Sei sulla pagina 1di 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - INSTITUTO DE QUMICADEPARTAMENTO DE FSICO QUMICA DISCIPLINA: FISICO-QUMICA I - 2002.

2, P04, P05 e P06 EXPERIMENTO: MEDIDA DA MASSA MOLECULAR DE UM VAPOR: MTODO DE VICTOR MEYER. 1. OBJETIVO: Determinar a massa molecular de uma substncia facilmente vaporizvel, pelo mtodo idealizado por Victor Meyer. 2. INTRODUO: No mtodo de Victor Meyer, a massa molecular obtida atravs da medio da massa especfica ( ) do vapor, em condies conhecidas de temperatura (T) e de presso (P). A partir da equao de estado do gs ideal, obtm-se a seguinte expresso: M = RT/ P , onde: M = massa molecular = massa especfica m/V R = constante universal dos gases, cujo valor depende das unidades usadas. A massa especfica ( ) determinada em 2 etapas: Na primeira, determina-se a massa (m) da substncia, sob forma lquida; na segunda, vaporiza-se esta massa e mede-se o volume (V) de ar deslocado que corresponde ao seu volume gasoso em condies conhecidas de temperatura (T) e de presso (P). O aparelho utilizado est esquematizado na Figura 1

Figura 1. Esquema da aparelhagem a ser usada.

Como o ar recolhido sobre a gua dentro da bureta de gs, a presso acima do nvel da gua da bureta (Patm) devida presso do ar (Par) mais a presso do vapor dgua (P gua), na temperatura (T). Patm = Par + pgua Par = Patm - Pgua 3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL a) Montagem do aparelho: Prender o balo de vaporizao imerso no banho de gua. Em seguida prender o tubo de sada ao balo de vaporizao. Encher o cristalizador com gua e mergulhar a extremidade inferior do tubo de sada. Encher a bureta com gua e inverter sobre o cristalizador de tal modo que posteriormente o tubo de sada possa ser conectado bureta, como mostra a figura 1. Iniciar o aquecimento, tendo o cuidado de manter o balo de vaporizao sem a tampa . b) Preparao da amostra: Nesta experincia, a substncia problema fornecida pelo professor. Pese uma ampola de vidro e em seguida coloque uma massa da ordem de 0,1g da substncia . Pese a ampola ainda aberta para verificar se a massa introduzida da mesma ordem da massa permitida. Se houver excesso, aquea rapidamente e com cuidado o bulbo da ampola, para vaporizar o excedente. Sele e pese novamente. Determine a massa de CCl4 contida na ampola. TCNICA DE ENCHIMENTO E SELAGEM DA AMPOLA A ampola de vidro aquecida rapidamente, afim de reduzir a presso no seu interior. Logo em seguida deve ser colocada com a extremidade aberta para baixo, em um bquer contendo a substncia . Com a diferena de presso, esta impulsionada para dentro da ampola. A selagem deve ser feita a fogo e presso. A extremidade aberta deve ser bastante aquecida de forma a amolecer o vidro. Em seguida fecha-se pressionando lentamente . c) Preparao final: Quando a gua estiver em ebulio, feche o balo de vaporizao. Observe a sada de bolhas de ar pelo tubo de sada. Verifique se no h condensao de alguma substncia na sada do balo de vaporizao e se todas as bolhas de ar j escaparam pelo tubo de sada. Zere a bureta e adapte a ponta do tubo de sada sob a bureta. O aparelho encontra-se em condies de operao. d) Determinao: O procedimento a seguir deve ser realizado com a mxima rapidez.

Retire a rolha do balo de vaporizao. Quebre a ponta do capilar da ampola contendo a amostra e jogue imediatamente dentro do balo de vaporizao. Feche rapidamente o balo. Observe as bolhas de ar na bureta de gs. Quando as bolhas houverem escapado, anote o volume (V) de ar, a temperatura (T) da gua e a presso baromtrica. e) Repita os procedimentos b, c, d trs vezes. 4. TRATAMENTO DE DADOS No relatrio deve-se apresentar os seguintes resultados: 1. Massa molecular da substncia, usando as seguintes equaes: a) PV = nRT b) PV = ZnRT c) [ P + a (n ) 2 ] (V - nb ) = nRT V 2. O erro relativo e suas possveis causas sempre comparando seus resultados com valores indicados na literatura. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. RANGEL, R.N. - Prticas de Fsico Qumica - Vol. I - 1978. So Paulo, Pag.45. 2. DANIELS, F. et alli - Practicas de Qumica - Fsica - McGraw-Hill Book Company, Inc. - 4a. ed. - Barcelona - pag. 8. 3. MACEDO, H. et alli - Manual de Laboratrio - 1971 - UFRJ.

Potrebbero piacerti anche