Sei sulla pagina 1di 2

01/07/13

Notcias Edio 336 | Revista Ultimato


edio 336 Maio-Junho 2012 Visualizaes: 337 comente! +A -A compartilhar

notcias notcias
Curtir 0 Enviar Tw eetar 0 0

IBGE promete divulgar em junho dados sobre religio Qual o nmero de evanglicos no Brasil? O crescimento continua? E os sem-religio, esto mais fortes? Estas e outras perguntas foram respondidas pelo censo demogrfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), concludo em novembro daquele ano. No entanto, a divulgao dos dados tem sido escalonada. As informaes sobre religio sero divulgadas neste ms. O IBGE garante, em seu prprio site, que divulgar tambm resultados sobre populao, deficincia e orfandade materna. O ltimo censo demogrfico do IBGE, realizado em 2000, contabilizava 26 milhes de evanglicos (cerca de 15% da populao) assim distribudos: pentecostais e neopentecostais com 17,6 milhes, histricos com 7,1 milhes e outras igrejas com 1,3 milho. A amostra registrava tambm que a taxa de crescimento anual dos evanglicos no pas (7,42%) era mais de quatro vezes e meia a taxa de crescimento da populao (1,63%). J na Pesquisa de Oramentos Familiares (POF) do IBGE de 2009 registrou-se um rpido crescimento dos evanglicos sem vnculo institucional. Eles constituam apenas 4% dos protestantes na POF de 2003 e passaram a 14%. um salto de mais de 4 milhes de pessoas.

Cada vez mais Bblias

A Sociedade Bblica do Brasil (SBB) produziu e distribuiu 6,7 milhes de Bblias em 2011 -- 14,54% a mais que a quantidade alcanada em 2010. J a distribuio de pores bblicas, Novos Testamentos e selees bblicas alcanou 242 milhes de exemplares -- 2,89% superior ao ano anterior. A Palavra de Deus cada vez mais necessria em nosso mundo, em especial para as pessoas em situao de risco social, cujas vidas so transformadas por meio da mensagem bblica, ponderou o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer. A Grfica da Bblia, instalada no municpio de Barueri, SP, em 1995, onde fica tambm a sede da SBB, produz um exemplar da Bblia a cada trs segundos, consumindo oitocentas bobinas de papel por ms, o que equivale a 24 mil quilmetros. O papel consumido em um ano daria 7,2 voltas ao redor do planeta Terra. A SBB exporta 20% de sua produo de Bblias para mais de cem pases das Amricas, frica, sia e Europa, em portugus, espanhol, ingls, francs e idiomas falados no continente africano.

Morre o papa da Bblia

O papa Shenouda III, patriarca da Igreja Copta (cristos ortodoxos) no Egito, morreu no dia 17 de maro aos 88 anos. O religioso, que sofria de vrias doenas crnicas, foi eleito em 1971 papa de Alexandria e patriarca da Igreja Copta Ortodoxa de So Marcos, nome pelo qual conhecida oficialmente a mxima autoridade dos cristos egpcios. A Sociedade Bblica do pas lamentou a morte do lder, que era chamado de papa da Bblia. Sentimos a terrvel perda de um dos nossos maiores apoiadores. Ao longo dos anos, o papa Shenouda III foi apelidado de o papa da Bblia por causa de seu incrvel amor pelas Escrituras e pela paixo de ensinar, pregar, memorizar e promover a Bblia como o fundamento da f crist e o ponto focal da vida do crente. O rpido crescimento da Bblia nos ltimos 40 anos no Egito se deve, em parte, ao esforo da Igreja Ortodoxa, disse em nota oficial Ramez Atallah, diretor geral da instituio. Como Shenouda III tambm era promotor da unidade religiosa, sua morte deixa uma preocupao quanto ao risco de acirramento da violncia religiosa no pas. A Igreja Ortodoxa do Egito a maior comunidade crist do Oriente Mdio e representa 90% dos cristos do pas.

Redes evanglicas faro encontro conjunto em Manaus A Rede Evanglica Nacional de Ao Social (RENAS) e os Mdicos de Cristo faro um encontro conjunto em Manaus, AM, de 13 a 15 de setembro de 2012. O 7 Encontro RENAS, cujo tema Vida em Abundncia: ao social, justia e sustentabilidade, dedicar parte de seu programa a plenrias e oficinas do 6 Congresso Evanglico Nacional de Profissionais da Sade. O tema deste ser Sade e Meio Ambiente: percepo holstica de um evangelho integral. O evento tambm acolher o 6 Congresso Regional Sulamericano de Mdicos e Dentistas Cristos.

www.ultimato.com.br/revista/artigos/336/noticias/200

1/2

01/07/13

Notcias Edio 336 | Revista Ultimato


Assim, queremos dar testemunho de maior unidade e parceria em prol da causa do reino de Deus. Cremos que haver bons frutos dessa convergncia, disseram os coordenadores do grupo gestor da RENAS. O 7 Encontro RENAS abordar assuntos como teologia bblica da criao e bases tericas e aes da sustentabilidade integral. Ariovaldo Ramos, Timteo Carriker e Ronaldo Lidrio esto entre os preletores esperados. A expectativa reunir mais de quatrocentos cristos, principalmente de igrejas e organizaes sociais do Norte. Ser o primeiro encontro da RENAS em um estado da regio.

Incndio em Honduras mata cerca de cem pastores Entre os 360 mortos no incndio em uma priso em Comayagua, em Honduras, ocorrido no dia 14 de fevereiro, cerca de cem eram pastores de clulas, informou Her Chinchilla, lder de um grupo de capeles prisionais do pas. Confirmamos que existem muitos cristos entre as vtimas. No centro temos pastores e copastores que fazem o trabalho com os presos. Muitos deles fazem seu treinamento teolgico para serem pastores aqui mesmo. H cultos todos os dias. Esse trabalho apoiado por diferentes igrejas e ministrios, disse ele. Havia um sistema de clulas no qual um prisioneiro pregava toda noite, com aprovao das autoridades prisionais. Os lderes das clulas eram escolhidos de acordo com seu testemunho. Vrios agentes penitencirios participavam ouvindo a pregao dos lderes de cada clula. Foi divulgado que aproximadamente duzentos presos eram cristos que estavam reunidos em uma capela no centro da priso. O ministro da segurana de Honduras, Pompeyo Bonilla, disse que o incndio foi causado por um cigarro. Fontes: IBGE, Adital, G1 e Gospel Prime.
Maio-Junho 2012 Visualizaes: 337 comente! +A -A compartilhar

opinio do leitor
comentrios
CO M E NTA R

artigos em resposta

Ainda no h comentrios sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!

Todo o conte do do site da Editora Ultim ato e st lice nciado sob a C re ative C om m ons Atribuio-Uso no-com e rcial-No De rivative W ork s 3.0 Brasil Lice nse .

www.ultimato.com.br/revista/artigos/336/noticias/200

2/2

Potrebbero piacerti anche