Sei sulla pagina 1di 2

APELAO: Conceito: o recurso interposto da sentena definitiva ou com fora de definitiva, para a segunda instncia, com o fim de que

e se proceda reexame da matria, com a conseqente modificao parcial ou total da deciso. So apelveis todas as decises do juiz singular, exceto as interlocutrias simples e aquelas das quais caiba o recurso em sentido estrito. Cabimento: um recurso residual, que s pode ser interposto se no houver previso expressa de cabimento de recurso em sentido estrito para a hiptese. Porm, a apelao goza de primazia em relao ao recurso em sentido estrito, de modo que se a lei prever expressamente o cabimento deste ltimo recurso com relao a uma parte da deciso e a apelao do restante, prevalecer a apelao, que funcionar como nico recurso oponvel. prazo: 5 dias, razoes 8 dias Endereamento: juiz que prolatou a sentena. Recebimento: os autos voltam ao apelante para que ele apresente as razes em 8 dias Se denegada, caber RESE Ser recebida e julgada deserta se o ru apelar e fugir. RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. Conceito: Recurso mediante o qual se procede ao reexame de uma deciso nas matrias especificadas em lei, possibilitando ao prprio juiz recorrido uma nova apreciao da questo, antes da remessa dos autos segunda instncia. Cabimento: O elenco legal das hipteses de cabimento no admite ampliao, embora possa haver interpretao extensiva e at a analogia. prazo: 5 dias para interposio, 2 para razes PROTESTO POR NOVO JRI: Conceito: Consiste no pedido de realizao de novo Jri, sempre que, em razo de um nico crime, tiver sido imposta pena de recluso igual ou superior a vinte anos. apreciado pelo prprio juzo a quo, no havendo necessidade de subida instncia superior. Caractersticas: a) um recurso exclusivo da defesa; b) desnecessria a fundamentao (razes); c) s pode ser utilizado uma vez. prazo: 5 dias CARTA TESTEMUNHVEL: Conceito: Recurso que tem por fim provocar o reexame de deciso que denegar ou impedir o seguimento de recurso em sentido estrito, do agravo em execuo e, para alguns, do protesto por novo jri. CORREIO PARCIAL : Conceito: Providncia administrativo-judiciria contra despachos do juiz que importem em inverso tumulturia do processo, sempre que no houver recurso especfico previsto em lei. EMBARGOS INFRINGENTES: Conceito: Recurso oponvel contra deciso no unnime de segunda instncia, desde que favorvel ao ru. exclusivo da defesa. Prazo: 10 dias. EMBARGOS DE DECLARAO: Conceito: Recurso interposto para o mesmo rgo prolator da deciso, dentro do prazo de dois dias, no caso de ambigidade, obscuridade, contradio ou omisso da sentena. A Lei 9.099/95 substitui o termo ambigidade por dvida.

Prazo: Dois dias perante o juiz prolator da deciso ou, no caso dos tribunais, endereados ao prprio relator do acrdo embargado. No caso dos JECs, o prazo de interposio dos embargos ser de cinco dias. REVISO CRIMINAL: Conceito: Ao penal rescisria promovida originariamente perante o tribunal competente, para que, nos casos expressamente previstos em lei, seja efetuado o reexame de um processo j encerrado por deciso transitada em julgado. Legitimidade: A reviso poder ser pedida pelo prprio ru ou mediante representao por procurador legalmente habilitado. HABEAS CORPUS: Conceito: Remdio judicial-constitucional que tem por finalidade evitar ou fazer cessar a violncia ou a coao liberdade de locomoo decorrente de ilegalidade ou abuso de poder. Espcies: Liberatrio ou repressivo e preventivo. Legitimidade ativa: Pode ser impetrado por qualquer pessoa, independentemente de habilitao legal ou representao de advogado. RECURSO EXTRAORDINRIO No h grandes diferenas para o Recurso Extraordinrio em matria cvel. Veja-se, porm, que o prazo para a interposio do agravo de instrumento contra deciso que nega seguimento ao Recurso Extraordinrio ou Especial, em matria penal, de cinco dias e no de dez dias. Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: ... III - julgar, mediante recurso extraordinrio, as causas decididas em nica ou ultima instncia, quando a deciso recorrida: a) contrariar dispositivo desta Constituio; b) declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; c) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio. RECURSO ESPECIAL: Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: .... III - julgar, em recurso especial, as causas decididas, em nica ou ltima instncia, pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos tribunais dos Estados, do Distrito Federal e Territrios, quando a deciso recorrida: a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigncia; b) julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face de lei federal. c) der a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro tribunal. RECURSO ORDINRIO CONSTITUCIONAL: Art. 102 - Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituio, cabendo-lhe: II - julgar, em recurso ordinrio: a) o habeas corpus, o mandado de segurana, o habeas data e o mandado de injuno decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso; b) o crime poltico; A competncia, no caso do crime poltico, ressalte-se, estende-se ao processamento e julgamento dos demais recursos (interlocutrios) proferidos nos processos de crimes polticos. Assim, contra as decises proferidas pelos Juzes Federais de primeira instncia caber o recurso pertinente ao STF.

Potrebbero piacerti anche