Sei sulla pagina 1di 2

CLULA-UFES

Escritrio Modelo de Arquitetura e Urbanismo


Seguiro abaixo alguns itens ditos Acordo de Convivncia, listados e aprovados em reunies dos dias 1 e 2 de agosto de 2012. Estes itens devero ser seguidos pelos membros do EMAU (Escritrio Modelo de Arquitetura e Urbanismo) CLULA-UFES, para que as atividades deste grupo prossigam de maneira eficiente.

ACORDO DE CONVIVNCIA
1 - Sobre os participantes do CLULA (membros e colaboradores): 1.1 Poder participar como membro do grupo: Todo aluno ou professor devidamente vinculado UFES (Universidade Federal do Esprito Santo) que, aps manifestar vontade de ingressar ao grupo, esteja disposto a conhecer o POEMA (Programa de Orientao ao Escritrio Modelo de Arquitetura e Urbanismo estruturado pela FENEA), realizando sua leitua e expondo suas observaes sobre ele. Todo aluno ou professor que participe efetivamente das reunies e trabalhos em campo. Podero concorrer a bolsa da ProEx e sero registrados como voluntrios em seus cadastros. OBS: A pessoa interessada em ingressar para o CLULA, mesmo que j conhea os objetivos de um EMAU, dever passar por um tempo de adaptao s atividades do grupo de, no mnimo, duas semanas, salvo antigos colaboradores. 1.2 Poder participar como colaborador do grupo: Toda pessoa vinculada ou no UFES, que demonstre interesse em se envolver com as atividades do CLULA, como coorientadora ou participante das atividades de um GT (Grupo de Trabalho), desde que esteja ciente das decises do grupo e disposta a respeitar os objetivos do CLULA.

1.3 Poder transformar-se de membro para colaborador: Participante que obtiver 5 (cinco) faltas consecutivas, ou mais de 10 (dez) faltas alternadas por semestre, sem justificativa em reunies e GT, sendo a recproca verdadeira.

OBS: Fica subtendido que nos perodos de frias ou greves as reunies e atividades do grupo tero continuidade. Para o membro que entrar no decorrer do semestre, o nmero de faltas alternadas permitidas ser proporcional ao tempo de permanncia do mesmo, partindo da data de seu ingresso. 1.4 Poder ser desligado do grupo: Participante que no estiver realizando as atividades do CLULA, seja em GTs (Grupos de Trabalho) ou em atividades gerais de discusso e organizao do EMAU. Neste caso, o desligamento ser discutido em reunio do grupo, onde devem estar de acordo 50% + 1 dos presentes. Porm, antes que haja o desligamento, dever ser escolhido um integrante para conversar com o componente em questo e este, caso queira, poder se justificar. Membro que, de alguma forma faa uso indevido do nome do CLULA, desviando-se dos objetivos do Escritrio Modelo, ou tome decises em nome do mesmo sem o prvio consentimento do grupo. Neste caso o desligamento ser discutido em reunio do grupo onde devem estar de acordo 50% + 1 dos presentes. Porm, antes que haja o desligamento, dever ser escolhido um integrante para conversar com o componente em questo e este, caso queira, poder se justificar.

2 Sobre as reunies: Para que acontea a reunio habitual do CLULA, ser necessrio presena de, no mnimo, 25% dos participante ou 3 (trs) do EMAU, porm, caso haja algum assunto a ser decidido por votao (aceitao de projetos, desligamento de membros, etc.) ser necessrio presena de, pelo menos, 35% ou 2 (dois) dos membros. 3 Sobre as atividades: Os participantes dos GTs devem estar atentos s atividades do CLULA para que no se perca o vnculo entre cada GT e o prprio EMAU. As reunies devem ser sempre objetivas e decisivas, ou seja, ao menos que no haja qurum mnimo, no se deve deixar passar qualquer discusso ou deciso a ser tomada. Uma vez por ms, sempre na primeira semana, deve haver uma discusso sobre arquitetura e urbanismo, que deve ser fomentada por pessoas pr-definidas, preferencialmente por participantes do GT Infra.

OBS: Grupos de Trabalho Burocrtico: responsvel por todas as documentaes, interaes com o ProEx, frequncia, etc.. Funo exercida majoritariamente pelo bolsista. Financeiro: responsvel pelo dinheiro do grupo, ele dever manter registros precisos e documentados de movimentaes bancrias. Funo comumente exercida pelo bolsista. Comunicao: responsvel pela manuteno do Dropbox, Facebook e Blog do CLULA-UFES. Responsveis, respectivamente, pelo compartilhamento de arquivos entre participantes, compartilhamento de fotos, fatos e discusses do grupo e, por fim, pela publicidade atravs da divulgao da histria, dos projetos e textos relacionados. Infraestrutura: responsvel pela organizao fsica do grupo, isto , organizao da sala, pasta, festas e discusses mensais.

4 Sobre arrecadaes: Fica a cargo de cada gesto definir o destino da bolsa, tendo ocorrido casos de diviso entre membros, doao ao grupo e fim individual. A arrecadao ocorrer principalmente sobre advento de festas, no qual fica predefinida a venda de bebidas quentes pelo grupo. A venda de outros produtos deve ser discutida em conjunto com o Centro Acadmico, chegando ao melhor acordo possvel para ambas as partes. As dividas adquiridas com a compra de material, plotagem, entre outras, devero ser sanadas pela ordem cronolgica de que foram feitas.

5 Sobre os materiais: Todos os materiais pertencentes ao Clula, devero constar em ata, assim como a data em que foram adquiridos ou doados ao grupo. Os participantes do CLULA-UFES podero utilizar e fazer emprstimos dos materiais do grupo (fotos, livros, anotaes, desenhos, etc.) desde que se responsabilizem pela integridade dos mesmos. Esses emprstimos devero ser anotados em caderno de emprstimos ou em ata, includo-se, alm do nome do participante, a data em que o material foi retirado e a data para sua devoluo.

Potrebbero piacerti anche