Sei sulla pagina 1di 3

Introduo

A partir da dcada de 80, as pesquisas cresceram no campo educacional, visando enfatizar a necessidade de uma sociedade democrtica, da qualidade no ensino e da busca de novas metodologias, utilizando os diversos recursos didticos disponveis [1]. O ensino pode ser visto como uma atividade complexa, a qual envolve tanto condies externas como tambm internas das situaes didticas. J a aprendizagem um processo de construo que inclui conflitos, integraes e, sobretudo interferncias que resultam das interaes necessrias entre concepes, conceitos e contextos de aprendizagem, acrescentando que necessria, nesse processo, a identificao de obstculos epistemolgicos e ontolgicos para ajudar os estudantes a transp-los [2]. Nessa perspectiva, o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula exige cada vez mais do professor dedicao, para que o contedo ministrado seja repassado de uma forma dinmica, eficiente e prazerosa. Nesse contexto, os professores acabam assumindo um papel de suma importncia, na medida em que a didtica desenvolvida por eles essencial nesse processo. O professor tem a funo de planejar, dirigir e controlar o processo de ensino, tendo em vista estimular e suscitar a atividade prpria dos alunos para a aprendizagem. Assim, a utilizao de recursos didticos alternativos serve para que o aluno descubra seu prprio mundo, esclarea suas dvidas, valorize o ambiente que os cerca e entenda que no apenas com materiais previamente preparados, que muitas vezes no condizem com as suas realidades, e adquiridos pela escola que ir ilustrar a sua aula. O principal objetivo da pesquisa foi identificar quais recursos didticos esto sendo utilizados pelos professores nas diversas reas do conhecimento de escolas pblicas e privadas de Pernambuco. Buscando verificar como as aulas esto sendo desenvolvidas pelos mesmos.

Material e mtodos

A metodologia adotada durante a pesquisa foi pautada em uma entrevista, que o meio pelo qual o pesquisador busca obter, na fala dos atores sociais, as informaes contidas. Optamos pela forma semi-estruturada por articular a modalidade mais ou menos dirigida [3]. A pesquisa foi realizada com 10 professores, sendo 5 de escolas pblicas estadual e 5 de escolas privadas de Pernambuco. As questes discutidas foram: QD-1. Qual a sua rea de atuao? QD-2. Sua escola disponibiliza recursos didticos para execuo das atividades que lhe so atribudas?Quais recursos? QD-3. Voc utiliza algum tipo de recurso didtico disponibilizado pela escola? QD4. Em sua opinio os recursos didticos podem ser considerados instrumentos que auxilie a aprendizagem, por qu?

Discusso

Os educadores precisam compreender que o uso do recurso didtico s ser vivel e significativo em sua prtica pedaggica, quando ele se constituir um elemento de apoio na construo do conhecimento. Diante desse aspecto, inovar, criar, experimentar , pois, desafios importantes na vida profissional. Assim, os recursos didticos criam possibilidades para o professor, evitando que o cotidiano escolar no seja engolido pela mesmice do dia-adia. Percebe-se, assim, a importncia dos recursos didticos no s como inovador, mas como possvel de acontecer. Basta que se tenha o olhar sensvel do educador, projetando-se para um novo jeito de caminhar.

Resultados

De acordo com os resultados obtidos, identificamos que os recursos didtico-pedaggicos no esto to disponveis a esses profissionais como deveria. Existem nas escolas vdeos, DVDs, retro projetor que promovem uma importante relao entre teoria e prtica na perspectiva que a teoria deixa de ser contemplao e passa para guia da ao, e a prtica torna-se a prpria ao guiada e mediada pela teoria. Contudo, ainda faltam livros, CDs, mapas, bssolas, computadores e projetores dentre outros recursos que com certeza ajudaria no aprendizado da disciplina, permitindo aos alunos ter acesso a determinados utenslios vistos apenas em livros e que atravs deles conheceriam como so e sua capacidade de utilizao. relevante o estabelecimento de situaes de interao e cooperao entre os alunos, os professores e sem dvida de recursos didticos que propicie melhores condies do processo de ensino-aprendizagem com apresentaes de informaes, conceitos e assimilao de dados (contedos), mantendo a relao de dilogo entre os discentes [4]. Segundo os professores, necessrio problematizar os contedos a serem estudados considerando a vivncia dos alunos com o conhecimento. Tambm essencial avaliar quais instrumentos utilizar e com quais contedos podem ser determinados os recursos didticos, j que adquirir tcnicas de trabalho mais importante para os alunos que o simples acmulo terico e desconectado. Ainda evidente que as aulas expositivas ainda so o principal meio que o professor utiliza para construir conhecimentos junto aos alunos, utilizando quadro, piloto e livro, que segundo eles so os recursos mais disponveis nas escolas. Dentro desse contexto, o aluno tem apenas uma primeira compreenso de informaes essenciais aquele estudo, pois o objetivo dessa aula geralmente conseguir que os alunos adquiram uma assimilao inicial de um novo contedo. Na pesquisa, os docentes descreveram os recursos didticos pedaggicos que so utilizados por eles em sala durante a fazer de regncia, entre eles temos: TV, DVD, som, livros, quadro e piloto. No entanto, nem sempre possvel, pois a quantidade limitada para todos da escola. interessante destacar que os professores das escolas privadas apresentam realidades parecidas com as escolas publicas, uma vez que so poucos os recursos por eles utilizados. Eles argumentam que a estrutura fsica da escola no d condies para utilizar alguns recursos com freqncia.

Os professores entrevistados so de reas diversas, tais como: lngua inglesa, portugus, matemtica, fsica, cincia, histria, geografia e qumica. Entretanto, percebemos que os professores das cincias humanas utilizavam com maior freqncia os recursos que as escolas disponibilizavam, diferente das cincias exatas que utilizam apenas quadro, livro e piloto. Sendo assim, fica claro que os recursos didticos ainda no so utilizados com freqncia nas aulas e que os professores preferem restringir sua ao docente ao livro didtico, apenas. De acordo com esses resultados, podemos afirmar que as disciplinas, principalmente das cincias exatas, continuam a se apresentar de forma pouco interessante nas salas de aulas, onde se faz necessrio uma abordagem significativa dos contedos repassados. Para tal, primordial levar em considerao aquilo que o aluno j sabe, baseando-se na idia de que, para que ocorra aprendizagem, necessrio partir daquilo que o aluno j sabe. Ele preconiza que os professores devem criar situaes didticas com a finalidade de descobrir os conhecimentos j ancorados, chamados de conhecimentos prvios.

Agradecimentos

Agradecemos aos professores que colaboraram com a pesquisa, nos ajudando a investigar questes que norteiam o campo educacional.

Referncias [1] BIZZO, N. Cincia: Fcil ou difcil? So Paulo: tica, 2002

[2] CACHAPUZ. A. Cincia, educao em cincias e ensino das cincias. Ministrio da educao. Lisboa, 2002.

[3] CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criao. In: MINAYO, M.C.S (Org.). Pesquisa Social: teoria mtodo e criatividade. Petrpolis: vozes, 1994.

[4] TEDESCO, J. C. O novo pacto educativo: educao, competitividade e cidadania na sociedade moderna. So Paulo. tica, 1998.
(Artigonal SC #2227873)

Potrebbero piacerti anche