Sei sulla pagina 1di 9

O Sacerdote A Consagrao dos Sacerdotes As Vestes Sacerdotais Clique ao redor da imagem do Sumo Sacerdote

'As Vestes Sacerdotais 'O Vesturio do Sumo Sacerdote' (Cap. 28)

sta seo est principalmente preocupada com a descrio das vestes cerimoniais do sumo sacerdote conhecidos como os ornamentos de glria e beleza. Nas cores e estilos, as vestes dos sacerdotes eram ricas em significados porque elas descreviam as belezas maravilhosas de Cristo, o Sumo Sacerdote e tambm os privilgios e deveres de todos os sacerdotes de Deus, sejam os do Antigo Testamento ou todos os crentes do Novo Testamento. Nas suas vestes de glria e beleza, Aro se tornou tipicamente aquilo que Jesus Cristo era de modo intrnseco em todo o seu ser, em pureza e santidade. 'O fode' (28:6-14, 39:2-7) As roupas dele tiveram que ser feitas especialmente por aqueles que tinham sido dotados de habilidade particular para a tarefa. Por cima de um manto de trabalho, o Sumo Sacerdote usava uma vestimenta chamada de 'fode', feito de linho com ouro, azul, purpra e escarlata. Estendia-se para a frente e para atrs do corpo, em duas partes que foram apertadas junto ao ombro atravs de duas pedras de nix fixadas em ouro. Em cada uma destas foram gravadas os nomes das doze tribos de Israel. Foram colocados seis nomes, em ordem de nascimento, em um ombro e seis no outro. Isto significa que todas as vezes que o Sumo Sacerdote entrava no Santo Lugar, ele levava os nomes das tribos diante do Senhor, e de acordo com o carter de sacerdote, ele representava estas diante de Deus.
Exod 28:6-14 E faro o fode de ouro, e de azul, e de prpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada. Ter duas ombreiras, que se unam s suas duas pontas, e assim se unir. E o cinto de obra esmerada do seu fode, que estar sobre ele, ser da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de prpura, e de carmesim, e de linho fino torcido. E tomars duas pedras de nix, e gravars nelas os nomes dos filhos de Israel, seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas geraes; Conforme obra do lapidrio, como o lavor de selos lavrars estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as fars. E pors as duas pedras nas ombreiras do fode, por pedras de memria para os filhos de Israel; e Aro levar os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memria diante do SENHOR. Fars tambm engastes de ouro, e duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida, de obra de fieira as fars; e as cadeiazinhas de fieira pors nos engastes. "

De modo geral, um fode era um manto ou xale, mas para o Sumo Sacerdote era um artigo de vesturio exterior particular, no estilo de uma tnica ou avental. Foi feito de linho azul, purpra e escarlata e havia linhas douradas

tecidas nele. Foi feito em dois pedaos unidos junto aos ombros com ganchos dourados. Cada gancho era fixo com uma pedra de nix gravada.

Tradio Judaica De acordo com Josefo, as pedras de nix gravadas foram projetadas nos ombros de forma que os nomes dos seis filhos primognitos foram gravado na pedra direita do ombro, e os seis filhos mais jovens na pedra no ombro esquerdo.

O fode como um todo, com suas cores diferentes e materiais, simboliza a Cristo em seu ministrio de Sumo Sacerdote. Cristo, o Sumo Sacerdote leva o seu povo nos seus ombros, o lugar de fora e assento de poder. Os ombros tambm falam de levar um fardo, Cristo, o Sumo Sacerdote leva todo o fardo.

'A Faixa ou Cinto' A frente e atrs do fode foi feito como as vestes, uma faixa ou cinto que foram colocados sobre a cintura do sacerdote . E era de linho azul, purpra, e escarlate entrelaado com linhas douradas. No linguagem da Escritura o sacerdote devia ser 'cingido' com este cinto, para que ele fosse vestido completamente nos seus vesturios dele e preparado e pronto para servir.

'O Peitoral' (28:15-29, 39:8-21) Por cima do fode, o Sumo Sacerdote usava um peitoral que era uma bolsa de aproximadamente 22 cm2 feito de material formosamente tecido. Na frente do peitoral foram firmadas as doze pedras preciosas em quatro filas de trs. Em cada uma destas pedras foi gravado o nome de uma das tribos de Israel:
xodo 28:15-29 " Fars tambm o peitoral do juzo de obra esmerada, conforme obra do fode o

fars; de ouro, de azul, e de prpura, e de carmesim, e de linho fino torcido o fars. Quadrado e duplo, ser de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura. E o enchers de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras; a ordem de um srdio , de um topzio, e de uma esmeralda; esta ser a primeira ordem; e a segunda ordem ser de uma turquesa, de uma safira, e de um diamante; e a terceira ordem ser de um jacinto, de uma gata, e de uma ametista; e a quarta ordem ser de um berilo, e de um nix, e de um jaspe; engastadas em ouro sero nos seus engastes. E sero aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; sero esculpidas como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos. Tambm fars para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra tranada de ouro puro. Tambm fars para o peitoral dois anis de ouro, e pors os dois anis nas extremidades do peitoral. Ento pors as duas cadeiazinhas de fieira de ouro nos dois anis, nas extremidades do peitoral; E as duas pontas das duas cadeiazinhas de fieira colocars nos dois engastes, e as pors nas ombreiras do fode, na frente dele. Fars tambm dois anis de ouro, e os pors nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao fode por dentro. Fars tambm dois anis de ouro, que pors nas duas ombreiras do fode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do fode. E ligaro o peitoral, com os seus anis, aos anis do fode por cima, com um cordo de azul, para que esteja sobre o cinto de obra esmerada do fode; e nunca se separar o peitoral do fode. Assim Aro levar os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juzo sobre o seu corao, quando entrar no santurio, para memria diante do SENHOR continuamente. "

O peitoral era de feito um pedao de tecido elaborado, acabado do mesmo material que o fode. Eram duas tiras dobradas, em si mesmas para formar uma bolsa quadrada na qual foram colocados o Urim e Tumim. O peitoral estava fixo em seu lugar por cadeias douradas presas aos ganchos do ombro, de nix e tambm por tiras azuis que prenderam o peitoral ao fode. Evidentemente, havia um anel dourado pequeno preso a cada canto do peitoral para qual em troca foram conectadas as cadeias douradas e as tiras. As pedras no peitoral representaram as doze tribos de Israel, e eles foram levados continuamente diante do Senhor como um memorial. J que as doze pedras estavam em um peitoral, eles falam da unidade do povo de Deus; enquanto a posio deles no peito de Aro fala do afeto de Deus para com o seu povo. Os nomes no peitoral sempre estavam perto do corao de Aro da mesma maneira que com Cristo e os seus queridos.

Tradio Judaica

Em tempos modernos os rolos da Torah da sinagoga so embrulhados freqentemente em veludo azul ou purpreo ou em tecido de seda. Um lmina de peito (peitoral) adorna o rolo, e so colocadas uma coroa ou coroas de prata e ouro com sinos tinir em seus rolos; estes recordam alguns dos artigos do vesturio do Sumo Sacerdote.

'Urim e Tumim' (28:30, cf. Num. 27:21, 1 Sam.28:6) No se sabe com certeza o que o Urim e Tumim realmente eram, mas provavelmente eles podem ter sido duas pedras preciosas, possivelmente pedras preciosas que eram idnticas em sua forma. Um ou o outro poderia ser tirado da bolsa para prover um sim ou no, em resposta ao buscar o Senhor para direo.
Exod 28:30 " Tambm pors no peitoral do juzo Urim e Tumim, para que estejam sobre o corao de Aro, quando entrar diante do SENHOR: assim Aro levar o juzo dos filhos de Israel sobre o seu corao diante do SENHOR continuamente."

Na Escritura foi citado explicitamente que o Urim e Tumim estavam no peitoral, parecendo que eles estavam separados das doze pedras montadas no lado de fora. O nome Urim quer dizer "luzes", enquanto Tumim quer dizer "perfeies"; e estes significados conduziram alguns para coloc-las como sendo talvez pedras flamejadas de um modo particular para indicar "sim" ou "no".

"Ns no podemos tirar nenhuma outra concluso seno a de que o Urim e Tumim sejam considerados como um meio, dado pelo Senhor ao seu povo, atravs do qual, sempre que a congregao necessitasse da iluminao divina para guiar suas aes, esta iluminao estaria garantida. Quando Deus estava descontente com o seu povo em uma histria uma pouco mais recente, Ele recusou permitir o Urim e Tumim funcionar como meio de direo. Aparentemente quando faltou ao homem a maioria da revelao da Palavra de Deus, este requereu alguma outra fonte de informao da vontade divina. " Keil e Delitzsch - Comentrio do Antigo Testamento

Num 27:21 " E apresentar-se- perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultar, segundo o juzo de Urim, perante o SENHOR; conforme a sua palavra sairo, e conforme a sua palavra entraro, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregao."

1 Sam 28:6 E perguntou Saul ao SENHOR, porm o SENHOR no lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. "

No h nenhum registro deste mtodo usado para descobrir a direo de Deus depois do tempo de Davi e do ministrio dos profetas.

'O Manto do fode' (28:31-35, 39:22-26) Debaixo do fode do Sumo Sacerdote havia um manto azul. Foram presos sinos (campainhas) dourados orla e roms do mesmo material penduradas entre os sinos.
Exod 28:31-35 " Tambm fars o manto do fode, todo de azul. E a abertura da cabea estar no meio dele; esta abertura ter uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha ser, para que no se rompa. E nas suas bordas fars roms de azul, e de prpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor. Uma campainha de ouro, e uma rom, outra campainha de ouro, e outra rom, haver nas bordas do manto ao redor, e estar sobre Aro quando ministrar, para que se oua o seu sonido, quando entrar no santurio diante do SENHOR, e quando sair, para que no morra."

O manto do fode era um vesturio feito de tecido azul sem manga azul usado diretamente em baixo do fode e estendendo-se algumas polegadas, provavelmente debaixo dele. Aparentemente havia uma fila de roms bordados na orla (veja Ex 39:24) intercalados com tinir de sinos dourados que soavam quando o sacerdote se movia. Os sinos falam de escutar a Deus enquanto se est em seu servio, e a sua msica traz uma certa alegria. As roms falam de frutificao (sementes abundantes) e um smbolo da Palavra de Deus como alimento espiritual doce e agradvel. O som dos sinos poderia ser ouvido quando Aro entrava no Santo Lugar diante do Senhor, e o seu povo ao escutar saberia que ele no tinha sido morto na presena de Deus, mas que a sua oferta por eles havia sido aceita por Deus.
Exod 28:35 " E estar sobre Aro quando ministrar, para que se oua o seu sonido, quando entrar no santurio diante do SENHOR, e quando sair, para que no morra."

'A Mitra e Coroa' (28:36-38, 39:30, 31) Na sua cabea, o Sumo Sacerdote usava um turbante ou mitra de linho fino que era ligado ao redor da cabea em rolos, como um turbante ou tiara. Na frente da mitra na testa de Aro, presa por uma tira azul, havia a lmina dourada gravada SANTIDADE AO SENHOR. Esta era uma lembrana

constante da aliana de santidade para o povo de Israel e para o Sumo Sacerdote em seu chamado. O Senhor disse a Moiss, 'Fala a toda a congregao dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. ' (Lev. 19:2).
Exod 28:36-38 " 36 Tambm fars uma lmina de ouro puro, e nela gravars como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR. E at-la-s com um cordo de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estar; E estar sobre a testa de Aro, para que Aro leve a iniqidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estar continuamente na sua testa, para que tenham aceitao perante o SENHOR. "

Estando marcado em seu interior, o Sumo Sacerdote simbolizava a verdadeira santidade na terra, na qual s Israel poderia ser aceito diante de Deus. Ele verdadeiramente era o homem mais importante na Terra. A posio distinta da lmina dourada na testa de Aro deu significado especial e carter a todos os artigos de vesturio e para o seu ofcio. Se praticando a santidade, Aro poderia ser assegurado de que ele estava qualificado para o servio divino e foi aceito por Deus como um mediador entre Deus e o povo de Israel.

'As Vestimentas comuns do Sacerdote' (28:39-43, 39:27-29)


Exod 28:39-43 "Tambm fars tnica de linho fino; tambm fars uma mitra de linho fino; mas o cinto fars de obra de bordador. Tambm fars tnicas aos filhos de Aro, e far-lhes-s cintos; tambm lhes fars tiaras, para glria e ornamento. E vestirs com eles a Aro, teu irmo, e tambm seus filhos; e os ungirs e consagrars, e os santificars, para que me administrem o sacerdcio. Faze-lhes tambm cales de linho, para cobrirem a carne nua; iro dos lombos at as coxas. E estaro sobre Aro e sobre seus filhos, quando entrarem na tenda da congregao, ou quando chegarem ao altar para ministrar no santurio, para que no levem iniqidade e morram; isto ser estatuto perptuo para ele e para a sua descendncia depois dele."

Os sacerdotes que ministravam no Santo Lugar usaram estas vestimentas: Uma tnica longa (o casaco bordado) com mangas de linho branco, tecido ao longo, sem costura, compridas calas brancas do quadril at a coxa, um quepe de linho branco ou mitra, como um turbante, masde forma cnica, e uma faixa ou cinto tecidos do mesmo material que o vu (Ex 39:29).

Tradio Judaica De acordo com fontes judaicas, ambas as extremidades do cinto cobriam o solo, exceto quando o sacerdote estava ministrando, quando eles eram lanados por cima do seu ombro esquerdo. A faixa ou cinto eram de vrias metros de comprimento e eram passados muitas vezes ao redor do corpo entre as axilas e os quadris. Uma tradio interessante declara que as vestes velhas dos sacerdotes eram desfiadas e com os fios foram feitos pavios para as luminrias do tabernculo e do templo.

Como sacerdotes ordenados, embora em vestes simples e de status secundrio, os filhos de Aro falam dos crentes de hoje; enquanto Aro, o Sumo Sacerdote, nas suas vestimentas de beleza e glria, fala de Cristo nosso grande Sumo Sacerdote.

O Sacerdote A Consagrao dos Sacerdotes As Vestes Sacerdotais

Pr carlos a100bleia de Deus.

Potrebbero piacerti anche