Sei sulla pagina 1di 9

Sociedade e Cotemporaneidade

A HISTRIA DA CIVILIZAO OCIDENTAL EM TRS TEMPOS


Por Prof.(a) Maria Clara Ramos Nery

esta parte de nossos estudos, vamos trabalhar com uma breve abordagem dos elementos que constituem a sociedade antiga, a sociedade moderna e a sociedade contempornea. importante compreendermos como ocorreu o processo de formao e evoluo da nossa sociedade porque as bases da sociedade

Pensarmos a sociedade em suas trs fases, pensarmos no passado enquato fora para uma perspectiva da realidade presente.

do presente foram plantadas no passado. A experincia e a histria ensinam que somos resultado das influncias pregressas, e, assim como trouxemos para os dias de hoje, carregaremos para o futuro as marcas do passado e do presente. Para projetarmos o futuro, portanto, faz-se necessrio entender o passado e o presente.

Sociedade Antiga
A histria da civilizao ocidental em trs tempos
60

sociedade antiga , em todas as suas formas, pr-capitalista, Isto , o modo de produo vigente assumiu formas anteriores ao capitalismo, que nasce com as revolues Comercial e Industrial. Sociedades com essas caractersticas sobreviveram por sculos, assentadas sob imprio da tradio, da famlia, da propriedade, da religio e da produo extrativista da natureza, num primeiro momento, e depois da agricultura, da pecuria e do trabalho artesanal. Se observarmos as diferentes que existiram no passado com essas caractersticas, nos verificaremos que os vnculos sociais se davam por semelhana. Os indivduos e grupos viviam em comunidade e isto significa dizer que a personalidade individual era fundamentalmente influenciada por interesses da vida prtica e da vida social nos crculos de relacionamento familiar e da aldeia.

A base dessas sociedades era a comunidade, que se estruturavam em torno de famlias e aldeias. Por isso, a viso de homem e de mundo por parte dos indivduos no estava baseada numa concepo individualista, mas sim numa viso que podemos denominar de comunitria, pois o vnculo com a comunidade que possui valor preponderante.
A maior parte do mundo apresenta esta famlia contempornea, j que a maior parte das pessoas do mundo no possui condies materiais de existncia dignas. Pensem a respeito. E, para compreendermos a realidade presente temos que nos reportar realidade do passado.

Fonte 1: Wikipedia

www.ulbra.br/ead

Sociedade e Contemporaneidade
A aldeia A base da sociedade, no contexto das sociedades regidas pela solidariedade mecnica era justamente a comunidade, a aldeia. a vida do homem no mundo sobre ela girava.

Fonte 2: Stock.Xchng

prescreve todo o arcabouo de valores morais e ticos aceitos socialmente. Essa era, tambm, uma sociedade na qual havia baixa estratificao social do trabalho, ou seja, um baixo ndice de especializao, assim como das hierarquias sociais e de poder.
Fonte 4: Arquivo Ulbra Ead

Neste contexto, a vontade individual cede lugar vontade do coletivo, devido aos vnculos de dependncia dos indivduos em relao aos crculos comunitrios, pois a liberdade pessoal encontra-se constrangida pelo imperativo da defesa e da sobrevivncia, mais fcil no seio do grupo. Na sociedade antiga o misticismo religioso se sobrepe racionalidade, pois a relao com os deuses exerce papel de elemento coesionador das condutas moral e, ao mesmo tempo, de fator justificador da ordem social, e, como conseqncia, sustentculo do poder. Tratam-se, portanto, de sociedades teocntricas, isto , nas quais a religio apresenta-se como nica fonte justificadora para a existncia individual e coletiva. no contexto desta sociedade que, no perodo da chamada Idade Mdia, que vai da decadncia do Imprio Romano at formao do Estado Absolutista, que a Igreja Catlica detm o poder cultural e formula as justificativas ideolgicas para a ordem social dessa poca. a Igreja quem

Nas sociedades antigas a esttua da justia no se encontrava to curvada assim. No contexto das sociedades contemporneas a justia se curva diante da injustia da realidade material e concreta dos homens, deixando cair a sua espada.

Se observarmos as regras jurdicas vigentes na sociedade antiga, constataremos a predominncia do direito penal, de carter repressivo e restitutivo, atravs do qual o indivduo castigado por determinao jurdica, penalizado com a obrigao de restituir sociedade os danos que a ela causou. Durkheim1 classificaria a sociedade antiga como uma sociedade que se caracteriza pela solidariedade mecnica, ou seja, os vnculos sociais se faziam como uma engrenagem, na medi-

O muro das lamentaes para aplacar as principais e fundamentais angstias humanas, denotando o prprio misticismo presente nas sociedades antigas e contemporneas.

Na sociedade antiga a vida do homem seguia um curso previsvel, era uma sociedade simples onde tudo parecia estar em seu lugar, enfim a vida do homem era uma vida simples dentro das previsibilidades da realidade concreta, do mundo real.
www.ulbra.br/ead

61

A histria da civilizao ocidental em trs tempos

Fonte 5: Arquivo Ulbra Ead

Fonte 3: Wikipedia

Sociedade e Cotemporaneidade
A agricultura A agricultura era a fora motriz das relaes de produo, era fundamentalmente uma sociedade simples e suas relaes sociais tambm podem ser consideradas simples, na medida em que a complexidade das relaes econmicas no estava presente.

formaes. A base do sistema de produo era a agricultura, a percepo da passagem do tempo estava associada aos ciclos da natureza, e, como conseqncia, os ciclos de mudana tambm no era abruptos. Na sociedade antiga a vida do homem seguia um curso previsvel, era uma sociedade simples onde tudo parecia estar em seu lugar, enfim a vida do homem era uma vida simples dentro das previsibilidades da realidade concreta, do mundo real.
Fonte 6: Stock.Xgnh

da em que as instituies sociais se relacionavam de forma interdependente, de maneira que uma engrenagem levava ao funcionamento de outra. A sociedade antiga, ento, era uma sociedade simples, na qual no havia grandes e rpidas trans-

A vida dependente da agricultura pressupe a fixao dos indivduos e das comunidades na base territorial como condio para a sobrevivncia, e ao mesmo tempo, os slidos vnculos familiares multigeracionais como condio para a produtividade do trabalho nas unidades de produo rural ou artesanal. A estabilidade por longos perodos era garantida pelo papel que a tradio exercia como fator coesionador do sistema social.

sociedade moderna tem incio com a revoluo Comercial e o ressurgimento do fenmeno urbano, que havia sido extinto no perodo medieval, que ocupou cerca de mil anos da histria da humanidade. A partir desse momento, e, especialmente a partir da revoluo Industrial, constata-se caracteriza uma crescente complexidade nas relaes sociais que vo surgindo como conseqncia do desenvolvimento e consolidao do capitalismo. Nas sociedades capitalistas os vnculos soNo contexto das sociedades modernas a vida humana, a vida do homem no mundo se complexifica

ciais se estabelecem pela diferena; a tradio, os usos e os costumes cedem lugar a uma concepo individualista de homem e de mundo e no qual a Igreja no mais detm o controle do conheci-

www.ulbra.br/ead

62

A histria da civilizao ocidental em trs tempos

Sociedade moderna

Fonte 7: Arquivo Ulbra Ead

Sociedade e Contemporaneidade
mento e da cultura, e, muito menos, da produo ideolgica. Trata-se de uma sociedade na qual h uma sofisticada estratificao social e das hierarquias de poder, uma elevada diviso social do trabalho e de especializao. Por esta razo, a base dos vnculos sociais tem origem na diferena e na semelhana como ocorria nas sociedades antigas. O direito, no contexto desta sociedade, evolui de um sistema repressivo e restitutivo, para um sistema contratualista e restitutivo, no qual os indivduos restituem a outros indivduos os danos eventualmente causados, pois a funo do direito restitutivo de no estabelecer a punio das condutas que se desviam do determinado socialmente, e sim, reparatria. Ou seja, busca-se impor a reparao dos prejuzos que so causados pelo prprio descumprimento das obrigaes de carter profissional ou de carter social.2 Este aspecto importante, na medida em que a sociedade se caracteriza por uma concepo individualista de homem e de mundo. Nesta sociedade no restitumos mais mesma sociedade, e sim ao outro, os danos causados. Por essa razo, predominam o direito civil e do direito comercial sobre a regulao dos conflitos, se pensamos bem a presena da pessoa fsica e da pessoa jurdica. Na sociedade moderna surge o processo de secularizao. Portanto, a racionalidade que o acompanha no elimina a religio como estrutura de explicao e justificativa para a ordem social, mas remete-a para a esfera privada que envolve os valores individuais. A adeso a esse sistema de crenas e valores morais de natureza religiosa, ento, agora pertinente aos indivduos, famlia e s relaes sociais dos crculos prximos, portanto.
Fonte 8: Wikipedia

No contexto das sociedades complexas o direito assume novas formas. diante de uma sociedade marcada pelo individualismo podemos dizer que tambm o direito se individualiza.

www.ulbra.br/ead

63

A histria da civilizao ocidental em trs tempos

Sociedade e Cotemporaneidade
Na sociedade moderna o individualismo encontrase presente, sendo fora motriz de uma nova concepo de homem e de mundo.

Fonte 9: Arquivo Ulbra Ead

desenvolvimento social. O progresso, dessa forma, constitui-se como um valor em si mesmo, e como um moto contnuo no qual o progresso gera sempre a cada vez mais, progresso. A racionalidade e a conseqente f no progresso, elaborados no contexto das sociedades modernas, produzem um acentuado crescimento econmico, e, da mesma forma, um acentuado subdesenvolvimento social, como nos diria Weber3. As sociedades capitalistas industriais modernas encontram-se orientadas para o consumo de massa. Segundo Gadea4, trabalhar com as formas como as pessoas pensam e definem suas respectivas situaes vitais e conseqentes concepes da ordem social, fundamental para a organizao do raciocnio analtico e cientfico sobre o social. No contexto das sociedades modernas, portanto a forma de como se percebe a passagem do tempo parte da sensao de linearidade, ou seja, como se a humanidade vivesse uma marcha inexorvel do passado em direo a um futuro melhor e mais desenvolvido, como se houvesse um destino pr-estabelecido dirigir a vida da sociedade humana.

Falar em modernidade e nos fatores determinantes da constituio da sociedade moderna, falar, em essncia, no predomnio da razo sobre as crenas e sobre a tradio. circunscrever-se s determinaes da razo, da previsibilidade da cincia e do progresso em combate s tradies, ao misticismo e irracionalidade. A sociedade moderna o prprio rompimento com a tradio, isto , com uma viso sacra do homem e do mundo, visto tratar-se de uma sociedade que assume a afirmao de valores considerados profanos, tais como a ambio, o lucro, o dinheiro e a riqueza. , tambm, uma sociedade antropocntrica, que se confronta com as tradies religiosas elaborando novos significados, novas narrativas, novos efeitos de sentido, novos discursos, novas representaes. Instaura-se na era moderna, uma viso positiva da cincia. A f leiga na universalidade da razo humana e o otimismo no progresso, que se constitui numa nova estrutura de explicao e justificativa para a ordem social. Surge, com a proeminncia da razo, na sociedade moderna, uma diferenciao do saber especializado em relao ao saber do senso comum; do saber cientfico e da racionalidade das lgicas causais; enfim, emergem a razo e o saber cientifico, alicerados na ideologia do progresso, como molas propulsoras do

A crena no progresso da cincia, tornou-se na modernidade a fonte explicativa de nosso estar no mundo. a cincia estabelecia uma nova estrutura de plausibilidade do mundo, de uma viso teocentrica(deus como fonte explicativa), passamos no contexto das sociedades moderna para uma viso antropocntrica(o homem como fonte explicativa) do homem e do mundo.

www.ulbra.br/ead

64

A histria da civilizao ocidental em trs tempos

A orientao temporal das condutas individuais e sociais na relao com a idia de futuro melhor, liga-se idia de progresso como um elemento fundamental da equao capitalista e, ao mesmo tempo, assenta-se sobre as razes profundas do imaginrio cristo que, define, na relao dos indivduos com o transcendente e com o divino, a idia de um paraso como destino futuro e ideal, ao que estamos predestinados por desgnio de Deus. O predomnio da razo que se manifesta como conseqncia da dinmica histrica e social, encontra um caminho de

Fonte 10: Stock.Xchng

Sociedade e Contemporaneidade
No contexto da sociedade contepornea, da sociedade da informao e diretriz fundamental se pauta pelo consumo de massa.

coerncia subliminar entre religio e razo, e na relao com o caminho para a felicidade. H, nesse sentido, na modernidade, uma concepo asctica, de carter disciplinador das condutas humanas morais e em relao ao trabalho. No que tange organizao social, surge uma nova relao entre o indivduo e a sociedade, que se manifesta na forma como indivduos e grupos representam sua realidade vivenciada no mbito imaginrio. Segundo Gadea5, a ordem social prioriza a igualdade, homogeneizao e massifica as condutas, o minimiza ou desconhece s diferenas. Os chamados vnculos coesionadores do subsistema social, impera a funcionalidade, isto , o papel de cada uma nas organizaes e hierarquias s quais o indivduo se liga.

No que diz respeito aos princpios de legitimao da realidade, encontramos os denominados meta-relatos explicativos da realidade; e, na relao mundo-pessoa temos a priorizao do sujeito universal e da universalidade que se coaduna com o processo de homogeneizao e padronizao, tpicos do sistema de produo de massas das mercadorias industriais. Sob a tica de Durkheim6, a sociedade moderna uma sociedade que se rege, ento, pela solidariedade orgnica. Ou seja, um sistema no qual cada as partes so autnomas em suas funes como engrenagens do todo, mas, devido alta especializao das funes na diviso do trabalho, cada parte dependente de outra parte como condio de sobrevivncia e acesso aos bens e servios sofisticados e somente acessveis no mercado. Como sistema social, trata-se de uma sociedade complexa, complexidade esta que foi desencadeada pelo modo capitalista de produo, ao mesmo tempo em que, com este modo de produo agudizaram-se as contradies econmicas, refletidas nos contextos, social, poltico e cultural.

Fonte 11: Stock.Xchng

A Sociedade contempornea
sociedade contempornea apresenta caractersticas prprias. Podemos dizer que nela encontram-se envolvidas caractersticas tpicas da sociedade antiga e da sociedade moderna, simultneas s caractersticas prprias da sociedade contempornea. Nesse sentido ela , ao mesmo tempo extenso e ruptura em relao sociedade moderna. O sistema econmico vigente segue sendo o capitalismo,

mas, trata-se der um capitalismo de novo tipo. Encontramos, na sociedade contempornea, alguns traos das sociedades antiga e moderna, mas com acrscimos ou, at mesmo, com inverses. Trata-se de uma sociedade plural, complexa, globalizada e excludente. Na sociedade contempornea no encontramos o papel da razo humana sofre um desloca-

www.ulbra.br/ead

65

A histria da civilizao ocidental em trs tempos

Sociedade e Cotemporaneidade
No contexto da contemporaneidade estamos vivenciando a era da informao, onde o mundo humano rege-se pelas determinaes de uma sociedade informatizada, globalizada e marcadamente excludente.

mento, pois, em muitos casos, as aes humanas orientam-se pela desrazo. O 11 de setembro, nesse sentido demarca esse trao de irracional e, ao mesmo tempo, um exemplo evidente da convivncia contraditria de trs tempos histricos. A esttica e retrica dos guerreiros medievais da Al Qaeda, atiram-se sobre o vcuo de poder deixado pelo fim da URSS e seu contraponto, hoje inexistente, com poder conquistado pelos EUA aps a Segunda Guerra Mundial, recorrendo s tecnologias e estratgias tecnolgicas da sociedade ps-industrial como armas da guerra terrorista contra o grande sat norte-americano e seu poderio hegemnico sobre a nova arena global. Esses so traos caractersticos de uma sociedade de descontinuidades, incertezas e conflitos.
No contexto da sociedade contempornea, da sociedade da informao tudo encontra-se no espao do transitrio, gerando dificuldades do homem contemporneo estabelecer vnculos consistentes com o outro, com a natureza e at mesmo com a sua realidade.

ao paraso perdido e guiada pela inteno de formar a vida cotidiana mais dotada de sentido.7

O que podemos depreender desta afirmao de Martelli?


Que a sociedade contempornea, em seu jeito de ser, envolve elementos do passado, reinterpreta o presente e no considera o futuro, pois o homem contemporneo encontra-se no universo do aqui e do agora, sendo imediatista em suas aes, imediatismo este que encontramos presente no campo social, poltico, econmico e cultural.

Fonte 13: Arquivo Ulbra Ead

Segundo Martelli, O ps-moderno, a nosso ver, exatamente isto: a re-interpretao de significados e smbolos presentes tanto na tradio como na modernidade e at no arcaico, mas de maneira seletiva e mediata, sem iluses sobre a existncia de atalhos mticos em direo

Fonte 14: Wikipedia

Vivemos na sociedade dos smbolos. Experienciamos, como indivduos contemporneos, a imploso dos sentidos e o surgimento de novas representaes que so marcadas pela ambivalncia. Segundo Bauman8, isso significa que a linguagem no traduz mais, adequadamente, a

A complexidade do mundo humano uma constante.


www.ulbra.br/ead

66

A histria da civilizao ocidental em trs tempos

As relaes sociais se tornaram mais complexas no contexto da contemporaneidade, na medida em que tambm se complexificaram as representaes sociais, que envolvem complexas misturas de elementos do passado, provenientes da sociedade antiga e da sociedade moderna, todas reinscritas e reconfiguradas sob as mltiplas molduras da contemporaneidade.

Fonte 12: Stock.Xchng

Sociedade e Contemporaneidade
Vivemos na sociedade dos smbolos, onde encontramo-nos diante de uma realidade multifacetada, que em muitos momentos contribui para nossa perda de identidade enquanto atores sociais.

Fonte 15: Arquivo Ulbra Ead

instaura na sociedade moderna, e se converte em hiper-especializao, com o grau mais sofisticado das novas formas da diviso social do trabalho. As formas pelas quais o sistema de representao poltica respondia aos anseios da sociedade esto desacreditadas e incapazes de exercer a funo de canal de realizao dos anseios da sociedade. A sociedade cobra modificaes radicais no sistema de representatividade, no sentido de que ele venha a cumprir o seu papel. As tecnologias da informao e da comunicao eletrnica permitem a compresso, ou supresso, da relao tempo/espao, e a ruptura com concepo moderna de relao linear com o tempo. Em termos da informao, estamos experimentando profundas alteraes em vrios aspectos de nossas vidas. Giddens afirma que:
muitos aspectos de nosso cotidiano, por exemplo, agora envolvem interaes com sistemas automatizados e computadores, em vez de seres humanos. As mensagens eletrnicas escritas e sonoras esto substituindo as cartas e os telefonemas, o comrcio eletrnico ameaa ultrapassar a freqncia s lojas, o nmero de caixas bancrios eletrnicos est excedendo o de pessoas que trabalham como caixas em bancos e as refeies pr-embaladas oferecem uma opo mais rpida do que cozinhar.11

realidade. Estamos na era do transitrio. Perdemos os vnculos sociais consistentes do passado. Vivemos num espao e num tempo nos quais, cada vez mais, tudo o que slido se desmancha no ar9, como dizia Marx, ou, conforme Bauman: As pontes coletivamente erigidas entre a transitoriedade e a eternidade se degradaram e o indivduo foi deixado cara a cara com a prpria insegurana existencial, pura e intacta. Agora espera-se que ele ou ela enfrente sozinho(a) as conseqncias10. Agora, e sob essas circunstncias, ficou a cargo do indivduo a regncia de sua realidade, inclusive sua realidade social, como se fosse possvel separar-se a realidade social da realidade individual.

E, tudo o que slido se desmancha no ar, inclusive o homem.

E no campo poltico, das relaes de poder o que vemos?


Cada vez mais experimentamos a quebra de determinadas tradies polticas. Hoje a esfera poltica encontra-se merc das determinaes dos tcnicos, dos especialistas, como conseqncia da especializao que se

Fonte 17: Arquivo Ulbra Ead

E , todas as relaes sociais, no contexto da contemporaneidade, as relaes entre os indivduo, as relaes de poder, as relaes econmicas, encontram-se em plena interrogao, como se estivssemos na corda bamba.

www.ulbra.br/ead

67

A histria da civilizao ocidental em trs tempos

Fonte 16: Arquivo Ulbra Ead

O autor fala ainda de elementos de nossa vida contempornea e do quanto as relaes que estabelecemos em formato de redes interferem na nossa vida cotidiana, mudando nos percepo do mundo nas esferas micro e macro social.

Sociedade e Cotemporaneidade
A dificuldade que temos de perceber o outro que, no contexto atual, no tem identidade fixa, exige uma complexa compreenso do momento e do convvio social com as diferenas. Ao mesmo tempo, na dimenso cultural, percebemos relaes cruzadas entre massificao e fragmentao, tendncias opostas e simultneas que tornam difcil uma equao democrtica do respeito diferena. O contexto dos paradoxos parece ser uma traduo sempre presente na realidade social contempornea. A globalizao um processo no qual as influncias internacionais afetam cada vez mais a vida social; cultural, econmica e poltica das sociedades locais. A dimenso econmica desse processo parece exercer funes centrais a impulsionar as tendncias de mudana. Segundo Johnson12, na medida em que a economia complexifica as relaes econmicas, expressa um processo de concentrao do poder econmico, e, da mesma forma, interfere no mundo do trabalho, alterando as relaes sociais que esto sobre a gide do capitalismo industrial. A globalizao, principalmente na sua dimenso econmica, trs conseqncias humanas marcadamente fortes na medida em que tem gerado, dentre suas conseqncias sociais, o prprio aumento dos indicadores de pobreza e distncia entre ricos e pobres.
Fonte 18: Arquivo Ulbra Ead

de contempornea requer a reflexo complexa e integrada do sobre seus aspectos sociais, polticos, econmicos e culturais. O enfoque aqui apresentado orientou-se pela preocupao com a abordagem de aspectos importantes, mas no nicos e nem carregados do pressuposto do monoplio da verdade. O mundo contemporneo marcado pela incerteza, pela complexidade e pela dificuldade de agregao social, na medida em que construmos uma sociedade assentada sobre uma matriz organizacional baseada em redes informacionais que, de certa forma, transformam profundamente as relaes sociais tal com existiam at poucas dcadas atrs. Os vnculos sociais so mediados, nesse contexto, tambm, e talvez de forma preponderante em certos crculos sociais, pelos sistemas tecnolgicos de comunicao/relao. Por esta razo, estamos vivendo num contexto no qual temos dificuldade de estabelecer vnculos sociais de pertencimento a grupos de convivncia que, no passado, constituam-se em fatores de estabilizao psquica e psicossocial, e de coeso social. Na sociedade-rede, tudo transitrio, por vezes, vazio, incerto, paradoxal; contraditrio.

Compreender o que se passa com a socieda-

1 DURKHEIM, 1984. 2 PLMER, 2005. 3 WEBER, 1982 4 GADEA, 2007. 5 Id. 6 DURKHEIM, 1993. 7 MARTELLI, 1995, p. 419-420. 8 BAUMAN, 1999 9 MARX, 1982. 10 BAUMAN, 2000, p. 46. 11 GIDDENS, 2005, p. 301. 12 JOHNSON, 1997. 13 PESSOA, 1931.

www.ulbra.br/ead

68

A histria da civilizao ocidental em trs tempos

E que a solido no seja nosso destino!

O poeta Fernando Pessoa, talvez premonitrio, pode ter definido o sujeito contemporneo ao escrever: Eu vejo-me e estou sem mim, conheo-me e no sou eu.13

Potrebbero piacerti anche