Sei sulla pagina 1di 4

Dalila Andrade Oliveira

A EDUCAO PARA ALM DO CAPITAL*


DALILA ANDRADE OLIVEIRA**

s reformas educacionais principiadas na dcada passada e ainda em curso no Brasil e em outros pases da Amrica Latina tm sido objeto de constante discusso nos meios acadmicos. Tal tema tem suscitado uma vasta produo de estudos e pesquisas em toda a Amrica Latina, envolvendo desde anlises de carter macrossociolgico at observaes cotidianas no cho da escola. Ainda que possamos afirmar que dentre estes estudos muitos so de cunho crtico, e s vezes at denunciativo e contestatrio, evidente a ausncia de perspectiva de mudana nesses trabalhos. Temos a impresso de que se formulou um falso consenso em torno da defesa da educao pblica e gratuita para todos, que tem obscurecido diferenas de concepes de mundo e, conseqentemente, de projetos educacionais, ou at mesmo intencionalmente negado tais diferenas. O debate sobre o novo modelo de regulao das polticas educativas na Amrica Latina tem desvelado um projeto de organizao e controle da educao nesses pases que tem reduzido a democratizao da educao massificao do ensino, sendo ainda portador de uma lgica ambivalente, que ao mesmo tempo em que forma a fora de trabalho exigida pelo capital nos padres atuais de qualificao, disciplina a pobreza crescente condenada a uma vida sem futuro. Neste contexto, o livro A educao para alm do capital, escrito por Istvn Mszros, apresenta-se como contribuio singular. Produzido na forma de ensaio para a conferncia de abertura do Frum

* **

Resenha do livro de Istvn Mszros (Traduo de Isa Tavares. So Paulo: Boitempo, 2005. 80p.). Doutora em Educao pela Universidade de So Paulo (USP) e professora do Programa de Ps-Graduao em Educao e do Departamento de Administrao Escolar da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: dalila@fae.ufmg.br

Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1373-1376, set./dez. 2006


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

1373

A educao para alm do capital

Mundial de Educao, realizado em Porto Alegre, em julho de 2004, o brilhante filsofo, em poucas linhas (o livro tem ao todo 80 pginas) nos d, a todos os educadores latino-americanos, uma rica lio sobre o papel da educao. Em um texto conciso e muito claro, Mszros discorre sobre o papel da educao e suas possibilidades de contribuir na mudana social, bem como na manuteno da sociedade. Com a sabedoria de seus longos anos de estudo, citando de Paracelso a Fidel Castro, passando por John Locke, Adam Smith, Robert Owen, entre outros, mas principalmente recorrendo aos argumentos de Marx e Gramsci, faz uma retrospectiva histrica em que fatos e dados so os que menos importam das idias que orientaram as polticas educacionais no capitalismo. Professor emrito da Universidade de Sussex, Mszros fala como um educador que se identifica, no mbito do prprio Frum Mundial de Educao, com tantos outros que acreditam na educao como possibilidade de mudana. Contudo, relativiza o papel que a educao tem no processo de mudana social. Procura demonstrar que a educao, por si s, no capaz de transformar a sociedade rumo emancipao social. Para o autor, educao, trata-se de uma questo de internalizao pelos indivduos, da legitimidade da posio que lhes foi atribuda na hierarquia social, juntamente com suas expectativas adequadas e as formas de conduta certas, mais ou menos explicitamente estipuladas nesse terreno (p. 44). Aqui no devemos ler internalizao como processo de inculcao ideolgica. Na realidade, Mszros est nos falando de um processo complexo em que a educao uma parte. Processo que envolve a necessidade, por parte do capital, de manuteno ativa dos trabalhadores e, neste aspecto, inegvel a influncia de Gramsci sobre suas idias:
Enquanto a internalizao conseguir fazer o seu bom trabalho, assegurando os parmetros reprodutivos gerais do sistema do capital, a brutalidade e a violncia podem ser relegadas a um segundo plano (embora de modo nenhum sejam permanentemente abandonadas), posto que so modalidades dispendiosas de imposio de valores, como de fato aconteceu no decurso do desenvolvimento capitalista moderno. (p. 44)

Seria a mesma noo deixada por Gramsci, de que a hegemonia repousa sob a armadura da coero. Para Mszros, a universalizao da educao tema to freqente nos discurso reformistas da educao a partir dos anos 1990 s poder ocorrer com a universalizao do trabalho, pois tais dimenses
1374
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1373-1376, set./dez. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Dalila Andrade Oliveira

tm carter indissocivel. Como ento pensar reformas educacionais em uma realidade de crescente desemprego e concentrao de renda? por meio do esforo intelectual de procurar demonstrar que a mudana social requer o rompimento com determinadas estruturas que o autor vai conceber o carter limitado das reformas, ao mesmo tempo em que vai insistir na necessria distino entre mudanas formais e essenciais. As reformas situam-se em um espectro em que apenas alguns ajustes menores podem ocorrer. Por essa razo, seu livro se intitula A educao para alm do capital. Aqui ele no se limita a discutir contedos programticos das reformas em cursos, mas prope-se a fazer uma genealogia, ainda que breve, da reforma e da educao, por conseguinte. Prope um debate que nos incita a procurar desvelar os reais motivos e interesses das reformas educacionais. E afirma, assim, que
(...) as mudanas, sob tais limitaes, apriorsticas e prejulgadas, so admissveis apenas com o nico e legtimo objetivo de corrigir algum detalhe defeituoso da ordem estabelecida, de forma que sejam mantidas intactas as determinaes estruturais fundamentais da sociedade como um todo, em conformidade com as exigncias inalterveis da lgica global de um determinado sistema de reproduo. (p. 25)

Isto porque as determinaes fundamentais do sistema do capital so irreformveis, por isso a necessidade de se pensar a educao para alm do capital. Ao nos advertir que limitar uma mudana educacional radical s margens corretivas interesseiras do capital significa abandonar de uma s vez, conscientemente ou no, o objetivo de uma transformao social qualitativa (p. 35) e ao insistir que por isso que hoje o sentido da mudana educacional radical no pode ser seno o rasgar da camisa-de-fora da lgica incorrigvel do sistema: perseguir de modo planejado e consistente uma estratgia de rompimento do controle exercido pelo capital, com todos os meios disponveis, bem como com todos os meios ainda a ser inventados, e que tenham o mesmo esprito (p. 35), Mszros coloca-nos, pesquisadores latino-americanos, comprometidos com a crtica social, diante do desafio de romper com algumas verdades estabelecidas. Lana luz, ainda, a um debate urgente e necessrio, do meu ponto de vista, a que no podemos nos furtar neste momento, ou seja, discutir os rumos que a regulao das polticas educativas na Amrica Latina tem tomado na atualidade.
Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1373-1376, set./dez. 2006
Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

1375

A educao para alm do capital

Podemos tomar suas palavras como uma provocao ou um estmulo, quem sabe um convite a assumirmos nossa condio de sujeitos, capazes de escrever nossa histria, ainda que a retrica ps-moderna negue a autoridade de certos argumentos, por no poder conviver com eles. Como ele mesmo nos observa:
A recusa reformista em abordar as contradies do sistema existente, em nome de uma presumida legitimidade de lidar apenas com as manifestaes particulares ou, nas suas variaes ps-modernas, a rejeio apriorstica das chamadas grandes narrativas em nome de petits rcits idealizados arbitrariamente na realidade apenas uma forma peculiar de rejeitar, sem uma anlise adequada, a possibilidade de se ter qualquer sistema rival, e uma forma igualmente apriorstica de eternizar o sistema capitalista. (p. 29)

A necessidade imperiosa de neste momento se pensar a educao para alm do capital faz desse importante ensaio uma contribuio espetacular ao debate educacional, mas mais que isso, um convite a uma outra forma de pensar e conceber o mundo, uma prola que somente um filsofo da estatura de Istvn Mszros poderia oferecer.

1376

Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 97, p. 1373-1376, set./dez. 2006


Disponvel em <http://www.cedes.unicamp.br>

Potrebbero piacerti anche