Sei sulla pagina 1di 8

Cinqenta Perguntas sobre o Livro "Nosso Lar"

01 Que tipo de sensao descreveu o Esprito Andr Lus, logo aps o seu desencarne? R. Uma sensao de perda da noo de tempo e espao. Sentia-se amargurado, corao aos saltos e um medo terrvel do desconhecido. 02 Por que pecha de suicida? R. Andr Luiz no conseguia compreender porque o chamavam de suicida. Em sua concepo,tinha cumprido condignamente os deveres de mdico, marido e pai. Contudo, ficou sabendo depois, que perdera muita vitalidade com bebidas e alimentao inadequada. 03 Qual a finalidade da orao coletiva? R. Manter o equilbrio espiritual da colnia. "Para tanto, todas as residncias e instituies do "Nosso Lar" esto orando com o Governador, atravs da audio e viso distncia". 04 Quais as causas do suicdio, segundo Henrique Luna, do Servio de Assistncia Mdica da colnia espiritual? R. Modo exasperado e sombrio, clera, ausncia de autodomnio, inadvertncia no trato com os semelhantes... 05 Como se processa a assistncia aos desencarnados? R. H um visitador de servios que anota e assinala as necessidades de socorro, ou providncias que se refiram a enfermos recm-chegados. 06 Que tipo de aviso o instrutor Clarncio d para a lamentao? R. "Aprenda, ento, a no falar excessivamente de si mesmo, nem comente a prpria dor. Lamentao denota enfermidade mental e enfermidade de curso laborioso e tratamento difcil. indispensvel criar pensamentos novos e disciplinar os lbios". 07 Qual a explicao de Lsias a respeito de entrar em contato com entes queridos? R. "Convm no esquecer, contudo, que a realizao nobre exige trs requisitos fundamentais, a saber: primeiro, desejar; segundo, saber desejar; e, terceiro, merecer, ou, por outros termos, vontade ativa, trabalho persistente e merecimento justo". 08 De que maneira so organizados os servios na Colnia "Nosso Lar"?

R. A colnia, que essencialmente de trabalho e realizao, divide-se em seis Ministrios, orientados, cada qual, por doze Ministros. Os quatro primeiros, ou seja, os Ministrios da Regenerao, do Auxlio, da Comunicao e do Esclarecimento, aproximam-se das esferas terrestres; os dois ltimos, isto , o da Elevao e o da Unio Divina, ligam-se ao plano superior, visto que a cidade espiritual zona de transio. 09 Aps a indignao do instrutor espiritual, como ficaram os servios de alimentao em "Nosso Lar"? R. "Por mais de seis meses, os servios de alimentao, em "Nosso Lar", foram reduzidos inalao de princpios vitais da atmosfera, atravs da respirao, e gua misturada a elementos solares, eltricos e magnticos". 10 Qual o peso da gua na alimentao dos Espritos? R. De acordo com a descrio de Lsias, a gua do Rio Azul tem uma densidade muito mais tnue, pura, quase fludica. Ela, por seu poder magntico, usada como alimento e remdio. Afirma, ainda, que na Terra quase ningum cogita seriamente de conhecer a sua importncia. A gua, em cada lar, receber as expresses das vibraes mentais dos seus moradores. 11 Todas as colnias de socorro espiritual funcionam da mesma maneira? O que distingue o "Nosso Lar" das demais? R. No. Cada uma atende a necessidades especficas. A Colnia "Nosso Lar", situa-se numa zona intermediria de evoluo, pois todos os que ali esto, decorrido longo estgio de servio e aprendizagem, voltam a reencarnar para atividades de aperfeioamento. Para tal finalidade, passam de Ministrio em Ministrio. 12 O que o Umbral? Todos os desencarnados passam por ele? R. "O Umbral funciona, portanto, como regio destinada a esgotamento de resduos mentais; uma espcie de zona purgatorial, onde se queima a prestaes o material deteriorado das iluses que a criatura adquiriu por atacado, menosprezando o sublime ensejo de uma existncia terrena". Concentra-se, a, tudo o que no tem finalidade para a vida superior. Assim sendo, os que j se purificaram no tm necessidade de purgar nessa regio. 13 Qual o melhor mtodo para obter bons ofcios a favor dos nossos parentes? R. Trabalho, humildade e obedincia ao nosso superior. "Fira-se o corao, experimente-se a dificuldade, mas, que saiba cada qual que servio til pertence, acima de tudo, ao Doador Universal". 14 O que o mundo espiritual leva em conta na solicitao de trabalho?

R. Eles relacionam o que se fez de bem e de mal. No caso de Andr Luiz, os aspectos positivos referem-se ao receiturio gratuito, que nos seus 15 anos de clnica, forneceu para mais de 6.000 necessitados. Desses beneficiados, quinze no o esqueceram e tm enviado, at aqui, veementes apelos a seu favor. No mbito dos aspectos negativos, enumeramos: cuidou do corpo fsico, sem se preocupar com a alma, muita imprevidncia, numerosos abusos e muita irreflexo. 15 Que orientaes a me de Andr Luiz lhe passou? R. "A alegria, quando excessiva, costuma castigar o corao; s vezes, a Providncia separa os coraes, temporariamente, para que aprendamos o amor divino; se possvel aproveitar estes minutos rpidos, em expanses de amor, por que desvi-los para a sombra das lamentaes?" 16 O que sua me lhe confidencia acerca de seu pai, tambm desencarnado? R. H doze anos que est numa zona de trevas compactas do umbral. Quando encarnado, fingia retido, mas tinha seus casos extraconjugais. Conseqncia: tendo gasto muitos anos a fingir, viciara a viso espiritual, restringira o padro vibratrio, e o resultado foi achar-se to-s nas relaes que cultivara irrefletidamente, pela mente e pelo corao. 17 Como voc descreve a casa de Lsias? R. Ambiente simples e acolhedor. Mveis quase idnticos aos terrestres; objetos em geral, demonstrando pequeninas variantes. Quadros de sublime significao espiritual, um piano de notveis propores. Biblioteca s de escritores de boa-f. 18 Como explicar que, no mundo espiritual, o amor o alimento das almas? R. "O homem encarnado saber, mais tarde, que a conversao amiga, o gesto afetuoso, a bondade recproca, a confiana mtua, a luz da compreenso, o interesse fraternal patrimnios que derivam naturalmente do amor profundo constituem slidos alimentos para a vida em si". 19 Como mudar a impresso (sem ferir) da jovem desencarnada com relao ao seu noivo, ainda encarnado? R. O problema da neta: oito meses de luta contra a tuberculose, mgoa de haver transmitido a doena sua me e o pesar do noivo. A colocao de Laura: "Observei o teu ex-noivo, diversas vezes, no curso da tua enfermidade... No te recordas da Maria da Luz, a colega que te levava flores todos os domingos? Pois nota: quando o mdico anunciou, em carter confidencial, a impossibilidade de restabelecer-te o corpo fsico, Arnaldo, embora muito magoado comeou a envolv-la em vibraes mentais diferentes". 20 Qual a noo de lar? Como se apresentam os casamentos na atualidade?

R. Laura, tomando as palavras de seu orientador, diz que "o lar como se fora um ngulo reto nas linhas do plano de evoluo divina. A reta vertical o sentimento feminino, envolvido nas aspiraes criadoras da vida. A reta horizontal o sentimento masculino, em marcha de realizaes no campo do progresso comum. O lar o sagrado vrtice onde o homem e a mulher se encontram para o entendimento indispensvel". "Na fase atual de evoluo do planeta, existem na esfera carnal rarssimas unies de almas gmeas, reduzidos matrimnios de almas irms ou afins, e esmagadora porcentagem de ligaes de resgate". 21 Temos uma lembrana rpida do passado ou devemos esperar algum tempo? R. Tudo vai depender do equilbrio do Esprito. A lembrana de fatos sombrios nem sempre so teis ao nosso aprimoramento espiritual. De qualquer forma, podemos ter acesso Seo do Arquivo, no Ministrio do Esclarecimento, onde podemos ler as nossas anotaes particulares. 22 O que o bnus-hora? Para que serve? R. "Bnus-hora uma ficha de servio individual, funcionando como valor aquisitivo". Quer os espritos trabalhem ou no, todos tm direito a moradia e alimentao no mundo espiritual. Contudo, os que trabalham e ganham bnushora podem adquirir casa prpria e melhores alimentos. 23 Qual a explicao de Lsias para a restrio comunicao com os parentes terrenos? R. As queixas dos que ficaram estavam atrapalhando o desenvolvimento espiritual dos que l estavam. Eles, no plano espiritual, no sabiam ouvir; ficavam envolvidos com os parentes em estado de sofrimento. Devemos ouvir, ajudar e passar, o que difcil. 24 At que ponto o apelo da colnia paz terrena (Guerra de 1939) pode auxiliar o cessar fogo? R. "O Ministrio da Unio Divina esclareceu que a humanidade carnal, como personalidade coletiva, est nas condies do homem insacivel que devorou excesso de substncia no banquete comum. A crise orgnica inevitvel. Nutriram-se vrias naes de orgulho criminoso, vaidade e egosmo feroz. Experimentam, agora, a necessidade de expelir os venenos letais". 25 Por que a curiosidade, mesmo sadia, pode ser perigosa? R. Podemos caminhar para vrios assuntos sem nos prendermos a nenhum deles. Laura orienta-nos que o esprito de servio deve sobrepujar o esprito de investigao. Diz: "Todos querem observar, raros se dispem a realizar". 26 O reconhecimento da ocupao como encarnado igual do desencarnado?

R. "Nos crculos carnais, costumamos felicitar um homem quando ele atinge prosperidade financeira ou excelente figurao externa; entretanto, aqui a situao diferente. Estima-se a compreenso, o esforo prprio, a humildade sincera". 27 Como o trabalho nas cmaras de retificaes? R. "As cmaras de retificaes esto localizadas nas vizinhanas do Umbral. Os necessitados que a se renem no toleram as luzes, nem a atmosfera de cima, nos primeiros tempos de moradia em "Nosso Lar"". No caso de um esprito em crise, o assistente Gonalves esclareceu que "a carga de pensamentos sombrios, emitidos pelos parentes encarnados, era a causa fundamental desse agravo de perturbao". 28 Como feito o servio nas Cmaras de Retificao? R. como se estivesse na Terra. Sendo Espritos recm-chegados precisam de toda a estrutura em que viviam no Planeta Terra. Foi o que explicou a instrutora Narcisa, fazendo aluso andorinha e ao avestruz. Diz: "So aves e tm asas, tanto o avestruz como a andorinha; entretanto, o primeiro apenas subir s alturas se transportado, enquanto a segunda corta, clere, as vastas regies do cu". 29 Que conseqncias acarretam, no mundo espiritual, o excessivo apego ao corpo fsico? R. O apego excessivo ao corpo fsico faz-nos conviver com ele, mesmo depois de enterrado. Enquanto est inteiro, h uma certa aquiescncia. Mas, quando os vermes comeam a com-lo e nota-se o seu definhamento, vem a angstia e o desespero. 30 Por que so complicados os casos de herana? R. A ambio pelo dinheiro cria desavenas familiares. No caso aqui relatado, o filho mata o pai, atravs da eutansia. Ele, no mundo espiritual, no consegue perdoar e atrapalha toda a famlia, apesar do auxlio dos mentores espirituais. 31 Devemos atender a todos os que nos procuram? R. Neste captulo, fala-se de uma ginecologista que assassinara 58 crianas (abortos). Ela achava que era justa, boa e queria ganhar os cus. Estava sendo vampirizada, mas no percebia. Por isso, o instrutor no a recebeu nas Cmaras de Retificaes, e disse: " imprescindvel tomar cuidado com as boas ou ms aparncias". 32 Quem Veneranda? O que faz? R. Idealizadora dos sales naturais para as escolas e conferncias do Governador. criatura das mais respeitveis daquela colnia espiritual. Os

onze Ministros, que com ela atuam na Regenerao, ouvem-na antes de tomar qualquer providncia de vulto. Tem um milho de horas de trabalho til, sem interromper, sem reclamar e esmorecer. 33 Por que, em muitos casos, no se pode prescindir da colaborao dos animais? R. Dependendo do lugar em que se dirigem no podem ir de aerbus. Narcisa explica que "os ces facilitam o trabalho, os muares suportam cargas pacientemente e fornecem calor nas zonas onde se faa necessrio". 34 Os recm-chegados ao Umbral suportam argumentos envoltos num raciocnio mais acurado? R. De acordo com a instrutora, "os dementes falam de maneira incessante, e quem os ouve, gastando interesse espiritual, pode no estar menos louco". 35 Como interpretar o "h males que vem para o bem"? R. s vezes somos enxotados de um lugar, recusados em outro e desprezados aqui e ali. Mas, para quem souber aproveitar, ser de grande utilidade espiritual. o que diz Silveira: "Sem aquela atitude enrgica que nos subtraiu as possibilidades materiais, que seria de ns no tocante ao progresso espiritual?" 36 Como se explicam o sono e sonho no mundo espiritual? R. De acordo com Andr Luiz, "o sonho no era propriamente qual se verifica na Terra. Eu sabia, perfeitamente, que deixara o veculo inferior no apartamento das Cmaras de Retificao, em "Nosso Lar", e tinha absoluta conscincia daquela movimentao em plano diverso". O sono era proveniente do cansao. Que tipo de cansao? 37 O pensamento a linguagem universal dos Espritos? Explique. R. Para as mentes evolvidas, basta o intercmbio mental sem necessidade de formas. Sobre essa questo, a Ministra Veneranda diz: "Dentro desse princpio, o esprito que haja vivido exclusivamente em Frana poder comunicar-se no Brasil, pensamento a pensamento, prescindindo de forma verbalista especial, que, nesse caso, ser sempre a do receptor; mas isso tambm exige a afinidade pura". 38 Como interpretar, luz dos ensinamentos do mundo espiritual, o casamento em 2. npcias? R. O nosso raciocnio deve partir do pressuposto que existe o casamento de amor, de fraternidade, de provao e de dever. "O matrimnio espiritual realizase, alma com alma, representando os demais simples conciliaes indispensveis soluo de necessidades ou processos retificadores, embora todos sejam sagrados".

39 No que o perdo, com Jesus, difere do perdo verbal? R. "O problema do perdo, com Jesus, meu caro Andr, problema srio. No se resolve em conversas. Perdoar verbalmente questo de palavras; mas aquele que perdoa realmente precisa mover e remover pesados fardos de outras eras, dentro de si mesmo". 40 Sempre colheremos o que semearmos? R. De acordo com a instrutora Narcisa, "Todos ns, meu irmo, encontramos no caminho os frutos do bem ou do mal que semeamos. Esta afirmativa no frase doutrinria, realidade universal. Tenho colhido muito proveito de situaes iguais a esta. Bem-aventurados os devedores em condies de pagar". 41 Os Espritos se preocupam com guerra? O que eles fazem? R. A preocupao tanta que, para isso, mantm grupos socorristas. Acreditam eles que as pessoas que comeam uma guerra, principalmente uma nao, pagar preo terrvel. 42 Por que o Governador fez um discurso sobre a coragem? R. que a guerra, na Terra, gera medo e desordem. Para manter o equilbrio de "Nosso Lar" precisou arregimentar foras dos seus habitantes no sentido de emitir vibraes positivas ante o nefasto acontecimento. 43 O Espiritismo, que j fez 50 anos, no poderia auxiliar a humanidade na questo da guerra? R. O Espiritismo tem muita dificuldade, porque a esmagadora porcentagem dos aprendizes que se aproxima dele, tem em mira a fenomenologia medinica e os proveitos particulares. Enquanto nos preocuparmos com o fenmeno, fazendo os mdiuns de cobaias, muito distantes estaremos do homem espiritualizado, prprio para o tipo de ajuda requerida. 44 H diferena entre umbral e trevas? R. Umbral zona de purgao e sofrimento. Trevas seriam regies mais inferiores que conhecemos. 45 Como descrever o ambiente no campo da msica? R. O ambiente de conversao elevada, em que se tecem comentrios sobre temas de filosofia e os ensinamentos evanglicos de Jesus, com o objetivo de atingir o auxlio mtuo. 46 Quando, para ajudar, necessrio reencarnar?

R. A me de Andr Luiz se prope a reencarnar. Seu objetivo: tirar o marido da zona de sofrimento, e, receber, como filhas, as duas mulheres que o vampirizam. 47 O medo de reencarnar comum aos Espritos? R. Sim. At os mais elevados tm muito medo. justamente o receio da provao e do olvido temporrio do passado, o que ocasiona tal receio. 48 Os Espritos tambm praticam o culto evanglico no lar? R. Sim. Inclusive, na presente lio, serviu de ocasio para a visita de um parente ainda encarnado. 49 Andr Luiz se deu bem ao ver a sua esposa, com outro marido? R. No incio sofreu um baque danado. Contudo, pouco a pouco, foi reorganizando seu arquivo mental, passando, depois, a auxiliar a esposa e o novo marido. 50 Como retratar a transformao do Esprito Andr Luiz? R. Nesse passeio que fizemos com ele, acabamos anotando diversas sugestes e orientaes dos mentores espirituais, os quais Andr Luiz ps em prtica. A sua obedincia estimula a nossa adeso aos ensinamentos superiores do Esprito. Por Srgio Biagi Gregrio

Potrebbero piacerti anche