Sei sulla pagina 1di 4

SISTEMA HEPTICO

O Sistema Heptico no Neonato - responsvel pela liberao da bilirrubina, pela coagulao sangnea, pelo metabolismo dos carboidratos e pelo armazenamento de ferro imaturo. Todavia em circunstncias normais ele funciona adequadamente. LIBERAO DA BILIRRUBINA A bilirrubina, um pigmento biliar amarelo, um subproduto do heme aps a degradao das hemcias. medida que envelhecem as hemcias so eliminadas da circulao pelo sistema fagoctico. As pores de ferro e protenas so removidas e recicladas para uso posterior. Aps deixar o sistema fagoctico, a bilirrubina se liga albumina plasmtica. Nesse estado de insolubilidade em gua, ela chamada de bilirrubina indireta (no - conjugada). A bilirrubina indireta precisa ser conjugada convertida em direta para ser excretada. Essa conjugao ocorre no fgado, pela ao do cido glicurnico e da enzima glicuronil transferase, e os compostos bilirrubnicos so excretados na urina e nas fezes.

ICTERCIA Colorao amarelada que pode ser desenvolvida pelo RN quando a bilirrubina no-conjugada se acumula mais rapidamente do que o fgado possa elimin-la. Metade dos recm-nascidos a termo e 90% dos PMT desenvolvem algum grau de ictercia. TIPOS DE ICTERCIA 1- ICTERCIA FISIOLGICA Manifesta-se de 48 a 72 horas aps o nascimento. O nvel srico de bilirrubina atinge um pico de 4 a 12 mg/dl/dia em torno do 3 ao 5 dia. A ictercia desaparece ao final do 7 dia. CONDIES PARA ICTERCIA FISIOLGICA Circulao heptica diminuda Carga de bilirrubina aumentada Captao heptica de bil. Plasmtica reduzida Conjugao de bil. diminuda Excreo de bilirrubina diminuda

2- ICTERCIA PATOLGICA Ocorre dentro das primeiras 24 horas aps o nascimento; o nvel de bil. srica se eleva acima de 13mg/dl.

CONDIES Incompatibilidade ABO ou Rh Anormalidades hepticas, biliares ou metablicas Infeces

3- ICTERCIA DO LEITE MATERNO (ILM) Foi identificada pela primeira vez na dcada de 1960. embora vrias causas sejam sugeridas, a teoria atual concentra-se em nveis altos da enzima beta-glicorunidase no leite materno. Esta enzima pode causar maior absoro de bil. Intestinal no neonato, bloqueando a excreo da bil.A IML aparece quando a fisiolgica cede (aps o 7 dia), pode persistir por vrias semanas. Um nvel de bil. ser. que diminui com a cessao da amamentao confirma o diagnstico. 4- ICTERCIA ASSOCIADA AMAMENTAO (IAA) A IAA se relaciona com o padro de alimentao do neonato. A causa uma ingesto calrica insuficiente que leva a um transporte heptico e remoo da bilirrubina corporal reduzidos. Em geral manifesta-se de 48 a 72hs aps o nascimento. O tratamento envolve medidas que garantam um adequado suprimento de leite materno. Se o nvel de bil. Se aproxima de 18 a 20mg/dl pode ser necessria fototerapia.

* ENCEFALOPATIA BILIRRUBNICA (KERNICTERUS ou ICTERCIA NUCLEAR) Nveis de bilirrubina srica no-conjugada (indireta) de aproximadamente 20mg/dl ou mais podem levar a encefalopatia por bilirrubina, uma condio potencialmente fatal, caracterizada por depsito de bilirrubina nos gnglios basais do crebro. TRATAMENTO O tratamento da hiperbilirrubinemia neonatal consiste na preveno da encefalopatia bilirrubnica. Temos 3 mtodos. a) b) c) Remoo mecnica da bilirrubina indireta Exsangneotransfuso Fototerapia: irradiao do RN com luzes fluorescentes Agentes farmacolgicos (fenobarbital e outros) vrios frmacos so capazes de induzir o sistema de captao, conjugao e excreo de bilirrubina indireta ao nvel do hepatcito.

Potrebbero piacerti anche