Sei sulla pagina 1di 12

O territrio da Pequena frica: trabalho, habitao e cultura em tempos de modernizao

Resumo Este trabalho toma como ponto de partida o carter mltiplo do espao, lugar das disputas, da heterogeneidade e do encontro entre diversos sujeitos e discursos, para observar o territrio da chamada Pequena frica no Rio de Janeiro sob trs dimenses interdependentes: o trabalho, a habitao e a cultura. Dentro dessas esferas sero explorados alguns pontos que nos aproximaro dos conflitos presentes no espao escolhido entre o sculo XIX e XX na capital fluminense. Palavras chave: Pequena frica modernizao habitao trabalho samba

Introduo A Pequena frica foi o territrio de encontro das classes populares. Espao do trabalho, da habitao e de atividades culturais, consolidou-se enquanto territrio transcendente ao mapa oficial do Rio de Janeiro, tornando-se referncia simblica para a populao pobre que se encontrava na regio entre o porto e a Praa Onze no bairro da Cidade Nova. Apesar da referncia do territrio a uma suposta exclusividade negra, a composio do espao da Pequena frica foi mais heterognea do que seu nome faz parecer. Somados ao extenso contingente de negros, escravos antes de 1888 e libertos aps a abolio, encontrava-se uma diversidade imigrante portuguesa, turca, espanhola, italiana etc. que partilhava o territrio da cosmopolita Pequena frica. A eles eram impostas as categricas intervenes oficias na cidade do Rio de Janeiro da virada do sculo XX, que procurava construir uma realidade moderna, moldando violentamente os hbitos e as estruturas da urbe que surgia. Tomamos como pressuposto neste trabalho a multiplicidade do espao urbano. Essa multiplicidade, segundo Henri Lefebvre, resulta do afloramento simultneo de cenrios agudos de opresso, frutos insidiosos da expanso do sistema capitalista sobre as cidades (periferizao, economias de aglomerao, pauperizao e precarizao das habitaes e do transporte etc.), e de campos de possibilidades criativas que abrem brechas para atos e encadeamentos revolucionrios levados a cabo por cidados e grupos que habitam o espao urbano. Esse espao , portanto, processo. Fruto da configurao das relaes de poder em determinado contexto social (LEFEBVRE, 2004; 2008)

A cidade industrial produz seus espaos e implode-explode na apresentao de uma enorme concentrao de pessoas, de atividades, de riquezas, de coisas e de objetos, de instrumentos, de meios e de pensamento (imploso) e a imensa projeo de fragmentos mltiplos e disjuntos (exploso) periferias, subrbios, residncias secundrias, satlites, etc. (LEFEBVRE, 2004: 26). Atravs da observao de trs dimenses interdependentes - o trabalho, a habitao e a cultura - procurarei demonstrar criticamente a multiplicidade do espao urbano e como se constituem as dinmicas de conflito no interior do territrio da Pequena frica. A dimenso do Trabalho O porto, extremo contrrio da Cidade Nova, abrigo da to cantada Pedra do Sal, foi espao de conflitos agudos, marcados por profundas disputas nas relaes trabalhistas. Foi em seu entorno que os Sindicatos Polticos dos trabalhadores da estiva, mais tarde fundadores de uma diversidade de ranchos carnavalescos, se reuniram e formaram suas bases reivindicatrias. E foi tambm ali que o confronto entre os imigrantes europeus e os negros brasileiros e africanos mostrou algumas de suas faces mais tensas. No entanto, se verdade que o porto era o lugar do trabalho operrio propriamente dito, visto que movimentava direta e indiretamente o trabalho assalariado na cidade do Rio de Janeiro, os conflitos em torno do emprego no se esgotavam nele. As questes empregatcias da transio do sculo XIX para o XX aliavam prticas ainda afetadas pela memria recente do discurso escravista, escassez de trabalho frente o fluxo cada vez maior de mo de obra. O trabalho branco, preferencialmente imigrante, era de longe o preferido tanto para trabalhos domsticos quanto para os ofcios mais pesados (FERNANDES, 1978). Achando progressivamente vagas no trabalho regular oferecido pela indstria, pela construo e pelo comrcio, mas sempre em desvantagem com o concorrente branco, nacional ou estrangeiro, a presena do negro no Rio de Janeiro se tornaria tradicional no cais do porto (MOURA, 1995: 64). Tia Carmem relata:
quem trabalhava mais mesmo era o portugus, essa gente, espanhis, era mais essa gente. No era fcil, eles no gostavam de dar emprego pro pessoal preto da frica, que pertencia assim Bahia, eles tinham aquele preconceito (Depoimento de Carmem Teixeira da Conceio, Tia Carmem citado em MOURA, 1995: 66)

Havia negros que viam no trabalho assalariado e regular a esperana da sobrevivncia e, nesse sentido, entravam em choque com o privilgio dos brancos europeus na aquisio de empregos, o que, entretanto, no impediu esses dois grupos de se organizarem na construo conjunta da luta contra a opresso da proletarizao e da expanso do assalariamento. Tais trabalhadores compartilharam no apenas os ambientes de trabalho urbanos, como tambm

modelos e espaos de organizao, bem como estratgias de luta e resistncia s formas de explorao a que estavam submetidos (MATTOS, 2004). Foi contra esse cenrio que surgiram as associaes de ofcios e sindicatos como a Sociedade de Resistncia dos Trabalhadores em Trapiche e Caf e a Unio dos Estivadores que apesar de majoritariamente negra inclua uma diversidade de trabalhadores europeus menos afortunados no mercado de trabalho e que terminavam na mesma situao subalterna. A Sociedade Beneficente Liga Operria fundada em 1872, organizao importante na reunio de ofcios de toda a diversidade da classe operria, defendia em seu estatuto a reunio de todos os operrios, e artistas nacionais e estrangeiros procurando por todos os meios, melhorar a sorte de todas as classes operrias (MATTOS, 2004: 246) Mesmo assim, os negros eram alvos privilegiados pela represso o que fez com que associaes de recorte racial tambm fossem criadas como a Sociedade Beneficente da Nao Conga, criada antes de 1861, ou a Associao Beneficente Socorro Mtuo dos Homens de Cor, de 1874. Por outro lado, a nova situao de liberdade na qual se encontrava a populao exescrava possibilitou o traado de caminhos alternativos enquadrados por discursos diversos sobre o trabalho e sobre a liberdade. s vezes, ser livre significou poder viver longe da tutela e do teto senhorial da relao servil ou poder ir e vir sem controle ou restries. Nesse quadro, a liberdade constitua fundamento maior que simplesmente vender livremente a fora de trabalho em troca de um salrio (ALENCASTRO, 1987; LARA, 1998). Muitos negros libertos negavam trabalhos subalternos, relacionados humilhao da escravatura 1, que eram consequentemente preenchidos por imigrantes. O reconhecimento da prpria dignidade atravs da experincia da liberdade choca-se com a dramaticidade das condies de vida e de expresso a que exposto o ex-escravo. (MOURA, 1995: 65). Tanto pela experincia da liberdade quanto pela prpria necessidade, o espectro de trabalho se estendeu na direo de pequenas atividades, no ligadas diretamente estrutura capitalista moderna vigente, que permitiam a autonomia dos sujeitos que a realizavam. Valendo-se da fora do trabalho e de tcnicas prprias, mulheres negras organizavam cozinhas inteiras, internas s habitaes, para a venda de doces e o preparo de outros tipos de comidas s quais se somavam outras atividades caseiras como a costura e a lavao de roupas; os homens realizavam tambm pequenos servios de reparo como pedreiros, ferradores, alfaiates, sapateiros, pintores, artesos, vendedores ambulantes de seu prprio trabalho ou de quinquilharias, jornais, balas, biscoitos e muitos outros. Heitor dos Prazeres, clarinetista e
1

Para o liberto, as demandas relativas s condies de trabalho eram at mais importantes que o nvel dos salrios (ALENCASTRO, 1987; LARA, 1998; MOURA, 1995)

cavaquinista, parceiro de Noel Rosa e um dos fundadores da futura Portela, dizia que poca, se destacava como marceneiro e pintor2. Essas consideraes implicam reconhecer a complexidade da questo do trabalho, recm-liberto ou no, sob as prprias consideraes e apropriaes que os atores fazem das categorias de ao e interpretao do mundo. Liberdade e trabalho so, nesse sentido, categorias de ida y vuelta (CUNHA, 2009), impostas verticalmente, mas reapropriadas, resignificadas e reprojetadas nas novas relaes que engendram. Esses diversos trabalhos tomavam as ruas e, englobando negros e europeus, recusavam os limites da regio porturia, se espalhando para outras regies da Pequena frica at atingir a Cidade Nova sob a rubrica oficial de sem profisso definida (BENCHIMOL, 1992).
Na rua de pouco trnsito, com as senhoras ainda saindo pouco e os homens, por causa delas saindo muito menos do que hoje, cruzam vendedores ambulantes, soltando os mais histricos preges! o portugus vendedor de perus[...]o italiano do peixe[...]a turca ou turco vendedores de fsforos[...]berra o vendedor de vassouras[...]e o comprador de metais[...]o homem das garrafas vazias[...]e a negra da canjica. porta dos teatros quedam os vendedores de empada, pastelaria feita com banha de porco e cujo recheio um mingau detestvel, em nada com parvel s que se vendem pelas confeitarias (EDMUNDO, 2003: 32)

Na obra de Luiz Edmundo, O Rio de Janeiro do meu tempo, pode-se colher uma infinidade de retratos de personagens tpicos desse universo de trabalho: meninos vendedores de jornais, negros fabricando cestas na calada, vendedores de carvo puxando burros de cargas, sorveteiros ambulantes, leiteiros acompanhados suas vacas que dividiam a rua com o mascate de panos, os doceiros que tocavam gaita de boca, dentre outros ofcios que existiam a mais tempo ou foram criaes recentes como os compradores de ratos para as reparties de higiene (BENCHIMOL, 1992). A sanha legiferante da reforma Pereira Passos atingiu de golpe grande parte desses ofcios autnomos. Passos proibiu o trnsito de cargueiros (animais atrelados uns aos outros e puxados por um homem) afetando diretamente as profisses que faziam o uso de animais e estabeleceu tributos para os vendedores ambulantes. Proibiu tambm a criao de animais dentro dos cortios, podando uma grande variedade de ofcios que dependiam daquela cultura. Fosse com a inteno de banir modalidades ambulantes de comrcio e artesanato, fosse apenas com a inteno de arrecadar recursos s custas desses segmentos mais vulnerveis da populao, as tarifas cobradas e as diversas proibies representavam um encargo insustentvel para a populao livre no proprietria que retiravam do seu trabalho autnomo o substrato de sua existncia.
2

Fonte: As vozes desassombradas do museu, Museu da Imagem e do Som/RJ.

Independentemente das razes evocadas para justificar cada um destes atos, as intervenes realizadas traduziam um discurso moralizador e autoritrio que perseguia um suposto ideal de modernidade que veio de roldo com o desenvolvimento econmico envolvendo o modelo progressista copiado dos urbanistas europeus3.

A Habitao e seus conflitos: os cortios A altissonncia do progresso e da modernizao atravessou as questes do trabalho e fez tremer as finas paredes das habitaes populares. A necessidade de moradias baratas para trabalhadores, a limitada disponibilidade de construes para atender a esta demanda, os altos aluguis, a possibilidade de obteno de bons rendimentos por parte dos privilegiados proprietrios e arrendatrios de prdios e terrenos so consequncias de uma modernizao que fez com que se multiplicassem as moradias coletivas. As estalagens grupo de minsculas casas trreas enfileiradas de dimenses e compartimentos e demais elementos reduzidos ao extremo que surgiram por volta de 1850, foram logo substitudas pelos cortios e casas de cmodos casas subdivididas internamente que se multiplicaram no perodo republicano (VAZ, 1994). Estas formas de aproveitamento do restrito espao disponvel nas antigas freguesias centrais - onde se concentravam a moradia, o trabalho e fervilhava a vida urbana - acompanhavam a batuta insensvel do arrendamento da terra urbana e a busca por maiores rendimentos. Animados pelo fluxo demogrfico ampliado do perodo de urbanizao da cidade do Rio de Janeiro, pequenos investidores, lojistas, e outros detentores de pequenos capitais comearam a investir na construo de novas formas de habitao de baixa renda e baixa qualidade direcionada para aqueles que simplesmente no tinham outra opo de moradia. Morar na rea central significava muito mais do que no ter gastos com transporte. Para muitos o trabalho tinha que ser procurado diariamente e sob condies cada vez mais adversas. Estar prximo significava garantir a sobrevivncia, mesmo porque, grande parte dos trabalhadores autnomos exercia seu ofcio quase exclusivamente no centro, razo pela qual o nmero de cortios e quartos continuava a crescer, no importando que as condies da morada fossem as mais precrias possveis (ABREU, 2003). Apinhadas de negros - africanos

Benchimol (1992) chama Pereira Passos de Haussman tropical em referncia ao principal planejador da modernizao parisiense do sculo XIX.

e brasileiros - e de europeus4, todos unidos pela mesma situao de penria, trabalhadores pobres pouco aquinhoados, que se acotovelavam nos estreitssimos cmodos dos cortios.
Aps o jato lrico do homem do realejo que abandona o cortio, as cantigas, de novo, que ressurgem da alma aflita, cheia de melancolia e saudade: So de portugueses expectorando fados: minha mi, minha mi./ Quesada cum m pai... So mestias estropiando melodias em voga: A sombra / De enorme e frondsia / mangura, /Na bra da estrada / Da tarde ao ca [...] Referve a bulha das crianas, das roupas batidas pelas tbuas. Assobios. Falas. Gritos: D Maria! - C vou eu... Berros: - Bastio! No sou surdo, j ouvi! E o formigueiro humano que se apinha, de novo, movimentado e ativo, agitado e feliz, em barafunda plena de vida e de estridor. (EDMUNDO, 2003: 230)

Dentro dos cortios, esse formigueiro humano fervilhava. Ali o pinho soava nas mos dos malandros, que andavam a tocar e a cantar - em mangas de camisa com as unhas bem tratadas e o cabelo rebrilhando a vaselina - e que junto aos capoeiras formavam a nata do vcio, da violncia e da vagabundagem. Malandros que eram desejados pelas mulheres dos cortios, como a italiana do 22 que j com o seu p na casa dos quarenta no sai do antro da feiticeira espanhola, que sabe acender paixes em peitos frios, amarrar namorados e por homens em bom caminho (EDMUNDO, 2003: 231). Na ocasio de batizados de crianas havia os jantares obrigados a canja de galinha e porco com farfia no terreiro arrumado com mesa para refeies. Come-se sem palet, num s prato, todas as iguarias, at a sobremesa, o infalvel doce de coco. nesse momento que a dona da casa abre uma garrafa de vinho fino, do Porto, que o champanhe dos pobres (EDMUNDO, 2003: 239). Mas no s de festas, fogos e folias viviam os cortios5. O trabalho habitava as casas junto aos homens e mulheres que se amontoavam nos terraos fazendo seus doces, lavando roupa pra fora, nos servios de marcenaria e alfaiataria. Ali se misturava o rural e o urbano que em lugar de se oporem, se complementam, vendo-se em diversos momentos um se debruando sobre o outro (SANTOS, 2012). A criao de aves e sunos e as hortas davam o subsdio para o comrcio ambulante mais tarde perseguido e proibido pela reforma de Pereira Passos. Por trs de toda essa confuso de cheiros, sons e sabores, se escondia a doena e a epidemia e no fundo das baiucas, os pobres tuberculosos, cheios de tosses e de pressentimentos, brancos, magros, tristssimos que alimentaram o estigma das habitaes populares, tidas como imundas nojentas e asquerosas pocilgas, sem ar nem luz, e sempre encharcadas de lodo e porcaria. Por serem focos de epidemias, eram ainda consideradas uma vergonha que nos abate perante o estrangeiro. sobre esse cenrio que investem, com
4

Os estrangeiros constituam em 1869, 56% dos moradores dos cortios sendo os portugueses sua maioria (TEIXEIRA, 1994: 576) 5 Cortio era o nome dado s caixas feitas de cortia nas quais se prendiam abelhas para a produo de mel.

virulncia, as portarias, editais e relatrios da Inspetoria Geral de Higiene, os pareceres da Academia Imperial de Medicina e os editoriais da imprensa. A verdade que os cortios podiam ser insalubres, mas a salubridade nem sempre era determinada por motivos biolgicos e acomodava nas entrelinhas um discurso moralizante que buscava fundamentalmente deter as prticas e os hbitos da comunidade popular e afast-las o mximo possvel do centro que se modernizava. Abreu (2003) aponta que alm dos motivos higienistas6, a existncia dos cortios perturbava por serem eles foco de potenciais agitaes populares, residncia que era de um nmero elevado de trabalhadores que viviam no limiar da subsistncia. A associao direta entre pobreza e violncia conduzia alegao de que a promiscuidade presente nos cortios era um perigo para a ordem pblica e que a populao indisciplinada que neles vivia, j estigmatizada pela falta de emprego que tambm era associada vagabundagem 7, era afeita prostituio, ao jogo, ao roubo e que beiravam a animalidade. No entanto, a guerra contra os cortios s ocorreu na medida em que no interrompeu a aliana entre o discurso progressista com os interesses dos proprietrios das terras que tiravam rendas absurdas dos investimentos irrisrios que faziam nas moradias populares (BENCHIMOL, 1992: 184). A verdade era que os cortios eram ao mesmo tempo, condio e consequncia da modernizao que se impunha. Se por um lado eles incomodavam e contrariavam o planejamento progressista, por outro lado eles permitiam o sono tranquilo das elites porque mantinham a populao prxima ao local de trabalho e evitava maiores custos aos cofres pblicos e privados. A perplexidade e tolerncia demonstradas pelas autoridades ante a proliferao das superlotadas habitaes coletivas, naquela conjuntura, sob todos os aspectos tumultuada, decorria, ento da inexistncia de alternativas espaciais e habitacionais para a populao proletria que se concentrava na rea central e em suas imediaes. Esse duplo movimento aparentemente contraditrio, era o reflexo imediato de uma vontade de modernizar, higienizar e transformar a cidade ao mesmo tempo em que buscavam auferir o maior lucro possvel daquelas habitaes. Alm da busca pelas melhorias de sade, a higiene que se buscava, na verdade, era o simples afastamento da arraia mida da populao. Foi nesse sentido que as
6

Que tinham de fato algum fundamento. Era comum epidemias de clera, de peste, varola e febre amarela e dada as condies dos cortios eram eles os mais afetados pela presena de ratos e outras pragas urbanas (ABREU, 2003: 213) 7 Sidney Chalhoub em seu magistral Cidade Febril(1996) conta a violenta investida do ento prefeito Dr. Barata Ribeiro, sobre um dos cortios mais antigos e famosos do Rio de Janeiro, o Cabea de Porco. A destruio do cortio foi saudada pela mdia poca como uma epopeia da barata contra o porco: [...] Mas eis que um dia a barata/ Deo-lhe na telha almo-la (a cabea)/E assim sem patarata/Roendo, at devor-la. Fonte; Revista Ilustrada, n656, Fevereiro, 1893, citado por Sidney Chalhoub (1996).

reformas urbanas da poca utilizaram o discurso tcnico-mdico para legitimar o refreamento violento dos cortios na rea central, enquanto se fechavam olhos para o fato de que eles continuavam sendo construdos na Cidade Nova e que nos morros da Providncia, da Conceio e da Mangueira se formavam as favelas (outro problema-soluo), lugares igualmente insalubres, mas altos e distantes o bastante para ferir a moral do projeto de modernizao.

A cultura: o samba e o candombl A construo da Avenida Central no incio do sculo XX, marco da reforma de Pereira Passos que ligava o porto ao bairro da Glria, custou a demolio de cerca de setecentos prdios ocupados pela populao proletria, por casas de artfices e pelo pequeno comrcio. Por razes de saneamento, so demolidas pela Sade Pblica habitaes coletivas e casas, que alojavam mais de 14 mil pessoas, afastando do Centro e da zona do porto tanto a gente pequena vinda do Imprio, como negros, nordestinos e europeus recm-chegados na cidade. A Sade, onde se concentrava grande parte da colnia baiana, integrados os homens como estivadores no porto, seria tambm afetada pelas reformas, fazendo com que muitos, juntamente com seus novos parceiros arrebanhados pela situao comum, fossem procurar moradia pelas ruas da Cidade Nova, alm do Campo de Santana, ou para os subrbios e, logo depois, nos morros em torno do Centro (MOURA, 1995: 54-55). A comunidade negra e europeia branca que, apesar das diferenas raciais foi at certo ponto indistintamente tratada como a plebe, inseriu em suas prticas cotidianas diversas manifestaes culturais que viveram lado a lado s situaes de opresso e dominao que se impunham. Se nas ruas a capoeira afirmava agressivamente a presena do negro, a religio dos baianos daria uma nova dimenso ao negro carioca e em contato com os cultos dos bantos fundaria sob o panteo dos orixs uma religio negra nacional que no sculo seguinte se multiplicaria em diversas formas regionais, tendo como raiz o candombl e como matriz transformadora a macumba carioca. Como ponto nodal dessa rede religiosa, seminal a casa de Joo Alab, de Omulu, na Rua Baro de So Flix, no caminho da zona porturia para a Cidade Nova. As filhas de santo da casa de Alab fizeram parte daquelas que, em suas casas, contriburam com o processo de desenvolvimento da msica popular e a mistura entre a religio do santo e o nascente samba carioca. Tia Amlia, me do violonista e compositor Donga; Tia Perciliana; Tia Mnica e sua filha, Carmem do Xibuca (que vive at os 110 anos

de idade, vindo a falecer na dcada de 1980); a Tia Bebiana dos ranchos carnavalescos e a grande Tia Ciata, me-pequena do candombl de Joo Alab. Na casa da Tia Ciata se realizavam festas para os orixs, que eram seguidas de famosos e grandiosos pagodes nos quais a negrada toda se esbaldava no que poderamos chamar de grmen do samba.
No terreiro era o samba raiado e s vezes, as rodas de batuque entre os mais moos. No samba se batia pandeiro, tamborim, agog [...]. As grandes figuras do mundo musical carioca, Pixinguinha, Donga, Joo da Baiana, Heitor dos Prazeres, surgem ainda crianas naquelas rodas onde aprendem as tradies musicais baianas a que depois dariam uma forma nova, carioca (MOURA, 1995: 102)

Foi da lavra de Heitor dos Prazeres o carinhoso apelido de Pequena frica dado ao territrio que compreendia o cais do porto at a Praa Onze da Cidade Nova. O epteto remete quase automaticamente a uma realidade de maioria negra e o relevo das manifestaes culturais africanas como os batuques e os candombls parece reforar essa impresso. No entanto, e esse um dos pontos crticos que pretendemos abordar neste tranalho, a Pequena frica se constitui como um territrio cultural bem mais complexo que no se esgota na presena negra, importante, mas no unvoca. A histria do samba passa necessariamente pela Pequena frica e pelas casas das baianas, Tia Ciata e Tia Bibiana. Quando esse territrio visto como encontro estrito da cultura negra, africana ou baiana, facilmente somos conduzidos a pensar que o samba , seno africano, negro e baiano, minorando ou no mencionando simplesmente a presena de outros grupos culturais de suma importncia na sua construo8. No entanto, as pesquisas apontam na verdade para o fato de que o samba uma formao musical tipicamente heterognea e mesclou em seu processo de construo uma diversidade de contextos histricos no lineares povoados por diferentes nacionalidades, culturas e etnias (CAZES, 2010; GOMES, 2003; SEVERIANO, 2009). J no sculo XVII se percebia o encontro da msica africana os batuques e os lundus com a msica europeia de todos os lados, com nfase para a portuguesa.
De Portugal, recebemos todo sistema harmnico tonal que o prprio fundamento de toda msica do Ocidente. Vieram, com os portugueses, todos os instrumentos musicais bsicos como a flauta, o cavaquinho e o violo, que iro desempenhar, quase meio sculo mais tarde, um papel preponderante na formao do choro e em toda msica instrumental executada por pequenos grupos (VASCONCELOS, 1991: 20).

Ora, os primeiros ranchos carnavalescos, diferente das escolas de samba atuais, se utilizavam do violo e de instrumentos de corda em um perodo em que no existiam as
8

Por exemplo, Guimares (1978), Vaz (2006)

percusses mais graves da marcao, como o surdo, inventado por Ismael Silva s em 1926 para fazer sambar o pessoal da sua escola, a Deixa Falar. A mescla e o contato tambm no estiveram ausentes no perodo em que a comunidade negra tinha se estabelecido na regio porturia e nos cortios do centro, em pleno perodo de modernizao do Rio de Janeiro. Nas festas dos cortios, quando havia dana, eram feitas no terreiro atravs de uma cosmopolita mistura de estilos:
Uma polca pulada, que se chama militar, chostes (schottisch), valsa, mazurca, e, por vezes, a quadrilha, marcada em francs (!) com marcaes assim: Ana vai tu (em avant tous), Promenades pra direita (promenade droite), Ch de dames (chaine des dames), Faz que vai mas no vai no, Caminho da roa, Vorta que l vem a sogra, etc. (EDMUNDO, 2003: 240)

Como nos diz Jairo Severiano (2009) vrias danas e msicas foram importadas e, atravs das mesclas realizadas em solo brasileiro, ganharam cores diferentes e que impossibilitam determinar uma origem fechada msica. Foi esse o caso do lundu africano que junto polca, habanera e o tango espanhol confluram na dana especificamente popular caracterstica do bairro da Cidade Nova j nos fins do sculo XIX, o maxixe, que foi, por sua vez, de extrema importncia para a formao do samba (CAZES, 2010) Importante ainda, alm do contato europeu foram os migrantes de outros estados do pas que no a Bahia, que tambm foram para o Rio de Janeiro quando este se urbanizava e modernizava, como os mineiros, pernambucanos, cearenses, alagoanos, alm dos prprios cariocas que j viviam na regio fluminense9. (GOMES, 2003). Ainda assim, se a tnica do contato intercultural se mantm, negando, portanto, os argumentos da pureza afro-brasileira do samba, importante lembrar que os olhos e ouvidos da represso estavam enfaticamente direcionados para a comunidade negra. A represso ao negro estava presente em todos os aspectos da vida social. No apenas os festejos populares eram perseguidos, mas tambm as religies afro-brasileiras, que constantemente eram vtimas de incurses policiais que terminavam com o confisco de esculturas rituais, objetos de culto, vestimentas litrgicas e com o encarceramento dos participantes (MOURA, 1995). Os contatos interculturais no significaram reconhecimento cidadania dos negros, e os sambistas eram perseguidos no apenas pela prtica da cultura afro-brasileira, mas tambm por ocuparem a base da pirmide social brasileira, constituindo-se uma classe perigosa, que englobava todos os indivpius que ofereciam riscocs nova ordem que a elite tentava implantar.

Para nmeros mais precisos sobre o contingente dessa populao j depois da segunda metade do sculo XIX, conferir o Censo de 1872: http://archive.org/details/recenseamento1872bras acessado em 11/04/2013.

Um sambista portando um violo ou um malandro com seus trajes tpicos, portanto, so classificados negativamente como parte integrante do mundo da desordem, pois esto em desacordo com a sociedade moderna e capitalista que se pretendia construir. No entanto, no apenas os sambistas, suas comunidades ou adeptos das manifestaes culturais negras eram reprimidos ou vigiados, mas tambm os frequentadores de botequins, de teatros populares, de determinadas competies esportivas, os apostadores em jogos de azar, grevistas, prostitutas, estrangeiros, pobres urbanos, crianas abandonadas e tudo mais que fosse classificado neste universo da desordem. Todos eram passveis de uma ao violenta por parte da polcia, e no apenas os sambistas, que eram simplesmente mais um grupo nessa abrangente categoria da desordem contrria aos projetos de modernizao. Concluso Bonnemaison nos diz que o espao constitudo por trs nveis. O primeiro seria o espao objetivo: o das funes e estruturas. O segundo seria o espao vivido: o espao da vida cotidiana, do movimento, de lugares e trajetos. E o terceiro seria o espao cultural: o espao vivenciado, dos smbolos e valores. Estes trs nveis referem-se a uma nica e mesma realidade, mas sob diferentes olhares (BONNEMAISON, 2002: 109). As trs dimenses aqui analisadas, assim como o espao tripartite de Bonnemaison, tambm fazem parte de uma mesma realidade e no podem ser imaginados enquanto esferas autnomas. Atravs da observao das dimenses do trabalho, da habitao e da cultura, procuramos demonstrar como o territrio da Pequena frica - espao construdo para alm da geografia oficial pelas dinmicas socioculturais da classe mais pobre est imerso no conflito e na disputa e possui as caractersticas daquilo que Lefebvre chama de espao explosivo. A modernizao da cidade e a situao de transio nacional fazem com que indivduos de diversas experincias sociais, raas e culturas se encontrem nas filas da estiva ou nos corredores dos cortios, promovendo essa situao a formao de um territrio definido por uma densa experincia sociocultural que, embora subalternizada e quase que omitida pelos meios de informao da poca, se mostraria, juntamente com os novos hbitos civilizatrios das elites, fundamental na redefinio do Rio de Janeiro e na formao de sua personalidade moderna.

Bibliografia ABREU, Maurcio A. Da habitao ao hbitat: a questo da habitao popular no Rio de Janeiro e sua evoluo. In: Revista Rio de Janeiro, n10, maio-ago, 2003.

ALENCASTRO, Luis F. A pr-revoluo de 30. In: Novos Estudos, n18, setembro, So Paulo, 1987. BONNEMAISON, Joel. Viagem em torno do territrio. In: CORREA, Roberto L. e ROSENDAHL, Leny (orgs). Geografia cultural: um sculo (3). Rio de Janeiro, Ed. UERJ, 2002. BENCHIMOL, Jaime L. Pereira Passos: um Haussmann tropical. 2ed. Biblioteca Carioca, Rio de Janeiro, 1992. CAZES, Henrique Choro: do quintal ao Municipal, 4ed.Ed.34, So Paulo, 1994 CUNHA, Manuela C. Cultura com Aspas. So Paulo, Cosac & Naify, 2009. LUIZ EDMUNDO. O Rio de Janeiro do meu tempo. Ed. Senado Federal, Rio de Janeiro, 2003. FERNANDES, Florestan. A Integrao do Negro na Sociedade de Classes. 3ed. So Paulo: tica, 1978. GOMES, Tiago M. Para alm da casa da Tia Ciata. In: Afro-sia, 29/30, 2003. LARA, Silvia H. Escravido, cidadania e histria do trabalho no Brasil. In: Proj. Histria, So Paulo, n16, fevereiro, 1998. LEFEBVRE, Henri. O direito cidade, 3 Edio, So Paulo, Centauro, 2004. ____________. Espao e poltica, 1 Edio, Belo Horizonte, Ed. UFMG, 2008. MATTOS, Marcelo B. Trabalhadores escravizados e livres na cidade do Rio de Janeiro na segunda metade do sculo XX, In: Revista Rio de Janeiro, n.12, jan-abril, Rio de Janeiro, 2004. MOURA, Roberto M. Tia Ciata e a pequena frica no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Funarte, 1995. SANTOS, Leonardo S. A desruralizao do urbano: a represso aos usos rurais durante as reformas urbanas no Rio da Belle poque. In: Cadernos IPPUR/UFRJ, v. 23, p. 103-124, 2012. SEVERIANO, Jairo Uma histria da msica popular brasileira, 2ed. Editora 34, So Paulo, 2009. TEIXEIRA, Manuel C. A habitao popular no sculo XIX: o Porto e o Rio. In: Anlise Social, vol XXIX, Portugal, 1994. VASCONCELOS, Ary. Razes da msica popular brasileira. Rio de Janeiro: Rio Fundo Ed., 1991. VAZ, L. F. Dos cortios s favelas e aos edifcios de apartamentos a modernizao da moradia no Rio de Janeiro. In Anlise Social, vol. XXIX, Portugal, 1994.

Potrebbero piacerti anche