Sei sulla pagina 1di 4

Apicultura e Polinizao Em que medida poderemos evitar um desastre anunciado?

Antnio Manuel Murilhas Universidade de vora, Dep. Zootecnia Instituto de Cincias Agrrias Mediterrnicas (http://www.dzoo.uevora.pt/index.php/dzoo/pessoas/docentes)

No raro, ainda que incorrecto, associarem-se todas as abelhas produo e uso que o Homem faz do mel, do plen, da cera, da geleia real, do prpolis ou do veneno que a abelha comum (Apis mellifera L.) permite. Todavia, o maior valor que as abelhas acrescentam a este planeta inquestionavelmente o servio de polinizao que prestam a uma ampla gama de tipos de ecossistemas terrestres, independentemente do maior ou menor grau de humanizao que possam incorporar. Oitenta por cento da produo agrcola dos primeiros 15 Estados que integraram a agora Unio Europeia depende do servio de polinizao prestado por insectos (sobretudo por abelhas), quantificado em 15 mil milhes de Euros. Os vastos pomares de amendoeiras do vale central da Califrnia (EUA), cuja sustentabilidade econmica depende do aluguer anual de 3 milhes de colnias de abelhas comuns (colnias), geram um mercado de valor superior a 750 milhes de Obreiras de Apis mellifera, trabalhando no processo de Euros para a apicultura norte transformao do nctar (em mel) americana e expem uma colossal dependncia do servio de polinizao prestado por estes insectos. Estas duas situaes ilustram a importncia vital das abelhas (designadamente nalguns dos mais sofisticados sistemas de produo de recursos alimentares) e permitem melhor compreender a preocupao actual com: (i) A sustentabilidade do nvel de prestao de servios de polinizao que vem sendo garantido pelas abelhas; (ii) As consequncias da intensificao a que se assiste nos sistemas de produo apcola. Estes, envolvidos numa espiral de procura de ganhos de produtividade a curto prazo, comeam a exigir em demasia da biologia da abelha comum, facilitando condies de stress que debilitam as colnias e convidam instalao de elevadas taxas anuais de mortalidade ou morbilidade, sobretudo nos apirios comerciais (sujeitos a sistemas de produo mais intensificados).

As recentes mortes sbitas de milhes de colnias, fenmeno internacionalmente conhecido por Colony Collapse Disorder (CCD, Sndrome do Colapso das Colnias) - que, em crescendo de frequncia, de magnitude e de amplitude geogrfica, no tm ainda origem concreta conhecida para a cincia significaro, para alguns, que tambm o preo o mel ir subir... Para outros, que no poder ser totalmente negativa a existncia de um menor nmero de insectos que nos possam picar... Todavia, um pouco mais de reflexo Apirio comercial, explorado em regime de transumncia permitir, ao comum dos cidados, percepcionar que o servio de polinizao est sobre uma fortssima ameaa antropognica, com risco eminente de repercusso da sua quebra de desempenho na significativa deteriorao dos ecossistemas, das cascatas trficas e da produo de alimentos. De entre os factores antropognicos que tm vindo a prejudicar o servio de polinizao, (i) a progressiva fragmentao/destruio de habitats naturais mais favorveis; (ii) o uso recorrente a agroqumicos txicos; (iii) as extensas regies de monocultura intensificada ou, nalguns casos, (iv) a disperso incontrolada de espcies invasivas so bem conhecidos e praticamente incontestados na comunidade cientfica. Todavia, s estes factores no justificam inteiramente a mortalidade de colnias que est a ser atribuda CCD, em contextos apcolas distintos e dispersos por todo o mundo.

Produo intensificada de trigo em larga escala

No caso da CCD, a sua incidncia/persistncia parece estar a ser agravada por interaces entre mltiplas variveis com maior expresso contempornea. A ttulo exemplificativo, a comunidade cientfica tem manifestado preocupao quanto a: (i) primeiros encontros de populaes de abelhas com agentes patognicos exticos (tais como a estirpe israelita do vrus da paralisia aguda ou o microspordia Nosema ceranae); (ii) contactos com alimentos (nctar ou plen) produzidos por plantas geneticamente modificadas;

(iii) intoxicaes com novas classes de insecticidas (como no caso dos neonicotinides usados em proteco vegetal); (iv) a contaminao cruzada com diferentes classes de agroqumicos (herbicidas, fungicidas, insecticidas, etc.); (v) os crescentes desequilbrios alimentares acumulados durante o ciclo anual das colnias (em resultado de menor distribuio anual, ou menor variabilidade espacial, de fontes de alimento); (vi) os maneios desajustados aos contextos ambientais em que as colnias se inserem; (vii) a surpreendente dificuldade geral de convivncia da apicultura ocidental com a Varroa (Varroa destructor) que, dcadas aps a sua transferncia para a abelha comum (saltando a barreira especfica que at ento a mantinha nas abelhas orientais da espcie Apis cerana), continua a ser letal para a generalidade das colnias no tratadas; (viii) o desenvolvimento de populaes de Varroa tolerantes aos principais acaricidas contra ela repetidamente utilizados (sobretudo o fluvalinato, a flumetrina ou o amitraz); (ix) a capacidade demonstrada pela Varroa em agir como vector e indutor de replicao de vrias viroses com relevncia apcola; (x) a acumulao, nos favos das colnias, dos acaricidas sintticos usados, dcada aps dcada, na luta contra a varroose; etc.; etc.. A todo este manancial de dificuldades que o Homem tem inadvertidamente criado s colnias, particularmente no papel facilitador que desempenhou na introduo da Varroa na apicultura ocidental, acrescem as alteraes climticas que se evidenciam em grande parte do planeta e que claramente destabilizam os periclitantes equilbrios entre colnias e os agentes patognicos que as afectam. Alis, a maioria dos modelos utilizados na previso de alteraes climticas sugerem que alteraes bem mais profundas e nocivas se colocaro generalidade das abelhas (segundo um gradiente crescente de impacto Fmea adulta de Varroa destructor negativo no sentido de maiores latitudes e altitudes).
(tamanho real aproximado: 1.6 x 1.1 mm)

Presentemente j inquestionvel que Invernos mais curtos (ou menos rigorosos) facilitam o crescimento de populaes de parasitas nas colnias, particularmente no caso da omnipresente Varroa (ectoparasita que, a nvel planetrio, maior mortalidade tem provocado s colnias), fazendo descarrilar equilbrios evolutivos hospedeiro/parasita ainda pouco consolidados. Consequentemente, originam uma ainda maior dependncia de repetidas aplicaes de acaricidas nas colnias, maiores nveis de mortalidade/morbilidade em colnias usadas em apicultura e pesadas redues na populao de colnias selvagens (no abrigadas pelo Homem em colmeias ou outro tipo de abrigos artificiais). Parece assim desenhar-se, no horizonte de um futuro relativamente prximo, (mais) um problema global com que o Homem ter de se debater. Certamente um grande problema para a apicultura. Talvez um problema maior para o funcionamento dos ecossistemas terrestres, para as cascatas trficas, para a sobrevivncia e manuteno da diversidade gentica de muitas espcies, para a viabilidade econmica de muitos sistemas de produo agrcola dependentes de polinizao entomfila e tambm para a variedade e quantidade de alimentos disponveis para consumo animal e humano globais.

Em que medida poderemos alterar o que aparenta ser um rumo inexorvel para o desastre anunciado? Talvez parte da resposta tenha j sido dada pelo divulgador e ecologista marinho J. Cousteau. Se fossemos lgicos, o futuro seria realmente desolador. Mas ns somos mais do que lgicos. Ns somos seres humanos, e ns temos f, e ns temos esperana, e ns podemos trabalhar. [If we were logical, the future would be bleak indeed. But we are more than logical. We are human beings, and we have faith, and we have hope, and we can work (Jacques Yves Cousteau, 19101997)]. escala da sua dimenso, o Sector de Apicultura da U. de vora tem contribudo para tentar influenciar positivamente o desfecho deste rumo. Tem focado a sua actividade de investigao (i) na anlise das interaces entre as dinmicas populacionais das colnias e da Varroa; (ii) na identificao de bolsas de populaes de Varroa tolerantes aos acaricidas a que mais tm sido sujeitas e (iii) no desenvolvimento de mtodos de luta e sistemas alternativos de convivncia com a Varroa, eficazes e sustentveis no contexto apcola mediterrnico. Querendo continuar na linha da frente da investigao desenvolvida neste domnio, integramos o Projecto Europeu de Investigao para a Preveno de Perdas de Colnias de Abelhas, cujo financiamento acaba de ser aprovado no mbito da Rede COST (European Cooperation in the Field of Scientific and Technical Research) e co-submetemos recentemente, tambm a financiamento Pan-Europeu, o estabelecimento de um Consrcio Internacional de Investigao para Defesa da Biodiversidade nas Abelhas e Conservao do Potencial de Polinizao na Europa. Em que medida poderemos ainda alterar o que aparenta ser um rumo inexorvel para um desastre anunciado? A nossa resposta s pode ser Yes, we can . Yes, we will . Yes, we must !!!
Obreira de Apis mellifera, polinizando durante o processo de pastoreio (colheita de plen)

Potrebbero piacerti anche