Sei sulla pagina 1di 9

1) Descreva os tipos de tecido epitelial e os locais de ocorrncia de cada tipo.

O tecido epitelial dividido em dois grupos de acordo com suas funes e estruturas, podendo ser tecido epitelial de revestimento ou tecido epitelial glandular. O epitlio de revestimento pode se organizar cobrindo a superfcie externa do corpo ou suas cavidades. Essa organizao das clulas em camadas podem se d de trs maneiras distintas, camada epitelial simples, estratificada ou pseudo-estratificada. As clulas do epitlio simples formam apenas uma nica camada. Podem ter formas variadas, podendo ser pavimentosas, cbicas ou prismticas. Exemplo de epitlio simples pavimentoso o endotlio e mesotlio, que revestem, respectivamente, os vasos sanguneos e linfticos e as vsceras. O tecido de revestimento do ovrio o cbico e o prismtico reveste o intestino delgado. As clulas do epitlio estratificado se organizam formando mais de uma camada de clulas que podem variar entre pavimentosas, cbicas, prismticas ou de transio. O epitlio estratificado pavimentoso se subdivide em noqueratinizado e queratinizado, o tecido no-queratinizado reveste cavidades midas como a boca e vagina e o tecido queratinizado, as partes mais secas como a pele. O epitlio estratificado cbico reveste as glndulas sudorparas e os folculos. O epitlio estratificado prismtico se encontra na conjuntiva com funo de proteo, sendo raro por ser encontrado em poucas partes do corpo humano. A bexiga urinria est em constante mudana em sua conformao, seu epitlio de revestimento requer uma forma flexvel, e o epitlio estratificado de transio quem cumpre esses pr-requisitos. O epitlio de revestimento tambm pode formar camadas pseudoestratificadas. So clulas que se organizam em uma camada simples, porm seus ncleos esto em localidades diferentes, o que d a impresso da ocorrncia de vrias camadas. Esse tipo de tecido reveste a traquia, brnquios e cavidades nasais com funo de proteo, secreo e transporte. Existem mais dois tipos de epitlio, as clulas neuroepiteliais, que constituem epitlios sensoriais especializadas como as clulas da papila gustativa, e clulas mioepiteliais com potencial de contrao agindo sobre as glndulas mamrias, sudorparas e salivares. O tecido epitelial glandular constitudo por clulas especializadas para secreo, as mesmas ficam armazenadas em vesculas chamadas grnulos de secreo. As glndulas so sempre formadas a partir do tecido epitelial de revestimento, as clulas epiteliais se multiplicam e formam mais camadas do tecido do que teria, esse conjunto pode formar glndulas excrinas (eliminam substncias para fora da corrente sangunea) e endcrinas (enviam substancias para corrente sangunea). Os epitlios glandulares podem ser unicelulares (clula caliciforme presente no revestimento do intestino delgado e trato respiratrio) ou multicelulares.

As glndulas simples podem ter formatos de tubos (tubulares), tubulares enoveladas, tubulares ramificadas ou acinosas (onde sua poro secretora esfrica), j as glndulas compostas podem ser tubulares, acinosas ou tbuloacinosas. As glndulas podem se classificar de acordo com a forma que a secreo deixa suas clulas, essa classificao pode ser mercrina, holcrina ou apcrina. O pncreas um exemplo de glndula mercrina, onde a clula secreta sua substancia por meio de exocitose, sem a perda de outro material. As glndulas sebceas so exemplo de glndula holcrina, processo pelo qual a clula eliminada juntamente com a substncia de secreo. E a poro intermediria a glndula apcrina, onde o produto de secreo descarregado junto com pores do citoplasma, exemplo das glndulas mamrias. 2) Compare os tipos de tecido conjuntivo, destacando as funes das clulas que os compe. TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO Existem duas classes de tecido conjuntivo propriamente dito, o frouxo e o denso. O tecido conjuntivo frouxo bem vascularizado e flexvel. Suas clulas mais numerosas so os fibroblastos e macrfagos, mas todos os outros tipos celulares tambm esto presentes. Este tecido suporta estruturas sujeita a presso e atritos pequenos, formando camadas ao redor dos vasos sanguneos, suporta clulas epiteliais e preenche espaos entre grupos de clulas musculares. O tecido conjuntivo denso oferece resistncia e proteo aos tecidos. constitudo basicamente pelas mesmas clulas do tecido conjuntivo frouxo, porm com maior predominncia de fibras de colgeno. Pode ser classificado em modelado e no-modelado. O tecido conjuntivo denso no-modelado encontrado na derme profunda da pele. chamado de no-modelado quando a organizao das fibras de colgeno em feixes sem uma orientao definida. J o modelado, apresenta feixes de colgeno paralelos uns aos outros e alinhados com os fibroblastos. O tecido elstico composto por feixes espessos e paralelos de fibras elsticas. Est presente nos ligamentos amarelos da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pnis. O tecido reticular forma uma rede que suporta as clulas de alguns rgos. constitudo por fibras reticuladas associadas a fibroblastos especializados conhecidos por clulas reticulares. Encontram-se tambm clulas do sistema fagocitrio mononuclear. Essas clulas funcionam monitorando o fluxo de materiais que passam lentamente por espaos semelhantes a seios removendo organismos invasores por fagocitose. O tecido mucoso composto por poucas fibras, sua principal clula so os fibroblastos, sua consistncia gelatinosa.

TECIDO ADIPOSO constitudo por clulas adiposas conhecidas por adipcitos que podem ser encontradas isoladas ou em pequenos grupos no tecido conjuntivo comum. Tem funo de reserva enrgica entre outras, como, modelar a superfcie do corpo, pois o tecido adiposo se encontra abaixo da pele, ele o responsvel pelas diferenas de contorno do corpo da mulher e do homem. Forma tambm coxins absorventes de choques na palma da mo e planta do p. Contribui para o isolamento trmico do organismo, j que um condutor ruim de calor. Alm da atividade secretora, o tecido adiposo, pode preencher espaos entre outros tecidos e auxiliar a manter alguns rgos em sua posio normal. O tecido adiposo pode ocorrer em duas variaes: Uma o tecido adiposo comum, amarelo ou unilocular, onde as clulas quando desenvolvidas apresentam uma gotcula de gordura que ocupa quase todo seu citoplasma, outra variao o tecido adiposo pardo ou multilocular, onde suas clulas possuem numerosas gotculas de lipdios e muitas mitocndrias. Tecido Adiposo unilocular Este tecido forma uma camada embaixo da pele e no corpo de um recm-nascido tem espessura uniforme, a essa camada chamamos penculo adiposo. O tecido unilocular apresenta septos de tecido conjuntivo que contm vasos e nervos. Em relao vascularizao do tecido adiposo, abundante, considerando a baixa quantidade de citoplasma presente nas clulas. Tecido Adiposo Multilocular Tem uma distribuio limitada no corpo humano, localizando-se em reas determinadas. Este tecido abundante nos animais que hibernam, onde foi chamada de glndula hibernante. Pois especializado na produo de calor. As clulas desse tecido possuem citoplasma carregado de gotculas lipdicas de tamanhos variados, so clulas menores. encontrado em locais determinados em recm-nascidos e fetos.

TECIDO CARTILAGINOSO O tecido cartilaginoso tem consistncia rgida, desempenhando funes importantes como suporte de tecidos moles, reveste superfcies articulares onde absorve choques e facilita o deslizamento dos ossos nas articulaes. As clulas que compe o tecido cartilaginoso so os condrcitos, este tecido possui abundante material extracelular, que constitui a matriz, a matriz

composta por colgeno ou colgeno mais elastina. As cavidades da matriz ocupada pelos condrcitos so denominadas lacunas, uma lacuna pode conter um ou mais condrcitos. Ele no possui vasos sanguneos, sendo nutrido por capilares do conjuntivo envolvente. Este tecido tambm desprovido de nervos e vasos linfticos. As cartilagens se diferenciam em trs tipos, esses tipos so cartilagem hialina, a, cartilagem elstica e cartilagem fibrosa. Cartilagem Hialina ela quem forma o primeiro esqueleto do embrio, onde posteriormente ser ossificado. Ela tambm contribui no crescimento em extenso dos ossos. Em adultos, a cartilagem hialina est presente na parede das fossas nasais, traquia, brnquios, na extremidade frontal da costela e recobrindo as articulaes. Em relao matriz, possui matriz composta por fibrilas de colgeno tipo II. Os condrcitos podem ser alongados na periferia da cartilagem hialina e arredondados mais no interior, aparecendo em grupos de at oito clulas, chamados grupos isginos, pois suas clulas originaram-se de um nico condroblasto. Os condrcitos so clulas secretoras de colgeno e vivem em baixas tenses de oxignio. Cartilagem Fibrosa Tecido com caractersticas entre conjuntivo denso e cartilagem hialina. Encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos onde alguns tendes se inserem nos ossos e possui pouca substancia fundamental. No existe pericndrio e suas fibras de colgeno formam feixes paralelos ao longo dos condrcitos. Cartilagem Elstica Encontrada no pavilho auditivo, no conduto auditivo externo, na tuba auditiva, na epiglote e na cartilagem da laringe. Composta alm de fibrilas de colgeno, por uma rede de fibras elsticas contnuas com as do pericndrio. TECIDO SSEO Serve como suporte para as partes moles e protege rgos vitais, alm de constituir um sistema de alavancas que amplia as foras geradas na contrao muscular, funciona como depsito de clcio.

formado por clulas e material extracelular calcificado, a matriz ssea. As clulas constituintes do tecido sseo so: ostecito, osteoclastos e osteoblastos. Os ostecitos so encontrados no interior da matriz ssea ocupando lacunas de onde parte canalculos. Os prolongamentos dos ostecitos estabelecem junes comunicantes por onde passam substancias essenciais para nutrio do tecido. So importantes para manuteno da matriz ssea. Os osteoclastos sintetizam a parte orgnica da matriz ssea, participando da mineralizao da mesma. Os osteoblastos so clulas multinucleadas e tem funo de secretar substancias que atuam localmente digerindo a matriz orgnica e dissolvendo os cristais de sais de clcio. Remodela os ossos. O tecido sseo pode ser classificado em compacto (quando formado por cavidades que no so visveis) e esponjoso (quando essas cavidades so intercomunicantes). As extremidades dos ossos longos so cobertas por tecido esponjoso com uma delgada camada superficial compacta, j na regio cilndrica praticamente recoberta por tecido compacto. Os ossos curtos tm seu interior esponjoso e recoberto por tecido compacto. Histologicamente, existem dois tipos de tecido sseo, o primrio que aparece primeiramente tanto no desenvolvimento embrionrio como na reconstituio de fraturas, um tipo temporrio, o qual ser substitudo posteriormente pelo tecido secundrio. TECIDO SANGUNEO Tecido formado pelos glbulos sanguneos (hemcias ou eritrcitos, as plaquetas e vrios tipos de leuccitos ou glbulos brancos) e plasma (no qual os glbulos esto suspensos dessa parte lquida). O sangue, o principal meio de transporte, percorrem o corpo atravessando por diapedese a parede. Ele distribui hormnios, possibilita a troca de mensagens qumicas de rgos distantes, regula a distribuio de calor, o equilbrio osmtico e cido-bsico. O plasma composto por vrias protenas, tais como, albumina, alfa, beta e gamaglobulinas, as lipoprotenas e as que participam da coagulao sangunea como protrombina e fibrinognio. As hemcias ou eritrcitos no possuem ncleo, e contm grande quantidade de hemoglobina, protena importante no transporte de oxignio. Permanecem sempre no interior dos vasos sanguneos, so flexveis e podem sofrer deformao temporariamente que no se rompem. As hemcias do corpo humano tm a forma de disco bicncavo o que possibilita grande superfcie em relao ao volume, facilitando as trocas gasosas. So corados pela eosina e seu formato garantido pelo citoesqueleto. So formados na medula ssea vermelha. Os leuccitos participam da defesa do organismo e so classificados em dois grupos, granulcitos e agranulcitos.

Os granulcitos distinguem-se em trs tipos, os neutrfilos, eosinfilos e basfilos. So clulas que vivem poucos dias e morrem por apoptose no tecido conjuntivo. Seu ncleo irregular em forma de bastonete. Os eosinfilos tm ncleo bilobulado, sua principal caracterstica a presena de granulao ovide. Os basfilos tm ncleo volumoso, com forma retorcida e irregular, com aspecto de letra S. Seu citoplasma possui grnulos maiores do que nos outros granulcitos. Os agranulcitos tm ncleo regular e o citoplasma no possui granulao. So divididos em linfcitos e moncitos. Os linfcitos so clulas esfricas com ncleo esfrico. Nos moncitos o ncleo ovide em forma de rim ou ferradura. As plaquetas so corpsculos em forma de discos, que promovem a coagulao do sangue e auxilia na reparao da parede dos vasos sanguneos evitando a perda de sangue. Hemocitopoiese A medula ssea vermelha o que chamamos de rgo hemocitopoitico. Conforme o tipo de glbulo formado, o processo recebe os seguintes nomes: eritropoese, granulocitopoese, linfocitopoese, monocitopoese e megacariocitopoese. Muitos leuccitos se formam na medula ssea, porm existe proliferao dessas clulas nos rgos linfticos.As clulas do sangue, passam por vrios estgios de maturao e diferenciao na medula ssea antes de entrar na corrente sangunea. Medula ssea Encontrada no canal medular dos ossos longos e nas cavidades dos ossos esponjosos. um rgo volumoso, difuso e muito ativo. Pode se distinguir em medula ssea vermelha, rica em eritrcitos, e medula ssea amarela, rica em clulas adiposas e no sintetiza clulas sanguneas. Em casos especiais, como hemorragias, a medula amarela pode diferenciar-se em vermelhar e voltar a produzir clulas sanguneas. Clulas Tronco As clulas-tronco, podem se diferenciar em outras clulas com funes especficas. As que se diferenciam so substitudas por clulas filhas que se mantm no pool. As clulas tronco pluripotentes so assim denominadas, pois todas as clulas sanguneas derivam de um nico tipo celular de medula ssea. Essas clulas formam duas linhagens: clula linfide, que formar os linfcitos e clulas miolides, que originam os eritrcitos, granulcitos, moncitos e plaquetas. Na proliferao de clulas-tronco, originam-se clulas filhas com potencial menor, essas clulas so progenitoras uni- ou bipotentes que produzem as clulas precursoras (blastos). So nas clulas precursoras que as caractersticas morfolgicas diferenciais das linhagens vo aparecer. 3) Compare os tipos de clulas do tecido muscular.

O tecido muscular formado por clulas alongadas com grande quantidade de filamentos proticos contrteis, que geram energia necessria para contrao deste tecido. Este tecido pode se diferenciar em trs tipos de acordo com suas caractersticas. O msculo estriado esqueltico, msculo estriado cardaco e msculo liso. O msculo estriado esqueltico apresenta estrias transversais, suas clulas so multinucleadas, cilndricas e alongadas, seu processo de contrao forte, voluntrio e descontnuo. O msculo estriado cardaco tambm apresenta estrias transversais, suas clulas se unem pelos discos intercalares, que so estruturas exclusivas do msculo cardaco. As contraes desse msculo so ritmadas, contnua, forte e involuntria. O msculo liso no possui estrias transversais, seu processo de contrao lento, fraco e involuntrio. Alguns componentes das clulas do tecido muscular recebem nomes diferenciados, como a membrana celular que passa a se chamar de sarcolema, citossol de sarcoplasma e retculo endoplasmtico liso de sarcoplasmtico. O msculo esqueltico contm muitos filamentos, as miofibrilas, suas fibras se originam no embrio pela fuso de clulas alongadas, os mioblastos. So multinucleadas e seus ncleos se encontram na periferia das fibras, essa a diferena do msculo esqueltico para o cardaco, j que ambos possuem estrias transversais, mas o cardaco seus ncleos so centrais. O epimsio um tecido conjuntivo que recobre o msculo inteiro, pois as fibras musculares esto organizadas em forma de feixe e esse conjunto precisa ser envolvido por uma camada. O que separa esses feixes de fibras so septos de tecido conjuntivo chamados de perimsio, assim os feixes de fibras so envolvidos pelo perimsio. Cada fibra muscular envolvida individualmente, pelo endomsio, que constitudo principalmente por fibroblastos. Entre as fibras musculares, encontram-se uma rede de capilares formadas por vasos sanguneos que adentram o msculo atravs de deptos do tecido conjuntivo. As fibras musculares esquelticas mostram suas estrias pela alternncia de tonalidade em suas faixas. No msculo cardaco, as fibras cardacas so circundadas por uma bainha de tecido conjuntivo, que contm uma grande rede de capilares sanguneos. Nesse msculo o retculo sacorplasmtico no bem organizado como no esqueltico. O msculo do corao contm numerosas mitocndrias e sua reserva de energia em forma de triglicerdeo. As clulas musculares lisa so revestidas pela lmina basal e mantidas juntas por uma rede de fibras reticuladas. Elas apresentam corpos densos, que tem importante papel na contrao das clulas lisas. Uma caracterstica importante do tecido muscular liso, que ele capaz de se regenerar mais eficientemente. 4) Descreva as funes das clulas do tecido nervoso. O tecido nervoso encontrado no organismo formando uma rede de comunicao. dividido em: sistema nervoso central, formado pelo encfalo

e medula espinhal, e sistema nervoso perifrico, formado por nervos e gnglios nervosos. O acmulo de neurnios localizados fora do sistema nervoso chamado gnglios nervosos. O tecido nervoso apresenta dois componentes principais que so os neurnios (clulas com grandes prolongamentos) e tipos de clulas da glia ou neuroglia, que sustenta os neurnios e participa de outras atividades. No sistema nervoso central, h um desligamento entre os corpos celulares dos neurnios e seus prolongamentos, fazendo com que sejam reconhecidos no encfalo e medula espinhal duas pores distintas a substncia branca e substncia cinzenta. A substancia cinzenta composta por corpos celulares de neurnios, clulas da glia e prolongamento de neurnios, uma camada granulosa. A substncia branca no possui clulas do corpo de neurnio, mas constituda apenas por clulas da glia e prolongamento de neurnios. denominada substancia branca devido grande quantidade de mielina, que envolve os axnios. Os neurnios respondem a estmulos atravs da mudana do potencial eltrico entre a superfcie interna e externa da membrana celular, as clulas que exibem esse estgio so denominadas excitveis. O impulso nervoso tem a funo de transmitir informaes a outros neurnios, msculos ou glndulas. Os neurnios so formados por duas partes, a parte onde est presente o ncleo, chamamos de corpo do neurnio, ao redor no ncleo encontramos muita sntese de protenas, ao conjunto de protenas e retculo endoplasmtico rugoso, dar-se o nome de Corpsculos de Nissl. Desse corpo, partem ramificaes e projees denominadas dendritos, que tem funo de receber estmulos do meio assim como o corpo. O axnio o prolongamento do neurnio que comunica um neurnio com outro. De acordo com sua morfologia os neurnios podem ser classificados em: bipolar, multipolar e pseudo-unipolar. Outra classificao dos neurnios quanto a sua funo, sendo neurnios motores (controlam os rgo efetores como glndulas excrinas e endcrinas e fibras musculares), neurnios sensoriais (recebem estmulos sensoriais) e interneurnios (estabelece conexo com outros neurnios). Cada neurnio apresenta um nico axnio, a poro final de um axnio ramificada e recebe o nome de telodendro. O impulso nervoso funciona da seguinte maneira, existe uma diferena de potencial de concentrao atravs da membrana do axnio, sendo o interior negativo em relao ao exterior, este o potencial de repouso da membrana. Quando o neurnio estimulado, os canais inicos se abrem e ocorre um rpido influxo de sdio para dentro da membrana e o interior do axnio se torna positivo em relao ao exterior. Todavia, o potencial fecha esse canal e a membrana volta a ser impermevel a esse on. Lembrando que o axnio revestido por um isolante, composto por vrias camadas de membrana, denominada bainha de mielina. Durante a transmisso do impulso nervoso, a bainha promove saltos, aumentando a rapidez do impulso, esses saltos so dados nas partes recobertas pela bainha. A bainha de mielina pode envolver mais de um nico axnio, formando o arco reflexo. A transmisso do impulso unidirecional e a sinapse responsvel por essa transmisso.

As protenas sintetizadas nos neurnios so neurotransmissoras, ou seja, passam para o prximo neurnio e o sensibiliza. As sinapses so locais de contato entre neurnio ou clulas do sistema nervoso, no havendo uma conexo fsica, pois h um espao delgado entre as clulas denominado fenda sinptica. Sua funo transmitir impulsos nervosos do neurnio pr-sinptico em um sinal qumico que atua sobre a clula ps-sinptica. Primeiro ocorre a despolarizao da membrana pr-sinptica que induz a breve abertura dos canais de clcio. O fluxo de clcio promove a exocitose das vesculas sinpticas com liberao dos neurotransmissores, que reagem com os receptores e promove a despolarizao da membrana ps-sinptica. A sinapse pode ser de trs tipos, axossomtica, onde se tem um axnio se interligando a uma placa reta do dendrito; axodendrtica acoplada, onde o corpo do dendrito especializado e a sinapse acoplada a esse corpo; axoaxnica, onde h conexo axnio-axonio e depois dendrito. A glia composta por astrcitos protoplasmtico e fibroso com funo de sustentar as clulas do tecido nervoso. Outra clula a microglia com funo de fagocitar clulas invasoras do sistema nervoso e as oligodendrcitos e clulas Schawann, formam a bainha de mielina. Os neurnios de certa regio do crtex cerebral recebem e processam impulsos aferentes (sensoriais), e em outras regies neurnios eferentes (motores) geram impulsos que vo controlar os movimentos voluntrios. E os neurnios associativos, associam e processam a mensagem, ou seja, quando recebemos um estmulo, ele passado para um neurnio aferente que leva a mensagem at o associativo o qual processa essa informao e a transmite para os eferentes, que retornam essa mensagem ocasionando a resposta. O sistema nervoso central est envolvido por uma membrana de tecido conjuntivo chamado meninge. Ela composta por fibras, logo tem grande resistncia. O sistema nervoso autnomo relaciona-se com o controle da musculatura lisa, com a modulao do ritmo cardaco e com a secreo de algumas glndulas. Sua funo ajustar certas atividades do organismo. Ele formado por duas partes distintas, por sua anatomia e suas funes, pode ser parasimptico e simptico. O grupo de clulas nervosas parasimpticas responsvel pelo relaxamento do corpo e feito por nervos cranianos. J o grupo simptico, geralmente so nervos vindos da medula espinhal, com funo de acelerar o funcionamento, geralmente em momentos de fuga, aumentando os batimentos cardacos por exemplo.

Potrebbero piacerti anche