Sei sulla pagina 1di 78

Histria da Igreja Antiga de 5 a.C a 590 d.C 1.

Breve sinopse dos fatos preparatrios para a vinda do Messias Desde o anncio a mulher no jardim do den de que o seu descendente se oporia serpente, que Deus desenvolveu seu plano, na verdade elaborado na eternidade primeiro, de tornar o homem seu filho por adoo. Nesse intento ele chamou Abrao, Isaque, Jac, protegeu a herana no Egito atravs do envio de Jos para l, tirou o povo da escravido que se tornara o Egito aps 400 anos por meio de Moiss, gerou uma nao enquanto eles percorriam o deserto, fez o povo de Israel tomar posse da terra prometida com Josu, proveu-lhes juzes, reis e profetas por determinado tempo. Deus ainda usou imprios como o Egpcio, Assrio, Babilnico, Medo-Persa e o Imprio Macednico precursor do futuro Imprio Romano da poca do Messias para fazer o povo de Israel entender seu real propsito de cumprir neles a promessa feita a Abrao de que nele seriam benditas todas as famlias da terra, ou seja, atravs dos judeus Deus iria abenoar a toda raa humana e, para que esse plano fosse cumprido, at os cativeiros tiveram seus propsitos. Na poca do nascimento de Cristo toda as sociedades de ento estavam preparadas psicolgica, intelectual e moralmente (no necessariamente melhores) para a chegada de Jesus. Dos gregos o mundo de ento recebeu a lngua que seria utilizada em todos os povos, a filosofia grega destruiu o mito das antigas religies colocando a crena nesses deuses em descrdito e ao apresentarem a existncia de um mundo espiritual desconhecido e com isso preparou as mentes para a chegada do Evangelho. Os romanos contriburam desenvolvendo um conceito de unidade da espcie sob uma lei universal, criaram facilidades de locomoo entre os pases dominados at ento inexistentes, criaram timo sistema de estradas que facilitava o contato entre os povos, o exrcito romano era composto por homens de naes locais e onde iam espalhavam a cultura romana e, ainda, os romanos ao conquistarem os povos os levava a descrerem de seus deuses que no os havia protegido.

Os judeus contriburam com seu monotesmo, com a esperana messinica, com o sistema tico, com o Antigo Testamento, com a filosofia da Histria e com a sinagoga; Como estavam espalhados em todas as partes do Imprio o povo em geral sabia de sua f e modo de viver e havia muitos proslitos entre os gentios. Todas as contribuies relatadas anteriormente ajudaram a formar um ambiente favorvel chegada do Messias no tempo proposto por Deus. Na plenitude dos tempos o Filho de Deus, nascido de mulher virgem, sob a Lei e descendente da tribo de Jud, conforme havia sido anunciado pelos profetas, veio ao mundo para dar uma guinada na histria fsica e espiritual da humanidade. Jesus comeou seu ministrio aproximadamente com 30 anos e o exerceu por 3 anos nos quais realizou sinais, prodgios e maravilhas anunciando que o Reino de Deus havia chegado e de que era necessrio arrependimento e f para obter perdo de Deus (no conceito judaico de ento os ritos sacrificiais eram suficientes para cobrirem o pecado). Cristo demonstrou carter ilibado, se fez justia por toda a raa humana, preparou os homens que o sucederiam na pregao de Seu Evangelho. Seu sofrimento, morte e ressurreio propiciaram a redeno to anunciada pelos homens de Deus do Velho Testamento, em Cristo inaugurou-se o Novo Testamento, a poca da graa, em que, pelo seu sacrifcio, havia sido aberto um caminho que levaria o homem a Deus por Seu intermdio. O vu de separao que havia entre o homem e Deus havia sido rompido. Cristo a pedra sobre a qual a Igreja se funda. Atravs dEle vem a f em Deus para a salvao do pecado; DEle vem o amor de Deus que pode ser revelado ao corao humano; DEle vem o poder que nos capacita a ser santos e NEle o homem pode ter esperana de vida eterna com Deus. Apesar da obra de Jesus ter sido realizada num carter especial e essencialmente espiritual, portanto podendo ser crida pela f mediante o conhecimento da Palavra de Deus, existem os cticos que, quanto a veracidade da vida e obra de Cristo, questionam a sua historicidade, mesmo estes, no podem deixar de reconhecer que h elementos que comprovam a existncia do Filho de Deus. A comprovao histrica de Cristo fundamental se queremos entender e manifestar a eficcia de sua obra, mesma com evidncias extra-bblicas. Para essa comprovao contamos com:

1. O Testemunho Pago a. Tcito (c.60-c.120) o decano dos historiadores romanos, liga o nome e a origem dos cristos a "Christus", que no reinado de Tibrio (42 a.C. - 42 a.D.) "sofreu a morte por sentena do Procurador, Pncio Pilatos"; b. Plnio (62-c.113) que era propretor da Bitnia e de Ponto na sia Menor, escreveu ao Imperador Trajano (53-117) por volta do ano 112, para se aconselhar sobre o modo de tratar os cristos. Sua carta d uma valiosa informao extra-bblica sobre Cristo. Em sua carta define os cristos como possuindo conduta moral acima da mdia. Escreveu Suetnio e Vidas dos Doze Csares: Vida Claudius (25:4), mencionou que os judeus foram expulsos de Roma por causa de distrbios a respeito de Chrestos (Cristo); c. Luciano (c. 125 - C. 190), escreveu uma stira sobre os cristos e sua f, por volta de 170. Luciano pintou Cristo como algum "que foi crucificado na Palestina por ter iniciado "este novo culto'. Escreveu que Cristo tinha ensinado os cristos a crerem que eles eram irmos e que deviam observar seus mandamentos. Ridicularizou-os por "adorarem este sofista crucificado.

2. O Testemunho Judeu Josefo, (37-100), o rico judeu, tinha inteno de explicar a forma de culto judaico elite romana tambm menciona Cristo. Citou Tiago, "o irmo de Jesus, assim chamado Cristo", falou de Cristo como um "homem sbio sentenciado morte na Cruz por Pilatos (lembrando que somente nos anos 60 que arquelogos descobriram a primeira inscrio que provava a existncia de Pilatos). Como Josefo no era um amigo do cristianismo sua meno a Cristo tem grande valor histrico.

3. Testemunho Cristo fora da Bblia Fora os testemunhos relatados houve evangelhos, Atos, cartas e apocalipses apcrifos que esto reunidos na obra de Montague R. James, The Apocrvphal New Testament (Nova Iorque, Oxford University Press, 1924). inscries e figuras da pomba, do peixe, da ncora e de outros smbolos cristos nas catacumbas do testemunho da crena no Cristo histrico, alm da existncia do calendrio cristo, do domingo, e da igreja.

O abade Dionsio Exiguus (morto por volta de 550) em seu Cyclus Paschalis escolheu 754 A.U.C (da fundao de Roma) ao invs de 749 A.U.C que seria uma data mais plausvel. H ainda o fato descrito em Mt 2: que diz sobre o nascimento de Jesus "nos dias de Herodes. Como observao final desta sinopse posso afirmar que h elementos espirituais e histricos que do sustentao para o incio da Igreja, sendo assim afirmo, com toda tranqilidade, que esta se fundamenta numa verdade absoluta e incontestvel sob qualquer aspecto que se queira observar. O Cristo realizou sua obra e deixou homens fidedignos ,formados por Ele, para que dessem continuidade, aps sua ascenso, de pregar a verdade por Ele anunciada at que retornasse.

2. A fundao da Igreja Nas ltimas semanas de vida Jesus havia dito que iria para o Pai, mas enviaria um Consolador (J 14:16-18; 15:26-27 e 16:7-15), h tambm o fato de Jesus afirmou que Sobre esta pedra fundarei a minha igreja, diferente da verso catlica, cremos que esta afirmao est relacionada com a prpria pessoa de Cristo, ou seja, Ele a pedra fundamental sobre a qual toda a crena da igreja atravs dos tempos pode ser lanada. Estes fatos juntos apontam para a condio de que os apstolos precisavam para dar incio formal a Igreja: O poder da obra realizada por Cristo fomentado pela presena e poder do Esprito Santo. No dia de Pentecostes aconteceu o evento que definitivamente marcaria o incio da Igreja (At 2:5-11), a manifestao do Esprito Santo foi de tal modo impactante que trouxe enorme rebolio na cidade de Jerusalm j que havia na cidade grande nmero de visitantes por ocasio da Festa de Pentecostes, com judeus e gentios de todos os lugares; O fato de se ouvir das grandezas de Deus j anunciava a globalidade do Evangelho e aqueles homens antes to temerosos se viram agora dotados de poder sobrenatural, o que pode ser observado nos resultados obtidos nas duas pregaes de Pedro na 1 3000 almas foram salvas e na 2 5000, desta forma a entidade ou organismo espiritual, a Igreja invisvel, a comunidade dos salvos, o Corpo de Cristo que havia sido planejado na eternidade por Deus toma forma no tempo e comea a existir.

O sbito crescimento da Igreja assustou os lderes de ento que viram suas posies e o prprio judasmo ser ameaado pela nascente Igreja. Os sacerdotes e outros se reuniram para tentar debelar a desordem e manter o domnio poltico/religioso que detinham e que agora corria srio risco. As palavras de Gamaliel em At 5:35 a 39 nos trazem uma informao importante para que entendamos esses momentos conturbados pelos quais passou a nascente igreja. Pelas palavras do texto bblico citado os lderes da poca estavam acostumados a verem diversas seitas surgindo no seu tempo, portanto surgir mais uma no seria novidade; O problema que a mensagem pregada pelos apstolos atingia em cheio a vida religiosa desses homens pois, nas palavras dos apstolos, eles haviam crucificado um inocente (possuam culpa diante da lei), pregavam a justificao pelo sangue deste inocente (a Lei judaica afirmava que era o sangue derramado de um cordeiro imolado que tornavam coberto o pecado), falavam em ressurreio de Cristo (era um absurdo para o conceito judaico de morte) e afirmavam categoricamente que eles haviam rejeitado o Messias (para os mestres judaicos seria o cmulo o Messias ter vindo e no se apresentar a eles e, ainda, o fato de esperarem um chefe poltico para resgatar a glria antiga de Israel e Jesus no fez uma e nem se enquadrou em outra expectativa). Os fatos citados mostram que aquela comunidade que se formava sob a bandeira do Cristo Ressuscitado representava perigo real e imediato para o judasmo. Do ponto de vista de dentro desta comunidade possvel supormos que eles (apstolos e novos convertidos) se consideravam uma espcie de Reforma do Judasmo, sendo que a eles cabia fazer os judeus aceitarem a Cristo dentro do prprio padro de f judaica. Em nenhum momento, no princpio, apresenta-se motivao de separar os conversos para uma nova religio, fatos como idas constantes s sinagogas e manuteno de uma vida regida pelo sistema judaico, manifesto nos apstolos, atestam as afirmaes anteriores. A motivao ocorreu com o incio da perseguio e o conseqente espalhar dos conversos pelos domnios romanos. Ao observarmos este aspecto veremos que serviu a dois propsitos distintos: primeiro estava forando o cumprimento do Ide dito por Jesus e segundo com a pregao aos gentios, feita pelos dispersos, a igreja assumiria uma viso mais cosmopolita da redeno. Como fato notvel fica a manuteno dos apstolos em Jerusalm, fato criticado por muitos, mas que se mostrou no tempo extremamente til. Constituam, os apstolos, fonte fidedigna de busca por informaes as respeito de Cristo e difuso da doutrina na sua forma original. Quando Paulo defendeu seu ministrio entre os gentios e a liberdade concedida a estes de

levarem uma vida crist separada dos moldes oferecidos pelo judasmo foi aos apstolos reunidos em Jerusalm que coube a deciso formulada no Conclio de Jerusalm (At15 e Gl 2:2-10) de fazer valer a f como nico meio para o homem alcanar a salvao em Cristo.

3. O avano do cristianismo no Imprio at 150 d.C Desde muito cedo, tanto apstolos (em especial Paulo como principal polemista deste primeiro sculo) quanto os lderes que foram sendo formados (Timteo, Tito e etc) tiveram que enfrentar o racionalismo grego e a forma embrionria do gnosticismo sendo este a primeira forma de heresia externa enfrentada pela igreja combatida no escritos de Cl 2.18 ss; I Tm 1.3-7; 6.3ss; II Tm 2.14-18; Tt 1.10-16; II Pe 2.1-4; Jd 4,16 e Ap 2.6,15,20ss). O gnosticismo s tomaria forma mais densa no segundo sculo. As primeiras heresias internas enfrentadas pela Igreja vieram dos judeus convertidos, problema j enfrentado por Paulo na igreja da Galcia, os ebionitas, farisaicos em sua natureza, no reconheciam o apostolado de Paulo e exigiam que os cristos gentios se submetessem ao rito da circunciso. No desejo de manterem o monotesmo do Antigo Testamento os ebionitas negavam a divindade de Cristo e seu nascimento virginal, afirmando que Ele s se distinguia dos outros homens por sua estrita observncia da Lei, tendo sido escolhido como Messias por causa de sua piedade legal. Os elquesatas, por sua vez, apresentavam um tipo de cristianismo judaico. Rejeitavam o nascimento virginal de Cristo, julgavam-no um esprito ou anjo superior, davam honra a circunciso e ao sbado, as repetidas lavagens atribuam poderes mgicos de purificao e reconciliao; a mgica e a astrologia eram praticadas entre eles. H grande possibilidade dessas heresias terem sido refutadas nas epstolas aos Colossenses e I Timteo. Neste primeiro sculo muito pode ser dito sobre os eventos em que a igreja esteve envolvida, porm, alguns como a converso de Saulo, os livros e pergaminhos e o desenvolvimento de um governo dentro da Igreja devem merecer especial ateno pela influncia que exerceriam no decorrer dos sculos. Os Evangelhos foram escritos cerca de 60 a.D., uma vez que a gerao que convivera com Jesus estava morrendo e o testemunho escrito mais duradouro e menos susceptvel a distores que o testemunho oral. A formulao das doutrinas foi gerada pelos desvios da f. A fim de definir os que de fato poderiam ser chamados de cristos, a igreja, frente ao desafio das

heresias, passou a sistematizar pontos doutrinrios que exprimiam a f que de uma vez por todas foi entregue aos santos. Diante dessas ameaas, internas e externas, a igreja respondeu de vrias formas. Vimos que os apstolos e seus discpulos agiram como apologistas e responderam s acusaes e tentativas de infiltraes herticas contra o cristianismo estabelecendo as bases doutrinrias e teolgicas pelas quais os cristos deveriam pautar suas vidas. No plano interno, a igreja primeiro tratou de definir um Cnon (poca da perseguio movida por Diocleciano) a importncia das literaturas cannica foi importante pois possuir um livro cristo era sina de morte e os cristos precisavam estar seguros de que os livros que possuam eram livros realmente inspirados. Nesse perodo, havia inmeros evangelhos, cartas, apocalipses circulando nas mais diversas igrejas. Alguns eram lidos em certas igrejas e no eram lidos em outras. Como literatura deste perodo pode-se creditar aos Pais da Igreja (nome usado para definir os campees ortodoxos da igreja e os expoentes da f). Estes deixaram literaturas como: as 2 epstolas de Clemente aos Corntios (uma delas a autoria contestada), as cartas de Incio, a carta de Policarpo em resposta aos Filipenses, a epstola de Barnab, a epstola a Dogneto, as Interpretaes dos ditos do Senhor escrito por Papias, O Pastor escrito por Hermas e o Didaqu (ensino dos 12 apstolos). Com o desafio de Marcion e tambm da perseguio sob Diocleciano, onde uma pessoa encontrada com livros cristos era passvel de morte, era importante saber se o livro pelo qual o cristo estava passvel de morte era realmente inspirado. No houve um conclio para definir quais os livros nem quantos formariam o Novo Testamento. Tal escolha se deu por fatores como historicidade do Livro, aceitao pelas igrejas e ser escrito por um dos apstolos. Alguns livros foram reconhecidos com mais facilidade que outros. Houve a definio de regras de f, sendo a mais antiga o chamado Credo Apostlico, o qual resumia aqueles pontos de f que o cristo genuno deveria subscrever, e era claramente trinitariano (Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do cu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu nico Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Esprito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; no terceiro dia ressurgiu dos mortos, subiu ao cu, e est sentado mo direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde h de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Esprito Santo, na santa igreja universal; na comunho dos santos; na remisso dos pecados, na ressurreio do corpo e na vida eterna).

Devido a pluralidade social e cultural da igreja perceberam que precisavam organizar-se estruturalmente. Houve ento a sucesso apostlica (definindo apstolos como homens que tinham sido testemunhas da vida, morte e ressurreio de Jesus) alm de profetas, evangelistas, pastores e mestres. A finalidade era garantir a edificao e a unidade da igreja. Surgiram ainda os ancios, presbteros e diconos tendo as qualificaes e tarefas de cada sido definidas at o fim do primeiro sculo. Vem desta poca o que chamado de Igreja Catlica Primitiva, significando o termo catlica = universal. Dentro deste contexto de governo da igreja esto inseridos os bispos monrquicos (O Bispo era uma espcie de garantia da unidade na constituio da igreja). Desde o princpio o Bispo de Roma j comeava a querer ter a primazia entre os pares (primus inter pares), entendiam que a palavra dada a Pedro se ter as chaves do reino dos cus e de ser a pedra (conceito no aceito entre os evanglicos) a idia corrente dele haver sido o primeiro bispo da igreja romana faziam do lder romano um candidato em potencial liderana da igreja. Mais isso seria ratificado pela queda de Jerusalm, de Constantinopla e pela queda e excomunho do Bispo de feso, no fim do segundo sculo. Quanto s crenas os cristos primitivos eram muito simples: Todos os seus pensamentos sobre a vida crist tinham como centro a pessoa de Cristo: Criam em Deus, o Pai; em Jesus como Filho de Deus, Senhor e Salvador; criam no Esprito Santo; criam no perdo dos pecados e na eminente 2 vinda de Jesus. O culto desses cristos ocorria 2 vezes no primeiro dia da semana com leitura bblica, exortao, orao, cnticos, a festa do amor ou gape e a Ceia do Senhor. A atitude da igreja perante o mundo era de separao das prticas pags da sociedade.

4. A luta da antiga Igreja catlica Imperial para sobreviver de 150 a 313 d.C

4.1 As perseguies

O primeiro grande desafio da Igreja foi as perseguies (antes mesmo de acabar o primeiro sculo e em diante). A princpio o governo romano considerava a Igreja Crist como uma das seitas do judasmo, e como tal, uma religio licita. Posteriormente, com o crescimento do Cristianismo, passou a ver a igreja como distinta do judasmo e, portanto, como uma religio ilicita. medida que crescia, o Cristianismo passou a sofrer cada vez mais oposio por parte da sociedade pag e do prprio Estado tendo como causas: a poltica, a religio, a questo social e a econmica. A primeira grande perseguio movida pelo Imprio deu-se sob Nero. A partir da, outras perseguies ocorreram, mas elas nem foram de cunho universal, nem de durao contnua. Muitas vezes dependia do governo provincial. Aps Nero, Domiciano (90-95) moveu curta, mas feroz perseguio aos cristos. J no segundo sculo, o imperador Trajano estabeleceu a poltica que norteou as perseguies ao cristianismo: o Estado no deveria gastar seus recursos caando os cristos, mas os que fossem denunciados deveriam ser levados ao tribunal e instados a negar a Cristo e adorar os deuses romanos. Quem no o fizesse deveria ser condenado morte. Dessa forma, a perseguio no tinha um carter de poltica de Estado, mas estava sempre presente, posto que somente em 313 (sc IV) o cristianismo passou a ser considerada uma religio licita. Assim, vrios foram os mrtires cristos nesse incio da igreja: Simeo e Incio, no perodo compreendido entre os reinados de Trajano e Antonino Pio; Policarpo e Justino, o Mrtir, sob o reinado de Marco Aurlio; Lenidas, Perptua e Felcitas, sob o reinado de Sptimo Severo e Cipriano e Sexto, durante a perseguio movida pelo imperador Valeriano. Perseguiram ainda a Igreja os imperadores Dcio, Diocleciano e Galrio poca em que os cristos tinham que escolher entre manterem-se fiis a Cristo e morrer ou escolher obedincia a Csar e viver. O cho do Coliseu romano ficou tingido de vermelho do sangue daqueles que no se sujeitaram aos Csares. Basicamente havia duas linhas de oposio ao Cristianismo: a popular e a erudita. A oposio popular estava baseada em rumores e falsas interpretaes dos ritos cristos. Era voz corrente entre o povo que os cristos participavam de festas onde havia orgias com incestos, inclusive, interpretando mal o fato de os cristos se chamarem de irmos e praticarem o gape (festa do amor). Cria tambm o povo que os cristos comiam a carne de recmnascidos, isto devido ao que ouviam falar sobre a Ceia, na qual comiam a carne de Jesus, juntamente com os relatos do nascimento de Cristo. J os homens cultos da poca faziam acusaes a partir da prpria crena dos cristos, tais como, Por um lado dizem que onipotente, que o ser supremo que se encontra acima de tudo. Mas por outro o descrevem como um ser curioso, que se imiscui com todos os assuntos humanos, que est em todas as casas vendo o que se diz e at o que se cozinha. Esse modo de conceber a

divindade uma irracionalidade. Ou se trata de um ser onipotente, por cima de todos os outros seres e, portanto, apartado deste mundo; ou se trata de um ser curioso e intrometido, para quem as pequenezas humanas so interessantes. Ao povo em geral, a Igreja respondeu chamando-o a ver a conduta moral dos cristos, muito superior dos pagos. Aos cultos e letrados, a igreja respondeu atravs dos Apologistas: Discurso a Diogneto, Aristides, Justino Mrtir, Taciano (Discurso aos gregos), Atengoras (Defesa dos Cristos e Sobre a Ressurreio dos Mortos), Tefilo (Trs livros a Autlico), Orgenes (Contra Celso), Tertuliano (Apologia), Mincio Flix (Otvio).

4.2 As Heresias Ao lados das perseguies externas, o Cristianismo enfrentou um inimigo muito mais terrvel, posto que interno, atravs de heresias, algumas delas propostas por lderes da prpria igreja. a) Gnosticismo: Como j visto anteriormente os primeiros discpulos enfrentaram a forma embrionria do gnosticismo porm sua principal fora de inquietao filosfica ocorre no meio do segundo sculo. Os gnsticos defendiam a separao entre os mundos material e espiritual por ser a matria smbolo do mal, criam que o Deus do Antigo Testamento (a quem chamavam de demiurgo) no era o Deus do Novo Testamento, criam que Cristo no possuiu corpo humano (docetismo). Teve como seu principal idealizador e defensor na figura de Marcion. Mrcion, nascido no Ponto e filho do bispo de Sinope, que parece ter tido duas grandes antipatias: Pelo Judasmo e pelo mundo material. Negava ainda a existncia do Antigo Testamento e o juzo final. Esta doutrina encontrou em Irineu (apologista cristo) seu principal opositor. b) Maniquesmo: Fundado por Maniqueu (212-276 d.C), criam que o homem era, no seu princpio, luz pura como resultado da emanao da me da vida e esta de um ser superior, criam que o homem primitivo fora enganado pelo rei das trevas e perdera parte da luz que foi partida em esprito e matria e acreditavam que a salvao era uma questo de liberar a luz em sua alma da escravido matria de seu corpo. Esta filosofia encontrou em Agostinho (telogo cristo) ferrenho opositor. c) Neoplatonismo: Nasceu na Alexandria com Amnio Saccas (teve Orgenes

como aluno), o sucessor de Saccas, Plotino, condensou o pensamento de seu mestre. Apresentam o Ser absoluto como a fonte transcendental de tudo e achavam que tudo foi criado por um processo de emanao onde houve a criao do homem e afirmavam que o objetivo do universo era a reabsoro na essncia divina de onde tudo viera. Orgenes na sua obra Contra Celso se ope s idias platonistas. Alm das heresias citadas houve erros teolgicos que cooperaram contra a f genuna tais como: a) O montanismo: Surgiu na Frgia, por volta do ano 150 d.C. Montano seu idealizador, afirmava que o ltimo e mais elevado estgio da revelao j fora atingido. Chegara a era do Esprito santo (Paracleto), que falava atravs dele e que se caracterizava pelos dons espirituais, especialmente a profecia. Ele e seus colaboradores eram tidos como os ltimos profetas, trazendo novas revelaes. Afirmavam possuir revelaes mais profundas que as contidas nas Escrituras, faziam estritas exigncias morais, tais como o celibato (quando muito, um nico matrimnio), o jejum e uma rgida disciplina moral. O Conclio de Constantinopla, em 381, declarou que eles deviam ser vistos como pagos. Tertuliano (um dos pais da igreja) aderiu a este grupo. b) O monarquianismo: J o monarquianismo estava interessado na manuteno do monotesmo do Antigo Testamento. Seguiu duas vertentes: o monarquianismo dinmico e o monarquianismo modalista. O primeiro estava interessado em manter a unidade de Deus, e estava alinhado com a heresia ebionita (Jesus teria sido tomado de maneira especial pelo Logos de Deus, passando a merecer honras divinas, mas sendo inferior a Deus). O segundo, tambm chamado de sabelianismo, concebia as trs Pessoas da Trindade como os trs modos pelos quais Deus se manifestava aos homens.

4.3 Os Pais da Igreja Apesar dos Pais da Igreja estarem separados em muitos anos, cronologicamente falando eles sero citados nesta diviso juntos para facilitar o entendimento. O Estado Romano e as heresias encontraram adversrios altura no seio da Igreja Crist, seja atravs de mrtires annimos, que deram suas vidas mas no negaram a Jesus, seja nos homens que comearam a formular as doutrinas, muitas das quais, aceitas at hoje. Estes homens so chamados de Pais da Igreja, so eles: a) Irineu: Nascido no Oriente e discpulo de Policarpo. Foi bispo de Lion.

Escreveu Contra Heresias, no qual investe principalmente contra os gnsticos. b) Hiplito: Discpulo de Irineu; menos dotado que seu mestre; gostava mais das idias filosficas que Irineu. Provavelmente sofreu o martrio em Roma. Sua principal obra se chama Refutao de Todas as Heresias, na qual ele contesta os ensinos gnsticos. c) Tertuliano: Homem de grande erudio, imaginao e intensos sentimentos. De gnio explosivo, era naturalmente apaixonado na apresentao do cristianismo. Era advogado e introduziu termos e conceitos jurdicos na discusso teolgica. Tendia a deduzir que todas as heresias provinham da filosofia grega, razo pela qual se tornou ardente opositor da filosofia. Seu fervor o levou a unir-se ao montanismo no final da vida. d) Clemente de Roma: Era o principal presbtero da Igreja de Roma. Alguns supe que seja o mesmo mencionado em Fp. 4:3, tendo trabalhado com Paulo em Filipos. Outros acham que tenha sido o terceiro na linhagem papal em Roma. Ele cita o Velho Testamento. atribuindo-lhe autoridade divina e demonstrou possuir grande conhecimento dos evangelhos, Atos, escritos paulinos e joaninos. A principal obra de Clemente uma carta em grego, endereada aos crentes em Corinto, mais ou menos no ano 97 d.C, perodo da perseguio de Domiciano, onde trata da ordem e paz dentro da igreja. Ainda pode ter escrito outra carta a Corinto cuja autoria questionada (j citada anteriormente). e) Incio de Antioquia: Era bispo de Antioquia da Sria. Escreveu 7 cartas s Igrejas asiticas em feso, Magnsia, Trales, Filadlfia e Esmirna, e para Roma. O objetivo da carta a Roma, era solicitar que os irmos no impedissem seu martrio, pois estava a caminho de Roma, durante o reinado de Trajano (98 117 d.C). Estas cartas foram reunidas numa nica coleo e a data provvel 110 d.C. Demonstrou conhecimento geral do Novo Testamento, sendo o primeiro a citar o termo "cristianismo" na epstola aos filadelfos, paralelo a judasmo. Defendeu a hierarquia era do bispo monrquico (um dentre os presbteros, o mais importante), presbtero e diconos. Embora faa distino entre bispo monrquico e presbtero, no considera que "o bispo de Roma", seja o mais importante dos bispos. Para ele sem esta ordem trplice no haveria Igreja. f) Policarpo: Era bispo de Esmirna. Foi um mrtir porque no se retratou com respeito a Cristo, que s lhe tinha causado bem. Aps ele, a perseguio Igreja arrefeceu. Foi discpulo de Joo e ensinou a Irineu. Policarpo uma testemunha da vida e obra da Igreja Primitiva no sculo II. Em 110 d.C escreveu uma carta Igreja de Filipos, exortando-a a uma vida virtuosa de boas obras e firmeza na f em o Senhor Jesus Cristo. Conhecia o Velho e o Novo Testamento.

f) Papias: Em meados do sculo II era bispo em Hierpolis, Frgia. Segundo Irineu, teria sido discpulo de Joo. A ele so atribudos 5 livros intitulados "Exposies Sobre os Orculos do Senhor". No prefcio de sua obra, afirma no ter sido discpulo ocular e auricular dos apstolos, mas recebeu a norma de f, de familiares dos apstolos. Seu trabalho desapareceu, mas alguns textos foram preservados por Eusbio e Irineu em seus escritos. Segundo os fragmentos preservados por Eusbio, Papias, transmite os discursos do Senhor e as tradies derivadas de Joo, o Ancio. Ele afirma que Marcos foi o intrprete de Pedro, escrevendo todas as coisas sobre os ditos e feitos do Senhor, que lhe foram relatados, embora pessoalmente nunca O tenha visto ou seguido, mas viveu com Pedro. Papias tambm informa que Mateus escreveu os "logia" ou Orculos do Senhor, na lngua hebraica. Alguns acham que este documento possa ser a * fonte Q. Nos fragmentos preservados por Irineu, Papias evidencia suas idias milenaristas. Ainda podemos citar os polemistas no listados acima: a) Orgenes: Foi aluno de Clemente e seu sucessor na direo da escola. Com a morte de seu pai, aos 16 anos, ele assumiu a responsabilidade de sua famlia. Competente, aos 18 anos, assumiu cargo de diretor de uma escola. Escreveu seis mil pergaminhos, entre suas obras destacam-se: Hexapla, Contra Celso e sua maior obra De Principiis. b) Clemente de Alexandria: Nascido em Atenas, filho de pais pagos, estudou com Panteno. Escreveu Protrepticus (Exortao aos gentios), Paedagogus ou Tutor e Stromata. Ele achava que tudo o que houvesse de verdadeiro na sabedoria grega deveria ser empregado no servio de Deus. * Fonte Q: Devido s semelhanas observadas entre Mateus, Marcos e Lucas levou historiadores a suporem um tenha utilizado o escrito do outro, ou que tenham tido acesso s mesmas fontes. Uma das principais hipteses das fontes apresenta o evangelho de Marcos como o primeiro a ser escrito. Alm deste, haveria tambm uma fonte denominada "Q", contendo relatos sobre a vida de Cristo. Mateus e Lucas teriam ento se utilizado do evangelho de Marcos e da fonte "Q" para produzirem seus evangelhos.

5. A Supremacia da Antiga Igreja Catlica Imperial de 313 a 590 d.C Como vimos no item 4, a Igreja lutou bravamente para sobreviver sob ataques com frentes internas e externas. s perseguies e heresias respondeu ora oferecendo mrtires ora refutando heresias atravs dos apologistas. Grandes mudanas, porm, seriam operadas na igreja entre 313 e 590 d.C s quais abordo neste tpico.

1. A igreja enfrenta o imprio e os brbaros Sob o domnio de Diocleciano (285 d.C) a igreja sofreu seu ltimo severo ataque por parte de um governante romano. Constantino viu no cristianismo a oportunidade de unidade que faltava naquele momento ao Imprio Romano (existem teorias diversas a esse respeito onde uns defendem sua converso genuna e outros afirmam que foi ao poltica). Constantino (274 e 337 d.C era filho ilegtimo do lder militar Constncio com uma mulher crist chamada Helena. Teve uma viso de uma cruz no cu com as seguintes inscries com este sinal, vencers durante uma batalha e tomando por bom pressgio foi vitorioso. Ele protelou seu batismo at prximo de sua morte, executou um jovem que poderia reivindicar seu trono e, ainda, manter o ttulo de Pontifeex Maximus contribui para a teoria de que foi uma estratgia de governo o seu favorecimento igreja. O Edito de Milo (313 d.C) garantia liberdade de culto e nos anos seguintes vrios outros editos foram promulgados para recuperao de propriedades da igreja que haviam sido confiscadas, foram destinados subsdios, estabeleceu a iseno ao clero do servio pblico, a proibio de adivinhaes e estabeleceu o domingo Dia do Sol como dia de descanso e culto. O domingo tornou-se o dia principal do calendrio eclesistico, um dia de culto cvico e religioso. Estabeleceu-se, a partir de 529 d.C com Justiniano, a Festa do Natal, Festa da Epifnia e data desta poca o culto aos anjos, santos, relquias, imagens e esttuas. Houve ainda o desenvolvimento de uma forma mudana no culto que passou de democrtico simples para uma forma aristocrtica e colorida de liturgia. Por volta de 590 d.C j havia, largamente disseminado, o culto a Maria.

Foi Constantino que Convocou o primeiro conclio realizado em Nicia em 325 d.C, onde o imperador arbitrou a controvrsia ariana. Portanto ele submeteu a igreja a servio do imprio. Fundou Constantinopla (hoje Istambul) em 330 d.C, cidade que exerceria papel fundamental na diviso da igreja oriental e ocidental e no cisma que ocorreria em 1054. d.C. Os sucessores de Constantino, em geral, continuaram a favorecer o cristianismo com uma ressalva aqui e outra ali. Juliano aceitou em parte o cristianismo, sua formao filosfica e problemas com cristos o levaram a ser seguidor do neoplatonismo, como conseqncia retirou os privilgios da igreja, porm seu reinado foi curto e desvaneceu suas medidas. Graciano renunciou ao ttulo de Pontifex Maximus e Teodsio I, em 380 d.C promulgou um edito que tornava o cristianismo a religio oficial do imprio romano. Se por um lado por sua influncia moral a sociedade melhorou, a mulher teve sua dignidade reconhecida, as lutas e mortes de gladiadores foram abolidas, os escravos tiveram melhor tratamento, a lei romana tornou-se mais justa e houve avano na obra missionria no h como deixar de afirmar que a proximidade com o governo romano trouxe malefcios tremendos Igreja que s se manifestariam com o tempo. Coube a Teodsio I reunir o segundo conclio em 381 d.C, na cidade de Constantinopla, com a participao apenas dos bispos orientais. O terceiro conclio realizou-se em feso, no ano 431, e proclamou a origem divina da maternidade de Maria. A maior assemblia crist da antiguidade foi o Conclio de Calcednia, realizado em 451. Os brbaros agora representavam um problema a ser resolvido pela Igreja. A forte corrente emigratria dos povos circunvizinhos ao Imprio Romano fugido de guerras e de povos, como os mongis, que se organizaram e agora enfrentavam os exrcitos romanos encheu o Imprio de povos cuja cultura e religio contrastava com a religio crist. Os brbaros foram convertidos ao cristianismo atravs de homens como Gregrio, o iluminado que ganhou a Armnia; Frumncio, irmo de Gregrio, que ganhou a Etipia; A Bretanha foi ganha por soldados cristos que ali anunciaram o evangelho e desde muito cedo no reconheceu a primazia de Roma; Ufilas ganhou os godos para Cristo dando-lhes a Bblia na sua prpria lngua; Clvis, rei dos francos, casou-se com Clotilde, princesa crist da

Borgonha, e por influncia desta ele aceitou o Evangelho e levou toda a Glia (atual Frana) a aceitar o cristianismo tambm; Patrcio, entre 432 e 461 d.C, levou os irlandeses a Cristo; Columba levou a Esccia a Cristo a partir de 563 d.C

2. Desenvolvimento doutrinrio na era conciliar Os Conclios (sete representaram a Igreja como um todo) foram a resposta da Igreja necessidade de se firmar uma linha teolgica nica que impedisse as diversas interpretaes da Bblia e as conseqentes heresias. Resolveram questes como: A relao do Filho com o Pai na Eternidade ( a questo da deidade de Jesus); A relao do Esprito Santo com o Pai ( questo da divindade do Esprito Santo e sua igualdade com Deus), Controvrsias sobre a natureza de Cristo (sua natureza humana e divina) e O processo de salvao do homem ( doutrina acerca da corrupo da vontade humana em relao a aceitao da salvao tiveram em Pelgio e Agostinho grandes defensores).

5.2.1 Conclios Abaixo um breve resumo dos 5 primeiros conclios: 01. Conclio de Nicia I: Realizado de 20/05 a 25/07 de 325 d.C sendo papa Silvestre I (314-335 d.C). Decises principais: - A confisso de f contra rio: igualdade de natureza do Filho com o Pai. Jesus "Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, no criado, consubstancial ao Pai".- Fixao da data da Pscoa a ser celebrada no primeiro domingo aps a primeira lua cheia da primavera (hemisfrio norte).- Estabelecimento da ordem de dignidade dos Patriarcados: Roma, Alexandria, Antioquia, Jerusalm. 02. Conclio de Constantinopla I: Realizado de maio a junho de 381 d.C sendo papa Dmaso I (366-384 d.C). Decises principais:- A confisso da divindade do Esprito Santo, e a condenao do Macedonismo de Macednio, patriarca de Constantinopla. "Cremos no Esprito Santo, Senhor e fonte de vida, que procede do Pai, que adorado e glorificado com o Pai e o Filho e que falou pelos profetas"."Com o Pai e o Filho ele recebe a mesma adorao e a mesma glria". Condenao de todos os defensores do arianismo (de rio) sob quaisquer das suas modalidades. A sede de Constantinopla ou Bizncio ("segunda Roma"), recebeu uma preeminncia sobre as sedes de Jerusalm, Alexandria e Antioquia.

03. Conclio de feso: Realizado de 22/06 a 17/07 de 431 d.C sendo papa Celestino I (422- 432 d.C). Decises principais: Cristo uma s Pessoa e duas naturezas. Definio do dogma da maternidade divina de Maria, contra Nestrio, patriarca de Constantinopla, que foi deposto. Maria me de Deus Theotokos. "Me de Deus no porque o Verbo de Deus tirou dela a sua natureza divina, mas porque dela que Ele tem o corpo sagrado dotado de uma alma racional, unido ao qual, na sua pessoa, se diz que o Verbo nasceu segundo a carne". Condenou o pelagianismo, de Pelgio, que negava os efeitos do pecado original. Condenou o messalianismo, que apregoava uma total apatia ou uma Moral indiferentista. 04. Conclio de Calcednia: Realizado de 08/10 a 1/11 de 451 d.C sendo papa Leo I, o Grande (440- 461 d.C). Decises principais: Afirmao das duas naturezas na nica Pessoa de Cristo, contra o monofisismo de utiques de Constantinopla."Na linha dos santos Padres, ensinamos unanimemente a confessar um s e mesmo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, o mesmo perfeito em divindade e perfeito em humanidade, o mesmo verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, composto de uma alma racional e de um corpo, consubstancial ao Pai segundo a divindade, consubstancial a ns segundo a humanidade, "semelhante a ns em tudo com exceo do pecado" (Hb 4:15); gerado do Pai antes de todos os sculos segundo a divindade, e nesses ltimos dias, para ns e para nossa salvao, nascido da Virgem Maria, Me de Deus, segundo a humanidade.Um s e mesmo Cristo, Senhor, Filho nico que devemos reconhecer em duas naturezas, sem confuso, sem mudanas, sem diviso, sem separao. A diferena das naturezas no de modo algum suprimida pela sua unio, mas antes as propriedades de cada uma so salvaguardadas e reunidas em uma s pessoa e uma s hipstase."(DS 301302). Condenao da simonia (prtica de comprar e vender cargos eclesisticos), dos casamentos mistos e das ordenaes absolutas (realizada sem que o novo clrigo tivesse determinada funo pastoral). 05. Conclio de Constantinopla II: Realizado de 05/05 a 02/07 de 553 d.C sendo papa Virglio (537-555 d.C). Decises principais: Condenao dos nestorianos Teodoro de Mopsustia, Teodoro de Ciro e Ibas de Edessa. "No h seno uma nica hipstase [ou pessoa], que Nosso Senhor Jesus Cristo, Um na Trindade. Aquele que foi crucificado na carne, nosso Senhor Jesus Cristo, verdadeiro Deus, Senhor da glria e Um na Santssima Trindade". "Toda a economia divina obra comum das trs pessoas divinas. Pois da mesma forma que a Trindade no tem seno uma nica e mesma natureza, assim tambm, no tem seno uma nica e mesma operao" (DS 421). "Um Deus e Pai do qual so todas as coisas, um Senhor Jesus Cristo para quem so todas as coisas, um Esprito Santo em quem so todas as coisas". 5.2.2 Pais Ps-Nicenos Nesta poca se destacaram grandes telogos chamados Pais Ps-Nicenos

como: a) Crisstomo: que foi grande orador e expositor, afirmava que a cruz e a tica devem andar de mos dadas; b) Teodoro: chamado o prncipe dos exegetas antigos, estudou a Bblia por 10 anos e no aceitava o sistema alegrico de interpretao; c) Eusbio: chamado de pai da histria da igreja, sua maior obra Histria Eclesistica considerado a melhor fonte de consulta sobre os trs primeiros sculos da igreja; d) Jernimo: nascido em Veneza, batizou-se em 360 d.C, viveu grande parte de sua vida em Jerusalm. Sua maior obra a traduo latina da Bblia conhecida como Vulgata (a Bblia oficial da Igreja Catlica desde o Conclio de Trento at hoje); e) Ambrsio: foi grande administrador, pregador e telogo, filho de famlia rica educou-se em direito e partiu para a carreira poltica, com a morte do Bispo de Milo o povo o aclamou como sucessor, deu seus bens aos pobres e estudou a Bblia. Obrigou o imperador Teodsio a se humilhar publicamente para poder participar da Ceia. Sua pregao na Catedral de Milo levou Agostinho ao conhecimento do cristianismo. De todos os j citados, apesar de exercerem sua importncia em cada perodo, nenhum atingiria a envergadura de Agostinho pela importncia que sua teologia teria na histria do catolicismo e da igreja protestante posterior. f) Agostinho (354 430 d.C) Nasceu em 354 na cidade de Tagasta no norte da frica, filho de um oficial romano e Mnica (crist fervorosa), estudou retrica, teve um filho com uma concubina chamado Adeodato. Possua ardente desejo pela verdade, enveredou pelo maniquesmo e pela filosofia neoplatonista; Converteu-se em 386 d.C ao ouvir uma voz que dizia Tome e leia (leu Rm 13:13-14) e encontrou a resposta aos seus anseios. Abandonou a profisso e despediu sua concubina e logo foi ordenado sacerdote. Escreveu mais de 100 livros, 500 sermes e 200 cartas entre eles destacam-se: Confisses, Retractationes, Contra Acadmicos, De Doctrina Cristiana, De Trinitate (sua obra teolgica mais importante), Enchiridion ad Laurentium, De Haeresibus e De Civitate Dei (A Cidade de Deus - considerada sua maior obra). A formulao de uma interpretao crist da histria considerada o maior legado deixado por este telogo. Para ele Deus o Senhor da histria e do tempo. visto pelos protestantes como um precursor das idias da Reforma

por ter dado nfase salvao do pecado original e atual como resultado da graa de Deus; A igreja romana o v como Pai do eclesisticismo romano. Ele cometeu alguns erros como contribuir para a formulao da doutrina sobre o purgatrio, enfatizou o valor dos dois sacramentos e gerou a doutrina da regenerao batismal e da graa sacramental, interpretou o milnio como um perodo entre a Encarnao e a Segunda vinda de Cristo, gerou o ensino romano sobre a universalidade da Igreja de Roma e a idia do ps-milenismo. Segundo alguns historiadores no houve entre Paulo e Lutero ningum que sobrepujasse a estatura moral de Agostinho sendo apontado como o maior dentre os Pais da Igreja.

5.3 O Monasticismo e a predominncia do Bispo de Roma Este movimento tem suas origens no sculo IV quando os leigos comearam a se ausentar do mundo e prossegue at o surgimento dos jesutas na ContraReforma do sculo XVI. O monasticismo teve causa direta para seu surgimento a influncia filosfica gnstica e neoplatnica, pois, acreditavam que a sada do mundo ajudava a pessoa a crucificar a carne e desenvolver uma vida espiritual. creditado a Antonio (250 356 d.C) a fundao do monasticismo no Oriente e a Atansio a introduo do monasticismo no ocidente. Ambas as formas monsticas, as quais obtiveram parecer favorvel de Martinho de Tours, Jernimo, Agostinho e Ambrsio, partiam para o eremitismo (vida em cavernas) e para a formao de vrios mosteiros onde as regras eram a pobreza, a castidade e a obedincia. Numa avaliao positiva pode-se afirmar que o mosteiro serviu para melhorar os mtodos de agricultura da poca, a manter viva a erudio, as escolas dos mosteiros davam educao de nvel superior, mantiveram cpias de manuscritos para a posteridade (O filme O nome da rosa descreve bem este fato), foram os missionrios da Igreja Medieval (Columba um exemplo), os mosteiros eram um refgio para quem precisava de ajuda e repouso. Alm de contribuir para o desenvolvimento de uma organizao hierrquica centralizada na Igreja. J numa avaliao negativa pode-se dizer que muitos dos melhores homens e mulheres da poca perderam-se nos mosteiros, o celibato impossibilitou a estes homens e mulheres de gerarem descendentes, favoreceu o orgulho espiritual, o cio, a avareza e a glutonaria.

Ligado a essa fase est tambm o desenvolvimento da predominncia do Bispo de Roma. Todos os bispos, a princpio, eram iguais; cada um na sua autoridade, funo e posio. No entanto Leo I (440 d.C) comeou a reivindicar a supremacia sobre os outros bispos. Fatos como Roma haver sido o centro tradicional de autoridade para o mundo por meio milnio, ser a maior cidade do Ocidente, a transferncia da capital do imprio para Constantinopla em 330. d.C ( ficando o governo civil e eclesistico na mo do bispo romano fato este comprovado quando o bispo salvou Roma do fogo em 410 d.C durante o saque de Alarico, visigodo, e suas tropas ), o fato do imperador estar distante de Roma e seus problemas e o bispo ser a maior autoridade prxima levaram o clero e o povo a aceitar a supremacia defendida. Some-se ainda a perda de poder do bispo de Jerusalm aps a rebelio judaica contra Roma, Alexandria e Antioquia estavam sob constante ataque dos hereges e o Conclio de Constantinopla haver reconhecido em 381 d.C a primazia da s romana acrescentou todos os elementos necessrios de que esta doutrina ganhasse forma definitiva. H controvrsia se Leo I foi ou no primeiro papa, o certo que ele exerceu seu pontificado com mais poderes temporais e eclesisticos do que muitos dos seus sucessores. Gelsio I (492 a 496 d.C) afirmou que Deus dera ao papa e ao rei poderes sacro e secular, como o papa deveria prestar contas do rei diante de Deus assim possua mais poderes, queria afirmar com isso que o rei deveria se submeter ao pontfice. Desde o sculo IV, a igreja grega passou a atuar em colaborao com o poder poltico e essa aliana com o estado fortaleceu-se aps a separao da igreja de Roma. Ao tentar vencer o problema dos brbaros a igreja tambm se tornou paganizada devido ao grande nmero de costumes pagos que conseguiram entrar na igreja. A ascenso do bispo sobre os demais trouxe consigo no s mudana na liderana da igreja na questo de polarizao de liderana, mas tambm abriu caminho para o estabelecimento criao do papado.

Histria da Igreja Medieval de 590 a 1517 d.C

1. O Surgimento do Imprio e do Cristianismo Latino-Teutnico de 590 a 800 d.C O bispo Gregrio I (540 604 d.C), chamado o Grande, marca o fim do perodo antigo da histria da Igreja e determina o incio da fase medieval da Igreja. poca de luta, em que Justiniano buscava reconquistar a metade ocidental do Imprio que havia sido perdida. Doenas, mortes e fome eram a tnica deste incio da Idade Mdia. Muito h sobre este homem digno de nota, porm, sua maior obra foi ampliar o poder do bispo romano. Sem reivindicar o ttulo papa este homem exerceu todas as prerrogativas e poderes dos papas posteriores. Joo, o jejuador, bispo de Constantinopla, reivindicou o ttulo para si e logo foi contestado por Gregrio. Este se aliou ao novo imperador, Focas, e recebeu deste o ttulo de chefe de todas as igrejas. Ele sistematizou a doutrina e fez da igreja uma potncia na poltica, seu pontificado marca a transio de forma

indelvel e seus sucessores edificaram sobre o que ele havia construdo.

1. Avano e retraimento do cristianismo Como vimos grandes grupos de brbaros invadiram o Imprio Romano seja fugindo dos mongis, godos e teutes ou estes mesmos que, pela guerra, invadiram as terras romanas. A igreja neste perodo se engajou em evangelizar as tribos teuts encravadas no velho imprio. As vitrias deste perodo se devem ao esforo missionrio da igreja ocidental enquanto a estagnao marcava a igreja oriental cuja atuao era defender-se do nascente islamismo. O islamismo foi criado por Maom (570 632 d.C), condutor de camelos que numa viagem a Sria e Palestina entrou em contato com o cristianismo e o judasmo. Casou-se com uma rica viva chamada Khadijah o que lhe possibilitou tempo para meditaes religiosas. Em 610 d.C se sentiu chamado a proclamar o monotesmo (os rabes andavam em cls cada um cria num deus diferente). Fez 12 convertidos em 3 anos e, por se opor a idolatria, teve de fugir de Meca para Medina em 622 (Hgira considerado o primeiro ano do calendrio muulmano). Em 630 d.C conquistou Meca. Entre 632 e 732 d.C houve um avano espantoso com conquistas como: Sria, Palestina, foi levantada a Mesquita de Omar em Jerusalm, o Egito e a Prsia. O avano muulmano s seria detido por Carlos Martelo em Tours em 732 d.C. A principal via usada para implantao da f islmica foi a guerra. Os muulmanos possuem como fonte literria o Alcoro, sua crena em Al, reconhecem a Abrao, Moiss e Cristo, porm, para eles Maom o maior dos profetas; acreditam num paraso sensual, no terror do inferno, oram cinco vezes por dia voltados para Meca e precisam fazer pelo menos uma peregrinao a Meca durante sua vida. Com o avano muulmano a igreja perdeu a Igreja da frica e perdeu a Terra Santa e houve forte enfraquecimento do lder da Igreja de Constantinopla. Mesmo diante desta sria crise houve avanos notveis na evangelizao de povos pagos: a) Na Inglaterra havia sido anunciado o evangelho por soldados cristos do exrcito romano, porm, os anglo-saxes eliminaram a influncia do cristianismo em 410 d.C, Agostinho reintroduziu o cristianismo em 597 d.C, os inglese foram usados para pregar para a maioria dos povos da Europa e foram fiis ao papa at a poca da Reforma.

b) Na Alemanha Bonifcio (680 754 d.C) foi o instrumento usado para converter as tribos teuts da regio onde hoje a Alemanha. Suas aes foram inusitadas pois ele derrubou o carvalho consagrado a Thor (deus germnico) e com ele fez uma capela e usou mulheres como missionrias (primeira vez histria das misses mundiais). c) Os Pases Baixos ficou a cargo de Wilfrid (634 709 d.C), ingls que naufragara na costa da Frsia e ali pregou o evangelho sendo sucedido por Willibrord e por volta de 690 d.C o evangelho j estava implantado ali. d) Na Itlia os lombardos convertidos obtiveram o controlo do sul e se opuseram ao papado. Columbano em 610 d.C os levou ao evangelho e em 675d.C os reis e o povo j haviam abraado a f crist. e) Na Espanha em 579 o filho do rei se casou com uma mulher de f romana e seu filho Recaredo anunciou em 589 d.C que abraara o cristianismo ortodoxo. Os muulmanos fustigaram a Espanha durante o sculo VII, porm em 800 d.C, o cristianismo j estava solidamente estabelecido neste pas.

2. O Renascimento do imperialismo no Ocidente As presses e ameaas novamente estavam colocando os papas nas mos dos imperadores. A dinastia merovngia iniciada por Clvis (466 511 d.C), lder que unificou os francos, aceitou o cristianismo em 496 d.C e tornou-se forte aliado do papa. Seus filhos no tiveram habilidade para manter o reino e um prefeito do palcio chamado Pepino de Heristal e tornou-se o primeiro da dinastia carolngia. A dinastia carolngia, como sucessora da merovngia, revelou-se capaz de estender sua influncia maior parte da Europa ocidental. Carlos Martelo venceu uma batalha decisiva em Tours, em 732 d.C contra os muulmanos e com isso sujeitou a igreja romana por parecer ter salvo o cristianismo. Pepino o Breve (714 758 d.C) foi o primeiro rei de fato por tomar para si este ttulo (751 d.C) este dedicou-se a ampliar os limites de seu reino, com o que a Glia se tornou a partir de ento uma unidade territorial regida por uma coroa nica, mas foi seu filho e sucessor, o futuro imperador Carlos Magno, quem levou o reino dos francos a seu perodo de glria. Os sucessivos ataques dos lombardos na Itlia levaram o papa Adriano I a pedir ajuda a Carlos Magno que, no ano 774, conseguiu venc-los e reclamou para si o ttulo de rei desse povo. As campanhas militares de Carlos Magno

continuaram por muitos anos, durante os quais ele derrotou saxes, frises, bvaros e varos. Foi proclamado defensor da cristandade europia e da igreja, e todos os demais reinos reconheceram a superioridade do reino franco. O papa Leo III, que precisava de apoio militar constante, coroou-o imperador no Natal do ano 800, e ele foi aclamado pelo povo como "augusto". Com isso, Carlos Magno uniu sua fora e prestgio polticos ao ttulo de imperador, at ento reservado aos monarcas bizantinos que, forados pela situao crtica em que se encontravam, em guerra contra blgaros e rabes, reconheceram o ttulo imperial do rei dos francos. Durante o reinado do novo imperador do Ocidente, a Europa experimentou notvel desenvolvimento cultural, que se tornou conhecido sob o nome de "renascimento carolngio". Preocupado com a pouca cultura do clero e dos funcionrios imperiais, Carlos Magno mandou construir escolas nos mosteiros, catedrais e em sua prpria corte. O fato de ser coroado pelo papa levantava a dvida que viria atravessar boa parte da Idade Mdia: Era o imperador que recebia poder de Deus e delegava autoridade ao papa sobre as almas dos homens ou o poder era entregue de forma absoluta igreja e o papa delegava soberania ao imperador sobre os corpos dos homens. Esta dvida permaneceu at que os papas conseguiram sujeitar novamente os soberanos. Carlos Magno tentou unificar o imprio do Ocidente com o do Oriente propondo casamento com Irene, sem sucesso. O Imprio do Oriente deteve o avano dos muulmanos e ainda enfrentou a questo iconoclasta (imagens). O Conclio de Nicia II em 787 d.C definiu a questo. Desse perodo dois documentos so dignos de nota: a Doao de Pepino e a Doao de Constantino. O primeiro, Pepino doou terras nas regies centrais da Itlia, de Roma e Ravenna em (754 d.C) e o segundo foi, segundo os papas fizeram acreditar, um documento de doao privilgios e de terras feito por Constantino ao Bispo de Roma. Estes documentos so importantes porque foram amplamente utilizados pelos papas para ratificar a posse de terras na Itlia. Abaixo os Conclios do perodo (6 e 7) e as principais decises: a) Conclio de Constantinopla III: Data: 07/11 de 680 d.C a 16/09 de 681 d.C, sendo papa gato (678 681 d.C) e Leo II (662 663 d.C). Decises principais: Condenao do monotelitismo (heresia defendida pelo patriarca Srgio de Constantinopla que ensinava haver s a vontade divina em Cristo). Ensinou que Cristo possui duas vontades e duas operaes naturais, divinas e humanas, no opostas, mas cooperantes, de sorte que o Verbo feito carne quis

humanamente na obedincia a seu Pai tudo o que decidiu divinamente com o Pai e o Esprito Santo para a nossa salvao. A vontade humana de Cristo "segue a vontade divina, sem estar em resistncia nem em oposio em relao a ela, mas antes sendo subordinada a esta vontade todo-poderosa". b) Conclio de Nicia II: Data: 24/09 a 23/10 de 787 d.C sendo papa Adriano I (772 795 d.C). Decises principais: Contra os iconoclastas: h sentido e liceidade na venerao de imagens."Para proferir sucintamente a nossa profisso de f, conservamos todas as tradies da Igreja, escritas ou no escritas, que nos tm sido transmitidas sem alterao. Uma delas a representao pictrica das imagens, que concorda com a pregao da histria evanglica, crendo que, de verdade, e no na aparncia, o Verbo de Deus se fez homem, o que tambm til e proveitoso, pois as coisas que se iluminam mutuamente tm sem dvida um significado recproco". "Ns definimos com todo o rigor e cuidado que, semelhana da representao da cruz preciosa e vivificante, assim as venerandas e sagradas imagens pintadas quer em mosaico, quer em qualquer outro material adaptado, devem ser expostas nas santas igrejas de Deus, nas alfaias sagradas, nos paramentos sagrados, nas paredes e mesas, nas casas e nas ruas; sejam elas as imagens do Senhor Deus, dos santos anjos, de todos os santos e justos". No fim deste perodo o Imprio do Oriente continuava com o imperador de Constantinopla, o ocidente foi unificado por Carlos Magno e havia os territrios conquistados pelos muulmanos, ou seja, o antigo imprio romano havia sido dividido em trs partes. 2. Avanos e retrocessos nas relaes entre Igreja e Estado de 800 a 1054 d.C A obra do imperador lanou a idia da Europa como unidade religiosa e cultural. Com sua morte, no ano 814, a coroa passou a seu filho Lus I o Piedoso. Entretanto, a crescente influncia da nobreza e a proliferao das relaes feudais debilitaram a monarquia e desestruturaram a unidade poltica. As lutas pela igualdade de herana e pela diviso territorial entre os filhos de Lus I (O Princpio Teutnico de Herana) precipitaram a desagregao do imprio fundado por Carlos Magno. No ano 843, o Tratado de Verdun definiu as fronteiras dos reinos que couberam aos filhos de Lus I: o de Lotrio I, que tambm ficou com o ttulo imperial, o de Lus, o Germnico e o de Carlos, o Calvo; Carlos III, o Gordo, que tinha conseguido reunir quase todos os territrios do imprio franco, abdicou no ano 887. Foram criados ento seis reinos independentes: Frana, Itlia, o reino franco oriental (Alemanha), Provena, Borgonha e Lorena. Durante o sculo IX, os muulmanos da Espanha constituram uma fora poltica unificadora e expansionista. No norte foram fundados reinos cristos que logo estenderam seus territrios para o sul, com a Reconquista.

Entretanto, a convivncia entre muulmanos e cristos predominou por vrios sculos. A vida econmica reviveu durante o perodo de domnio rabe, e as artes e cincias fizeram grandes progressos. Nessa poca, a Europa sofreu a invaso de uma segunda onda de povos brbaros vindos do norte, que agiram, segundo a ocasio, de forma pacfica ou agressiva. Noruegueses, suecos e dinamarqueses, conhecidos como vikings ou normandos, perpetraram ataques e invases, sobretudo contra o litoral da Europa ocidental. A Irlanda sofreu, desde o ano 834, contnuos ataques dos noruegueses e, mais tarde, na segunda metade do sculo IX, dos dinamarqueses, o que provocou a fuga de numerosos monges para a Frana. Os normandos penetraram no interior da Europa, chegaram a Paris e a outras cidades do continente e fixaram-se no noroeste da Frana (Normandia) no ano 924. A partir de meados do sculo IX, conquistaram o centro e o norte da Inglaterra. Em 1066, os normandos do noroeste da Frana, chefiados por Guilherme o Conquistador, invadiram a ilha. Desde ento, intensificaram-se os contatos entre o arquiplago britnico e o continente. Na Frana, a monarquia foi incapaz de manter a unidade do reino. Os nobres se opuseram coroa em defesa de seus prprios interesses. At o sculo XI as monarquias europias viveram um perodo de retrocesso econmico em conseqncia das constantes guerras, das ondas de invases, da cessao do comrcio e do baixo rendimento agrcola. A insegurana, que manteve isoladas as populaes europias durante muito tempo, favoreceu a implantao do feudalismo. Esse sistema, cujas razes remontam ao fim do Imprio Romano, caracterizouse pela estruturao da sociedade com base na relao jurdica denominada vassalagem, estabelecida entre senhor feudal e vassalo ou servo, na qual o senhor proporcionava proteo em troca de fidelidade, trabalho e pagamento de tributos. Ao feudo (unidade fsica da relao de vassalagem) pertenciam seus habitantes, que passavam a vassalos do senhor a quem fosse transmitido o territrio habitado e cultivado por eles. Do ponto de vista econmico e social, o feudalismo acarretou a diviso da sociedade em: os cavaleiros feudais (donos das terras), o campesinato (cuja subordinao transformou-se gradualmente em relao de servido) e os intercessores (sacerdotes do clero). O feudalismo determinou a condensao do poder poltico, pois a sucesso de relaes pessoais entre o rei e a alta nobreza, e entre esta e os pequenos senhores, criou um sistema de jurisdies e fidelidades particulares apenas simbolicamente subordinadas autoridade monrquica. Alm disso, a concesso de cargos administrativos com base nos feudos contribuiu para romper a unidade poltica dos diferentes reinos. Tambm a igreja se viu mergulhada na diviso da sociedade em classes, ou estados. Bispados, abadias e mosteiros possuam grandes feudos e mantinham com seus vassalos o mesmo tipo de relaes que os senhores leigos. Entretanto, a igreja teve papel fundamental na conservao e

transmisso dos conhecimentos antigos e contribuiu para manter a unidade cultural da Europa, principalmente com a expanso da ordem beneditina. Na questo de posse da terra a igreja recebeu de homens em busca de justificao grandes pores de terra e, no perodo, mais foi influenciada pelo sistema feudal do que o influenciou sendo chamada pelos historiadores de Senhora Feudal. A conseqncia direta disso foi o maior interesse demonstrado pela Igreja de manter as suas posses territoriais (chegou a calcular um tero das terras cultivveis da Europa Ocidental) do que com as questes espirituais. Bispos e padres colocavam seu compromisso com o soberano e consigo mesmo acima da fidelidade ao papa (veja o que diz um bispo do sculo IX: "Para ordenar um padre, cobrarei em ouro; para ordenar um dicono, cobrarei um monte de prata (...). Para chegar a bispo, paguei bom ouro, mas agora hei de rechear a bolsa"). Enquanto o imperador, visando interesses pessoais e do Reino, controlava as aes do papa. Em 1073, Gregrio VII, o novo papa, adotou uma srie de medidas reformistas. Reagindo atitude do papa, Henrique IV, imperador do Sacro Imprio, considerou-o deposto. Gerou-se a um conflito aberto entre o Imperador e o papa, conflito este que s teve fim em 1122 quando coube ao papa a investidura espiritual dos bispos e ao Imperador, a investidura temporal. Os homens de ento conviviam com o sonho de um novo Imprio Romano (jamais se realizou) que unificasse todas as naes debaixo de uma nica bandeira. De certa forma o Imprio Carolngio, em parte, conseguiu algum sucesso, porm, como visto, com a morte de Carlos Magno seus sucessores dividiram o reino trazendo enfraquecimento do mesmo. Coube aos imperadores germnicos manterem a tradio do imprio romano e Otto I fundou o Santo Imprio Romano. Otto I construiu uma poderosa monarquia centralizada e, aps ajudar o papa contra um rei italiano, foi coroado pelo papa Joo XII como Imperador do Santo Imprio Romano em 962 d.C e logo ele requereu direito sobre toda a Europa Central. Houve disputas entre os imperadores e os papas nos dois sculos seguintes at que Inocncio III humilhasse e derrotasse o imperador do Santo Imprio Romano. Embora sombra do Imprio a Igreja experimentou um reavivamento de esfera material (fortalecimento do papa) e espiritual (converso da Escandinvia, doutrina da missa e a reforma monstica). Na esfera material como contribuio para o fortalecimento do papado podem ser listados a posse definitiva de suas terras na Itlia (determinadas por documento conhecido por Falsas Decretais que aglutinava a Doao de Constantino, a Doao de Pepino e outros documentos, na maioria, de autoria

duvidosa e que serviram para justificar a posse territorial) e a ascenso ao papado de homens capazes de 800 a 1054 d.C como Nicolau I, Nicolau II, Gregrio VII e Leo IX. Na esfera espiritual fatores como a Converso da Escandinvia (conseguida por Ansgar em 826 d.C), a doutrina da missa (comeou o ensino da transubstanciao o que conferia poderes tremendos aos sacerdotes e, por conseqncia, ao papa) e a reforma monstica (condenaram a prtica da simonia, do nepotismo e a existncia de clrigos casados ou concubinados). A Igreja do Oriente controlada pel os imperadores bizantinos e fustigada pelos muulmanos no pode se opor ao aumento de poder papal, no entanto as diferenas acumuladas no decorrer dos sculos culminariam no Cisma que deu origem a Igreja Ortodoxa Grega. 2.1 A Igreja Ortodoxa Grega O abandono da obedincia da Igreja Bizantina a Roma, em 867 d.C, coincide com uma nova tentativa de expanso de Bizncio, que refora o absolutismo imperial, consolida a influncia grega e intensifica a difuso do monarquismo e do misticismo, em contraposio s reformas do papa Leo IX. A Igreja oriental rompe com a ocidental, passando a denominar-se Igreja Ortodoxa, em 1054 d.C. Os motivos para esse rompimento foram: a Igreja Oriental possua certa independncia em relao a Roma, celebrava seus rituais em grego, era subordinada ao Estado, rejeitava algumas crenas ocidentais como a f no purgatrio, seus sacerdotes podiam casar-se, data de celebrao da Pscoa, a Igreja Ocidental era mais propensa s questes administrativas enquanto a Oriental era preocupada com a formulao de uma doutrina ortodoxa, a controvrsia iconoclasta e culminou com a tentativa do papa Nicolau I de tentar interferir na nomeao do patriarca no Oriente. O Cisma foi uma conseqncia natural dos motivos expostos. Em 1054 na disputa, numa disputa menor, Miguel Cerulrio (patriarca de Constantinopla) condenou a Igreja do Ocidente pelo uso de po no-levedado na eucaristia e o papa Leo IX enviou o cardeal Humberto para por fim na contenda, no fim da reunio as diferenas eram ainda maiores. No mesmo ano tanto o papa anatemizou o patriarca quanto este amaldioou o papa. Estava rompida a ligao entre as duas Igrejas. A mtua excomunho s foi desfeita em 1965 por Paulo VI e Atengoras. Como conseqncias desse Cisma cessaram os conclios ecumnicos, a Igreja

Oriental ficou margem de movimentos como a Renascena e a Reforma e no estava no contexto da formao das cidades, naes e da classe mdia. 2.2 Conclio do perodo (8) Conclio de Constantinopla IV: Realizado de 05/10 de 869 d.C a 28/02 de 870 d.C sendo papa Nicolau I (858 867 d.C) e Adriano II (867 872 d.C). As principais decises foram: Extino do cisma do patriarca de Constantinopla, Fcio, que foi condenado e o culto das imagens foi confirmado.

3. A supremacia do papado de 1054 a 1305 d.C Este perodo da Igreja medieval apresenta uma igreja dotada de poder sem igual no seu tempo. Nada havia que pudesse se opor ao seu senhorio, no de admirar que ficasse conhecida pelos historiadores posteriores como a Senhora Feudal. Papas como Gregrio VII e Inocncio III tiveram em suas mos o domnio espiritual e temporal absoluto. Hildebrando, havia sido auxiliar do papa Leo IX, o sucedeu com o nome de Gregrio VII (1073 1085 d.C), ele empreendeu e deu incio ao ideal de supremacia papal na Igreja Romana sobre os governantes temporais. Atitudes como afirmar atravs do documento Dictatos a infalibilidade papal, depor e submeter a humilhao o rei Henrique IV (ficou descalo na neve fora dos portes do palcio trs dias consecutivos antes de ser recebido pelo papa para se livrar de uma sentena excomungatria) e impor a obrigatoriedade do celibato clerical estabeleceram as bases para que Inocncio III erigisse seus conceitos. Inocncio III (1198 1216 d.C) foi o papa que elevou a Igreja Catlica ao auge de seu poder no perodo medieval. Ele cria ser a autoridade suprema na terra acima de todos os poderes constitudos e sem semelhante, podendo interferir em qualquer questo que julgasse necessria. Enfrentou os soberanos da Frana, Inglaterra e do Santo Imprio Romano. Humilhou Filipe Augusto, da Frana, a quem obrigou a cumprir os votos matrimoniais com a princesa Ingeborg, da Dinamarca, a quem rejeitara. Teve que desfazer o novo casamento com Agnes de Meran devido ao interdito papal.

O interdito fechava as igrejas (exceto para batismo de crianas), proibia a extrema uno, proibia celebrao de missas (exceto para doentes ou beira da morte) e proibia o sepultamento em solo sagrado. Isto somado trazia grande insatisfao popular contra o rei e, devido a isso, Filipe se submeteu. Joo, rei da Inglaterra, foi vencido numa disputa quanto a indicao de um arcebispo para Canturia. O papa no aceitou a indicao do soberano e indicou Stephan Langton, que foi recusado pelo rei ingls. Inocncio excomungou Joo e interditou a Inglaterra obrigando o rei a se submeter, sob pena de perder o reino, e teve que reconhecer que era um vassalo do papa e, ainda teve que pagar mil marcos anuais ao papa. Inocncio promulgou documento em que afirmava de aprovar e desaprovar a nomeao dos Imperadores do Santo Imprio Romano. Fez valer este direito ao eleger Frederico II imperador no lugar de Otto IV, que havia se oposto a ele. Alm destes fatos estimulou a formao da quarta cruzada para libertar a Palestina dos muulmanos, da quinta cruzada contra os muulmanos e de uma cruzada liderada por Simo Montfor. Estabeleceu o Quarto Conclio de Latro que exigiu a confisso dos leigos uma vez por ano, pelo menos, diante de um sacerdote e a aceitao obrigatria da doutrina da transubstanciao (cria-se que o sacerdote ao apresentar o po e o vinho estes transformavam-se no corpo e no sangue de Jesus realmente). Em oposio ao clmax de poder papal atingido por Inocncio III o pontificado de Bonifcio VIII pode ser definido como o ponto mais baixo do poder papal na era medieval. Na sua poca os reis Filipe, da Frana, e Eduardo I, da Inglaterra, cobraram impostos do clero. A promulgao da bula Clericis Laicos, onde proibia os sacerdotes de pagarem tributo, em nada surtiu efeito; Ambos os reis mantiveram suas posies. Filipe ainda prendeu o legado papal por traio e, posteriormente, o prprio Bonifcio foi feito cativo temporrio do rei. Quando Clemente V assumiu o papado ficou sob domnio de Filipe e ainda transferiu o papado para Avignon, na Frana, perodo conhecido como Cativeiro Babilnico do papado. Findava assim a era de mandos e desmandos papais sem oposio frontal. Os alvores da renascena se faziam sentir em todos os lugares do mundo de ento e, assim, comeava a sucumbir o poder papal de por e tirar soberanos.

1. Reforma Monstica e movimentos leigos de reforma Na aba do ardor pelas cruzadas nascem no perodo diversas ordens e movimentos, so eles: a) Ordem Cisteniense: Fundado em 1098 d.C comandou a idia de reforma nos mosteiros da Europa medieval. Davam nfase a auto-negao asctica e sua fama deveu-se a Bernardo (1090 1153 d.C) homem humilde, sensato e com habilidades intelectuais, msticas, homilticas e prticas enormes fez dessa ordem uma fora nos negcios da Igreja e do Estado medieval. b) Ordens Militares: Tipo militar de monasticismo. Os Cavaleiros Hospitaleiros (equivalente Cruz Vermelha medieval so dessa ordem) assim como os Cavaleiros Templrios so representantes dessa Ordem. Sua funo bsica era defender a Terra Santa dos no-cristos. c) Os Frades: Eram um tipo de monasticismo reformador s que, diferente do monasticismo tradicional, eles viviam no meio do povo para servi-los e pregarlhes a Palavra. Faziam votos de pobreza, castidade e obedincia. Homens como Roger Bacon, Boaventura, Duns Scotus e Guilherme de Occam so eruditos dessa Ordem. d) Abigenses filosficos: Usavam o Novo Testamento como base para suas doutrinas. Possuam tendncias gnsticas e a resposta da Igreja Catlica a eles foi perseguio comandada por Simo Montfort e, 1208 d.C. e) Valdenses puritanos: Se aproximou muito dos movimentos protestantes. Pedro Valdo foi seu mentor; junto com seus seguidores pregaram como leigos a quem quisesse ouvir. Criam que o povo deveria possuir a Bblia na sua lngua e que ela era a autoridade final para a f e a vida. Foram excomungados pelo papa por no quererem parar de pregar e ainda hoje possuem um bom nmero de representantes no norte da Itlia. 3.2 As cruzadas As cruzadas sempre tiveram interesse poltico e econmico, mas, o primeiro e principal motivo, sempre foi o religioso. apontada como a maneira medieval dos cristos de se oporem ao avano e sucesso obtido pelos muulmanos desde o sculo VI.

Principais Cruzadas: a) *Cruzadas dos Mendigos (1096 d.C) Primeira cruzada extra-oficial. Rene mendigos e ataca tribos rabes. Todos os cruzados so aniquilados. b) 1 *Cruzada (1096 - 1099 d.C) Conhecida como Cruzada dos Bares, a primeira cruzada oficial francesa e agrega cerca de 500 mil pessoas.Chega a Jerusalm, onde fundado um reino cristo. * Para fins de entendimento a primeira cruzada foi dividida em cruzada dos mendigos e cruzada dos bares c) 2 Cruzada (1147 - 1149 d.C) Motivada pela tomada de Edessa pelos turcos.Os cruzados so derrotados em Dorilia, quando empreendem a ofensiva na Palestina. d) 3 Cruzada (1189 1192 d.C) Chamada de Cruzada dos Reis, liderada pelo rei ingls Ricardo Corao de Leo, que estabelece um acordo com o sulto Saladino, do Egito, para que os cristos possam realizar peregrinaes a Jerusalm. e) 4 Cruzada (1202 1204 d.C) Financiada por venezianos interessados na rota comercial do Imprio Bizantino.Tomam e saqueiam Constantinopla. 3. O saber e o culto na Idade Mdia Paralelamente s Ordens e Movimento criados juntos com as cruzadas havia na sociedade um crescente desejo de busca intelectual que culminariam no Escolasticismo, Formao das Universidades e em mudana no prprio culto da Idade mdia. O termo escolasticismo pode ser definido como a tentativa humana de racionalizar a teologia para que a f seja sustentada pela razo. Os escolsticos surgiram devido a emergncia na Europa da filosofia de Aristteles, interesse das novas ordens mendicantes pelo uso da filosofia no estudo da revelao e pela expanso do movimento universitrio. A preocupao dos escolsticos era harmonizar o conhecimento seja ele vindo da f ou da razo, para eles as verdades gerais da filosofia eram tiradas da teologia revelada, sendo assim, procuravam elaborar concluses legtimas a fim de criar um sistema harmnico.

Possuram tendncias como Realismo (Anselmo 1033-1109 d.C); Realismo Moderado (Abelardo 1079-1142 d.C; Alberto Magno 1206-1280 d.C e *Toms de Aquino 1225-1274 d.C) e Nominalismo (Guilherme de Occam (1280-1349 d.C; Roger bacon 1214-1292 d.C). Como resultados o realismo e o realismo moderado sustentaram o sistema sacramental e hierrquico da Igreja Catlica e o nominalismo criou um novo interesse pelo homem. * Toms de Aquino (1225 1274 d.C) - Estudou em Npoles e ficou sendo conhecido como Doutor Anglico. Procurou integrar a filosofia de Aristteles com a Bblia e a teologia interpretada pela Igreja Romana, ou seja, procurou harmonizar as reas da f e da razo numa totalidade de verdade. Sua grande obra literria foi Summa Theologiae de onde deriva a exposio clssica da Igreja Catlica. Os estudos escolsticos eram parte considervel do currculo das Universidades. Esta surgiu devido a Marciano Capella haver criado o quatrvio (estudo da geometria, aritmtica, astronomia e msica) e o trvio (estudo da gramtica, retrica e lgica), a presena de um grande mestre numa escola e como conseqncia de revolta ou mudanas de estudantes. Eram organizadas por uma guilda ou corporao de alunos e professores que tinham como propsito defender os interesses comuns dos grupos empenhados nos estudos. Em geral a universidade possua quatro faculdades e artes eram comum a todos os cursos. Os alunos entravam na faculdade de 16 a 18 anos onde podiam cursar teologia, direito e medicina como cursos mais avanados. O estudante podia estudar o trvio (que lhe garantia o grau de bacharel) e o quatrvio (que lhe garantia o grau de mestre). Para ser professor precisava estudar ainda em outras faculdades. Apesar de toda busca do homem deste perodo a catedral continuava sendo o principal local da vida religiosa do individuo. Ali ele era batizado, confirmado, casado e era sepultado no cemitrio localizado dentro do terreno da Igreja. A transubstanciao j era aceita como doutrina de f e data desta poca a criao da msica polifnica. Contra o pensamento de que a chamada era das trevas legou, na sua maioria, aspectos negativos h o fato de que a igreja passou a cultura grecoromana e a religio crist aos germanos brbaros, houve melhora no nvel moral da sociedade, diminuio da escravido, elevao da posio da mulher, houve queda nos horrores das guerras feudais, possibilitou obras de socorro e de caridade, deu unidade intelectual vida atravs do sistema teolgico e forjou nos homens sentimento de solidariedade como membros da raa

humana.

4. Conclios do perodo (9 ao 14) a) Conclio de LATRO I: Realizado de 18/03 a 06/04 em 1123 d.C sendo papa Calixto II (1119 1124 d.C). As principais decises foram: Confirmao da Concordata de Worms, que assegurava Igreja plena liberdade na escolha e ordenao dos seus bispos; Fortalecimento da disciplina eclesistica e Confirmao do celibato sacerdotal. b) Conclio de LATRO II: Realizado em abril de 1139 d.C sendo papa Inocncio II (1130 1143 d.C). As principais decises foram: O cisma do antipapa Anacleto II. Vetou o exerccio da medicina e da advocacia pelo clero. Rejeitou a usura e o lucro. c) Conclio de LATRO III: Realizado de 05 a 19 de maro de 1179 d.C sendo papa Alexandre III (1159 1181 d.C). As principais decises foram: Fixao da necessidade de dois teros dos votos na eleio do Papa, ficando excludo qualquer recurso s autoridades leigas para dirimir dvidas do processo eleitoral. Rejeio do acmulo de benefcios ou funes dentro da Igreja por parte de uma mesma pessoa. Recomendao da disciplina da Regra aos monges e cavaleiros regulares, que interferiam indevidamente no governo da Igreja. Condenao das heresias da poca, de fundo dualista (catarismo) ou de pobreza mal entendida (a Pattria, o movimento dos Pobres de Lio ou Valdenses) d) Conclio de LATRO IV: Realizado de 11 a 30 de novembro de 1215 d.C sendo papa Inocncio III (1198 1216 d.C). As principais decises foram: A condenao dos albigenses e valdenses; Condenao dos erros de Joaquim de Fiore, que pregava o fim do mundo para breve, apoiando-se em falsa exegese bblica; Declarao da existncia dos demnios como sendo anjos bons que abusaram do seu livre arbtrio pecando;"Com efeito, o Diabo e outros demnios foram por Deus criados bons em sua natureza, mas se tornaram maus por sua prpria iniciativa". A realizao de mais uma cruzada para libertar o Santo Sepulcro de Cristo, em Jerusalm, que se achava nas mos dos mulumanos; A profisso de f na Eucaristia, tendo sido ento usada a palavra "transubstanciao". A obrigao da confisso e da comunho anuais. Fixou normas sobre a disciplina e a Liturgia da Igreja. e) Conclio de LYON I: Realizado de 28/06 a 17/07 de 1245 d.C sendo papa Inocncio IV (1243 1254 d.C). As principais decises foram: Excomunho e deposio do imperador Frederico II da Alemanha.

f) Conclio de LYON II: Realizado de 07/05 a 17/07 de 1274 d.C sendo papa: Gregrio X (1271 1276 d.C). As principais decises foram: Procedimentos referentes ao conclave, eleio do Papa em recinto fechado; Unio da Igreja latina com a Igreja grega Constantinopla. 4. O ocaso medieval e o Renascimento Moderno de 1305 a 1517 d.C At este perodo ocorreram diversos tipos de tentativas de reforma interna. No entanto estes movimentos foram absorvidos pela igreja sem que houvesse mudana de atitude dos lderes eclesiais. Todo o clero estava corrompido, houve um distanciamento fatal entre os sacerdotes da igreja e a massa da populao, imensamente pobre e com forte desejo de encontrar uma luz de mudana. Neste perodo o papado comea a sofrer oposio externa, fato no muito comum at ento, a busca pelo conhecimento, o estmulo a contestar o que estava distorcido, uma difuso de idias baseada nos conhecimentos adquiridos, o comeo do sentimento nacionalista e o desejo dos nobres de se ver livre da influncia e domnio papal marcam intensamente estes dois sculos do renascimento. Trs fatos distintos merecem maior considerao: O Renascimento, O surgimento das naes-estado e da classe mdia e a Igreja Ortodoxa grega.

4.1 O Renascimento O Renascimento foi um movimento intelectual e artstico que surgiu na Itlia nos sculos XIV e XV, onde teve a sua melhor expresso. O Renascimento no somente se inspirou nas fontes clssicas de literatura e arte, mas tambm nos sculos XII e XIII. Sua arte tinha profundas razes no gtico; sua forma de ver o mundo tinha muito a ver com a cosmoviso de So Francisco e de Ccero; sua literatura se inspirou em parte aos cnticos medievais que os trovadores levavam de regio para regio. Muitos dos principais intelectuais da poca viam no passado imediato, e s vezes no presente, uma poca de decadncia com respeito Antigidade clssica, e por esta causa se empenhavam em provocar um renascer desta Antigidade, em voltar s usas fontes, e em imitar sua linguagem e estilo. a isto que se chamou de Renascimento. Os resultados do renascimento foram, principalmente na busca pelas fontes antigas motivada por uma enorme sede de conhecimento. O poeta Petrarca

que j havia escrito sonetos em italiano em sua juventude passou a escrever em latim, imitando o estilo de Ccero. Surgiram-lhe ento, muitos seguidores que comearam tambm a imitar as letras clssicas. Passaram a copiar manuscritos dos velhos autores latinos. Outros viajaram at Constantinopla e de volta Itlia trouxeram consigo manuscritos gregos. Em 1453, muitos exilados bizantinos chegaram Itlia com seus manuscritos e conhecimentos da antigidade grega. Tudo isto contribuiu para o despertar literrio que teve seu incio na Itlia e foi se estendendo por toda a Europa ocidental. O interesse pelo clssico incluiu tambm em pouco tempo, o pelas artes. Deste modo os pintores, escultores e arquitetos foram buscar sua inspirao na arte pag da Antigidade. Estes artistas no conseguiram se desvencilhar totalmente de sua herana direta, assim boa parte do Renascimento teve suas razes no gtico. O ideal de muitos artistas italianos da poca era redescobrir as belezas da Antigidade e assimil-los em suas obras. Outro fator importante para o renascimento foi a inveno da imprensa. Com a arte tipogrfica teve um impacto notvel sobre as letras renascentistas. Os livros se tornaram mais acessveis e era possvel reproduzir-se em quantidades maiores os livros mais apreciados da antigidade. A exposio literria dos autores estava preservada, porque podia-se ter centenas ou milhares de cpias idnticas. As edies produzidas pelos copistas no mereciam muita confiana porque aos serem checadas pelos autores verificava-se que haviam erros que variava de copista para copista. Apesar do preo altssimo de cada exemplar foi uma maneira amplamente utilizada para manifestao de idias e ideais, na mesma poca e posteriormente foi o principal mtodo utilizado pelos protestantes na divulgao do evangelho. A partir da Reforma protestante Savonarola utilizou-se da imprensa como meio de comunicao com as massas, para a divulgao das idias teolgicas e filosficas, assim como Lutero e Calvino tambm fizeram. A renascena marcou a transio da era medieval para o mundo moderno

4.2 O surgimento das naes estados e da classe mdia Os sentimentos nacionalistas deram origem a estados modernos como a Frana, a Inglaterra e a Espanha, pases que pela sua importncia continental muito influenciariam os povos e naes posteriores.

Na Frana houve grandes dificuldades devido a maioria de suas terras estarem nas mos de nobres ingleses. No havia unidade de idioma, racial e geogrfica que pudesse facilitar a formao do estado francs, porm, Hugo Capeto em 987 unificou a Frana e a Guerra dos Cem Anos veio ratificar a unificao francesa. Na Inglaterra a forma de estado deriva da Assemblia Feudal (Cria Regis) que foi fortalecida com a assinatura da Carta Magna em 1215. Foi no entanto a Guerra dos Cem Anos com a Frana que deu ao povo ingls o orgulho nacional que faltava para confirmar seu status como nao. Na Espanha a unidade nacional s foi alcanada com o casamento de Isabel e Fernando. A formao deste estado tomou conotao religiosa porque a unidade s foi possvel quando o povo e os nobres lutaram para expulsar os mouros (muulmanos) das terras espanholas. O sucesso deste empreendimento criou a condio essencial para a formao e unificao da nao espanhola. A nobreza feudal inglesa caiu durante a Guerra das Rosas na segunda metade do sculo XV e isso foi fator propulsor para a emergncia de toda a classe mdia europia. O fortalecimento das cidades, a descoberta de rotas comerciais e o comeo da inclinao para a formao de uma sociedade de consumo cooperaram para que uma classe se fortalecesse e dominasse o cenrio financeiro: a classe-mdia. Logo os soberanos viram na classe mdia uma fonte inesgotvel de recursos e esta por sua vez investiu seu dinheiro nos soberanos para que ficasse protegido os seus negcios. Seria impossvel aos reis do perodo vencer o papado se no fosse a existncia e apoio desta classe. Data desta poca a acumulao de capital que sustentaria os artistas e pensadores da renascena (em especial na Itlia) e, posteriormente na Revoluo Industrial.

4.3 Os precursores da Reforma Havia no mundo uma crescente antipatia pelo papa pelos mandos e desmandos. Suas interferncias nas questes internas dos estados estavam sendo questionadas e traziam grande insatisfao, em especial, para a nobreza.

Neste contexto histrico esto inseridos os precursores da Reforma que seria levada a cabo por Martinho Lutero sculos mais tarde tais como Joo Wyclife, Joo Huss e Savonarola que com suas idias e posicionamentos pessoais muito contribuiriam para as idias e ideais protestantes. a) Joo Wycliff Joo Wycliff viveu na poca do cativeiro babilnico do papado, e do incio do Grande Cisma que comeou em 1378. Ele se destacou na tentativa de corrigir as doutrinas da igreja medieval de modo que elas fossem ajustadas aos ensinos bblicos. Estudou na Universidade de Oxford, tendo se tornado famoso por sua lgica e erudio. Destacou-se por sua mente privilegiada, levava seus argumentos at as ltimas conseqncias. Saiu da universidade em 1371 para se colocar a disposio da coroa inglesa. Sua corrente doutrinria sobre o senhorio medida que foi se desenvolvendo, atacava no somente o papa e os poderosos senhores da igreja, mas tambm o estado. Esta doutrina questionava se o senhorio era legtimo, suas origens e como era reconhecido. O motivo pelo qual muitos dos nobres que o apoiavam, no incio, aos poucos foram se afastando dele foram suas doutrinas sobre a santa ceia que entravam em choque com os ensinos oficiais da igreja. Seus ataques contra os frades igualmente levou-o a contar com muitos inimigos. Com base nestas controvrsias o reitor da universidade convocou uma assemblia em 1380 para discutir os ensinos de Wycliff sobre a ceia, tendo sido condenado por pequena margem de votos. Durante vrios meses esteve em sua prpria casa, onde continuou escrevendo seus livros. Em 1381, ele se retirou para sua parquia de Lutterworth que recebera da coroa por seus servios prestados. Passou dificuldades financeiras, j que havia trocado o cargo eclesistico que exercia por um outro menos lucrativo recebendo pequena quantia em compensao. Em Lutterworth ele continuava escrevendo seus livros. Em 1382 sofreu uma embolia e em 1384, sofreu uma segundo embolia que o levou a morte. Como havia morrido em comunho com a igreja foi enterrado em terra consagrada. Mais tarde o conclio de Constana o condenou e seus restos mortais foram exumados e queimados, e suas cinzas lanados no rio Swift. Os ensinos de Joo Wycliff foram relevantes porque demonstraram que havia incoerncia tanto na hierarquia da igreja como do estado, principalmente na questo do senhorio e do pagamento dos impostos que eram exigidos tambm tanto pela autoridade papal como pelo estado. Seus alunos oriundos da Bomia, que estudavam na Inglaterra, levaram seus ensinos para os bomios

que serviram de base para os ensinos de Joo Huss. b) Joo Huss Joo Huss nasceu na pequena aldeia de Hussinek por volta de 1370. Era filho de uma famlia de camponeses. Aos dezessete anos ingressou na universidade de Praga, tendo vivido a maior parte de sua vida na capital de seu pas. Foi exilado e encarcerado por dois anos em Constana. Foi nomeado reitor da universidade e pregador da capela de Belm em 1402, tendo se dedicado a reforma que muitos checos desejavam. Sua capela se transformou num centro reformador, tal era a eloquncia e o fervor com que Huss se pronunciava. Embora a hierarquia da igreja o encarasse temerosa, muitos dos nobres e grande parte do povo o seguia e ainda contava com o apoio de reis. Em 1411, foi excomungado pelo cardeal Colonna, porque Huss se negou a ir a Roma, para atender a convocao do papa Alexandre V para dar conta de suas aes. Huss, no entanto, continuou pregando a reforma no plpito de Belm, chegando a incentivar a desobedincia ao papa, porque afirmava que a autoridade final da Bblia e que o papa que no estivesse conforme ela no merecia ser obedecido. Levantou-se contra a indulgncia afirmando que somente Deus poderia conced-la e que ningum poderia vender o que vem unicamente de Deus. O Rei proibiu que fosse criticada a venda de indulgncia. Roma interpretou a posio de Huss como uma heresia e em 1412 Huss foi novamente excomungado por no ter comparecido diante da corte papal, tendo se fixado um prazo para ele se apresentar. Caso no se apresentasse nenhuma cidade poderia receb-lo porque seria interditada. A partir da Huss se refugiou no sul da Bomia, onde continuou a sua atividade literria. Mais tarde Huss teve a garantia do imperador Sigismundo, para comparecer a um grande conclio que aconteceria em Constana, onde deveria se defender; Partiu para o conclio s que l chegando teve que se avistar com o papa Joo XXIII que o acusou de herege, a partir da, tornou-se prisioneiro. Foi julgado e condenado. Em momento algum se retratou de suas doutrinas ou das heresias de que era acusado. Houve muita controvrsia sobre a questo e em nenhum momento Huss fraquejou com relao ao seu posicionamento. Levaram-no para a fogueira depois de escarnecerem dele. A importncia de Joo Huss repousa no fato de que suas idias encontraram eco em Martinho Lutero e nos Wesley mais tarde.

c) Jernimo Savonarola Jernimo Savonarola era um frade dominicano natural de Ferrara. Foi educado por seu av paterno que era um mdico muito conhecido tanto por seu conhecimento como por sua devoo moral. Savonarola nunca abandonou as orientaes recebidas de seu av e ainda jovem se uniu ordem dos pregadores de So Domingos, onde se distinguiu por sua dedicao ao estudo e santidade. Em Florena, Savonarola tornou-se um expositor das Escrituras para os frades do convento dominicano de So Marcos. Sua fama se espalhou, e muitas pessoas vinham ouvi-lo. Durante meio ano exps o livro de Apocalipse e o que no incio era apenas conferncias passou a ser sermes, nos quais atacava a corrupo da igreja e profetizava que a igreja teria de passar por uma grande tribulao antes de ser restaurada. Atacava os poderosos, cujo luxo e avareza se contrastava com a f crist.. Ao ser eleito prior de So Marcos, Savonarola mandou vender todos as propriedades do convento para dar o dinheiro aos pobres. Tendo servido de exemplo para outros conventos que o chamavam para proceder reformas semelhantes s que instaurou no convento Florentino. Muitos historiadores chamam a poca medieval como Idade das Trevas, outros afirmam que houve certo avano, para a Igreja Romana essa foi a era de ouro da histria humana e para os protestantes esta poca foi o vale de sombra em que a igreja pura da poca antiga foi corrompida. O certo porm que grandes mudanas mundiais ocorreram em todas as reas de interesse da humanidade e para os evanglicos, padro no qual est sendo norteado este trabalho, mudanas como a Reforma Protestante iniciada por Lutero e Calvino proveram o mundo de uma oportunidade nica de ver o principal instrumento da revelao de Deus poder ser usado como autoridade final nas questes de f e a igreja pode reconquistar os ideais do Novo Testamento. 4.4 Conclios do perodo (15 ao 18) a) Conclio de Viena Frana: Realizado de 16/10 de 1311 d.C a 06/05 de 1312 d.C sendo papa Clemente V (1305 1314 d.C). As principais decises foram: Supresso da Ordem dos Templrios;- contra o modo de viver a pobreza dos franciscanos, chamados "Espirituais", que adotavam idias herticas sobre a pobreza;- condenao do franciscano Pedro Olivi, que admitia no ser humano elementos intermedirios entre a alma e o corpo. b) Conclio de Constana: Realizado de ata: 05/11 de 1414 d.C a 22/04 de 1418 d.C sendo que havia vrios antipapas. As principais decises foram: Resignao do Papa romano, Gregrio XII (1405-1415). Deposio do anti-

Papa , Joo XXIII (1410-1415) em 29/05/1415. Deposio do anti-Papa avinhense, Benedito XIII (1394-1415) em 26/07/1417. Eleio de Martinho V em 11/11/1417. Extino do Grande Cisma do Ocidente (1305-1378); Condenao da doutrina de Joo Huss, Joo Wiclyf e Jernimo de Praga, precursores de Lutero. Decreto relativo periodicidade dos Conclios; Rejeio do conciliarismo (prevalncia da autoridade dos conclios sobre o Papa). c) Conclio de Basilia-Ferrara-Florena: Realizado em vrios locais: em Basilia de 23/07/1431 a 07/05/1437 d.C; em Ferrara de 18/09/1437 a 1/01/1438 d.C; em Florena de 16/07/1439 a ?; em Roma, a partir de 25/04/1442 d.C sendo papa Eugnio IV (1431-1447). As principais decises foram: Reunio com os gregos em 06/07/1439 d.C; Com os armnios em 22/11/1439 d.C; Com os jacobistas em 04/02/1442 d.C. Questes doutrinrias sobre a Trindade: d) Conclio de LATRO V: Realizado de 10/05/1512 d.C a 16/03/1517 d.C sendo papas Julio II (1503 1513 d.C) e Leo X (1513 1521 d.C). As principais decises foram: Contra o conclio sismtico de Pisa (1511 1512 d.C); Decretos de reforma da formao do clero, sobre a pregao, etc; Condenou a Sano de Bourges, declarao que favorecia a criao de uma Igreja Nacional da Frana; Assinatura de uma Concordata que regulamentava as relaes entre a Santa S e a Frana.; Condenao da tese segundo a qual a alma humana mortal e uma s para toda a humanidade, de Pietro Pomponazzi.- exigncia do Imprimatur para os livros que versassem sobre a f ou teologia.

Histria da Igreja Moderna de 1517 d.C e depois

1. Reforma e Contra-Reforma de 1517 a 1648 d.C 1.1 A Reforma Protestante Antes da reforma, a igreja havia se tornado totalmente corrupta, vendia indulgncias, cobrava altos impostos e disputava o poder com o estado romano. Luxo e riquezas se contradiziam com a f crist. A autoridade papal havia se auto-outorgada acima da autoridade da Bblia. Motivos estes que fizeram com que Joo Wycliff, Joo Huss, Jernimo Savonarola, Erasmo de Roterd e Lutero, se levantassem para combater toda esta gama de incoerncias. Erasmo defendia que a igreja precisava ser reformada porque havia abandonado os verdadeiros ideais cristos. Afirmava que a vida era muito mais importante que a doutrina ortodoxa, e que os frades enquanto se ocupavam com distines sutis levavam vidas escandalosas. Erasmo desejava a reforma dos costumes e a prtica da decncia e da moderao. A igreja se desviou dos ensinos do evangelho e estava dando lugar aos vcios pagos. a) A situao da Europa na poca da Reforma Protestante Durante todo o perodo feudal, o predomnio cultural pertenceu Igreja catlica, que monopolizava a educao e a cultura. A igreja era a nica instituio centralizada de toda a Europa feudal e sua fora era superior dos reis. O homem medieval era profundamente religioso. A Igreja pregava o amor ao

prximo e a humildade. Contudo, havia uma grande contradio entre o que ela pregava e o que praticava. Nos sculos XIV e XV, a degenerao da igreja atingiu um grau monstruoso. O alto clero vivia num ambiente de luxo. Muitas pessoas se convenciam ento de que a igreja se afastara da doutrina original de Cristo, sendo necessrio faz-la retornar ao ponto de partida. Com o surgimento das Universidades, muitos eruditos, passaram a ler a Bblia nas lnguas originais, independentemente das interpretaes da igreja, difundindo a doutrina original de Cristo. Esse eruditos, tal como Erasmo de Rotterdam, propunham uma reforma no interior da prpria igreja. Tambm os camponeses e artesos medievais, explorados pelos senhores leigos e eclesisticos, moviam contra a igreja violentas lutas armadas. Essas lutas contra os abusos do poder da igreja assumiam um carter de heresia. O primeiro grande movimento dessa natureza foi o movimento husita (devido ao seu lder John Huss), que irrompeu na segunda dcada do sculo XV no reino de Bomia. A igreja viu-se obrigada a fazer srias concesses aos rebeldes ante a derrota das tropas dos cruzados e mercenrios por ela contratados. A igreja, pela primeira vez em sua histria, teve que tratar publicamente com os hereges, aceitando suas peties. Outro movimento popular hertico foi o movimento liderado por Wycliffe na Inglaterra. Os camponeses queriam a abolio da servido e da cobrana dos dzimos pela igreja. Wycliffe pregou at o confisco dos bens dos mosteiros, tendo sido apoiado nessa reivindicao pela nobreza inglesa, interessada nas terras da igreja. As suas propostas teolgicas eram revolucionrias, marcadas por um carter anti-clerical, antifeudal e democrtico. Para Wycliffe, qualquer homem estava to prximo de Deus quanto os padres, tendo, portanto, o direito ntimo de juzo em matria de religio. Os sacramentos tinham pouca importncia em comparao com a pregao e estudo da Bblia e o homem era mais importante sendo ativo no mundo do que trancado num mosteiro. Erasmo, ao nvel da crtica intelectual, e John Hus e Wycliffe, ao nvel dos movimentos populares, podem ser considerados os precursores da Reforma. b) Os fatores que geraram a Reforma Protestante

- A expanso martima e comercial que fortaleceu a burguesia europia, interessada na reforma religiosa. Tal interesse se devia tanto moral econmica catlica do "preo justo", elaborada por Toms de Aquino, que constitua um obstculo ao desenvolvimento do comrcio, como tambm ao alto custo do clero para a burguesia nascente. - A formao das monarquias nacionais: com o surgimento dos Estados centralizados, o poder real e a igreja entraram em conflito na medida em que esta ltima constitua um empecilho ao fortalecimento do poder real. Por outro lado, os dzimos, a venda das indulgncias e de relquias sagradas retiravam dos Estados Nacionais uma boa parte da renda que era transferida para o papado na Itlia. - O Renascimento Cultural. Na medida em que desenvolveu uma cultura antropocntrica, um esprito de crtica, o individualismo levou ao declnio da escolstica e contribuiu para a Reforma Protestante. - O declnio da igreja: a venda de indulgncias e de cargos religiosos tornou a igreja alvo de crtica da maior parte de seus fiis. Em cada pas acrescentou-se a atuao de fatores especficos no surgimento da Reforma Protestante.

c) A situao da Alemanha na poca da Reforma Na Alemanha, o poder real era fraco. O chamado Santo Imprio Romano Germnico era formado por uma multiplicidade de principados, nos quais o poder poltico era exercido pela grande nobreza. A dinastia dos Habsburgos (imperadores do Sacro Imprio), necessitava do apoio do Papa para manter sua frgil hegemonia sobre os principados. Uma grande quantidade de terras do Sacro Imprio pertencia s instituies eclesisticas. O maior comrcio de indulgncias era o da Alemanha. Era nessa regio que a igreja obtinha as suas maiores rendas. Apesar das contradies entre as vrias classes sociais, todas elas tinham um inimigo

comum - a igreja. A nobreza feudal tinha interesse em apoderar-se das terras da igreja; a grande burguesia queria um clero menos custoso e ao mesmo tempo desejava impedir a fuga de capitais para Roma; os camponeses e os artesos viam na igreja o seu grande explorador, com a cobrana dos dzimos, das rendas feudais, etc. d) Fatores que motivaram a Reforma na Alemanha Um fator primordial foi o dio voltado por todas as classes sociais Igreja Catlica. Outro fator foi o desenvolvimento do humanismo na Alemanha, com o aparecimento das Universidades. Esses humanistas satirizavam a vida dissoluta do clero, a moral religiosa medieval e as instituies eclesisticas. Entretanto, o fator imediato responsvel pela deflagrao da Reforma na Alemanha foi a venda de indulgncias. O papa Leo X, necessitando de dinheiro para a construo da Baslica de So Pedro, encarregou o monge Tetzel de vender as indulgncias na Alemanha. Este levou ao mximo tal comrcio. Lutero, um monge agostiniano, afixou na igreja de Wittenberg, onde era pregador, suas 95 teses combatendo, especialmente, a venda de indulgncias. Em virtude dessa atitude, Lutero foi ameaado de excomunho pelo papa Leo X, caso no voltasse atrs. Lutero recusou-se a uma retratao, sendo excomungado e convocado a comparecer frente Dieta Imperial, que iria se reunir em Worms, para ser julgado. Nessa Assemblia, pelo fato de muitos prncipes eleitores serem tambm hostis Igreja, nada foi feito contra o monge. Entretanto, o imperador Carlos V fez passar um dito, declarando Lutero fora da lei. Todavia, passado o perigo da perseguio pelos soldados do rei, Lutero reiniciou a sua luta e o dito nunca foi posto em execuo. A partir da, a reforma proposta por ele expandiu-se pela Alemanha. e) A Reforma da Igreja na Inglaterra A reforma na Inglaterra ocorreu em princpio por um forte sentimento de nacionalismo dos ingleses gerado e aumentado desde a Guerra dos Cem Anos com a Frana, quando o soberano decidiu separar-se da Igreja Romana encontrou na classe mdia e na populao apoio necessrio para que a separao fosse completa. Fatores como o controle de muitas propriedades por parte da Igreja, os impostos papais, as cortes eclesisticas, os humanistas bblicos ou os reformadores de Oxford, o estudo da Bblia na lngua original atravs do Novo Testamento grego e ainda a vida sentimental de Henrique VIII e seu desejo de

ter um filho homem podem ser considerados como causas principais desta ruptura com a Igreja Romana. Henrique VIII tentou separar-se de sua esposa e casar com Ana Bolena o que no foi aceito pelo papa. O monarca obteve atravs do clero ingls autorizao para o seu intento e teve apoio do Parlamento, ou seja, a Reforma inglesa se iniciou pela autoridade secular do rei e do Parlamento. Ratificando a separao foram adotadas as seguintes medidas: Proibiu os clrigos ingleses de residir fora do pas; proibiu o pagamento de anatas ao papa; suspendeu os recursos das cortes eclesisticas na Inglaterra s cortes papais; Ato de Supremacia de 1534 d.C (passo mais importante na separao e no qual ele se declarava o nico chefe supremo na terra da igreja da Inglaterra); o Parlamento aprovou o Ato de Sucesso pelo qual o trono seria ocupado pelos filhos de Ana Bolena e o Parlamento fechou todos os mosteiros de renda anual inferior a 200 libras. Com a aprovao destes seis artigos pelo Parlamento em 1539 d.C estava completa a separao. Eduardo VI, sucessor de Henrique VIII, permitiu aos leigos tomarem o clice na Comunho, repeliu as leis de traio e heresia e os seis artigos de feio catlica, legalizou o casamento de sacerdotes e acabou com as chantries (capela doada para a celebrao de missas pelas almas de quem fizera a doao). Com a morte prematura do jovem rei assumiu a Catlica Maria Tudor (1553 1558 d.C) cujo reinado coincidiu com a Contra-Reforma Catlica. Maria desfez tudo o que seu meio-irmo fizera menos na questo de devolver as terras da Igreja. Muitos cristos foram perseguidos. Elizabeth subiu ao trono ingls com um pas dividido entre o protestantismo e o catolicismo e ela optou por uma via mais moderada. O Parlamento aprovou em 1559 d.C o Ato de Supremacia que dela o nico governo supremo deste reino e em 1563 o Parlamento aceitou os 39 artigos do Ato de Uniformidade e isso trouxe a excomunho da monarca. As tropas da Inglaterra venceram a armada espanhola e assim a campe do protestantismo europeu eliminou o perigo representado pela campe do catolicismo. A forma de governo (presbiteriano ou congregacional) dominou o cenrio ingls nos anos seguintes atravs dos puritanos e puritanos separatistas e por fim, depois de muitas idas e vindas, o sistema de governo adotado na Igreja Anglicana foi o tipo espiscopal. f) Princpios e caractersticas da Reforma Luterana

A religio luterana tinha um carter nacional na medida em que rompeu com o papado e colocou os pastores dessa igreja sob a direo dos prncipes alemes. A igreja luterana simplificou os rituais religiosos, tendo excludo todos os sacramentos da igreja catlica, exceto dois - o batismo e a eucaristia segundo Lutero, institudos pelo prprio Cristo. A confisso passava a ser feita diretamente com Deus. Todo homem era considerado capaz de interpretar livremente a Bblia. A reforma luterana foi uma reforma moderada que favoreceu a nobreza feudal e a grande burguesia. A nobreza feudal foi favorecida tanto pelo fato de que os pastores dessa igreja ficavam sob a direo dos prncipes, como tambm pelo fato dela haver se apoderado das terras da igreja. A grande burguesia foi favorecida, na medida em que se viu liberada das grandes obrigaes financeira para com a igreja catlica, permanecendo tais rendas na Alemanha. g) A justificao pela f O princpio bsico da religio luterana o da justificao pela f. Atravs desse princpio, Lutero dava maior valor f do que s boas obras praticadas pelos fiis como meio de alcanar a salvao. h) As conseqncias da Reforma Luterana - A Revolta dos Cavaleiros (1522-1523) : Os cavaleiros pertenciam pequena nobreza que estava sendo empobrecida com a concentrao da terra nas mo dos grandes prncipes leigos e eclesisticos. Imbudos da doutrina luterana, que pregava uma igreja nacional e a subordinao do poder espiritual ao temporal, os cavaleiros levantaram-se contra os prncipes catlicos. Essa revolta liderada por Ulrich Von Wutten e Francis Von Sickingen foi rapidamente dominada pela grande nobreza. - A Guerra Camponesa de 1523-1525 (a Revolta Camponesa de Thomas Mnzer): entre os seguidores de Lutero, os mais radicais eram os anabatistas. Em matria de religio, eram extremamente individualistas, rejeitando qualquer sacerdcio e acreditando que Deus continuava a se comunicar diretamente com os eleitos. Do ponto de vista social os anabatistas eram, na sua maioria, camponeses empobrecidos e aprendizes de tecelo, ou seja, pelas camadas mais baixas da sociedade alem. Seu principal lder era Thomas Mnzer, que pregava o desaparecimento da propriedade privada. Os camponeses e os

aprendizes das cidades revoltaram-se contra o domnio da grande e pequena nobreza, dos sacerdotes e dos cidados ricos das cidades. Os camponeses revoltosos queriam que lhes fossem devolvidas as terras comunais, usurpadas pelos senhores e a diminuio do tributo em espcie e em trabalho. Na Alemanha Central, o movimento tornou-se tipicamente revolucionrio, com os camponeses exigindo a abolio da servido e a posse comunitria da terra, em toda a Alemanha foram queimados conventos e os castelos da nobreza feudal. Lutero no concordou com o movimento, faltava-lhes unidade e organizao em suas foras o que resultou no seu esmagamento pelos exrcitos da grande nobreza, aliada aos cavaleiros, aos burgueses, igreja luterana e igreja catlica. O prprio Lutero incentivou o esmagamento dos camponeses. Mais de 100 mil foram mortos e Mnzer foi decapitado. Lutero perdeu prestgio entre a classe pobre neste evento. A Paz Religiosa em Augsburgo: as terras clericais passaram para a mo da grande nobreza. Mesmo alguns bispos abandonaram a igreja catlica e se tornaram senhores dos principados eclesisticos. A igreja catlica, vendo-se enfraquecida, permitiu que alguns prncipes catlicos ficassem com as suas terras. Mas, no perodo compreendido entre 1530 1540 d.C, houve um aumento do nmero de prncipes protestantes. Carlos V, imperador do Santo Imprio, era catlico. Temendo perder a coroa para algum prncipe protestante, pois o imperador era eleito pelos prncipes, Carlos V voltou-se contra os prncipes protestantes. Os principados, vendo na ao do imperador uma tentativa de fortalecimento do seu poder, agitaram-se. Alguns prncipes catlicos se aliaram aos prncipes protestantes, que tambm recebiam ajuda dos reis de Frana, e derrotaram Carlos V. Assumiu o poder Fernando I que, em 1555, assinou a paz religiosa de Augsburgo, onde ficou estabelecido que a religio do prncipe seria a religio do principado (cujus regio e jus religio). Assim sendo, o norte da Alemanha tornou-se protestante e o sul, catlico. A Reforma Luterana, apoiada pela nobreza feudal e baseada num conhecimento da Bblia na lngua do povo, expandiu-se pelos pases europeus tais como Sucia, Dinamarca, Noruega, Frana , Islndia, Sua, Hungria, Esccia, Irlanda e Holanda. A Reforma Protestante foi um movimento predominantemente de transformao religiosa, iniciado dentro da prpria igreja e em oposio no a

ela em si mas s prticas aprovadas pela sua liderana que se opunham quilo que a prpria Igreja dizia defender, ou seja, a verdade manifesta na Bblia. Seria um erro considerar a Reforma como puramente um movimento religioso, pois este movimento teve implicaes econmicas, polticas e sociais na medida em que refletiu as lutas de classe entre nobreza, burguesia, artesos e camponeses do incio da Idade Moderna. Assim como tambm no h como negar que houve erros de posicionamento e teolgicos de seus lderes mas o fato primordial que a Reforma atravessou o tempo e mostrou-se eficiente no decorrer dos sculos. Como curiosidade a origem do termo protestante est ligado ao papa Clemente VII que em 1529 tentou proibir a pregao do evangelho em alguns estados da Alemanha Os cristos no catlicos promoveram um protesto pblico contra o papa ficando conhecidos como protestantes. Apesar da maior nfase histrica dada a Lutero ele no realizou a Reforma sozinho. Homens notveis como Ulrich Zwinglio e Joo Calvino tiveram papel fundamental para o sucesso deste movimento i) Biografia dos Reformadores Martinho Lutero, Zwnglio e Calvino 1) Martinho Lutero Martinho Lutero nasceu em 10 de novembro de 1483, em Eisleben, Alemanha. Foi criado em Mansfeld. Na sua fase estudantil, foi enviado s escolas de latim de Magdeburg (1497 d.C) e Eisenach (1498-1501b d.C). Ingressou na Universidade de Erfurt, onde obteve o grau de bacharel em artes (1502) e de mestre em artes (1505). Seu pai, um aldeo bem sucedido pertencente a classe mdia, queria que fosse advogado. Tendo iniciado seus estudos, abruptamente, os interrompeu entrando no claustro dos eremitas agostinianos em Erfurt. um fato estranho na sua vida, segundo seus bigrafos. Alguns historiadores dizem que este fato aconteceu devido a um susto que teve quando caminhava de Mansfeld para Erfurt. Em meio a uma tempestade, quase foi atingido por um raio. Foi derrubado por terra e em seu pavor, gritava "Ajuda-me Santa Ana! Eu serei um monge!". Foi consagrado padre em 1507. Entre 1508 e 1512, fez prelees de filosofia na Universidade de Wurtenberg, onde tambm ensinou as Escrituras, especializando-se nas Sentenas de Pedro Lombardo. Em 1512 formou-se Doutor em Teologia. Fazia conferncias sobre Bblia, especializando-se em Romanos, Glatas e Hebreus. Foi durante este perodo que a teologia paulina o influenciou,

percebendo os erros que a Igreja Romana ensinava, luz dos documentos fundamentais do cristianismo primitivo. Lutero era homem de envergadura intelectual e habilidades pessoais. Em 1515, foi nomeado vigrio, responsvel por onze mosteiros. Viu-se envolvido em controvrsias com respeito a venda de indulgncias. Lutero estava galgando os escales da Igreja Romana e estava muito envolvido em seus aspectos intelectuais e funcionais. Por outro lado, tambm estava envolvido em questes pessoais quanto salvao pessoal. Sua vida monstica e intelectual no forneciam resposta aos seus anseios interiores, s suas aflitivas indagaes. Seus estudos paulinos deixaram-no mais agitado e inseguro, particularmente diante da afirmao "o justo viver pela f", Rm 1:17. Percebia ele que a Lei e o cumprimento das normas monsticas, serviam to-somente para condenar e humilhar o homem, e que nesta direo no se pode esperar qualquer ajuda no tocante salvao da alma. Martinho Lutero, estava trabalhando em "repensar o evangelho". Sendo monge agostiniano, fortemente influenciado pela teologia desta ordem monstica, paulina quanto aos seus pontos de vista, Lutero estava chegando a uma nova f, que enfatizava a graa de Deus e a justificao pela f. Esta nova f tornou-se o ponto fundamental de sua prelees. No seu desenvolvimento comeou a criticar o domnio da filosofia tomista sobre a teologia romana. Ele estudava os escritos de Agostinho, Anselmo e Bernardo de Claraval, descobrindo nestes, a f que comeava a proclamar. Staupitz, orientou-o para que estudasse os msticos, em cujos escritos se consolou. Em 1516, publicou o devocionrio de um mstico desconhecido, "Theologia Deutsch". Tornou-se proco da igreja de Wittenberg, e tornou-se um pregador popular, proclamando a sua nova f. Opunha-se a venda de indulgncias comandada por Joo Tetzel. Inspirado por vrios motivos, particularmente a venda de indulgncias, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero afixou na porta da Igreja de Wittenberg, suas 95 teses acadmicas, intituladas "Sobre o Poder das Indulgncias". Seu argumento era de que as indulgncias s faziam sentido como livramento das penas temporais impostas pelos padres aos fiis. Mas Lutero opunha-se idia de que a compra das indulgncias ou a obteno das mesmas, de qualquer outra maneira, fosse capaz de impedir Deus de aplicar as punies temporais. Tambm dizia que elas nada tm a ver como os castigos do purgatrio. Lutero

afirmava que as penitncias devem ser praticadas diariamente pelos cristos, durante toda a vida, e no algo a ser posto em prtica apenas ocasionalmente, por determinao sacerdotal. Joo Eck, denunciou Lutero em Roma, e muito contribuiu para que o mesmo fosse condenado e excludo do Igreja Romana. Silvester Mazzolini, padre confessor do papa, concordou com o parecer condenatrio de Eck, dando apoio a este contra o monge agostiniano. Em 1518. Lutero escreveu "Resolutiones", defendendo seus pontos de vista contra as indulgncias, dirigindo a obra diretamente ao papa. Entretanto, o livro no alterou o ponto de vista papal a respeito de Lutero. Muitas pessoas influentes se declararam favorveis a Martinho Lutero, tornando-se este ento polemista popular e bem sucedido. Num debate teolgico em Heidelberg, em 26 de abril de 1518, foi bem sucedido ao defender suas idias. Diante de tudo isso houve a reao papal, no dia 7 de agosto de 1518, Lutero foi convocado a Roma, onde seria julgado como herege. Mas apelou para o prncipe Frederico, o Sbio, e seu julgamento foi realizado em territrio alemo em 12/14 de outubro de 1518, perante o Cardeal Cajetano, em Augsburg. Recusou-se a retratar-se de suas idias, tendo rejeitado a autoridade papal, abandonando a Igreja Romana, o que ficou confirmado num debate em Leipzig com Joo Eck, entre 4 e 8 de julho de 1519. A partir deste episdio Lutero declara que a Igreja Romana necessitava de Reforma e publica vrios escritos, dentre os quais se destaca-se "Carta aberta nobreza crist da nao alem sobre a Reforma do Estado Cristo". Procurou o apoio de autoridades civis e comeou a ensinar o sacerdcio universal dos crentes, Cristo como nico Mediador entre Deus e os homens, e a autoridade exclusiva das Escrituras, em oposio autoridade de papas e conclios. Em sua obra "Sobre o Cativeiro Babilnico da Igreja", ele atacou o sacramentalismo da Igreja. Dizia que pelas Escrituras s podem ser distinguidos dois sacramentos o batismo e a Ceia do Senhor. Opunha-se alegada e repetida morte sacrificial de Cristo, por ocasio da missa. Em outro livro, "Sobre a Liberdade Crist", ele apresentou um estudo sobre a tica crist baseada no amor. Lutero obteve grande popularidade entre o povo, e tambm considervel influncia no clero. Em 15 de julho de 1520, a Igreja Romana expediu a bula Exsurge Domine, que ameaava Lutero de ser excomungado, a menos que se retratasse publicamente. Lutero queimou a bula em praa pblica. Carlos V, Imperador do Santo Imprio Romano, mandou queimar os livros de Lutero em

praa pblica. Ele compareceu a Dieta de Worms, de 17 a 19 de abril de 1521. Recusou-se a retratao, dizendo que a sua conscincia estava presa Palavra de Deus, pelo que a retratao no seria seguro nem correto. Dizem os historiadores que concluiu a sua defesa com estas palavras: "Aqui estou; no posso fazer outra coisa. Que Deus me ajude. Amm". Respondendo a Dieta em 25 de maio de 1521, formalizou a excomunho de Martinho Lutero, e a Reforma nascente tambm foi condenada. Por medida de segurana Lutero permaneceu recluso no castelo de Frederico, o Sbio, por cerca de 10 meses. Teve tempo de trabalhar na traduo do Novo Testamento para a lngua alem. Esta traduo foi publicada em 1532. Com a ajuda de Melancton (que seria mais tarde o sucessor do prprio Lutero) e outros, a Bblia inteira foi traduzida, e, ento, foi publicada em 1532. Finalmente, essa traduo unificou os vrios dialetos alemes, do que resultou a moderna lngua alem. Tem-se dito que Lutero foi o verdadeiro lder da Alemanha, de 1521 at 1525. Houve a Guerra dos Aldees (Revolta dos Camponeses) em 1525, como j tratado anteriormente, onde Lutero tentou estancar o derramamento de sangue, mas, quando os camponeses se recusaram a ouvi-lo e ele percebeu neste fato uma ameaa prpria Reforma iniciada apelou para os prncipes a fim de que a paz e a ordem fossem restabelecidas o que, na verdade, ainda resultou num banho de sangue. Fato notvel foi o casamento de Lutero, com Catarina Van Bora, filha de famlia nobre, ex-freira cisterciana com quem teve seis filhos, alguns faleceram na infncia, adotou outros filhos. Este fato serviu para incentivar o casamento de padres e freiras que tinham preferido adotar a Reforma e marcou um rompimento definitivo com a Igreja Romana. Houve controvrsia entre Lutero e Erasmo de Roterd, que nunca deixou a Igreja Romana, por causa do livre-arbtrio defendido por este. Apesar de admitir que o livre-arbtrio uma realidade quanto a coisas triviais, Lutero negava que fosse eficaz no tocante salvao da alma. Lutero publicou muitas obras. Em 1528 e 1529, Lutero publicou o pequeno e o grande catecismos, que se tornaram manuais doutrinrios dos protestantes. Juntamente com Melancton e outros, produziu a confisso de Augsburg, que sumaria a f luterana em vinte e oito artigos. Em 1537, a pedido de Joo Frederico, da Saxnia, comps os Artigos de Schmalkald, que resumem seus ensinamentos.

Como monge agostiniano, na rea teolgica, Lutero dava preferncia a certos estudos, dentre os quais se destacam a soberania de Deus, dando uma abordagem mais bblica s questes religiosas e s doutrinas crists. Alguns pontos defendidos por Lutero so : 1) Nem o papa nem o padre, tem o poder de remover os castigos temporais de um pecador; 2) A culpa pelo pecado no pode ser anulada por meio de indulgncias; 3) Somente um autntico arrependimento pode resolver a questo da culpa e do castigo, o que depende nica e exclusivamente de Cristo; 4) S h um Mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo; 5) No h autoridade especial no papa; 6) As decises dos conclios no so infalveis; 7) A Bblia a nica autoridade de f e prtica para o cristo; 8) A justificao somente pela f; 9) A soberania de Deus superior ao livre-arbtrio humano; 10) Defendia a doutrina da consubstanciao em detrimento da transubstanciao; 11) H apenas dois sacramentos : o batismo e a ceia do Senhor; 12) Opunha-se a venerao dos santos, ao uso de imagens nas Igrejas, s doutrinas da missa e das penitncias e ao uso de relquias; 13) Contrrio ao celibato clerical; 14) Defendia a separao entre igreja e estado; 15) Ensinava a total depravao da natureza humana; 16) Defendia o batismo infantil e a comunho fechada; 17) Defendia a educao dos fiis em escolas paroquianas; 18) Repudiava a hierarquia eclesistica. Os ltimos dias de Lutero tornaram-se difceis devido a problemas de sade. Com freqncia tinha acesso de melancolia profunda. Apesar disso era capaz de trabalhar tenazmente. Em 18 de fevereiro de 1546, em Eislebem, teve um ataque do corao, vindo a falecer. Morreu de fato o homem Lutero, mas a obra, iniciada por ele, estava fadada a ir muito alm de seu idealizador. 2) Calvino No dia 10 de julho de 1509, nascia Joo Calvino de Noyon, filho de Gerard Cauvin e Jeanne de La Franc, casal distinto e ilustre, bem relacionado social e politicamente. Batizado na tradio catlica, teve como padrinho Jean Vatine, cnego da Catedral em Noyon. Foi educado sob orientao pedaggica de Marturin Cardier, um dos mestres do latim na sua poca, no Colgio de La Marche, em Paris. Mais tarde foi transferido para Montaignu, atendendo aos propsitos de seu pai, que desejava fazer de Calvino um clrigo. Em 1528, com 19 anos, deixa o colgio e Paris. Gerard Cauvin, decide ento mandar Calvino para Orleans, a fim de estudar Direito, o caminho mais seguro para a fama e a fortuna. Destacou-se pela sua inteligncia e brilhantismo, deixando Orleans antes de completar o curso, mas a Academia lhe confere o ttulo de Doutor, pr servios prestados, segundo alguns dos seus bigrafos. Foi monitor da disciplina em vrias ocasies, tendo

oportunidade de tomar contato com o mundo da antiguidade clssica, tendo sido tutelado por Melchior Wolmar no estudo do grego. Seu pai, Gerard Cauvin, morre em 1531, tendo Calvino se desobrigado do estudo do Direito, passando literatura clssica. Em Paris, em 1532, publica o seu primeiro livro, uma edio do livro de Sneca intitulado "Sobre a Clemncia", completada com um longo comentrio. Supe-se que sua converso ao protestantismo tenha se dado no perodo compreendido entre 1527 e 1534. De formao catlica tradicional, deve ter tido contato com as idias evanglicas, talvez atravs dos escritos de Lutero, que foram escritos na dcada de 20, e teve contato com humanistas franceses evanglicos, como Jacques Lefvre, Farel, e um seu primo Robert Olvetan, em cujo Novo Testamento Francs (1535 d.C), Calvino escreveu um prefcio intitulado "A todos os que amam a Jesus Cristo e Seu evangelho". Em 1555, Calvino recordou sua "sbita converso" segundo alguns, escrevendo sobre ela no prefcio do seu "Comentrios sobre os Salmos", onde declara que "Deus mudou meu corao", e seu desejo de viver em recluso para seus estudos, "em paz em algum canto desconhecido". Em 1533, no Dia de Todos os Santos, Calvino se envolve, como autor ou coautor, do discurso proferido por Nicholas Cop, mdico, amigo de Calvino e Reitor da Universidade de Paris, onde declara publicamente Cristo como nico mediador de Deus. O seu discurso revela simpatias com Lutero, e a Universidade de Sorbone o repele, convocando o Parlamento. Calvino tem sua casa vasculhada e seus livros apreendidos. Disfarado de agricultor foge para Angoulme, onde o cnego da catedral, Luis Tillet, concede-lhe asilo e pe sua disposio a biblioteca, onde provavelmente, Calvino comeou a escrever sua primeira edio das As Institutas da Religio Crist. Da vai para Nerac na Gascnia, visita Noyon sua terra natal, voltando a Paris. A investida contra os "hereges" na Frana, devido ao surgimento dos "Cartazes", em 18 de outubro de 1534, um ataque missa e seus adornos, faz com que Calvino deixe o pas apressadamente e encontre refgio na cidade reformada de Basilia, onde vem a publicar a primeira edio das Institutas, atravs do editor Thomas Platter, em maro de 1536, com o ttulo "O Ensino Bsico da Religio.". No vero de 1536, Calvino, seu irmo Antoine e sua meia-irm Marie viajavam para Estrasburgo, onde esperava estabelecer-se, para seu antigo desejo de

descanso e estudo. Mas a movimentao de tropas leais a Francisco I e Carlos V, desviam a sua trajetria para Genebra. Foi abordado por Farel, que havia levado a cidade a abraar a Reforma, numa assemblia pblica, em 25 de maio de 1536, votando unanimemente por "Viver de agora em diante de acordo com a lei do evangelho e com a Palavra de Deus e abolir todos os abusos papais". Farel, o demove de seus intentos, lhe implorando que ficasse em Genebra, dizendo que Deus o castigaria por sua fuga comodista convocao divina; j que o nico desejo de Calvino, era chegar a Estrasburgo, onde fixaria residncia, dedicando-se aos estudos. Calvino ficou. Em Genebra, redigiu um manual de doutrina crist para a Igreja de Genebra, assumindo diversas tarefas ao longo dos anos, confirma-se a sua vocao bsica de pastor e de mestre. Em 20 de julho de 1537, o Senado e o povo de Genebra, solenemente declaram sua aceitao das principais doutrinas e disciplinas da religio crist. Quanto a aceitao do catecismo e da confisso de f, no houve subscrio individual satisfatria. O conclio de Genebra percebeu certos desacertos nas medidas tomadas, e resolveu afrouxar as exigncias, tomando a si posteriormente, a jurisdio da comuna em assuntos morais e religiosos, o que contrariava as idias de Calvino, que sempre julgou o poder civil incapaz de resolver assuntos morais e religiosos, os quais deviam caber Igreja, por suas autoridades ou consistrios, como mais tarde se veio a fazer. Em abril de 1538, Calvino e Farel foram expulsos de Genebra. Aps uma breve estada em Basilia, Calvino se dirige para Estrasburgo, como no incio desejava. Passou trs anos em Estrasburgo, tendo sido convidado insistentemente, por Martin Bucer, para assumir o pastorado dos refugiados franceses. Este se torna seu protetor e amigo nesta cidade, sendo grande intelectual, personalidade de alto porte, um telogo, um esprito equilibrado, de disposio pacfica e moderada. Nesta cidade Calvino teve oportunidade de conviver com outras personalidades e reformadores notveis, tais como Hdio, Niger, Capito e Sturm. Lecionava, pregava em dois ou trs pontos diferentes, organizando igrejas, formulando a ordem do culto, da celebrao da Santa Ceia, batizados, casamentos. Cuidou do cntico da igreja, metrificou alguns Salmos, bem como o cntico de Simeo e o declogo. Publicou um tratado sobre a Santa Ceia, alicerando a sua doutrina do sacramento de maneira slida nas Escrituras, diferentemente de Zwinglio e Lutero. O trabalho de Calvino evidenciou-se porque era pastor, professor, escritor e estadista da Igreja.

nesta cidade que Calvino vem a contrair npcias com Idalete de Buren, viva de um pastor anabatista e convertida pela instrumentalidade de Calvino, em 14 de agosto de 1540, tendo a beno sido dada por seu amigo Farel. A vida matrimonial de Calvino tem curta durao, entretanto feliz e cheia de ternura, a despeito dos sofrimentos do casal. O nico filho do casal morreria logo aps o nascimento, e Idalete, em maro de 1549, tambm vem a falecer vitimada pela tuberculose. Retorna a Genebra em 13 de setembro de 1541, onde realizou dois atos oficiais. Um foi apresentar ao conselho da cidade um plano detalhado para a ordem e o governo da Igreja. As "Ordenanas Eclesisticas" exigiam o estabelecimento de quatro ofcios, a saber - pastor, doutor, ancio e dicono, que correspondiam a doutrina, educao, disciplina e servio social. Aprovado o plano, Calvino passou o resto de sua vida tentando execut-lo. O segundo ato, foi subir ao plpito da Catedral de So Pedro, onde comeou de onde tinha parado antes, no mesmo versculo, captulo e livro da Bblia. Em Genebra, Calvino tem a oportunidade de fundar a sua Academia a 5 de maro de 1559, onde adota um programa de ensino unificado - primrio, secundrio e universitrio. Quando morreu, a Academia contava com 1200 alunos universitrios, alm de 300 alunos nos cursos inferiores. Ele tinha como ideal preparar lderes para a Igreja, a sociedade civil e para o governo civil. Calvino convidado, em 25 de dezembro de 1559, ao conclio da cidade de Genebra, para a receber o ttulo de cidado da cidade, que passa a ser conhecida como a cidade de Calvino. Fa leceu em 27 de maio de 1564, desde seus dias de estudante, fora frgil e com freqncia estava doente. Como fato negativo h que se mencionar o lamentvel episdio com Servetus, polemista, telogo, mdico, contra o qual Calvino foi chamado a testemunhar e foi condenado como herege, pena de morte, para ser queimado vivo. Direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente, fato que houve participao de Calvino. Existem seis grandes obras de Calvino, que no podem deixar de ser consultadas para um estudo completo da teologia de Calvino: 1) As Institutas (principal obra dele sendo que a edio de 1539 contm 4 volumes); 2) Comentrios; 3) Sermes; 4) Folhetos e Tratados; 5) Cartas e 6) Escritos litrgicos e catequticos. De seu legado pode-se citar ainda o seu anagrama TELIP: Totalidade da depravao humana, Eleio incondicional, Limitao da redeno, Irresistibilidade da graa e Perseverana dos santos que formavam a base de

seus principais pensamentos teolgicos. Calvino contribuiu ainda como incentivador da educao, sua forma de administrao eclesistica influenciou diversas denominaes atravs dos tempos, influenciou o avano da democracia e estimulou o capitalismo. 3) Zwinglio Reformador suo nascido em Wildhaus, canto de Sankt Gallen, Sua, contemporneo de Martinho Lutero, que pregava uma reforma da Igreja de tipo mais liberal e racionalista e cujas doutrinas influenciaram os calvinistas. Estudou nas universidades de Viena e Basilia, e ordenou-se padre (1506) e ocupou a parquia de Glarus, onde conheceu as idias de Erasmo. Transferiu-se em para Einsiedeln (1516) e foi nomeado pregador do colegiado de Zurique (1518), quando passou a criticar a corrupo eclesistica. Aps se casar secretamente com Anna Reinhard (1522), entregou-se a obra da Reforma, partindo do princpio de que s a Bblia continha a doutrina necessria para a salvao. Em De vera et falsa religione commentarius (1525) - Verdadeira e falsa religio, negou o carter sacrificial da missa, a salvao pelas obras, a intercesso dos santos, a obrigatoriedade dos votos monsticos, a existncia do purgatrio. Afirmou o carter simblico da eucaristia, onde alis divergia de Lutero, que tomava de firma literal as palavras Jesus sobre este o meu corpo que dado por vs.. Lc 22:19. Cria ainda na predestinao incondicional para a salvao, cria que a f era a parte mais importante dos sacramentos, a Ceia do Senhor era uma comemorao e no uma repetio da Expiao e concebia o pecado original como uma doena moral no como uma culpa e, sendo assim, as crianas poderiam ser salvas por Cristo independentemente de batismo. Organizou uma Aliana Cvica Crist, iniciando-se a luta armada e acompanhando as tropas como capelo, morreu em batalha, perto de Kappel. Foi considerado o mais humanista de todos os reformadores.

2. Contra-Reforma Parecia que toda a Europa estava fadada a inclinar-se para a causa da Reforma Protestante. A reao da Igreja Catlica no se fez por esperar e ela reagiu de diversas formas a este avano. esta reao que ser abordada neste tpico.

A perda de poder temporal, eclesistico e financeiro com a formao de igrejas nacionais protestantes no sujeitas ao domnio papal fez o papa Leo X tomar medidas que com o tempo mostraram-se eficazes para deter o avano protestante. Fatores como a criao da ordem Oratrio do Amor Divino fundada em 1517 d.C com Giovann Pietro Caraffa (Papa Paulo VI) e Gaetano di Tiene; A escolha de homens capazes como Caraffa e Contarini para integrar uma comisso a fim de elaborar um plano de reforma religiosa; a fundao da Ordem dos Capuchinhos (por Gaetano de Tiene), Ordem Ursulina e da Sociedade de Jesus; os papas da renascena (amantes da luxria) foram sucedidos por papas zelosos, a grande horda de missionrios enviados no sculo XVI, a incluso da msica polifnica na missa, as arquiteturas que davam carter triunfal s igreja, a Inquisio e o Index (lista de livros elaborada pelo Santo Ofcio, cuja leitura era proibida aos fiis catlicos) podem ser citados como responsveis pelo fato do protestantismo s lograr xito na Holanda aps o incio da Contra-Reforma. Na Espanha a Igreja Catlica encontrou sua maior aliada na defesa de sua f. De l saram homens como Toms de Torquemada (criador da forma primria de Inquisio que foi adotada depois pela Igreja Catlica) e Igncio de Loyola (fundador da Companhia de Jesus). Na Inglaterra houve apoio de Maria Tudor (visto anteriormente), porm por pouco tempo. A Companhia de Jesus foi a arma mais eficiente usada pela Igreja Romana. Esta ordem era composta por monges bem treinados na pregao e logo obtiveram forte impacto nos locais para onde foram enviados. O principal objetivo da organizao era a educao, o combate heresia e as misses estrangeiras. Um dos seus maiores missionrios foi Francisco Xavier que pregou no Japo e na ndia. Ainda como reao o Concilio de Trento (1545 1563 d.C). Tomou uma srie de medidas, entre as quais podem ser citadas: - Organizou a disciplina do clero: os padres deveriam estudar e formar-se em seminrios. No poderiam ser padres antes dos 25 anos, nem bispos antes dos 30 anos. - Estabeleceu que as crenas catlicas poderiam ter dupla origem: as Sagradas Escrituras (Bblia) ou as tradies transmitidas pela Igreja; apenas esta estava autorizada a interpretar a Bblia. Mantinham-se os princpios de valia das obras, o culto da Virgem Maria e das imagens.

- Reafirmava a infalibilidade do papa e o dogma da transubstanciao. A consequncia mais importante deste Concilio foi o fortalecimento da autoridade do papa, que, a partir de ento, passou a ter a palavra final sobre os dogmas defendidos pela igreja catlica. O tratado chamado de Paz de Augsburg determinava que aqueles que se tornassem protestantes deveriam devolver suas terras e no estava sendo cumprido nem por um lado nem pelo outro o resultado imediato foi a criao da Unio Evanglica e da Liga Catlica neste ambiente a guerra foi uma conseqncia natural. A chamada Guerra dos 30 anos foi na verdade um jogo de interesses onde soberanos catlicos apoiavam protestantes e vice-versa se lhes fosse oportuno. A Paz de Westflia encerrou a luta em 1648 d.C com a Frana tornando-se o centro hegemnico da Europa e o luteranismo e calvinismo foram reconhecidos como religio. Em 1648 as principais igrejas da religio crist estavam estabelecidas.

2. Racionalismo, Reavivamentos e Denominacionalismo de 1648 a 1789 d.C Como j vimos o sculo XVI considerado o sculo das misses catlicas principalmente impulsionadas por jesutas franceses, portugueses e espanhis, em especial dos dois ltimos, que, com o ardor missionrio que lhes foi peculiar, do seu jeito anunciaram o Evangelho. Por seu lado as Igrejas Protestantes se engajavam mais numa luta pela sobrevivncia face as muitas perseguies do que propriamente em sair em misses, o crescimento obtido por estas no perodo deu-se pela adeso de prncipes ao protestantismo. No fim do sculo XVI tanto em Portugal quanto na Espanha a religio era fortemente dominada pelos reis, portanto, nas expedies s Amricas houve dplice intento a explorao econmica e a converso dos ndios. Quando da chegada dos espanhis Cordilheira dos Andes encontraram civilizaes como a dos Incas e dos Astecas (os Maias haviam sido absorvidos pelos Astecas) altamente organizadas e desenvolvidas para a poca; com profundo senso religioso baseado num conceito politesta.Foram recebidos pacificamente e assim mesmo espoliaram e mataram os habitantes locais. Os portugueses ao chegarem ao Brasil encontraram milhes de ndios espalhados por toda costa e interior da nova terra. Sua ao para com os

amerndios no diferiu muito da dos espanhis, o principal interesse era o lucro, mesmo os sacerdotes tinham por oficio a proteo dos seus navegantes e os ndios eram tratados como, no princpio do descobrimento, como sem-alma. Vale ressaltar que todos os povos americanos descobertos pelos espanhis e portugueses possuam em comum o mito de que suas tribos haviam sido fundadas por um homem que fora embora para um paraso e que prometera, antes de partir, que voltaria. Esse fato em muito favoreceu a colonizao portuguesa e espanhola e, quando a Igreja despertou, o prprio evangelismo entre os nativos. Houve interesse dos monarcas das trs naes citadas em enviar sacerdotes ao Novo Mundo, suas despesas pessoais ficavam por conta das coroas alem da garantia de outros benefcios. O sentimento de que os ndios eram uma raa a ser salva e preservada dos exploradores civis, que enchiam os mares atrs de lucro fcil, logo alcanou as citadas monarquias. Exterminar, portanto, os amerndios no eram objetivos iniciais dos conquistadores, acabou ocorrendo devido a resistncia oferecida pelos nativos quando se sentiram oprimidos e viam suas mulheres ser desonradas pelos visitantes. Neste contexto os sacerdotes comearam a chegar em massa no final do sculo XVI e serviram de mediadores entre ndios e exploradores. Num intuito de preservar os ndios os jesutas os colocavam em redues (comunidades cercadas e lideradas por sacerdotes), mais tarde a Companhia de Jesus (conseguira o monoplio do comrcio de ervas) usaria os ndios destas redues para trabalho escravo. Esta Ordem foi extinta por Clemente XIV e, 1773 d.C devido aos inmeros problemas provocados pelo desvio de conduta e ingerncia nos negcios temporais das naes. Um captulo a parte a historia da colonizao americana (sob a tica de misses). Pode-se dizer que a radicalizao dos diversos grupos protestantes na Europa e a conseqente perseguio realizada contra esses grupos por protestantes e por catlicos, a Inquisio, a busca por novas oportunidades financeiras, entre outros, so os fatores fomentadores da vinda em massa de europeus aos Estados Unidos. Ressalte-se que, apesar de haver interesses econmicos envolvidos, os emigrantes vinham para se estabelecer na nova terra com tudo o que podiam trazer (esposa, filhos e etc) o que demonstra clara disposio de se fixar na terra, diferente da colonizao portuguesa e espanhola onde, na sua maioria, vinham homens cujas famlias ficavam para trs, com clara disposio de ganhar dinheiro e voltar.

Nesses contornos que se modelaria a Igreja nos Estados Unidos. Os anglicanos rapidamente se fixaram em Maryland onde implantaram o sistema congregacional. Os puritanos (representados por Roger Williams 1603 1683 d.c) se estabeleceram em Providence em 1639 onde fundaram uma igreja que considerada a primeira Igreja Batista do Estados Unidos. Os catlicos se estabeleceram na Flrida, no Novo Mxico, na Califrnia, porm no foi duradouro. Os *Quacres (possuam ideais de separao da igreja e do estado) fixaram-se na Pensilvnia em 1681 d.C. Quacres: grupo oriundo da Inglaterra onde se afastaram da igreja e da crena de que a Bblia era a nica autoridade final da vontade de Deus. Criam que o Esprito Santo revelava atravs da luz interior dando conhecimento imediato e direto de Deus independente da Bblia. Tiveram em George Fox (1624-1691 d.c) e Roberto Barclay (1648-1690 d.C) fundador e telogo, respectivamente. Deste movimento deriva muitas das praticas adotadas pela Igreja Congregao Crist. O presbiterianismo (de origem calvinista) chegou aos Estados Unidos no incio do sculo XVII atravs dos escoceses. Em 1750 d.C cerca de 100.000 mudaram-se para New Jersey e New York. O metodismo foi introduzido por Robert Strawbridge em Maryland e pelo capito Webb em New York aps 1750 d.C. John Wesley enviou Richard Boardman e Joseph Pilmoor como missionrios em 1768 d.C. Diante do exposto fcil observar que todas as tendncias evanglicas se faziam presentes na Nova Colnia e davam aspecto de pluralidade que marcaria a histria crist dos Estados Unidos. Avivamento peridicos marcaram a vida do comeo do cristianismo norte americano atravs de grandes pregadores como Johnathan Edwards (1703 1758 d.C) autor do celebre sermo Pecadores nas mos de um Deus irado; George Whitefieldi (1714 1770 d.C) que visitou as treze colnias com pregaes onde havia houve forte presena do Esprito Santo. As conseqncias do avivamento foram converses em massa, abertura de 150 novas igrejas, fortalecimento dos lares, impulso missionrio (representado por David Brainerd - 1718 1747 d.C missionrio junto aos ndios) e ainda provocou um cisma no meio dos presbiterianos e batistas pondo de um lado aqueles que apoiavam o avivamento e de outros que discordavam deste avivamento. Atravs dos tempos os norte-americanos tem experimentado avivamentos tremendos que, pela magnitude que atingem nas igrejas americanas, atingem e servem de modelo para as igrejas evanglicas do mundo todo at os dias atuais.

Os evanglicos americanos exerceriam importncia vital na evangelizao do Brasil em pocas posteriores. Neste perodo surgiram formas intelectuais de abordar o pensamento cristo (um novo escolasticismo) tomando formas como o Desmo (combinao das idias de Francis Bacon 1561-1626 d.C; com John Locke 1632-1704 d.C e Rene Descartes 1596-1650 d.C) cuja aglutinao de idias trouxe uma viso cientfico-filosfica de que Deus est acima e alm de sua criao ( ausente). Na Frana encontrou em Rousseau e Voltaire grandes defensores. Nos Estados Unidos homens expoentes como Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Ethan Allen e Thomas Paine estavam entre os lideres do desmo. A igreja evanglica lucrou com o desmo devido a busca da crtica textual e da exegese onde especialistas se empenharam em desenvolver um texto definitivo da Bblia para defender a f crist, na tentativa de provar aos filsofos que a Bblia chegara at ns atravs dos originais em bom estado de conservao. Voltando os olhos para a Europa do perodo podemos vislumbra a centelha do reavivamento varrendo o Velho Continente atravs do pietismo (acentuava um retorno subjetivo e individual ao estudo bblico e orao). Este movimento provocou um novo interesse pelo estudo, discusso e aplicao da Bblia; Davam nfase funo do Esprito Santo como iluminador da Bblia e sobre as boas obras como expresso verdadeira da religio. O pietismo resultou na formao da igreja Moravia atravs do Conde Zinzendorf 1700-1760 d.C (lder de um grande nmero de missionrios), a importncia dos Morvios, alem de intensa atividade missionria, influenciaram, mais tarde, os irmos Wesley no reavivamento ingls. O reavivamento metodista na Inglaterra levado a cabo por John Wesley (17031791 d.C) considerado, junto com a Revoluo Francesa e a Revoluo Industrial, um dos grandes fenmenos do sculo pois, segundo alguns autores, preservou a Inglaterra dos transtornos ocorridos na Frana com a Revoluo. John Wesley era o 15 filho de Samuel e Susannah Wesley, estudou em Oxford de 1726 a 1751 d.C sendo ordenado ao ministrio em 1728. Aps ajudar seu pai por dois anos ele e seu irmo (Charles) fundaram o Clube Santo), foram chamados de Metodistas por causa do estudo metdico da Bblia e seus hbitos de orao. Em 1738 ouvindo o Comentrio de Romanos de Lutero teve uma experincia de converso genuna, assim como seu irmo Charles tambm tivera numa tempestade a caminho da Gergia. Os dois realizaram pregaes pela

Inglaterra, Esccia e Irlanda (John pregou cerca de 42.000 sermes e escreveu 200 livros) Para ele o evangelho deveria influenciar a sociedade e foi exatamente o que aconteceu na Inglaterra sendo fator determinante para que no houvesse uma revolta de trabalhadores como ocorrida na Frana; Ele se ops ao lcool, guerra e escravido. Suas mensagens transformaram a classe alta inglesa e ajudariam a Inglaterra a se tornar a grande lder no concerto das naes e promover a paz mundial no sculo XIX.. Nestes tempos de grandes mudanas os papas continuavam envoltos pela disputa com os soberanos (em especial com o francs) na questo de que o rei no estava sujeito aos papas nas questes temporais e o papa era sujeito s decises dos conclios. A Igreja Ortodoxa Russa havia sido subjugada por Pedro, o Grande, em 1721 d.C quando o mesmo aboliu o patriarcado e a colocou sob controle do Santo Snodo (dirigido por oficial civil) fazendo da Igreja um departamento do estado at a chegada do Comunismo em 1917. Portanto o perodo visto foi marcado por grande movimento de cristos vindos da Europa para o Novo Mundo trazendo suas bagagens espirituais e gerando nos Estados Unidos uma Igreja que influenciaria as misses por sculos.

3. Tempos de reavivamentos misses e modernismo 1789 a 1914 d.C Nesta poca a Igreja Catlica no mantinha mais o mesmo prestgio da poca medieval e a sociedade apresentava um forte sentimento anticlericalismo, em especial na Europa. Filsofos como Rousseau, Montesquieu, Diderot e Voltaire criticavam abertamente a Igreja Catlica na Frana e o direito do povo de se rebelar contra Luis XVI. Os papas viviam sob presso dos soberanos franceses e mesmo Napoleo, em 1799, declarou que a religio catlica romana a religio da maioria dos franceses e no a estabeleceu como religio oficial. Tudo isso somado fez a Igreja Catlica transpor esse perodo de forma extremamente penosa onde perdeu suas propriedades no territrio francs e seus sacerdotes agora eram pagos pelo errio estatal como bem lhes provinha. Somente em 1870 quando os soberanos, com medo de sucumbirem ante a diversidade de movimentos revolucionrios propuseram uma Aliana entre os

reis da Europa e a Igreja Romana que houve uma restaurao do poder papal. Fatos como o movimento romntico (muitos autores exaltaram a Igreja Catlica em prosa e verso), a filosofia idealista (elaborou provas da existncia de Deus), os jesutas foram restabelecidos em 1814 d.C por Pio VII e imediatamente retomaram suas aes, os dispositivos que proibiam aos catlicos o voto e o acesso aos cargos pblicos na Inglaterra foram revogados em 1829 d.C e ainda a declarao de infalibilidade papal no Conclio Vaticano I em 1870 d.C, ou seja, o papa era agora autoridade final em questes de f e moral. Imediatamente a esta declarao novamente o papado entra em declnio com relao ao seu poder de influncia tendo que enfrentar nova onda de hostilidade anti-clerical em vrios pases. Em 1870 os exrcitos italianos tomaram Roma, assim o papado perdeu suas terras ficando somente com as cercanias do Vaticano. O governo italiano fez uma proposta para compensar a perda das terras o que foi recusada pelo papa que auto-exilou-se no Vaticano de onde sairia somente no governo de Mussolini em 1929. Alm destes problemas o papado ainda enfrentou problemas na Alemanha de Bismark e na Frana onde o clero, como vimos anteriormente, que era pago pelo estado deixaria de receber seus honorrios e todas as propriedades da Igreja passaram para o controle do estado. O papa Leo XIII (1810 1903 d.C) tentou fazer voltar a antiga situao nestes dois paises sem, no entanto, alcanar o xito desejado. Pio X (1853 1914 d.C) excomungou George Tyrrel (1861-1909 d.C) e Alfred Loisy (1857-1940 d.C) por defenderem idias modernistas como haver uma evoluo teolgica na Bblia. Sobraria o problema modernista para a Igreja Evanglica. Faz-se necessria uma abordagem da atuao do Santo Oficio (Tribunal de Inquisio) que em 1536 funcionava plenamente em Portugal. Apesar de nunca haver sido aberto um tribunal no Brasil a existncia deste moldou por sculos o destino do cristianismo brasileiro. Com a vinda em massa dos escravos, trazendo consigo sua cultura e conseqente religiosidade, houve uma mistura (sincretismo) que pode ser observado nas tradies antigas e atuais dos rituais catlicos. Os filhos dos senhores de engenho ao serem criados por amas negras aprenderam seus costumes e mais tarde a incluso destes no catolicismo foi uma conseqncia natural. Para os padres da poca se o negro era batizado a formalidade de incluso estava satisfeita, no sendo necessrio evangeliz-los. Os grandes missionrios catlicos no Brasil eram, na sua grande maioria, jesutas. Antonio Vieira colocou os ndios em aldeias sob autoridade dos

jesutas o que ocasionou embates tremendos entre estes e os apresadores de escravos atravs dos anos, alm de que os prprios jesutas explorarem o trabalho indgena para colheita e envio de especiarias Europa. Com a interferncia deles nos negcios temporais houve insatisfao geral, at que o Marques de Pombal os expulsou em 1759 d.C o que ocasionou sua expulso completa pelas cortes europias e a extino da Companhia pelo papa Clemente XIV. 4. O protestantismo na Amrica Latina Trs tentativas foram realizadas para tentar implantar o protestantismo na Amrica. A 1 foi feita por Welser na Venezuela e duas seriam no Brasil por Villegainon no Rio de Janeiro em 1555 1560 d.C e pelos holandeses em Pernambuco de 1630 1654 d.C. Porm so dois incidentes que marcariam a abertura aos protestantes de uma forma mais clara na Amrica latina. O primeiro que com a vinda da famlia real portuguesa para o Brasil escoltada pelos ingleses (dominadores absolutos dos mares) em 1808 d.C os inglese foraram um tratado e em 1810 este foi assinado e, numa de suas clusulas permitia a construo de casas de adorao para estrangeiros sem aparncia de templos e sem a cruz do lado de fora. O segundo foi a ida de James (Diego) Thomsom, pastor batista, para a Argentina em 1818 d.C, fundou escolas ali usando o mtodo Lancaster de ensino que, basicamente consistia, no uso da Bblia para alfabetizar. Sua fama abriu-lhe as portas do Chile e Peru. O protestantismo latino americano dependeu, no seu incio dos emigrantes e dos missionrios. O Brasil recebeu 1 milho de italianos e 500 mil portugueses. Alguns emigrantes como os alemes que chegaram a Nova Friburgo vieram exclusivamente para trabalhar e prosperar. Em 1900 o Snodo de Missouri enviou missionrio alemes-americanos e em 1930 a Igreja Luterana j contava com 226.687 membros batizados. Uma parte dos italianos era Valdenses e foram para Uruguai, Argentina e Paraguai e posteriormente vieram para o Brasil sendo agregados a Igreja Metodista. A presena destes imigrantes forou uma nova legislao, contribuiu para a separao da Igreja do Estado, a secularizao dos cemitrios, a tolerncia religiosa e o casamento civil. Em 1861-1865 d.C houve grande sobressalto dos catlicos brasileiros devido a notcia da vinda em massa (falava-se em 50.000 ou 100.000 famlias americanas fugindo da Guerra da Secesso), fato este que no se concretizou e somente cerca de 4.000 pessoas vieram. Os fatos narrados se somaram na Questo Religiosa de 1870 d.C e para apressar o surgimento da Repblica.

Houve algumas tentativas individuais de evangelizar a Amrica Latina. Gardiner estabeleceu uma sociedade missionria em bases inglesas tendo em vista evangelizar os ndios da Terra do Fogo (1844 d.C); Em 1848 o Rio de Janeiro recebia 10.000 marinheiros e foi enviado o capelo Morris Pease, substitudo por Cooley Fletcher em 1851 d.C (este ficou obcecado pela idia de converter o Brasil pois acreditava que Brasil progrediria econmica, social e politicamente). Outro fator foi a distribuio de Bblias realizada por Thomsom, Fletcher, Justin Spauding e Daniel Kidder. O clero catlico tentou impedir de diversas formas a distribuio dos escritos sagrados. Os metodistas fizeram a primeira tentativa de enviar missionrios Amrica Latina e estabeleceram a primeira Igreja Metodista no Rio de Janeiro em 1836. Em 1867 d.C o metodista John F. Thomsom celebrou o primeiro culto protestante em espanhol em Buenos Aires. David Trumbull realizou um impacto no Chile em 1863 d.C e aps um debate com catlicos, onde saiu vencedor, teve as portas chilenas abertas para o evangelho. O protestantismo comeou a crescer com a chegada de Robert Reid Kallley ao Rio de Janeiro em 1855 d.C j em 1868 a igreja congregacional de Kalley tinha 360 membros, a maioria brasileiros. Os presbiterianos chegaram ao Rio e Janeiro em 1859 d.C e os batistas em Salvador na Bahia em 1881 d.C. Em El Salvador a obra protestante realmente comeou a partir de 1897 com o missionrio de 50 anos Robert Bender que conquistou a alcunha de Apstolo de El Salvador. Francisco G. Perzotti foi convertido numa cruzada evangelstica no Uruguai em 1876, por ser descendente de italianos tornou-se pastor valdense. No Peru ele comeou fazer reunies a portas fechadas ( a Constituio peruana no permitia, at 1920, que fosse praticada qualquer religio que no fosse a catlica), Penzotti foi acusado de transgredir a lei e foi preso por oito meses. Aps sua soltura houve a legalidade dos cultos particulares de adorao. Uma igreja forte foi estabelecida em Lima e outras cidades importantes do Peru. John Ritchie foi o primeiro missionrio do Peru e coube a ele organizar a estrutura da Igreja Evanglica Peruana em 1922, houve grande crescimento entre 1920 e 1924 com o nmero de grupos saltando de 25 para 44. Cresceu at 1930 e a partir da caiu em estagnao. A diferena bsica entre a implantao do protestantismo no Brasil e nos demais pases hispanos foi o papel das Misses de F, no Brasil seu trabalho se restringia a periferia do que a parte central do crescimento da igreja, nos pases espanhis ela se achava muito mais no centro do desenvolvimento

protestante. 4.1 O protestantismo no Brasil A Igreja catlica foi a religio oficial no Brasil entre 1500 e 1889, quando a Repblica a separou do Estado. Estes 300 anos de domnio praticamente incontestvel trouxe uma acomodao que se mostraria fatal no decorrer do tempo. O calvinismo tambm teve sua participao na tentativa de implantao do protestantismo no Brasil pois em 1555 d.C, Villegaignon, calvinista francs, conquistou a baa da Guanabara e realizou o primeiro culto calvinista no Brasil. Entusiasmado, Calvino enviou para o Brasil o pastor Jean de Lery, que realizou cultos e atos religiosos calvinistas durante os cinco anos de ocupao francesa. Em 1630 d.C, os holandeses conquistam Pernambuco, dominando, por 24 anos, 14 capitanias no nordeste brasileiro. Eram calvinistas e, com a chegada de Maurcio de Nassau, implantam a estrutura religiosa calvinista. At 1654 d.C foram organizadas 24 igrejas e congregaes. Foram tolerantes com os catlicos e acabaram tambm por adotar a escravatura. A experincia terminou com a derrota holandesa frente a um combinado luso-brasileiro. Estas podem ser aceitas como as primeiras tentativas de incurses protestantes no territrio nacional, ambas no conseguiram deixar marcas permanentes e, no caso da Segunda, causou o fechamento do Brasil aos protestantes por 150 anos. No Brasil todos eram catlicos, seja o ndio ou seja o africano todos eram obrigados a aceitarem a f catlica. No houve no Brasil preocupao por parte dos sacerdotes em interiorizar a f crist, gerando nos novos convertidos um culto exterior e baseado em rituais. Com o domnio Napolenico na Europa, o alinhamento de Portugal com a Inglaterra e conseqente fuga da corte de Lisboa para o Rio de Janeiro, abriuse nova perspectiva para o protestantismo no Brasil. Houve de imediato a elevao de colnia para Imprio e abertura dos portos s naes amigas (lse Inglaterra) em 1808; Houve ainda a assinatura de tratado com a coroa inglesa em 1810 que, num dos seus pargrafos, permitia a entrada de protestantes (os ingleses eram protestantes) e a construo de lugares de culto dos mesmos. A 1 Igreja Anglicana seria construda em 1819 na cidade do Rio de Janeiro. Estes fatos, mesmo que timidamente, serviram para abrir o Brasil para o protestantismo. Como j visto em 1848 d.C 10.000 marinheiros e foi estabelecida uma capelania sendo enviado Morris Pease e depois James Cooley Fletcher como capeles.

Apesar do Santo Ofcio nunca ter sido aberto em terras brasileiras o medo deste de certa forma garantia a coeso religiosa em torno do catolicismo. A falta de melhor trabalho de evangelizao transformou o catolicismo mais numa herana cultural e sociolgica, do que numa convico pessoal que resultasse numa mudana de vida, segundo os preceitos bblicos e, no Brasil, os padres vinham de fora do pas o que por si s j ocasionava distanciamento do clero em relao ao povo. Vale ressaltar que o longo perodo monrquico brasileiro serviu para sedimentar a nao numa s terra, numa s lngua e numa mistura de raas praticamente mpar na histria da formao das naes. No houve no pas derramamento excessivo de sangue na luta pela independncia e nem os exageros religiosos verificados em outras naes do Continente Americano; O Brasil (pelo fato j exposto) e o Uruguai (por ento ser Provncia Cisplatina pertencente ao Brasil) no agiram com os religiosos com a mesma dureza dos demais. J na poca de D. Pedro I a Igreja Catlica havia perdido muito de sua capacidade de influncia e havia no pas diversos interesses. Os membros da maonaria arquitetavam implantar a Repblica e desfazer o domnio da famlia real e neste jogo de interesses tambm estavam os catlicos e o pequeno nmero de protestantes aos quais no Brasil restava o consolo da tolerncia religiosa. A situao mudou para os protestantes no sculo XIX, por alguns motivos: 1) Na esfera poltica, os liberais achavam que o protestantismo era a religio da democracia e do progresso; 2) As grandes imigraes alems e os comerciantes ingleses trouxeram, alm de seus produtos, a justificao pela f to caracterstica dos movimentos reformistas; 3) As igrejas protestantes apresentavam um Evangelho interior e seus cultos eram muito mais atrativos do que a cansativa liturgia da Igreja Catlica; 4) A separao entre a Igreja e o Estado decretada na primeira Constituio Republicana desviou vultosa quantidade de dinheiro provinda do Estado; 5) A formao de ncleos urbanos tirou dos padres os poderes que detinham sob as comunidades rurais;

6) A formao de uma emergente classe mdia nos centros em desenvolvimento pouco interessada em votos de pobreza e remessa de dinheiro s parquias. O luteranismo chegou ao Brasil em atravs da emigrao alem em 1824 d.C, e, com ela, chegou ao Brasil a Igreja Evanglica de Confisso Luterana. A misso alem procurou logo enviar pastores para seu atendimento e, ao mesmo tempo, fundar escolas onde pudessem cultivar a lngua alem e o aprendizado da Bblia. A Igreja luterana se considerava uma Igreja tnica, isto , voltada apenas para os imigrantes e seus descendentes. Sua expanso, at hoje, se identifica com a presena do imigrante de origem alem. Como o catolicismo era a nica religio permitida no Brasil, aos evanglicos era permitida a construo de lugares de culto, mas sem sinais exteriores, isto , sem torres nem sinos. Vale ressaltar que o fato do nico matrimnio reconhecido ser o catlico, para a sociedade, os filhos dos protestantes permaneciam ilegtimos e os casais eram considerados amasiados. S com o Decreto 1144, de 1863 d.C, concedeu-se aos ministros evanglicos o direito de celebrar o matrimnio com efeitos legais. O progresso alcanado pelos Estados Unidos (maior nao de confisso evanglica do mundo) depois da sua Independncia, em 1822 d.C, fez com que os polticos liberais, fascinados por esse pas, acharem que o progresso estava ligado ao fato desta nao ser protestante. No entanto devido fora poltica da Igreja Catlica preferiram o caminho da reforma do catolicismo por dentro. Algumas leis, como a de 1855 que fechou todos os noviciados e proibiu as Ordens Religiosas de receberem novos membros o que ocasionou o esvaziamento de mosteiros e conventos tambm podem ser relacionadas como benficas para o avano protestante dentro do territrio brasileiro. Nesse contexto trs fatos prepararam o cenrio para a forma e desenvolvimento do protestantismo brasileiro. 1 O Mdico escocs Robert Kalley e sua esposa Sarah haviam lanado os fundamentos do presbiterianismo na ilha da Madeira e nas ndias Ocidentais chegando ao Brasil a 10 de maio de 1855. Muitas contribuies foram dadas por este casal, porm, a maior foi o estabelecimento de uma igreja brasileira auto-suficiente que expandiu sua influncia a Portugal (Misso Evangelizadora do Brasil e Portugal) fundada em 1890. Em 11 de julho de 1858 o Pedro Nolasco de Andrade tornou-se o primeiro brasileiro batizado no Brasil (no dia 08 de novembro de 1857 Jos Pereira de Souza Louro havia se tornado o

primeiro portugus batizado). 2 Robert Kalley criou a Igreja Congregacional no Brasil e A Assemblia Geral da Igreja Presbiteriana nos Estados Unidos nomeou Ashbel Green Simonton para explorar o territrio e verificar os meios para atingir os brasileiros e testar a tolerncia religiosa. Simonton deu incio em 1861 a estudos bblicos em portugus, em 1862 os dois primeiros convertidos foram aceitos na comunho. A primeira Igreja Presbiteriana foi organizada no Rio de Janeiro em 1862. Blakford mudou-se para So Paulo e visitando Rio Claro conheceu o sacerdote catlico Jos Manoel de Conceio e um ano depois Jos Manoel fez sua profisso de f evanglica, na cidade de Brotas ( onde o sacerdote servira a Igreja Romana) onde houve uma disposio tremenda para ouvir e aprender o Evangelho. Jos Manoel foi o primeiro brasileiro ordenado para o ministrio protestante. Tornou-se missionrio a cavalo evangelizando nas regies oeste e norte de So Paulo. 3 Um grupo de americanos emigrantes devido guerra civil despertaram interesse missionrio das igrejas presbiterianas e metodistas o que resultou na abertura do trabalho batista no Brasil. Junius E. Newman tornou-se o 1 pastor da Igreja Metodista em Santa Brbara (So Paulo). O casal William Buck e Anne Bagby, junto com Zacharian C. Taylors e Antnio Teixeira de Albuquerque fundaram a primeira Igreja Batista Brasileira em outubro de 1882 em Salvador. Teixeira era fruto de Santa Brbara, onde conheceu o Evangelho atravs de aprendizado de grego de forma solitria para decidir se a Bblia evanglica era falsa ou no, deduziu que no e converteu-se, depois de algum tempo foi ordenado ao ministrio pela comunidade batista em Santa Brbara. Os batistas se espalharam rapidamente pelo Brasil e em 1888 j havia oito igrejas em seis diferentes estados com um total de 212 membros. A primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro possua 89 membros quando da Proclamao da Repblica em 1889. Em 1900 havia uma igreja batista em So Paulo com 2.000 membros. O crescimento batista deveu-se em parte a uma onda de imigrantes da Letnia, 25 famlias imigraram para o Brasil em 1890 e organizaram a primeira igreja batista leta em Santa Catarina com 75 membros em 1892. De 1890 a 1922 os letas formaram treze igrejas no batistas no Brasil com mais de 500 membros. A ao protestante nos primrdios de evangelizao no Brasil dirigiu seus esforos, sobretudo, aos imigrantes evanglicos e aos trabalhadores da indstria e dos cafezais. Foi para eles que, a partir de 1920 d.C, entraram a Assemblia de Deus e a Congregao Crist, das quais praticamente derivam todos os segmentos pentecostais e neo-pentecostais da atual igreja evanglica brasileira, especialmente, a "Brasil para Cristo" e a "Igreja do Evangelho

Quadrangular". Embora desprezados, no princpio, tanto pelo catolicismo como pelo protestantismo histrico, seu estilo popular conquistou as massas marginalizadas e migratrias do Brasil. Diga-se de passagem o que explica a demora da vinda dos missionrio evanglicos ao Brasil era o fato deste pas ser considerado, pelas informaes que eles possuam, cristo. Da, num primeiro momento, acharem que no deveriam vir para a Amrica Latina. Mas quando chegaram concluso de que o catolicismo, com suas devoes e imagens, era pago houve a deciso de mandar missionrios para o Brasil. Na sua forma nascente o protestantismo brasileiro tomou a caracterstica que cada grupo possua na sua terra natal. Isso trouxe como conseqncia positiva no haver choque inicial com a religio oficial e possibilitou o amadurecimento da igreja. Todos estes fatores somados iriam gerar no prximo sculo o crescimento vertiginoso dos evanglicos no Brasil.

4.2 O protestantismo latino no sculo XX O pentecostalismo seria a mudana mais dramtica ocorrida na virada do sculo. Originrio dos Estados Unidos veio para a Amrica Latina nos modelos sueco e italiano. A Assemblia de Deus tem sua origem com Gunnar Vingren e Daniel Berg que se estabeleceram no Par em 1910. Chegaram na Primeira Igreja Batista e ali ministraram at que o primeiro brasileiro recebeu o batismo com o Esprito Santo (Celina de Albuquerque) em 1911. A primeira igreja da Assemblia de Deus foi formada em 1911 com 17 membros sados da igreja batista. A Congregao Crist nasceu atravs de Louis Francescon, um italoamericano, que pregou na Igreja Presbiteriana do Brs (SP), apesar de sua mensagem ser boa os lderes no aceitaram algumas de suas prticas. Ele saiu acompanhado de alguns membros e comeou o que seria mais tarde a Segunda maior denominao pentecostal no Brasil. Nas primeiras dcadas do sculo XX o crescimento numrico comeou a acelerar-se a medida que as igrejas iam tomando forma nacional. Os presbiterianos dividiram-se dois grupos devido a divergncias internas.

Formou-se a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Presbiteriana Independente. At 1916 foi relativamente pequeno o crescimento das igrejas protestantes. Como resultado do Congresso Panamericano no Panam as igrejas tiveram seu maior crescimento as trs dcadas. Em 1930 estavam assim divididas as denominaes no Brasil: 30% batistas; 24% presbiterianos; 11% metodistas; 10% de presbiterianos independentes e 9,5 % de pentecostais. O evangelho na Amrica Latina caracterizou-se por ser dogmtico, puritano e, num certo sentido, legalista. Os missionrios introduziram uma teologia conservadora baseada nas escrituras como norma de f, segundo mile Leonard as igrejas latino-americanas so verdadeiramente reformadas. Os cultos da igreja protestante latino-americana contrastava com o culto da Igreja Catlica por ser simples, espontneo, ter multiplicidade de hinos e liberdade de adorar num templo, numa residncia, num restaurante ou mesmo ao ar livre era bem diferente do que era oferecido no culto catlico. Houve diversas dificuldades scio-econmicas para os crentes devido a rejeio dos catlicos. As igrejas latino-americanas foram se formando sobre o conceito de clara distino entre igreja e o mundo. Contribuies como na educao, medicina, berrios, orfanatos e etc so creditadas a nascente igreja latina para a sociedade na qual estava inserida.

5. Panorama mundial do protestantismo A Inglaterra livrou-se de uma Revoluo aos moldes franceses, segundo historiadores, devido a pregao dos irmos Wesley. Os evanglicos ingleses notabilizaram-se por grande atuao em misses, poltica (favorecendo vida dos missionrios), na pregao de uma vida de prtica de santidade, abolio da escravatura e proibio do trfico negreiro no Imprio Britnico, cuidados com os pobres, conseguiu impedir que meninos menores 16 anos trabalhassem nas chamins e mulheres e meninos de menos de 10 anos trabalhassem nas minas, reforma penitenciria e investiam no ensino nas escolas dominicais. Destaca-se como pregador ingls Charles Haddon Spurgeon (1834-1892), fundou o Tabernculo Metropolitano com 4.700 lugares, contava com 15.000 pessoas em sua igreja no ano de 1891. Abriu o Colgio de Pastores que treinou cerca de 900 pregadores at sua morte.

Ingleses como William Carey (sapateiro que falava vrias lnguas e se dedicou as misses na ndia) fizeram tamanho esforo missionrio que o sculo XIX chamado de Grande Sculo do esforo missionrio protestante. Missionrio como Livingstone, Grenfell, Rebman e Krapf fizeram histria nas misses mundiais. J. Hudson Taylor fundou a Misso para o Interior da China em 1865 e por volta de 1890 40% dos missionrios na China estavam vinculados a ela. Na Esccia havia dificuldades de manter o sistema presbiteriano e a teologia calvinista. Entre 1690 e 1847 ocorreram vrias divises na igreja escocesa devido haver indicao de pastores pela coroa e pela aristocracia (sistema de patronato). Toda questo era estava no desejo que cada congregao tinha de escolher seu pastor, este problema provocou o surgimento em 1761 da Igreja da Substituio e em 1843 a fundao da Igreja Livre. A Igreja Livre uniu-se a Presbiteriana e tornou-se Igreja Unida Livre que mais tarde viria se combinar com a Igreja da Esccia e hoje a maior igreja do pas. Nos Estados Unidos no sculo incio do sculo XIX as Universidades eram o foco dos avivamentos. Os presbiterianos eram os mais influentes na propagao do reavivamento no oeste, promoviam acampamentos sendo o mais famoso deles ocorreu em Cane Ridge em agosto de 1881 onde houve forte manifestao do Esprito. A conseqncia imediata do reavivamento foi a diviso de Igrejas e o surgimento dos unitaristas americanos, o esforo em prol de misses nacionais e estrangeiras. Esta foi a poca de Charles G. Finney, advogado convertido 1821 que tornou-se muito conhecido entre os evanglicos. poca tambm de Dwight L. Moody, grande pregador que ajudou a fundar Instituto Bblico Moody em 1889 e usava a tcnica da evangelizao em massa, realizada fora dos templos e em grandes lugares pblicos. Este mtodo seria largamente utilizado por Billy Graham (grande lder evangelista da metade do sculo XX) A igreja do sculo XIX interessou-se por questes como o fim dos duelos de revolver e espada, extino da priso por dvida, reforma penitenciaria, bebida alcolica e posicionou-se contra a escravido. Houve o acirramento dos nimos entre os americanos do e do sul gerando a Guerra Civil, a escravido foi eliminada permaneceu porm a segregao racial at 1960. do sculo XIX o incio de seitas como a dos Mrmons fundada por Joseph Smith, os Adventistas de Stimo Dia fundada por William Miller, o espiritismo fez muitos adeptos nesta poca nos Estados Unidos (Spiritualist Churc) e tambm a Cincia Crist (Christain Science).

6. A Igreja e a sociedade em tenso desde 1914 d.C A igreja crist (evanglica e catlica) chegou ao inicio do sculo XX tendo que enfrentar o problema do materialismo (salienta os valores materiais de um alto padro de vida), a Teoria da evoluo (criada por Darwin fala da sobrevivncia das espcies animais, entre elas o homem, e da evoluo de cada espcie para sobreviver ligou a espcie humana aos macacos definindo-os como nossos ancestrais), o Comunismo (Karl Max 1818-1883 d.C criou o comunismo e Lnin promoveu uma revoluo na Rssia - 1914 d.C - baseado nos conceitos comunistas de Max) e ainda a prpria frieza dos fiis. Pode-se citar como fonte de ataques ao cristianismo evanglico o liberalismo clssico, a neo-ortodoxia, teologias radicais humanstica, relativistas e seculares, teologia da libertao e outros. Para a Igreja Catlica as duas grandes guerras (1914 e 1945 d.C) trouxeram grave crise ao papado pela dependncia econmica que ainda possua dos paises que foram mais atingidos pelas guerras. Os papas deste perodo esto tendo suas histrias reescritas devido ao grande nmero de documentos que vieram tona falando sobre as ligao da S Romana com os ditadores como Hitler e Mussoline. Na nsia de no perder apoio de fortes lderes polticos europeus os papas no tiveram o mnimo pudor em fazer alianas esprias visando ganhos prprios ou mesmo tentando evitar perdas. No meio evanglico, em especial nos Estados Unidos, os jovens saam dos cultos direto para o Forte mais prximo inflamados por mensagens de pastores que diziam ser Hitler a Besta do Apocalipse. A diferena que no se soube de nenhuma Igreja Evanglica que houvesse participado ou mesmo concordado com os massacres realizados pelos soldados alemes. Se no sculo 19 e incio do 20, o protestantismo foi identificado com progresso, democracia, cultura e liberdade; Na segunda metade do sculo 20 percebeu-se que os evanglicos, devido difuso do pentecostalismo vindo dos Estados Unidos, estavam buscando uma viva experincia do Esprito Santo e isso sacudiu as igrejas tradicionais. Enquanto a Igreja Catlica no sculo XX se preocupou em formar as Pastorais (da Terra, da Criana, do Menor e outras), aliando-se aos defensores dos direitos humanos (to em evidncia nos anos 80 e 90, se alinhou Teologia da Libertao (mais poltica que religiosa) e com isso foi perdendo seu maior espao: entre os pobres.

Movimentos como Sem-Terra e a defesa de bandidos que fizeram a opinio pblica clamar por justia foram solapando a Igreja Catlica aos poucos. O que se v nos ltimos anos (Padre Joo, Padre Marcelo Rossi, os carismticos e etc) de certa forma pode ser vista como uma tentativa de atrair o rebanho usando a mesma forma de culto dos evanglicos to condenada durante sculos a fio. No ano de 2003 ser realizado em So Paulo o Conclio Vaticano III que mais uma maneira de contra-atacar o avano dos evanglicos no maior pas catlico do mundo. Os evanglicos no mesmo perodo passaram por reavivamentos consecutivos e apresentaram uma nova dinmica de culto muito mais antenada com a mudana da sociedade na qual s igrejas estavam inseridas. Comearam a ganhar fora onde antes era reduto do catolicismo e foram alm alcanando as classes A e B at ento pouco representadas nas igrejas evanglicas (Ex: no dia da posse do ento governador Antony Garotinho no foi realizada uma missa celebrada pelo cardeal e sim um culto evanglico enorme numa praa do Rio de Janeiro, fato este impensvel anos atrs). Os cristos do Terceiro Mundo esto comeando a tomar parte ativa em misses, em 1980 j havia 8.700 missionrios oriundos de pases de o Terceiro Mundo. Tem sido uma tendncia mundial o aumento gradativo de utilizao dos meios de comunicao para divulgao do Evangelho, ultimamente diversas denominaes tem optado por comprar rdios, jornais, revistas e tvs. Vale ressaltar que dentro da Igreja Catlica surgiu o movimento conhecido como Carismtico que dizem evidenciar os dons espirituais e permanecem dentro do prprio catolicismo. A Amrica Latina foi sacudida nos anos 50-60 pelo expressivo aumento de pregadores pentecostais e houve grande avano nas converses. O regime militar no Brasil pode ser listado como um dos cooperadores para estabelecer as bases do substancial crescimento dos evanglicos brasileiros nos anos 7090 pois dificultou a entrada de padres catlicos vindos do exterior e facilitou a entrada de missionrios norte-americanos em massa de 1964 a 1984 por entender que os primeiros (representantes na sua maioria da Teologia da Libertao) representavam perigo real ao governo. At mesmo isso contribuiu para o avano do protestantismo no Brasil. A maioria das igrejas neo-pentecostais que tanto estardalhao fazem hoje em dia nasceram nos anos 70 e 80 (como Universal do Reino de Deus, Sara Nossa Terra e Renascer em Cristo) atingindo na fase atual poderio religioso, poltico e econmico. De fato nos ltimos dez anos nunca tantos aceitaram a f evanglica. Alguns estudiosos (IBGE, Vox Populi e outros) j fazem previso de que num perodo de 30 a 40 anos o nmero de evanglicos ir sobrepujar o de catlicos, fatos

estes amplamente divulgados pela mdia escrita e falada nos ltimos meses. O certo que, independente de qualquer situao, governo, quantidade de pessoas e tantos outros fatores mais que poderiam ser listados, a Igreja continua fazendo parte da histria e ela mesma produz histria trazendo, como no passado, mudanas radicais nas sociedades nas quais est inserida. E a histria continua...

REFERNCIA BIBLIOGRFICA. 1 - Enciclopdia de Bblia Teologia e Filosofia; R. N. Champlin; J. M. Bentes; Candeia; 1994.2 2 - Enciclopdia Histrico-Teolgica; W. A. Elwell, ed.; Edies Vida Nova;1990.3 -Histria da Igreja Crist"; R. H. Nichols; CEP;1992. 3 www.gospelnet.com.br Teologia dos Reformadores; Timothy George; Ed. Vida Nova; S.P. 1994.

4 - Calvino - Vida, Influncia e Teologia; Wilson Castro Ferreira; Ed. "Luz Para O Caminho"; S.P. 1985. 5 O Cristianismo atravs dos sculo Uma histria da Igreja Crist. Cairns Earle E.;Traduo de Israel Belo de Azevedo; Ed. Vida Nova. 2 ed. So Paulo. 2002

Potrebbero piacerti anche