Sei sulla pagina 1di 17

Casais No Caminho de Deus.

Casais no Caminho de Deus:


Se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os que a edificam, se o Senhor no guardar a cidade, em vo vigia a sentinela. (Salmo. 127:1). - por mais que um casal viva bem, sempre h o que pode ser melhorado. Considero esses encontros como uma oficina, onde Deus ajusta, regula, acerta, pe no ponto e renova as reas deficientes do casal. E refletindo juntos que vamos descobrir se estamos construindo uma priso ou um lar, uma casa. O casamento pode ser uma priso ou um lugar de liberdade, depende da inteno de seus construtores. Deus no projetou o casamento para ser uma priso, mas sim um relacionamento aberto, prazeroso e seguro. Algumas definies de casamento: Casamento uma sociedade com autenticao divina. (Joo 2). Casamento um contrato social entre duas pessoas que esto dispostas a servir. (1 Pedro 3.7). Casamento a construo de uma nova cultura, a partir de duas j existentes. Casar reconhecer que sozinho sou incompleto e incapaz de procriar. (Gen. 2:18). Casar conhecer o outro integralmente. (Gen. 4:1,17). Casamento um processo que acontece todos os dias. A cada dia os dois se casam um pouco mais. Casamento uma construo que exige muita dedicao, pacincia e trabalho.

Princpios de um Lar Bem Sucedido.


1 Edificando o casamento segundo o que foi projetado por Deus. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as praticas, assemelh-lo-ei a homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa. e no caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e no as cumpre, compar-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mt. 7.24-27). Toda construo sem projeto perigosa, insegura e no tem garantia. Casamento projeto de Deus. Quando se constri segundo o que Ele planejou, o resultado final beno. 1. A segurana e durabilidade de uma construo dependem do que foi usado na BASE. a- para Todos: todo aquele.... Cada pessoa responsvel pela sua construo. O vizinho no pode se responsabilizar por aquilo que voc construiu. Ningum melhor do que o projetista para dizer como deve ser a construo. Casamento Projeto de Deus. Somente Ele pode ensinar como devemos construir uma relao cheia de vida e alegria. b- O primeiro passo Ouvir. Quando algum incapaz de ouvir a Palavra, ate sua orao no faz sentido para Deus. (Pv 28.9). Jesus no violenta a mente e o corao das pessoas. necessrio ouvir e responder eu quero, pode entrar (Ap 3.20). Ouvir imprescindvel, porque ouvindo que a f gerada no corao. E no h projeto de construo que seja seguro sem aquilo que imprescindvel: a F (Rm 10.18). impossvel aprender sem que haja humildade para ouvir. Jesus disse; aprendei e mim... (Mt 11.29). Guarde estas palavras:

APRENDER, MANSO, HUMILDE, DESCANSO, ALMA. c- O segundo passo : Praticar o que ouviu. No texto de Mt 7.24-27, percebe-se que a grande diferena entre uma construo e a outra esta no Praticar. Os dois construtores ouvem, mas s o que prtica que usa O Melhor Material na base. Praticar implica em submeter-se ao Senhor do projeto (Mt 6.9,10,24) ...faa-se a tua vontade.... Praticar exige que se faa tudo conforme o que foi projetado. 2- Jesus oferece o que h de melhor para a construo da sua casa. a- Humildade (Mt 5.3). a pedra angular. Desprendido de tudo e aberto para aprender sempre. No se considerando dono de toda a verdade final. b- Sensibilidade (Mt 5.5). o piso. a capacidade de chorar, de sentir e de se emocionar. Em qualquer rea da vida, os caminhos se acabam quando acaba o poder do choro e do arrependimento. Quem perdeu o poder do choro e do arrependimento perdeu a oportunidade de ter novos caminhos para andar com segurana. O sentimento mais criativo o arrependimento. c- Mansido (Mt 5.5). a Cinta de Amarrao. Ou seja, o autocontrole, a disciplina. Ningum consegue construir algo duradouro com o corao absolutamente indisciplinado. A palavra mansido, no Novo Testamento, origina-se da ideia de amansar uma fera. Mansido , portanto, ter as rdeas do corao nas mos. d- Justia (Mt 5.6). a Coluna. A justia como a agua para a nossa vida, quando estamos com sede. Essencialmente. a justia faz do humilde um ser com espirito nobre, ao invs de um fraco. a justia faz do quebrantado um ser digno. a justia faz do manso um ser de coragem.

a justia que empresta a estas estruturas, aparentemente fracas, um sentimento de nobreza, de grandeza e de dignidade. Em qualquer rea da nossa vida, a justia tem que estar presente. e- Solidariedade (Mt 5.7). So os Tijolos. impossvel viver bem em famlia sem uma atitude de solidariedade e misericrdia. com misericrdia que se lida todos os dias com as iniquidades e as incoerncias do outro. O que fazer com um filho que no vai bem na escola? O que fazer com a filha que errou, mas que quer melhorar? Com o cnjuge que est encontrando dificuldades em ser o que Deus quer que ele seja? f- Transparncia (Mt. 5.8). a Cobertura. Corao limpo e uma conscincia limpa que possam nos dar a viso de Deus em famlia. g- Pacificao (Mt. 5.9). o Cimento Cola. aquilo que mantem as coisas juntas. a atitude do pacificador que nos d a garantia de que o que est sendo construdo no vai cair. Nossa vocao tem que ser a de algum que trabalha para ligar coraes, promover a reconciliao e a paz. h- Resistncia Jubilosa. (Mt. 5.10-12). So as Portas e Janelas. Jesus sabia que haveria perseguio por causa da justia. Por isto Ele disse Eu quero que, apesar de toda tempestade em volta, toda perseguio, vocs construam algo que tenha janelas abertas para o cu. Feliz aquele que apesar de tudo, consegue deixar as janelas e as portas abertas. capaz da alegria, da exultao, de olhar para as coisas maiores do que a perda imediata; ver o galardo e continuar almejando. Nivelar tudo por cima. As pessoas tendem a criticar mais seus cnjuges na rea em que eles mesmos tm suas mais profundas necessidades emocionais. (Gary Chapman)

As Cinco Colunas que Ancoram o Amor Conjugal.

1- Fidelidade. (Ct 4.12; 8.10; 1 Co 7.2-5). jardim fechado... Eu sou um muro, e os meus seios como as suas torres; sendo eu assim, fui tida por digna da confiana do meu amado. (Gn 2.24,25). Quem ama no trai. Com certeza no existe traio maior da confiana do que a infidelidade conjugal. Porque as pessoas traem? (Segundo o terapeuta norte americano Alert Elis). Causas no neurtica: Insatisfao sexual no casamento, que pode levar busca de compensao. A perda de atrao pelo companheiro (a). O desejo sexual vai ficando reprimido e as fantasias vo se multiplicando ate levar ao adultrio. A excessiva absoro no trabalho pode produzir no outro uma sensao de rejeio e abandono. O tedio, que vem da repetio, da rotina e que gera indiferena sexual e emocional. Extensos perodos de ausncia. A presso do estar longe de casa durante longos perodos de tempo pode ser esmagadora. Doenas fsicas de vrios tipos. Gestaes sucessivas. Causas neurticas: Os mimados so aqueles que acreditam que precisam de tudo o que desejam. Encaram caprichos temporrios como necessidades bsicas. Os casos nunca correspondem s suas expectativas que, alias, so irreais. Exemplos: a sndrome do fim-desemana perfeito e do sexo perfeito. Os narcisistas eles se consideram irresistveis, tem uma necessidade constante de reconhecimento e admirao, uma enorme preocupao com eles mesmos e uma total incapacidade de se corresponder. Adultrio, para eles, uma experincia de auto engrandecimento. Os fujes - so aquelas pessoas que esto fugindo, no apenas de si mesmos, mas da prpria vida. Os imaturos so aqueles que, atravs da infidelidade, procuram se afirmar, provar eternamente sua masculinidade ou feminilidade. A vida se transforma num continuo teste de seduo. A

mola propulsora desse comportamento a ansiedade. Os inseguros so pessoas que se auto desvalorizam. no se respeitam e no tem autoestima. Usam o adultrio como fuga. Os vazios so os que sofrem de um grande vazio existencial e se recusam a dar um sentido para a prpria vida. Estes vo criando relacionamentos promscuos para encobrir a falta de nexo dentro de si mesmo. Os vingativos - so os que traem tendo como motivao um sentimento de vingana. A fidelidade conjugal da segurana ao casamento e garante a beno de DEUS na vida do casal. Veja o que a Palavra de DEUS diz a respeito: Digno de honra entre todos seja o matrimonio, bem como o leito sem macula, porque DEUS julgara os impuros e adlteros, (Hb 13.4). Na verdade, o adultrio uma manifestao da necessidade de cura e de libertao interior.

2. Amizade (Ct 4.9,10, 12; 5.1). Minha irm... Amizade na perspectiva do tratamento. O relacionamento de um casal s sadio e equilibrado quando os dois, marido e mulher, conseguem ser mais do que parceiros de cama, tornando-se verdadeiros amigos, cmplices um do outro. No basta ser fiel, preciso ser amigo. Quando a mulher no consegue, por algum motivo, ver o marido como seu melhor amigo, abre -se uma brecha e o casamento fica fragilizado. Muitos adultrios aconteceram justamente porque o cnjuge encontrou, fora de casa, algum que deu mais ateno a ele ou ela, ouviu-o com mais interesse, mostrou-se ser mais sensvel aos seus problemas, trago. Por isto, perigoso quando no h entre o casal amizade na perspectiva do tratamento. Por que muitos casamentos se transformam em priso? Porque, de repente, os cnjuges se sentem escravizados, presos, subjugados? Quando que isso acontece?

Quando h um sentimento de posse por parte do outro. No consigo viver sem voc. Dependncia doentia. No casamento onde os dois so amigos, um ajuda o outro a crescer.

Quando h rejeio da prpria individualidade. Para viver juntos, os dois se anulam, renunciam a tudo que gostam, mas com ressentimentos. Na relao de amizade conjugal, cada um mantem sua identidade e, ao mesmo tempo, cria condies para que o outro se desenvolva.

Quando a grande preocupao manter sempre a frente unida. Viver sempre mantendo as aparncias. O casal no discute suas diferenas. Marido e mulher que so amigos, capazes de discutir as diferenas, repensa-las e , quando necessrio, negociam e se colocam abertos para fazer novas alianas, acordos e trocas.

Quando o casal vive sempre com conceito ideal de marido e mulher, ou seja, cada um na sua. cada um cumpre com seu papel sem se preocupar com o outro. No relacionamento onde os dois so amigos, marido e mulher no so atores representando um papel, mas sim companheiros capazes de se ajudarem mutuamente.

Quando a felicidade absoluta por coero e no por livre escolha. Onde h amizade conjugal, a fidelidade uma opo consciente. Quando h um exclusivismo total unidade doentia. a ideia de que, ficando dia e noite juntos, preserva-se o casamento. o cnjuge diz: Eu s vou se voc for. Isto acaba sufocando o outro. Na relao onde os dois so companheiros e amigos, a liberdade individual e o crescimento mtuo substituem a escravido reciproca.

A pergunta que fica esta: estou construindo uma priso ou um lugar livre, onde h respeito, direitos e responsabilidades e os dois so livres para crescerem juntos?

3. Santidade (Ct. 2.14; 5.2; 6.9) Pomba... imaculada.... Fidelidade e amizade tm que desembocar em santidade. Na relao de casal, onde reina o Senhor, impossvel no haver santificao. Quando Paulo escreve a carta aos Efsios, convocando-os a olharem para Cristo e a igreja, como modelo de um relacionamento ideal, ele inclui santidade. Para a santificar, purificando-a com a lavagem da agua, pela palavra. Para a apresentar a si mesma igreja gloriosa, sem macula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensvel. Assim devem os maridos ... (Ef 5.26,27). Na sua teologia sobre casamento, Paulo entendia que o marido o sacerdote que deve levar a esposa a viver uma vida de santidade atravs da Palavra. Feliz a esposa que tem um marido que se preocupa com sua vida de comunho com Deus. A Palavra essencial neste processo de santificao do casal (Jo 15.3). Se muitos maridos se preocupassem com a vida espiritual da esposa, como se preocupam com sua beleza esttica, com certeza teramos casais melhores. interessante notar que, em alguns casos, a mulher quem cuida da santificao e da espiritualidade do marido, quando deveria ser o contrario. O homem o sacerdote do lar. Estou me referindo aos casais onde os dois so convertidos. 4. Apreciao (Ct 4.1; 5.10; 6.3) No basta desejar o outro, preciso apreciar, honrar e reconhecer. O amor faz o comum ficar extraordinrio. O casamento floresce quando existe apreciao mtua, quando os dois se admiram e no tm medo de faz-lo publicamente, semelhana do marido de Provrbios 31.29, que diz: Muitas filhas tm procedido virtuosamente, mas tu s de todas, a mais excelentes. Apreciar o cnjuge investir na sua autoestima. Palavras de afirmao tm o poder de fazer crescer a autoimagem e a autoestima do outro. Se os casais

se elogiassem mais e se criticassem menos, com certeza a qualidade do relacionamento seria melhor.

5. Submisso Devocional. (Ct. 1.4) Leva-me aps ti.... O que mais difcil, o marido amar sacrificialmente a sua esposa, como Cristo amou e ama a sua igreja, ou a esposa submeter-se ao marido, como a igreja se submete a Cristo? Quando a mulher compreende o que significa submisso luz da Bblia, ela no encontra dificuldade em exercer sua misso como auxiliadora. Por outro lado, muitas no fazem o seu papel como deveriam justamente porque seus maridos erram na maneira de agir e de se comportar, desmotivando bloqueando e inibindo suas esposas. Quando o homem busca ser para a esposa o que Cristo para a igreja, a mulher acaba inspirada e motivada a exercer sua misso de apoio ao lado do marido, e com alegria. (Ef. 5.22-29). Esta submisso devocional no escraviza e no anula a mulher na sua individualidade, no a faz sentir-se diminuda. Pelo contrario, este comportamento a realiza como esposa.

O Perdo: um dos fortes alicerces para o casamento. 1. O perdo um mandamento. Cl. 3.13 ... Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente. deve ser uma atitude de f; um ato de vontade, desejo. perdoar condio de Deus para sermos perdoados (Mt. 6.14-15). no olhar para as circunstancias. Fp. 3.13 -... Esquecendo-me (deciso pessoal) das coisas que para trs ficam e avanando (deciso pessoal) para as adiante de mim esto. Este o segredo: Esquecendo... Avanando, esta a maneira de superar e ser vitorioso. 2. A falta de perdo trs amargura e contamina os outros, no espirito, angustia, ira, apetite, insnia, sentimento de vingana, depresso. Hb. 12.15: atentando, diligentemente, por que ningum seja faltoso, separando-se da graa de Deus, nem haja alguma raiz de amargura que, brotando vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados. Ef. 4.31,32 longe de vos toda amargura. No entristea o Espirito Santo. A falta de perdo nos coloca numa situao de afastamento de Deus (Mt. 18.23, 35). 3. Mesmo que o seu casamento esteja como um deserto, ainda assim existe graa para voc. Graa uma habilidade espiritual que lhe capacita a suportar determinadas situaes que humanamente seriam impossveis. II Co. 12.7-9 Jesus disse para Paulo: a minha graa te basta porque o meu poder se aperfeioa na fraqueza. Na graa existe um tremendo poder para suportar tudo. Na Palavra temos suficincia de graa para toda e qualquer situao. O Perdo sem limites. (Lc. 17.3-5). O conceito Bblico de Perdo; sempre esperamos que quem nos ofendeu nos procure; oque diz a Bblia? (Mt. 18.15 5.23,25).

Sempre julgamos os outros por suas aes e a ns mesmo por nossas intenes. Neste sentido, esperamos misericrdia para ns e julgamento para os outros.

II Pe. 2.2 Graa e Paz vos sejam multiplicados no pleno conhecimento de Deus e de Jesus Cristo nosso Senhor.

4. Conselhos para algumas dificuldades conjugais. a- No tente transformar seu marido ou sua esposa; isto obra do Espirito Santo. b- No saia espalhando seus problemas conjugais, no de lugar a mexericos. c- Se precisar de alguma orientao, busque ajuda a algum irmo maduro na f. d- Passe o maior tempo possvel buscando orientao na Palavra de Deus. e- Concentre-se em si mesmo, corrigindo os seus erros, em lugar de concentrarse nos defeitos de seu parceiro. f- Seja o (a) esposo (a) que Deus quer que voc seja.

Resumo: a- Andar em amor andar em perdo. b- O amor tem aparncia de fraco porque se humilha, mas ele to forte que sobrepe s barreiras da eternidade. c- Por que to difcil perdoar? Custa um Preo! O perdo de Deus custou a vida de Jesus. P perdo vai custar seu orgulho. Perdoar no exigir os seus direitos. Quando perdoa deixa de se defender. Quando perdoar deixa de se vingar. Quando perdoar deixa a outra pessoa livre, sem pagar. Perdoar o ato de substituir (I Pe. 2.21-25). preciso ajoelharem-se juntos, chorarem juntos. Ficarem nus espiritualmente.

Disporem a nudez da alma. Descobrirem suas vergonhas, para que elas deixem de ser vergonha na presena do Perdo, na presena de Deus. Sem a cura do perdo, o que fica no casamento uma mera dissimulao, e essa dissimulao dar em uma separao formal e fria.

Falando de Perdo.

Falar de perdo falar de Deus. falar da Graa. Falar de perdo falar da capacidade de oferecer aos outros uma memoria apagada, sem registros, sem magoas, e sem as tatuagens do ressentimento. Perdoar deixar o outro nascer outra vez na nossa historia. Falar de perdo falar de um ato padro. falar de algo que o mundo no ensina. falar daquilo que a natureza cada do cosmos no criou, nem por seleo natural, nem por gerao espontnea. No se aprende o perdo com as leis da natureza. Falar de perdo falar de vida, de sade, de paz, e da verdadeira humanidade individual que se transforma a semelhana de Deus, pois quem no perdoa adoece e se deforma como gente. Falar de perdo falar do sentimento essencial para se viver com o corao descoberto. Neste mundo de agrees e de facas afiadas para nos ferir. Falar de perdo falar de Jesus e dos homens que com ele querem ficar parecidos. Falar de perdo visualizar a repetio da vida de Jesus em nossa prpria vida. Falar de perdo vivenciar a vida Zoe a prpria vida de Deus.

100 Maneiras em que Voc pode Amar sua Mulher do modo Dela.
Discuta esta lista com sua esposa. Pea-lhe para marcar os itens que so significativos para ela e depois arranje-os nessa ordem de importncia. Use a lista como base aprender os pontos de vista dela. Sei que seu relacionamento ser grandemente fortalecido medida que aprender a por em pratica essas sugestes.

1- Comunique-se com ela, jamais a deixe de fora. 2- Considere-a importante; 3- Faa tudo o que puder para compreender os sentimentos dela; 4- Interesse-se pelos amigos dela; 5- Pea sempre a opinio dela; 6- D valor ao que ela diz; 7- No deixe de demonstrar sua aprovao e afeto por ela; 8- D-lhe proteo diariamente; 9- Seja amvel e terno com ela; 10-Desenvolva um senso de humor; 11-Evite mudanas grandes e repentinas sem discutir primeiro com ela e sem dar-lhe tempo para ajustar-se. 12-Aprenda a responder aberta e verbalmente quando ela quer comunicar-se. 13-Conforte-a quando estiver deprimida. Por exemplo, coloque os braos em volta dela e segure-a por alguns momentos, sem advertncias ou censuras. 14-Interesse-se pelo que ela acha importante na vida. 15-Corrija-a com amabilidade e ternura; 16-Permita que ela o ensine sem levantar suas defesas; 17-Separe tempo especial para passar com ela e seus filhos; 18-Seja digno de confiana. 19-Elogie sua mulher com frequncia. 20-Seja criativo ao expressar seu amor, quer em palavras ou atos. 21-Tenha alvos familiares especficos todos os anos. 22-Deixe que ela compre as coisas que julgar necessrias.

23-Saiba perdoar quando ela o ofende. 24-Mostre-lhe que precisa dela. 25-Aceite-a como ; descubra que ela nica e especial. 26-Admita seus erros: no tema ser humilde. 27-Libere sua famlia em sua relao espiritual com deus. 28-Permita que sua esposa falhe; discuta o que houve de errado depois de t-la consolado. 29-Massageie seus ps e seu pescoo depois de um dia de trabalhoso. 30-Tomem tempo para sentarem-se e conversar calmamente. 31-Faa passeios romnticos. 32-Escreva-lhe ocasionalmente uma carta, dizendo-lhe o quanto a ama. 33-Surpreenda-a com um carto ou flores. 34-Expresse quanto a aprecia. 35-Diga-lhe como se orgulha dela. 36-D-lhe conselhos de maneira amorosa quando vier pedi-los a voc. 37-Defenda-a perante outros. 38-Prefira-a a outros. 39-No permita que exera atividades que superem sua capacidade emocional ou fsica. 40-Ore para que ela possa gozar o melhor segundo Deus nesta vida. 41-Tome tempo para notar o que ela faz por voc e para a famlia. 42-Gabe-se dela para outras pessoas na sua ausncia. 43-Comparti-lhe com ela seus pensamentos e sentimentos. 44-Converse com ela sobre seu trabalho se estiver interessada. 45-Tome tempo para ver como ela passa o dia, no trabalho ou em casa. 46-Aprenda a gostar do que ela gosta. 47-Cuide dos filhos antes do jantar. 48-Ajude a arrumar a casa antes das refeies. 49-Deixe que ela tome um banho demorado enquanto voc enxuga a loua. 50-Compreenda as limitaes fsicas dela se tiverem vrios filhos. 51-Discipline seus filhos com amor e no com ira. 52-Ajude-a alcanar seus objetivos nos passatempos ou educao formal.

53- Trate-a como se Deus tivesse gravado em sua testa: Manipule com cuidado.. 54-Livre-se dos hbitos que a aborrecem. 55-Seja amvel e solicito com os parentes dela. 56-No compare os parentes com os seus de maneira negativa. 57-Agradea-lhe as coisas que tiver feito sem esperar nada em troca. 58-No espere que uma banda toque quando voc ajudar na limpeza da casa. 59-Veja se ela compreendeu tudo que voc esta planejando fazer. 60-Faa pequenas coisas para ela um beijo inesperado, caf na cama. 61-Trate-a como algum de seu mesmo nvel intelectual. 62-Descubra do que tem medo na vida. 63-Descubra se quer ser tratada como fisicamente mais frgil. 64-Veja o que pode fazer para eliminar seus temores. 65-Descubra as suas necessidades sexuais. 66-Pergunte se ela quer discutir como voc pode satisfazer as necessidades sexuais dela. 67- Descubra o que a torna insegura. 68-Planeje o seu futuro juntos. 69-No brigue por causa de palavras, mas tente descobrir os sentidos ocultos. 70-Pratique cortesias comuns como segurar a porta para ela, despejar o caf; 71-Pergunte-lhe se a ofende sexualmente de alguma maneira. 72-Pergunte-lhe se tem cime s de algum. 73-Verifique se ela no se sente confortvel quanto maneira como o dinheiro gasto. 74-Convide-a para sair de vez em quando. 75-Segure sua mo em publico. 76-Coloque o brao ao redor dela na frente de amigos. 77-Diga-lhe que a ama com frequncia. 78-Lembre-se das datas de aniversrios de casamento, nascimento e outras ocasies especiais. 79-Aprenda a gostar de fazer compras. 80-Ensine-a a caar e pescar ou o que quer que voc gosta de fazer.

81-D-lhe um presente especial de tempos a tempo. 82-Ajude nas responsabilidades da casa. 83-No deprecie as caractersticas femininas dela. 84-Permita que ela se expresse livremente, sem medo de ser chamada estupida ou ilgica. 85-Escolha cuidadosamente as suas palavras, especialmente quando estiver zangado, 86-No a critique em frente de terceiros. 87-No deixe que ela o veja ficar entusiasmada com a aparncia fsica de outra mulher se isso a aborrece. 88-Tenha sensibilidade com relao a outras pessoas. 89-Faa com que sua famlia saiba que voc quer passar um tempo especial com eles. 90-Prepare o jantar para ela de vez em quando. 91-Mostre simpatia quando ela fica doente. 92-Avise quando for chegar tarde. 93-No discorde dela na frente dos filhos. 94-Leve-a para jantar e para passar o fim de semana fora. 95-Faa as coisinhas que ela precisa de tempos em tempos. 96-Permita que ela tome tempo para conversar sozinha com as amigas. 97-Compre para ela o que possa considerar um presente intimo. 98- Leia um livro recomendado por ela. 99-D-lhe uma placa gravada assegurando-lhe o seu amor eterno. 100Escreva uma poesia dizendo a ela como especial para voc.

Potrebbero piacerti anche