Sei sulla pagina 1di 4

Depressao

Definio A depresso pode ser descrita como uma sensao de tristeza, infelicidade, abatimento ou pesar. A maioria de ns j se sentiu assim em algum momento, por um perodo breve. A depresso clnica um transtorno de humor no qual a sensao de tristeza, pesar, raiva e frustrao interfere na vida diria por um longo perodo.

Como se desenvolve? Na depresso como doena (transtorno depressivo), nem sempre possvel haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reaes depressivas normais e das reaes de ajustamento depressivo, nas quais possvel localizar o evento desencadeado. Pode estar envolvidos eventos como: - Estresse - Estilo de vida - Acontecimentos vitais, tais como crises e separaes conjugais, morte na famlia, climatrio, crise da meia-idade, entre outros.

Causas: H uma srie de evidncias que mostram alteraes qumicas no crebro do indivduo deprimido, principalmente com relao aos neurotransmissores. Ao contrrio do que normalmente se pensa, os fatores psicolgicos e sociais muitas vezes so conseqncia e no causa da depresso. Vale ressaltar que o estresse pode precipitar a depresso em pessoas com predisposio, que provavelmente gentica. A prevalncia (nmero de casos numa populao) da depresso estimada em 19%, o que significa que aproximadamente uma em cada cinco pessoas no mundo apresentam o problema em algum momento da vida.

Como ? Os sintomas da depresso so muito variados, indo desde as sensaes de tristeza, passando pelos pensamentos negativos at as alteraes da sensao corporal como dores e enjos. Contudo para se fazer o diagnstico necessrio um grupo de sintomas centrais: -Perda de energia ou interesse -Humor deprimido -Dificuldade de concentrao -Alteraes do apetite e do sono -Lentificao das atividades fsicas e mentais -Sentimento de pesar ou fracasso Os sintomas corporais mais comuns so sensao de desconforto no batimento cardaco, constipao, dores de cabea, dificuldades digestivas.

Os principais tipos de depresso incluem: Depresso maior -- cinco ou mais sintomas listados acima devem estar presentes por, no mnimo, 2 semanas, em um diagnstico de depresso maior. A depresso maior costuma durar, no mnimo, 6 meses, se no for tratada. Depresso atpica -- ocorre em um tero dos pacientes com depresso. Os sintomas incluem comer e dormir em excesso. Esses pacientes costumam se sentir oprimidos e reagem fortemente rejeio. Distimia -- uma forma geralmente mais moderada de depresso que dura anos, se no for tratada.

Outras formas comuns de depresso incluem: -Depresso ps-parto -- muitas mulheres se sentem melanclicas aps terem um beb -Transtorno disfrico pr-menstrual (TDPM) -- os sintomas de depresso ocorrem 1 semana antes da menstruao e desaparecem quando chega a

menstruao - Depresso no paciente com cncer - A depresso costuma atingir 15 a 25% dos pacientes com cncer. As pessoas e os familiares que encaram um diagnstico de cncer experimentaro uma variedade de emoes, estresses e aborrecimentos. O medo da morte, a interrupo dos planos de vida, perda da auto-estima e mudanas da imagem corporal, mudanas no estilo social e financeiro so questes fortes o bastante para justificarem desnimo e tristeza.

Tratamento: A depresso uma doena reversvel, ou seja, h cura completa se tratada adequadamente. O tratamento mdico sempre se faz necessrio, sendo o tipo de tratamento relacionado ao perfil de cada paciente. Nesses casos, o acompanhamento mdico fundamental, mas o tratamento pode ser apenas psicoterpico. Os medicamentos utilizados so os antidepressivos, medicaes que no causam dependncia, so bem toleradas e seguras se prescritas e acompanhadas pelo mdico. Em alguns casos faz-se necessrio associar outras medicaes, que podem variar de acordo com os sintomas apresentados (ansiolticos, antipsicticos). Portanto o tratamento feito junto a uma equipe multidisciplinar que inclui neurologistas, psicolgos, psiquiatras e teraputas.

Cuidados em casa Se voc est deprimido h 2 semanas ou mais, procure um mdico, que poder oferecer opes de tratamento. Seja qual for o tipo e a gravidade de sua depresso, as seguintes medidas de cuidados em casa podem ajudar: - Durma o suficiente - Siga uma dieta saudvel e equilibrada - Pratique exerccios regularmente - Dedique-se a atividades que tragam satisfao a voc, mesmo que no esteja com disposio

- Passe tempo com a famlia e os amigos

Preveno Hbitos de estilo de vida saudveis podem ajudar a prevenir a depresso e a diminuir as chances de uma recada. Psicoterapia e antidepressivos tambm podem diminuir a probabilidade de voc ter depresso novamente. A psicoterapia pode ajud-lo em perodos de dor, estresse ou tristeza. A terapia familiar pode ser especialmente importante para adolescentes que se sentem infelizes. Manter o contato com outras pessoas muito importante para evitar a depresso.

Referncias Texto cientifico Ttulo: DEPRESSO Link : http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?102 Data de Publicao :01/11/2001 - Reviso : 05/01/2010 Palavras-Chave : DEPRESSO - - Melancolia , Tristeza , Pessimismo

- Universidade Federal de Minas Gerais Revista de Psicofisiologia - Instituto de Psiquiatria da Universidade de So Paulo - Biblioteca Virtual em Sade do Ministrio da Sade

Potrebbero piacerti anche