Sei sulla pagina 1di 18

CHEGA-SE SUFICINCIA EM LNGUA INGLESA AO FIM DO 9 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PBLICO EM SERGIPE?

FABIANE MENEZES LAWLEY SANTANA (Curso de Letras-Ingls) FERNANDA MARINA BOMFIM VIEIRA (Curso de Letras-Ingls) JOS BRENO DE JESUS OLIVEIRA (Curso de Letras-Ingls) LZARO NAPOLEO CLIMACO DE SOUZA (Curso de Letras-Ingls)

RESUMO Este artigo analisa, comenta e identifica se os alunos referentes s redes das escolas pblicas do Estado de Sergipe so suficientes na aquisio da Lngua Inglesa ao final do 9 ano do Ensino Fundamental. Valeu-se, para tanto, de estudos abordados sobre as Competncias Comunicativas, que esto diretamente ligadas aquisio de uma lngua estrangeira e/ou segunda lngua atravs de seus aspectos lingusticos, bem como de anlise da construo dos currculos dessas sries do ensino fundamental, com base nas teorias dos estudiosos da rea. Este estudo expe a atual realidade dos alunos sergipanos, trazendo para a rea acadmica informaes e questionamentos sobre a qualidade dos contedos programticos do ensino pblico da rede de escolas abordada. A avaliao do IDEB (ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica) aplicada aos alunos da rede pblica Estadual de Sergipe no ano de 2011 serviu como referncia para o apontamento das falhas na aquisio dessa lngua estrangeira. . PALAVRAS-CHAVE Currculos, competncias, suficincia, lngua inglesa, habilidades.

INTRODUO O presente estudo prope avaliar se os contedos aplicados disciplina de Lngua Inglesa no ensino fundamental das escolas pblicas do estado de Sergipe so o principal obstculo em seu aprendizado. Para tanto, sero avaliadas as grades curriculares do 6 ao 9 ano do ensino fundamental dessas escolas, a fim de identificar se o atual contedo proposto a esses alunos se apresenta de forma confusa e/ou desvinculada da realidade social dos estudantes, fato que dificulta a absoro de uma nova lngua.

Na construo deste artigo, ser abordada a importncia do currculo como programa de ensino, visando comparar a relao dos contedos correspondentes matria de Lngua Inglesa, seu plano de estudo em cada ano ou grau, e assim identificar se os rendimentos suprem a suficincia conhecida como Competncia Comunicativa da LE (lngua estrangeira). Outra abordagem de estudo para contextualizar este artigo buscar avaliar se a interao ensino-aprendizagem est sendo alcanada em sua totalidade por esses alunos. Dentro desse contexto, questiona-se: o contedo desprendido pelas grades curriculares das escolas pblicas sergipanas fator determinante para o no aprendizado suficiente da Lngua Inglesa ? Ser que o currculo explorado pelos professores de Ingls das escolas da rede estadual se encontra coerente e claro para os alunos? Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivos: identificar a deficincia na fluncia dos alunos que cursam do 6 ao 9 ano das escolas pblicas do estado de Sergipe; constatar se os currculos, em se tratando de contedo, influenciam os alunos no efetivo aprendizado da LE; perceber se os contedos aplicados nessas sries do ensino fundamental interferem de forma direta e negativa no aprendizado da lngua estrangeira; analisar se tais contedos so coerentes e se eles se relacionam com a vida social dos alunos da rede pblica sergipana. Justifica-se a pesquisa como um meio de estudo que procura questionar a relao do ensino-aprendizagem, focando sua ateno para o currculo do ensino fundamental das escolas pblicas sergipanas e para a suficincia da aquisio do ingls como segunda lngua de seus alunos. Assim, o trabalho se faz importante, pois questiona a eficcia do ensino-aprendizagem referente ao ingls na rede de escolas citada, trazendo para a rea acadmica a realidade atual desses alunos, e at onde esses currculos interagem com seu meio social. Logo, foram utilizadas bibliografias especializadas em currculo, desde sua formao, pelas quais foram discutidas teorias, ideias e conceitos que permeiam esta rea de estudos. Livros, slides e artigos cientficos publicados na internet com relao s competncias comunicativas que gerem suficincia tambm serviram de base na construo deste artigo. Os Parmetros Curriculares Nacionais de Ensino (PCNs) tambm foram consultados e abordados no corpo do trabalho.

O QUE SUFICINCIA EM LNGUA INGLESA COMO SEGUNDA LNGUA? A suficincia da aquisio de uma L2 conhecida pelos estudiosos da rea, principalmente pelo linguista Hymes, um dos precursores deste estudo, como Communicative Competence, ou seja, Competncia Comunicativa, pois o domnio da lngua inglesa no pode se restringir a anlises sobre prticas gramaticais ou fonolgicas, uma vez que o discurso e os aspectos culturais tambm devem ser avaliados para a anlise da performance dos alunos. Nicholls afirma em sua obra que:
As metas do Ensino de Lnguas Estrangeiras so melhor atingidas quando se d ateno devida ao uso comunicativo ( use) em oposio ao uso da gramtica (usage); fluncia e no s correo; linguagem e aos contextos autnticos; necessidade do aluno em aplicar conhecimentos adquiridos em sala de aula a outros inditos, no mundo real ou simulado (NICHOLLS, 2001, p.55).

Portanto, para se aprofundar na Communicative Competence atravs dos estudos de Dell Hymes, necessrio aprofundar-se nos 8 aspectos que se somam competncia comunicativa, sendo estes divididos em 2 grupos: Aspectos Lingusticos (Grammatical Competence, Phonological Competence, Lexical Competence e Discursive Competence) e os Aspectos Pragmticos ( Functions, Variations, Interactional skills, Cultural Framework). Porm, o presente artigo se aprofundar apenas nos aspectos lingusticos, pois so os responsveis pelo embasamento do presente estudo.

ASPECTOS LINGUSTICOS Conhecida tambm como Competncias Lingusticas ( Linguistics

Competence) considerado responsvel na aquisio de proficincia na LE pelas formas que tomam ou tomaram as habilidades e os conhecimentos considerados necessrios para o mesmo.
[...] a lngua aquilo que seus falantes de fato dizem, e que a gramtica tem por funo apenas descrever esse dizer, sem considerar normas que determinem um falar mais puro, mais correto, ou mais erudito, obviamente essas premissas teriam que afetar a perspectiva do ensino de lnguas estrangeiras, principalmente no que concerne questo do erro e da sua correo. Se as mesmas teorias do nfase prioridade oral, os

pressupostos do ensino que buscam nelas o seu embasamento acompanham a tendncia, levando os aprendizes a desenvolverem primeiro as habilidades orais e condicionando a aquisio de leitura e da escrita ao domnio prvio do falar e do ouvir. Esse modo de conceber a lngua e a sua aprendizagem tpico da Lingustica Estrutural (NICHOLLS, 2001, p.21,22).

A partir dessa pequena definio do que so os aspectos lingusticos e sua importncia na suficincia do aprendizado da lngua inglesa possvel aprofundar-se nas competncias que fazem parte de tal influncia lingustica.

GRAMMATICAL COMPETENCE A Competncia Gramatical conhecida pelos estudiosos como a habilidade de reconhecer e produzir distintas estruturas gramaticais de uma lngua e us-las de forma eficiente na comunicao. Por muitos anos, a Abordagem Tradicional priorizava o ensino da gramtica, a fim de preservar a corrupo da lngua culta. No entanto, atravs dos estudos de sociolinguistas como Chomsky, surgiu um novo modelo chamado Gramtica Generativa Transformacional (GGT) pelo qual este psiclogo conceituava a lngua como um processo criativo inovador, porm dentro dos limites gramaticais. Dessa forma, alguns dos aspectos significativos da GGT, segundo Nicholls (2001), apud Chomsky, (1965), afirmam que: O ensino deve abranger todas as habilidades; O termo aprendizagem deve ser substitudo por aquisio, ou seja, deve haver a internalizao das regras, assim como ocorre com a lngua materna; O ensino deve passar a ser centrado na aquisio de regras e conceitos ao invs da mmica e memorizao; A pronncia perde sua importncia; O vocabulrio enfatizado; necessrio que haja contextualizao no ensino do vocabulrio e das estruturas gramaticais; O professor deixa o papel de autoridade e passa a ser orientador e facilitador da aprendizagem.

Logo, possvel identificar que cada nova abordagem sucede a anterior, a fim de sanar todas as falhas dos modelos anteriores. Essa foi uma pequena abordagem da evoluo do ensino da gramtica, para que se possa entender um pouco mais sobre a competncia gramatical.

PHONOLOGICAL COMPETENCE Competncia Fonolgica definida por seus estudiosos como a habilidade de reconhecer e produzir sons distintos e com significado de uma determinada lngua. Esse tipo de competncia inclui: Consoantes; Vogais; Tom; Entonao; Ritmo; Palavras tnicas; E qualquer outro segmento voclico que traga uma funo significante. importante ser capaz de distinguir os direfentes sons, pois na lngua inglesa h uma srie de palavras diferentes que so pronunciados de forma muito parecida.

LEXICAL COMPETENCE A Competncia Lexical refere-se ao vocabulrio e se define como a capacidade de reconhecer e usar as palavras de uma determinada lngua da mesma forma que os falantes que a tm como lngua materna. Esse tipo de habilidade inclui a compreenso das diferentes relaes entre as famlias de palavras e suas colocaes comuns. Todavia, Dell Hymes afirma em seus estudos que os alunos que aprendem ingls precisam ser capazes de reconhecer o conceito de uma chair (cadeira), que totalmente diferente de um stool (tamborete), diferente tambm de

um sofa (sof) e de um bench (banco). Hymes explica em seus estudos que esses alunos precisam tambm saber que uma chair faz parte de uma pea de mobilirio e que h vrios tipos de cadeiras, como easy chairs (poltronas), deck chairs (espreguiadeiras), office chairs (cadeiras de escritrio), rocking chairs (cadeiras de balano), dentre outras. Alm de todo o conceito necessrio tambm entender como essa palavra chair atualmente usada num sentido mais amplo, no caso chairman (presidente) ou em outro caso referente a uma mulher que preside algo como chair of the committee (presidente do comit).

DISCURSIVE COMPETENCE Parafraseando Hymes, Competncia Discursiva usada para se referir a duas capacidades distintas. A competncia discurso textual referente capacidade de compreender e construir monlogos ou textos escritos em diferentes gneros, como: Narrativas; Textos processuais; Textos esportivos; Textos persuasivos; Descries; Outros.

Esses gneros do discurso possuem caractersticas diferentes. Segundo o linguista, porm, cada gnero possui elementos que podem ajudar a tornar o texto mais coerente ou podem ser usados para fazer pontos importantes de modo distintivo ou proeminente. Assim, importante ressaltar que a aquisio de uma LE envolve aprender como se relacionar com os diferentes tipos de discurso, de tal forma que os ouvintes ou leitores sejam capazes de entender o que est acontecendo e detectar o que importante. Ou seja, necessrio que haja a informao de forma coerente para o entendimento dos leitores e ouvintes.

O ENSINO DE INGLS EM SERGIPE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Com base no programa curricular do Ensino Fundamental das Escolas Pblicas do Estado de Sergipe, a Secretaria de Educao do Estado (SEED/SE) procurou adaptar suas escolhas curriculares de acordo com os Parmetros Nacionais de Ensino (PCNs), os quais determinam que o ensino de Lngua Inglesa na escola deve apresentar situaes de reflexo sobre o funcionamento dessa lngua em diferentes contextos comunicativos, a fim de capacitar o aluno a ter o domnio de mais uma linguagem que circula socialmente . A SEED sergipana tambm agrega na construo dos seus contedos a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que obriga a incluso do idioma Ingls nos currculos escolares a partir do 6 ano, pois acredita que nessa fase que o aluno deve ser sensibilizado a aprender uma nova lngua, sendo que isso lhe acrescentar valores culturais, proporcionando-lhe uma nova maneira de se expressar. Dessa forma, segundo a secretaria, o currculo de lngua inglesa foi criado com a inteno de propor assuntos que servem como elementos necessrios para a construo do pensamento e do discurso nessa lngua estrangeira. Assim, constaro estudos relacionados Gramtica Generativa Transformacional, como foi visto anteriormente, elaborada por Chomsky, tendo o estudo da lngua uma tnica de processo criativo inovador, que abrange diversas habilidades, a fim de capacitar o indivduo a organizar ideias e comunicar-se, mesmo com algumas limitaes. Todavia, estimulam o planejamento dos contedos e suas atividades, relacionandoos realidade da comunidade onde a escola est inserida, pois o processo cognitivo parte fundamental no processo de aprendizagem.

PCNs Segundo o Ministrio da Educao (MEC), os Parmetros Curriculares Nacionais foram elaborados a fim de construir referncias nacionais comuns ao processo educativo em todas as regies brasileiras, respeitando as diversidades regionais, culturais e polticas existentes no pas. A partir desse pressuposto, o MEC pretende criar nas escolas condies que permitam aos jovens brasileiros ter acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessrios ao exerccio da cidadania.

No que diz respeito ao ensino de Lngua Estrangeira no Ensino Fundamental, os PCNs orientam seus objetivos para a sensibilizao do aluno em relao Lngua Estrangeira pelos seguintes focos: O mundo multilngue e multicultural em que vive; A compreenso global (escrita e oral); O empenho na negociao do significado e no na correo.

No entanto, ao longo dos quatro anos do ensino fundamental de LE, o MEC espera que os alunos sejam capazes de: Identificar no universo que o cerca as lnguas estrangeiras que cooperam nos sistemas de comunicao, percebendo-se como parte integrante de um mundo plurilngue e compreendendo o papel hegemnico que algumas lnguas desempenham em determinado momento histrico; Vivenciar uma experincia de comunicao humana, pelo uso de uma lngua estrangeira, no que se refere a novas maneiras de se expressar e de ver o mundo, refletindo sobre os costumes ou maneiras de agir e interagir, e as vises de seu prprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu prprio papel como cidado de seu pas e do mundo; Reconhecer que o aprendizado de uma ou mais lnguas lhe possibilita o acesso a bens culturais da humanidade construdos em outras partes do mundo; Construir conhecimento sistmico sobre a organizao textual e sobre como e quando utilizar a linguagem nas situaes de comunicao, tendo como base os conhecimentos da lngua materna; Construir conscincia lingustica e conscincia crtica dos usos que se fazem da lngua estrangeira que se est aprendendo; Ler e valorizar a leitura como fonte de informao e prazer, utilizando-a como meio de acesso ao mundo do trabalho e dos estudos avanados; Utilizar outras habilidades comunicativas de modo a poder atuar em situaes diversas.

A partir desses objetivos, a SEED/SE se embasou para criar seus currculos escolares referentes Lngua Inglesa, os quais sero abordados no prximo tpico.

GRADES CURRICULARES E CARGA HORRIA Com relao carga horria, cada escola da rede pblica estadual tem a autonomia de escolher se sua rede de ensino oferecer como lngua estrangeira o ingls ou tambm o espanhol. Dessa forma, algumas escolas oferecem a seus alunos as duas lnguas, sendo cada uma com 1 aula por semana de 50 minutos, totalizando 40 horas anuais, e no caso das escolas que s aderem o ingls como LE, totalizam 80 horas anuais. J suas grades curriculares so divididas por sries. Nesse caso, sero abordados os contedos desde o 6 ao 9 do ensino fundamental.

SEXTOS ANOS Nesta srie sero abordados aspectos lexicais e gramaticais, a fim de desencadear habilidades referentes ao cumprimento de pessoas, reconhecer os sons e associ-los s letras do alfabeto, reconhecer tambm nomes de lugares, marcas de produtos, equipamentos, jogos, internet, dentre outros. Outra habilidade proposta por esse currculo a de fazer perguntas e obter respostas relacionadas identificao de nome, idade, origem e telefone, como tambm saber utilizar os nmeros cardinais relacionados idade, horas e preo. Por fim, a grade pretende desenvolver a habilidade de falar e escrever utilizando os verbos ser, estar e ter. Seguem os contedos abordados nessa grade: Lxico: - Saudaes e comandos; - Alfabeto; - Leitura e construo de pequenos dilogos; - Vocabulrios referentes escola desde seu espao, seus objetos e os profissionais que atuam nela;

10

- Moradia desde o tipo aos tipos de moblias mais comuns; - Pases e Nacionalidades; - Cores; - Animais; - Membros da famlia; - Brinquedos; - Vestimentas. Gramtica: - Pronomes, pronome-sujeito; - Verbos e conjugao; - Numerais e expresses ligadas a horas; - Substantivos, plural; - Artigos, artigos indefinidos.

STIMOS ANOS Para os 7 anos do ensino fundamental a SEED/SE procura em seu currculo que seus alunos desenvolvam as habilidades de compreenso de textos de diferentes gneros, interpretar e analisar textos de livros, revistas e jornais que abordam o racismo e a luta dos negros pelos seus direitos. Manuseio do dicionrio ingls/portugus, descobrir os pases que falam ingls e localiz-lo no mapa, adquirir repertrio lingustico relacionando espaos, esportes, ocupaes e meios de transporte no Brasil e em outros pases. Desenvolver a habilidade de perguntar e responder usando o verbo can. Indicar posse com o caso genitivo e com os adjetivos possessivos. Solicitar e fornecer informaes no tempo presente. Descrever aes habituais, dar informaes quanto localizao de espaos e pessoas utilizando as preposies de lugar. Seguem os contedos abordados nessa grade: Lxico:

- Leitura de receitas, rtulos, instrues, slogans, fichas de informaes, histrias em quadrinhos, anncios, cartas dentre outros;

11

- Manuseio de dicionrio: significado de palavras; - Pesquisa sobre pases cuja lngua materna seja o ingls; - Denominao de vocbulos relacionados a espaos comerciais e culturais, esportes, ocupaes, meios de transporte, dias da semana e estaes do ano. Gramatical: - There is / There are; - Caso genitivo; - Verbos de ao; - Imperativo; - Verbo Can; - Presente Contnuo; - Adjetivos Pocessivos; - Palavras interrogativas (what, where, when, who, whay, how); - Presente Simples (formas afirmativas, interrogativas e negativas); - Pronome-Objeto; - Advrbios de Tempo e Frequncia; - Preposies (de lugar e by para meios de transporte); - Nmeros cardinais de 100 a 1000.

OITAVOS ANOS Nestas sries so propostas habilidades como compreenso de diferentes textos e temticas, distinguir os alimentos e bebidas dos saudveis e no saudveis, identificar os hbitos alimentares em diferentes culturas, conhecer monumentos histricos, culturais e de lazer de diferentes pases, atravs de pesquisa. Relacionar os diferentes espaos de lazer s atividades que neles se podem praticar, dialogar sobre aes do presente e do passado, relacionar personalidades s suas invenes, reconhecer comemoraes que ocorrem em datas e de modos diferentes em diversos pases e culturas. Usar o verbo could para indicar capacidade e/ou habilidade no passado. Os contedos abordados nessa grade so:

12

Lxico: - Leitura e compreenso de textos curtos, como slogan, biografia, artigos e

histrias em quadrinhos; - Denominao de vocbulos relacionados a partes do corpo humano, alimentao/bebidas, espaos e atividades de lazer, adjetivos; Gramatical: - Presente Simples; - Passado do verbo TO BE; - Passado Contnuo; - Passado Simples dos verbos regulares (formas afirmativas, negativas e interrogativas); - Nmeros Ordinais; - Datas; - Substantivos Contveis e Incontveis; - Quantificadores; - Verbo Modal COULD; - Preposies (after, before, with, without etc).

NONOS ANOS Finalmente, no ltimo ano do Ensino Fundamental das Escolas Pblicas do Estado de Sergipe, pretendido pela Secretaria de Educao que seus alunos produzam habilidades de inferir o tema ou assunto principal de um texto, utilizar o texto para explorar vocabulrio e estruturas gramaticais, alm da leitura e compreenso do mesmo. Traduzir e analisar letras de msicas de diferentes gneros que, dentre outros temas, abordem questes tnico-raciais. Compreender o significado de termos utilizados na rea de informtica e em aparelhos eletrnicos, opinar e comentar sobre temas discutidos em classe, produzir narrativas, biografias e entrevistas. Expressar previses e planos para o futuro, comparar hbitos das pessoas durante determinados perodos da vida com os dias atuais, utilizar os mecanismos de coerncia e coeso na produo oral e escrita em lngua inglesa.

13

Seus contedos so divididos em: Lxico: - Leitura e compreenso de textos informativos, reportagens, biografias, artigos, contos dentre outros; - Denominao de vocabulrios relacionados a esportes radicais, aparelhos eletrnicos e tecnolgicos, adjetivos; - Produo de autobiografias, biografias, entrevistas e narrativas. Gramatical: - Graus dos Adjetivos; - Verbos Modais; - Passado Simples (Verbos Irregulares); - Pronomes Reflexivos; - USED TO; - Falsos Cognatas; - Formas compostas de SOME, ANY e NO; - Futuro com WILL / SHALL; - Conectores but, so, because etc; - Artigo Definido.

ANLISE DOS AUTORES VERSUS SERGIPE A partir do que foi exposto at o presente momento pela pesquisa, possvel identificar a viso de alguns autores com relao suficincia em uma L2 e/ou LE, e como o rgo responsvel pela construo das grades curriculares das escolas pblicas do Estado de Sergipe procurou elaborar seu currculo, obedecendo aos Parmetros Nacionais de Currculos direcionados ao ensino fundamental, o qual procura incentivar a reflexo dos seus alunos sobre os contedos aplicados, visando uma maior interao aluno-contedo. Primeiramente, foi vista a questo da suficincia e como ela abordada pelos estudiosos da rea. Nesse caso, trata-se da Competncia Comunicativa, cujos precursores foram os linguistas Chomsky e Dell Hymes entre as dcadas de 50 a

14

90. E como j foi descrito anteriormente, segundo o pensamento de Hymes (1972), o domnio da lngua inglesa no restrito gramtica ou fonologia, ou seja, as suas regras e sua fluncia fonolgica, mas sim capacidade de usar esses atributos em variadas situaes de comunicao. Outro estudioso dessa mesma rea foi Widdowson (1983), que procurou esclarecer o significado dessa competncia, distinguindo-a de capacidade, aplicando os insights que obteve durante o estudo da anlise da discurso e pragmtica. Segundo Widdowson, a capacidade no um componente da competncia, pois para ele a habilidade de usar conhecimento, a fim de criar algo significante em uma lngua, ou seja, habilidade de criar algo com um significado em uma determinada lngua. Ento, capacidade no se transforma em competncia, porm uma fora ativa na continuidade da criatividade. Aps esses estudos, Widdowson se tornou o primeiro a refletir sobre competncia e desempenho, mas dando sempre mais ateno ao desempenho, ou seja, ao uso da linguagem real. Aprofundando um pouco mais no estudo da Communicative Competence, percebeu-se que Dell Hymes a dividiu em dois grupos, sendo que um deles trata dos aspectos lingusticos, nos quais se encontram 4 diferentes competncias, que se somadas contribuem para o sucesso da aquisio de uma lngua estrangeira. So elas as competncias: gramatical, fonolgica, lexical e discursiva. Ento, a partir das definies abordadas anteriormente, possvel analisar se houve a preocupao da Secretaria de Educao do Estado de Sergipe em agreg-las na preparao do seu contedo programtico referente disciplina de lngua inglesa. Partindo do pressuposto de que o rgo responsvel pela formao do currculo de lngua inglesa do 6 ao 9 ano do ensino fundamental das escolas pblicas sergipanas utilizou a GGT (Gramtica Generativa Transformacional) na construo de seu contedo, possvel perceber a inteno de estimular a utilizao de processos inovadores e criativos para ajudar seus alunos na aquisio da lngua inglesa. Porm, para que essa aquisio, mesmo com tcnicas inovadoras, seja efetivada, seria necessrio que fosse oferecida a seus alunos uma gama maior de verbos a serem explanados. Os estudos referentes aos tempos verbais deveriam ser ampliados, j que saber expressar um tempo verbal algo determinante no significado de uma frase. Com relao Phonological Competence, que se trata da aquisio da habilidade de reconhecer e produzir sons distintos em uma determinada lngua,

15

possvl analisar nos contedos relatados anteriormente nas sries do 6 ao 9 ano, que tal competncia no foi claramente abordada nos contedos programticos dessas sries do ensino fundamental, pois no est relatada nenhuma atividade ou contedo que beneficie a aquisio de tal competncia. Dessa forma, possvel dizer que os alunos podem ser capazes de reconhecer os sons, mas nada consta que sero competentes ou suficientes nesse reconhecimento, ou at mesmo na reproduo. Referindo-se Competncia Lexical, que est diretamente ligada aquisio de vocabulrio, com a habilidade de reconhecer e utilizar diversas palavras em uma determinada lngua, possvel afirmar que nas sries analisadas foram encontrados diversos tipos de vocbulos, porm so abordados apenas os mais utilizados no cotidiano. Muitas delas, alis, no so estudadas com base no seu conceito e consequentemente no seu sentido mais amplo, pois sua abordagem est especificada no currculo, ou seja, sua aplicabilidade limitada pelo contedo, o que foge do conceito maior de aquisio da competncia Lexical abordada por Dell Hymes. Por fim, a Competncia Discursiva ou Textual que se dirige capacidade de compreender e construir textos dos mais diversos gneros, como narrativa, textos processuais, esportivos, persuasivos, descries, dentre outros. Nesse caso, foi possvel analisar um interesse especial na incluso dessa competncia nos currculos estudados, porm so abordados apenas nos dois ltimos anos, o que impossibilita os alunos de se tornarem hbios em tal quesito, j que o tempo disponvel curto. Todavia, possvel refletir sobre a impossibilidade de aquisio do ingls como segunda lngua pelos alunos das escolas pblicas estaduais de Sergipe, a partir da afirmao de Nicholls (2001), o qual esclaresse que para que haja a aquisio dessas competncias, necessrio um contato significativo dos aprendizes com falantes nativos. Para ela, o fato do professor no ser um falante nativo tambm um fator direto e negativo que impede a aquisio de uma determinada lngua. No entanto, aprofundando-se um pouco mais na anlise da elaborao dos currculos, Arroyo, que faz parte do grupo organizado por Moreira (2009), ressalta que na cultura brasileira, o Estado, os governos dentre outros grupos polticos ou intelectuais definem o que convm sociedade, s famlias, s escolas

16

e principalmente aos proficionais da educao bsica. Arroyo estimula a pensar se toda a inovao social, cultural ou pedaggica ser sempre iniciada por um grupo iluminado, que sempre prescreve como as instituies sociais devem ser renovadas ou atualizadas. Essa afirmao levanta questionamentos referentes idoneidade da SEED/SE em elaborar as grades curriculares das suas escolas e se essas grades so construdas a favor do efetivo aprendizado dos seus alunos. Ele questiona tambm em seus estudos a democracia que os rgos pblicos afirmam utilizar na construo de seus currculos.
Essa cultura poltica, que pensa a educao bsica do alto, que decide de fora para os professores, vem se mantendo com os mesmos traos por dcadas. Apenas podemos notar que tenta se democratizar conforme o estilo de formulao das polticas de interveno. Para a interveno do alto ser mais democrtica, criam-se canais para que os professores deem palpites no momento de planejar e elaborar as propostas, para que se sintam mais comprometidos com elas e as adaptarem realidade especfica de sua escola e de sua turma. Uma soluo insuficiente, por mais democrtica que parea. No se muda por interveno, nem sequer construindo participativamente intervenes ou modelos para que os professores os adaptem a sua realidade (MOREIRA, ARROYO, 2009, p. 134) .

A partir de seus questionamentos possvel perceber a imposio constante dos rgos pblicos sob seus funcionrios, nesse caso, as secretarias ou demais rgos pblicos sobre os professores. Sabe-se que a SEED de Sergipe utiliza da mesma opinio dos professores que citada acima na construo dos seus currculos, porm no se sabe at que ponto os professores foram ouvidos na preparao dessas grades. O que torna este um outro possvel fator na deficincia da aquisio dos contedos de lngua inglesa pelos alunos do ensino fundamental das escolas pblicas do Estado de Sergipe. Tratando-se de PCNs o autor citado acima declara que os Parmetros Curricular Nacionais no configuram um modelo curricular impositivo e homogneo, mas que se sobrepe diversidades socioculturais das diferentes regies do Brasil, dando autonomia aos professores e equipes pedaggicas. Todavia, foi visto que os PCNs serviram de base para a Secretaria de Educao Sergipana na elaborao de sua grade curricular. A partir desses estudos possvel questionar qual padro foi definitivamente utilizado nessa elaborao e se o currculo foi criado com o intuito de gerar habilidades as quais tornam seus alunos de lngua inglesa comunicativamente competentes.

17

CONSIDERAES FINAIS A partir da anlise sobre suficincia, competncia, habilidades e elaborao de currculos possvel analisar se h suficincia na aquisio da Lngua Inglesa como lngua estrangeira ou como segunda lngua por parte dos alunos das escolas pblicas do Estado de Sergipe. Ento, com base nas informaes obtidas pelo IDEB (ndice de Desenvolvimento da Educao Bsica), criado em 2007, com o intuito de medir a qualidade de cada escola e cada rede de ensino, possvel identificar se h ou no a aquisio da suficincia em ingls por parte desses alunos. Este ndice medido a cada dois anos e seu maior objetivo atingir a nota 6, classificada como nota dos pases desenvolvidos. Porm, segundo pesquisa no site do IDEB sobre a nota equivalente rede de escolas pblicas pesquisadas pelo presente artigo, possvel identificar a nota de 2,9 no exame referente ao ano de 2011, o que d a este artigo a concluso de que no h suficincia na aquisio da lngua inglesa por parte dos alunos de tal rede de ensino. Dessa forma, atravs das anlises feitas durante todo o processo de elaborao do artigo, percebe-se que a grade curricular tem influncia na falta de capacitao dos alunos, pois tal nota referente ao exame do IDEB, juntamente com as anlises de aspectos lingusticos necessrios para a competncia comunicativa, provam essa realidade. Outros aspectos que dificultam o aprendizado efetivo do ingls nessas escolas refere-se ao pouco tempo ofertado matria de Lngua Inglesa, como tambm a falta de fiscalizao por parte das secretarias de educao na aplicao desses contedos.

SOBRE O TRABALHO O presente artigo foi produzido a partir da disciplina Prticas Investigativas II no perodo 2012.2. Contato eletrnico com os autores do trabalho: fabianesm@hotmail.com; lazaronapoleao@yahoo.com.br; fernandaviera_lg@hotmail.com; j.breno.oliveira@bol.com.br. Ludovico Omar Bernardi, orientador do trabalho, professor da disciplina Prticas Investigativas, Mestre em Engenharia de Produo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): profeludo@yahoo.com.br.

18

REFERNCIAS COOK, Guy. Applied Linguistics. 4 th. New York, NY. Oxford University Press, 2010. GRABE, William. Reading in a Second Language: Moving from Theory to Practice. 2 nd. New York, NY. Cambridge University Press, 2009. MOREIRA, Antonio Flavio B.(org.). Currculo: Polticas e Prticas. 11 ed. Campinas, SP. Papirus, 2009. MOREIRA, Antonio Flavio B.(org.). Currculo e Programas no Brasil . 16 ed. Campinas, SP. Papirus, 2009. NICHOLLS, Susan Mary. Aspectos Pedaggicos e Metodolgicos do Ensino de Ingls. Macei, AL. EDUFAL, 2001. <http://www.seed.se.gov.br/arquivos/Referencial%20Curricular_23-07-12.pdf > Acesso em 12 de stembro de 2012. <http://www.slideshare.net/sulmaupb/grammatical-competence-2-14004120 > Acesso em 30 de outubro de 2012. <http://pt.scribd.com/doc/51155753/Aspects-of-Communicative-Competence > Acesso em 31 de outubro de 2012. <http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_2823/artigo_sobre_a_importanc ia_do_ensino_da_lingua_inglesa_no_ensino_fundamental > Acesso: 07 de novembro de 2012. <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf > Acesso: 08 de novembro de 2012. BAGARI, Vesna. DJIGUNOVI, Jelena M. Defining Communicative Competence. <hrcak.srce.hr/file/4265> Acesso: 10 de novembro de 2012. RANGEL, Mary. Mtodos de Ensino para a Aprendizagem e a Dinamizao das Aulas. 3 ed. Campinas, SP. Papirus, 2005. WEIGLE, Sara Cushing. Assessing Writing. 5 th. United Kingdom: University Press, Cambridge 2008.

Potrebbero piacerti anche