia mesmo surpreender os leitores. Mas acrescentou que o mrito da expresso era de ser breve, uma vez que preferiria designar a obra de Psychologie du travail en ergonomie, mais explcito em relao ao objecto de estudo. Alis, foi este o ttulo dado pelo autor, alguns anos antes (1972), ao texto que constitui o seu contributo na obra colectiva dirigida por Reuchlin. De qualquer forma no deixou de se questionar No falamos ns de psicologia pedaggica, de psicologia mdica, de psicologia patolgica, porque no de psicologia ergonmica? Designaremos assim o campo da psicologia que est em relao com a ergonomia (p.5, traduo livre). No obstante estas consideraes o que facto que Leplat recentemente retoma a expresso colocando-a em ttulos de duas obras Lanalyse du travail en psychologie ergonomique (tomo 1 e 2, 1992-3) e Regards sur lactivit en situation de travail. Contribution la psychologie ergonomique (1997). Vejamos ento o que que Leplat queria dizer com a expresso o campo da psicologia que est em relao com a ergonomia. A ergonomia era entendida pelo autor como uma () tecnologia cujo o objecto o arranjo dos sistemas homem-mquina, ou mais geralmente das condies de trabalho, em funo de critrios cujos mais importantes caracterizam o bem-estar dos trabalhadores (sade, segurana, satisfao, conforto, etc.). (1980, p.6, traduo livre).
A psicologia ergonmica constituda pelo conjunto de conhecimentos psicolgicos pertinentes anlise e soluo dos problemas ergonmicos. Estes conhecimentos so resultantes de trabalhos conduzidos no quadro da prpria psicologia ergonmica, mas tambm da psicologia em geral. Eles cobrem campos diversos: percepo, sensrio-motricidade, resoluo de problemas, deciso, aprendizagem, psico-semiologia, personalidade, etc. (1980 p.6, traduo livre).

Dezassete anos depois Leplat (1997) apresenta uma nova concepo da relao entre a psicologia e a ergonomia cujo aspecto essencial, do nosso ponto de vista, a considerao explcita da ergonomia como disciplina e consequentemente o abandono da ideia de encar-la apenas como campo de aplicao de diversas cincias, entre as quais da prpria psicologia. (...) ns consideramos a ergonomia como uma tecnologia [1], quer dizer como disciplina que visa transformar o trabalho (...) (p. 3, traduo livre) Neste enquadramento, a psicologia ergonmica cobre os conhecimentos de psicologia susceptveis de contribuir para a ergonomia, para o desenvolvimento dos seus conhecimentos e das suas intervenes, quer dizer para a anlise e para a soluo de problemas ergonmicos. (p.3, traduo livre). claro que esta nova concepo da psicologia ergonmica no est desligada da evoluo das concepes relativas ao estatuto cientco da prpria ergonomia, o qual tem sido objecto de debate nos ltimos anos (Daniellou, 1996; Dessaigne & Gaillard, 1997; SELF, 1997). Neste novo quadro de relaes Leplat (1997; 2000) situa a especicidade, mas tambm o contributo, da anlise psicolgica da actividade na abordagem ergonmica.

2.2. Anlise psicolgica da actividade e anlise ergonmica do trabalho.


Em variados textos, Leplat (1986; 1993b; 1997; 2000) procura distinguir a anlise psicolgica do trabalho da anlise ergonmica do trabalho.
() a anlise psicolgica do trabalho no sinnimo de anlise ergonmica do trabalho. A anlise psicolgica visa essencialmente analisar os mecanismos da actividade postos em jogo em situao de trabalho. A anlise ergonmica, visa analisar a situao de trabalho com vista a transform-la, e a psicologia no mais que uma das suas dimenses, no necessariamente a principal. (Leplat, 1993b, p.121, traduo livre).

Portanto, na opinio de Leplat, a ergonomia constitua um dos campos onde a psicologia podia e devia intervir. Este campo fazia parte, a par com outros, do domnio de interveno da psicologia do trabalho:
A psicologia do trabalho, sector da psicologia, tem por objecto geral o estudo das condutas do Homem no trabalho: ela inclui pois a psicologia ergonmica ao mesmo tempo que a ultrapassa. Com efeito, a ergonomia no seno um dos campos de interveno da psicologia do trabalho: entre outros citamos a formao, o recruta-

Esta distino reenvia para as relaes atrs referidas entre a prpria psicologia e a ergonomia. Nesta concepo, Leplat v com toda a vantagem a conjugao da anlise psicolgica do trabalho com anlises que se ocupem de outras dimenses (siolgica, semiolgica, sociolgica, etc.,) concorrendo com elas para um melhor conhecimento das diversas facetas que caracterizam as situaes de trabalho (Leplat, 1993b). por isso que, por diversas vezes, Leplat se refere expresso de Dadoy (1990) anlises do trabalho (note-se no plural), precisamente para ilustrar a multiplicidade de anlises possveis de se realizarem sobre as situaes de trabalho. Apesar da clareza das distines apresentadas, o que facto que para ambas as anlises, psicolgica e ergonmica, a actividade do homem em situao de trabalho surge como objecto de pesquisa. Vejamos alguns exemplos. Em ergonomia, Wisner (1995) arma-nos que a parte central e original da anlise ergonmica do trabalho a anlise da actividade (p. 132, traduo livre); Gurin et al. (1991) falam de () ergonomia centrada sobre a anlise da actividade() (p.16, traduo livre). Por seu turno, o prprio Leplat (1997) que arma que para a psicolo-

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

49

gia, o trabalho considerado como uma actividade. (p.4, traduo livre); e mais adiante que () a anlise psicolgica do trabalho a da actividade em situao de trabalho (p.13, traduo livre). Mas bvio que o desenrolar da histria deixou as suas marcas na relao que se acabou por estabelecer entre estas duas anlises (Leplat, 1993b). Leplat (2000) lembra que os primeiros trabalhos consagrados anlise da actividade tiveram origem nas abordagens dos psiclogos Lahy e Pacaud no incio do sculo passado, em Frana: os seus trabalhos, orientados para a seleco prossional, abriram-se progressivamente para preocupaes mais directamente relacionadas com as condies de trabalho (Clot, 1996). Mais tarde, Ombredane e Faverge, tambm psiclogos do trabalho, tiveram um contributo essencial, assumido j na obra Lanalyse du travail (1955), a distino, hoje paradigmtica, entre trabalho prescrito e trabalho real. no mbito desta tradio cientca que o prprio Leplat deu, a partir daquela data, uma contribuio relevante: primeiro, no mbito das investigaes conduzidas, nomeadamente com Faverge (de quem foi colaborador de 1953 a 1958), no CERP (Centre dEtudes et de Recherches Psychotechniques, mais tarde Psychologiques); e mais tarde, na EPHE (Ecole Pratique des Hautes Etudes), na qual foi director do Laboratoire de Psychologie du Travail de 1967 a 1989. A focalizao na actividade de trabalho como objecto de estudo surge ento pela mo de psiclogos cujos contributos das suas anlises emprestados ergonomia acabam por conduzir a que esta adoptasse tambm o ponto de vista da actividade. Assim, encontramos hoje documentadas numerosas pesquisas em psicologia que ao colocarem a tnica no carcter situado da actividade so conduzidas a considerar cada vez mais as condies externas, o contexto de trabalho e deste ponto de vista quase se fundem com as anlises ergonmicas do trabalho. Reciprocamente, tambm encontramos pesquisas em ergonomia centradas nos mecanismos psicolgicos da actividade e que por isso poderiam muito bem ser consideradas anlises psicolgicas (mas numa verso aplicada) (Leplat 2000). Ento, coloca-se a questo: o que que distingue efectivamente estas duas anlises? Leplat responde a esta questo da seguinte forma:
Notamos somente que no estudo das condies da actividade, o psiclogo, como tal, talvez mais centrado sobre a organizao da actividade que sobre as prprias condies. Mas, em ambos os casos, o ponto de vista interactivo prioritrio: a ligao dinmica das condies internas e externas da actividade que a chave da compreenso dessa ltima. O ergonomista no pode encontrar a fonte da sua especicidade no facto de se interessar pelas condies externas da actividade, do mesmo modo que o psiclogo no pode encontrar a fonte da sua especicidade no interesse que d ao operador. Com efeito, as condies externas no so um objecto pertinente de anlise para o ergonomista seno na medida em que este pode mostrar que elas condicionam efectivamente a actividade do operador. Inversamente, a ateno dada ao operador e s suas caractersticas no pertinente seno na medida em que estas tm uma ligao com a actividade na situao em que se encontra o operador (Leplat 2000, p.5, traduo livre).

Num outro texto acrescenta: Ela (anlise psicolgica) junta-se ento anlise ergonmica, distinguindo-se, contudo pelo facto de que no visa a transformao das situaes. Mas, a psicologia ergonmica, como a psicologia do trabalho, pode ter uma vertente aplicada e, ento, torna-se uma componente da ergonomia. (1997, p.4, traduo livre).

2.3. Construo de um modelo-guia para a anlise


O modelo-guia para a anlise psicolgica que Leplat (2000) nos apresenta, resulta de uma continuada reexo do autor, cujas origens situamos na obra publicada com Cuny (1983). Outras obras (Leplat 1980; Leplat & Hoc 1983) vieram reforar e precisar melhor as ideias iniciais. A gura 1 (cf. no nal do artigo), constitui uma apresentao esquemtica do modelo. O modelo fundado sobre a ideia, j anteriormente exposta, de que para a psicologia ergonmica o trabalho uma actividade. Esta actividade concebida como sendo determinada por condies internas e externas e pela sua ligao. Leplat (2000) faz questo de alertar que o funcionamento do modelo, como veremos adiante, essencialmente dinmico, o que torna difcil qualquer diviso para ns de anlise e convida a precisar para toda a anlise escolhida, forosamente redutora, os seus fundamentos e limites. Na gura salientam-se os trs nveis de anlise a articular: condies da actividade, actividade propriamente dita e consequncias da actividade. As setas ilustram as articulaes possveis entre os diferentes elementos do modelo.

Figura 1 - Esquema geral para a anlise da actividade. A actividade depende do operador (condies internas) que a executa e da tarefa (objectivo(s), condies externas: tcnicas, organizacionais, sociais, etc.). A tarefa e seu operador analisam-se conjuntamente pelas caractersticas da sua ligao. As consequncias da actividade agem retroactivamente sobre a prpria actividade, em funo da sua adequao aos objectivos perseguidos pelo operador, de um lado, xados pela tarefa, por outro. Estes dois tipos de circuitos de regulao (interno e externo) do um caracter dinmico a toda a actividade. Ler a --> b como b depende de a (in Leplat 2000, p.11).

2.3.1. As condies externas


As condies externas so frequentemente designadas por tarefa. Este conceito no foi logo adoptado na histria da anlise psicolgica do trabalho. Na obra Introduo psicologia do trabalho, Leplat e Cuny (1983) adoptam a expresso exigncias do trabalho, dando continuidade s ideias apresentadas por Ombredane e Faverge (1955). na sua obra La psychologie ergonomique (1980) que Leplat apresenta formalmente a expresso condies de trabalho, dividindo-as em externas e internas e considerando-as como um nvel de anlise do trabalho. Posteriormente, preferido o conceito de tarefa ao de condies (estas sero tidas, como veremos, por elementos a considerar na tarefa) e trabalhada a sua relao com o conceito

50

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

de actividade de trabalho (Leplat & Hoc 1983). Este conceito de tarefa acaba por ser aceite e largamente utilizado pela comunidade francfona de psicologia ergonmica e de ergonomia. A tarefa concebida por quem comanda a execuo e no por quem a executa. Neste sentido, ela pr-existe actividade, visando orient-la e determina-la de maneira mais ou menos completa. Leplat e Hoc (1983) denem a tarefa como,
() num objectivo dado em condies determinadas. () O objectivo o que deve ser realizado ou mais precisamente o estado nal. () O objectivo deve ser atingido em certas condies exprimveis segundo um ou outro de trs pontos de vista: (1) o dos estados a percorrer antes de atingir o estado nal que constitui o objectivo; (2) o das operaes admissveis para percorrer esses estados; (3) o do procedimento a por em prtica para o fazer, quer dizer a combinao dessas operaes (p.48, traduo livre).

cido pelos seus pares, exprimir certos valores. As condies internas foram durante muito tempo o objecto principal das pesquisas conduzidas no mbito da psicologia ergonmica.
Os estudos propriamente psicolgicos em meio de trabalha datam do incio do sculo. (), eles acordaram mais ateno s condies da actividade internas ao indivduo que s condies externas. Os problemas de recrutamento e de formao orientaram grande parte dos trabalhos de pesquisa e de aplicao. A avaliao das aptides e das capacidades graas ao aperfeioamento dos mtodos de teste, ocupou durante muito tempo o essencial da actividade dos psiclogos do trabalho. (Leplat, 1980, p.14, traduo livre).

Podero existir vrios objectivos (produo, qualidade, segurana, etc.) denidos com maior ou menor preciso. Segundo Leplat (2000), o grau de explicitao til do objectivo depende da competncia do operador, da autonomia que lhe deixada e do carcter mais ou menos processual da tarefa. Com efeito, podem ocorrer situaes em que o objectivo pode estar bem denido para aquele que concebeu a tarefa, sem o estar para o operador que a realiza. Leplat (1980, 2000) considera vrios tipos de condies: (1) fsicas relativas ambiente ou envolvimento de trabalho (rudo, iluminao, vibraes, etc.); (2) tcnicas relativas ao regime de funcionamento das ferramentas, instrumentos e mquinas; (3) organizacionais relativas s regras que denem a diviso das tarefas, a organizao temporal (cadncias, horrios, etc.), os modos de controlo e de comando, etc.; (4) scio-econmicas prprias sociedade global mais ou menos moduladas pela instituio: repartio de poderes, relaes de fora sociais. semelhana do objectivo, as condies devem tambm ser precisadas. Quando tal no acontece, ou face a uma denio incorrecta, o operador pode ver-se obrigado, para suportar esta ausncia ou incorreco, a adquirir os conhecimentos necessrios por formao, pelo recurso a ajudas ou por ensaios e erros. No caso, em que a denio do trabalho a executar muito vaga, no se fala mais de tarefa, mas antes de misso do operador.

Porm, como refere ainda o autor (Leplat, 2000), esta componente da actividade em situao de trabalho foi durante muito tempo negligenciada em ergonomia, onde a actividade era exclusivamente concebida como resposta tarefa e como se a nalidade fosse somente xada por esta ltima. (p. 13, traduo livre). Portanto, a anlise destas caractersticas no clssica, tal como a da tarefa e a da actividade. O prprio Leplat (1991) a propsito do conceito de competncia avanou com esta constatao: a competncia uma caracterstica do indivduo e a ergonomia interessa-se mais directamente pelas condies externas do trabalho, a sua compatibilidade em relao ao indivduo. () Porqu pois introduzir este conceito em ergonomia e que benefcio se atinge com esta introduo? (p. 263, traduo livre). A resposta a esta questo foi-nos dada de uma forma clara por Montmollin (1986), e que podemos estender a outras caractersticas do operador, que no s a competncia, embora a sua resposta esteja para a orientada: o conceito de competncia () surge-nos progressivamente indispensvel para explicar, e no somente para descrever, as condutas dos operadores que so produzidas de maneira aleatria e imprevisvel, mas assinalam claramente o que cada um sabe: os trabalhadores so pessoas reais e coerentes, com uma experincia e uma memria. (p.121, traduo livre). Portanto, a anlise destas caractersticas visa contribuir para a descrio e para a explicao da actividade de trabalho e no para a avaliao dos operadores. Esta ltima constitui uma prtica enraizada da psicologia diferencial, da qual a ergonomia ao querer distanciar-se acabou por negligenciar aspectos fundamentais para a sua abordagem.

2.3.2. As condies internas


Consiste em identicar as caractersticas prprias do operador que so postas em prtica no decurso da actividade de trabalho. Leplat (1997; 2000) distingue duas grandes categorias de condies internas: As caractersticas que entram directamente em jogo para a execuo da tarefa: traos fsicos (altura, acuidade visual, auditiva, idade, etc.), competncias, recursos (com o seu aspecto negativo, carga de trabalho, fadiga, etc.), personalidade, conana no sistema, etc.; As caractersticas relativas aos prprios ns perseguidos pelo operador. Com efeito, o operador, no procura somente realizar a tarefa prescrita, mas ao mesmo tempo realizar os seus prprios ns, valorizar-se, adquirir um certo estatuto, ser reconhe-

2.3.3. A actividade
A distino entre tarefa e actividade surge relativamente cedo nas anlises do trabalho. Ombredane (1955) defende a ideia da necessidade de se distinguir numa anlise do trabalho duas perspectivas:
Duas perspectivas devem distinguir-se desde o incio de uma anlise do trabalho: a do Qu e a do Como. O que que h para fazer e como que os operadores o fazem? Por um lado, a perspectiva das exigncias da tarefa e, por outro, a das atitudes e sequncias operacionais pelas quais os indivduos observados respondem realmente a essas exigncias (Ombredade, 1955, p.2, traduo livre).

Esta distino mantida por Leplat e Cuny (1983) tomando as atitudes e sequncias operacionais a designao de com-

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

51

portamentos. Porm esta expresso era reduzida para abarcar o sentido que se lhe pretendia dar. Assim, no livro La psychologie ergonomique Leplat (1980) substitui a expresso comportamento pela de actividade. Algum tempo depois Leplat, no texto em colaborao com Hoc (1983), trabalha no s o conceito como tambm a sua relao com a tarefa de uma forma mais aprofundada. Desde Ombredane e Faverge at aos nossos dias, a distino tarefa-actividade tem sido retrabalhada e enriquecida por numerosos autores quer da psicologia quer da ergonomia.
A actividade a resposta do operador ao conjunto destas condies: o que o homem faz para realizar a tarefa prescrita ao mesmo tempo que as suas prprias nalidades. Os objectivos e condies denidas pela tarefa prescrita podem tambm ser redenidos em funo dessas nalidades (Leplat, 2000, p.13, traduo livre).

Vrios autores tm insistido na claricao da ideia de que a actividade no se resume a comportamentos. Montmollin (1995) diz () a actividade no o comportamento, mas o processo pelo qual o comportamento gerado e, neste sentido a actividade pode ser puramente mental ou comportar, tambm, elementos motores observveis. (p.18, traduo livre).
Os operadores comprometidos na realizao de um trabalho apresentam comportamentos observveis Estes comportamentos so a expresso de uma actividade mental subjacente baseada na situao, nas competncias dos operadores e no seu comprometimento na aco, para desempenhar essa tarefa, num preciso momento. O conjunto desses comportamentos observveis e dos conhecimentos e mecanismos mentais, que presidem a sua elaborao e controlo, constitui o que se designa por actividade do sujeito (Amalberti, 1991, p.19, traduo livre).

Segundo Leplat (2000),


A actividade pode aplicar-se, por um lado, ao prprio corpo ou a objectos materiais, por outro, s representaes. No primeiro caso, falaremos de actividade fsica ou manual e essa actividade ser observvel: esta parte visvel da actividade dene o comportamento. No segundo caso, falaremos de actividade representativa ou mental (ou ainda cognitiva ou intelectual): a actividade ser ento inobservvel e dever ser inferida a partir do comportamento e de diversos traos (p.13, traduo livre).

denidos pela empresa. Este indicador reveste-se de grande importncia uma vez que reecte, indirectamente, o grau de adaptao do operador s condies externas. So indicadores a este nvel, os qualitativos e quantitativos da produo, os erros, os acidentes, os disfuncionamentos do dispositivo tcnico. Desvios muito grandes podero conduzir o operador a reorganizar a sua actividade. As consequncias sobre os meios de produo esto relacionadas com as modalidades de utilizao dos equipamentos ou das instalaes. Estas so susceptveis de conduzir a um desgaste mais rpido, a destruies acidentais com efeitos possveis no s sobre o operador e sobre a produo, mas tambm sobre o envolvimento do posto de trabalho e, at mesmo, sobre a empresa. A outra classe de consequncias visa as condies internas, ou seja o operador, podendo situar-se na sade e capacidade funcional, na competncia, na experincia prossional e na satisfao e motivao no trabalho. Frequentemente a actividade de trabalho e as condies nas quais realizada ameaam temporria ou permanentemente a integridade fsica e psicolgica do operador. Mas, como sublinham Gurin et al. (1991), as consequncias da actividade de trabalho no so s negativas, na medida em que a prpria actividade permite tambm a realizao de projectos pessoais, o aumento da competncia e experincia prossional. De qualquer modo, as consequncias, positivas ou negativas, tm sempre reexos na vida social e econmica, na evoluo da carreira, na formao e na garantia de emprego. Todas estas consequncias podem manifestar-se num prazo varivel, constituindo objectos de interpretao diferente segundo os parceiros sociais, os servios ou as funes desempenhadas pelos vrios actores no sistema. Convm precisar que apesar de no se observarem traos negativos da actividade de trabalho, no signica poder caracterizar-se positivamente a situao.

3. Tarefa, actividade e seu agente na anlise psicolgica do trabalho


Para a psicologia, o trabalho considerado como uma actividade (Leplat, 1997, p. 4, traduo livre) e neste sentido () a anlise psicolgica do trabalho a anlise da actividade em situao de trabalho. (id. p.13, traduo livre). A actividade ocupa, assim, um lugar central na anlise psicolgica do trabalho. Mas, como vemos pelo ttulo deste ponto tarefa, actividade e seu agente necessrio considerar ainda outras duas noes para analisar o trabalho, pois como diz o autor analisar o trabalho, analisar as relaes complexas e dinmicas entre estas trs noes (). (id. p.14, traduo livre). Portanto a anlise da actividade uma anlise complexa, envolvida numa multiplicidade de interaces. Segundo Leplat (1997; 2000), o estudo da actividade pode ser considerado segundo duas perspectivas: a partir da tarefa e a partir do seu agente. No domnio da psicologia ergonmica e da prpria ergonomia a primeira perspectiva tem sido privilegiada. No entanto, na sua opinio, a segunda apresenta tambm aspectos interessantes. Como sublinha o autor,
A ideia essencial de que existe uma realidade dinmica com trs

Vemos que, embora por palavras diferentes, todos os autores so unanimes em considerar que o conceito de actividade no se aplica exclusivamente a comportamentos observveis na medida em subentende dois componentes, no mutuamente exclusivos e de predominncia varivel segundo a natureza do trabalho.

2.3.4. As consequncias da actividade


A compreenso da actividade de trabalho car incompleta se no a relacionarmos com o terceiro nvel de anlise: as consequncias da actividade. A actividade de trabalho e as condies nas quais realizada tm consequncias mltiplas sobre a produo e meios de trabalho, bem como sobre os operadores que a realizam. As consequncias sobre o sistema produtivo traduzem-se no grau de afastamento dos resultados em relao aos objectivos

52

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

facetas, o agente, a tarefa e a actividade, que esto ligados por interaces complexas. A actividade depende do agente e da tarefa, e mais precisamente da relao entre eles. Mas a actividade modica tambm o agente, a tarefa e suas relaes. A complexidade da anlise est relacionada com estas interdependncias (1997, p.6, traduo livre).

No temos, portanto, como arma o autor, trs elementos estticos, mas antes trs elementos dinmicos que se co-determinam mutuamente. Vejamos ento as duas perspectivas referidas por Leplat. O ponto de vista da tarefa prescrita (T) consiste muito formalmente em considerar a actividade (A) a partir das caractersticas da tarefa: A=f(T). Nesta perspectiva o exame recair no que o agente faz relativamente ao que deve fazer e s condies nas quais ele deve fazer. O ponto de vista do agente (ou sujeito S) consiste formalmente em considerar a actividade (A) a partir das caractersticas desse agente: A=f(S). o ponto de vista adoptado durante muito tempo pela psicologia diferencial, visando estabelecer relaes entre os traos mais ou menos estveis do agente e os aspectos da sua actividade. Este ponto de vista, actualmente, tem vindo a ocupar terreno no seio da ergonomia e da psicologia ergonmica em virtude do interesse prestado s questes ligadas formao e ao envelhecimento. Estas duas perspectivas foram adoptadas ao longo da histria da anlise do trabalho. Consider-las isoladamente, por uma questo de comodidade de anlise, proporciona, como referido, uma viso redutora da realidade de trabalho. Tarefa e agente no so evidentemente independentes porque ambos se relacionam numa mesma actividade.
Concebemos igualmente que por um processo de tipo dialctico que progride a anlise, um melhor conhecimento de cada termo provoca um melhor conhecimento dos outros e reciprocamente. Assim, um conhecimento aprofundado do agente ajuda a descobrir os traos pertinentes da tarefa para ele, e, inversamente, um conhecimento mais preciso da tarefa revelador dos traos do agente que so implicados na sua actividade. (Leplat, 2000, p.53, traduo livre).

cries: o agente no fez o que deveria fazer. Mas se aceitarmos que o agente retrabalhou as prescries, podemos encarar os desvios de outro modo: o agente realizou outra tarefa que no a prescrita e neste sentido os desvios no podem ser analisados tomando as prescries como referncia, mas sim essa outra tarefa. Esta concepo coloca enfoque na ideia de que no existe uma tarefa nica, a prescrita, mas vrias tarefas, inclusivamente elaboradas pelo prprio operador. Diremos ento que quando tomamos o ponto de vista da tarefa para analisar a actividade no ser pois em acordar o primaz ao extrnseco, mas considerar a actividade como a elaborao, pelo sujeito, da sua tarefa. (Leplat, 1997, p.16, traduo livre). Para estudar a passagem da tarefa prescrita actividade muitas vias so possveis. Leplat (1997) prope que se descreva a passagem em termos de mltiplas tarefas, mas alerta para o facto de, enquanto a execuo tem uma componente observvel (mesmo que comporte uma faceta inobservvel), as tarefas intermdias tm antes um caracter hipottico e obrigam o analista sua explicao (gura 2).

3.1.1. Da tarefa a realizar tarefa prescrita


Como se pode depreender da gura 2, a passagem da tarefa a realizar tarefa prescrita est directamente relacionada com a concepo. Trata-se, portanto, de uma transposio da inteno do conceptor numa descrio formal. Leplat (1997) faz corresponder a tarefa prescrita a um modelo da tarefa a realizar, modelo esse que se destina a um agente particular ou a uma classe determinada de agentes. Contudo, em numerosas situaes o conceptor apercebe-se que o resultado da execuo da tarefa prescrita no corresponde ao que idealizou ou desejava obter. Tais desfasamentos podem ser reportados a dois aspectos. Por um lado necessrio considerar a coerncia interna da prpria descrio. Isto signica que a descrio tem que conter os elementos necessrios de modo a ser traduzvel na execuo pretendida sem provocar confuses, nem contradies. Quando a tarefa a realizar relativamente simples, torna-se fcil fazer uma descrio minuciosa dos objectivos e condies de realizao (embora assim seja, no signica que todas as tarefas simples sejam devidamente explicitadas). Logo que a tarefa mais complexa, torna-se difcil a sua descrio e, num caso extremo, pode mesmo car pelo objectivo geral (neste caso, como referimos, fala-se em misso). Por outro lado, a descrio tem ainda que estar adequada a quem efectivamente a vai realizar, ou seja, compreensvel para aquele(s) a que se destina. O modelo da tarefa prescrita pressupe um determinado modelo de agente, ou seja, um agente com determinadas caractersticas, com determinado nvel de competncia. No entanto, o modelo de agente estimado pelos conceptores pode efectivamente ter uma fraca correspondncia com o agente real.

Esta concepo dinmica e interdependente das relaes entre tarefa e agente levou Leplat a retrabalhar alguns dos seus estudos anteriores (Leplat, 1972) e a detalhar num livro mais recente (2000) uma terceira perspectiva, a partir da ligao. Nesta, a actividade concebida como uma conjuno do sujeito e da tarefa. Utilizando o simbolismo inicial temos A=f(T,S). Sob esse ponto de vista o autor trabalha noes como compatibilidade, affordance [2] e cognio distribuda. Iremos determo-nos nas duas primeiras perspectivas, a anlise da actividade a partir da tarefa e a anlise da actividade a partir do agente que so as mais difundidas nos textos do prprio Leplat.

3.1 . Anlise da actividade a partir da tarefa


Segundo esta perspectiva a abordagem seguida de confrontar a actividade tarefa prescrita e de vericar se existe um modelo aceitvel para denir a dinmica que as relaciona. Os desvios so ento julgados tomando como referncia a tarefa e so entendidos de forma negativa, como sendo infraces s pres-

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

53

Figura 2 Da tarefa a realizar actividade descrita em termos de tarefa. Ler a --> b como b depende de a. As setas de retorno ilustrando as interaces entre certas tarefas no foram mencionadas para no sobrecarregar a gura (in Leplat, 1997, p.17).

3.1.2. Da tarefa prescrita actividade do agente


A tarefa prescrita pelo conceptor obrigatoriamente sujeita a um entendimento, a uma interpretao particular pelo agente. Entramos assim no nvel da tarefa prescrita para o agente, como exibido na gura 2. Da leitura que faz das prescries o agente poder constatar a existncia de imperfeies, de lacunas, de contradies e at de omisses. Impe-se ento redenir as prescries de modo a tornarem-se exequveis ou operacionalizveis. Falamos agora de uma outra tarefa, a tarefa redenida (Leplat,1997; Poyet, 1990), que tal como a prescrita pode ser descrita por um objectivo e suas condies de execuo, com a diferena de que no so os denidos pelo prescritor, mas os efectivamente considerados pelo agente. Portanto, a tarefa redenida construda pelo agente por apropriao e redenio das prescries, em funo das suas representaes, estratgias, adeso a critrios ou regras (Poyet, 1990). Os desvios entre a redenio feita pelo agente e as prescries do conceptor no tm que ter forosamente um carcter negativo: de facto a tarefa redenida pode () completar e adaptar a tarefa prescrita e tornar assim o operador mais vel (). (Fadier, 1994, p.42, traduo livre). Porm, a tarefa redenida no deve ser entendida apenas como uma especicao da tarefa prescrita realizada pelo agente na medida em que o processo de redenio se enraza na histria pessoal do prprio agente. Quer isto dizer que a redenio da tarefa prescrita visa tambm atingir objectivos pessoais e sociais: a sua promoo, a sua carreira, a sua sade fsica e mental, a sua integrao no grupo, a construo da sua identidade, etc. (Clot, 1995; Dejours, 1995; Leplat, 1997). Isto signica que o agente procura no s responder sua prpria tarefa mas tambm considerar o impacto dessa resposta na actividade dos outros e reciprocamente. As prescries assumem, frequentemente, que o sistema produtivo apresenta um funcionamento regular. Ora os sistemas produtivos podem em determinadas circunstncias apresentar-se

instveis ou at mesmo imprevisveis: variaes na quantidade e qualidade de matria ou componentes, cortes de energia, desgastes de instrumentos e ferramentas por utilizao, etc. Em tais circunstncias a tarefa redenida pelo agente, e que constitui a sua tarefa habitual, no mais exequvel. Impe-se a tomada de precaues particulares, a aplicao de outros procedimentos, regras, critrios de xito, recuperar incidentes ou disfuncionamentos. A tarefa redenida foi actualizada, isto , adaptada em funo das alteraes ocorridas na situao. Poyet (1990) dene esta tarefa actualizada como a contextuao, a particularizao do modelo da tarefa para o agente em funo das alteraes e constrangimentos da situao. Esta actualizao que se traduz numa variao adaptativa dos modos operatrios normalmente transitria. Assumir um carcter denitivo, e incluir a redenio da tarefa, caso as variaes ocorridas forem admitidas como um constrangimento habitual do trabalho. A tarefa redenida ou actualizada vai dar lugar a uma execuo sujeita apreciao do prprio agente. Admite-se que a par de uma representao da sua tarefa, o agente interprete tambm a sua prpria execuo. pela confrontao entre os resultados obtidos e os objectivos includos na tarefa redenida que o agente avalia a necessidade de operar ou no regulaes e decide os procedimentos necessrios para as implementar. So todas estas transformaes, desde a apropriao das prescries execuo e respectiva apreciao que constituem a actividade de trabalho. Justica-se, assim, porqu a utilizao nica e simples da tarefa prescrita, para analisar a actividade, falaciosa. Isto no signica que para a anlise da actividade no seja importante o conhecimento da tarefa prescrita, mas somente que utiliz-la em exclusivo manifestamente insuciente. Alis como refere Leplat (1997) () o conhecimento dessa tarefa (considere-se prescrita) uma das chaves do conhecimento da actividade (p.23, traduo livre). Assim, actividade no pode ser inferida directamente do conhecimento da tarefa prescrita, mas esta pode dar uma contribuio importante anlise da actividade (Leplat & Pailhous, 1977).

3.1.3. A tarefa realizada para o analista


Abordar a gnese da actividade a partir da tarefa prescrita consiste em interrogar como o agente responde a essa tarefa, como ele a transforma, eventualmente em funo das suas caractersticas e das suas prprias nalidades. Consiste em considerar que o trabalho cobre mltiplas dimenses, relaes sociais, remuneraes, carreiras, etc., que pesam naturalmente na actividade, no se limitando esta ao cumprimento de objectivos de produo. Portanto, a actividade de trabalho do agente, sujeita a uma leitura prpria, singular, a uma representao por parte do analista (psiclogo, ergonomista). Isto signica que a actividade de trabalho do agente construda - ou reconstruda - pelo analista, sendo esse processo tambm sujeito inuncia dos seus saberes. Ao resultado desta construo Leplat e Hoc (1983) designam de tarefa efectiva. Em termos gerais, podemos dizer que a tarefa efectiva corresponde ao modelo da actividade construdo pelo

54

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

analista. Contudo, como alertam os autores ela no um decalque da parte observvel da actividade, na medida em que, por exemplo, considera para a denio de um procedimento, derivado da observao de determinado comportamento, as regras de funcionamento cognitivo. Esta tarefa corresponde ao que efectivamente o agente faz e pode ser formalizada nos mesmos termos que a prescrita, com a diferena de que os objectivos e suas condies de execuo so os efectivamente considerados pelo agente tal como o analista os depreende. Em resultado, s pode ser inferida pelo conhecimento integrado da actividade (considerando-a em termos de mltiplas tarefas) e da tarefa prescrita, associado a conhecimentos psicolgicos e tcnicos adquiridos por outras fontes. Para Leplat e Hoc (1983), a validao do modelo que constitui a tarefa efectiva far-se- pela confrontao das predies do modelo com os traos observveis da actividade e, neste sentido, consideram a descrio da tarefa efectiva, realizada pelo analista como um ajustamento progressivo de um modelo actividade.

ou mental. Acrescenta-se a tudo isto a personalidade do prprio indivduo que lhe dar um determinado estilo cognitivo. Sobre esta perspectiva Leplat tem, principalmente, se debruado sobre o conceito de competncia onde registamos vrias publicaes (1991;1995; 2000).

3.2.2. A actividade como meio do agente para alcanar os seus prprios ns


Atravs da sua actividade o agente persegue uma outra categoria de ns que no lhe permitem somente alcanar os objectivos que lhe foram xados: segundo Leplat (1997) () ela (actividade) visa construir a sua identidade, fazer-se reconhecer pelos outros, exprimir certos valores, etc. (p.46, traduo livre). Esta faceta est patente no texto de Dejours (1995) quando arma que () trabalhar no somente cumprir actos tcnicos, tambm fazer funcionar o tecido social e as dinmicas intersubjectivas indispensveis psicodinmica do reconhecimento () (p.66, traduo livre). Trata-se aqui, nesta perspectiva, de enquadrar as motivaes, os valores do agente que apesar de lhe serem prprios so naturalmente inuenciados pelas circunstncias sociais de realizao da actividade. Por exemplo, ao procurar melhorar as suas competncias, o agente no visa apenas fazer face s exigncias da tarefa, mas tambm se auto-valorizar, e com isso facilitar a sua integrao social. Portanto, a aquisio e melhoria das competncias torna-se um m em si mesmo (Leplat, 2000). Nesta perspectiva de anlise, dois aspectos merecem serem evocados. O primeiro as variaes de comportamento do agente que, habitualmente, se relacionam com a tarefa ou com a carga de trabalho, mas que em certas circunstncias tm uma origem ldica: mudar, fazer de outro modo, encontrar uma nova soluo, pelo nico motivo de no fazer sempre a mesma coisa. Naturalmente que esta necessidade de mudana sentida de forma diferente segundo os indivduos. Assim, numa anlise da actividade de trabalho preciso estar atento origem dessas variaes. O segundo prende-se com as estratgias desenvolvidas no sentido de procurar preservar a sua sade, a sua integridade fsica no decurso do exerccio da sua actividade, limitando a ocorrncia de agresses sua sade. A redenio da tarefa, constitui uma forma, mais ou menos directa, de preservar a sade e a integridade fsica, na medida em que nela se traduzem escolhas pessoais em termos de critrios de xito, de aceitabilidade, adeso a determinadas regras de processo ou de segurana, etc. A regulao permanente da carga de trabalho (denir limites de aceitabilidade de carga, modicar os modos operatrios de forma a no ultrapassar os limites denidos), que no independente da redenio da prpria tarefa, constitui igualmente um meio de minimizar o impacto das exigncias da tarefa na sua sade. O agente pode ainda reectir sobre o risco que representa para a sua sade as condies em que exerce a sua actividade e procurar, mesmo sem ter sido obrigado, a proteger-se desses perigos.

3.2. A anlise da actividade a partir do agente


No ponto anterior abordmos a anlise da actividade segundo o ponto de vista da tarefa, sendo esta a viso mais clssica em psicologia ergonmica. Vamos agora abordar a anlise da actividade centrada no agente. O agente intervm de dois modos na actividade (Leplat, 1997; 2000): Como sistema de tratamento da tarefa com as suas prprias caractersticas: competncia, personalidade, recursos comportamentos, etc. A tarefa aqui gurar como pivot, na medida que em relao a ela que se deniro as caractersticas pertinentes do agente. Como ser humano que visa alcanar os seus prprios ns. Pela sua actividade o agente procura no somente responder tarefa prescrita, como ainda, e ao mesmo tempo, realizar-se, valorizar-se, adquirir um certo estatuto, ser reconhecido entre os seus pares, etc. Nos pontos que se seguem abordaremos apenas sumariamente estas duas vertentes. Para maiores aprofundamentos aconselhamos a consulta das obras do prprio Leplat (1997; 2000) bem como do Vocabulaire de lergonomie de Montmollin (1995) onde, neste ltimo se encontram reexes interessantes dos conceitos subjacentes a estas duas vertentes.

3.2.1. O agente como sistema de tratamento da tarefa


Para executar a tarefa o agente possui e utiliza um certo nmero de meios, instrumentos e recursos, no s inerentes sua natureza, como tambm adquiridos no decurso da sua experincia ou mais geralmente da sua vida. Entre os instrumentos encontram-se as ferramentas cognitivas de base e seu funcionamento (como por exemplo a memria), os conhecimentos, as competncias, os metaconhecimentos, etc. Dispe igualmente de recursos que correspondem base energtica do seu funcionamento. A quantidade de recursos disponibilizados para esse funcionamento representa a carga de trabalho especca, fsica

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

55

4. Perspectivas metodolgicas na anlise psicolgica da actividade


A anlise do trabalho esteve durante muito tempo, e quase exclusivamente, orientada para os trabalhos de predominncia manual e dedicada descrio dos aspectos observveis, negligenciando ou relegando para segundo plano os aspectos cognitivos e perceptivos (Leplat, 1986). A proliferao de trabalhos de predominncia mental, fruto da transformao tcnica e tecnolgica das condies de trabalho, associada aos aprofundamentos tericos e experimentais do funcionamento cognitivo humano, contriburam para que os aspectos mentais subjacentes actividade de trabalho passassem desde a dcada de 1960 a constituir, tambm, objecto de estudo, em particular nas tarefas ditas complexas.

Combinando estas duas vias de abordagem (traos espontneos/provocados; situao normal/modicada) chegamos a um modelo (gura 4), diferenciando quatro modalidades de estudo de utilizao complementar, tendo em vista enriquecer, elaborar e vericar hipteses sobre os mecanismos que regem a actividade.

Figura 4 - Modalidades de estudo da actividade (in Leplat 1982a, p.349).

4.2. Algumas tcnicas de anlise


Em numerosas obras, Leplat (1980; 1997; 2000; Leplat & Cuny, 1983; Leplat & Hoc, 1981) faz referncia a tcnicas possveis de serem utilizadas na anlise psicolgica do trabalho. A exposio que se segue no tem qualquer pretenso de fazer um levantamento e caracterizao dessas tcnicas de uma forma completa - isso seria anal material para um manual dedicado apresentao de tcnicas em psicologia ergonmica, que no o nosso objectivo. Iremos situar-nos apenas em algumas tcnicas, procurando caracteriz-las sumariamente, dando enfoque essencialmente nos benefcios e limitaes que apresentam. Maiores aprofundamentos sero encontrados nas obras em referncia. Leplat (2000), mas tambm outros autores tm alertado para o facto de a escolha de uma tcnica para um determinado estudo depender, quer das propriedades dessa tcnica, quer dos objectivos do estudo, quer ainda dos meios disponveis (tempo, recursos diversos, etc.). No existem tcnicas melhores em si mesmo que outras, mas sim mais pertinentes face s condies de estudo. por isso essencial determinar essas condies de forma a fazer boas opes.

4.1. Modalidades de estudo


A anlise psicolgica do trabalho visa essencialmente analisar os mecanismos postos em jogo em situao de trabalho (Leplat, 1993b, p.121, traduo livre). Leplat adverte que uma anlise desta natureza no , certamente, isenta de diculdades: o funcionamento do sistema cognitivo inobservvel, o que se observa so apenas os comportamentos dele resultantes e os traos deixados pela sua execuo.

Figura 3 - As vias de acesso ao estudo da actividade (in Leplat, 1982a, p. 349).

4.2.1. A entrevista
De acordo com Leplat (2000) a entrevista tem um papel relevante na primeira fase de anlise do trabalho. Por um lado, permitir informar os sujeitos dos objectivos e condies do estudo que vai ser realizado e de responder s suas questes. Por outro, permite recolher informaes sobre as caractersticas gerais da situao de trabalho, tendo em vista compreender melhor o problema e elaborar as questes ou hipteses provisrias que orientaro a pesquisa. No que respeita modalidade, as entrevistas podero ser livres, ou obedecer a um plano preciso de questes. As limitaes apontadas s entrevistas prendem-se com o facto de os sujeitos interrogados poderem ser mais ou menos capazes de exprimir os traos da sua actividade ou a dos outros. Assim, os dados da entrevista podero ser considerados como no reectindo elmente a realidade. Esta limitao ser retomada no ponto seguinte. O questionrio constitui um prolongamento ou at mesmo um substituto da entrevista, contendo um conjunto de questes por vezes denidas a partir de entrevistas prvias. A sua vantagem face s entrevistas o facto de permitir obter informaes sobre uma grande populao de uma maneira relativamente

Leplat (1982a) considera que a actividade mental no pode ser conhecida seno atravs das suas manifestaes ou traos observveis (gura 3). Como vemos na gura 3, os traos podem ser espontneos, ou seja decorrentes de uma realizao autnoma pelo operador ou podem ser provocados, quando procuramos obter, sobre esta mesma actividade, informaes que o operador no d espontaneamente. Na primeira categoria incluem-se os dados relativos aos gestos, posturas, direces do olhar, erros, comunicaes; na segunda privilegiam-se as verbalizaes, embora o recurso s representaes grcas seja tambm utilizado. O contexto de recolha desses dados pode consistir na situao normal de trabalho ou recorrer-se sua modicao de modo a tentar provar certas hipteses. Estas modicaes podero ser introduzidas sistematicamente quando o analista tem essa possibilidade, ou poder utilizar as mudanas que se produzem no meio. Estas modicaes tocam quer as condies internas caractersticas dos sujeitos quer as externas - por exemplo por modicao das regras de execuo, das condies tcnicas e materiais ou ainda pelo recurso simulao.

56

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

rpida e econmica.

4.2.2. A verbalizao
Entrevista e a verbalizao so ambas produes lingusticas muito semelhantes e cuja escolha de um ou de outro termo depende frequentemente das preferncias. Nos estudos de orientao clnica encontramos frequentemente o termo entrevista. Nos de orientao experimental, o termo verbalizao (Leplat, 2000, p.83, traduo livre). Segundo o autor a distino entre ambas reside quer no carcter mais aberto da entrevista, uma vez que a verbalizao responde a instrues mais precisas, quer no facto desta ltima incidir mais sobre a actividade do sujeito, enquanto que a entrevista pode abordar objectos diferentes. A verbalizao distingue-se ainda da comunicao na medida em que, ao contrrio desta, no faz parte da actividade de trabalho. Para Rabardel et al. (1998) as verbalizaes so discursos do operador e, mais amplamente, das outras pessoas presentes na empresa, sobre a situao de trabalho e o seu trabalho. (p.141, traduo livre). Como refere Caverni (1988) estes discursos so proferidos em linguagem natural. A utilizao da verbalizao para o estudo da actividade humana tem uma longa histria no domnio da psicologia. Gurin et al. (1991) e Leplat (2000) indicam trs razes pelas quais a verbalizao essencial no estudo da actividade de trabalho: A actividade no pode ser reduzida ao que manifesto e portanto ao observvel. Os raciocnios, o tratamento das informaes, a planicao das aces, no podem ser verdadeiramente apreendidas seno atravs das explicaes dos operadores (esta razo a que se encontra mais prxima dos argumentos da psicologia cognitiva); As observaes e medidas so sempre limitadas na sua durao. Assim, o operador pode ajudar a re-situar as observaes num quadro temporal mais amplo; As consequncias do trabalho no so todas aparentes. A fadiga, eventuais problemas sentidos, podem no ter traduo manifesta e da a utilidade de os operadores os exprimirem e colocarem em relao com as caractersticas da actividade. Estas razes so de carcter geral. Os argumentos de utilizao da verbalizao ao longo das diferentes fases de anlise de uma situao de trabalho so, naturalmente, mais especcos e prendem-se com os objectivos de cada fase. Existem vrias modalidades da verbalizao, que segundo Leplat (2000) podemos classicar em funo de diferentes critrios: Origem: a verbalizao tanto pode ser espontnea como provocada pelo analista, ergonomista, psiclogo. No primeiro caso, trata-se de um discurso espontneo, voluntrio, do operador sobre o seu trabalho dirigido ao analista. No segundo caso, e o mais frequentemente citado, a verbalizao resulta de um questionamento do analista ao operador. Em ambos os casos o discurso proferido depende primeiro da relao de conana que se estabelece entre ambos, segundo da compreenso do operador quanto ao estatuto e aos objectivos do analista, e por ltimo da capacidade do prprio operador em explicitar o seu trabalho.

Objecto: consiste naquilo que solicitado ao operador verbalizar: (1) sobre uma execuo particular, (2) sobre um procedimento, uma regra e suas condies; (3) sobre os conhecimentos subjacentes actividade, no que respeita s propriedades do sistema tcnico; (4) sobre as suas intenes, expectativas, motivaes, valores. Momento: considerando a execuo propriamente dita, distinguem-se trs tipos de verbalizaes: (1) as prvias, que so verbalizaes antecipadas face execuo; (2) as simultneas ou concomitantes, efectuadas no decurso do trabalho, e; (3) as consecutivas, efectuadas aps o trabalho. A escolha por uma ou por outra depende das condies de exerccio da actividade de trabalho estudada e do tipo de informao procurada (Gurin et al. 1991), tendo todas elas, naturalmente, vantagens e inconvenientes. Independentemente da modalidade de verbalizao escolhida so apontadas algumas limitaes ao uso da verbalizao em geral, embora a complementaridade com outros mtodos possa permitir ultrapass-las: (1) o operador no dispor sempre dos termos necessrios para explicitar o desenrolar da sua actividade; (2) o operador procurar justicar as suas aces, dando-lhes um sentido diferente do seu verdadeiro signicado; (3) o operador omitir mtodos operatrios que sabe no terem correspondncia com o prescrito ou que quebram regras de segurana.

4.2.3. A observao
Procurar apreender a actividade de trabalho implica a recolha de informaes no decurso do exerccio dessa mesma actividade. Essa recolha obriga o psiclogo ou o ergonomista a uma presena no prprio local e durante a realizao do trabalho. Como sublinham Gurin et al. (1991) esta constatao evidente marca a diferena fundamental entre os mtodos relativos anlise da actividade e outros modos de abordagem do trabalho. (p.170, traduo livre). Neste sentido, e como armam os autores a abordagem mais imediata da actividade a observao. (Gurin et al., 1991, p.170, traduo livre) tendo um interesse particular no mbito do estudo das actividades mentais, como justicam Leplat e Cuny (1983) e Weill-Fassina (1990). Os dados recolhidos por observao, devero ser completados pelo recurso verbalizao, ou seja, procurando respostas a alguns porqus que vo surgindo da prpria observao. Observar descobrir factos, acontecimentos, aces caracterizando uma situao que escolhemos privilegiar. Toda a observao uma escolha guiada pelos princpios que podem ser muito diversos. (Leplat, 2000, p.88). De facto, os dados sados da observao no so to inocentes quanto possam parecer. Tais dados correspondem a escolhas, ou preferncias de acontecimentos entre aqueles que o observador percepciona, tendo em vista responder s questes que se colocam ou que a situao sugeriu pela representao que se tem dela (Gurin et al., 1991; Leplat, 2000). Trata-se, portanto, de um primeiro nvel de reduo que o analista realiza de forma consciente. por isso que Leplat e Cuny (1983) armam que,
() por mais rica que seja, no pode pretender ser exaustiva, sobretudo quando se trata de situaes, to complexas como o tra-

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

57

balho. Toda e qualquer observao j uma seleco dos factos: constitui uma leitura da situao, entre muitas outras possveis. H sempre interesse em explicitar a natureza dessa leitura que, alis, depende dos conhecimentos do observador e dos seus objectivos. (p.110, traduo livre).

Alertam-nos, por isso, para o facto de, como observadores, nos precavermos contra duas escolhas opostas: () a pretenso ilusria e estril de querer observar tudo e a observao demasiado parcial, exclusivamente dirigida por um hiptese, que poderia deixar escapar factos muito signicativos para o estudo (Leplat & Cuny, 1983, p.110, traduo livre). Depois de recolhidas essas notas torna-se necessrio trat-las, isto , reorganizlas de forma a poder apreender o seu signicado. Esta reorganizao pode ser feita de mltiplas maneiras e em funo do tipo de abordagem realizada, a sua leitura ser certamente diferente, o que nos permite dizer que se realizou ai uma nova reduo. A observao considerada menos reactiva que a entrevista e que a verbalizao, no sentido em que o processo de anlise interfere menos com a actividade. Concebe-se, contudo, que esta reactividade no totalmente anulada uma vez que o trabalhador sabe que est a ser observado. Na realizao da sua actividade de trabalho o operador utiliza uma variedade importante de funes siolgicas e psicolgicas. Essas funes suportam a actividade observvel, visvel ao analista, isto , os comportamentos. Assim, uma primeira ordem de observveis (objectos da observao) os comportamentos exteriorizados pelos operadores no decurso da realizao da sua actividade de trabalho (as aces corporais, nomeadamente postura, deslocaes, gestos, a direco do olhar, as comunicaes). Outra ordem de observveis igualmente os comportamentos, mas caractersticos do prprio ofcio que tm para o agente um signicado particular e que habitualmente assumem designaes intimamente relacionadas com o prprio ofcio. Leplat (2000) considera dois tipos de observao, a observao aberta e a observao sistemtica. A primeira de grande utilidade quando se inicia um estudo, permitindo ter uma viso geral do trabalho e denir melhor o problema que foi colocado. a partir desta observao que se torna possvel levantar questes mais precisas que orientaro progressivamente a anlise e consequentemente a escolha de mtodos de observao mais apurados. A observao sistemtica visa recolher os factos e os acontecimentos precisos em resposta a questes igualmente precisas suscitadas normalmente pela observao aberta. Tratase, portanto, de uma abordagem mais precisa que tem por objectivo vericar as hipteses emergentes da observao aberta e colocadas sob a designao de pr-diagnstico. Quanto aos modos de observao so apontados dois: observao instantnea e diferida ou assistida. A primeira tem por objectivo o registo directo e imediato do trabalho; a segunda recorre ajuda de equipamentos como o vdeo e/ou o registador de acontecimentos. Outros autores (Gurin et al., 1991) referem-se ainda quanto ao momento de observao: a observao contnua e observao instantnea para distinguir a tomada em considerao ou no, respectivamente, da continuidade temporal do trabalho. Assim,

instantneo emprega-se para designar a observao feita num determinado intervalo de tempo, ou em momentos signicativos do trabalho. Por seu turno a observao contnua consiste na modalidade que acompanha todo o perodo de trabalho. Exige, por isso, a presena permanente do observador no local, acompanhando o desenrolar do trabalho. Em ambas pode-se recorrer a tcnicas de registo que permitam uma anlise em diferido. Frequentemente so apontadas duas grandes limitaes observao da actividade de trabalho (Gurin et al., 1991): Diculdade de apreender a variabilidade existente nas situaes de trabalho pela observao. A escala temporal de uma anlise, forosamente limitada, pode deixar escapar: (1) numerosos aspectos pertinentes que se manifestam em prazos mais longos; (2) as aleatoriedades incidentais; A actividade apreendida pelas suas manifestaes observveis. A observao insuciente para compreender os motivos dessa actividade, os raciocnios e os conhecimentos que a subentendem.

4.2.4. A anlise dos efeitos indesejados da actividade


So considerados efeitos indesejados () tudo o que o operador fez sem que seja consequncia de uma vontade expressa. (Leplat, 2000, p.103, traduo livre). Incluem-se aqui os erros, os incidentes e os acidentes. A perspectiva defendida pelo autor de no considerarmos estes efeitos indesejados de um ponto de vista exclusivamente negativo - j que traduzem a no conformidade com o objectivo visado - mas antes de um ponto de vista positivo, como sintomas de disfuncionamento do sistema que necessrio analisar as origens. Assim, para explicar o erro, o incidente, e/ou o acidente temos necessidade de analisar o trabalho. atravs da anlise da situao de trabalho que se torna possvel () descobrir as ligaes entre os acontecimentos sucessivos que conduziram ao erro e ao acidente. (Leplat, 1986, p.33, traduo livre). Esta ideia relativa aos erros e, em particular, aos acidentes no nova. Muitos anos antes na sequncia de programas de pesquisa sobre a segurana do trabalho lanados pela CECA (Comunidade Europeia do Carvo e do Ao), Leplat (1986) escreveu:
Esta concepo conduz a considerar o acidente no mais como um fenmeno negativo, estreitamente circunscrito, mas como a expresso de um certo modo de funcionamento do sistema. O estudo do acidente reenviar pois ao estudo das caractersticas de funcionamento susceptveis de provocar a inadaptao, cujos acidentes no so seno um dos sintomas entre outros (). (in Monteau et al., 1987, p.714, traduo livre).

Depreende-se das palavras anteriores o entendimento, que germinou tambm dessas pesquisas, de que esses acontecimentos so sempre multideterminados. Quer isto dizer que no se pode atribuir a um s factor tcnico ou humano ou organizacional, ou econmico, etc., a ocorrncia do erro ou do acidente. Da anlise de numerosos acidentes, vericou-se que mltiplas componentes se combinavam e que numa conjuntura favorvel davam origem sua ocorrncia. Percebe-se assim porque o erro, o in-

58

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

cidente ou o acidente no pode ser imputado a um nico sujeito. Este olhar sobre erros e os acidentes acabou por fazer emergir uma outra perspectiva: a de que eles constituem () meios ao servio da anlise do trabalho () (Leplat, 1986, p.33, traduo livre). Enquanto na perspectiva anterior a anlise se orientava para a explicao do acontecimento, nesta so os acontecimentos que vo orientar a anlise: Eles revelam os momentos crticos do trabalho e orientam a anlise seleccionando as situaes que merecem mais ateno. (id. p.33, traduo livre). Sobre esta matria assinalamos duas obras de relevo com a assinatura de Leplat: Erreur humain, abilit humaine dans le travail, datado de 1985 e Les facteurs humains de la abilit dans les systmes complexes, co-editado com Terssac em 1990.

4.2.5. A simulao
Brehmer, Leplat & Rasmussen (1991) distinguem duas principais categorias de simulao quanto ao objecto simulado: uma visa a simulao da tarefa ou mais geralmente das condies externas da actividade, a outra visa a simulao dos sujeitos e mais especicamente dos processos cognitivos que estes colocam em aco na actividade ( a primeira que nos interessa aqui). A simulao tambm pode ser especicada em funo da sua nalidade. Leplat (2000) distingue a simulao para pesquisa (investigao) visando melhorar o conhecimento da actividade, da simulao para formao visando melhorar a eccia da prpria actividade. Simulao a experimentao sobre um modelo [...] ela consiste em realizar uma reproduo articial (modelo) do fenmeno que desejamos estudar, observar o comportamento dessa reproduo quando fazemos variar experimentalmente as aces que podemos exercer sobre ele, em induzir o que se passar na realidade sob a inuncia de aces anlogas. (Encyclopaedia Universalis, in Leplat, 2000, p.93, traduo livre). Segundo o autor (Leplat, 1997) o termo modelo indica que uma parte somente das caractersticas do fenmeno visado retida. O simulador pode ser considerado como um modelo do sistema tcnico simulado. Para o psiclogo, a relao entre esse modelo e o sistema simulado denida em referncia actividade do operador. A simulao de situaes de trabalho visa responder a objectivos variados: de pesquisa, de formao, de concepo etc. Ela implica dois objectos (Leplat, 2000): (1) uma situao a simular (ou situao de referncia, j existente ou a criar); (2) uma situao que constitui uma simulao da precedente, dita situao de simulao. Normalmente, na construo da situao de simulao seguida uma abordagem ascendente, i.e. fundada sobre a anlise de uma situao natural, acima referida como situao de referncia, sua modelizao, depois a elaborao de um dispositivo que reproduz alguns traos escolhidos como pertinentes. Entre a anlise da situao de referncia e a da situao de simulao existe uma dialctica que as faz depender reciprocamente uma da outra e que se marca pela passagem de uma a outra no decurso de um estudo, com um enriquecimento do conhecimento de cada uma a cada passagem.

A cada uma daquelas situaes associvel uma actividade. Como explica o autor (Leplat, 2000), avaliar a simulao consistir em comparar a actividade da situao de simulao com a actividade da situao de referncia ou a determinado aspecto dessa actividade que constituiu objecto de estudo. O princpio de anlise posto em prtica pelo mtodo de simulao consiste, geralmente, em fazer variar a situao de simulao para inferir dessas variaes os mecanismos subjacentes actividade. As variaes podem visar as condies externas da execuo da tarefa (objectivo, condies tcnicas, regras, etc.) ou sobre as caractersticas do sujeito. Leplat (2000) apresenta uma categorizao das simulaes em funo de diversos critrios, estabelecidos a partir das relaes entre situao de referncia e situao construda, so eles: (1) as relaes de escala entre situaes que podem variar desde a simulao plena escala que constitui uma rplica muito prxima da situao de trabalho at simulaes parciais que no reproduzem seno uma componente da situao; (2) o carcter dinmico ou esttico da simulao, correspondendo possibilidade ou no, respectivamente, de a situao simulada evoluir no tempo; (3) o carcter interactivo ou passivo das simulaes dinmicas, correspondendo possibilidade ou no, respectivamente, do sujeito interagir sobre a situao simulada em tempo real; (4) o objecto de simulao, podendo ser o sistema tcnico ou o seu envolvimento Apesar de todo o interesse da simulao nas pesquisas em psicologia ergonmica Leplat (2000) alerta para o facto de ser necessrio no esquecer que uma situao simulada no seno um modelo da situao de referncia. Seja ele em plena escala, no coincide nunca com essa situao e a actividade do sujeito pode ser modicada por esses desvios. (p.98, traduo livre). Por isso, o autor avisa da necessidade de no transpor sem vericao, ou pelo menos sem precauo, as concluses de um estudo de simulao para a situao de referncia. O autor apresenta cinco desvios tpicos entre os dois tipos de situaes: (1) o contexto de realizao da actividade no igual, na situao de referncia real na situao simulada experimental; (2) a actividade na situao de referncia tem uma histria, ao contrrio da situao simulada; (3) o valor do xito e das falhas no tem o mesmo signicado assumindo particular relevncia em estudos no mbito da segurana; (4) variaes na atitude dos operadores, na sua adeso e comprometimento face situao real e aos cenrios propostos, tendo relevncia a relao estabelecida com o analista; (5) o uso da simulao no visa seno uma durao reduzida, frequentemente nma, em relao ao tempo passado pelo operador na situao de trabalho. Esta contraco do tempo pode evidentemente ter efeitos que limitam a generalizao dos resultados.

5. Concluso
Este artigo dedicado ao trabalho de Jacques Leplat em torno da anlise psicolgica da actividade de trabalho est naturalmente incompleto. De facto, o autor no esgota os temas nos ttulos aqui abordados. Porm, julgamos que o essencial das suas ideias foi aqui respeitado e sintetizado nestas breves pginas.

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

59

De tudo o que foi dito, situamos o contributo de Jacques Leplat em vrias vertentes. A primeira na tentativa do autor de uma sistematizao e claricao de relaes entre a psicologia do trabalho e a ergonomia. O estabelecimento destas relaes importante no quadro no s de uma interdisciplinariedade de actores envolvidos nas intervenes, mas tambm de uma reviso do estatuto epistemolgico de cada disciplina cientca. O desenvolvimento de um modelo-guia para a anlise do trabalho constitui outro contributo de relevo. Este modelo formalizado na obra em co-autoria com Cuny datada 1983 (edio original em 1976 note-se que j l vo trs dcadas), armou-se na comunidade cientca francfona de psicologia do trabalho e de ergonomia. Ainda que outros autores possam dar outro formato ao modelo, i.e. dando-lhe outra organizao, a essncia, que podemos situar na sistematizao de trs nveis de anlise condies, actividade e consequncias uma constante na produo cientca. Outra vertente da sua contribuio a de situar diferentes perspectivas de anlise da actividade: a partir da tarefa e a partir do agente. Embora a primeira perspectiva seja clssica em ergonomia e psicologia ergonmica, o caracter original dado pelo autor, est no modo como encarada a actividade do sujeito: como elaborao de mltiplas tarefas. Esta viso confere ao sujeito a capacidade de transformar e redenir a tarefa prescrita original em funo das circunstncias, modicando profundamente a leitura dos desvios entre tarefa e actividade. A segunda perspectiva, muito pouco clssica no domnio da ergonomia e da psicologia ergonmica, no deixa de ser interessante, embora alguns dos aspectos visados por ela sejam extremamente difceis de por em relao com a actividade do sujeito. A terminar, referimo-nos ainda neste texto a uma outra vertente da contribuio de Leplat, os aspectos metodolgicos em anlise do trabalho. Esta temtica foi desde sempre uma preocupao do autor, como atesta o vasto conjunto de obras e documentos publicados sobre ela. Aqui debrumo-nos quase exclusivamente numa das muitas perspectivas com que o autor agarra este assunto: a de caracterizar algumas tcnicas de anlise do trabalho. claro que este assunto particular, pela nossa parte, no cou esgotado. Igualmente, outros assuntos desenvolvidos por Leplat, dentro do mbito da metodologia em anlise do trabalho, caram por apresentar. Julgamos ter contribudo para um relance de alguns aspectos da obra de Leplat. Para maiores aprofundamentos aconselhamos a consulta de textos originais no s de Leplat, mas tambm de outros autores, uns trabalhando directamente com ele, outros fonte de inspirao para o prprio Leplat.
[1] Apresentamos aqui o conceito de tecnologia exposto na sua obra mais recente tecnologia entendida aqui como a colocao em prtica de conhecimentos para um m determinado. (Leplat, 2000, p.3, traduo livre) [2] Este termo provm do verbo ingls afford que signica fornecer, oferecer, procurar e no tem traduo simples quer para francs quer para portugus. O termo evoca as propriedades que os objectos apresentam, as quais determinam o modo como os objectos podem ser utilizados. Leplat (2000) sugere a consulta de outras fontes onde so apresentados exemplos.

Referncias Bibliogrcas
Amalberti, R. (1991). Introduction. In R. Amalberti, M. de Montmollin & J. Theureau (Eds.), Modles en analyse du travail (pp. 17-23). Lige: Mardaga. Brehmer, B., Leplat J. & Rasmussen, J. (1991). Use of simulation in the study of complex decision making. In J. Rasmussen, B. Brehmer & J. Leplat (Eds.), Distributed Decision Making (pp. 373-386). Chichester, UK: Wiley. Caverni, J.-P. (1988). La verbalisation comme source dobservables pour ltude du fonctionnement cognitif. In J.-P. Caverni et al. (Eds.), Psychologie Cognitive, Modles et Mthodes (pp. 253-273). Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble. Clot, Y. (1995). Le travail sans lhomme? Pour une psychologie des milieux de travail et de vie. Paris: ditions La Dcouverte. Clot, Y. (1996). Psychologies du travail: une histoire possible. In Y. Clot (Ed.), Les histoires de la psychologie du travail. Approche pluridisciplinaire (pp. 17- 26). Toulouse: Octars ditions. Dadoy M., Henty Cl., Hillau B., de Terssac G., Troussier J-F. & Weill-Fassina A. (1990). Les analyses du travail. Enjeux et formes. Coll. des Etudes, 54. Paris: CEREQ. Daniellou, F. (1996). Lergonomie en qute de ses principes. Dbats pistmologiques. Toulouse: Octars ditions. Dejours, C. (1995). Le facteur humain. Paris: PUF. Dessaigne, M.-F. & Gaillard, I. (1997). Des volutions en ergonomie. Toulouse: Octars ditions. Fadier, E. (1994). Ltat de lart dans le domaine de la abilit humaine. Toulouse: Octars ditions. Gurin, F., Laville, A., Daniellou, F., Duraffourg, J. & Kerguelen, A. (1991). Comprendre le travail pour le transformer: la pratique de lergonomie. Montrouge: Editions ANACT. Leplat, J. (1971-72). Planication de laction et rgulation dun systme complexe. In J. Leplat (1992) (Ed.), Lanalyse du travail en psychologie ergonomique (pp. 87-97). Toulouse, Octars ditions. Leplat, J. (1972). La psychologie du travail en ergonomie. In M. Reuchlin (Ed.), Trait de psychologie applique (pp. 61-136). Paris: PUF. Leplat, J. (1978). Lquivalence des situations de laboratoire et de terrain. Le Travail Humain, 41 (2), 307-318. Leplat, J. (1980). La psychologie ergonomique. Paris: PUF. Leplat, J. (1982). Le terrain, stimulant (ou obstacle) au dveloppement de la psychologie cognitive. Cahiers de Psychologie Cognitive, 2, 115-130. Leplat, J. (1982a). Perspectives mthodologiques pour ltude des activits mentales. Le Travail Humain, 54 (2), 347-355. Leplat, J. (1985). Erreur Humain, abilit humaine dans le travail. Paris: Armand Colin Leplat, J. (1985a). Les reprsentations fonctionnelles dans le travail. In J. Leplat (1992) (Ed.), Lanalyse du travail en psychologie ergonomique (pp. 107-120). Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. (1986). Lanalyse psychologique du travail. In J. Leplat (1992) (Ed.), Lanalyse du travail en psychologie ergonomique (pp. 23-39). Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. (1988). Les habilits cognitives dans le travail. In P. Perruchet (Ed.), Les automatismes cognitifs (pp.139-172). Liege:Mardaga. Leplat, J. (1989). Error analysis, instrument and object of task analysis. Ergonomics, 32 (7), 813-822. Leplat, J. (1990). Relations between task and activity: elements for ela-

60

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

borating a frame work for error analysis. Ergonomics, 33 (10/11), 1389-1402. Leplat, J. (1990a) Skills and tacit skills: a psychological perspective. Applied Psychology: an International Review, 39, 143-154. Leplat, J. (1991). Comptence et ergonomie. In R. Amalberti, M. de Montmollin & J. Theureau (Eds.), Modles en analyse du travail (pp. 263-278). Liege: Mardaga. Leplat, J. (1991a). Organization of activity in collective task. In J. Rasmussen et al. (Eds.), Distributed decision making: cognitive models for cooperative work (pp. 51-73). Chichester: John Wiley & Sons. Leplat, J. (1992-3). Lanalyse du travail en psychologie ergonomique. Tomes 1 e 2, Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. (1993). Intention et erreur: contribution ltude de la responsabilit. Revue Europenne de Psychologie Applique, 4, 279-287. Leplat, J. (1993a). Ergonomie et activits collectives. In F. Six, X. Vaxevanoglou (Eds.), Les aspects collectifs du travail (pp. 7-27). Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. (1993b). Lanalyse psychologique du travail: quelques jalons historiques. Le Travail Humain, 56 (2-3), 115-131. Leplat, J. (1994). Collective activity en work: some lines of research. Le Travail Humain, 57 (3), 209-227. Leplat, J. (1995). A propos des comptences incorpores. ducation Permanente, 123, 101-114. Leplat, J. (1996). Prsentation de la journe. In B. Cambon de Lavallete & M. Neboit (Coord.). Lerreur humaine, question de points de vue? (pp. 3-10). Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. (1997). Regards sur lactivit en situation de travail. Contributions la psychologie ergonomique. Paris: PUF. Leplat, J. (2000). Lanalyse psychologique de lactivit en ergonomie. Aperu sur son volution, ses modles et ses mthodes. Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. (2000a). Comptences individuelles, comptences collectives. Psychologie du Travail et des Organisations, 6 (3-4), 47-73. Leplat, J. (2002). Psychologie de la formation. Jalons et perspectives. Choix de textes (1955-2002). Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. (2003). Questions autour de la notion de risque. In D.R. Kouabenan & M. Dubois (Eds.), Les risques professionnels: volutions des approches, nouvelles perspectives (pp 37-52). Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. & Bisseret, A. (1965). Analyse des processus de traitement de linformation chez le contrleur de la navigation arienne. In J. Leplat (1993) (Ed.), Lanalyse du travail en psychologie ergonomique (pp. 215-236). Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. & Pailhous, J. (1977). La description de la tche: Statut et rle dans la rsolution de problmes. Bulletin de Psychologie, XXXI(332), 149-156. Leplat, J. & Cuny, X. (1979). Les accidents de travail. Paris: PUF. Leplat, J. & Cuny, X. (1983). Introduo psicologia do trabalho. Lisboa: F.C.G. Leplat, J. & Hoc, J.M. (1981). Subsequent verbalization in the study of cognitive processes. Ergonomics, 24 (10), 743-755. Leplat, J. & Hoc, J.-M. (1983). Tche et activit dans lanalyse psychologique des situations. In J. Leplat (1992) (Ed). Lanalyse du travail en psychologie ergonomique (pp. 47-59). Toulouse: Octars ditions. Leplat, J. & Savoyant, A. (1984). Ordonnancement et coordination des activits dans les travaux individuels et collectifs. Bulletin de

Psychologie, XXXVII(364), 271-279. Leplat, J. & Terssac, G. (1990) (Eds.). Les facteurs humains de la abilit dans les systmes complexes. Toulouse: Octars ditions. Monteau, M.; Pham, D. (1987). Laccident du travail: volution des conceptions. In C. Levy-Leboyer & J.-C. Sprandio (Eds.), Trait de psychologie du travail (pp. 703-726). Paris: PUF. Montmollin, M. de (1986). Lintelligence de la tche. Elments dergonomie cognitive. Berne: Peter Lang. Montmollin, M. de (1995). Vocabulaire de lergonomie. Toulouse: Octars ditions. Ombredane, A. (1955). Analyse du travail. Facteur dconomie et de productivit. In J. Leplat (1992) (Ed.), Lanalyse du travail en psychologie ergonomique (pp. 9-22). Toulouse: Octars ditions. Ombredane, A. & Faverge, J-M. (1955). Lanalyse du travail. Paris: PUF. Poyet (1990). Lhomme, agent de abilit dans les systmes automatiss. In J. Leplat & G. Terssac (Eds.), Les facteurs humains de la abilit dans les systmes complexes (pp. 223-240). Toulouse: Octars ditions. Rabardel, P., Carlin, N., Chesnais, M., Llang, N., Joliff, G. & Pascal, M. (1998). Ergonomie, concepts et mthodes. Toulouse: Octars ditions. Rasmussen, J., Duncan, K. & Leplat, J. (1987). New technology and human error. Chichester: John Wiley & Sons. SELF (1997). Recherche, Pratique, Formation en Ergonomie. Evolutions et interactions dans le contexte social, conomique et technique. Proccedings of XXXII Congrs de la Self, Lyon, Frana. Weill-Fassina, A. (1990). Lanalyse des aspects cognitifs du travail. In M. Dadoy et al. (Eds.), Les analyses du travail, enjeux et formes (pp. 193-198). Coll. des Etudes, 54, Paris: CEREQ. Wisner, A. (1995). La constitution de problmes, sa description para lanalyse ergonomique du travail. In A. Wisner (Ed.), Rexions sur lergonomie (1962-1995) (pp. 129-140). Toulouse: Octars ditions.

Sobre la Psicologa Ergonmica de Jacques Leplat Resumo


Pretendemos com este artigo apresentar, sumariamente, a concepo terico-metodolgica da psicologia ergonmica construda ao longo de vrias dcadas pelo Professor Jacques Leplat. Organizmos a presente sntese em trs partes. Na primeira parte fazemos uma apresentao geral das concepes de Leplat relativas psicologia ergonmica e suas relaes com a ergonomia, traamos de seguida as relaes e especicidades da anlise psicolgica da actividade e da anlise ergonmica do trabalho e terminamos com um modelo-guia de anlise, amplamente difundido nas obras do autor. Na segunda parte iremos centrar-nos em duas perspectivas de anlise da actividade: a anlise centrada na tarefa e a anlise centrada no seu agente, o operador. Na terceira parte iremos situar-nos nas propriedades, benefcios e limitaes dos mtodos utilizados nessa anlise.

Palavras-chave: psicologia ergonmica, anlise psicolgica do trabalho, tarefa, actividade, mtodos

Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat Catarina Silva

61

Sur la Psychologie Ergonomique de Jacques Leplat Rsum


Lobjectif de cet article est de prsenter, de faon synthtique, la conception thorico-mthodologique de la psychologie ergonomique telle que la construite le Professeur Jacques Leplat au long de plusieurs dcennies. Nous avons organis ce texte en trois parties. Dans la premire, nous privilgions une prsentation gnrale des conceptions de Leplat concernant la psychologie ergonomique et ses relations avec lergonomie. Nous y situons les spcicits de lanalyse psychologique de lactivit et de lanalyse ergonomique du travail en recourant, pour conclure, au modle danalyse que lon retrouve dans plusieurs uvres de lauteur. Dans le seconde partie, nous mettons en vidence deux perspectives danalyse de lactivit: celle qui est centre sur la tche et celle qui analyse davantage son agent, loprateur. Dans la troisime partie, nous reprenons les proprits, dans leurs apports et leurs limites, des quelques mthodes utilises dans le cadre de ces analyses.

Mots-cl: Psychologie ergonomique, analyse psychologique


du travail, tche, activit, mthodes

About the Ergonomic Psychology of Jacques Leplat Abstract


We intend with this article to present, summarily, the theoretical-methodological conception of ergonomics psychology constructed throughout some decades by the Professor Jacques Leplat. We organized the present synthesis in three parts. In the rst part we make a general presentation of the Leplat conceptions about ergonomics psychology and its relations with the ergonomics, design the relations and specicities of the psychological analysis of activity and the ergonomics analysis of the work and nish with an analysis model, widely spread out in the author texts. In the second part we will go to focus in two perspectives of activity analysis: the analysis focus in the task and the analysis focus in its agent, the operator. In the third part we will go to develop the properties, benets and limitations of same methods used in this analysis.

Key-words: Ergonomics psychology, psychological analysis


of the work, task, activity, methods

Como referenciar este artigo?


Silva, C. (2006). Sobre a Psicologia Ergonmica de Jacques Leplat. Laboreal Laboreal, 2, (2), 47-61. http://laboreal.up.pt/revista/artigo. php?id=48u56oTV6582233896523;2942
Manuscrito recebido em: Setembro/2006 Aceite aps peritagem em: Novembro/2006

Potrebbero piacerti anche