Sei sulla pagina 1di 27

CARLOS HENRIQUE DA SILVA ZANGRANDO

Advogado no Rio de Janeiro, Membro do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros - Membro do IBDSCJ Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Jnior, Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito Cndido Mendes - Centro, no Rio de Janeiro, Professor Especialista nos Cursos de PsGraduao em Direito do Trabalho e Previdncia Social da Universidade Estcio de S, no Rio de Janeiro.

A Penhora "on line" e o Sigilo Bancrio


I) Introitus

Recentemente, foi amplamente divulgado um convnio firmado entre o Tribunal Superior do Trabalho e o Banco Central do Brasil, para permitir o que se chamou de "penhora on line". Trata-se de uma inovao, utilizando os recursos disposio nos tempos modernos, mais especificamente o acesso s contas bancrias atravs do sistema "on line" do Banco Central do Brasil. Os magistrados podero, utilizando-se de uma senha, trocar informaes, via sistema informatizado de dados, com o Banco Central do Brasil sobre a existncia de contas correntes e aplicaes financeiras das empresas executadas, sempre limitadas ao valor da dvida. Nas palavras do Ministro VANTUIL ABDALA:
"Os signatrios do convnio (TST e Tribunais Regionais do Trabalho) podero, por intermdio do gerente setorial de segurana da informao de cada Tribunal (FIEL), cadastrar usurios do sistema (magistrados), que estaro habilitados a trocar informaes, via sistema de dados, com o Banco Central sobre a existncia de contas correntes e aplicaes financeiras das empresas executadas, sempre limitadas ao valor da dvida. De posse dessas informaes, os usurios do sistema (exclusivamente magistrados) podero expedir ordens de bloqueio de numerrio existente nessas contas bancrias diretamente s instituies financeiras, de modo a satisfazer os crditos trabalhistas dos exeqentes. Dessa forma, ainda que as empresas executadas no possuam bens suficientes para quitao de seus dbitos trabalhistas, as ordens de bloqueio de numerrio nas contas correntes permitiro das efetividade s decises judiciais. Os usurios do sistema sero cadastrados pelo FIEL e podero efetuar a troca de informaes com o Banco Central. importante ressaltar que somente magistrados podero obter informaes junto ao Banco Central e determinar o bloqueio de depsitos bancrios, de acordo com a Clusula Stima do Convnio".1

Sem dvida, trata-se de um meio propiciado pelas modernas tecnologias de informao, em conceder-se a to alentada "efetividade" das decises judiciais.
Notcias do TST, edio de 30.5.2002, www.tst.gov.br. Rua do Carmo, 57, 7 andar Rio de Janeiro - RJ 20040-020 Brasil
1

Tel: (21) 2221-9094 Fax: (21) 2253-7639 Email: zangrando@martinsrj.adv.br

2 Tambm no se nega a boa inteno da medida, que visa proporcionar meios mais rpidos e eficientes para que o credor trabalhista veja satisfeito o direito reconhecido na sentena. Mas, at que ponto a medida legal ? E, mais importante, quais os limites do exerccio de to grandioso poder ? Aprofundemo-nos, portanto, nas questes suscitadas.

II) Sobre o papel do Poder Judicirio na efetiva busca pela satisfao do Direito

A sociedade moderna busca, cada vez mais, a efetividade, ao contrrio da mera formalidade. Anseiam os cidados em tornar fato aquilo que previsto, de forma genrica, na regra social. Por esta razo surgiram instrumentos jurdicos inovadores, como o Mandado de Injuno (CF, art. 5, LXXI), bem como as aes coletivas, em defesa dos direitos metaindividuais (Lei n. 8.078/90). O Estado Social atual pretende, por meio do repdio atuao limitada, alcanar o valor humano, em detrimento de quaisquer outros valores. E, para isso, cultua, prega e assegura um amplo conceito de Justia, como elemento indispensvel de realizao efetiva e substancial daquele valor humano. Na valiosa preleo de CNDIDO DINAMARCO:
"A Constituio age sobre o processo, garantindo-lhe os princpios bsicos, para que o processo possa, depois, atuar convenientemente os preceitos e garantias que ela prpria contm e que projeta sobre todo o ordenamento jurdico."2

A moderna teoria geral do processo constitui poderoso fator contra a viso privatstica da atividade jurisdicional, favorecida pelas concepes do Estado interventor, de cunho eminentemente social. Atualmente, verifica-se um elevado grau de publicismo na cincia do processo, tendendo-se a abolir, rapidamente, todo e qualquer limite privatstico feroz, como se verificava no sculo XIX. E o Poder Judicirio no fica alheio essa mudana. fcil verificar a atuao deste Poder de Estado especfico, em favor do desapego excessiva formalidade, e pretendendo uma atuao muito mais dinmica dos seus membros, em especial, do juiz de primeiro grau, o qual mantm contato estrito e direto com as partes, suas angstias e esperanas.

DINAMARCO,Cndido Rangel - A Instrumentalidade do Processo, 2 ed., Ed. RT, SP, 1990, p. 48/49.

3 O Juiz moderno no um indivduo desprovido de qualquer interao com o meio ambiente. Pelo contrrio, cada vez mais dele se espera uma atuao firme e decisiva, em prol daquele valor humano, a que nos referimos alhures. E parte desta atuao dinmica que a Sociedade cobra e exige dos membros dos Poderes Constitudos est em trazer efetividade ao Direito, ou seja, auxiliar na transformao em fato daquilo que apenas abstratamente previsto na norma. Na sempre atual lio de PONTES DE MIRANDA:
"A tcnica da Justia comea por enfrentar dois temas difceis: o da independncia dos juizes e o da subordinao dos juizes lei. Teremos ensejo de ver que a subordinao ao direito, e no lei, por ser possvel a lei contra o direito. Alis, j temos tratado largamente, desde 1922, da insubsistncia das leis intrinsecamente incompatveis com princpios imanentes ordem jurdica."3

Se a subordinao do juiz ao Direito, latu senso, mais razo ainda se observa para uma atuao dinmica. O Poder Judicirio, portanto, apresenta-se como um dos mais importantes elementos constitutivos da estrutura do Estado. Para ele se voltaro os cidados, na busca pela Justia, tomando-a em sua acepo mais ampla. E justamente por causa disso, no mais se pode esperar, e sequer aceitar, uma posio absolutamente passiva de parte deste Poder, atendo-se formalismos que, ao final, apenas serviro para desacredit-lo frente prpria Sociedade, inclusive fornecendo as armas que necessitam os seus mais corrosivos detratores. Mas, como j se disse, um grande poder atrai grandes responsabilidades. E o exerccio de todo poder pressupe que se o faa com, vistas ao bem comum, e no num arroubo de arbitrariedade.

III) Dos princpios gerais do processo executrio - especialmente a efetividade

O Processo de Execuo fundamenta-se numa srie de princpios gerais, que lhe so peculiares, e que lhe conferem os contornos ntidos que o distinguem do Processo de Conhecimento ou Cautelar. Com efeito, alm da autonomia cientfica e jurdica, o Processo de Execuo se reveste de uma caracterstica que lhe intrnseca e inseparvel: a efetividade, ou resultado em favor do credor. A prpria lei deixa bem claro que a execuo se faz em proveito e no interesse do credor (CPC, art. 612). Toda execuo, portanto, ser to bem
3

in Comentrios Constituio de 1967, tomo III, 3 ed., Ed. Forense, 1987, p. 552.

4 sucedida quanto entregue ao credor, exatamente, o objeto da prestao inadimplida, bem como seus consectrios. Na lio de ALCIDES DE MENDONA LIMA:
"Quem promove a execuo assume papel de relevncia. A sua iniciativa lhe concede primazia na satisfao de seu crdito, mas no em detrimento de ningum, dos demais credores, porque esses ainda tm oportunidade de tambm ser pagos, quer pelo produto do prprio bem penhorado, quer de outros, que o devedor possui."4

Ora, se a efetividade um dos principais - seno o principal - princpio instrutor do Processo de Execuo, todo e qualquer comportamento que contra ela se oponha, destoa, choca e viola o prprio instituto jurdico da Execuo ! Ofendendo-se o instituto jurdico, ofendido tambm se encontra o prprio Poder Judicirio, que o seu zeloso aplicador, e, por tabela, ofende-se tambm ao Estado, que o garantidor final de toda a juridicidade !

IV) Do atentado contra a dignidade da Justia

Como guardio do valor humano ansiado pela Sociedade, e como posto avanado na batalha pela Justia, o Poder Judicirio exerce seus misteres em prol do interesse pblico, ainda que decida lide particular ! Isso um fato, alis. Por esta razo a lei determina especificamente (CPC, art. 600). que a parte que frauda a execuo, esta se ope maliciosamente, resiste injustificadamente ou deixa de indicar bens sujeitos execuo, comete no um ato contra o direito individual do credor, mas sim UM ATENTADO DIGNIDADE DA JUSTIA ! Ora, no o credor o nico prejudicado pela atitude reticente do devedor. Na verdade, a situao de espraia, tal qual reao em cadeia, por sobre todas as relaes jurdicas, fragilizando-as. E se frgeis forem, ou se fizerem ser, as relaes jurdicas ou a sua garantia, seja pela lei ou pelo Poder Judicirio, o preo a pagar ser o desmoronamento do prprio Estado, num retorno barbrie de tempos idos ! Atento ao fato, o Direito se modernizou, desvinculando-se das tcnicas antigas e formalistas, para permitir a atuao ex officio do Juiz no resguardo da dignidade da Justia. Assim se viu, por exemplo, na alterao do art. 18 do CPC, pela Lei . 9.668/98, ao permitir que o juiz, ex officio, condene o litigante de m-f na multa cabvel. Noutro momento, permitiu ao juiz multar o devedor que resiste ordem judicial, revertendo a multa em proveito do credor (CPC, art. 601, com redao dada pela Lei n. 8.953/94).
4

in: Comentrios ao CPC, vol. VI, 7 ed., Ed. Forense, 1991, p. 567.

5 Verificamos que a prpria lei, por meio de profundas reformas, tenta imprimir maior efetividade ao processo executrio, coibindo e punindo a fraude e a chicana dos maus devedores. E se assim age a lei, com maior razo h de agir o aplicador da lei, que o juiz !

V) Da notria dificuldade em satisfazer o direito do credor

fato notoriamente conhecido no s para os que militam na Justia do Trabalho, mas tambm para aqueles que militam na Justia comum, que rarssimo o comparecimento espontneo do devedor, seja para responder os termos da ao executria, seja para pagar o dbito lquido e certo. Alis, ante a enorme quantidade de artimanhas jurdicas criadas pelos devedores para impedir ou dificultar a satisfao do direito do credor, nos faz duvidar seriamente da expresso "ttulo executrio, lquido certo e exigvel", que mais se apresenta como mera figura retrica. Vejamos alguns exemplos.

a) Da falaciosa "discusso judicial da dvida"

Nas questes cveis, especialmente nas dvidas bancrias e das demais instituies do mercado financeiro nacional, fato que o E. Superior Tribunal de Justia vem decidindo que, na existncia de discusso judicial do dbito, caberia a excluso do nome dos devedores dos cadastros de proteo ao crdito, at deciso final no processo. Vejamos:
"Ementa : CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. INSCRIO NO SERASA, SPC e AFINS. PREVISO LEGAL. AO ORDINRIA REVISIONAL E AGRAVO DE INSTRUMENTO. TUTELA ANTECIPADA INDEFERIDA. CPC, ART. 273. PERMISSO DO REGISTRO PELO TRIBUNAL ESTADUAL. DESCABIMENTO. LEI N. 8.038/90, ART. 43, 4. CC, ART. 160, I. I. Legtimo o procedimento adotado pela instituio financeira em inscrever a devedora inadimplente em cadastro de proteo ao crdito, por autorizado na legislao pertinente. II. Caso, todavia, em que, havendo discusso jurdica sobre o dbito, pertinente o deferimento de tutela antecipatria do pedido de excluso ou no incluso do nome da devedora de tais rgos com o fim de assegurar a eficcia do processo, sob pena de se frustrar, ao menos em parte, o direito nele discutido. III. Recurso conhecido e provido." (STJ, 4 T., REsp 351.941/SP, (2001/0110467-9), rel. Min. Aldir Passarinho Junior, julg. em 27.11.2001, DJ de 25.3.2002, p. 0293).

6
"Ementa : CIVIL. CADASTRO DE INADIMPLENTES. SERASA. SPC. CADIN. INSCRIO. DISCUSSO DA DVIDA EM JUZO. PRECEDENTES. I - Constitui constrangimento e ameaa vedados pela Lei 8.078/90, o registro do nome do consumidor em cadastros de proteo ao crdito, enquanto tramita ao em que se discute a existncia da dvida ou a amplitude do dbito. II - Deciso recorrida em manifesto confronto com a jurisprudncia dominante do Superior Tribunal de Justia. III- Recurso da empresa conhecido e provido." (STJ, 4 T., REsp 201.187/SC, (1999/0004531-9), rel. Min. Csar Asfor Rocha, julg. em 10.10.2000, DJ de 11.12.2000, p. 0208).

"Ementa : MEDIDA CAUTELAR. LIMINAR. EXCLUSO DO NOME DO DEVEDOR EM RGOS DE PROTEO AO CRDITO. SECURITIZAO PENDENTE. I - Consoante a jurisprudncia do STJ, a securitizao da dvida constitui um direito do devedor rural e no mera faculdade dos bancos. II - Encontrando-se pendente de julgamento o litgio instaurado entre as partes acerca do alongamento do dbito, no se justifica o registro do nome do devedor no CADIN ou qualquer outro rgo cadastral de proteo ao crdito. III - Recursos especial conhecido, em parte, e provido. (STJ, 4 T., REsp 217.629/MG, (1999/0047862-2),rel. Min. Barros Monteiro, julg. em 29.6.2000, DJ de 11.9.2000, p. 0255).

Tal procedimento, bem intencionado e possuidor at mesmo de alguma legalidade , sem dvida, mais uma pedra a pavimentar o caminho do Inferno, pois vem acarretando total insegurana ao mercado, aumentando o risco na concesso de crdito, o que se traduz num aumento das taxas de juros, alm de retrao no crdito. Se desejasse prestar verdadeiro servio til Sociedade, deveria o Superior Tribunal de Justia interpretar restritivamente as questes, deixando claro que no ser qualquer discusso capaz de ensejar a excluso do devedor confesso do cadastro dos rgos de proteo ao crdito. A melhor interpretao deveria ser "havendo discusso sria e juridicamente consistente, que leve reflexo intelectual e ao efetivo debate jurdico sobre a validade do negcio jurdico firmado ou do prprio valor do dbito, deve a negativao do crdito ser suspensa, at deciso final de mrito". De outra forma, o Poder Judicirio estaria contribuindo para prejudicar no s o sistema financeiro e creditcio nacionais, mas tambm, por tabela, toda a sociedade ! No sero alegaes j rebatidas pela lei, doutrina e jurisprudncia consolidadas que ensejaro essa verdadeira benesse, especialmente ao devedor confesso ! Mas no isso que vem ocorrendo.

7 b) Da garantia da execuo com "ttulos da dvida pblica"

Outro exemplo a nefasta tentativa de garantia da execuo trabalhista com ttulos da dvida pblica emitidos no incio do sculo XX, fato esse que no passa de mais um embarao a satisfao do direito do credor, to decantado pelos cultores da efetividade do processo. A procura pelos ttulos tornou-se verdadeiro negcio, havendo anncios em jornais e revistas. Ressalte-se que o jornal O Estado de So Paulo, em edio de 6.7.1997, informou que os atuais detentores dos ttulos em questo so meros caadores de oportunidades, que compraram tais ttulos por menos de 2% do valor de face, o que lhes asseguraria um lucro lquido de 98%, levando-se em considerao at mesmos os altssimos custos dos ilustrados pareceres que encomendaram, para apoiar tal sanha lucratcia. certo que tanto o CPC quando a Lei dos Executivos Fiscais aponta para os ttulos da dvida pblica como meio vlido de garantia da execuo (CPC, art. 655 e Lei n 6.830/1980, ar. 11). Mas tambm verdade que o fazem na presuno de que os ttulos sejam vlidos, e que possam ser transformados em errio, j que, do contrrio, no se prestariam a qualquer garantia ! Com efeito, um edital do Banco Central do Brasil (Resoluo n 65), publicado no DOU de 5 de julho de 1968, fixou para resgate dos ttulos o perodo compreendido entre 1.7.1968 e 1.1.1969. Em 30.12.1968, foi editado o Decreto-lei n 396, alterando o prazo para resgate dos ttulos para 12 meses. O Poder Pblico entendeu, ento, que teria ocorrido a prescrio, para aqueles que no tivessem resgatado os ttulos no prazo determinado. Se as aplices no apresentam liquidez imediata, no possuem correo monetria integral prevista por lei ou pelo ttulo e, pior ainda, so rejeitadas pelos pretensos devedores, sua admissibilidade como garantia do crdito exeqendo se torna, no mnimo, impossvel. E ainda, de acordo com o Decreto n 20.910/1932, TODAS as aes contra a Fazenda Pblica prescrevem em cinco anos, sejam qual for a caus petendi. Logo, na pior das hipteses, o direito de cobrana aos ttulos da dvida pblica estaria prescrito em 2.7.1974. Depreende-se que aqueles Ttulos da Dvida Pblica emitidos na Repblica Velha, nada valem, seno como decorao a ser dependurada na parede de algum museu. Felizmente, a Justia do Trabalho nunca acatou, e nem acatar os desejos da scia de devedores vidos em protelar ou elidir suas dvidas, como j se decidiu:
"O devedor que nomeia penhora ttulo de dvida pblica emitido em 1928, cujo valor atual, se existisse, corresponderia a um (1) quatrilhonsimo do valor de face (algo como R$ 0,000.000.000.000.005) atenta contra a dignidade

8
da Justia". (TRT 1 Reg., SEDI, MS 290/192000, rel. juiz Luiz Carlos Teixeira Bomfim, DJ/RJ de 13.10.2000, p. 84).

At o Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro j unificou sua jurisprudncia no sentido de que no constitui garantia hbil para interposio de embargos de devedor o oferecimento de ttulos da dvida pblica antigos e de difcil liquidez (Enunciado n. 26, obtido no I Encontro de Desembargadores do Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro, DO-RJ, Seo I, 14.9.2001 Se os ttulos que alegam possuir valerem algo mais do que o papel em que foram escritos, que os transformem ento em dinheiro e, depois, depositem o errio em garantia da execuo das sentenas que os condenaram.

c) Da ocultao dos devedores ou de seus bens

Por fim, d-se outro estranho fenmeno, qual seja, a ocultao dos bens dos devedores, quando no mesmo dos prprios devedores. Essa ocultao, pice da afronta aos Poderes Institudos, bem como Lei e Moral, estranhamente comum. A soluo, no entanto, est na colaborao do Poder Judicirio, na busca pelos devedores desaparecidos, ou por seus bens. Essa colaborao se d pela emisso de ofcios, s reparties pblicas e empresas prestadoras de servios pblicos. De fato, a expedio de ofcios s reparties pblicas o nico meio cabvel para descobrir-se, com certeza, o paradeiro dos devedores ! E assim agindo, o Juzo, embora no esteja praticando "ato jurisdicional" strictu sensu, est propiciando elementos para a realizao do Direito, e no de mero capricho do exeqente, pois a dvida lcita e legtima que no saldada, no se encontra no rol dos interesses meramente individuais, como j salientamos, antes disso, depe contra toda a ordem jurdica estatal ! E ao buscar no Poder Judicirio a soluo para o mal que lhe aflige, o cidado tem o direito de receber deste Poder todo o auxlio que, na medida de suas possibilidades materiais, humanas ou legais, possa lhe fornecer. S assim estaremos diante daquilo que almeja a Sociedade - um Poder Judicirio atuante e efetivo na busca pela satisfao do Direito. Outrossim, de sabena geral que os rgos pblicos no fornecem informaes sigilosas particulares, s o fazendo mediante ordem judicial. A posio dos Tribunais, inclusive o C. STJ e o E. STF, unssona em no permitir a violao do direito do credor por meio de artimanhas protelatrias ou fugidias dos devedores. Vejamos:

9
"Penhora. Pedido de requisio, pela Justia, de informao Repartio competente do Imposto de Renda sobre declarao de bens do executado, frustrados que foram todos os esforos para a localizao de bens para a Penhora. Essa requisio, ao contrrio do que sustenta o acrdo recorrido, se faz no interesse da Justia, pois a penhora ato preliminar para a execuo do patrimnio do devedor, e o titular desse poder de excutir o Estado, que o tem como instrumento necessrio para desincumbir-se de seu dever de prestar jurisdio. Da, o preceito contido no artigo 600, IV, do Cdigo de Processo Civil, o qual considera atentatria dignidade da Justia o ato do devedor que no indica ao Juzo onde se encontram os bens sujeitos execuo. Recurso Extraordinrio conhecido e provido". (STF, RE 92377-SP, rel. Min. Moreira Alves, RTJ 110/184).

" legtima a requisio de informaes, pelo magistrado, ao imposto de renda, no interesse da Justia. Nada justifica a proteo ao inadimplemento em detrimento da boa-f no mundo dos negcios e dos prestgio da Justia. Recurso Extraordinrio conhecido e provido". (STF, RE 94608-SP, rel. Min. Cordeiro Guerra, RTJ 110/195).

"Processo civil. Execuo. Penhora. Requisio ao Imposto de Renda. Admissibilidade. Recurso conhecido e provido. Em face do interesse da Justia na realizao da penhora, ato que d incio expropriao forada, admite-se a requisio repartio competente do imposto de renda para fins de localizao de bens do devedor, quando frustrados os esforos desenvolvidos nesse sentido. Cada vez mais se toma conscincia do carter pblico do processo, que, como cedio, instrumento da jurisdio". (STJ, 4 T., REsp 2777-PA, rel. Min. Slvio de Figueiredo Teixeira, julg., 21.8.1990, DJ de 9.10.1990, p.:10.898, RSTJ vol. 021, p. 298).

"Execuo. Requisio de informaes Receita Federal, requerimento da exeqente, relativas existncia de bens da executada, deferimento. Face ao interesse da Justia no andamento dos processos como instrumento da jurisdio, e portanto na realizao da penhora, mxime quando interessada pessoa jurdica que lida com patrimnio da populao, admite-se, a requerimento da parte, a requisio pelo Desembargador de informaes Receita Federal sobre bens declarados pela firma devedora. Artigo 198, pargrafo nico do Cdigo Tributrio Nacional, permissivo da prestao de informaes apenas por "requisio regular da autoridade judiciria no interesse da Justia". (STJ, 4 T., REsp 8795-CE, rel. Min. Athos G. Carneiro, julg. 12.5.1992, DJ de 1.6.1992, p. 8.049, RSTJ vol. 034, p. 0294, RT vol. 698, p. 0199).

Observamos que os Tribunais no do guarita inadimplncia premeditada de devedores que, utilizando-se da boa-f dos credores, deste tomam emprstimos, ou o que mais seja, e depois simplesmente "desaparecem", deixando um vazio jurdico que precisa ser preenchido. Pensar diferente, D. M. V., ainda que fundamentado em eventual lacuna legal, presentear a desonestidade, com a qual o Poder Judicirio nunca compactuou, e nunca compactuar, temos certeza ! Assim, pode e deve o Poder Judicirio auxiliar o credor na busca da satisfao do seu direito, seja emitindo ofcios aos rgos pblicos competentes, seja quebrando o sigilo bancrio, ou o que mais se fizer necessrio, para o prestgio da prpria Instituio, e a efetividade do processo executrio.

10

d) Da exceo de pr-executividade

E ainda que no se oculte, o devedor ainda poder lanar mo de mais uma das diversas modalidades de questionamento do direito do credor. Exceo de pr-executividade ou exceo de pr-executoriedade, ou ainda, oposio pr-processual, uma modalidade de defesa processual destinada, fundamentalmente, a impedir que a exigncia da garantia prvia da execuo pelo devedor possa representar, em certos momentos, obstculo sua defesa, como quando deseje alegar nulidade do ttulo, ilegitimidade ativa e passiva, prescrio intercorrente, quitao da dvida, etc.5 Sua admissibilidade no Processo do Trabalho, j foi reconhecida pela melhor doutrina, e tambm pelos Tribunais.6 Vejamos a situao com maiores detalhes. Com efeito, a execuo, como qualquer outro processo, deve atender aos seus pressupostos objetivos e subjetivos, que devem ser preenchidos para que se possa constituir e desenvolver validamente. O preenchimento de tais requisitos deve ser verificado de ofcio pelo juiz, sem o qual sequer se poderia iniciar o processo executrio. No entanto, a prtica demonstra que, por vezes, os juzes no cumprem ou cumprem mal o seu ofcio, no conhecendo ou conhecendo mal tais matrias. Essa falha, contudo, justificvel, seja pelo volume de trabalho, seja pelo fato de que nem sempre a violao de um requisito processual est estampada na petio inicial, mas insinuada ou bosquejada em algum stio remoto do ttulo executivo. Nesses casos, pode e deve ser dada cincia ao juiz do seu esquecimento ou equvoco a fim de que o mesmo examine, ou reexamine, os requisitos da execuo. Esta cincia pode ser procedida por meio de defesa prvia processual, ou seja, exceo. Sendo assim, as matrias argveis so, por conseqncia lgica, as conhecveis de ofcio pelo juiz.7 Decerto, o manejo irregular, ou meramente procrastinatrio da exceo de pr-executividade configura, sem dvida, oposio maliciosa execuo, por intermdio de ardis e meios artificiosos, caracterizando ato atentatrio dignidade da Justia, e atraindo as penalidades da Lei (CPC, arts. 600 e 601).

5 6 7

TEIXEIRA Fl., Manoel Antonio A Execuo no Processo do Trabalho, op. cit., p. 568. TRT 5 Reg., 5 T., AP n 1.093/19204-55, rel. juiz Waldomiro Pereira, julg. 22.10.1996, in LTr 61/108. ASSIS, Araken de Manual do Processo de Execuo, 5 ed., Ed. RT, SP, 1998, p. 167/168.

11 VI) Da nova modalidade de efetivao da deciso - a penhora on line

de conhecimento geral que um dos problemas mais graves da Justia do Trabalho, a morosidade das execues. Para conceder maior efetividade a execuo dos provimentos jurisdicionais condenatrios, foi firmado um convnio entre o Banco Central do Brasil, o Tribunal Superior do Trabalho e os Tribunais Regionais do Trabalho, instituindo-se o que ficou conhecido como penhora on line. Trata-se de uma ferramenta colocada a disposio dos magistrados, para, mediante correio eletrnico, enviarem pedido de informaes ao Banco Central sobre a existncia do valor da condenao nas contas correntes e aplicaes financeiras dos devedores. Por meio desse sistema, tambm ser possvel determinar o bloqueio e desbloqueio de contas de pessoas fsicas e jurdicas executadas em aes trabalhistas. Cada um dos Tribunais Regionais do Trabalho no Brasil ter gestor da senha que permitir o acesso ao sistema. Caber a esse gestor administrar a distribuio de senhas aos juzes responsveis pelas execues. Os signatrios do convnio (TST e Tribunais Regionais do Trabalho) podero, por intermdio do gerente setorial de segurana da informao de cada Tribunal (FIEL), cadastrar usurios do sistema (magistrados), que estaro habilitados a trocar informaes, via sistema de dados, com o Banco Central sobre a existncia de contas correntes e aplicaes financeiras das empresas executadas, sempre limitadas ao valor da dvida. De posse dessas informaes, os usurios do sistema (exclusivamente magistrados) podero expedir ordens de bloqueio de numerrio existente nessas contas diretamente s instituies financeiras, de modo a satisfazer os crditos trabalhistas dos exeqentes. Em suma, o que antes era realizado por intermdio de ofcios emitidos pelo juiz da execuo ao Banco Central do Brasil, poder agora ser cumprido mediante acesso on line ao sistema do Banco Central. A medida atrai no s maior efetividade na execuo das sentenas condenatrias, mas tambm maior celeridade no procedimento. Disso no h o que negar. As questes que suscitamos dizem respeito, na verdade, aos aspectos prejudiciais da nova medida, sobretudo na invaso da privacidade, e no que diz respeito a possvel quebra do sigilo bancrio.

12 VII) Do sigilo bancrio

A questo do sigilo bancrio no Brasil sempre esteve vinculada a atuao do Banco Central do Brasil, especialmente no que diz respeito a emisso de normas regulamentadoras, fulcradas no permissivo legal localizado na Lei n 4565/1964. Primeiro, necessrio entender que nenhum Banco proprietrio do numerrio constante da conta-corrente aberta pelo cliente. Deles, mero possuidor, administrador e responsvel direto. Na lio de ARNALDO RIZZARDO:
A conta corrente, alm de envolver a entrega de importncia pecuniria, visa outros objetivos, que se concretizam na realizao de uma gama variada de servios por conta e ordem do cliente. No h somente uma entrega de dinheiro e a posterior devoluo. O banco se encarrega de proceder pagamentos, cobranas e outras operaes inerentes ao servio de caixa. Da transcender a mesma os limites do mero depsito. O estabelecimento bancrio praticamente administra o dinheiro do cliente, constituindo sua atividade uma prestao de servios segundo as ordens que recebe. Portanto, a conta corrente enquadra-se como um contrato autnomo, resultante de um convnio ou acordo de vontades, com obrigaes recprocas para ambas as partes, em que o cheque o instrumento mais simples de sua movimentao, de acordo com a explicao de Srgio Carlos Covello.8

Alis, a apropriao voluntria, pela instituio financeira, do numerrio existente na conta corrente do cliente CRIME previsto no art. 5 da Lei n. 7.492/86. Com efeito, no tm os bancos o poder de efetuar qualquer bloqueio nas contas correntes de seus clientes. Apenas a autoridade judicial, em deciso fundamentada, tem o poder de determinar a indisponibilidade ou o bloqueio de qualquer propriedade privada (CPC, arts. 798 e799). O sigilo bancrio est profundamente enraizado nas prprias fundaes da atividade financeira. J na Idade Mdia a caracterstica sigilosa das atividades bancrias foi devidamente observada. Esse costume se consolidou no decorrer do tempo, no s como decorrncia da prpria atividade financeira, mas tambm como conveno tcita entre cliente e banco. Como ensina NELSON ABRAHO:
" instintivo natureza humana o desejo de manter certa discrio no que concerne posse e disponibilidade dos bens materiais. Quando no for para evitar o aguamento das pretenses do Fisco, ser, pelo menos, para no provocar sentimentos nocivos nos inferiormente dotados de bens. Ostensiva nos primeiros tempos, a titularidade da riqueza foi-se dissimulando: do homem rico com os bens mostra, chegou-se pessoa jurdica em que os grandes detentores de aes no so conhecidos do pblico em geral; os ttulos ao portador cristalizam esse sigilo.
8

RIZARDO, Arnaldo Contratos de Crdito Bancrio, 1 ed., Ed. RT, SP, 1990, p. 51/52.

13
Nesse respeito discrio quanto posse e ao manejo dos bens materiais, v-se um fundamento filosfico e humanitrio da proteo privacidade. Alm desse, haveria outro de natureza poltica; no plano externo, seria uma auto-afirmao de um Estado em relao aos outros. Em se tratando de depsitos de fundos provenientes do estrangeiro, o sigilo bancrio passaria a identificar-se com o prprio Estado. Nesse particular, aponta-se como paradigma a atitude tomada pelos banqueiros suos na contingncia da Segunda Grande Guerra Mundial, que resistiram aos vrios artifcios adotados pelas autoridades do III Reich para descobrirem os capitais depositados por seus jurisdicionados. Ao final da guerra, a mesma atitude foi adotada para com as autoridades dos pases aliados, que pressionavam no sentido de saber o montante do capital alemo depositado nos bancos suos. S que a houve revide: os fundos suos foram bloqueados em Londres e Nova Iorque e congelado o transporte de matria-prima e de inflamveis para a Confederao Helvtica. Chegou-se a um consenso, mas sempre mantendo-se a essncia do sigilo bancrio: pelo "acordo de Washington", de 1945, entre a Sua e as potncias interessadas, persistindo a recusa em desvendar a existncia e a identidade dos depsitos individuais, as autoridades suas revelaram apenas o "montante dos capitais", fixado em cem milhes de dlares. Sob o aspecto econmico, o sigilo bancrio embasado numa chamada "tcnica de captao"; adotaram-na, com pleno xito, particularmente a Sua, com sua lei federal sobre bancos e caixas econmicas, de 8 de novembro de 1934, e o Lbano, com o diploma legal de 3 de setembro de 1956. Nos tempos modernos, assumindo o servio de caixa dos clientes, especialmente dos comerciantes, pelo contrato de conta corrente, o banco conhece o bem-estar econmico-financeiro de uma empresa, com base na pontualidade de seus pagamentos e na amplitude de seus negcios. Da que "comerciantes e industriais do grande valor ao fato de que as operaes a que se entregam no sejam conhecidas por seus concorrentes. Os simples particulares no admitiriam que a importncia de sua fortuna e disponibilidades em banco fossem reveladas a terceiros. Destarte, o sigilo bancrio se caracteriza como sendo a obrigao do banqueiro - a benefcio do cliente - de no revelar certos fatos, atos, cifras ou outras informaes de que teve conhecimento por ocasio do exerccio de sua atividade bancria e notadamente aqueles concernentes a seu cliente, sob pena de sanes muito rigorosas,civis, penais e disciplinares".9

Especificamente no Brasil, a questo do sigilo bancrio estava regulamentada pela Lei n. 4.595, de 321 de dezembro de 1964, e pela Resoluo n. 469, do Banco Central do Brasil. Esses instrumentos j previam o fornecimento de informaes mediante requisio expressa da autoridade judicial. Recentemente, no entanto, a situao foi totalmente regulamentada pela Lei Complementar n. 105, de 10 de janeiro de 2001, in verbis:
Art. 1o As instituies financeiras conservaro sigilo em suas operaes ativas e passivas e servios prestados. 1o So consideradas instituies financeiras, para os efeitos desta Lei Complementar: I os bancos de qualquer espcie; II - distribuidoras de valores mobilirios; III - corretoras de cmbio e de valores mobilirios; IV - sociedades de crdito, financiamento e investimentos;
9

ABRAHO, Nelson - Direito Bancrio, 6 ed., Ed. Saraiva, SP, 2000, p. 50/51.

14
V - sociedades de crdito imobilirio; VI - administradoras de cartes de crdito; VII - sociedades de arrendamento mercantil; VIII - administradoras de mercado de balco organizado; IX - cooperativas de crdito; X - associaes de poupana e emprstimo; XI - bolsas de valores e de mercadorias e futuros; XII - entidades de liquidao e compensao; XIII - outras sociedades que, em razo da natureza de suas operaes, assim venham a ser consideradas pelo Conselho Monetrio Nacional. 2o As empresas de fomento comercial ou factoring, para os efeitos desta Lei Complementar, obedecero s normas aplicveis s instituies financeiras previstas no 1".

A lei dispe que no constituiro violao ao dever de sigilo: a) a troca de informaes entre instituies financeiras, para fins cadastrais, inclusive por intermdio de centrais de risco, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetrio Nacional e pelo Banco Central do Brasil; b) o fornecimento de informaes constantes de cadastro de emitentes de cheques sem proviso de fundos e de devedores inadimplentes, a entidades de proteo ao crdito, observadas as normas baixadas pelo Conselho Monetrio Nacional e pelo Banco Central do Brasil; c) o fornecimento das informaes de que trata o 2o do art. 11 da Lei no 9.311, de 24 de outubro de 1996; d) a comunicao, s autoridades competentes, da prtica de ilcitos penais ou administrativos, abrangendo o fornecimento de informaes sobre operaes que envolvam recursos provenientes de qualquer prtica criminosa; e) a revelao de informaes sigilosas com o consentimento expresso dos interessados; f) a prestao de informaes nos termos e condies estabelecidos na prpria Lei Complementar. Por outro lado, essa mesma Lei Complementar estipula que a quebra de sigilo poder ser decretada, quando necessria para apurao de ocorrncia de qualquer ilcito, em qualquer fase do inqurito ou do processo judicial, e especialmente nos seguintes crimes: a) de terrorismo; b) de trfico ilcito de substncias entorpecentes ou drogas afins; c) de contrabando ou trfico de armas, munies ou material destinado a sua produo; d) de extorso mediante seqestro; e) contra o sistema financeiro nacional; f) contra a Administrao Pblica; g) contra a ordem tributria e a previdncia social; h) lavagem de dinheiro ou ocultao de bens, direitos e valores; i) praticado por organizao criminosa. As informaes ordenadas pelo Poder Judicirio sero prestadas pelo Banco Central do Brasil, pela Comisso de Valores Mobilirios e pelas instituies financeiras. Mesmo assim, ser sempre preservado o seu carter sigiloso mediante acesso restrito s partes, que delas no podero servir-se para fins estranhos lide (LC n. 105/2001, at. 3).

15 A Lei prev a formalizao de convnios entre o Banco Central do Brasil e a Comisso de Valores Mobilirios, em suas reas de competncia, para a cooperao mtua e o intercmbio de informaes para a investigao de atividades ou operaes que impliquem aplicao, negociao, ocultao ou transferncia de ativos financeiros e de valores mobilirios relacionados com a prtica de condutas ilcitas. A posio unnime da moderna jurisprudncia que o to alentado "sigilo bancrio" no direito absoluto, verbis:
"Mandado de Segurana. Constitucional. Providncias Investigatrias. Quebra do Sigilo Bancrio. Constituio Federal (art. 5, X e XII). Lei n 4.595/64 (art. 38). 1. O Sigilo bancrio no um direito absoluto, compatibilizando-se a sua "quebra" com as disposies constitucionais pertinentes (art. 5, X e XII), C.F.), cnsono jurisprudncia do STF e desta Corte Superior. 2. Demonstradas razes suficientes e reclamado para as atividades investigatrias, o afastamento do sigilo autorizado judicialmente no constitui ilegalidade ou abuso do juzo competente. 3. Doutrina e precedentes jurisprudenciais. 4. Recurso sem provimento. (STJ, 1 T., ROMS 10.939/SC, rel. Min. Milton Luiz Pereira, DJ 4.9.2000, p. 121).

"Ementa: INFORMAES ACERCA DA EXISTNCIA DE CONTA CORRENTE EM NOME DO EXECUTADO. EXPEDIO DE OFCIO AO BANCO CENTRAL. QUEBRA DE SIGILO BANCRIO NO CONFIGURADA. A mera informao sobre a existncia de conta bancria do devedor, sem que se cogite do conhecimento acerca da movimentao ativa e passiva dessa conta, bem como dos servios bancrios prestados ao correntista, no configura violao ao sigilo bancrio imposto pelo artigo 38 da Lei 4.595/64. Caso em que o executado no mais se encontra no endereo informado nos autos, inexistindo bens de sua propriedade que possam garantir a execuo, o que autoriza a expedio de ofcio ao Banco Central do Brasil, tendo em vista o disposto nos artigos 653 e 765 da CLT, para que este determine s instituies bancrias locais que informem acerca da existncia de contas correntes em nome do executado. Deciso: Decidiu a Turma, por unanimidade de votos, dar provimento ao agravo de petio para autorizar a expedio de ofcio ao Banco Central do Brasil para que este determine s instituies bancrias locais que informem acerca da existncia de contas correntes em nome do executado. Acrdo pelo Relator". (TRT 4 Reg., 4 T., Agravo de Petio n. 00863.005/98-5, rel. juiz Fabiano de Castilhos Bertolucci, DJ de 11.9.2000).

Observamos claramente que o poder do Juiz da execuo, em requerer informaes sobre a movimentao financeira dos eventuais devedores sempre existiu. O que interessa, nesse momento, traar os limites do exerccio desse poder, e eventual responsabilidade pelo mesmo.

16 VIII) Dos limites ao poder de quebra do sigilo bancrio

Nenhum poder pode ser exercido sem limites, no importando o quo probo ou bem intencionado seja aquele que o exerce. Se assim no for, transforma-se em arbtrio, e corrompe a alma e o corpo do seu possuidor, de tal modo a retirar-lhe a humanidade, e transform-lo num misto de autmato e demnio. J alertava BENJAMIN CONSTANT que "os depositrios do poder tm uma disposio desagradvel a considerar tudo que no eles como uma faco. eles chegam a incluir s vezes a prpria nao nessa categoria". O Poder Judicirio no deve cair vtima da seduo do poder. Pelo contrrio, neste Poder que repousam as esperanas de uma Sociedade justa e igualitria. Vale transcrever a lio do eminente PAULO EMLIO RIBEIRO DE VILHENA:
"No resta a menor dvida que tanto o art. 765, da CLT, quanto o art. 130 do CPC, ao titularizarem no juiz o comando do processo e ao criarem condies para o exerccio de tal comando do processo, no desvinculam seus poderes dos princpios bsicos ordenadores da instrumentalidade procedimental e das garantias, genricas ou especificamente, predispostas seja na Constituio Federal, seja na prpria legislao ordinria. A incondicionada aplicao dos arts. 765, da CLT, e 130, do CPC, na direo do processo, conduzem o magistrado ao arbtrio, que, como claramente sintetizou Edgar Bodenheimer, est fora do direito, "despotismo" ou "anarquia".10

Os limites jurdicos, sociais e at mesmos morais do exerccio de to assombroso poder concedido aos magistrados, de conseguirem informaes financeiras e procederem a penhora de bens por meio da moderna tecnologia de informao, podem e devem ser delineados, ainda que numa aproximao apriorstica. o que faremos.

a) Do acesso limitado e exclusivo s informaes

De fato, a prpria redao da Lei Complementar n. 105 impe alguns limites. Dentre esses avulta aquele previsto no art. 3 da citada Lei Complementar, in verbis:
Art. 3o Sero prestadas pelo Banco Central do Brasil, pela Comisso de Valores Mobilirios e pelas instituies financeiras as informaes ordenadas pelo Poder Judicirio, preservado o seu carter sigiloso

VILHENA, Paulo Emlio Ribeiro de - O Juiz e o Processo do Trabalho, in: Compndio de Direito Processual do Trabalho, obra em memria de Celso Agrcola Barbi, coordenadora: Alice Monteiro de Barros, Ed. LTr, SP, 1998, p. 146.

10

17
mediante acesso restrito s partes, que delas no podero servir-se para fins estranhos lide. 1o Dependem de prvia autorizao do Poder Judicirio a prestao de informaes e o fornecimento de documentos sigilosos solicitados por comisso de inqurito administrativo destinada a apurar responsabilidade de servidor pblico por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido. 2o Nas hipteses do 1o, o requerimento de quebra de sigilo independe da existncia de processo judicial em curso. 3o Alm dos casos previstos neste artigo o Banco Central do Brasil e a Comisso de Valores Mobilirios fornecero Advocacia-Geral da Unio as informaes e os documentos necessrios defesa da Unio nas aes em que seja parte.

O texto legal deixa bem claro que O SIGILO DAS INFORMAES SER SEMPRE PRESERVADO, MEDIANTE CUIDADOS A SEREM TOMADOS, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO ACESSO RESTRITO S PARTES ! Noutras palavras, uma vez quebrado o sigilo bancrio, por ordem judicial, s esto autorizados por lei a ter conhecimento e acesso aos dados o prprio juiz, as partes no processo e, por bvio, seus procuradores judiciais. Da se infere a impossibilidade de franquear-se acesso s informaes aos funcionrios do rgo do Poder Judicirio, bem como assessores, ainda que de total confiana do Juiz. vedado aos magistrados incursionar nas contas bancrias para obter informaes que no importem para o desfecho da execuo, sob pena de violao direta das garantias intimidade e vida privada, bem como a inviolabilidade do sigilo de dados, prevista nos incisos X e XII do art. 5 da CF. De fato, essa uma situao muito sria, pois como de conhecimento geral, o enorme acmulo de trabalho nas Varas impede, seno impossibilita aquela figura do juiz que analisa sozinho todos os processos, e escreve, de prprio punho, todos os despachos. notria a utilizao de "assessores", nomeados pelos juzes, para auxlio na herclea tarefa jurisdicional, sob pena de inviabilizar-se mesmo a prpria prestao jurisdicional. Devemos atentar que aqui no se critica a utilizao de assessores pelos juzes. Decerto no somos ingnuos ou cndidos a ponto de no visualizar que, sem ajuda, nenhum ser humano seria capaz de concluir tal tarefa. O que se coloca que, nos termos da prpria lei, os dados sigilosos obtidos pelo magistrado devero ser diligentemente guardados, podendo serem abertos apenas para as partes e seus procuradores judiciais, e mesmo assim apenas para os fins colimados no prprio processo.

18 Eventual "vazamento" de informaes financeiras sigilosas para outras figuras, ainda que de total confiana do magistrado ou mesmo funcionrios da Justia, acarretar a responsabilizao criminal e civil dos envolvidos, como veremos mais adiante.

b) Do cumprimento das formalidades legais

Outro limite imposto por lei o prvio cumprimento das exigncias e formalidades legais:
"Art. 8o O cumprimento das exigncias e formalidades previstas nos artigos 4o, 6o e 7o, ser expressamente declarado pelas autoridades competentes nas solicitaes dirigidas ao Banco Central do Brasil, Comisso de Valores Mobilirios ou s instituies financeiras".

A determinao da quebra de sigilo s poder ser decretada quando necessria para apurao de ocorrncia de qualquer ilcito, em qualquer fase do inqurito ou do processo judicial. O juiz dever, assim, declarar claramente as razes pelas quais determinou a quebra do sigilo bancrio, motivando o seu ato, sob pena de nulidade.

c) Impossibilidade de atuao ex officio

Pelo princpio da demanda, tambm chamado de princpio da iniciativa processual, ou, erroneamente, princpio dispositivo, as partes no processo devem ter a iniciativa, seja na instaurao, seja no impulso do mesmo (nec procedat judex ex officio ou nemo judex sine actore - CPC, art. 2). O Poder Jurisdicional manter-se- inerte, cabendo parte interessada ativar os rgos judiciais para obter a prestao requerida. Os meios de prova, por exemplo, podem ser determinados de ofcio pelo juiz, ou requeridos pelas partes, cabendo ao juiz, neste ltimo caso, indeferir os que julgar desnecessrios ou protelatrios (CPC, art. 130). No entanto, como advertiu BUZAID, o Cdigo consagra o princpio dispositivo, mas refora a autoridade do Poder Judicirio, armando-o de poderes para prevenir ou reprimir qualquer ato atentatrio dignidade da Justia.11

11

BUZAID, Alfredo - Exposio de Motivos do Cdigo de Processo Civil.

19 Assim, por diversas vezes, o Cdigo atribui ao Juiz a capacidade de impulsionar o processo de ofcio. Se o interesse em conflito das partes, podem elas renunciar a sua tutela, como podem renunciar a qualquer direito patrimonial privado. Da a liberdade de procurar ou no a prestao jurisdicional. Mas, uma vez deduzida a pretenso em juzo, j existe outro interesse que passa a ser de natureza pblica e que consiste na preocupao da justa composio do litgio, segundo o direito vigente, dentro do menor tempo possvel.12 O impulso oficial s se desenvolve aps iniciado o processo pela parte interessada, considerando-se como parte, quando a lei o determina, o Ministrio Pblico. De fato, a Execuo trabalhista pode ter incio por ato do Juiz do Trabalho, de ofcio (CLT, art. 878). Mas essa possibilidade diz respeito apenas naqueles processos onde o Autor utilizou-se do jus postulandi, ou seja, onde no se encontra representado por advogado, como bem explicitou o saudoso CAMPOS BATALHA:
"Podem promover a execuo o vencedor na ao ou seus sucessores, o Ministrio Pblico nas hipteses previstas em lei ou o prprio devedor (CPC/73, arts. 566, 567 e 570). O art. 878 da CLT admite a execuo ex officio, pelo prprio juiz ou presidente; entretanto, obviamente, esse tipo de execuo inadmissvel quando o exeqente estiver representado nos autos, por advogado, legitimamente constitudo".13

Outrossim, opinio comum na doutrina que mesmo sendo iniciada ex officio, existem diversos atos do processo executrio onde o juiz do trabalho no pode suprir a atividade da parte. Na lio de MANOEL ANTONIO TEIXEIRA FILHO:
"No processo civil, a iniciativa de promover a execuo cabe, de ordinrio, ao credor; apenas em situaes algo excepcionais a lei comete esse poder de incoao ao Ministrio Pblico (CPC, art. 566, I e II). Na processualstica laboral, ao reverso, a execuo pode ter incio por ato do credor ou do prprio magistrado, indistintamente, agindo este ex officio; a faculdade de o juiz promover, por sua iniciativa, a execuo -lhe outorgada pelo art. 878, caput, da CLT. ...omissis... de patamar concluso que o juiz no poder, contudo, promover de ofcio a execuo sempre que esta dever-se submeter liquidao por artigos ou arbitramento, uma vez que, nesses casos, se torna imprescindvel a iniciativa do credor".14

No necessrio muito esforo para concluirmos que a pesquisa de bens penhorveis, via quebra de sigilo bancrio, no pode ser praticada ex officio pelo juiz, devendo ser expressamente requerida pela parte credora na execuo.

THEODORO Jr., Humberto - Os princpios do Direito Processual civil e o Processo do Trabalho, in Compendio de Direito do Trabalho, organizao de Alice Monteiro de Barros, Ed. LTr, SP, 1998, p. 52. 13 BATALHA, Wilson de Souza Campos - Tratado de Direito Judicirio do Trabalho, vol. II, 3 ed., Ed. LTr, SP, 1995, p. 708. 14 TEIXEIRA Fl., Manoel Antonio - A Execuo no Processo do Trabalho, 6 ed., Ed. LTr, SP, 1998, p. 113/114.

12

20

d) Natureza excepcional da medida - verdadeira ultima ratio

Outro limite decorre da prpria excepcionalidade da medida que determina a quebra do sigilo bancrio. De fato, essa medida deve ser observada apenas como espcie de ultima ratio, aps frustradas todas as tentativas legais de se obter a satisfao do crdito pelo devedor. Assim, deve o processo executrio iniciar-se na forma prevista em lei, munido o credor do ttulo executivo, judicial ou extrajudicial, e configurada a inadimplncia do devedor (CPC, art. 580, pargrafo nico). Lembremos que a sentena trabalhista sempre estipula o prazo para o cumprimento da obrigao (CLT, art. 832, 1). No que diz respeito aos ttulos extrajudiciais admissveis no Processo do Trabalho, de se admitir que a mora debitoris estar perfeita e completa, pois que perfaz-se por intermdio do simples inadimplemento, na data e condies aprazadas no ttulo, independente de qualquer aviso, protesto, interpelao judicial ou extrajudicial. Tratando-se de mora ex re, aplicar-se- o princpio dies interpelat pro hominis, sem qualquer ressalva ou reserva, exceto aquelas previstas no prprio ttulo. Ser expedido o devido mandado de citao para a garantia da execuo, sendo cumprido por oficial de justia (CLT, art. 880, 2). A citao para a execuo deve ser pessoal, e observar uma maior formalidade que a citao para o Processo de Conhecimento, ou seja, no basta a entrega do mandado na empresa, ou no endereo do executado, fazendo-se necessrio a entrega pessoa capaz de representar a empresa, ou ao prprio ru, no caso de pessoa fsica.15 A empresa, como pessoa jurdica, possui existncia distinta dos seus membros ou scios (CC, art. 20). Desta forma, de incio, apenas o seu patrimnio responder pela execuo. Entretanto, sendo insuficientes os bens da empresa para o pagamento da execuo, esta se espraiar sobre os bens particulares dos scios, ou seja, seus patrimnios individuais passaro a responder tambm pela dvida da sociedade. No caso das sociedades que, ainda que regularmente constitudas, foram criadas com inteno fraudatria (laranjeiros), aplicar-se- a doutrina da desconsiderao da personalidade jurdica (disregard of legal entity doctrine ou apenas disregard doctrine), amplamente utilizada no Direito brasileiro moderno, mas que tem suas razes no Direito norte-americano, mais especificamente num julgamento proferido pelo juiz Marshall no caso Bank of the United States x Deveaux (1809).
15

COSTA, Carlos Coqueijo Torreo da Direito Processual do Trabalho, op. cit., p. 245.

21 necessrio ressaltar que a melhor doutrina prope que a disregard doctrine remdio excepcional, e como tal pode ser aplicada se, e somente se, houver provas ou fortes indcios da constituio fraudulenta da sociedade, da inteno dificultadora da satisfao de eventual credor ou da atividade da Justia, bem como quando houver, por parte dos dirigentes, prtica de ato ilcito, abuso de poder ou violao de norma estatutria.16 A Justia comum vem assim interpretando, at mesmos nas causas que se fundamentam no superprotetor "Cdigo de Defesa do Consumidor".17 A Justia do Trabalho, bem como alguns juslaboralistas de renome, ampliaram o campo de aplicao da disregard doctrine, adotando-a no s naquelas situaes excepcionais acima descritas, mas tambm sempre que, em execuo, os bens da sociedade no satisfaam o crdito do empregado.18 Esta ampliao, embora bem intencionada, fere no s os princpios gerais do Direito, mas tambm o princpio da legalidade, insculpido com todas as letras em nossa Carta Magna (CF, art. 5, II), pois no encontra respaldo em qualquer norma jurdica brasileira. Ressalte-se a existncia de entendimentos mais consentneos com a boa interpretao da teoria.19 Desconhecido o paradeiro do devedor, ou tendo esse ocultado ou se desfeito de bens, poder o credor requerer a expedio de ofcios aos rgos pblicos e empresas prestadoras de servios pblicos, para pesquisa de endereo e/ou de bens penhorveis. O que no se pode admitir que, num mpeto de arbitrariedade, seja o Magistrado tentado a iniciar a execuo j com a quebra do sigilo bancrio do devedor. A jurisprudncia j decidiu ante a situaes como essa:
"Ementa: MANDADO DE SEGURANA - QUEBRA DE SIGILO BANCRIO - ILEGALIDADE. O sigilo bancrio constitui garantia legal, disciplinada pela Lei n 4595/64. Para a decretao de quebra do sigilo bancrio, deve-se demonstrar, a partir de indcios suficientes, a existncia concreta de causa provvel que legitime a medida excepcional (ruptura da esfera de intimidade de quem se encontra sob investigao), justificando, assim, a necessidade de sua efetivao no procedimento investigatrio, o que supe sua prvia instaurao. No se trata, portanto, de um poder arbitrrio, mas, sim, vinculado ao prprio procedimento correspondente, no qual o possuidor da conta corrente seja o sujeito da investigao. Se a Impetrante no figura como Parte no processo de conhecimento, mas to-somente como testemunha, no pode recair sobre si investigao dessa natureza. Recurso ordinrio provido. Deciso: Por unanimidade, dar provimento ao recurso ordinrio para, concedendo a segurana pleiteada, cassar a determinao de quebra de sigilo
16

RODRIGUES, Slvio - Direito Civil, vol. I, 20 ed., Ed. Saraiva, 1989 , p. 77; WALD, Arnoldo - Curso de Direito Civil Brasileiro, Introduo e Parte Geral, 8 Ed., Ed. RT, 1995, p. 153; DINIZ, Maria Helena - Curso de Direito Civil Brasileiro, vol. I, 13 ed., Ed. Saraiva, 1997, p. 171 e PEREIRA, Caio Mrio da Silva - Instituies de Direito Civil, vol. I, 19 ed., Ed. Forense, 1998, p. 209. 17 por exemplo: STJ, 4 T., REsp 158.051/RJ, rel. Min. Barros Monteiro, DJ de 12.4.1999, p. 3.159; STJ, 4 T., REsp 86.502/SP, rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar, DJ de 26.8.1996, p. 23.693; TJ/RJ, 2 Cmara Cvel, AgrInst 1998.002.9398, rel. Des. Srgio Lcio Cruz, julg. 9.2.1999; TJ-RJ, 2 Cmara Cvel, AgrInst 1998.002.1243, rel. Des. Srgio Cavalieri Fl., julg. 7.5.1998; e TJ/RJ, 16 Cmara Cvel, AgrInst 1999.002.4395, rel. Des. Nilson de Castro Dias, julg. 29.6.1999. 18 por exemplo: TST, SBDI2, ROAR 531.680/1999, rel. Min. Ronaldo Jos Lopes Leal, DJ de 3.12.1999, p. 64; e TRT 2 Reg., 8 T., RO 02980577850, rel. juza Wilma Nogueira de Arajo Vaz da Silva, DJ/SP de 14.9.1999. 19 por exemplo: TRT 1 Reg., 6 T., AP 11.277/1999, rel. juza Dris de Castro Neves, DJ/RJ de 15.9.1999, p. 149.

22
bancrio da Impetrante, proferida nos autos da Reclamao Trabalhista n 1073/1999, em curso perante a MM. 5 Vara do Trabalho de Vitria - ES". (TST, SBDI II, ROMS n. 671.248/2000, 17 Reg., rel. Min. Ives Gandra da Silva Martins, julg. em 4.9.2001, DJ de 19.10.2001, p. 514).

Erram aqueles que esquecem as lies de Histria, em favor de uma "justia" diferente, mas que nada tem de realmente "justa", parecendo, sim, manifestao de ideologias pessoais, as quais no recaem bem com a posio social da Magistratura. Alis, desde os tempos de Roma j se recomendava que: Iudex cum non exemplis, sed legibus iudicandum sit". (O juiz deve julgar com as leis, e no com os exemplos - Imp JUSTINIANO, L. 13, Cod. de Sententiis et interlocutionibus), e tambm "Iura non in singulas personas, sed generaliter constituuntur" (Os direitos so constitudos no para cada pessoa, mas de modo geral - ULPIANO, Dig. L. I., Tit. III, frag. 8). Os arautos da adoo da arbitrariedade para a soluo dos problemas da Justia bem que deviam estudar mais a Histria. Na lio de CARLOS MAXIMILIANO:
"O papel da judicatura no guiar-se pelo sentimentalismo; e, sim, manter o equilbrio dos interesses, e dentre estes distinguir os legtimos dos ilegtimos. Longe de atender s ao lado material, ou s ao moral, funde os dados econmicos e os eminentemente sociais, a fim de assegurar o progresso dentro da ordem, a marcha evolutiva da coletividade, mantidas as condies jurdicas da coexistncia humana. Jamais poder o juiz transpor os limites estabelecidos pelo Cdigo - ultra quos citraque nequit consistere rectum ("alm e aqum dos quais no pode o justo exigir"). No considera a lei como rgida; completa o texto; porm no lhe corrige a essncia, nem a substitui jamais".20

E do alto de sua ctedra na Universidade de Roma, assim ensinava GIORGIO DEL VECCHIO:
"Se qualquer opinio ou sentimento individuais fossem motivo bastante para legitimar o desrespeito ao direito estabelecido, a conseqncia no seria o advento de uma mais alta justia, mas sim de subverso de toda a justia pelo aluimento das suas bases de certeza e segurana".21

Palavras que DEVEM SER LIDAS E ENTENDIDAS, especialmente por aqueles que pretendem pacificar as lides, exercendo a magistratura. O apego desarrazoado a convices "moderninhas" de que a Justia deve ter um aspecto "social", "rpida" e outras impropriedades do gnero, em breve revelar sua horrvel e verdadeira face: a insegurana social ! E num Estado onde imperem a insegurana social e a insegurana jurdica, imperaro tambm a violncia, a desordem, a misria, a imposio do mais forte sobre o mais fraco, e todo tipo de barbrie a que lutamos tantos milnios para sobrepujar.

20 21

MAXIMILIANO, Carlos - Hermenutica e Interpretao do Direito, 9 ed., Ed. Forense, RJ, 1979, p. 83/84. DEL VECCHIO, Giorgio - Lies de Filosofia do Direito, 5 ed., Armnio Amado, Editor, Portugal, 1979, p.

587.

23 No se pense que o ser humano moderno est "imune", por alguma vacina ou transmutao alqumica maravilhosa, em retroceder para o estado de selvageria ancestral. Para tanto, basta aplicar-se o estmulo necessrio... E os remdios, aplicados sem moderao e racionalidade, especialmente pelo Poder Judicirio, s viro a ampliar e tornar mais grave o quadro mdico desta mesma Sociedade, podendo chegar a tal ponto que lhe declare a morte. A boa vontade e a boa inteno no so desculpas. Lembremo-nos que o caminho que leva at o Inferno est pavimentado com "boas intenes". Essas so colocaes que merecem REAL e VERDADEIRA ponderao, pois cabe a Autoridade Pblica, especialmente aquelas do Poder Judicirio, contribuir PARA A MELHORIA DA SOCIEDADE, e no para o seu FIM, num caos total e absoluto, onde no existam valores.

e) Vcios processuais

Para dar incio execuo, o juiz deve verificar, antes de mais nada, os requisitos mnimos do ttulo executivo judicial ou extrajudicial, o que nos termos do art. 583 do CPC, a base de toda a execuo. Se h nulidade, vcio pr-processual que torna ineficaz o ttulo apresentado pelo autor, no h, via de conseqncia, ttulo executivo, e nestas condies, deve a execuo ser indeferida. A jurisprudncia tambm j resolveu situaes a esse respeito:
"Ementa. MANDADO DE SEGURANA. SIGILO DE CONTA BANCARIA. DIREITO LIQUIDO E CERTO. Se o impetrante no foi parte na reclamatria e se inexiste sentena que tenha julgado ilegtima sua escusa em submeter sua conta bancaria particular a verificao, tem ele direito liquido e certo ao sigilo bancrio, previsto na Lei n. 4.595/64. Deste modo, fundado no receio de que o ato do juiz poderia lhe ocasionar danos, usou do remdio adequado, que e o mandado de segurana, nico capaz de sustar a ordem ilegal. Recurso ordinrio a que se nega provimento". (TST, SBDI II, ROMS n. 735/1988, rel. Min. Jos Ajuricaba da Costa e Silva, DJ de 4.10.1991, p. 13.862).

"Ementa: MANDADO DE SEGURANA. PERCIA CONTBIL. QUEBRA DE SIGILO BANCRIO. REQUISITOS LEGAIS. NO ATENDIMENTO. VIOLAO A DIREITO LQUIDO E CERTO. PROCEDNCIA DO PEDIDO. 1. Se por um lado tm o Banco Central e as instituies financeiras (art. 10, IX da Lei n 4.595/64) o dever de manter o sigilo bancrio, tm tambm e por outro lado o direito subjetivo pblico de somente submeterem-se ruptura de tal sigilo por ordem do poder judicirio desde que requerida (a quebra do sigilo) por parte legtima na causa a qual no poder servir-se da informao obtida para fim estranho quela causa.

24
2. O requerimento da percia contbil pelos reclamantes na referida reclamao trabalhista com o objetivo de vasculhar a conta de reserva bancria do Bandern no Banco Central nenhuma pertinncia tem com o pedido por eles l deduzido ou com sua causa de pedir residindo neste ponto a ofensa direta ao art. 38 1 in fine daquela lei. 3. Assim sendo o despacho concessivo daquela prova pericial violou direito lquido e certo da autarquia-impetrante a somente ser compelida a romper o sigilo bancrio nas condies definidas em lei (art. 38 1 da Lei n 4.595/64 e por extenso o art. 5, II da Constituio da Repblica). 4. Segurana concedida. Deciso: Acordam os juzes do Tribunal Regional do Trabalho da 21 Regio por unanimidade indeferir o requerimento dos litisconsortes passivos. Por maioria acolher a preliminar de ilegitimidade de parte suscitada pelo estado do RN excluindo-o da relao processual. Vencido o juiz revisor que a rejeitava. Mrito: por maioria conceder a segurana impetrada ratificando a liminar concedida contra os votos dos juzes Raimundo de Oliveira que denegava a segurana e Ronaldo Medeiros de Souza que extinguia o processo sem julgamento do mrito por falta de interesse de agir. (TRT 21 Reg., Tribunal Pleno, MS n. 0479/1998, rel. juiz Carlos Newton de Souza Pinto, DOE/RN N 9.343, de 16.9.1998).

Esses pontos podem e devem ser considerados, antes da autoridade judiciria lanar mo do poder de quebrar o sigilo bancrio do devedor. Alis, o prprio Ministro Vantuil Abdala assegurou que:
"O convnio no alterou qualquer regra processual relativa execuo de sentena e nem poderia faz-lo, devendo ser observada a legislao pertinente, especialmente o princpio inscrito no art. 620 do Cdigo de Processo Civil, segundo o qual a execuo deve se dar de forma menos gravosa para os devedores. Toda e qualquer ordem judicial que se distancie da legislao processual ptria poder ser objeto de questionamento por meio dos instrumentos processuais especficos e ser cassada com a mesma agilidade que o sistema penhora on line possibilita."22

Oxal as palavras do Exmo. Sr. Ministro no sejam desmentidas pela prtica diria do exerccio do poder, que tantas vtimas j fez, inclusive entre pessoas da mais ilibada estirpe.

f) Formalidades da penhora on line

Penhora um ato judicial de constrio dos bens do devedor, em Processo de Execuo contra devedor solvente, por intermdio do qual retirase a coisa subtrada administrao desse, para que, com o produto obtido pela alienao judicial, possa ser satisfeito o crdito do exeqente. Acaso o devedor no pague e nem faa nomeao vlida, o oficial de justia penhorar-lhe- tantos bens quantos bastem para o pagamento da execuo, custas e honorrios advocatcios, se for o caso (CLT, art. 883). Esta a chamada penhora compulsria ou portas adentro.
22

Notcias do TST, edio de 30.5.2002, www.tst.gov.br

25 O ato de penhora marcado pela coero. Poder realizar-se inclusive aos domingos e em dia feriado, mediante autorizao do juiz (CLT, art. 770, pargrafo nico), possuindo as seguintes funes processuais:23 a) individualizar e apreender efetivamente os bens destinados ao fim da execuo; b) conservar ditos bens, evitando sua deteriorao ou desvio; e c) criar a preferncia para o exeqente, sem prejuzo das prelees de direito material estabelecidas anteriormente. V-se muito bem que, a princpio, a penhora no significa "pagamento" ou "quitao" da dvida. Pelo contrrio, mera garantia parcial, que poder facilmente constituir-se em mera garantia de parte nfima da dvida. No caso da penhora on line, trata-se da espcie que se convencionou chamar de penhora por apreenso, ou seja, aquela que ocorre quando o devedor se ope ou obsta a execuo, criando embaraos ou resistindo ordem judicial (CPC, art. 664). De qualquer modo, ser necessria a lavratura do competente termo de penhora (CPC, art. 657). Havendo mais de uma penhora on line, para cada uma ser lavrado um termo diferente (CPC, art. 664 e pargrafo nico). O termo de penhora conter a data e o lugar em que foi feita, o nome do credor e do devedor, a descrio dos bens penhorados e suas caractersticas, o valor atribudo aos mesmos, alm da indicao do depositrio dos bens. O ato judicial da penhora on line gera os mesmos efeitos jurdicos da penhora tradicional, no s sobre os bens penhorados mas tambm sobre o prprio devedor, que so: a) individuao a penhora torna identificados e individuados os bens do devedor objeto de constrio e desapropriao, em prol da satisfao do crdito do exeqente. Esta individuao se d por meio da petio de nomeao ou pelo auto de penhora (CPC, arts. 655 e 657); b) conservao os bens devero ser conservados como se encontram, ficando sob a responsabilidade de um depositrio. Na hiptese de bens deteriorveis ou depreciveis, lcita a alienao antecipada (CPC, arts. 665, IV, e 670); c) ineficcia dos atos de alienao os atos do devedor que importem em alienao do bem penhorado so ineficazes em relao ao credor, prosseguindo a execuo como se no tivessem ocorrido. Estes atos, no entanto, caracterizam fraude execuo (CPC, art. 593, II). d) direito de preferncia do credor o credor adquire, pela penhora, o direito de preferncia sobre os bens penhorados, tal qual um credor pignoratcio. Poder o credor requerer que o bem lhe seja adjudicado, ou ento levado hasta pblica, cujo produto reverter em seu favor. Igualmente, no caso de vrias penhoras sobre o mesmo bem, cada credor conservar seu direito, na ordem cronolgica das penhoras (CPC, arts. 612 e 613).

23

THEODORO Jr., Humberto - Curso de Direito Processual Civil, vol. II, 9 ed., Ed. Forense, 1992, p. 185.

26 No entanto, como a penhora on line efetuada sem o necessrio conhecimento imediato do devedor, absolutamente essencial que o Juzo da execuo mande intimar o devedor, para que esse possa exercer seu direito de defesa, por intermdio dos Embargos Execuo, no prazo de 5 dias, a partir do recebimento da intimao (CLT, art. 884, caput c/c Lei n 6.830/1980, art. 16, III). Doutro modo, estar-se-ia violando diretamente a garantia da ampla defesa, prevista com todas as letras no inciso LV do art. 5 da Constituio Federal. Alis, no s o devedor, mas tambm o credor deve ser intimado, para poder exercer seu direito de impugnao (CLT, art. 884, segunda parte).

IX) Das penalidades

Determina a Lei Complementar n. 105 as seguintes penalidades:


"Art. 10. A quebra de sigilo, fora das hipteses autorizadas nesta Lei Complementar, constitui crime e sujeita os responsveis pena de recluso, de um a quatro anos, e multa, aplicando-se, no que couber, o Cdigo Penal, sem prejuzo de outras sanes cabveis. Pargrafo nico. Incorre nas mesmas penas quem omitir, retardar injustificadamente ou prestar falsamente as informaes requeridas nos termos desta Lei Complementar. Art. 11. O servidor pblico que utilizar ou viabilizar a utilizao de qualquer informao obtida em decorrncia da quebra de sigilo de que trata esta Lei Complementar responde pessoal e diretamente pelos danos decorrentes, sem prejuzo da responsabilidade objetiva da entidade pblica, quando comprovado que o servidor agiu de acordo com orientao oficial.

Por outro lado, necessrio relembrar que responder por perdas e danos o juiz que (CPC, art. 133): a) no exerccio de suas funes proceder com dolo ou fraude; b) recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providncia que deva ordenar de ofcio, ou a requerimento da parte. O juiz individual e civilmente responsvel por dolo, fraude, recusa, omisso ou retardamento injustificado de providncias que deveria tomar de ofcio ou a requerimento da parte. Assim, o Poder Pblico dever cobrar, em ao regressiva, a indenizao ao juiz daquilo que pagou. No que diz respeito aos atos administrativos praticados por rgos do Poder Judicirio, os mesmos equiparam-se aos demais atos da Administrao Pblica, e se acaso lesivos, tambm ensejam a responsabilidade objetiva da Fazenda Pblica.24

24

MEIRELLES, Hely Lopes - Direito Administrativo Brasileiro, op. cit., p. 538.

27 X) Concluso

De fato, o benefcios mais visvel do convnio firmado entre o Banco Central do Brasil e a Justia do Trabalho possibilitar a rpida consulta e o bloqueio dos recursos monetrios suficientes para saldar os crditos trabalhistas dos jurisdicionados. Em princpio, o convnio no incorre em violao ao direito de sigilo bancrio do devedor, pois apenas substituiu-se o antigo "ofcio" por uma nova modalidade de troca de informaes, mais rpida. No entanto, essa oportunidade no constitui carta branca para se devassar a intimidade do devedor. Pelo contrrio, vrios limites se impem, antes e depois de determinada a quebra do sigilo bancrio. E a atuao do Poder Judicirio, no exerccio de tamanho poder, pressupe os necessrios cuidados, e a inolvidvel boa-f, sem a qual descambar para o exerccio arbitrrio do poder, que tanto mal j fez em nossa longa histria. Nunca demais lembrar que a liberdade, de todas as coisas, ainda a que mais necessita de favor, sendo inestimvel ("Libertas inaestimabilis res est" -PAULO, L. 106, de Regulis juris, "Libertas omnibus rebus favorabilior est" - GAIO, L. 122, Dig. de Regulis juris). A autorizao excepcional para a quebra do sigilo bancrio no remdio usual e barato, a ser aplicado para todas as mazelas levadas ao crivo do Judicirio. Na verdade, trata-se de exceo; assim sempre foi, e sempre ter de' ser tratada.

Rio de Janeiro, 24 de junho de 2002.

Carlos Henrique da Silva Zangrando Advogado

Potrebbero piacerti anche