Sei sulla pagina 1di 3

Essa viso inicial, com muita nfase em contedos filosficos, logo se mostrou insuficiente para a atuao prtica dos

assistentes sociais. A partir da dcada de 40 do sculo XX, os novos profissionais procuraram um aprimoramento tcnico e metodolgico, tendo como fundamento as Cincias Sociais e, com elas, a viso funcionalista americana passou para o brasileiro. Entre os anos de 1930 a 1945, coincidindo com dois grandes fatos poltico-sociais: a Segunda Guerra Mundial (Europa) e o perodo do Estado Novo (Brasil). Os modelos importados no se enquadravam na realidade brasileira e fizeram com que o Servio Social fosse assistencial, caritativo, missionrio e beneficente. importante ressaltar, que as polticas sociais implantadas nos pases de capitalismo avanado, no foram produtos de uma ao autnoma e beneficente do prprio Estado, mas o resultado de concretas, prolongadas e muitas vezes violentas demandas das classes populares (Vieira, 11989, p. 29). Nesses paises havia uma longa tradio de luta pelos direitos de cidadania. Muitos benefcios sociais foram conquistados pelos trabalhadores e eram administrados pelo Estado, como forma de distribuio da riqueza acumulada pelo capital.

A partir de 1940, a questo social, passa por grandes transformaes, especialmente a partir do final da II Guerra Mundial. A acelerao industrial, as migraes campo-cidade, o intenso processo de urbanizao, aliados ao crescimento das classes sociais urbanas, especialmente do operariado, vo exigir novas respostas do Estado e do empresariado s necessidades de reproduo da vida social nas cidades. Segundo SILVA (1997, 57): Os pases capitalistas centrais pressionando os perifricos ao enfrentamento da questo social e trabalhista em blocos, contribuiram para o rompimento da postura liberal at ento adotada pelo Estado brasileiro. Frente a experincia real de socialismo na Europa, era necessrio responder no plano ideolgico com aes concretas referentes a questo social. A questo social se pe como alvo da interveno do Estado, por meio das polticas sociais pblicas, ao mesmo tempo em que o empresariado, movido de um novo esprito social, substitui a mera represso e assistncia eventual por mecanismos que visam a colaborao entre capital e trabalho. Neste contexto, em plena ditadura de Vargas, criada em 1942, a Legio Brasileira de Assistncia LBA, primeira instituio assistencial de porte nacional, bem como as grandes instituies que iro configurar o que hoje conhecemos como sistema S SESI, SENAI, SESC. A criao das instituies assistenciais, territrio nacional, amplia significativamente o mercado de trabalho do assistente social, agora investido de um mandato oficial, a partir do seu reconhecimento e legitimao pelo Estado e empresariado. Segundo a Revista Virtual Textos & Contextos (2003, 39):

Em 1940, foram decretados o Imposto Sindical, o Salrio Mnimo e o Servio de Alimentao da Previdncia Social. Em 1942, foi criada por Decreto-lei a Legio Brasileira de Assistncia (LBA), que serviria como rgo de colaborao junto ao Estado, para cuidar dos Servios de Assistncia Social. Ainda em 1942, foi institudo o Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Em 1943, foi promulgada a Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Em 1946, foram fundados mais dois rgos importantes para o atendimento dos trabalhadores: o Servio Social da Indstria (SESI) e o Servio Social do Comrcio (SESC). No mesmo ano, criou-se a Fundao Leo XIII, com o objetivo de atuar na educao popular dos favelados do Rio de Janeiro. Os processos de institucionalizao do Servio Social, como profisso, esto relacionados com os efeitos polticos, sociais e populistas do governo de Vargas. A implantao dos rgos centrais e regionais da previdncia social e a reorganizao dos servios de sade, educao, habitao e assistncia ampliaram de modo significativo o mercado de trabalho para os profissionais da rea social. O Servio Social, como profisso e como ensino especializado, beneficiou-se com esses elementos histricos conjunturais. Ao mesmo tempo em que se ampliava o mercado de trabalho, criavam-se as condies para uma expanso rpida das escolas de Servio Social. A crescente centralizao das polticas sociais pelo Estado gera o aumento da demanda pela execuo de programas sociais no interior das instituies, induzindo o crescimento numrico das escolas e do meio profissional, com a conseqente expanso do Servio Social e elevao do status profissional.

A realizao do I Congresso Brasileiro de Servio Social em 1947 o incio de uma tendncia de valorizao crescente dos encontros nacionais, cada vez mais massivos e reveladores dos debates e das polmicas profissionais. A forte influncia norte-americana na Amrica Latina e no Brasil, a partir do segundo ps-guerra, ir penetrar tambm na profisso, com a incorporao das teorias estrutural-funcionalistas e das metodologias de interveno, especialmente o Servio Social de Caso e o Servio Social de Grupo. Segundo IAMAMOTO (1985, 142): O Servio Social uma profisso inserida na diviso social e tcnica do trabalho. O assistente social atua, necessariamente, em um espao contraditrio sendo que o profissional atende, ao mesmo tempo, as demandas impostas pelos interesses do capital e do trabalho. Entretanto, a sua opo tico-poltica pode reforar um destes dois plos. produtivo estabelecer um dilogo crtico com a sociedade de mercado, para que seja possvel propor alternativas que, pelo menos, no reproduzam meramente as indicaes dominantes originalmente apresentadas. Isto no significa que o Servio Social seja um trabalho (no sentido marxiano da palavra), entendido como a prxis mediadora entre o homem e a natureza na produo de valores de uso (categoria central no

mundo burgus contemporneo), ou ainda, como trabalho abstrato (alienado) produtor e agregador direto de valor. Trata-se, apenas, de uma profisso que ocupa uma funo na diviso do trabalho social no diretamente ligada produo de mercadorias e valorizao do capital, mas que contribui indiretamente com o processo de acumulao e com a sobrevivncia do trabalhador atravs do gerenciamento e da prestao de servios na esfera social. Foram abordados neste trabalho as origens histricas da profisso e o contexto histrico, social e poltico da sociedade brasileira. Nesse contexto nasceu o Servio Social e desenvolveran-se os primeiros campos de trabalho da nova profisso que tem como a principal demanda o papel domesticador no controle de situaes sociais problemas e por isso que a dcada de 30 e 40 so considerandas dcadas to importantes para o incio do desenvolvimento dessa carreira.

Mesmo comeando a existir escolas de formao para o assistente social em 1936, a profisso s foi regulamentada em 1957 num constante processo de avanos e recuos, que acompanhou o movimento dinmico da histria e enfrentando muitos desafios, essa profisso institucionalizou-se em solo brasileiro, ocupando seu espao na diviso social do trabalho, prprio de uma sociedade capitalista. Nesse contexto, houve uma tendncia ao crescimento da demanda de Assistentes Sociais, como agentes executores das polticas sociais. Desses profissionais, exigiram-se especializao em polticas sociais, planejamento, administrao de servio, o que significava uma formao tcnica e metodolgica rigorosa e adequada ao mercado de trabalho. Atualmente a lei que regulamenta esta profisso a 8.662 de 1993. importante salientar que o exerccio da profisso de Servio Social requer formao universitria e inscrio nos Conselhos Regionais constitudos em todos os Estados da Federao. Como est escrito no Cdigo de tica Profissional do Assistente Social, ocorreu um profundo processo de renovao no Servio Social, que acumulou experincias profissionais, desenvolveuse e hoje apresenta-se como profisso reconhecida academicamente e legitimada socialmente (CFAS, 1993, p. 9).

Potrebbero piacerti anche