Sei sulla pagina 1di 16

Diretoria de Regulao do Sistema Financeiro Departamento de Normas do Sistema Financeiro

Perguntas e Respostas sobre a Implantao de Basileia III no Brasil

Sumrio

1 - Introduo ............................................................................................................................................. 2 2 - Nova definio de capital regulamentar................................................................................................ 6 3 - Requerimentos mnimos do capital regulatrio .................................................................................... 9 4 - Conglomerado prudencial ................................................................................................................... 11 5 - Novas circulares .................................................................................................................................. 14

1 - Introduo
1 - O que Basileia III?
Basileia III a resposta regulatria internacional recente crise financeira e bancria1. Essencialmente, esse Acordo busca aumentar a qualidade e quantidade do capital das instituies financeiras, a fim de tornar o sistema financeiro mais resiliente e reduzir riscos e custos para o setor pblico e para os demais setores da economia real decorrentes de eventuais crises bancrias. Em termos prticos, Basileia III um conjunto de recomendaes de melhores prticas relativas estrutura de capital de instituies financeiras. As principais economias, detentoras dos mais importantes sistemas financeiros, que formam o grupo G20, assumiram o compromisso de implementar essas recomendaes na regulamentao de seus sistemas financeiros. O Acordo, apesar de complexo, inspira-se em um princpio muito simples: os bancos precisam ser seguros para seus clientes, tanto pessoas quanto empresas, e ter recursos prprios suficientes (sob a forma de capital, provises, recursos livres, etc.) para enfrentar situaes de crise. O Acordo parte do pressuposto bsico de que, para alcanar um desenvolvimento econmico sustentvel, fundamental a existncia de um sistema financeiro slido, norteado por incentivos adequados e resiliente a choques. Buscando alcanar essa meta, estabelece-se um padro regulamentar nico, com condies similares de competitividade, de maneira a evitar uma possvel arbitragem entre pases com diferentes regras.

2 - Basileia III substitui Basileia II?


No, assim como Basileia II no substituiu Basileia I. Na verdade, trata-se de um movimento contnuo de aprimoramento da estrutura prudencial aplicvel s instituies financeiras, tendo a definio do capital regulatrio e o montante de capital alocado como elementos primordiais. Assim, Basileia I introduziu a definio do capital regulamentar em dois nveis e estabeleceu o requerimento de um valor mnimo de capital a ser alocado. Basileia II manteve a definio do capital e introduziu o conceito dos trs pilares (requerimento de capital, interao com a autoridade supervisora e disciplina de mercado por meio da transparncia), alm de estender o requerimento de capital aos riscos de mercado e operacional. Basileia III manteve a definio do capital, aprimorando seus requisitos, bem como a estrutura em trs pilares e os requerimentos de capital para os riscos de crdito, de mercado e operacional. Foram tambm introduzidos por Basileia III os buffers de capital (conservao e contracclico, no Brasil denominados Adicional de Capital Principal), exigncias quantitativas de liquidez e limites de alavancagem e ainda a alocao de capital suplementar para instituies sistemicamente importantes. Os indicadores de liquidez, alavancagem e a alocao de capital para as instituies sistemicamente importantes ainda esto sendo ajustados internacionalmente e devero ser implementados futuramente.

As propostas regulatrias foram desenvolvidas pelo Comit de Basileia para Superviso Bancria. O Comit formado por representantes das autoridades de superviso bancria e de bancos centrais dos seguintes pases: Argentina, frica do Sul, Alemanha, Arbia Saudita, Austrlia, Blgica, Brasil, Canad, China, Coria, Espanha, Estados Unidos, Frana, Hong Kong, ndia, Holanda, Indonsia, Itlia, Japo, Luxemburgo, Mxico, Reino Unido, Rssia, Singapura, Sucia, Sua e Turquia. O Comit se rene no Banco de Compensaes Internacionais (BIS) na cidade de Basileia, Sua, onde seu secretariado est localizado.

3 - Qual o seu objetivo?


O objetivo primrio de Basileia III aperfeioar a capacidade de as instituies financeiras absorverem choques provenientes do sistema financeiro ou dos demais setores da economia e ainda reduzir o risco de contgio do setor financeiro sobre o setor real da economia. Em ltima anlise, as recomendaes de Basileia III visam auxiliar a manuteno da estabilidade financeira e a promoo do crescimento econmico sustentvel.

4 De que trata Basileia III?


Basileia III aborda os principais problemas que deram origem crise financeira global iniciada em 2008, que evidenciou a insuficincia da regulao prudencial, sobretudo dos pases avanados. Isso aconteceu porque nesses pases, a partir da dcada de 1990, as inovaes financeiras e o surgimento de novos produtos se aceleraram com o decorrente aumento de risco e sem o devido acompanhamento do processo de superviso e de regulao prudencial. A crise evidenciou: (i) a falta de provisionamento de capital nos bancos em momentos de estresse severos; (ii) as incertezas sobre o processo de resoluo de falncias bancrias, sobretudo quando elas envolvem grandes bancos sistmicos globais operando em vrias jurisdies; e (iii) a excessiva prociclicidade do requerimento de capital nas fases de expanso e contrao dos ciclos financeiros, levando a um excesso de euforia na fase de alta do ciclo e um excesso de pessimismo na fase de baixa.

5 Quais so as principais medidas de Basileia III?


Basileia III bastante abrangente. O Comit de Basileia props, entre outras medidas2: I - definio de capital mais rigorosa, visando fundamentalmente ampliar a capacidade de absorver perdas; II - harmonizao internacional da definio do capital; III - ampliao da transparncia quanto composio do capital; IV - criao de duas modalidades de capital suplementar (buffers) que incentivam as instituies financeiras a acumularem reservas adicionais de capital em perodos de rpida expanso do ciclo econmico para serem utilizadas em momentos de estresse; V - ampliao do escopo dos riscos capturados pela estrutura de capital; VI - introduo do ndice de Alavancagem, a ser aplicado como medida complementar ao requerimento mnimo de capital; e VII - adoo de requerimentos mnimos quantitativos para a liquidez3.

As principais recomendaes esto contidas nos documentos: Basel III: A global regulatory framework for more resilient banks and banking systems; Basel III: International framework for liquidity risk measurement, standards and monitoring e Guidance for national authorities operating the countercyclical capital buffer, e disponveis em http://www.bis.org/bcbs/basel3/compilation.htm. 3 Detalhes do ndice de Alavanvagem e dos requerimentos quantitativos de liquidez ainda so objetos de discusso em fruns internacionais. Estes requisitos ainda no fazem parte da regulamentao brasileira.

6 - Como o quadro prudencial-regulatrio do Brasil comparado com as regras de Basileia III?


O Brasil encontra-se em boa posio quando comparado a outros pases do G20. Por termos superviso forte e orientada ao risco, alm de uma regulao conservadora, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) no apresenta as principais caractersticas que levaram crise financeira global (pouco capital, provises insuficientes, opacidade, alavancagem excessiva, ativos de grande complexidade, exposio global, etc.). Isso foi comprovado recentemente pelo relatrio Financial Sector Assessment Program (FSAP) sobre o sistema financeiro brasileiro. O Brasil j implantou tanto as reformas de Basileia II, inclusive modelos internos para risco de mercado e crdito, quanto as reformas conhecidas como Basileia II.5, que consistem na reviso do tratamento das exposies integrantes da carteira de negociao. Contudo, superviso e regulao so processos contnuos de controle e aprimoramento. A crise confirmou a pertinncia da manuteno deste diferencial que permitiu ao Brasil atravess-la sem grandes dificuldades. H consenso entre todos os agentes no Brasil (governo, reguladores e bancos) pela manuteno das conquistas na rea. Assim, importante a implantao de Basileia III no Brasil, pois sua adoo representa uma oportunidade mpar de reforo da qualidade e do volume do capital regulamentar, permitindo a realizao de operaes com maior nvel de segurana, e aumentando a capacidade do SFN de suportar crises. Dessa forma, demonstra-se mais uma vez o compromisso brasileiro com o fortalecimento da superviso e regulao financeira.

7 - Como Basileia III foi implantada no Brasil?


As regras de Basileia III relacionadas definio de capital e ao requerimento de capital regulamentar foram implantadas por meio de quatro resolues do Conselho Monetrio Nacional: I - a Resoluo n 4.192, de 1 de maro de 2013, que dispe sobre a metodologia de apurao do capital de instituies financeiras, no Brasil chamado Patrimnio de Referncia (PR); II - a Resoluo n 4.193, de 1 de maro de 2013, que trata da apurao dos requerimentos mnimos de capital a serem mantidos sob a forma de Patrimnio de Referncia (PR), de Nvel I e de Capital Principal. Tambm institui o Adicional de Capital Principal e estabelece as medidas a serem adotadas no caso de este no ser cumprido; III - a Resoluo n 4.194, de 1 de maro de 2013, que estabelece a faculdade de cooperativas de crdito apurarem os requerimentos de capital de forma simplificada; e IV - a Resoluo n 4.195, de 1, de maro de 2013, que trata da nova base de apurao consolidada do PR e dos requerimentos mnimos de capital para instituies integrantes de grupo financeiros. Um conjunto de quinze novas circulares do Banco Central do Brasil complementam as regras estabelecidas nas resolues, ao determinar os procedimentos de apurao do montante dos ativos ponderados pelo risco (RWA): I - duas circulares relativas apurao do requerimento de capital para risco de crdito nas abordagens interna e padronizada; II - duas circulares relativas apurao do requerimento de capital para risco de crdito nas cooperativas de crdito optantes pelo RPS; 5

III - duas circulares relativas apurao do requerimento de capital para risco operacional nas abordagens interna e padronizada; e IV - nove circulares relativas apurao do requerimento de capital para risco de mercado nas abordagens interna e padronizada. As propostas relacionadas ao ndice de Alavancagem e aos requerimentos mnimos quantitativos para liquidez ainda esto sendo discutidas pelo Comit de Basileia e sero implantadas em um momento futuro.

8 Qual o impacto de Basileia III sobre o capital das instituies financeiras? Os bancos brasileiros tero condies de se adaptar?
Apesar da necessidade de algum tipo de adaptao para reforar a base de capital, os bancos brasileiros precisaro realizar um esforo muito menor do que o exigido para os bancos da maioria dos pases desenvolvidos. As simulaes realizadas pelo Banco Central do Brasil mostram que a grande maioria das instituies do SFN pode, mesmo mantendo crescimento expressivo da carteira de crdito, se adaptar sem esforo significativo aos novos padres de Basileia III. Em cenrio de crescimento de crdito e reteno de resultados baseado na mdia dos ltimos anos, o Sistema Financeiro Nacional (SFN) como um todo manter capital superior aos valores exigidos pela nova estrutura de BIII. Em outras palavras, as simulaes no indicam nenhuma necessidade de capital principal adicional para o SFN como um todo de 2014 at 2019, alm daqueles valores resultantes das prticas correntes de reteno de resultados. Mesmo descendo a estimativa para o nvel instituies individuais, nenhum banco precisaria levantar capital em 2013, 2014, 2015 e 2016. No obstante a partir de 2017, pela diversidade de carteiras, existem alguns bancos que precisariam levantar pequenos montantes de capital. Em conjunto, esses poucos bancos precisariam de cerca de R$ 2,9 bilhes em 2017, R$ 5,1 bilhes em 2018 e R$ 6,7 bilhes em 2019. Isso representa, somado at 2019 cerca de R$15 bilhes. Ou seja, aproximadamente 2% do Patrimnio de Referncia do SFN em 31 de dezembro de 2012 (R$ 697 bilhes). Importante destacar o fortalecimento que foi dado aos crditos tributrios oriundos de provises para crdito de liquidao duvidosa que eliminou o carter contingente deste ativo e, consequentemente, eliminou a necessidade de sua deduo do capital dos bancos. O Brasil tem duas caractersticas: (a) regras prudenciais robustas e saudveis de provisionamento para crdito para absorver perdas futuras; e (b) regras tributrias exigentes onde a despesa com provises reduz o lucro para efeitos contbeis, mas no para efeitos de tributao. Essa divergncia cria crditos tributrios nos balanos dos bancos, em outras palavras, impostos pagos antecipadamente. Esse crdito s podia ser realizado e contabilizado como capital de maneira contingente, mesmo sendo inequivocamente seguro. O Governo deu a certeza de que esse crdito seria pago em quaisquer circunstncias e, dessa forma fortaleceu o sistema financeiro. Finalmente, lembramos que o impacto modesto das medidas em termos de capital se d tambm porque o prazo de adaptao s novas regras longo, de 2014 a 2019, idntico ao do Acordo internacional. Nem mais e nem menos. As exigncias de capital sero progressivas e os nossos bancos tm e tero espao para perseguir uma expanso moderada e sustentvel de suas carteiras.

9 - Qual ser o efeito de Basileia III sobre o crescimento do crdito no Brasil? Qual o efeito previsto sobre a expanso do crdito nos prximos anos, at 2019?
O impacto de Basileia III ser neutro sobre a oferta de crdito. As razes so as seguintes: I - o SFN slido e est bem capitalizado: simulaes realizadas pelo Banco Central do Brasil mostram que, considerando-se um crescimento real dos ativos bancrios de cerca de 10% ao ano, no final do perodo de transio o sistema exibiria, em mdia, um montante de Capital Principal de 10,8%, enquanto o valor requerido de 7% (requerimento mnimo de Capital Principal mais parcela fixa do Adicional de Capital Principal). Nesse cenrio, poucos bancos necessitaro de algum nvel de capitalizao para se enquadrar e continuar a expanso da carteira de crdito. Alm disso, os valores de capital necessitados so relativamente pequenos e podero ser captados de forma gradual, tendo em vista o longo cronograma de adaptao; II - a implantao de Basileia III sem sobressaltos refora a imagem de solidez do SFN: o cumprimento do cronograma definido internacionalmente contribuir para reduzir o custo de captao das instituies financeiras, ampliar o acesso a recursos externos e facilitar o processo de internacionalizao das instituies financeiras brasileiras; III - os prazos para implantao so longos: o cronograma internacional acordado para adoo das definies e dos requerimentos de capital de maneira gradual se estender at 2022. Em particular, as dedues previstas tero incio em 1 de janeiro de 2014 e trmino em 2018. Os instrumentos de capital emitidos sob o regime de Basileia II que no mais se qualificam aos novos requisitos sero gradualmente reduzidos entre outubro de 2013 e janeiro de 2022. No final do perodo de transio, os ndices mnimos de capital no Brasil devem convergir para o novo padro internacional; IV - a publicao das Resolues de Basilia III reduz incertezas regulatrias, aumenta a clareza e previsibilidade do ambiente econmico e possibilita o planejamento adequado por parte das instituies financeiras. Essa previsibilidade de mdio e longo prazo um fator importante para que a implantao de Basilia III no Brasil seja tranquila. Com parmetros conhecidos, os bancos detero as informaes necessrias para elaborar os seus planos de negcios, dando continuidade ao crescimento sustentvel da oferta de crdito;e V - as instituies financeiras brasileiras durante todo o processo de Audincia Pblica no ano passado sinalizaram que esto preparadas para a implantao de Basilia III, e que reconhecem a importncia da preservao do nosso diferencial prudencial-regulatrio para os seus negcios, sejam eles domsticos ou internacionais. A implantao de Basilia III no nosso quadro regulatrio fortalece as possibilidades de expanso internacional e posiciona favoravelmente os bancos brasileiros em comparaes internacionais. A solidez financeira reforada nos preserva de crises internacionais e melhora o custo de captao de bancos e empresas.

2 - Nova definio de capital regulamentar


10 O que muda em relao definio de Capital Regulamentar proposta pela Resoluo n 3.444, de 28 de fevereiro de 2007?
7

A nova definio de capital regulamentar traz avanos substanciais em relao anterior. A qualidade do capital das instituies financeiras melhorada pela restrio aceitao de instrumentos financeiros que no demonstraram capacidade efetiva de absorver perdas diante de crises e pela deduo de ativos que em determinadas situaes podem comprometer o valor do capital em decorrncia de sua baixa liquidez, dependncia de lucro futuro para realizao ou dificuldade de mensurao do seu valor. Permanece a subdiviso do PR em Nvel I e Nvel II, estabelecida pela Resoluo no 3.444, de 28 de fevereiro de 2007, porm, no mais se aplicam as limitaes anteriormente estabelecidas, referentes ao teto para reconhecimento do Nvel II, s reservas de reavaliao, s aes preferenciais resgatveis em at dez anos, e participao dos instrumentos de dvida subordinada e dos instrumentos hbrido de capital e dvida no capital regulamentar. Entretanto, foram estabelecidos requisitos mais rigorosos para a participao de tais instrumentos no capital.

11 - Como formado o capital de Nvel I?


O Nvel I formado por instrumentos de capital aptos a absorver perdas durante o funcionamento da instituio, o chamado critrio going-concern, fundamental para determinar ou no o enquadramento do instrumento no capital de Nvel I. Para tanto, os elementos que o compem devem ter seu pagamento subordinado ao pagamento dos depositantes, credores em geral e das dvidas subordinadas. Deve ainda possuir total discricionariedade para cancelamento de cupons e dividendos. O Nvel I passa a ser definido como a soma de duas parcelas, o Capital Principal (Common Equity Tier 1, em Basileia III) e o Capital Complementar (Additional Tier 1, idem). O Comit estabeleceu um conjunto de catorze princpios para o Capital Principal e outros catorze princpios para o Capital Complementar a serem atendidos por instrumentos financeiros, de forma a assegurar a capacidade de absoro de perdas segundo o critrio going concern. O Capital Principal formado primordialmente pelas aes, tanto ordinrias quanto preferenciais, e representa, portanto, a parcela de maior qualidade e mais apta a absorver perdas. Por esse motivo, o Capital Principal o componente mais importante da nova definio do PR e sobre ele so feitas todas as dedues regulamentares. Vale lembrar que, na antiga definio de capital, as dedues incidiam sobre o valor total do PR. O Capital Complementar composto por instrumentos assemelhados aos instrumentos hbridos de capital e dvida autorizados a compor o Nvel I, de acordo com a Resoluo n 3.444, de 2007, mas com uma srie de requisitos adicionais. Tais requisitos envolvem a capacidade de absoro de perdas, subordinao, perpetuidade e no cumulatividade de dividendos previstos nos documentos de Basileia III.

12 - Como formado o capital de Nvel II?


O Nvel II formado por instrumentos de dvida aptos a absorver perdas quando da liquidao da instituio financeira. Assim como no caso dos instrumentos autorizados a compor o Capital Complementar, os instrumentos autorizados a compor o Nvel II tiveram seus critrios fortalecidos. Instrumentos de capital ou de dvida podero compor o Nvel II, desde que atendam a uma srie de requisitos, entre os quais no prever clusulas de step-up (aumento da taxa de remunerao) e prever o cancelamento ou a converso da dvida caso um determinado evento acontea. 8

13 - O que so as dedues regulamentares/ajustes prudenciais?


So um conjunto de dedues do Capital Principal. Parte das dedues j era realizada sobre o valor total do PR em Basileia II, mas boa parte foi introduzida por Basileia III, por meio dos chamados "ajustes prudenciais". Os ajustes prudenciais correspondem deduo de elementos patrimoniais que podem comprometer a qualidade do Capital Principal em decorrncia de sua baixa liquidez, difcil avaliao ou dependncia de lucro futuro para serem realizados. Alguns dos principais ajustes prudenciais introduzidos por Basileia III so: crditos tributrios decorrentes de diferenas temporrias que dependam de gerao de lucros ou receitas tributveis futuras para sua realizao; participaes em entidades assemelhadas a instituies financeiras; participao de no controladores em subsidirias integrantes do conglomerado e crditos tributrios decorrentes de prejuzo fiscal e de base negativa de contribuio social.

14 - Os crditos tributrios decorrentes de diferenas temporrias no sero deduzidos?


Conforme determina Basileia III, os crditos tributrios que dependem de gerao de lucros ou receitas tributveis futuras para sua realizao sero deduzidos. Com a edio da Medida Provisria n 608, de 28 de fevereiro de 2013, os crditos tributrios de diferenas temporrias oriundos de provises para crditos de liquidao duvidosa (PCLD) constitudos no Brasil passaram a ser lquidos e certos uma vez que o seu aproveitamento pode ocorrer independentemente da existncia de lucratividade futura. Assim, esses crditos tributrios especficos no sero deduzidos do Capital Principal. Crditos tributrios, como os decorrentes de prejuzo fiscal e de base negativa de contribuio social e crditos tributrios de diferenas temporrios que no so originados de PCLD, a exemplo daqueles decorrentes de provises passivas, comporo a base de dedues.

15 - Que dedues tero impacto relevante no capital dos bancos com Basileia III?
No mbito do SFN, as dedues mais significativas so as referentes a crditos tributrios que dependem de resultados futuros para realizao e creditos tributrios de prejuzos fiscais. Tambm so significativas em algumas instituies as dedues referentes a ativos intangveis, ativos atuariais relacionados a fundos de penso de benefcio definido e capital mnimo requerido para sociedades seguradoras.

16 - Alguma das dedues no ser feita na sua totalidade?


Sim. As participaes diretas ou indiretas superiores a 10% do capital social de entidades assemelhadas a instituies financeiras no consolidadas e os crditos tributrios decorrentes de diferenas temporrias que dependem de gerao de lucros ou receitas tributveis futuras para sua realizao podero compor o capital de forma limitada. Somente devem ser deduzidos os valores superiores a dois limites pr-estabelecidos, o individual e o agregado, ambos calculados com base no valor apurado para o Capital Principal antes das dedues dos elementos mencionados anteriormente. O limite individual de 10% e aplica-se tanto para as participaes quanto para os crditos tributrios. O limite agregado de 15% e aplica-se ao conjunto dos elementos mencionados aps a aplicao das dedues individuais.

17 - Todas as dvidas subordinadas atuais sero desconsideradas?


9

O acordo de Basileia e a proposta do CMN estabelecem um teto para a participao no capital de instrumentos de dvida subordinada que no atendem s caractersticas de Basileia III. O valor do teto se reduz 10% ao ano a partir de 2013. Contudo isso no significa que os instrumentos precisaro ser necessariamente deduzidos. Em sua maior parte os instrumentos de dvida atualmente aceitos iriam vencer em um prazo relativamente curto e deixariam de compor a base de capital de qualquer maneira. O prazo de transio suficientemente longo para que na maioria dos casos os limites impostos pelo teto no se constituam restrio efetiva. Ressalte-se que a dvida subordinada que se enquadrar nos requisitos estabelecidos em Basileia III, inclusive aquela submetida a alteraes contratuais para se enquadrar nos novos requisitos, ser integralmente reconhecida no PR.

18 - Quais as principais mudanas em relao ao texto da audincia pblica?


Entre as principais mudanas do texto da Audincia Pblica n 40, de 2012, encontra-se, na definio de capital, o tratamento dado aos investimentos realizados por instituies financeiras em empresas do ramo segurador. Tais empresas, quando controladas por instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, podero compor o conglomerado prudencial. Assim, as participaes societrias nessas empresas no mais sero deduzidas do capital. Em contrapartida, o capital mnimo requerido de tais entidades pela Superintendncia de Seguros Privados (Susep), exceto o relativo a riscos de crdito, de mercado e operacional, foi includo na lista dos ajustes prudenciais. Outra mudana relevante foi no tratamento previsto para a compensao entre crditos tributrios e passivos fiscais diferidos para fins de apurao do ajuste prudencial relativo a tais itens. No texto submetido audincia, esse ajuste estava limitado a empresas individuais. A possibilidade de compensao (netting) foi ampliada, passando a ser permitida tanto no mbito do conglomerado, para as instituies que fazem parte de grupos financeiros, quanto incluindo os crditos tributrios de prejuzo fiscal. Os investimentos em instrumentos de captao emitidos por instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil eram deduzidos integralmente do Capital Principal. Passaram a ser deduzidos da parcela do capital a que se qualificam. Todas os ajustes prudenciais que no eram previstos na regulamentao anterior foram includos no cronograma gradual de deduo, que passou a iniciar em outubro de 2013, mantendo-se a data de trmino prevista anteriormente de 1 de janeiro de 2018. Tambm foi reduzido o limite mnimo de emisso dos instrumentos que compem o Capital Complementar e o Nvel II. A emisso mnima, que era na audincia pblica de um R$1 milho, passou para R$300 mil. Esse valor j conhecido no mercado de capitais como relacionado a aplicaes realizadas por "investidores qualificados". Entre os gatilhos que podem acionar a extino ou converso em aes dos instrumentos autorizados a compor o Capital Complementar e o Nvel II foram includos mais duas novas possibilidades. Esses instrumentos podero ser extintos ou convertidos se for decretado regime de administrao especial temporria ou interveno da instituio, ou se o Banco Central do Brasil, em avaliao discricionria das circunstncias de cada caso, assim considerar necessrio para viabilizar a continuidade da instituio e mitigar riscos relevantes para o regular funcionamento do sistema financeiro. 10

3 - Requerimento de Capital
19 - Basileia III aumenta o capital requerido?
Sim. Alm de melhorar a qualidade do capital, Basileia III aumenta significativamente os montantes exigidos, principalmente das parcelas de capital com maior capacidade de absorver perdas. No caso do Brasil, entretanto, esse efeito ser atenuado, uma vez que j era requerido um percentual maior de capital (11%) em relao ao que era recomendado (8%) at a edio de Basileia III.

20 - Quais so as novas exigncias de capital ?


Para entender a nova sistemtica, deve-se atentar para dois fatos: (i) em vez de apenas um requerimento de capital (PR de 11%), passam a existir trs requerimentos independentes para cada conceito de capital (Capital Principal, Nvel I e PR); e (ii) alm dos valores mnimos, espera-se que em situaes normais do mercado as instituies mantenham montantes adicionais (Adicional de Capital Principal), montantes esses variveis no tempo. Conforme pode ser observado no Quadro I, o montante de Capital Principal que, de acordo com as regras nacionais vigentes, est sujeito ao limite mnimo de 4,7%, dever se elevar para um valor entre 7% e 9,5% at 2019, dependendo das condies econmicas existentes no perodo. Sistemtica semelhante existe para o Nvel I e o PR. Quadro I - Requerimentos para o capital regulamentar, em comparao aos atualmente adotados no Brasil Denominao Capital Principal Nvel I Patrimnio de Referncia (PR)
* Considera o Adicional de Capital Principal. ** Limites implcitos.

Basileia II 2%** 4%** 8%

Brasil - Hoje 4,6 %** 5,5%** 11%

Basileia III* 7% - 9,5% 8,5% - 11% 10,5% - 13%

21 - Os novos requerimentos entram em vigor imediatamente?


No. Foi estabelecido um cronograma gradual de implantao do requerimento de capital que se estende de outubro de 2013 a janeiro de 2019 para que a transio seja realizada de forma gradual e as instituies possam se adaptar com o tempo. O Quadro II abaixo mostra como ser o requerimento durante o perodo de transio:

11

2013 Capital Principal Nvel I Domstica Capital Total Domstica Adicional de Capital Principal 4,50% 5,50% 11,00% -

2014 4,50% 5,50% 11,00% -

2015 4,50% 6,00% 11,00% -

2016 4,50% 6,00% 9,88%

2017 4,50% 6,00% 9,25%

2018 4,50% 6,00% 8,63%

2019 4,50% 6,00% 8,00%

0,625% 1,25% a 1,875% 2,5% a a 1,25% 2,5% a 3,75% 5,0 %

Capital Principal Total NI total PR total

4,50% 5,50% 11,00%

4,50% 5,50% 11,00%

5,125% a 5,75% 6,625% 5,50% a 7,25 % 10,5% a 11,00% 11,125% 4,50%

5,75% a 7,0% 7,25% a 8,5% 10,5% a 11,75%

6,375% a 8,28% 7,875% a 9,75% 10,5% a 12,375%

7,0% a 9,5% 8,5% a 11,00% 10,5% a 13,0%

22 - Quais critrios sero adotados para determinar o valor exato do adicional de Capital Principal?
O adicional de Capital Principal um elemento da poltica prudencial, que se destina a garantir a solidez financeira e mitigar os efeitos adversos de perodos de excessiva expanso do crdito frequentemente associados acumulao de riscos sistmicos. Esse mecanismo possibilita que as instituies aumentem suas reservas em perodos de boom do ciclo econmico, permitindo que o sistema permanea saudvel em caso de inverso do ciclo. A deciso sobre o nvel adequado do Adicional de Capital Principal complexa. Deve ser tomada considerando-se um amplo espectro de variveis qualitativas e quantitativas, que segundo Basileia III deve incluir a avaliao de princpios e caractersticas locais. Um dos indicadores sugeridos pelo Comit de Basileia usualmente denominado Credit/GDP Gap, ou seja, razo entre o total de crdito ofertado do setor privado e o PIB atual, considerando ainda sua tendncia de longo prazo. Esse indicador avalia se o crescimento da relao crdito/PIB desvia-se significativamente de sua tendncia de longo prazo. Contudo ele apenas uma das variveis a serem consideradas e no deve ser aplicado automaticamente. O Banco Central do Brasil tem cincia que alm da complexidade da escolha dos indicadores que ativaro o buffer contracclico, a deciso de quando ele ser ativado ou desativado crucial para que a ferramenta produza os efeitos desejados e ir continuamente monitorar os indicadores de risco sistmico e stress no sistema financeiro para atingir o objetivo de proteger o setor bancrio. Nesse sentido, monitora continuamente as variveis mencionadas e desenvolve estudos buscando aprimorar o ferramental que ser utilizado para fixar o valor desse buffer a partir de 2015.

23 - O no atendimento do Adicional de Capital Principal sujeitar as instituies financeiras a algum tipo de sano pelo Banco Central?
12

Espera-se que o Adicional de Capital Principal seja atendido em situaes de normalidade do ciclo econmico. O no atendimento do adicional sujeitar as instituies a restries nos pagamentos de bnus, participaes nos lucros e das demais remuneraes diferidas associadas a desempenho. O grau de restrio ser escalonado, de maneira proporcional ao grau de insuficincia no cumprimento do Adicional de Capital Principal, com vistas recapitalizao e ao retorno ao integral cumprimento dos requerimentos e do Capital Adicional.

24 - O Brasil vai requerer capital adicional para as instituies financeiras consideradas sistemicamente importantes (SIFIs)?
Nenhumas das instituies financeiras brasileiras so consideradas SIFIs em nvel global e, desta forma, no esto sujeitas aos adicionais de capital especificados pelo Comit de Basilia para essas instituies. No obstante, as recomendaes internacionais sugerem que os diferentes pases devem avaliar o grau de importncia sistmica dos bancos no mbito do sistema financeiro domstico, avaliar as consequncias de eventuais insolvncias de bancos considerados importantes na economia local e determinarem medidas, incluindo valores adicionais de capital, para mitigar esses efeitos. Atendendo as recomendaes internacionais, o Banco Central do Brasil atualmente estuda metodologias para identificao de SIFIs domsticas e medidas adicionais que podem ser tomadas para reduzir custos associados a potenciais insolvncias dessas instituies.

25 - O que o Regime Prudencial Simplificado?


No se justifica, para algumas cooperativas de crdito de menor porte e/ou com atuao simplificada, a aplicao de uma metodologia complexa de apurao dos requerimentos de capital e do Adicional de Capital Principal. Para essas cooperativas foi estabelecido o Regime Prudencial Simplificado (RPS), que considera apenas a exposio ao risco de crdito para fins dos requerimentos de capital, e um valor fixo para o Adicional de Capital Principal. Objetiva-se com o RPS reduzir o custo regulatrio, mas garantindo que as cooperativas tenham capital suficiente para suportar perdas.

26 - Quais sero as mudanas na exigncia de capital regulamentar para cooperativas de crdito?


As cooperativas esto sujeitas s mesmas regras que as demais instituies financeiras, mas podem optar, desde que atendam a determinados requisitos, pela apurao simplificada dos requerimentos de capital e do Adicional de Capital Principal, o que consiste no RPS.

4 - Conglomerado prudencial
27 - O que o conglomerado prudencial?
Conglomerado prudencial um novo tipo de demonstrao contbil consolidada que ser base para apurao dos requerimentos de capital e do Adicional de Capital Principal de grupos financeiros. Dever abranger as instituies financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, assim como as empresas assemelhadas a instituies financeiras por elas controladas, a exemplo de administradoras de consrcio e de carto de crdito e sociedades que realizam a aquisio de operaes de crdito, inclusive imobilirio. Incluir, ainda, sociedades seguradoras, resseguradoras, de capitalizao e de entidades abertas de previdncia complementar e os fundos de investimentos nos quais a instituio financeira retenha substancialmente riscos e benefcios. 13

5 - Novas circulares
28 - Quais as alteraes no clculo da parcela de capital para risco de mercado?
As circulares que tratam do clculo do requerimento de capital padronizado para risco de mercado (juros prefixados, cupons de moeda estrangeira, cupons de ndices de preos, cupons de taxas de juros, preos de aes, moeda estrangeira e preos de commodities), bem como a circular que trata do modelo interno de risco de mercado, foram reeditadas em funo de ajustes operacionais e de nomenclatura referente aos novos termos e requerimentos decorrentes da edio da Resoluo n 4.193, de 2013. Portanto, no h alteraes no clculo das parcelas referentes a risco de mercado, apenas adaptao das circulares terminologia relacionada a ativos ponderados pelo risco (RWA).

29 - Quais as alteraes no clculo da parcela de capital para risco operacional?


A circular que trata dos modelos padronizados para o clculo de capital referente ao risco operacional tambm foi reeditada apenas para adaptao nova terminologia RWA. Adicionalmente, o Banco Central do Brasil est editando junto com o pacote de Basileia III a circular que estabelece os requisitos mnimos para a utilizao de abordagem avanada, baseada em modelo interno, no clculo da parcela relativa ao risco operacional. Essa circular foi objeto da Audincia Pblica n 39, no perodo de 29 de dezembro de 2011 a 28 de maro de 2012 e aguardava as mudanas de terminologia referentes a Basileia III para ser editada. A edio dessa circular conclui a normatizao referente utilizao de modelos internos no clculo do capital regulamentar para fazer frente ao risco de mercado, risco de crdito e risco operacional, prevista em Basileia II.

30 - Quais as alteraes no clculo da parcela de capital para risco de crdito?


As alteraes propostas no clculo da parcela de capital para risco de crdito seguem trs diretrizes: I - alinhamento s recomendaes de Basileia III, relativas a: (i) crditos tributrios e investimentos em empresas assemelhadas a IFs no deduzidos do PR; e (ii) exposies junto a cmaras de compensao e liquidao, incluindo as posies prprias a liquidar, as operaes de crdito e os default funds; II - aprimoramento e atualizao de algumas definies, terminologias e tratamento de exposies relativos a: (i) limites de crdito e crditos a liberar; (ii) fundos de investimento; (iii) derivativos de crditos; (iv) ttulos de securitizao; (v) arrendamento mercantil; (vi) exposies soberanas e com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES); e (vii) mitigadores de risco de crdito. III - recalibragem do requerimento de capital para risco de crdito na abordagem padronizada aplicveis aos: (i) financiamentos imobilirios; (ii) operaes de crdito consignado de longo prazo; e (iii) exposies a grandes empresas.

14

31 Quais so as mudanas envolvendo crdito imobilirio?


As principais alteraes envolvendo operaes de crdito imobilirio foram: I - adequao do requerimento de capital para operaes de crdito imobilirio garantidas por alienao fiduciria e com valor de financiamento inferior a 80% do valor do bem financiado (definio do FPR de 35% para tais operaes); II - adequao do requerimento de capital para operaes de crdito imobilirio garantidas por hipoteca e com valor de financiamento inferior a 80% do valor do bem financiado (definio do FPR de 50% para tais operaes); e III - adequao do requerimento de capital para emprstimos garantidos por alienao fiduciria de imvel residencial (home equity), com valor inferior a 50% do valor de avaliao da garantia (definio do FPR de 50% para tais operaes).

32 - Quais so as mudanas envolvendo crdito consignado?


As operaes de crdito consignado com prazo superior a sessenta meses, tiveram seu FPR ajustado de 300% para 150%, tendo em vista a constatao de que essa modalidade de crdito de consumo apresenta menor risco que as demais modalidades de crdito a pessoa natural sem destinao especfica, que continuam sendo ponderadas a 300%.

33 - Quais so as mudanas envolvendo exposies a grandes empresas?


Foi reduzido de 100% para 75% o FPR aplicado as exposies de empresas cujo somatrio das operaes de crdito (carteira ativa) no SFN seja superior a R$ 100 milhes, se o montante da carteira ativa desse cliente em uma instituio for inferior a 10% do PR da instituio. A reduo consequncia da observao de um nvel de inadimplncia significativamente inferior s exposies de pequenas e mdias empresas no Brasil.

34 - Como ser a cobrana de capital para exposies a bolsas?


As exposies decorrentes de operaes prprias a serem liquidadas em sistemas de liquidao de cmaras ou prestadores de servios de compensao e de liquidao passam a receber um FPR de 2%, quando a cmara ou prestador de servios interpe-se como contraparte central. A cmara ou prestador de servios deve atender a caractersticas estipuladas na norma. Essa medida visa incentivar essas operaes com consequente reduo do risco sistmico. As operaes de crdito com vencimento em at trs meses realizadas diretamente com tais entidades recebem um FPR de 20% e as operaes com prazo superior a trs meses, um FPR de 50%. Esse tratamento equipara essas entidades s instituies financeiras e demais instituies autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. Por sua vez, est sendo definido um FPR de 1.250% s exposies mantidas pelas instituies financeiras em fundos de liquidao das operaes cursadas em ambiente de bolsa. Esses fundos so conhecidos como default funds.

15

35 - As alteraes propostas por meio dessas circulares esto em conformidade com BIII?
As alteraes na regulamentao vigente esto em conformidade com as recomendaes de Basileia III e so consequncia do movimento contnuo de aprimoramento da estrutura prudencial aplicvel s instituies financeiras.

16

Potrebbero piacerti anche