Sei sulla pagina 1di 2

Lista de exerccios 1

Prof:Leonardo de O. Santos

Data:07/06/2013

Uma nave espacial cilndrica, de massa M e comprimento L, est utuando no espao sideral. Seu centro de massa, que podemos tomar como o seu ponto mdio, adotado como origem O das coordenadas, com Ox ao longo do eixo do cilindro. a)No instante t = 0, um astronauta dispara uma bala de revlver de massa m e velocidade v ao longo do eixo, da parede esquerda at a parede direita, onde ca encravada. Calcule a velocidade V de recuo da nave espacial. Suponha que m << M , de modo que M m M . b)Calcule o recuo total X da nave, depois que a bala atingiu a parede direita. Exprima-o em funo do momento p transportado pela barra, eliminando da expresso a massa m. c)Calcule o deslocamento x do centro de amssa do sistema devido transferncia da massa mda extremidade esquerda para a extremidade direita da nave. d)Mostre que X + x = 0, e explique por que este resultado tinha necessariamente de ser vlido. e)Suponha agora que o astronauta, em lugar de um revolver, dispara um canho de luz laser. O pulso de radiao laser, de energia E, absorvido na parede direita, convertendo-se em outras formas de energia (trmica, por exemplo). Sabe-se que a radiao eletromagntica, alm de transportar energia E, tambm transporta mo, onde c a velocidade da luz. Exprima a mento p, relacionado com E por: p = E c resposta do item b) em termos de E e c, em lugar de p. f)Utilizando os itens c) e d), conclua que a qualquer forma de energia E deve estar associada uma massa inergial m, relacionada com E por E = mc2 . Um argumento essencialmente idntico a este, para ilustrar a inrcia da energia, foi formulado por Einstein. Um bloco de massa m est em repouso sobre uma cunha de massa M que, por sua vez, est sobre uma mesa horizontal, conforme gura abaixo. Todas as superfcies so lisas(sem atrito). O sistema parte do repouso , estando o ponto P do bloco distncia h acima da mesa. Qual a velocidade da cunha no instante em que o ponto P toca a mesa? Um encantador de serpentes, tocando sua auta, faz uma serpente de comprimento l e massa m, inicialmente enrodilhada no cho elevar gradualmente a cabea at uma altura h < l do cho. Supondo a massa da serpente uniformemente distribuda
Problema 3: Problema 2:

Problema 1:

pelo seu corpo, quanto trabalho foi realizado pela serpente? Para explicar a resistncia do ar ao movimento de um corpo atravs dele, Newton props o seguinte modelo. O uido imaginado como sendo composto de um grande nmero (n por unidade de volume) de partculas em repouso, de massa m(muito pequena) cada uma. Quando o corpo, de massa M >> m, se desloca com velocidade v atravs do uido, ele vai colidindo com as partculas e vai-lhes transferindo momento dessa forma. A fora F de resistncia do uido resultante proporcional ao quadrado da velocidade. Calcule essa fora, se o corpo uma placa de rea A que se desloca perpendicularmente ao plano da placa, como funo de A, v e da densidade = nm do uido. Na gura abaixo o bloco 1 de massa m1 desliza sem velocidade inicial ao longo de uma rampa sem atrito a partir de uma altura h e colide com o bloco 2 de massa m , inicialmente em repouso. Aps a coliso o bloco 2 desliza em uma regio m2 = 3 2 1 onde o coeciente de atrito cintico c e para depois de percorrer uma distncia d nesta regio. Qual o valor da distncia d se a coliso : a)perfeitamente inelstica b)elstica.
Problema 5: Problema 4:

Qual o ngulo mximo de espalhamento elstico de uma partcula alfa por um neutron em repouso?(massa da alfa 4x massa do neutron). Neste ngulo, que frao da energia cintica incidente vai para o neutron de recuo, e qual o ngulo entre a direo do recuo e a de incidncia?

Problema 6:

Potrebbero piacerti anche