Sei sulla pagina 1di 120

CONHEA O MINITAB

PLANEJAMENTO E OTIMIZAO DE EXPERIMENTOS


JOS GEDAEL FAGUNDES JNIOR Docente: Ruis Camargo
PPGEM UNESP 1 SEMESTRE 2013

INTRODUO
O objetivo deste presente trabalho apresentar o uso de duas ferramentas estatsticas muito utilizadas no campo de desenvolvimento de experimentos: cartas de controle e projeto de experimentos (design of experiments - DOE), assim como o uso do software MINITAB na aplicao destas ferramentas (Captulo 04 e 05 da apostila).

CONHEA O MINITAB

4. AVALIANDO QUALIDADE

1. CARTA DE CONTROLE
Qualidade o grau com que produtos ou servios atendem as necessidades dos clientes. Em nosso caso, um experimento com qualidade seria aquele onde os resultados esto o mais prximo possvel da realidade, ou seja, um resultado fidedigno, onde o experimentador possui um controle do maior nmero de possvel de variveis atuando em um determinado processo. Cartas de controle so grficos de anlise e ajuste da variao de um processo atravs de duas caractersticas bsicas: sua centralizao e sua disperso.
4

1. CARTA DE CONTROLE
A centralizao pode ser verificada atravs da mdia do ), e a disperso estimada atravs do desvio processo, ( padro, (s), ou da amplitude dos dados. Uma carta de controle possui trs linhas de referncia: Linha central (central line CL): representa o valor alvo do parmetro; Limite inferior (lower control limit LCL); Limite superior (upper control limit - UCL).
5

Figura 01: exemplo de carta de controle.

1. CARTA DE CONTROLE
Existem dois modelos de cartas de controle: Cartas de controle por variveis: baseada nas distribuies contnuas e apresentam dados que podem ser medidos ou que sofrem variaes contnuas. Exemplo: resistncia a trao, variao nas dimenses de uma pea, etc; Cartas de controle por atributos: baseada em uma distribuio discreta. Os dados s podem ser contados ou classificados. Exemplo: passo-no-passa, boa e ruim, etc.

1.1. CARTA DE CONTROLE PARA A MDIA E O DESVIO PADRO


Como em todas ferramentas estatsticas as cartas de controle so constitudas atravs de dados do processo. O desvio-padro o melhor indicador da disperso do processo.

ROTEIRO PARA CONSTRUO DE UMA CARTA DE CONTROLE BASEADA NO DESVIO PADRO


1. Coleta de dados: Inicialmente define-se qual a varivel e parmetros sero analisados dentro de um processo. Posteriormente determina a quantidade de amostras, (k), e o tamanho das amostras, (n). Importante: recomenda-se que sejam coletados a amostra com no mnimo 100 valores individuais, .
9

Tabela 01: coleta de dados.

10

2. Clculo da mdia das amostras:

x: item da amostra; n: nmero de item da amostra. 3. Clculo da mdia das mdias:

11

4. Clculo do desvio padro de cada amostra:

5. Clculo do desvio padro mdio do processo:

12

6. Clculo dos limites de controles: 6.1. Para a mdia:

6.1. Para o desvio-padro:

13

Tabela 02: constantes para o clculo das limites para 3.


14

7. Construo do grfico:

Figura 01: carta de controle para a mdia e desvio padro.


15

1.2. CARTA DE CONTROLE PARA A MDIA E A AMPLITUDE


Cartas de controle baseadas na mdia e na amplitude analisa a disperso dos valores entre os mximos e os mnimos.

16

ROTEIRO PARA CONSTRUO DE UMA CARTA DE CONTROLE BASEADA NA AMPLITUDE


Para cartas de controle baseada na mdia e na amplitude do item 01 ao 03 executa o mesmo processo conforme para cartas baseadas no desvio-padro: 1. Coleta de dados; 2. Clculo da mdia das amostras; 3. Clculo da mdia das mdias;

17

4. Clculo da amplitude,(r), de cada amostra:

5. Clculo da amplitude, (R), do processo:

18

6. Clculo dos limites de controles: 6.1. Para a mdia:

6.1. Para a amplitude:

19

Tabela 02: constantes para o clculo dos limites para 3.


20

7. Construo do grfico:

Figura 02: carta de controle para a mdia e a amplitude.


21

2. RECURSOS DE CARTA DE CONTROLE UTILIZANDO O MINITAB


Os recursos de carta de controle (chart controls) do MINITAB incluem: Escolher como estimar parmetros e controlar limites bem como exibir testes para causas especiais e estgios histricos; Atributos personalizveis como adicionar linhas de referncias, alterar escalas modificar ttulos, etc

22

2.1. AVALIANDO A ESTABILIDADE DO PROCESSO


As cartas de controle so utilizadas para verificar a estabilidade do processo e deteco de ocorrncias de causas especiais que no fazem parte do processo normal. O MINITAB apresenta diversas especificaes padres para todas as cartas de controle, sendo necessrio definir os testes que melhor se aplica a cada processo.

23

CRITRIOS DENTRO DA NORMALIDADE


O Automotive Industry Action Group (AIAG), sugere as seguintes orientaes: Teste 1: 1 ponto > 3; Teste 2: 9 pontos em sequncia no mesmo lado da linha; Teste 3: 6 pontos em sequncia, crescente ou decrescente; Execute o MINITAB

24

25

ENTRANDO COM OS VALORES


Os valores podem ser entrados diretamente digitando-os na planilha, abrir uma planilha j existente ou ainda abrir uma planilha de dados em outras extenses, como o Excel por exemplo.

26

27

28

29

30

LAYOUT DO GRFICO
Qualquer acesso as configuraes do ttulo e legendas do grfico se faz atravs de dois cliques com o boto direito sobre as palavras. Para alterar as configuraes das linhas, basta dar um clique sobre elas.

31

32

33

ADICIONAR DADOS
O MINITAB oferece o recurso de atualizao dos grficos a partir da insero de novos valores na planilha. Aps inserir os valores os grficos devero ser atualizado. Com o boto direito do mouse clique sobre a carta de controle, a seguinte janela ser aberta:

34

35

LINHAS DE REFERNCIA
Os valores indicados pela carta de controle tem relao direita com os dados coletados no processo e sua instabilidade. Isso no quer dizer que as medidas esto dentro das tolerncias dimensionais requeridas pelo projeto. Para visualizar pela carta de controle se as medidas esto dentro das tolerncias dimensionais basta inseri-las nas cartas: D um clique entre as linhas de limites da carta; Clique com o boto direito do mouse:
36

37

38

2.2. AVALIANDO A CAPACIDADE DO PROCESSO


A partir da construo das cartas de controle possvel determinar se um processo est sob controle estatstico. O processa estando sob controle e possvel avaliar a capacidade do processo (process capability). O MINITAB oferece recurso de anlise de capacidade para vrios tipos de distribuio, incluindo, normal, exponencial, Weibull, gama, Poisson e binomial.

39

40

Anlise do desvio padro baseado nos subgrupos.

41

Anlise do desvio padro baseado em todas as medidas.

42

Anlise da Variao dentro dos subgrupos.

43

Anlise da Variao de todas as medidas.

44

Anlise baseada no conjunto dos subgrupos.

45

Cp: distncia esperada entre os mximos e os mnimos da distribuio (normal). Indica a capacidade que o seu processo pode atingir. A capacidade do processo considerada boa quando Cp >1,33. 46 1,66 vezes melhor que 3-.

Cpk: indica qual a performance atual do processo analisado.

47

Anlise baseada em todas as medidas. Mesmo significado das variveis within, porm so baseados na amostra com um todo. 48

As anlises pelos subgrupos (within) e a anlise por todas as medidas (overall) devem ter valores prximos. Diferena entre esses dados pode indicar que o seu processo est fora de controle.

49

PPM: parte por milho. Este campo indica se existe dados que esto fora dos limites especificados.

50

Este campo indica a expectativa dos dados estarem fora dos limites especificados, quando a anlise feita 51 baseada nos conjuntos dos subgrupos.

Este campo indica a expectativa dos dados estarem fora dos limites especificados, quando a anlise feita baseada nos conjuntos de todas as medidas.

52

Detalhes
Maiores detalhes podero ser encontrados e esclarecidos no GUIDE do MINITAB. No site do MINITAB tambm podero serem encontradas descries com maiores detalhes.

53

CONHEA O MINITAB

5. PLANEJANDO UM EXPERIMENTO

VISO GERAL
Em qualquer rea de pesquisa e desenvolvimento, o interesse maior est em saber quais as variveis so determinantes para se obter o sucesso. Por exemplo, em um processo de retifica quais as variveis so determinantes para um bom acabamento da pea. Com isso estamos interessado em determinar valores a estas variveis para manter o processo de acordo com as necessidades do cliente. Para estudar o comportamento destas variveis realizamos experimentos.
55

PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL
Para cada varivel de interesse executa-se o experimento com combinaes em diferentes nveis destas variveis. O planejamento experimental (DOE design of experiment) uma destas tcnicas que determinam quais as variveis que exercem maior influncia no processo. Durante o experimento alteraes propositais so feitas nas variveis de entrada (x) de modo a avaliar as possveis alteraes na varivel de resposta f(x).

56

Figura 02: projeto de um experimento.

57

OBEJTIVOS DE UM EXPERIMENTO PLANEJADO


Reduo da variao no processo e melhor concordncia entre os valores obtidos; Reduo do tempo no processo; Reduo do custo operacional; Melhoria no rendimento do processo;

58

TRS PRINCIPIOS BSICOS DE UM D.O.E.


1. Replicao: obteno do erro experimental e estimativa mais precisa da mdia; 2. Aleatoriedade: escolha de variveis aleatrias distribudas independente no processo; 3. Blocagem: aumentar a preciso de um experimento. Quando duas pessoas levantam dados diferentes de um determinado processo, trata-se cada um individualmente.

59

Antes de realizar os experimentos , os objetivos e os critrios devem estar bem claros de modo a dar recursos para a escolha: Das variveis envolvidas nos experimentos; Da faixa de variao das variveis selecionadas; Dos nveis escolhidos para essas variveis; Da varivel de resposta; Do planejamento experimental (tamanho da amostra, seleo de um ordem dos tratamentos, se h necessidade de fazer a blocagem, etc).

60

EXPERIMENTOS FATORIAIS
Este tipo de planejamento experimental adequado para estudar de forma eficiente e econmica o conjunto de vrios fatores sobre uma varivel resposta de interesse.

61

EXPERIMENTOS FATORIAIS
O experimento 2 tem k fatores com dois nveis cada. Exemplo: Estudar o efeito no tempo de uma determinada reao qumica com a variao de temperatura e concentrao de um reagente, como mostra o esquema a seguir.
02 fatores (X1 e X2) Processo Resposta Y (x)

62

63

SINAIS DE TRATAMENTO
Temperatura Concentrao do 80C reagente 10% 20% 90C

(80 C) (10%) (80 C) (20 %)

(90 C) (10%) (90 C) (20%)

Temperatura Concentrao do -1 reagente -1 +1 +1

-1 -1 -1 +1

+1 -1 +1 +1
64

65

EXPERIMENTO
Foram consideradas trs rplicas para este experimento. O resultado dos experimentos foram: rplicas mdia

A: Concentrao do reagente; B: Temperatura

0: menor nvel dos fatores; (a): nvel do fator A maior; (b): nvel do fator B maior; (ab): maior nvel dos fatores;
66

GRFICO DAS MDIAS (CUBO)

A: Concentrao do reagente; B: Temperatura


67

Grfico das Interaes

Grfico dos Efeitos Principais

A: Concentrao do reagente; B: Temperatura

68

EXEMPLOS DE GRFICO DAS INTERAES

A interao entre os fatores est associada mudana de comportamento de um fator nos diferentes nveis do outro fator, com relao caracterstica de interesse
69

5.1. RECURSOS DO D.O.E. UTILIZANDO O MINITAB


Execute o MINITAB:

70

71

72

Quantidade de rplicas (3) Quantos blocos o experimento foi dividido (1)


73

Clique dentro de cada clula e preencha conforme janela a seguir.


74

Insira o valor 9.

75

StdOrder a ordem de execuo das medies da amostra. Quando escolhemos o valor 9, para um experimento nas configuraes j estabelecidas esta a ordem padronizada.
76

ALTERANDO O StdOrder

77

78

79

Entrado com os valores medidos


Durante o experimento a seguinte planilha foi montada:

80

Digite um nome para a varivel resposta.

Valores dos tempos medido no experimento.

81

82

83

84

RESULTADO
Aps feitas todas as configuraes conforme descrito, o MINITAB ir fornecer dois tipos de resultados: 1. Os grficos (Diagrama de Pareto, Grfico de probabilidade normal); 2. Anlise linear e anlise da variabilidade (Janela Session Ctrl+D).

85

5.1.1. ANLISE DE DADOS DA JANELA SESSION

86

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR


EFEITO

Altos valores indica que o efeito do fator na resposta forte. Se negativo [-], indica que o baixo valor configurado tem maior efeito; Se positivo [+], indica que o alto valor configurado tem maior efeito;
87

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR


A = Y A+ Y A = Y AB + Y A Y B + Y 0 32,2 + 38 14 + 23,8 = = 16,2 2 2 2 2

B = Y B+ Y B =

Y AB + Y B Y A + Y 0 32,2 + 14 38 + 23,8 = = 7,8 2 2 2 2

AB =

Y AB Y A Y B Y 0 32,2 38 14 23,8 = =2 2 2 2 2

88

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR

COEFICIENTE DA REGRESSO

Fornece os coeficientes da equao do modelo ajustado. , ,


89

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR


DESVIO PADRO

90

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR

TESTE DE SIGNIFICNCIA
91

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR


P-VALUE

Indica quais efeitos so estatisticamente significante. O p-value base =0,05. Se menor que este valor o efeito significante; Se maior que este valor o efeito insignificante.
92

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR

Desvio padro dos resduos.


93

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR

Representa as medidas de associao da proporo da variabilidade da varivel resposta com as suas variveis. Quanto mais prximo de 1 melhor.
94

ANLISE DOS EFEITOS VIA REGRESSO LINEAR

Coeficiente de Determinao Mltiplo, R-Sq, e tambm representado por . Representao da varivel Y (tempo) pelas variveis regressoras. Coeficiente de Determinao Previsto, R- Sq (pred), representa como o modelo ser melhor representado nos dados futuros. Coeficiente de Determinao Ajustado, R-Sq (adj), e tambm representado por . Pode ser menor quando outras variveis X entram no modelo.
95

ANLISE DA VARIABILIDADE

a: nmero de nveis de A (2); b: nmero de nveis de B (2).

Graus de Liberdade

96

ANLISE DA VARIABILIDADE

Soma dos Quadrados SQR

97

ANLISE DA VARIABILIDADE

a: nmero de nveis de A (2); b: nmero de nveis de B (2).

Soma dos Quadrados Mdios -

98

ANLISE DA VARIABILIDADE

MS Adj =

SS Adj DF

99

ANLISE DA VARIABILIDADE
ESTATSTICA F

Se baseia em um valor de referncia. Se F>que este valor, o fator significativo.


100

ANLISE DA VARIABILIDADE
P-VALUE

Indica quais efeitos so estatisticamente significante. O p-value base =0,05. Se menor que este valor o efeito significante; Se maior que este valor o efeito insignificante.

101

ANLISE DA VARIABILIDADE

COEFICIENTE DA REGRESSO

Fornece os coeficientes da equao do modelo ajustado. , ,


102

5.1.2. GRFICOS

103

Para acessar os grficos:


Tools bar /window/Effects Pareto for ... ou Effecets Plot for ...

Para acessar o Diagrama de Pareto


104

Diagrama de Pareto:

Para ajustar o layout dos itens da grfico, d dois clique sobre a legenda, ttulo, cor da linha, etc. que deseja modificar.
105

Diagrama de Pareto:

LINHA DE REFERNCIA, todos os efeitos que ultrapassem a linha significante.

106

Para acessar os grficos:


Tools bar /window/Effects Pareto for ... ou Effects Plot for ...

Para acessar o grfico de probabilidade normal


107

Grfico de probabilidade normal :

Para ajustar o layout dos itens da grfico, d dois clique sobre a legenda, ttulo, cor da linha, etc. que deseja modificar.
108

Grfico de probabilidade normal :

109

5.1.3. EXTRAINDO CONCLUSES


As concluses de das anlises de um D.O.E. se faz atravs das interpretaes de dois grficos fatoriais: Grfico de efeitos principais; Grfico das interaes.

110

Grfico dos efeitos principais:

111

112

113

114

Grfico de interao:

Para ajustar o layout dos itens da grfico, d dois clique sobre a legenda, ttulo, cor da linha, etc. que deseja modificar.
115

Grfico de interao:
Vemos que parece no haver interao entre os fatores A e B, dado que as retas so aproximadamente paralelas, ou seja, quando mudamos o nvel do fator B o comportamento do fator A parecido nos dois nveis indicando que no existe uma relao entre A e B.
116

Grfico dos efeitos principais:

Para ajustar o layout dos itens da grfico, d dois clique sobre a legenda, ttulo, cor da linha, etc. que deseja modificar.
117

Grfico dos efeitos principais:


Se as retas forem paralelas, o fator no tem efeito. Os pontos mais altos neste grfico indica a intensidade que o efeito significante.

Neste caso, maior teor do reagente e menor temperatura iro reduzir o tempo da reao.
118

BIBLIOGRAFIA:
Apostila MINITAB 1.6; Guia do MINITAB 1.6 (Tools bar/help/statguide); Portal Action, www.portalaction.com.br;

119

Obrigado a todos!!!!!

Potrebbero piacerti anche