Sei sulla pagina 1di 10

O CURSO DE INTRODUO ECONOMIA

F. R. Versiani 2009
Voc est iniciando agora o curso de Introduo Economia. O objetivo da disciplina apresentar alguns conceitos e instrumentos de anlise que facilitem o entendimento de fenmenos econmicos, na realidade que nos cerca.

Entendendo a economia. Questes econmicas tm importncia evidente na vida de todos ns. Por exemplo: a probabilidade de que boa parte de uma turma de formandos na Universidade obtenha um bom emprego depende, essencialmente, do ritmo de expanso da atividade produtiva no Pas ou seja, da taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (o PIB, cuja definio e forma de medida vamos estudar). Quando a produo aumenta, as empresas necessitam de mais operrios, mais tcnicos, mais funcionrios administrativos, etc., o que incrementa a criao de novos postos de trabalho. O crescimento do PIB em geral aumenta tambm a demanda por servios do governo, assim como a receita de impostos, o que facilitar a abertura de concursos para o preenchimento de posies no servio pblico.

Num mundo crescentemente globalizado, o crescimento econmico de outros pases tambm nos afeta. Por exemplo: o extraordinrio desenvolvimento da economia chinesa, no perodo recente, tem produzido vrios efeitos sobre a economia brasileira, uns favorveis, outros no. No lado positivo, a demanda chinesa por vrios de nossos produtos induziu aumentos de produo, de emprego e de lucros em setores como o de minrio de ferro: a Vale do Rio Doce, maior exportadora mundial desse produto, cresceu muito nos ltimos anos gerando empregos e divisas , em boa parte devido expanso do mercado chins, e vai-se tornando uma das maiores empresas mundiais no setor mineral. No lado negativo, indstrias como a de calados tm sido prejudicadas pela concorrncia da produo chinesa, especialmente no caso de artigos mais baratos; em regies como Franca, no estado de So Paulo, onde se localizam muitas fbricas de calados, isso se reflete em reduo do emprego.

Variaes de preos podem tambm, claramente, influenciar o bem-estar de cada um, de formas diferentes: aumentos de preo em geral so ruins para quem compra, mas bons para quem vende. A alta do petrleo, at recentemente (o preo internacional do produto mais do que quadruplicou, entre o incio de 2004 e meados de 2008), penalizou consideravelmente os consumidores, ao mesmo tempo em que trouxe grandes ganhos para os pases exportadores e as empresas exploradoras. Outra alterao importante de preos, nos ltimos anos, resultou da queda no valor do dlar em reais (a taxa de cmbio).

2
Isso tem dificultado a vida dos exportadores brasileiros (j que suas vendas externas valem menos, em reais), mas favorecido os consumidores de produtos importados, como computadores ou equipamento industrial (o que tem, alis, facilitado a modernizao de empresas nacionais), assim como o turismo no exterior.

Entender melhor o que se passa na economia , assim, um objetivo importante. bom sabermos o que est por trs de uma conjuntura benfica empregos abundantes, ausncia de inflao, reduo na desigualdade e na pobreza, etc. ou de uma situao desfavorvel. No s por uma curiosidade natural a curiosidade intelectual um poderoso incentivo busca do conhecimento, como sabemos mas principalmente por que, como cidados, temos a possibilidade de influir na determinao de polticas governamentais relacionadas ao campo econmico. O Estado tem uma influncia decisiva sobre muitos aspectos da economia de um pas. Se entendermos um pouco melhor os fenmenos econmicos, estaremos mais bem armados para exercer nossas escolhas quanto s formas de ao do Estado sobre o sistema econmico (por exemplo: o processo de privatizao deve continuar? o que fazer com o dficit da previdncia social? como distribuir os gastos do governo?). E procurar fazer valer tais escolhas pelo voto, nas eleies.

O Estado e a economia. O Estado intervm de vrias formas na economia. Por exemplo: as trs esferas de governo (federal, estadual e municipal) captam, atualmente, quase 40% do total de rendimentos recebidos pelos brasileiros, sob a forma de impostos. O modo como o governo gasta essa parcela to substancial dos recursos disponveis tem efeito direto sobre o crescimento da economia: se uma parcela importante aplicada em investimentos (ou seja, no aumento da capacidade de produo: expanso ou melhoria da infra-estrutura de transportes, da gerao e distribuio de energia, da oferta de servios bsicos de educao e sade, etc.), isso criar condies favorveis ao crescimento; ao contrrio, se houver m alocao dos recursos governamentais, assim como ineficincia e desperdcio nos gastos pblicos, o efeito ser desfavorvel. O tamanho da fatia apropriada pelo governo tambm uma questo relevante; uma reduo na carga de impostos (pelo aumento de eficincia no dispndio governamental, por exemplo) poder estimular a demanda dos consumidores e o investimento privado.

Outras polticas governamentais tambm afetam diretamente a economia, como a poltica monetria fixao da taxa bsica de juros, regulao do sistema financeiro, etc. , a poltica de relaes com o resto do mundo envolvendo a forma de determinao da taxa de cmbio, o lanamento de impostos sobre o comrcio exterior, etc. , e assim por diante.

Ademais, instituies do Estado tm grande influncia sobre os agentes econmicos. O Judicirio, por exemplo, intervm de vrias formas nas relaes econmicas quando, por exemplo, arbitra conflitos

3
entre credores e devedores, empregados e patres, contribuintes e o fisco , e a eficincia ou no da prestao de justia pode ter efeito favorvel ou desfavorvel para o funcionamento do sistema econmico. Analogamente, instituies relativas regulao de certas atividades produtivas, ao aparelho tributrio, a normas administrativas variadas sobre a abertura e fechamento de empresas, por exemplo , tudo isso pode ou favorecer ou interpor obstculos a iniciativas dos agentes econmicos privados. Nas ltimas dcadas, a importncia econmica do bom funcionamento de instituies, como as mencionadas acima, tem sido destacada por vrios economistas influentes: para alguns autores, por exemplo, esse um elemento central na explicao do crescimento econmico diferenciado dos pases da Amrica do Norte e Europa Ocidental, ao longo dos ltimos sculos.

No menos importantes so as aes governamentais visando reduzir a desigualdade na distribuio de renda e prestar assistncia parcela mais desfavorecida da populao, especialmente num pas to desigual como o nosso.

Assim sendo, importante procurar entender essas influncias de medidas do Estado sobre a economia, para que possamos nos posicionar sobre elas.

Pode-se aprender algo relevante em um semestre? Alguns de vocs, em particular os futuros economistas, vo cursar depois outras disciplinas de Economia, e tero acesso a instrumentos de anlise mais elaborados do que os vistos nesta disciplina. Mas so uma minoria: para os demais, Introduo Economia ser a nica exposio sistemtica teoria econmica, em seu curso de graduao. Pode-se esperar que, para essa maioria de alunos, o nvel de entendimento das questes postas acima (ou de outras igualmente relevantes) tenha um acrscimo significativo, com uma disciplina apenas? uma dvida razovel.

Pode-se dizer que a resposta questo acima positiva num certo sentido. No que o curso de Introduo Economia possa fornecer uma explicao bem definida sobre, por exemplo, por que a economia brasileira tem crescido pouco, nos ltimos vinte anos, depois de ter tido uma das taxas de crescimento mais altas do mundo, na maior parte do sculo XX; ou por que o preo do petrleo cresceu tanto, at 2008. De fato, nem em cursos mais avanados seria possvel obter respostas ntidas a essas perguntas. Em Economia, como em geral nas cincias sociais, no h certezas matemticas sobre as causas dos fenmenos estudados; geralmente existem diversos fatores causais, e no fcil determinar quais os predominantes, especialmente no caso de fenmenos mais complexos. Nos casos acima, especificamente, pode-swe dizer que no h consenso entre economistas sobre o que tenha sido a causa principal dos fenmenos indicados.

4
Por outro lado, h importantes mensagens relacionadas abordagem analtica adotada em Economia que podem ser transmitidas, e bem absorvidas, mesmo num curso introdutrio. Trs merecem destaque especial.

A busca do maior ganho. A primeira se refere forma como a teoria econmica estiliza o comportamento dos agentes econmicos (ou seja, de quem produz, vende, compra, consome indivduos, organizaes, empresas produtivas). A hiptese bsica adotada a de que esses agentes tm o que se pode chamar de comportamento maximizador; suas aes so, em essncia, determinadas pela busca de uma maximizao do ganho: maior lucro, maior renda, maior quantidade de bens para consumo, maior satisfao derivada desse consumo, etc., com o menor custo possvel levadas em conta, naturalmente, as restries dadas pelos recursos disponveis e pelas oportunidades abertas a esses agentes.

Essa idia tem, claro, severas limitaes como uma explicao geral do comportamento: fcil pensar em indivduos, ou coletividades, cujas aes derivam primordialmente de outros tipos de motivao altrustas, religiosas, culturalmente determinadas, e assim por diante em lugar de uma simples busca de ganho econmico. De fato h uma ampla literatura crtica dessa noo de um homem econmico (homo conomicus a expresso latina que se costuma usar nesse contexto), especialmente do ponto de vista de outras cincias sociais, como a Sociologia. Mas o que os economistas em geral sustentam que, sem ignorar que o comportamento humano tenha determinaes complexas, a hiptese da maximizao do ganho como determinante bsico das aes dos agentes econmicos tem grande valor explicativo, principalmente nas modernas economias de mercado, levando a concluses que se ajustam bem realidade. Esse , efetivamente, o principal argumento a favor da hiptese: ao longo de dcadas, acumulou-se uma vastssima literatura emprica que, partindo desse pressuposto, obtm bons resultados, do ponto de vista de sua adequao ao mundo real e ao senso comum.

Ora, isso tem grande relevncia prtica. Se as pessoas agem, em geral, buscando o maior ganho individual, da decorre que elas respondero a incentivos econmicos. Por exemplo: se o preo de um bem sobe, o custo de seu uso aumenta, e portanto pode-se esperar que seu consumo diminua. E o contrrio, se o preo cai. Essas relaes simples de causa e efeito abrem caminho para o entendimento de um amplo conjunto de fenmenos (e no apenas fenmenos econmicos) e podem, tambm, informar medidas de poltica.

Dois exemplos tpicos podem ilustrar o alcance abrangente dessa relao entre a introduo de um incentivo (ou desincentivo) econmico e uma reao subseqente. O primeiro se refere ao comportamento de professores de ensino fundamental nos Estados Unidos, diante da introduo de um sistema de testes

5
(adotados em vrios estados daquele pas) que previa recompensas para as escolas cujos alunos se sassem bem, e penalidades para aquelas onde os resultados fossem maus. Esses incentivos (positivos ou negativos) atingiam tambm os professores de turmas individuais: em casos extremos, eles poderiam ser demitidos. Um estudo estatstico feito em escolas pblicas de Chicago revelou que cerca de 5% dos professores responderam a esses incentivos de forma um tanto inesperada: corrigindo uma parte dos testes de suas turmas, antes que os resultados fossem apurados. H evidncia de que esse tipo de adulterao ocorreu tambm em outros estados que adotaram prtica similar. V-se, nesse caso, que um incentivo econmico fez com que certo nmero de professores (logo quem!) adotasse um comportamento ditado apenas por seu interesse pessoal, ainda que ferindo diretamente a tica. Apesar de o grupo de fraudadores ter sido proporcionalmente pequeno, isso teve conseqncias: pelo menos um estado americano foi levado a rever o sistema de incentivos, em parte para evitar que fossem apropriados por meio de expedientes ilcitos. 1

O outro exemplo aponta para uma possvel utilizao daquelas relaes de causa e efeito no desenho de polticas pblicas. Diminuir a propagao de doenas sexualmente transmissveis certamente um objetivo importante de poltica inclusive de poltica econmica, pois tais molstias impem um custo elevado sociedade. Tem sido observado que o consumo de bebidas alcolicas por jovens favorece tal propagao, na medida em que est associado a uma maior incidncia de relaes sexuais sem proteo. Nesse sentido, poder-se-ia supor que um aumento no preo de bebidas, desestimulando seu consumo, pudesse influir na difuso daquelas molstias. Pois um estudo cuidadoso, com tcnicas estatsticas que controlam o efeito de outros possveis fatores causais, chegou exatamente a essa concluso: a maior incidncia de impostos sobre cerveja est relacionada a uma menor ocorrncia de doenas sexualmente transmissveis.2

Esses exemplos sugerem que a hiptese comportamental bsica da anlise econmica no s tem relevncia emprica, e em situaes as mais variadas, como pode indicar instrumentos para a consecuo de objetivos de poltica. Para dar outro exemplo: muitos lamentam a prtica, to disseminada em nossas grandes cidades, da pichao de paredes com iniciais ou smbolos, s vezes como forma de competio entre turmas de adolescentes. Se se julga necessrio combater esse hbito, isso poder ser feito com campanhas educativas (como a caracterizada pela frase Picasso no pichava, adotada em Braslia); mas um economista certamente sugeriria, tambm, a adoo de uma alquota mais alta no imposto sobre a venda de tubos de tinta sob presso. Isso com certeza reduziria o nimo dos pichadores em prosseguir com essa forma to pouco recomendvel de expresso pessoal.
Levitt, S.D & Dubner, S.J. Freakonomics. New York: HarperCollins, 2005. pp. 26 e ss. (H uma traduo brasileira desse livro, que apresenta vrios exemplos surpreendentes de aplicao da teoria econmica a situaes concretas). 2 Markowitz, S., R. Kaestner & M. Grossman. An Investigation of the Effects of Alcohol Consumption and Alcohol Policies on Youth Risky Sexual Behaviors. Cambridge, MA: National Bureau of Economic Research, May 2005 (Working Paper 11378).
1

A idia do custo de oportunidade. Outro elemento importante do instrumental analtico de economistas relaciona-se noo de custo de oportunidade. Essa expresso originalmente se empregou em relao a oportunidades de investimento: se aplico meu dinheiro de uma certa forma, obviamente deixo de aplic-lo em investimentos alternativos: o rendimento destes (ou melhor, da alternativa mais lucrativa, entre as no adotadas) indica o custo de oportunidade de minha deciso. Ou seja, o custo medido em termos de um uso alternativo dos recursos disponveis. O ganho que obterei em minha aplicao a diferena entre o rendimento desta e meu custo de oportunidade.

uma noo simples, e que pode ser aplicada em vrias circunstncias: horas de estudo na sextafeira noite provavelmente tero um custo de oportunidade maior do que na segunda-feira, pois as chances de fazer coisa mais agradvel costumam ser maiores no primeiro caso.

A relevncia desse conceito em Economia decorre do fato de que as decises dos agentes econmicos freqentemente envolvem escolhas, e portanto comparaes entre alternativas. Se s tenho R$15,00 no bolso e considero as possibilidades de ir ao cinema (sendo esse o preo da entrada) ou tomar cerveja com os amigos, a ida ao cinema o custo de oportunidade de minha escolha de ir ao bar. O oramento anual da Unio define uma importncia global que deve cobrir todos os gastos do governo federal naquele ano: se a deciso de construir um hospital adicional implicar, suponhamos, a no pavimentao de uma rodovia de 30 km, esse o custo de oportunidade da deciso pelo hospital.

Colocado dessa forma, o conceito pode parece trivial, sem grande substncia analtica. No entanto, vemos, com freqncia, ser deixada de lado a idia bsica, a expressa, de que para fazer uma coisa preciso, quase sempre, deixar de fazer outra, o que envolve necessariamente um confronto entre alternativas. Quantas vezes no ouvimos polticos afirmarem que todas as suas propostas de gasto pblico so absolutamente necessrias, nada dispensvel, a importncia de um hospital no pode ser avaliada em dinheiro, pois vidas no tm preo e idias que tais? E isso no apenas retrica: muitas decises sobre o oramento do governo so tomadas sem considerao de seu custo, em termos dos gastos que deixam de ser efetuados. Dispndios chamados sociais so obviamente necessrios; o programa BolsaFamlia, por exemplo, beneficia grande nmero de pessoas de poucos recursos, e tem tido um efeito significativo na reduo do nvel de pobreza, nos ltimos anos. Mas no se pode esquecer de um fato fundamental: os recursos so finitos, e portanto indispensvel que, ao se contemplar um aumento nos gastos sociais, o custo de oportunidade dessa deciso seja levado em conta.

A votao do oramento do governo deve (ou deveria) ser o momento de considerar esses custos de oportunidade. A importncia, para a sociedade, do ltimo real gasto na rea de sade deve equivaler

7
do ltimo real gasto na rea de educao, ou de transportes, ou se segurana. Ou seja: na margem, os benefcios trazidos pelos dispndios nos vrios setores deveriam ter a mesma relevncia.

Na prtica, esse processo dificultado por vrios fatores, entre os quais ressalta a existncia das chamadas vinculaes oramentrias. Nossa Constituio estabelece que certas propores do oramento sejam necessariamente vinculadas a determinadas reas: gastos relativos ao ensino, por exemplo, devem corresponder a pelo menos 18% da receita de impostos da Unio, e a 25%, nos Estados e Municpios. Gastos de sade tm, igualmente, uma fatia garantida dos oramentos.

As intenes dessas medidas so as melhores possveis: trata-se de assegurar um mnimo de verbas para atividades de importncia evidente. No entanto, concebvel que a necessidade de gastos com a educao, por exemplo, possa variar, de ano para ano. Num dado exerccio, a deficincia de instalaes escolares adequadas pode indicar a necessidade de construir muitas escolas novas; no ano seguinte, j minoradas aquelas deficincias, investimentos em hospitais ou centros de sade teriam maior prioridade. Mas a fixao de percentuais mnimos de gastos em rubricas especficas pode dificultar, ou mesmo impedir que se desloquem recursos de uma rea para outra. A correta avaliao de custos de oportunidade fica impossibilitada. Nesse sentido, as vinculaes, apesar de seus bons propsitos, em geral tendem a reduzir a eficincia da alocao de recursos oramentrios, do ponto de vista dos interesses e necessidades da sociedade. E isso decorre, essencialmente, de uma no-considerao do conceito de custo de oportunidade.

O engano de iniciativas bem-intencionadas de dar prioridade absoluta a certos gastos, como os de sade, decorre, no jargo dos economistas, de considerar-se a utilidade total de servios de sade, em lugar da utilidade marginal de uma oferta adicional desses servios. A questo anloga a um velho paradoxo econmico: por que a gua, que indispensvel vida, tem preo menor do que os diamantes, que atendem a uma necessidade to secundria, e para muitos frvola? O paradoxo resolvido quando se raciocina na margem: se a opo for entre ficar sem gua ou sem diamantes, claro que mesmo os mais frvolos prefeririam a segunda hiptese, pois a utilidade total da gua evidentemente maior. Mas, em situaes correntes, a comparao que se coloca , digamos, entre a utilidade de um litro marginal de gua (adicional a toda a gua j disponvel), e a de um diamante marginal, raro e muito demandado por pessoas de posses. Nesse contexto, claro que o diamante ter preo alto, e a gua no. Da mesma forma, a questo de ter ou no ter servios de sade no se discute; a deciso relevante , por exemplo, a de gastar, ou no, R$1 milho adicional nessa rea, em confronto com outras necessidades educao, segurana, infra-estrutura de transportes, etc. e considerando a escassez de recursos disponveis. A comparao marginal a que importa.

8
O raciocnio marginal. A argumentao a partir de variaes marginais um componente bsico da anlise econmica. Sua significao pode ser ilustrada por um exemplo. H alguns anos, uma companhia area ps venda, como promoo temporria, passagens a R$50,00 para qualquer cidade brasileira. A procura foi enorme, mas durou pouco, pois a promoo foi logo proibida pelo governo. A justificativa foi de que se tratava de venda abaixo do custo, caracterizando concorrncia desleal. Seria correta essa justificativa? Certamente o custo mdio de transportar um passageiro em viagem area muito superior a cinqenta reais; mas o que as autoridades envolvidas no perceberam foi o fato de que o custo mdio no relevante, nesse contexto, mas sim o custo marginal. Dado que existam assentos no ocupados (e a ocupao mdia raramente ultrapassa 80%, nas companhias areas), a incluso de um passageiro adicional, em avies com duzentos ou mais lugares, acrescenta muito pouco ao custo total da viagem (e, por outro lado, traz ganhos de propaganda para a transportadora). Levando em conta, como correto, o custo marginal, no se poderia acusar a empresa de uma prtica comercial contrria s normas de concorrncia. (A proibio foi depois suspensa, e de fato tem havido oferta de passagens at por R$1,00, ultimamente).

A generalizao do raciocnio marginal, a partir da segunda metade do sculo XIX, possibilitou grande avano teoria econmica, inclusive pela introduo de modelos formais, com utilizao de mtodos matemticos.

Algumas falcias. Armado dos conceitos acima, voc poder identificar algumas afirmativas ou crenas bastante comuns voc j deve ter se defrontado com alguma delas mas que so de fato economicamente incorretas, e podem levar a decises inadequadas, contrrias ao interesse social (como no caso das passagens areas).

Despoluio. Poluio algo ruim, e desejvel elimin-la. Mas muitas vezes so apresentadas e defendidas propostas de uma despoluio radical por exemplo, a ponto de tornar potvel a gua do Lago Parano. A questo que o custo de oportunidade de tais empreendimentos seria, muito provavelmente, desproporcional aos benefcios da advindos. Em situaes desse tipo, o objetivo mais racional ser uma despoluio parcial, que leve a uma situao com a qual se possa conviver, a um custo razovel, em cotejo com demais demandas da sociedade e os recursos disponveis.

Gastos passados. H um debate sobre a construo, ou no, de uma outra usina nuclear para produo de energia eltrica, em Angra dos Reis. Centenas de milhes de dlares j foram investidos no projeto, e alguns defendem que, dado que j se gastou tanto, mais vale completar a obra, ou haver um enorme desperdcio dos recursos j despendidos. Ora, dir voc, isso um argumento economicamente falho. O que est gasto est gasto; isso no deve influir na deciso de finalizar ou no o projeto. O que se deve indagar se os benefcios derivados do investimento adicional que ser necessrio para finalizar o

9
reator compensaro os custos respectivos, em confronto com outras formas de gerao de energia (ou seja, uma comparao desse investimento marginal com seu custo de oportunidade). Se isso no for verdade, o certo abandonar o projeto, e investir em outro. Poder-se- culpar quem tomou decises erradas no passado, mas isso no deve servir de motivo para outra deciso errada, no presente. O raciocnio vale tanto para investimentos estatais (como o caso de Angra) como para um investidor privado, movido pelo lucro.

Energia velha. Outro argumento que s vezes se ouve com relao a investimentos feitos no passado refere-se a usinas hidroeltricas construdas anos atrs: argumenta-se que, como o investimento j foi pago (por exemplo: houve um financiamento internacional j amortizado), ento essa energia velha mais barata, e a tarifa cobrada por tais usinas deveria ser mais baixa do que no caso de uma usina recm-construda. Ora, a usina antiga produz energia, gera um fluxo de renda, e poder ser vendida (e o eventual comprador vai querer tirar dela um rendimento compensador para seu investimento, tal como se construsse uma usina nova). No far sentido econmico forar o dono da usina velha (muitas vezes o prprio governo) a ter um retorno mais baixo sobre o seu patrimnio. Se o governo decidir cobrar menos pela energia de suas hidroeltricas antigas, dever deixar claro que est concedendo um subsdio aos compradores (grandes compradores so, por exemplo, indstrias que consomem muita eletricidade, como a de alumnio), custa dos contribuintes.

O melhor possvel. Engenheiros e tcnicos muitas vezes insistem que o equipamento a ser instalado numa fbrica, ou unidade de prestao de servios (como um hospital) seja o mais moderno e tecnicamente avanado que for possvel. J que se vai fazer, que se faa o melhor. Mas, luz do que vimos acima, nem sempre essa regra deve ser seguida: necessrio comparar os custos do melhor possvel com os benefcios derivados dessa escolha. Pode ser que um equipamento que no seja a ltima palavra, mas tenha um custo menor, seja a opo mais adequada. Eficincia, do ponto de vista econmico, necessariamente envolve a considerao de custos.

Uma situao comum, nesse contexto, decorre de avaliaes tcnicas das condies de operao de fbricas instaladas no passado. freqente, especialmente no caso de indstrias tradicionais, como a de tecidos, que avaliaes desse tipo, feitas por engenheiros ou tcnicos especializados, produzam relatrios muito crticos, mencionando equipamentos obsoletos, instalaes ultrapassadas, e aconselhando um reequipamento radical. Esses relatrios costumam servir de base a iniciativas governamentais no sentido de estimular melhorias tcnicas nessas indstrias, como a abertura de uma linha de crdito (freqentemente subsidiada) para financiar o reequipamento. No entanto, muitas vezes a maquinaria existente, embora de fato tecnicamente obsoleta, pode ainda produzir uma receita acima de seu custo de operao. Ou seja: gera lucro para o dono da fbrica. Faz sentido substituir essas mquinas? Pode ser que o

1
custo de oportunidade desse investimento seja excessivo: a firma faria melhor aplicando seus recursos disponveis de outra forma. A no ser que os subsdios oferecidos pelo governo tornem o reequipamento atraente, para o empresrio; mas nesse caso so outra vez os contribuintes que estaro assumindo o nus nesse caso, o nus de um investimento economicamente injustificado.

Em suma: h princpios gerais da Economia que podem certamente ser absorvidos num curso introdutrio, como o nosso, e que sem dvida podem nos ajudar no entendimento do mundo real e eventualmente na identificao de afirmativas ou proposies falaciosas. Esse , talvez, o principal benefcio que um curso introdutrio de Economia pode proporcionar, para um no-economista: dar-lhe elementos que contribuam para que ele/ela identifique idias econmicas erradas, e no se deixe iludir por propostas de poltica atraentes mas inviveis, ou de efeitos indesejveis.

O programa de Introduo Economia. O programa da disciplina se organiza em sete unidades. A Primeira Unidade trata dos conceitos bsicos da teoria econmica. A Segunda estuda as relaes entre os agentes econmicos (produtores, consumidores e governo) no mercado, com foco na determinao de preos. Na Terceira Unidade, apresentam-se as metodologias de mensurao da atividade econmica (o PIB), do registro das transaes com o exterior (balano de pagamentos) e do clculo de ndices de preos. A Quarta Unidade trata de noes de economia monetria: funes da moeda e fenmenos monetrios, especialmente a inflao. A Quinta Unidade apresenta noes bsicas de macroeconomia, tratando do crescimento econmico, de relaes entre os agregados econmicos, e do desemprego. A Sexta Unidade volta-se para as relaes econmicas com o exterior, estudando a determinao da taxa de cmbio e noes de macroeconomia aberta. Finalmente, a Stima Unidade traa um breve panorama da evoluo recente da economia brasileira, incluindo uma viso sobre a desigualdade distributiva e seus indicadores.

Potrebbero piacerti anche