Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA DISCIPLINA: DISFONIAS FUNCIONAIS E ORGANOFUNCIONAIS DISCENTE_________________________________________ DATA ____/____/____

ESTUDO DIRIGIDO I - Entrevista-Anamnese Caros alunos, estamos comeando a utilizar a ferramenta Moodle como recurso didtico. Voc deve responder s perguntas abaixo e postar suas respostas at terafeira, dia 04-06-2013. As perguntas foram elaboradas com base no texto "Avaliao (na viso e no ouvido do Fonoaudilogo: saber o que se procura para entender o que se acha", de Ferreira et al (1994). O texto, de leitura simples, permite uma compreenso mais ampla do sentido da avaliao vocal, a anamnese/entrevista nela contida. 1. Na entrevista, o terapeuta deve compreender o porqu de cada pergunta e refletir sobre as respostas do paciente, buscando novas informaes (expressadas verbalmente ou por outros meios) para compreenso do caso. Comente e desenvolva estas informaes. - Em uma entrevista o terapeuta tem que elaborar perguntas baseadas nas queixas apresentadas pelo paciente, e atravs da respostas obtidas, tenta-se extrair dados novos, para compreender o caso e iniciar o tratamento adequado. Uma vez que o Terapeuta faa um roteiro ou esquema e aplique para todos os pacientes, independentes das suas queixas, poder correr o risco de no compreender o caso, ou diagnosticar com o caso de forma errada, e consequentemente no ter sucesso na reabilitao desse paciente. 2. Na avaliao da voz, o fonoaudilogo atua isoladamente para o diagnstico de um problema vocal? Justifique. - No, alm do Fonoaudilogo No, alm do Fonoaudilogo necessrio a participao de outros profissionais, como a do Otorrinolaringologista que participar do tratamento, levando um diagnstico fechado para terapia ou ento junto com o Fonoaudilogo, ajudara no diagnstco de um caso, ainda no resolvido. 3. Comente sobre o papel/participao do paciente no processo de avaliao vocal. - A participao do paciente no processo de avaliao vocal, de suma importncia, pois uma vez que, o mesmo no se dispuser a fazer os exerccios vocais e ou cometer aes rotineiras que prejudique a sua sade vocal, tratamento no surtir nenhum efeito, e dessa forma no ter nenhuma significncia. 4. A avaliao da voz um ato processual, contnuo, e que faz parte de todo o processo teraputico. Por que?

- Porque, no pode apenas se prender ter o diagnostico, e fazer o tratamento de forma isolada, avaliao da voz feita no momento em que o paciente procura o terapeuta e decorre durante todo o processo terapeuta.

II Interpretao das queixas Comente os trechos de queixas abaixo, interpretando-os e sugira uma pergunta complementar a cada um dos trechos abaixo:

1. ...Eu no acho nada...minha me que acha, pergunta para ela por que que eu estou aqui! - importante o paciente ter conhecimento do que te faz ir ao fonoaudilogo. -Pergunta: Joozinho voc sabe o motivo pelo o qual voc est aqui? 2....ento neste novo trabalho eu preciso dar umas palestras. As pessoas sempre me falaram que eu falo muito baixo, pediam para eu repetir. Nunca gostei de conversar em lugar barulhento. E por causa das palestras ento eu tenho que falar mais alto...no final estou muito cansado pra falar e sentindo um bolo na garganta... -O paciente no possui tcnica para produo vocal correta ou podendo ser um caso de inaptido vocal, resultante de uma aparelho vocal no desenvolvido para produo de voz. -Pergunta: Nas suas palestras, a senhora faz o uso de microfones ? 3.Eu vim porque o doutor mandou, ele viu alguma coisa no exame...acho que a minha voz fica rouca de vez em quando, mas s de vez em quando... - Alguma patologia de origem orgnica do aparelho fonador -A senhora foi indicada por um mdico? 4. Quando atendo o telefone as pessoas pensam que um homem que est falando, e no uma mulher... - Os distrbios hormonais tem grande influencia sobre a laringe e consequentemente sobre a voz. - A senhora percebe que a sua voz est sempre grave ou isso varia ?

5. Quando eu vou ao barzinho...eu gosto de tomar uma cervejinha e bater um papo no final de semana...a se eu fico at tarde..no final estou rouca, passo o final de semana rouca tambm. A somatria de diferentes atos de abuso ou mau-uso vocal, tem um peso grande na resistncia vocal. Pergunta: No seu trabalho, necessrio falar alto ? 6. Eu acho que poderia ter uma voz mais bonita...que nem a da Ivete Sangalo. -Terapia relacionado ao uso de voz profissional -Como a senhora gostaria que sua voz fosse? 7. Ah, eu peguei uma gripe forte esses dias...fiquei com a garganta toda inflamada...a fiquei assim...eu fazendo muito esforo pra falar e a voz no sai... Caso de disfonias Orgnica que a origem da patologia est em um componente do aparelho fonador Pergunta: Como a voz da senhora ficou desse jeito?

Potrebbero piacerti anche