Sei sulla pagina 1di 3

ZABATIERO, Jlio. Fundamentos da teologia prtica. So Paulo: SP, Ed. Mundo Cristo, 2007, 137 p.

Thiago Costa Viana1

28/06/2013 Doutor em Teologia e pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana Independente da Coloninha. Alm disso professor da Escola Superior de Teologia de So Leopoldo (RS), presidente da Fraternidade Teolgica Latino-Americana, setor Brasil, e professor visitante da Faculdade Teolgica Sul Americana. Sua obra: Fundamentos da Teologia Prtica, corresponde satisfatoriamente ao oportuno ttulo que lhe foi imputado. Retrata a teologia em um dinamismo vital, que se atm ao labor cujo fruto sempre de natureza prtica. A obra Fundamentos da Teologia Prtica corresponde satisfatoriamente ao oportuno ttulo que lhe foi imputado. Retrata a teologia em um dinamismo vital, que se atm ao labor cujo fruto sempre de natureza prtica. Torna-se evidente que toda a cogitao da psique teolgica possui como foco de ofcio: o comportamento cientfico em Efeito (reao) Causa (ao) proveniente de Elohim. insubstancial gerar a cincia em questo de forma isenta do contexto da , pois tal reflete seu substrato, e ainda mais: seu oxignio, sua conditio sine qua non. Com isso o fim do sistema teolgico cristo justamente a sua aplicabilidade prtica Jlio Zabatiero indica uma reflexo teolgica crist atravs da resciso de limiares escolsticos (ensino filosfico prprio da Idade Mdia ocidental, fundamentado na tradio aristotlica) e de sua afeio especial com a atividade prtica da Igreja. Sendo assim abona ferramentas e mecanismos viabilizadores de amadurecimento de uma teologia processada de acordo com a lebenssituation, a qual tambm executiva, pulsante, ser dotado de bio e logos; e plenamente eficaz. No contedo dos livros, artigos acadmicos e sermes de Zabatiero pode-se identificar o influxo da chamada escola misso integral, algo bem presente em todo seu fazer teolgico em modo peculiar e intrnseco. Em considerao ao dito no pargrafo acima, ressalta-se que o livro em destaque no foge regra, nele o autor expe que teologia crist requer a teologia prtica em seu estilo de conduta, e d nfase s aes crists missiolgicas evangelizadoras esboando como tais devem ser desenvolvidas.

Msico Escola de Msica do Estado do Maranho (Lilah Lisboa) EMEM, 2003; Bacharel em Gesto de Recursos Hdricos Universidade Federal do Maranho UFMA, 2008; Bacharel em Teologia (em desenvolvimento) Seminrio Teolgico Batista Nacional SETEBAN, 2013 e Servidor Pblico Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Maranho SEMA, 2013.

A proposta bsica ou objetivo principal do livro de fato a temtica da misso integral. A teologia prtica apresenta sempre uma alocuo nutridora e retro alimentadora de elementos missionais e evangelsticos dentro de um cenrio pblico onde so dilatadas articulaes que contemplam o bem estar-social e espiritual (captulo 01). A axiologia crist no se dispe a regimentar o comportamento dos indivduos de modo invasivo e arrogante, entretanto opera tendo por referncia A Energia (YHWH), indicando aos cristos a necessidade de ter como fonte de fora no o intelecto (habilidades individuais), mas sim o prprio Deus (Rm 1:16; 15:19; 1 Co 2:4-5). Produzir teologia algo a ser realizado em constante orao, pois nela o telogo encontrar um dos meios de conduo ao padro de Cristo. (captulo 02). O senhorio de Cristo conforme uma cristologia prtica. O autor esquematiza o
conceito de senhorio e da reconciliao csmica entre Criador e criao, onde Yeshua

figura como a imagem do Deus invisvel e o primognito de toda criao. A afirmao de que Ele anterior a todas as coisas e Senhor das mesmas revela o fato de que todos os poderes csmicos esto dominados por Este. O Logos apresentado como revelador da verdadeira humanidade e da essncia de Deus, redentor da humanidade, reconciliador e conquistador de todos os poderes e tambm Senhor de toda criao (captulo 03). No quarto captulo so discutidos aspectos da soteriologia deparados nas epstolas paulinas e no livro de Hebreus. O homem fora da Graa tem uma condio de vida de escravido e morte (Gl 3:22; 4:3,8). Mas O Eterno providenciou uma nova realidade em Cristo para o pecador, na qual o Verbo fez-se a semelhana dos homens, nascido de mulher e sujeito Lei se solidariza conosco para que Nele fossemos feitos filhos adotivos de Deus. A morte na cruz abre o caminho da promessa e o acesso a esta assegurado mediante a f no Cordeiro e na sua mensagem. Na trilha da espiritualidade cristocntrica o livro Fundamentos da Teologia Prtica adverte que a caminhada crist precisa ser arraigada e alicerada em Jesus. Esta espiritualidade refletir no plano comunitrio ao estabelecermos relaes interpessoais sadias, mantendo comunho uns com os outros nos moldes de Cristo. Isto nos conduz a amarmos a Deus, ao prximo e a ns mesmos. Ao andarmos no caminho do Mestre temos liberdade para servirmos aos semelhantes sem detrimento da realizao pessoal (captulo 05). O livro ressalva que a verdadeira espiritualidade deve primar pela convivncia fraternal, visando tambm comunho do corpo de Cristo. Iluminando com

Graa e amor todo o circuito comunitrio, em aes solidrias aplicadas sociedade. O governo carismtico do Messias na comunidade necessariamente libertao da violncia e tirania dos poderes deste mundo p. 104 (captulo 06). O carter da obra Fundamentos da Teologia Prtica marcado pelo estilo analtico dotado de um grau intermedirio em de complexidade lgica teolgica. Conceitua e descreve os componentes fundamentais inseridos no processo do Fazer Teolgico em conformidade com a ralit. O autor oferece um tratamento a assuntos que vo desde os elementos missionais evangelsticos; produo teolgica; senhorio de Cristo na cristologia prtica; passando pelos aspectos bsicos da soteriologia; espiritualidade cristocntrica e solidria; culminando na missiologia paulina integral. A escrita dispe de um nvel lingustico simplificado e facilitador proporcionando um docere eficiente e amplamente compreensvel, sendo recomendvel a acadmicos e ao leitor comum.

Potrebbero piacerti anche