Sei sulla pagina 1di 40

1

TADEL
Treinamen to Avanado De Liderana
M.D.A.

2 Modelo de Discipulado Apostlico

TREZE COLUNAS DA SUPERVISO PARA GARANTIR O CRESCIMENTO E A MULTIPLICAO DA CLULA


Para garantir que ocorra Crescimento e Multiplicao na Clula, necessrio que o Pastor Titular, junto com sua equipe em ao, mantenham uma excelente SUPERVISO! Todo grande edifcio necessita de fortes colunas para manter firme sua estrutura. Na viso de Clulas, levantamos treze colunas para sustentao desse grande edifcio. So essas treze colunas que vo manter o crescimento e a multiplicao saudvel em cada Clula. Durante a superviso semanal, o lder ir verificar se cada uma dessas colunas est funcionando perfeitamente. Quando uma Clula apresenta problemas de crescimento ou multiplicao, obvio que a falha est na ausncia de umas ou mais colunas. Como Clula uma viso muito rica e dinmica, podem ocorrer mudanas constantes, mas existem formas bsicas que no podemos mudar, e uma delas so as treze colunas. 1 - Vida de Deus 2 - Famlia 3 - MDA 4 - Culto de Celebrao 5 - TADEL 6 - Desenvolvimento da reunio da Clula 7 - Comunho 8 - Dzimos e Ofertas 9 - Batismo 10 - Ceia do Senhor 11 - Ao Social 12 - Evangelismo 13 - Prestao de contas (Formulrios) Uma vida logo passar, somente o que feito para Cristo permanecer. (Melvin Huber).

I Coluna Vida de Deus


Vs tendes a uno que vem do Santo e sabeis tudo, e a uno que recebestes dele fica em vs e no tendes necessidade de que ningum vos ensine.Mas como a uno vos ensina todas as coisas e verdadeira e no mentira, como ela vos ensinou, assim nEle permanecei. Jo. 2: 20.
DEUS NOS TORNOU PESSOAS TO ILUSTRES NA TERRA A PONTO DE IMPORTAR-SE COM O NOSSO SUCESSO, NOS MNIMOS DETALHES, DISPENSANDO ASSIM CUIDADOS TO ESPECIAIS SOBRE NOSSAS VIDAS.

impressionante ver que aps o nosso novo nascimento Deus tem prazer em ficar em nossa companhia. Ao liberar a pessoa do Senhor Jesus ressurreto para dentro de ns, o Pai deseja gerar e manter um relacionamento muito precioso conosco, de Pai para filho. Quando estamos em perfeita e constante comunho com o Pai, tudo em nosso interior entra em harmonia. Jesus passa a ser de fato o centro de nossas vidas.

EU

Como resultado no nosso interior, desfrutamos de uma paz real, somos refrigerados pelo cicio suave do Esprito Santo. Ns nos tornamos pessoas alegres e organizadas quando damos a devida prioridade pessoa do Senhor Jesus, atravs de relacionamento com o Pai. Assim, o sucesso ir manifestar-se no nosso exterior, na famlia, no trabalho, no ministrio, etc. A. APRENDENDO A RELACIONAR-SE COM DEUS Para aprender a relacionar-se com Deus, nesse nvel de intimidade, necessrio que voc desenvolva estes trs itens: a) Sensibilidade no esprito para ouvir de Deus. b) Ser faminto por Deus. c) Separar diariamente tempo para estar a ss com Deus. B. A AUSNCIA DE INTIMIDADE COM DEUS GERA: a) Frustrao, depresso b) Desordem, confuso c) Cansao fsico, mental e espiritual d) Desnimo, ... etc..

EU

Vinde a mim todos vs que estais cansado e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vs o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de corao; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo suave e o meu fardo leve. Mt. 11: 28 30

5 O AMOR DO NOSSO PAI TO INTENSO QUE MESMO QUANDO ESTAMOS AUSENTES DE UMA INTIMIDADE MAIS PROFUNDA COM ELE, ELE NOS CERCA, E AO NOS VER EM APERTOS, ELE ESTENDE OS BRAOS E NOS CONVIDA A SENTAR NO SEU COLO, PARA QUE ELE POSSA NOS ALIVIAR DE TODO PESO!,

Toda frustrao, depresso, desordem, cansao, desnimo so pesos extras que voc adquiriu fora da presena de Deus. A ordem de Deus para algum que est nesse estgio : Vinde a mim! O local de entrega de todo esse material que voc est carregando j tem endereo certo, aos ps de Jesus. No tente descarregar no gato, no cachorro, na esposa, nos filhos, etc..

C. SOLUCIONANDO O PROBLEMA
1. Seja sensvel a vs de Deus! Obedea. 2. Vindo aos ps de Jesus, sua fome de Deus ir manifestar-se por meio de choro e arrependimento profundo, num local onde voc encontra-se a ss com Deus, sem interferncia de terceiros.

D. RELACIONAMENTO UMA TROCA ENTRE VOC E DEUS


Quando Ele te convida a vir, ao obedecer, voc d a Jesus tudo que lhe perturba. Ele colhe um a um, e depois vem um banho de refrigrio na sua alma. Somente ento voc est numa posio de aprender, de receber mais de Deus. O problema de muitos cristos que ao chegar nesse alivio de alma, saem apressados da presena ntima de Deus, sem que haja tempo para Deus lhe ensinar a resolver seus problemas. Aquele que continua nessa intimidade passa a ouvir e aprender do Altssimo. Aps cada amanhecer e o cultivar dessa intimidade com Deus, suas vidas nunca mais sero as mesmas. Dia aps dia Deus os guiar a uma vida de vitria.

E. COMO MANTER A VIDA DE DEUS


1. NECESSRIO APRENDER A GUARDAR O CORAO das impurezas,

crticas, ressentimentos, das obras da carne, Gl. 5: 22; Pv. 4: 23. Quando cair em pecado, corra imediatamente para Deus em busca do perdo e confesse imediatamente ao discipulador, para que seja curado. Tg. 5: 16.
2. INCLINAR O CORAO PARA DEUS. JR. 29: 13

Para encontrarmos a Deus preciso busc-lo de todo corao. Em Joo 12, uma mulher ungiu os ps de Jesus e os enxugou com seus prprios cabelos. Tal atitude mostra que seu corao estava inclinado totalmente para a pessoa do Senhor Jesus. 3.
INTIMIDADE COM DEUS. SL. 37: 4; SL. 63

Uma vida de adorador, ser apaixonado por Deus a ponto de desejar ardentemente Sua presena, separando tempo e local para estar com Ele e assim ouvir as coisas grandes e ocultas que Ele tem para nos revelar. Jesus s se deixa conhecer por quem Ele pode chamar de amigo. Jo. 15:15. Como exemplo, temos Enoque, que tinha tanta intimidade com Deus que Este o tomou para Si. Gn. 5:24. 4. CULTIVANDO UM CORAO INTENSO. AT. 13:22 Verbalize sua f e seu amor por Jesus diariamente, alimentando-se da Palavra e desfrutando de uma intimidade profunda com o Esprito Santo. Deus sentia prazer na pessoa de Davi, porque mesmo sendo homem sujeito a falhas, foi um homem desesperadamente apaixonado pelo Senhor.

II Coluna Famlia
Sua clula principal a famlia.

Maridos Em I Pe. 3: 7, o lder mostra sua espiritualidade na vida familiar atravs da participao atenta e ativa, discernindo os acontecimentos que envolvem sua prpria casa. Ele valoriza sua esposa e separa tempo para o culto domstico, dando a ateno devida a seus filhos, para que os mesmos vejam em seus pais exemplo de liderana. Mulheres Ef. 5: 22,23. Quanto s mulheres casadas, devem ser submissas a seus prprios maridos. Uma vs que haja sucesso no bom andamento de sua casa, relao devida submisso a seu marido e a criao de seus filhos atravs da sua misso de me, ela pode exercer uma funo especfica no ministrio, com o apoio ou auxilio de seu esposo.

Mulheres notveis fizeram diferena no ministrio de Jesus. Elas possuam verdadeira dedicao, obedincia e sensibilidade espiritual, e foram elas que primeiro viram Jesus ressurreto. I Tm. 2: 15 Filhos Devem obedecer e honrar seus pais. Esta a ordem de Deus para os filhos, para que possam desfrutar de sucesso e longevidade aqui na terra. Este o primeiro mandamento com promessa. Ef. 6: 1-3. Obedecer fazer tudo que seus pais tem ensinado ou pedido, no Senhor. Honrar obedecer aos pais no Senhor, mesmo quando sua vontade prpria outra. Um bom exemplo o de Jesus, que abriu mo de Sua vontade e abraou a vontade do Pai. mostrar amor e respeito por aqueles que so sua principal autoridade, independente da idade, tanto dos filhos quanto dos pais. saber receber correo e disciplina quando necessrio. I Tm. 4: 12.

III Coluna MDA


MDA Mtodo de Discipulado Apostlico. Abrao Huber (Abe), como conhecido por muitos, o Pastor Titular da Igreja da Paz Central. Ao longo dos anos, Deus tem gerado neste homem um verdadeiro corao de Pastor, dando a ele um amor e uma f sobrenatural. atravs da f na Palavra de Deus que, na prtica, ele tem se tornado um mais que vencedor. Atravs do amor, ele tem ensinado o seu povo a cuidar bem de cada novo convertido. O pastor Abe foi o homem que implantou a viso de Clulas em Santarm, e que soube perseverar nessa viso. Ao perseverar na viso de Clulas, Deus foi acrescentando ao corao Pastor Abe uma nova viso que viria fortalecer os grupos e dar um grande avano igreja local. Foi a que nasceu a viso do MDA, que veio nos completar e, de fato, tem nos levado a grandes avanos na historia da nossa Igreja e na conquista da nossa cidade para Cristo. Atualmente h no mundo varias exploses de movimentos diversificado, com o mesmo objetivo de glorificar a Deus, o que no errado. O Salmo 27:7 declara que: A alma farta pisa o favo de mel, mas para alma Faminta todo amargo doce.

Nesse caso, vale ressaltar que necessrio no desprezar o que Deus tem lhe dado ao longo dos anos, e que voc s precisa continuar crendo, perseverando e melhorando sob a direo de Deus. O que ocorre que muitas vezes mais fcil abraarmos mtodos que causam grandes efeitos numricos e esquecemos que, a curto prazo, se no nos desfalecermos no que Deus j tem nos dado, veremos o prprio Deus acrescentando dia a dia o nmero dos que esto sendo salvos, e o crescimento, ainda que parea um pouco lento, ser um crescimento sadio, numrico e qualitativo. O fato de alguns lderes ao redor do mundo no possurem um alvo, uma meta a ser atingida pelo seu povo, faz com que acabe numa fome desenfreada, apegando-se a tudo que aparece e, num futuro no muito longe, ficaro completamente frustrados com o ministrio, por falta de compreenderem a fundo na prpria experincia, como nasce uma viso, um sonho. A viso do MDA (Modelo de Discipulado Apostlico) o corao da Clula e funciona um a um. Isto possibilita que o discipulado seja mais profundo e intenso. O MDA o agente principal da clula que o Esprito Santo est usando para ajustar o novo convertido em sua nova identidade em Cristo. Nessa viso, discpulo e discipulador tm total transparncia. O discipulador tem compromisso total de no falar nada para pessoa alguma daquilo que o discpulo confidenciou, a no ser que primeiramente obtenha a sua permisso. necessrio que discipulador e discpulo sejam do mesmo sexo. Na viso do MDA ningum pode discipular sem que primeiramente esteja sendo discipulado. Cada membro discipulado e discpula dentro do contexto da sua prpria Clula. QUATRO FORMAS PRTICAS DE DISCIPULAR a) b) c) d) Habilidade para fazer (o discipulador deve ser exemplo). O discpulo acompanha o discipulador, enquanto este faz. Deixe o discpulo fazer e supervisione como est sendo feito. Lidere o discpulo para que faa o trabalho. Ex.: U m aluno de auto escola.

Numa pesquisa realizada, o doutor Carl Horton, relata os seguintes resultados: a. 0% dos lderes foram produzidos pelo plpito, em reunies pblicas de ensino ou pregao; b. 10% somente dos lderes foram formados no discipulado em grupos pequenos; c. 90% dos lderes foram formados no discipulado um a um.

Em nosso contexto, na prtica, temos experimentado o valor do discipulado um a um. dessa forma que geram e nascem novos lderes.

Jesus ordenou que fizssemos discpulos. Na viso do MDA, produzimos em um mnimo de trs. Ide, portanto, fazei discpulos... Mt. 28: 19. Ao motivar todo membro da Clula a ter pelo menos trs discpulos, estamos priorizando a vontade de Deus. O MDA gera vnculos fortes entre discipulador e discpulo, diariamente levamos as cargas uns dos outros, gera convivncia, compromisso, amizade, transparncia total, maturidade e liderana. Discpulo e Discipulador caminham juntos em Deus. O MDA funciona em duas etapas na vida de um cristo: Primeira etapa o discipulado para os primeiros passos na vida crist. onde o discipulador lida com o novo convertido. Nessa primeira etapa o discipulador quem corre atrs do discpulo como ovelha para pastore-lo cuidando, protegendo, orando, dando de comer como a um beb, ensinando o discpulo a andar com Deus, ter compromisso com Deus e com a viso da igreja local. Nessa fase inicial, o discipulador deve sempre lembrar que seu discpulo ainda um beb e que precisa de srios cuidados internos quanto a traumas adquiridos enquanto ainda estava no mundo. Ex: Feridas na alma, motivaes erradas, mau carter, etc.. lidando com interior do discpulo que no seu exterior vo brotar curas, mudanas de hbitos,

10

comportamento familiar, relacionamento entre amigos, casamento, trabalho, etc.. Levando seu MDA a alcanar um nvel maior de maturidade

Na viso do MDA, o discipulador senti-se desafiado em pegar algum que est num nvel de vale e lev-lo a um nvel de montanha. Para que isso acontea, necessrio que o discipulador transfira a vida de Deus que ele possui para o seu discpulo atravs de ensino, e de pagar um preo de estarem juntos toda semana, fielmente, na reunio do discipulado. No caminho, enquanto o discpulo est sendo formado, ele incentivado a se reproduzir na vida de outros, formando assim seu prprio MDA-3.

Benefcios da viso do MDA

* As Clulas crescem em quantidade, qualidade e fortalecem a igreja local. * Nunca estamos ss (companheirismo). * Ficamos longe do abismo (proteo). * Temos a quem prestar contas (pessoal e ministerial). * Trabalhamos com alvos (no vivemos toa na igreja). * Estamos de baixo de cobertura (liderana ministerial e espiritual). * Vestimos a camisa da nossa liderana (viso). * Tornamo-nos fiis a Deus, a nossos lderes viso. * Aprendemos a ser discpulos de Jesus. * Praticamos o discipulado um a um (MDA). * Aprendemos a ser lderes no reino de Deus. Segunda etapa a nvel de maturidade. Nessa etapa, o discpulo que corre atrs do discipulador. A primeira etapa termina quando o discipulador consegue formar em seu discpulo um carter ensinvel, tratvel, faminto de Deus, disciplinado, no melindroso, transparente, que mostra interesse em aprender e que corre atrs de ajuda quando se sente tentado a pecar.

11

A passagem da primeira etapa para a segunda etapa ocorre naturalmente, medida que o discpulo corresponde ao discipulado. na segunda etapa que o discpulo haver de prestar contas na prtica do que ele aprendeu na primeira etapa, tornando-se um discipulador, auxiliar de Clula, etc.. medida que o discpulo vai mostrando traos de maturidade, crescendo por dentro, ento o seu discipulador vai lhe cofiando responsabilidades dentro do contexto de sua clula. Por exemplo: Torna-se um lder de clula na viso do MDA. Nesta segunda etapa, responsabilidade do discpulo desejar ardentemente ser formado, e para isso ele deve estar sempre procurando seu discipulador, procurando ajuda, alm da reunio que eles tm um a um toda semana.

O chamado de Elizeu. I Rs. 19: 19-21

Veja Elias como discipulador e Veja Elizeu como discpulo. Elias ao passar por Elizeu, sabia exatamente para onde estava indo e com certeza estava perseguindo um alvo, um propsito de Deus para sua vida! Ao encontrar Elizeu no caminho, no hesitou: lanou sua capa sobre ele. Elizeu por sua vez, imediatamente disps-se a seguir Elias, submetendo-se a servir o profeta. Ser servo foi a primeira atitude de Elizeu. Determinao em permanecer junto ao profeta foi a segunda atitude do seu corao. Em nenhum momento o profeta Elias parou para convencer Elizeu do que Deus estava lhe propondo. Pelo contrrio, ao lanar sua capa sobre Elizeu, Elias continuou o seu caminho, seguindo o foco de Deus para sua vida. A atitude de Elizeu foi de imediatamente desfazer-se de seus bois e de tudo o que lhe prendia quele nvel de vida natural. Tal atitude partiu unicamente de Elizeu, tanto que para alcanar o profeta, ele precisou correr atrs. Isto mostra o quanto que Elizeu era faminto de Deus, e como possua uma percepo espiritual para discernir que no profeta Elias, na vida daquele homem, havia muito para ele aprender, e que Deus, atravs de Elias, haveria de lhe revelar o propsito do seu chamado.

12

Elias, por sua vez, est sempre com o corao ligado a vs de Deus e com os olhos espirituais fixos no que Deus haveria de realizar, levando-o aos cus em carruagem de fogo. Elias est sempre pronto a ir onde seu Senhor deseja que ele v.

3 ATITUDES DO CARTER DE ELIAS QUE MARCAM A VIDA DE UM LDER 1. Elias persegue um alvo;

2.Tem sensibilidade para ouvir a Deus; 3.Elias totalmente submisso e obediente a vs de Deus. Mesmo determinado a alcanar seu alvo, o profeta se dispe, ainda que no caminho, a ajudar, treinar, discipular o homem que viria a ser seu sucessor. Como leo que persegue a presa, assim Elizeu. Est sempre atento a uma oportunidade para manifestar a seu amigo os desejos mais profundos do seu corao.

Deus Deus de Fidelidade e Grandeza


Aqui Deus trabalha na vida de dois homens completamente opostos e com alvos diversificados, dentro do tempo por Ele estabelecido. Alvo de Elias Ser levado aos cus em carruagens de fogo! Alvo de Elizeu Herdar poro dobrada do Esprito de Elias. medida que estes dois homens vo dando resposta Deus, o Esprito Santo enviado para satisfazer-lhes os desejos do corao. MDA proteo, para a vida de todo evanglico que deseja crescer em Deus e alcanar um alvo. Elias e Elizeu, discipulador e discpulo, ambos tiveram os cus abertos sobre suas cabeas, alcanaram sues alvos, em propores diferentes.

13

Como desenvolver na prtica, no dia-a-dia, as habilidades de um excelente discipulador:


Na viso do MDA O xito do discipulador um a um est relacionado com a capacidade que o discipulador tem de demonstrar interesse genuno pela vida do discpulo. Ex:

Trs formas de expresso

1. Expresso verbal (o que diz) 2. Expresso vocal (qualidade de vs) 3. Expresso facial (expresses no verbais) atravs destas expresses que o discipulador ir revelar se ele tem interesse e se demonstra valorizao ou no pela vida de seu discpulo. Isto acontece principalmente na reunio um a um, semanalmente, e tambm em eventos pblicos que ocorrem durante a semana. Na viso do MDA O discipulador deve desenvolver as seguintes atitudes: A. Ser sempre caloroso e agradvel ao receber o/a discpulo/a. B. Demonstrar interesse real atravs da comunicao no verbal: 1. Contato visual, natural e constante, enquanto o discpulo est falando. 2. Postura fsica (o corpo deve estar ligeiramente inclinado para frente). A maneira como sentamos comunica respeito, desrespeito, ou falta de interesse. 3. Tom e velocidade da voz: Alto ou baixo, suave ou spero, rpido ou vagaroso, caloroso ou indiferente (frio). O tom e a velocidade da voz do discipulador vo revelar as verdadeiras motivaes do seu corao, com respeito a seu discpulo. Manter uma boa atitude fundamental para conquistar o discpulo, mesmo quando ele est errado ou resistindo a qualquer confronto seu. O discipulador deve sempre agir com amor.

14

Devemos sempre mostrar a verdade, falar, confrontar, corrigir o erro de nosso irmo, sim, mas sempre em atitude de amor. O problema no o que se diz, mas como se diz. Sem amor, seremos somente um barulho religioso. I Co. 16: 13,14. O discipulador, ao confrontar o erro do seu discpulo, quando ele age de maneira errada ou pecaminosa, deve sempre lembrar que, ao fazer isso, no est criticando, condenando ou tentando prejudiclo. Pelo contrrio, est lhe ajudando com suas falhas, porque voc o ama. So suas expresses e formas de falar que iro convenc-lo dessa verdade ou no. O discipulador ir garantir que juntos iro trabalhar seriamente naquela falha, at que o discpulo fique completamente curado. A norma : Ao ser tentado a cair nas reas que tem dificuldades, o discpulo ir correndo imediatamente ao discipulador, para vomitar, e pedir ajuda e tambm em casos de emergncias, decises importantes a serem tomadas etc.. Nesse caso, caso deve ser a atitude do discipulador? R: - Estar sempre pronto para ouvir e ajud-lo, dando toda a ateno e cuidados necessrios a sua ovelha. C. Seja sempre autntico e transparente. D. Seja brando e gentil. E. Longnimo, paciente, inimigo de contendas. F. Sendo sensvel s necessidades imediatas do discpulo. G. Levar o discpulo srio quanto s declaraes feitas acerca de si mesmo. H. Sendo amigvel. I. Sempre creia e confesse o melhor a respeito do seu discpulo. J. Torne um compromisso definido e especifico a sua reunio Com seu discpulo, marcando local, data, horrio, para Estarem juntos, um a um a cada semana.

K. Tenha sempre uma palavra de Deus (texto bblico) para encorajar seu discpulo. L. Esteja sempre pronto para ouvir o discpulo, cuidadosamente, ativamente, positivamente e entusiasticamente.

15

M. Saiba cavar informaes, abrangendo todos os aspectos da vida do discpulo. N. Seja especfico. Ao detectar um problema, atinja uma determinada rea de cada vez. O. Mostre sempre entusiasmo e incentive seu discpulo, elogiando-o nas reas em que ele tem obtido vitrias, motivando-o a ser perseverante.

Como cavar na vida do Discpulo

Estabelea uma agenda onde voc ir anotar todos os dados importantes do seu discpulo, de um modo geral, a comear pela data de aniversrio, novo nascimento, quais os alvos que ele tem para o futuro (se no tiver, ajude a faz-lo). Anote quem so as pessoas que ele est discipulando, quais as reas em que ele apresenta dificuldades.

Assuntos e reas a serem abordadas na reunio um a um com seu MDA:

Famlia Discipulado

Namoro Casamento

Trabalho Lazer

Igreja Ministrio

Se for solteiro (a), ensine namoro cristo, e cuide para que ele (a) no entre em confuso. Sendo casado ou solteiro, necessrio uma explorao intensiva na rea da famlia, uma vez que ela a clula principal. O discipulador deve sempre ser exemplo. O exemplo de vida fala mais alto do que qualquer palavra.

16

Trs reas da vida do discpulo que precisam sempre estar recebendo ajuste de parafusos: A. Manter relacionamento dirio com Deus (tempo sozinho com Deus). B. Estar bem consigo mesmo diariamente para poder amar o prximo. C. Mostrar amor diariamente na famlia. Quando essas trs reas esto andando em harmonia, em todas as outras reas o discpulo ter garantia de vitria.

Fazendo uso da agenda


Ao se reunir com seu discpulo, faa uso da agenda, d-lhe tarefas praticas de como vencer as debilidades, as tentaes nas reas onde ele ainda tem dificuldades (anote tudo). Na prxima semana, voc ir olhar na agenda, ao reunir com seu MDA, e ento lhe cobre as tarefas (prestaes de contas). Verifique cuidadosamente, branda e pacientemente, se ele est indo ao Culto de Celebrao e reunio de Clula. Se a resposta for no, seu dever anim-lo, incentiv-lo a participar, convidando, orando, e lev-lo at que ele esteja consolidado no corpo de Cristo. Perguntas a serem usadas na reunio com seu MDA A. Perguntas abertas So aquelas que buscam (cavam) mais do que uma palavra sim ou no usada com freqncia. Ex. O que voc mais aprecia em sua esposa? Faa uma lista. - Voc poderia me fazer uma avaliao do seu desempenho como dirigente de Clula? - Fico imaginando se voc quer realmente resolver seu problema? B. Perguntas fechadas Usadas esporadicamente quando o discpulo precisa esclarecer um assunto atravs de um dado especifico. Ex. Quem? Quantos? Quantos comprimidos voc tomou?

17

Ao fazer perguntas, evite: A. Dar impresso de que seu discpulo est num tribunal, para ser julgado ou interrogado. B. Evite fazer vrias perguntas de uma s vez. C. Perguntas insinuantes que faro o discpulo pensar que voc est do lado de algum e contra ele. Mostra que voc vai ouvir os dois lados.

Evite problemas, Ouvir bem uma arte dever do discipulador refletir nas palavras do seu MDA, de modo que venha expandir e tornar claro o que ele est dizendo e o que o discipulador est ouvindo. Trs maneiras de refletir as palavras de seu MDA: A. Papagaiando Ecoando as palavras, substituindo o eu por voc. Ex.: Eu tenho um problema srio em minha vida. Voc tem um problema srio em sua vida. B. Parafraseando Interpretando as palavras do MDA. Ex.: Eu tenho um problema srio na minha vida. Voc est encontrando dificuldades em lidar com uma rea de sua vida. C. Sumarizando Interpretando e expandindo as palavras do discpulo. Ex.: Eu tenho um problema srio em minha vida. Voc est dizendo que tem encontrado dificuldades em lidar com uma determinada rea de sua vida, e que voc precisa de ajuda para ser tratado, isso? O que eu estou ouvindo voc dizer ...

18

Ao refletir nas palavras de seu discpulo, voc mostra que entende o que ele diz, e ele ir te corrigir, se voc estiver entendendo errado. Ex.: Sim, isso mesmo que ... No, no foi isso que eu quis dizer ... Eu disse que ... Obs. Nunca critique ou conte piadinhas a respeito do seu MDA, achando que ele vai entender por ser maduro. Na verdade, ningum gosta de ser exposto ao ridculo. Evite trat-lo por apelidos, descubra qual o seu verdadeiro nome e ensine-o a exercitar sua auto-estima, chamando-o pelo nome de registro. Quando voc encontra discpulos feridos porque na maioria das vezes foram mal interpretados, ouviram e entenderam determinados assuntos erroneamente, porque no foram to bem colocados. Vale lembrar que mesmo quando uma ovelha est ferida, e aparentemente ela no tem nenhuma razo clara para estar se sentindo assim, a sua dor real. necessrio colocar a ovelha no colo, mostrar o amor de Jesus e a verdade, em amor. At que a cura brote e ela amadurea. Sempre lembrar que todo ser humano carente de amor, ateno, proteo, etc.. dever e privilgio da Igreja, do povo de Deus suprir esses anseios.

IV Coluna Culto de Celebrao


A principal razo que a Clula existe para fortalecer a igreja local. O lder deve mobilizar todos os membros de sua clula a estarem presentes, participando do culto de celebrao. no culto de celebrao que a presena transcendente de Deus se torna manifesta Igreja como um todo. no culto de celebrao que acontece o transbordar do que acontece na clula. Se h vida nas clulas, haver nos cultos de celebrao, aos domingos. a que acontece a unidade do corpo Jo. 17:21. E o mundo ser impactado por um Jesus expresso na Igreja.

19

Cada clula muito importante, mas somente juntos formamos o Corpo de Cristo.

Processo de Consolidao

Consolidar o ato de firmar, estabelecer e reafirmar a deciso que uma pessoa fez de seguir Jesus. A consolidao se inicia no Culto de Celebrao. Ao trmino da ministrao da Palavra, o pastor d a oportunidade para as pessoas renderem suas vidas ao Senhorio de Cristo. nesse momento do apelo que o novo convertido entra no processo da consolidao, que ir lev-lo a crescer em Deus.

Passos do Processo da Consolidao


A. No momento do apelo, os conselheiros (lderes cheios do Esprito Santo) so os primeiros a virem na frente, para se posicionarem ao lado das pessoas que esto vindo frente para entregarem suas vidas a Jesus. medida que elas vo chegando, os lderes vo se posicionando ao seu lado (de preferncia que seja do mesmo sexo). B. Aps as pessoas repetirem a orao de entrega total a Jesus, o pastor d quatro diretrizes bsicas para o novo convertido: - Adquira o hbito de orar diariamente. - Adquira uma bblia para estud-la. - No tenha vergonha de ser um seguidor de Jesus. assumindo corajosamente sua nova vida em Cristo. - Conhea sua nova famlia. Nesse momento, os novos filhos de Deus so recebidos pela sua nova famlia (Igreja) com festa, alegria, aplausos, faixas, fogos, abraos dos conselheiros em meios aos gritos de bem vindo, bem vindo famlia.

20

C. Os novos convertidos so conduzidos a uma sala parte por um pastor e conselheiros, onde: - exposto o plano de salvao resumidamente. - Acontece a orao pela cura e libertao. - Anota-se o nome e o endereo completo dos novos convertidos. - No final servido um lanche. D. O pastor de Distrito faz o contato em 24 horas. E. Uma pessoa designada pelo lder faz a primeira Visita do Acompanhamento Inicial, levando consigo o livreto Seguindo a Jesus Cristo. F. O novo convertido torna-se um membro fiel da clula. G. Inicia-se o MDA (processo de discipulado). H. Classe da Nova Criatura. I. Participar ativamente dos cultos de celebrao. J. Fazer Pr-Encontro Encontro e Ps Encontro. K. TADEL (Treinamento Avanado de Evangelismo em Liderana). L. Matriculado no CTL (Centro de Treinamento de Lderes).

V Coluna TADEL
TADEL Treinamento Avanado de Evangelismo em Liderana no TADEL onde os novos membros sero treinados a se tornarem auxiliares e futuros lderes. ideal que cada lder leve no mnimo trs auxiliares para a reunio do TADEL.

TADEL Durao 2 horas Subdivide-se em 3 horrios Primeiro horrio Durante os primeiros 25 minutos, ocorre reunio de setor, entre os Ministros, Lderes e Auxiliares. Segundo horrio O Pastor Titular, que est presente em todas reunies do TADEL, rene todos os lderes juntos e ministra uma palavra de comando, equipando e motivando todos os lderes a crescerem e se multiplicarem dentro da viso.

21

Terceiro horrio Durante esta parte, os Pastores de rea renemse com os Ministros.

TADEL - liderado pelo Pastor Titular o momento em que o Pastor Titular tem o contato todo especial com todos os lderes de clula na viso do MDA. Diretrizes dada pelo Pr. Titular: - Estabelea alvos para multiplicao - Motiva a alcanar o alvo geral da Igreja, dando estratgias especificas. - A multiplicao deve ocorrer de 4 em 4 meses (ou no mnimo 2 vezes ao ano). - Mobiliza cada lder a ter sua prpria data de multiplicao.

Base para multiplicao da Clula * Membros * Anfitrio (bom local) * Auxiliares 1 e 2 * Auxiliar Principal * Lderes

22

Obs.: Para ocorrer multiplicao da clula necessrio que haja uma mdia de 10 a 12 membros compromissados, e que haja uma boa distribuio dos membros. Clula Heterognea Inicia-se com 5 membros compromissados. Clula Homognea Inicia-se com 3 membros compromissados. A razo pela qual as clulas so menores para que o lder possa cuidar bem melhor de cada membro e haja espao para novo crescimento e multiplicao de clula.

Dicas para Crescer e Multiplicar


* Oua a voz do Esprito Santo * Obedea sua Liderana * Orao e Jejum * Visitas relmpagos * Seja Perseverante * Mantenha atitude de f

VI Coluna Desenvolvendo a Reunio de Clula


Participar de uma reunio de clula, onde Jesus o centro da reunio, indizvel lder, auxiliares, anfitrio e os membros da clula estarem sempre empolgados e motivados numa atmosfera de f e alegria, conduzem a reunio de maneira prtica e simples aonde o amor de Jesus vai envolvendo a todos, e faz com que os visitantes queiram voltar sempre. Em nosso contexto trabalhamos com clulas heterogneas e homogneas. No h diferena de idade, sexo, cor, nvel social, todos so muito bem vindos a fazerem parte desta viso. Reconhecemos que no h regras para desenvolver a reunio de clula, no podemos sistematiz-la, queremos o Esprito Santo de Deus livre para agir quando e como Ele quiser. Ao mesmo tempo temos algumas boas sugestes que iro lhe ajudar a organizar a reunio da sua clula. (A

23

clula heterognea tem a durao de 01:30 h. e a clula homognea 01:00 h.). * Recepcionar bem, membros e visitantes * Desconcentrao (brincadeiras ou perguntas abertas) * Louvor e adorao * Testemunho * Orao por necessidades individuais (cura e libertao) * Recebimentos de ofertas * Orao pelos trs Natanais * Folha de Estudo (mensagem) * Repassar a viso com entusiasmo * Encerramento com louvor * Comunho (lanche) Seja flexvel na hora da reunio de clula. No necessrio seguir todas as sugestes acima citadas nem na ordem em que foram apresentadas. Dependendo do fluir do Esprito Santo, voc poder aplicar algumas e abrir mo de outras. Obs.: Toda clula deve ter uma reunio de orao semanal, podendo ser antes da reunio da clula ou em outro dia da semana. Viglia designada pelo Pastor de rea ou Pastor de Distrito, sendo opcional e espordica.

VII Coluna Comunho


40% (Quarenta por cento) da comunho acontece dentro das clulas, e 60% (sessenta por cento) acontece entre os irmos, atravs de estarem juntos nas casas, fazendo refeies com alegria e singeleza de corao. At. 2: 42-46. Uma vez por ms a clula tem o dia de koinonia. Ex.: Caf da manh, retiros, aniversrios, etc. Nesse tempo acontece o pur de batata (apostila Corao da Igreja Local), onde a presena de Deus gera vnculos fortes entre os irmos, e sede de Deus nos visitantes.

24

VIII Coluna Dzimos e ofertas Ec. 11: 4-6


A. O propsito da oferta para prosperidade dos membros. B. Ministre oferta durante a reunio de clula. C. Sempre ministre oferta, dando privilgio aos membros de agradar e obedecer a Deus. D. Os dzimos so sempre entregues no Culto de Celebrao da Igreja Local. E. As ofertas so recebidas na clula e so entregues no TADEL. F. Nunca ministre oferta como sendo algo vergonhoso, pois bblico.

IX Coluna Batismo. Mt. 28:19-20


Batismo A. O Batismo feito pelo distrito de 3 em 3 meses B. O discipulador quem deve batizar o discpulo C. O discipulador quem d o Conselho Pastoral NO MOMENTO DO BATISMO 1. Voc cr que Jesus Cristo o Filho de Deus? 2. Voc cr que o sangue de Jesus lhe purifica de todo pecado? 3. Ento, de acorde com sua f, em nome de Jesus, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Mt. 28: 19

X Coluna Ceia do Senhor


I O que Ceia do Senhor? A. A Ceia do Senhor uma celebrao regular que Jesus manda seus verdadeiros seguidores guardarem. Na celebrao da Ceia do Senhor, o seguidor de Jesus come o po e bebe o clice em memria dEle (lembrando Sua morte). Isso deve continuar at a segunda vinda de Jesus (lembrando da Sua morte). I Co. 11: 20,23-26. B. A Ceia do Senhor o corpo (espiritual) e o sangue da Nova Aliana (Mt. 26: 26-28) de Jesus! Por isso a Ceia do Senhor torna-se um

25

contato de f para nos apropriarmos dos benefcios da morte do Senhor Jesus na cruz por ns. C. A Ceia do Senhor uma celebrao santssima. Por isso, aquele que comer o po ou beber o clice do Senhor, indignamente, ser ru do corpo e do sangue do Senhor. I Co. 11: 27

II Quais so as qualificaes para se celebrar a Ceia do Senhor?

A. Precisamos estar em comunho (I Co. 11: 27,28) 1. Em comunho com Deus, (arrependimento de todo pecado e lembrando que s pelos mritos da morte e ressurreio de Jesus que podemos ter relacionamento e comunho com Deus). 2. Em comunho com os irmos. A Bblia nos mostra como muito errado ter qualquer tipo de diviso ou falta de amor na Igreja (I Co. 11: 17-22). B. Precisamos estar em humildade (I Co. 11: 27,28). 1. Em humildade diante de Deus (I Pe. 5: 6-7). 2. Em humildade diante nos homens (Jo. 13: 1-20). C. Precisamos celebrar em reverncia (I Co. 11: 23-34). D. Precisamos celebrar Em memria... anunciando a morte do Senhor Jesus, at que Ele venha (I Co. 11: 24-26). E. Precisamos celebrar discernindo o corpo de Cristo Porque muitos crentes em Jesus morrem e sofrem de doenas e fraquezas fsicas? Porque tomam a Ceia do Senhor sem discernir o corpo. F. Como discernir o corpo? 1. Valorizando o Corpo de Jesus Ao morrer, Ele levou nossos pecados e as nossas doenas (Is. 53: 4-5, I Pe 2: 24). Temos que tomar posse dessas verdades durante a Ceia do Senhor.

26

2. Valorizando o Corpo de Cristo que somos ns, a igreja. (Estude I Co. 12: 27) Como Corpo de Cristo, temos que ser unidos, vivendo em amor e harmonia. Antes de tomar a Ceia do Senhor, reconhea tudo que Jesus fez por voc, que sempre ande em amor com seus irmos, e assim, tomando Ceia do Senhor, aproprie-se da justia (perfeio) de Deus, e cura Divina, a prosperidade financeira, enfim, qualquer outra coisa que voc precisa (pois, tudo SEU EM CRISTO JESUS). Nunca falte na Ceia do Senhor, pois por ela Deus quer te abenoar!!!

III Como ministrar a Ceia do Senhor?


Esta uma sugesto, mas o segredo deixar o Esprito Santo dirigir. Outros textos so: Mt. 26: 26-30; Mc. 14: 22-26; Lc. 22: 14-20. A. Reunio dos membros batizados; B. Tenha certeza de que eles entendem os princpios bsicos da Ceia do Senhor (mensagem, estudo ou explicao); C. Orao e Adorao; D. Leitura de I Co. 11: 23-33; E. Algum deve orar dando graas pelo po e outro orar dando graas pelo vinho; F. Enquanto os elementos so distribudos diga: Na noite que o Senhor foi trado, tomou o po e tendo dado graas, o partiu e disse: Isto o meu corpo que dado por vs; fazei isto em memria de mim e este clice a nova aliana no meu sangue; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memria de mim. bom notar que essas palavras se encontram em I Co. 11: 23-34; G. Adorao e quebrantamento (Cnticos de Adorao); H. Todos juntos tomam a Ceia do Senhor (O pastor ou lder deve coordenar na frente este momento dirigido pelo Esprito Santo); I. Orao de agradecimento; J. Cntico de louvor e alegria; K. Saudando-vos uns aos outros com sculo santo e amor divino (II Co. 13: 12).

27

Obs.: A Ceia do Senhor realizada na clula e no culto de celebrao uma vez por ms.

XI Coluna Ao Social Gl. 2: 10


Jesus sempre teve misericrdia dos pobres e necessitados e os ajudou tanto espiritual como materialmente. Por essa razo, a clula, deve procurar suprir as necessidades dos seus membros dentro do prprio distrito e s levar para a igreja aquilo que est fora do seu alcance. A Ao Social um objetivo bsico da clula e uma conseqncia de sermos famlia. Todo distrito tem um Dicono Titular que responsvel pela distribuio das cestas alimentcias. Cada clula tem um Dicono que recolhe os itens alimentcios durante a reunio de clula e os repassa para o Dicono de Distrito.

XII Coluna Evangelismo Mc. 16: 15-18


Todas as nossas clulas so evangelsticas. Temos algumas estratgias de como evangelizar: a. CE Clula de Evangelismo Deve ter local hora e dia certo. Duas razes porque existe CE: 1. Ganhar almas para Jesus 2. Levar o novo convertido para a clula

Trs qualificaes para tornar-se um lder de CE:


1. Ter nascido de novo 2. Ter discipulador 3. congregar fielmente em uma clula e no Culto de Celebrao. b. Uma vez por ms, a clula evangeliza coletivamente. c. Fator Barnab At. 4: 36-37; 11: 23 d. Natanael 3 Jo. 1: 43-51

28

Assim como Felipe convidou Natanael para vir e ver Jesus, assim tambm ns podemos fazer, convidando e levando nossos amigos, vizinhos e parentes para quaisquer eventos evanglicos, cultos de celebrao ou clula, para que eles possam conhecer Jesus. Por essas razes, nossas reunies devem ser repletas de f, amor e alegria. Cada membro da clula deve ter o Pacto de orao por 3 pessoas do seu circulo de amizade que ama e deseja v-las salvas, isto , Natanael 3. Cada membro deve Orar, Jejuar, convidar e levar seu Natanael para a clula e Culto de Celebrao.

XIII Coluna Prestao de Contas


proteo de Deus pra vida de todo liderado (homem ou mulher). Prestao de contas bblico e inclui transparncia total. Prestao de contas a Deus um fato inegvel. Mt. 12: 35-36; Rm. 14:10-12. Este principio nos leva a outro; que o de prestar contas aos nossos lderes espirituais e isso til para ns. I Co. 16: 13-16; Hb. 13: 17. A maioria das pessoas no discute o fato de ter que prestar contas a Deus, contudo, o atrito surge quando precisam prestar contas a homens. Quem no consegue se submeter a homens, na verdade no sabe se submeter as Deus. Ex. Samuel e Saul. I Sm. 13: 8-14; 15: 10-19. na poca, Samuel era lder espiritual de toda Israel. Saul era rei de todo o Israel. Saul pecou quando no se submeteu a Deus, atravs da vida do Profeta Samuel. Isso resultou no final trgico do seu reinado. Prestar contas uns aos outros til e sbio Rm. 12: 9; Rm. 15: 1,2,14; Gl. 6: 1-2. Obs.: O lder que no presta contas a algum, est caminhando perto demais do abismo. Se esse seu caso, voc est enterrando sua vida na independncia, saindo fora dos limites estabelecidos por Deus. Em uma reunio semanal, cada lder, individualmente, faz a prestao de contas a seu discipulador, tanto na rea pessoal como ministerial. Na prestao de contas ministerial, usamos formulrios que revelam o andamento da clula. Na prestao de contas pessoal, usamos o mtodo do MDA, que o discipulado um a um.

29

atravs desses formulrios que Ministros, Pastores de rea, Pastores de Distrito e Pastores de Regio, ajudam os lderes a cuidar bem de cada clula. I CRITRIOS PARA FORMAO DE LDERES No processo de clula, todos os lderes so desafiados a atingirem um novo nvel de hierarquia de clulas. valorizado o desejo que cada um tem de crescer ministerialmente. Para garantir uma excelente formao de lderes que iro expandir o reino de Deus, temos alguns critrios necessrios: I CRITRIO PARA O AUXILIAR PRINCIPAL TORNAR-SE LDER:
1. SER EXEMPLO DE VIDA CRIST

a. Convertido de verdade b. Compromisso com Jesus (amar) c. Congregar no culto de celebrao e na clula. c. 1. Tem que vir no TADEL fielmente. c. 2. No dar mal testemunho. c. 3. No contrair dvidas, se estiver devendo pag-las o mais rpido possvel. c. 4. Tem que ser transformado.
2. SER BATIZADO NO ESPRITO SANTO

a. b. c. d. e.

Ser salvo pela f em Jesus Ter a f que est batizado e fala em lnguas Deve ganhar almas Ter uma vida de orao Continuar crescendo em Deus

3. ESTAR SENDO DISCIPULADO

a. Tem que ir atrs do discipulador b. No ser mimado c. Desejar ardentemente ser transformado

30

4. TER MDA-2

a. Para se tornar um lder, tem que ter pelo menos 2 discpulos. O mais ideal que tenha o MDA-3. b. Os auxiliares devem ter pelo menos um (1) discpulo. c. Para ser ministro deve ter MDA-3. d. Ningum obrigado a ser lder, mas todos devem ter um compromisso, e para isso deve ser treinado. e. O verdadeiro lder serve de modelo. f. Ser fiel na reunio do TADEL.
5. SER DIZIMISTA FIEL

a. Jamais obrigamos algum a dar o dizimo e ofertas. Mas quem no d o dizimo e no ofertante, ladro. b. No pode ser ladro e lder de clula ao mesmo tempo. c. Sendo fiel a Deus sua vida financeira e seu casamento ir mudar.
6. TER COMPLETADO O CTL OU ESTAR FAZENDO NO MOMENTO.

CTL I * Nova Criatura * MDA * Corao da Igreja Local

CTL II * Lar Feliz * Namoro Cristo * Administrao de Tempo * Finanas * Carter de Cristo * Autoridade Espiritual * Transformao * Vida no Esprito * Aconselhamento * Chaves para Comunho * Conflitos e Confrontos * Dez Princpios de liderana * Influncia do Lder * Sete Atitudes

31

7. COMPROMISSO DE GANHAR A SUA FAMLIA PARA JESUS

Antes de se tornar pastor de rea a famlia deve se tornar testemunho.


II CRITRIOS PARA UM LDER TORNAR-SE MINISTRO

1. Ter os setes critrios para lderes; 2. Ter treinado um novo lder; 3. Ter multiplicado a clula; 4. Ter as duas clulas indo muito bem; 5. Estar sendo discipulado e ter MDA-3; 6. Ter o compromisso de fielmente estar na clula de rea e uma vez por ms na reunio geral dos ministros, onde o Pastor Titular passa a viso. 7. Ser fiel na reunio do TADEL.

III CRITRIOS PARA MINISTROS SE TORNAREM PASTORES DE REA: A.


VIDA COM DEUS. I Tm. 3: 1-10; Tt. 1: 6-9

Tempo sozinho com Deus Comer da Palavra Adorao B.


RELACIONAMENTO FAMILIAR. I Pd. 3: 7; I Tm. 3: 4-5

Culto Domstico Esposo, esposa Pais e filhos C.


TRABALHO SECULAR. Ef. 6: 5-7

Sucesso no Trabalho Obedincia aos senhores D.


LIDANDO COM AS FINANAS. Rm. 13: 8

Em relao as dvidas Em relao a dzimos e ofertas. Ml. 3: 10-12

32

E.

CARTER

Frutos do Esprito. Gl. 5: 22 Transparente, tratvel, malevel, cordato, submisso, etc.. F.


ROMPIMENTO MINISTERIAL. I Tm. 3: 6

Ter se multiplicado em trs novos ministros. Ter em media 12 clulas formadas a baixo dele. Ter uma vida de Maturidade. Ter aprovao do Pastor de Distrito. Ter aprovao do discipulador. Ter aprovao do pastor de clulas. G. H.
APTO PARA ENSINAR. Tt. 1: 9

Estar fazendo ou ter concludo o CTL ou o ITM.


BOM TESTEMUNHO

Sendo bom exemplo dentro e fora da Igreja. I Tm. 3: 7. I


TER A VISO DO PASTOR TITULAR. Hb. 13: 17

Culto de celebrao (Igreja Local). Clula (O corao da Igreja Local).


MDA (Modelo de Discipulado Apostlico) o corao da clula.

Ser fiel Na reunio do TADEL.


IV CRITRIOS PARA PASTORES DE REA TORNAREM-SE PASTORES DE DISTRITO.

1. Ter os dez critrios de Pastor de rea; 2. Ter formado trs novos pastores de rea; 3. Ter em media trinta clulas formadas abaixo dele; 4. Ter aprovao do discipulador; 5. Ter aprovao do Pastor de Clulas; 6. Ter aprovao do Pastor Titular da Igreja; 7. Ser fiel na reunio do TADEL.

33

DEFININDO FUNES

Todo o mundo evangelizado, todo discpulo um lder compromissado. Para ser bem sucedido na viso celular, necessrio conhecer claramente as funes. Membro: Orar por sua liderana; Ser discpulo e discipulador (MDA); Ser fiel na clula e culto de celebrao; Ser fiel nos dzimos e ofertas; Trazer visitantes para a reunio de clula e culto de celebrao; Iniciar CE (Clula de Evangelismo); Ter Natanael 3; Ajudar com itens alimentcios na clula; Crescendo em obedincia a Deus e sua liderana. Anfitrio e Auxiliar: So as mesmas funes citadas acima. Anfitrio Receber bem os irmos e convidados; Envolver-se na vida da clula. Auxiliar Compromisso de participar do TADEL para ser treinado; Estar envolvido em todo o processo da Igreja;

34

Auxiliar o lder na reunio de clula. Dirigente Orar por suas liderana e liderados; Liderar a clula; Pastorear cada membro; Discipular e treinar seus auxiliares; Garantir que todos estejam sendo discipulados; Atender as necessidades dos membros (espiritual e social); Visitar os auxiliares, membros, novos convertidos e convidados; Mobilizar os membros para o TADEL e culto de celebrao; Mobilizar candidatos ao batismo; Evangelizar atravs da CE; Ter Natanael 3; Garantir Crescimento e Multiplicao da Clula; Entregar o formulrio ao Ministro devidamente preenchido; Garantir o funcionamento das Treze Colunas. Ser fiel na reunio do TADEL.

Ministros Orar por sua liderana e liderados; Pastorear e supervisionar trs a cinco clulas; Liderar a clula de setor e CGD; Discipular e treinar lderes; Garantir atravs da superviso crescimento e multiplicao; Visita aos liderados e membros; Supervisionar uma clula de cada vez, participando de toda a reunio (sendo o primeiro a chegar e o ultimo a sair); Ministro no deve dar a afolha de estudo ou assumir o lugar do lder; Na ltima semana do ms, supervisionar todos os grupos (visita relmpago); Ter Natanael 3 Repassar a viso a seus liderados. Ajudar os lderes a resolver as dificuldades e a encontrar novo local para multiplicao;

35

Prestar contas ao Pastor de rea entregando os formulrios devidamente preenchidos; Ser olhos e ouvidos do Pastor de rea. Garantir o funcionamento das treze colunas; Ser fiel no TADEL. Pastor de rea Orar por sua liderana e liderados; Discipular e treinar seus ministros semanalmente; Pastorear e supervisionar toda rea. Liderar o grupo de rea e CGC; Repassar a viso para seus ministros; Ajudar o ministro a resolver dificuldades da clula; Supervisionar o crescimento e a multiplicao da rea; Ter Natanael 3; Visita: aos liderados e membros; Multiplicar CE (Clula de Evangelismo); Prestar contas ao Pastor de Distrito (formulrio); Garantir o funcionamento das treze colunas; Ser fiel na reunio do TADEL. Pastor de Distrito Orar por sua liderana e liderados; Discipular e treinar seus pastores de rea semanalmente; Pastorear e supervisionar todo o distrito; Liderar o grupo de distrito e CGD; Garantir Crescimento e Multiplicao do distrito; Repassar a viso do Pastor Titular para seus liderados; Prestar contas ao Pastor de Regio (Formulrios); Ter Natanael 3; Multiplicar CE; Visita aos liderados e membros; Garantir o funcionamento das treze colunas; Ser fiel na reunio do TADEL.

36

Pastor de Regio So todas as funes citadas, dentro de sua prpria regio; Discipular e treinar pastores de regio e distrito; Prestar contas ao Pastor Titular, pessoal e ministerial; Ser fiel na reunia do TADEL. Pastor de Clulas So todas as funes citadas dentro da viso geral da Igreja; Discpula e treina pastores de rea e distrito; Presta contas ao Pastor Titular, pessoal e ministerial; Ser fiel na reunio do TADEL. Obs.: O Pastor Titular, juntamente com o Pastor de Clulas, decidem quem est qualificado para ser licenciado para funcionar como Pastor de Regio, Pastor de Distrito e Pastor de rea. O Pr. de Distrito, juntamente com o Pastor de rea, decidem quem est qualificado para ser licenciado para funo de ministro, lder e auxiliar. COMO OBTER UM CORAO DE PASTOR Amor e Gratido: So as duas ferramentas que vo cavar e formar no seu interior um novo corao de Pastor. Infelizmente, o erro de muitos, ainda hoje tentar investir na vida de outros, somente quando tais pessoas mostram interesse de correr atrs, de ajuda. Tais lderes no entendem que muitas vezes as ovelhas fizeram uma deciso de verdade por Jesus, mas precisam ser ensinadas, treinadas e bem cuidadas para que se reanimem e prossigam na vida crist. Podemos aprender com a vida de Pedro. A pergunta feita a Pedro por Jesus a mesma que Ele faz a ns individualmente hoje: Jesus: Tu me amas mais que todos estes outros? Pedro: Sim, Tu sabes que eu te amo. Jesus: Pedro, tu me amas? Pedro: Sim, Senhor, Tu sabes que eu ... Jesus: ...tu me amas? Pedro: Sim, Senhor, Tu ... A mesma pergunta foi feita a Pedro uma primeira, segunda e terceira vez.

37

Cada vez que Jesus fazia a pergunta a Pedro, soava como uma picareta quebrando uma rocha em busca de um diamante. A cada resposta de Pedro a Jesus, um pedao de pedra caa, e Pedro se conscientizava de quem ele era em Cristo e da responsabilidade que isso implicava. Aps cada resposta de Pedro, Jesus acrescentou: - ...apascenta as minhas ovelhas - ...apascenta as minhas ovelhas - ...apascenta as minhas ovelhas (Joo 21: 15-17). Quando Jesus fez a mesma pergunta pela terceira vez a Pedro, o restante daquela rocha caiu por terra, causando uma tristeza em Pedro, provocando um profundo quebrantamento. S ento Jesus podia pegar aquele diamante com as mos e conduzi-lo, inclin-lo na direo que Ele quisesse. O corao do rei est na mo do Senhor e Ele inclina conforme o seu querer. Pv. 21: 1 Depois de Jesus ouvir as respostas e o quebrantamento de Pedro que Ele lhe revela com que gnero de morte Pedro haveria de glorificar Deus (Jo. 21: 18,19): e s ento lhe declara: Segue-me. - Morte de cruz (carter) - Morte do ego - Morte da Natureza admica Somente depois de todo esse processo Jesus lhe declara:Segueme. Tudo isso porque em Jo. 13: 35-38, antes de sua morte, Jesus est ensinando aos Seus discpulos o valor do amor: - Nisto conhecero que sois meus discpulos se tiverdes amor uns para com os outros. v. 35.

38

Perguntou-lhe Simo Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: para onde vou no podes seguir agora; mais porm me seguirs.

Replicou Pedro: Senhor, porque no posso seguir-te agora? Por Ti darei a prpria vida. Respondeu Jesus: Dars a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantar o galo antes que me negues trs vezes.. Jo. 13: 35-38 E exatamente isso que aconteceu. No momento em que Jesus estava sendo preso, Pedro ainda tentou livr-lo do seu prprio jeito, usando da espada e cortando a orelha de um dos soldados. O que parece que ele queria mesmo era acertar a cabea e, errando, acertou a orelha. Em meio a tanta confuso, Jesus ainda importou-se em praticar amor, repondo a orelha de quem aparentemente era seu inimigo. Que lio para Pedro! Quem na verdade acabou perdendo a cabea foi Pedro, usando da fora bruta para demonstrar o amor que ele sentia por Jesus. Mais tarde, movido pelo medo, acovardou-se, ao negar que conhecia Jesus. Ele fugiu e escondeu-se dos que diziam se ele um dos discpulos de Jesus. Aps ter negado a Jesus, Pedro nunca mais o viu em vida, at Jesus ressuscitar e aparecer aos seus discpulos. Pedro tinha conscincia do Poder de amar e perdoar que havia em Jesus, por isso no se sentia condenado ao inferno. Com certeza envergonhado, arrependeu-se sentimentalmente do que fizera, tomou posse do perdo de Deus e continuou sendo um dos discpulo de Jesus. O que Pedro no sabia era que mesmo ele tendo se arrependido, e ainda que seu erra ficara no passado, Jesus precisava lidar com aquela falha em seu carter, de uma vez por todas, para que Deus o Pai pudesse confiar e colocar novas e grandes responsabilidades, coisas grandes e ocultas nas mos de Pedro.

39

Mesmo j tendo se arrependido no seu interior, Pedro necessitava de uma cura no seu carter. A tristeza provocada em Pedro, pela terceira pergunta de Jesus, aquela de II Co. 7: 10: Porque a tristeza segundo Deus trs arrependimento. Arrependimento genuno significa mudar de opinio, mudar de procedimento, retratar-se. Pedro precisava dessa mudana em seu carter. As circunstancias que ele haveria de enfrentar seriam basicamente as mesmas, com que Deus lhe revelou com que gnero de morte, (ego, natureza humana, carnal) ele iria glorific-Lo. As circunstancias poderiam ser as mesmas ou at piores na vida de Pedro, mas as suas reaes e atitudes no! Ele haveria de produzir reaes e atitudes iguais as do seu discipulador Jesus. E que precioso ver que Pedro, aps essa conversa com Jesus, recebeu um novo corao. E Pedro tornou-se (ele no era, mas o discipulador o formou) um dos maiores homens de confiana de Jesus. Agora no a toa que Pedro, ao dar um sermo, viu se converterem ao cristianismo milhares de pessoas de uma nica vez, sem contar que dia aps dia Deus confirmava seu ministrio, acrescentando mais e mais novos convertidos. Na verdade Jesus deseja discpulos que amem verdadeiramente e que tenham um corao de Pastor, como Ele teve em relao a ns, porque da mesma forma que satans atravs de homens escarneceu, bateu, cuspiu em Jesus, assim ele tentar fazer com as ovelhas de Jesus. Por essa razo, Deus precisa de homens santos e de coragem para cuidar, proteger e amar as Suas ovelhas, ensinando-as a guardar todas as coisas que Ele nos tem ordenado. Mt. 28: 20. O lder que adquirir esse corao de Pastor saber como resistir e contra-atacar a satans, Deus interveio enviando Jesus, o Bom Pastor, e Ele enfrentou o lobo, foi trado, e mesmo em face da morte, no recuou. Ficou firme e em amor protegeu, cuidou e colocou em segurana as ovelhas de seu Pai! Jo. 17.

40

Aleluia!!!

Potrebbero piacerti anche