Sei sulla pagina 1di 3

Secretaria de Estado de Educao SEEDUC CIEP Chico Mendes

VALOR: 5 pontos

2 Ano Turma 2001 DISCIPLINA: Qumica PROFESSOR: Wiliam Oliveira Data: NOTA 09/4/2013 Aluno: ____________________________________________________ N ____

______

Prova de Qumica 1 Bimestre


LEIA COM ATENO. Orientaes: 1) escreva as respostas a caneta, nos lugares determinados e marque apenas uma opo nas questes objetivas; 2) respostas escritas com lpis, com presena de rasuras e/ou com o uso de corretivos acarretaro na perda do direito de reviso de nota aps divulgao da mesma. Rasuras e uso de corretivo nas questes objetivas acarretaro na invalidao da resposta; 3) as questes 1, 2, 3, 4 e 5 devem ter apenas uma alternativa marcada. A marcao de mais de uma alternativa em cada uma destas questes invalidar a resposta. Questo 1 (0,5 ponto) Numa prateleira de reagentes laboratrio encontram-se quatro rotulados conforme figura a seguir: de um frascos a) HBr. b) HCl c) HBrO. d) HClO. Questo 3 (0,5 ponto) possvel verificar se uma soluo tem caracterstica cida ou bsica utilizando determinados indicadores, que so substncias que proporcionam a mudana de cor em funo da acidez ou basicidade de uma soluo. O suco extrado do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do carter cido (pH entre 0 e 7) ou bsico (pH entre 7 e 14) de diferentes solues. Misturando-se um pouco de suco de repolho e da soluo, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza cida ou bsica, de acordo com a escala adiante. Algumas solues foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:

Os frascos que apresentam, respectivamente, uma base e um cido so: a) I e II. b) I e IV. c) III e I. d) III e IV Questo 2 (0,5 ponto) Certo informe publicitrio alerta para o fato de que, se o indivduo tem azia ou pirose (sensao de queimao estomacal) com grande freqncia, deve procurar um mdico, pois pode estar ocorrendo refluxo gastroesofgico.

Este problema caracterizado como o retorno do contedo cido do estmago, que apresenta cido clordrico (um hidrcido que contm o elemento cloro) principal responsvel pela digesto dos alimentos em sua composio. A frmula qumica do cido que, nesse caso, provoca a queimao, no estmago, a rouquido e mesmo dor torxica :

De acordo com esses resultados, as solues I, II, III e IV tm, respectivamente, carter-. a) cido / bsico / bsico / cido. b) cido / bsico / cido / bsico. c) bsico / cido / bsico / cido. d bsico / bsico / cido / cido. Questo 4 (0,5 ponto) O cido fosforoso, cuja frmula qumica H3PO3, uma das variaes de oxicidos do elemento fsforo. Possui larga aplicao na indstria alimentcia e farmacutica. Este cido apresenta a seguinte frmula estrutural:

O P H

O H O H

A quantidade de hidrognios ionizveis que o cido fosforoso apresenta : Questo 5 (0,5 ponto) No tratamento da gua para torn-la potvel, h necessidade de realizarmos algumas operaes. Essas operaes consistem em decantao, coagulao, filtrao e desinfeco. No processo de coagulao, usa-se o sulfato de alumnio, Al2(SO4)3, para agregar partculas muito pequenas para que possam decantar. Ao adicionar este sal em gua, formado, alm de outras espcies, o Al(OH)3. Baseando-se no texto acima, escolha a afirmao VERDADEIRA: a) O composto formado um cido. b) O composto formado pode ser neutralizado com uma soluo cida. c) O composto formado s apresenta ligaes covalentes entre seus tomos. d) O composto formado apresenta apenas ligaes inicas. Questo 6 (1,0 ponto) O composto Fe2O3.nH2O um dos componentes da ferrugem, resultante da reao qumica que ocorre em ligas metlicas que contm ferro, quando expostas ao ar atmosfrico mido. Neste tipo de fenmeno, uma camada de Fe2O3 entra em contato com o vapor de gua presente na atmosfera. Qual o nmero de oxidao (Nox) do ferro no Fe2O3? Considere que o Nox do oxignio seja igual a -2. Descreva como voc chegou ao resultado.

a) 1. b) 2. c) 3. d) Nenhum

Questo 7 (1,5 ponto) Leia o texto a seguir

Vazamento de cido sulfrico comea a causar danos populao de Arax/MG


Moradores de Arax, no Alto Paranaba de Minas Gerais, que utilizam gua proveniente do Crrego do Sal correm risco de contaminao, segundo a Polcia Ambiental da cidade. H trs dias, um caminho tanque carregado com 25 mil litros de cido sulfrico (frmula H 2SO4) tombou em uma estrada s margens do rio e o produto atingiu uma rea de preservao ambiental. O IBAMA Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis ainda no avaliou o impacto ambiental. A polcia pediu que, at a concluso da anlise, a populao no faa uso da gua do local e que os animais tambm sejam protegidos. A cerca de 30 quilmetros do ponto onde houve o vazamento, muitos peixes foram encontrados mortos. A empresa responsvel pela carga pode ser multada de R$ 1 mil a R$ 50 milhes, dependendo do dano causado natureza. Fonte: Portal Ambiente Brasil. Escreva todas as etapas de ionizao do cido sulfrico e tambm a equao global de ionizao. Considere que todos os hidrognios contidos no cido sulfrico sejam ionizveis.

Faa a sua prova com calma. Boa sorte.

Potrebbero piacerti anche