Sei sulla pagina 1di 3

4.

1 Um componente uma unidade de hardware/software autnoma que interage com seu ambiente exclusivamente pela troca de mensagens. O comportamento desejado de um componente chamado de servio e o indesejado chamado de falha. Um componente consiste de design (por exemplo, o software) e realizao (por exemplo, o hardware, incluindo a unidade de processamento, memria, e a interface de entrada/sada). 4.2 As vantagens da separao dos componentes computacionais da infraestrutura de comunicao a mesma da separao de outros dois componentes, possibilita reduo da complexidade do sistema, pois trata cada componente separadamente, em caso de erro em um dos componentes ou problemas, o componente pode substituir o componente danificado sem precisar modificar o outro. A separao tambm evita a retro-propagao do erro dos componentes. 4.3 O controle temporal est interessado em determinar os instantes no domnio do tempo real quando as tarefas precisam ser ativadas enquanto o controle lgico est interessado no fluxo de controle dentro de uma tarefa. 4.4 O estado permite a determinao de uma sada futura somente com base na entrada futura e o estado atual do sistema. Em outras palavras, o estado permite um desacoplamento do passado, do presente e futuro. Ao decorrer do tempo os estados em que o sistema se encontra alterado, ou seja, existe uma relao entre o tempo e o estado pois os estados mudam com o tempo. O estado ground(g-state) de um componente o estado no instante de reintegrao. Um componente database, um componente onde o nmero de elementos de dados dinmicos, isto , os elementos de dados que so modificados pela computao, muito grande para armazena-los em uma nica mensagem de estado ground. 4.5 Informao de evento transmite a diferena da observao de estado passada e da observao do estado atual. Mensagens que contm informaes de eventos precisam aderir a semntica exactly-once(exatamente uma vez). Na informao de estados, a informao transmite os valores dos estados atuais das variveis. Se o campo de dados da mensagem contm informao de estado, responsabilidade do receptor comparar dois estados de observao sucessivos e determinar se um evento ocorreu ou no, enquanto que se na mensagem estiver a informao de evento, o receptor no precisar comparar os estados. 4.6 Interface de Ligao -> Provem servios para os outros componentes do cluster; Interface operacional baseada em mensagem; Relevante para a integrao de componentes dentro de um cluster. Interface de controle independente de tecnologia -> Interface de controle; Usada para configurar componentes; Ortogonal ao LIF; Apenas mensagens de controle. Interface de depurao dependente de tecnologia -> Interface de controle especial de depurao; Irrelevante para usurio da LIF.

Interface local -> Liga o componente e ambiente externo; LIF determina apenas temporizao e contedo semntico; Aspectos sintticos so deixados intencionalmente indeterminados. Do ponto de vista do cluster LIF, apenas o sincronismo e o contedo semntico, isto , o significado da informao trocada atravs da interface local relevante, enquanto a estrutura detalhada, nomenclatura, e mecanismos de acesso da interface local intencionalmente deixada sem especificao no nvel do cluster. 4.7 Na interface push, a interrupo fora componente a agir na mensagem. Na interface pull, o componente olha periodicamente em armazenamento intermedirio, essa estratgia deve ser seguida sempre que possvel. Uma interface elementar inerentemente mais simples, no existe uma dependncia do comportamento do remetente no comportamento do receptor. A interface composta tem dependncia de comportamento entre remetente e receptor. 4.8 O estilo arquitetural um conjunto de regras e convenes adotadas para a conceituao, representao de dados, nomenclatura, a programao, a interao de componentes, semntica dos dados, etc. Um descasamento de propriedades, quando ocorre uma discordncia na propriedade dos dados ou o no protocolo entre o remetente e o receptor da mensagem. 4.9 Caractersticas Interface de entrada/sada Interface de mensagem do processo local LIF Representao nica, determinado por um Uniforme dentro de todo o de Informao dado dispositivo de interface Cluster. fsica. Codificao Analgica ou digital, nica. Digital, codificao uniforme. Base de tempo Densa. Esparsa. Padro de Um para um. Um para muitos. interconexo Acoplamento Apertado, determinado pelos Fraco, determinado pelo requerimentos de hardware protocolo de comunicao especficos e o protocolo de de mensagens LIF. entrada/sada do dispositivo conectado. 4.10 Um componente gateway resolve incompatibilidade de propriedades e expe a informao do mundo externo na forma de mensagens de cluster padro no cluster LIF dos componentes gateway. 4.11 As trs partes da interface de ligao so, especificao do transporte de mensagens, especificao operacional das mensagens e especificao do meta- nvel das mensagens.

4.12 MSD a informao de como o campo de dados de uma mensagem est estruturada nas unidades sintticas. O MSD estabelece os nomes das variveis das mensagens que apontam para os respectivos conceitos e especifica qual parte do vetor de bits desestruturado denotam a parte varivel de uma varivel de mensagem. 4.13 Os quatro princpios da agregabilidade so: 1 Desenvolvimento independente de componentes. 2 Estabilidade dos servios prvios. 3 Interaes no interferentes. 4 Preservao da abstrao do componente em caso de falhas. 4.14 Nveis de integrao, so as composies hierrquicas de componentes e clusters, um caso especial importante da integrao dos componentes. Na arquitetura GENESYS, foram introduzidas trs nveis de integrao. O menor nvel o nvel de chips, no segundo nvel os chips so integrados para formar dispositivos e no terceiro nvel, os dispositivos so integrados para formar sistemas aberto ou fechados. 4.15 -

Potrebbero piacerti anche