Sei sulla pagina 1di 2

ultimas dcadas, houve um perodo turbulento de mudanas sociais, tecnol6gicas, econmicas, culturais e polticas.

Essas mudanas e tendncias trazem novas abordagens, mais flexveise geis, que devem ser utilizadas para garantir a sobrevivncia das organizaes.

Ao Iongo de toda a hist6ria da humanidade sucedemse os desdobramentos da atividade !aboral do ser humano. Quem trabalha para quem, quem faz a guerra para quem, quem e 0 escravo de quem, quem e 0 dominador, quem e 0 chefe e coisas dogenero mostram que o trabalho vern sendo desempenhado sob multiplas formas e diferentes tipos e usos. T odavia, e a partir da Revolu~iio Industrial que surge o conceito atual de trabalho. E e no decorrer do seculo XX que o trabalho recebeu a configura~ iio que hoje esta assumindo. 0 seculo XX trouxe grandes mudan~as e transforma~ 6es que influenciaram poderosamente as organiza~ 6es, sua administra~iio e seu comportamento.

E urn seculo que pode ainda ser definido como o


seculo das burocracias ou 0 seculo das fabricas, apesar da mudan~a que se acelerou nas ultimas decadas. E, sem duvida alguma, as mudan~as e transforma~ 6es que nele aconteceram marcaram indelevelmente a maneira de administrar as pessoas. Nesse sentido, podemos visualizar ao Iongo do seculo XX tres eras organizacionais distintas: a Era Industrial Classica, a Era Industrial Neoclassica e a Era da Informa~iio. A visiio das caracterfsticas de cada uma delas permite compreender melhor as filosofias e as praticas de lidar com as pessoas que participam das
organiza~6es.

Era da lnforma~ao

E o perfodo que come~ou no infcio da decada de 1990. E a epoca em que estamos vivendo atualmente.
A principal caracterfstica dessa nova era sao as mudan~as, que se tornaram rapidas, imprevistas, turbulentas e inesperadas. A tecnologia da informa~aointegrando a te!evisao, o telefone e o computador trouxe desdobramentos imprevisfveis e transformou o mundo em uma verdadeira aldeia global. Urn impacto comparavel ao da Revolu~ao Industrial em sua epoca. A informa~ao passou a cruzar o planeta em

milesimos de segundos. A tecnologia da informa~ao forneceu as condi~6es basicas para o surgimento da globaliza~ao da economia: a economia internacional transformou-se em economia mundial e global. A competitividade tornou-se intensa e complexa entre as organiza~6es. 0 volatil mercado de capitais passou a migrar de urn continente para outro em segundos a procura de novas oportunidades de investi investimentos, ainda que transit6rias.

Na Era da Informac; ao, o emprego passou a migrar do setor industrial para o setor de servic;os, o trabalho manual substitufdo pelo trabalho mental, indicando o caminho para uma era da p6s-industrializac;ao baseada no conhecimento e no setor terciario.

Potrebbero piacerti anche